You are on page 1of 11

Urologia - Litase

Dores fortes nos rins, saiba tudo aqui.

Pedra nos Rins

www.calculorenal.org www.calculosren ais .com .br

Pedra no Rim - Clculo Renal - Litase


A existncia de pedra nos rins conhecida desde os tempos de Hipcrates, o pai da medicina, fato lembrado por todos os mdicos que, ao se formar, realizam o Juramento de Hipcrates. Este juramento contm a frase ...no praticarei a cirurgia de talha perineal... uma referncia a um procedimento comum na poca para tentar curar as pessoas que tinham muitas crises dolorosas renais. Como as cirurgias na poca eram realizadas sem anestesia e sem os cuidados de anti-sepsia, a maioria das pessoas morria aps este procedimento, fato que gerou a introduo desta frase no juramento. Normalmente as pessoas expelem pela urina grandes quantidades de vitaminas, protenas, minerais, oxalatos, sais de clcio, cido rico, cistina e, eventualmente, outras substncias como penicilina e diurticos. Em algumas condies a urina pode ficar saturada dessas substncias e como consequncia formar cristais que posteriormente tornam-se as conhecidas pedras nos rins. No um fenmeno raro at a idade de 70 anos. Aproximadamente 12% dos homens e 5% das mulheres podem ter, pelo menos, um clculo durante suas vidas. A primeira dcada da vida no est imune ao surgimento de clculos renais, havendo um pico de incidncia entre quatro e sete anos de idade. A doena mais comum no adulto jovem, entre 30 e 40 anos de idade, predominando na raa branca e no havendo diferena de sexo. A recorrncia mais comum no adulto jovem, 15% em um ano, 40% em at 5 anos e 50% em at 10 anos.

Rim (lat. ren, grc. ) cada um dos dois rgos excretores, em forma de feijo (tendo no ser humano, aproximadamente 11 cm de comprimento, 5 cm de largura e 3 cm de espessura). o principal rgo do sistema excretor e osmorregulador dos vertebrados.

"Os rins filtram dejetos (especialmente uria) do sangue, e os excretam, com gua, na urina; a urina sai dos rins atravs dos ureteres, para a bexiga. Em humanos, os rins esto localizados na regio posterior do abdmen, atrs do peritoneo, motivo pelo qual so chamados de rgos retro peritoneais. Existe um rim em cada lado da coluna; o direito encontra-se logo abaixo do fgado e o esquerdo abaixo do bao. Em cima de cada rim encontramos a glndula supra-renal. Os rins esto, aproximadamente no mesmo nvel que as vrtebras T12 a L3, sendo que o rim direito localiza-se um pouco mais inferiormente que o esquerdo. O plo superior de cada rim est encostado na dcima primeira e dcima segunda costelas e ambos encontramse envoltos por um coxim de gordura, com finalidade de proteo mecnica".

O que Pedra nos Rins


Um dos problemas mais comuns na Urologia conhecido popularmente como "pedra no rim". Outro nome muito utilizado para esta formao clculo renal. Um clculo renal pode localizar-se nos rins, ureteres (canais que ligam os rins bexiga) ou na bexiga. Na medicina, estas formaes possuem ainda outros nomes como litase, clculo urinrio, calculose urinria ou nefrolitase. Pedra no rim uma deposio que se cristaliza e forma uma pedra dentro dos rins, a qual pode se locomover por todo o trato urinrio juntamente com a urina. Uma pedra no rim formada a partir de uma matriz orgnica e um material cristalino cristais (clcio, cido rico, amnia, magnsio) que vo se agregando com o passar do tempo. Os clculos menores em alguns casos acabam percorrendo as vias urinrias excretoras e sendo eliminados com a urina, sem causar sintomas. Mas, inmeros so os casos em que o clculo causa sintomas. Estes sintomas no esto diretamente relacionados com o tamanho do clculo como muitos pensam. No o clculo maior que necessariamente d maior dor, mas sim o seu formato. Em geral clculos renais so cheios de espculas que ao se deslocarem machucam os tecidos por onde passam, levando a dores intensas com ou sem sangramento na urina.

Pedra nos Rins - Causas


Estudiosos apontam vrias causas para a formao dos clculos renais. O principal deles seria uma disfuno no metabolismo que acaba inibindo algumas substncias e produzindo outras em excesso. Outros fatores que podem ocasionar a formao dos clculos renais so: herana gentica, problemas de funcionamento do sistema urinrio e infeces.

O clculo formado dentro dos rins (popularmente conhecido como pedra nos rins). Fatores que podem contribuir com o surgimento de pedra nos rins ou acelerar o crescimento das pedras so:

- Volume insuficiente de urina, ou urina supersaturada de sais; - Distrbios metablicos do cido rico ou da glndula paratireide; - Infeces urinrias; - Alteraes anatmicas;
- Obstruo das vias urinrias.

Como so as Pedras nos Rins - Clculos Renais


O nmero, tamanho, forma e cor das pedras nos rins so bastante variveis. Algumas pessoas s tm uma pedra, enquanto outras tm diversas. Da mesma forma, as pedras podem variar de tamanho, iniciando com 1mm (tamanho de um gro de areia), podendo chegar at 20cm.

A fotografia acima mostra diversos tipos de clculos renais, com vrios tamanhos, formas e cores.

Tipos de Clculo Renal - Composio de cada Pedra nos Rins


Oxalato de clcio (a pedra no rim mais comum) - 80 a 90% dos clculos so de oxalato de clcio. Cerca de 40% das pessoas com estes clculos tm uma alterao em seu metabolismo que causa um acmulo de clcio na urina (como hiperabsoro intestinal de clcio). Algumas drogas como Furosemida (diurtico), anticidos e corticides tambm podem causar uma sobrecarga de clcio na urina. Outros fatores associados com hipercalciria incluem imobilizaes (por exemplo, decorrente de fraturas), excesso de vitaminas A ou D, glndula paratireide hiperativa, etc. O problema no o excesso de clcio ingerido, como pensam alguns, mas sim a no absoro correta do clcio pelo organismo devido a um problema metablico, que pode e deve ser corrigido.

Estruvita (clculos infecciosos) - So os clculos associados com infeces urinrias. Cerca de 10 a 28% dos clculos podem estar associados com infeces urinrias por bactrias. So mais freqentes em mulheres. cido rico - Cerca de 5 a 13% dos clculos tem cido rico. Aparecem quando existe cido rico elevado na urina, freqentemente presentes em pacientes com gota, uma alterao metablica associada com nveis elevados de cido rico no sangue. Nestas pessoas so freqentes as artrites agudas. Os clculos "puros" de cido rico so radiotransparentes, ou seja, no aparecem em radiografias, porm so detectados no ultra-som. Cistina - Decorrente de doena hereditria rara, em que h muita cistina na urina. Correspondem de 1 a 3% dos clculos. OBS.: Os clculos renais de oxalato de clcio, fosfato de clcio, cido rico podem estar presentes de forma associada.

Sintomas de Pedra nos Rins


Usualmente, o primeiro sintoma de um clculo renal uma dor intensa. A dor comea subitamente quando a pedra se move no trato urinrio, causando irritao e obstruo. Tipicamente, a pessoa sente uma dor aguda no dorso ou abdmen inferior. Pode ocorrer palpitao, nusea e vmito. Mais tarde, a dor pode chegar at a virilha. Quando os clculos so pequenos podem ser assintomticos. Mas, quanto eles se movimentam no trato urinrio geralmente provocam dor e desconforto. Algumas pessoas relatam pontadas nas costas. Os clculos que obstruem o ureter, a pelve renal ou qualquer um dos seus tubos de drenagem podem causar dor lombar ou uma dor tipo clica intensa (clica renal ou nefrtica). Se os clculos estiverem na bexiga, podem causar dor na regio abdominal inferior. Tambm so sintomas da doena nusea, vmito, distenso abdominal, calafrios, febre, sangue na urina, alm do desejo freqente de urinar, principalmente durante a passagem de um clculo pelo ureter. Uma pedra no rim pode prejudicar o funcionamento do sistema urinrio de vrias maneiras. Entre os problemas esto a infeco do trato urinrio, que pode ser causada pela obstruo do fluxo urinrio e conseqentemente de bactrias da urina no organismo, outra complicao a urina refluir para o rim, devido um bloqueio prolongado de um clculo. Essa presso pode dilat-lo (hidronefrose) e at causar uma leso renal. Normalmente os portadores de pedra no rim s procuram um tratamento quando sentem uma clica renal. As clicas renais so conhecidas por serem extremamente dolorosas. Contudo, este no o nico problema ocasionado pelas pedras nos rins. Milhares de pessoas possuem pedra nos rins e desconhecem o problema, pois muitas vezes os clculos renais permanecem no organismo durante meses ou at mesmo anos sem causar nenhuma dor. Mesmo assim, sem ocasionar nenhum transtorno aparente, a pedra no rim capaz de causar grandes danos aos rins e at mesmo insuficincia renal. Muitos mdicos orientam seus pacientes que aguardem at suas pedras nos rins serem expelidas naturalmente, geralmente recomendando apenas a ingesto de muita gua. Isto pode ser extremamente doloroso e perigoso, pois na passagem desde os rins at a bexiga, as pedras podem causar danos graves ao organismo.

Dor e Clica Renal causada por Pedra nos Rins


Clica Renal uma dor aguda, intensa, oscilante (vai e vem) proveniente do aparelho urinrio superior (rim). uma das dores mais atrozes da medicina e geralmente causada por pedras (clculos renais) no rim ou no ureter. A pedra causa obstruo da urina que vem do rim, dilatando-o. Essa dilatao renal a fonte da dor. Existem outras causas de clica renal, como cogulos, ligadura cirrgica do ureter ou mesmo compresses extrnsecas do ureter por tumores. Durante as crises de clica renal, devem ser administrados analgsicos e antiinflamatrios potentes (Voltaren, Arcoxia, Profenid, Feldene, etc) para aliviar a dor, que pode ser extremamente forte. Em alguns casos, a dor pode ser to insuportvel que se aconselha o uso de morfina. A clica renal tambm chamada de clica uretral ou clica nefrtica.

Pedra nos Rins - Tratamentos


H diferentes tipos de tratamento para pedra no rim. Normalmente o tratamento pode ser feito com o uso de medicamentos, litotripsia (ondas de choque), holmium laser, cirurgia endoscpica ou ainda cirurgia aberta para a retirada da pedra no rim.

Litotripsia - LECO - LEOC:

Imagem de um equipamento de Litotripsia (LECO - LEOC)

Sem dvida o mtodo mais utilizado pelos urologistas para eliminao de clculos renais a Litotripsia com Ondas de Choque Extracorprea (LEOC, LOCE ou LECO), um aparelho que emite ondas de choque tentando fragmentar a pedra no rim. Apesar da grande maioria dos mdicos defenderem e indicarem este mtodo, vale ressaltar que o mesmo nem sempre resolve o problema, alm de oferecer alguns riscos. Aps o tratamento e a prescrio de analgsicos, comum o paciente receber alta e ir para casa. Durante o perodo de repouso em casa, deve ficar atento quanto presena de clicas e sangramento na urina.

Aps o tratamento o paciente ser alertado para filtrar a urina e separar os fragmentos de clculos. Caso apresente febre elevada, dor muito intensa, dificuldades para urinar, sangramentos, nuseas e vmitos que no melhoram com os medicamentos receitados, o paciente deve procurar seu mdico. Em 30 dias, so realizados novos exames (radiografias e ultrassom), que avaliam se o clculo foi eliminado ou se ainda existem fragmentos residuais. Os problemas mais comuns relacionados ao uso da litotripsia so hematria, contuso renal e hematomas perirenais ou pararenais, eritema cutneo e/ou petquias, pancreatite aguda, gastroduodenite aguda, arritmias cardacas ou contuses pulmonares ou ainda em decorrncia da migrao dos fragmentos: obstruo urinria e clica renoureteral. Problemas posteriores ao tratamento por litotripcia que podem surgir so o desenvolvimento de diabetes e hipertenso arterial.

Cirurgia Renal Percutnea - Nefrolitotomia Percutnea (NLP):

O segundo mtodo mais utilizado pelos urologistas a cirur (Nefrolitotomia Percutnea). Esta tcnica utilizada para tra renais maiores que 2 cm, ou quando h alguma anomalia da ou ainda quando foi realizada anteriormente uma Litotripsia no resolveu o problema. Tornou-se uma tcnica bastante co tratamento dos clculos pois permite grande sucesso com me paciente quando comparada com a cirurgia convencional. Pa mtodo so utilizados aparelhos como o nefroscpio e arco p realizada uma puno renal por via lombar com uma agulha, radioscopia. Um fio-guia passado para o interior do rim e o com dilatadores renais ou balo. Um aparelho chamado nefr no interior do rim, localizando os clculos.

Os clculos so fragmentados com brocas (litotridores) e os fragmentos so retirados com pina, at a limpeza total do rim.

Cirurgia Renal Percutnea - Nefrolitotomia Percutnea

Ureteroscopia:
Outro mtodo que tem se tornado muito comum a ureteroscopia, interveno realizada com a introduo de um aparelho chamado ureteroscpio atravs da uretra, sob anestesia. Os aparelhos rgidos so utilizados para tratar clculos no ureter inferior e mdio. Aparelhos flexveis alcanam a cavidade renal e so utilizados para tratar clculos no ureter superior e no interior do rim. Os clculos so visualizados e a imagem vista em um monitor de TV. Os clculos so fragmentados com brocas (litotridores) e os fragmentos retirados com uma cesta (basket).

Cirurgia Aberta:
Esta modalidade operatria utilizada no tratamento das grandes massas de clculos renais, hoje substituda na maioria das vezes pelaCirurgia Renal Percutnea (Nefrolitotomia Percutnea - NLP). Tem sua indicao quando h contra-indicaes a tcnica percutnea ou quando no h recursos para realizar esta ltima. A cirurgia aberta necessita de uma inciso, normalmente uma lombotomia para acesso ao rim e aos clculos. Como desvantagem, apresenta maior dor ps-operatria, retorno menos precoce ao trabalho, alm da possibilidade de hrnias, paralisia e parestesia da musculatura lombar. A cirurgia aberta para retirada de uma pedra no rim est indicada apenas nos seguintes casos: * Clculos grandes, sem condies de passar espontaneamente; * Bloqueio do fluxo de urina por tempo prolongado; * Associao de infeco urinria de tratamento difcil; * Presena de leso renal; * Aumento progressivo de tamanho do clculo.

Medicamentos:
Normalmente as clicas renais so consideradas emergncias mdicas. Assim que o paciente chega na unidade de sade ou ao Pronto Socorro de um hospital, imediatamente aps a confirmao de clica renal os primeiros medicamentos utilizados so os antiespasmdicos e antiinflamatrios (Buscopan e Voltaren so os mais utilizados). Para o tratamento do clculo renal, existem medicamentos que inibem a formao de novas pedras e outros que auxiliam sua eliminao. Um exemplo o LITOCIT, que apesar de causar efeitos colaterais indesejveis, tem sido muito receitado para inibir a formao de alguns tipos de clculos.

Tratamentos Alternativos e Tratamentos Naturais:


No meio das terapias alternativas, existem inmeras receitas que tem se propalado ao longo dos anos para tratamento de pedra no rim. Infelizmente algumas pessoas ainda confundem tratamentos alternativos com curas milagrosas. Acreditar que o aumento do consumo de cerveja ou misturas como abacaxi e coca-cola podem ajudar a eliminar uma pedra no rim um grande equvoco e pode inclusive agravar alguns quadros.

Os chs, sempre muito utilizados nestes casos, podem auxiliar devido ao aumento da diurese causada pela ingesto de lquidos, mas sozinhos no solucionam o problema. Nem mesmo o famoso ch de quebra pedra, cujo o nome muito sugestivo, pode resolver o problema aps a pedra no rim estar formada. Ao contrrio do que o nome popular diz, o ch de quebra-pedra no funciona exatamente quebrando as pedras nos rins. Na verdade o Phyllantus niruri ajuda a evitar que os clculos se formem, mas no quebra e nem dissolve pedra nos rins como difundido pelo imaginrio popular. Isso foi comprovado no estudo realizado pela qumica Ana Maria Freitas, do departamento de Nefrologia da Universidade Federal de So Paulo (Unifesp). Xaropes e compostos que utilizam o ch de quebra-pedra, como no caso do fitoterpico Dissol, apenas ajudam a impedir a formao de novas pedras, mas assim como o prprio ch, apesar de tambm possurem um nome bastante sugestivo, infelizmente no ajudam em nada no tratamento de pedras j formadas. preciso que fique bem claro que o ch de quebra pedra, assim como qualquer produto derivado desta substncia, no quebram e no dissolvem clculos renais.

Pedra nos Rins - Preveno


Uma vez tido uma pedra no rim, a pessoa sempre estar susceptvel formao de novas pedras. Para pacientes que j tiveram sua primeira pedra no rim, torna-se difcil oferecer um prognostico da probabilidade de surgimento de novos clculos renais. Cerca de at 70% das pessoas que j tiveram pedra no rim, tero uma outra no perodo de at 10 anos caso no procurem nenhum tipo de tratamento preventivo. Pacientes que tm uma disfuno metablica grave podem inclusive ter mltiplas pedras nos rins formando-se em um curto espao de tempo. Muitas destas pedras nos rins reaparecem novamente no espao de 5 a 7 anos, sendo que o pico desta ocorrncia acontece nos 2 primeiros anos. Aps a faixa etria dos 60 anos, a taxa de formao de novas pedras parece declinar, em muitos casos desaparecendo por completo. O aumento do consumo de gua para 2 a 3 litros dirios, pode ser considerado uma simples e importante mudana que contribui para prevenir o surgimento de pedra nos rins. Nos casos mais simples, apenas o consumo regular do ch de quebra pedra pode resolver ou amenizar o problema, impedindo a formao de novos clculos renais. Infelizmente, em alguns outros casos, quando o problema est sendo ocasionado por uma disfuno metablica mais grave, existe a necessidade de algumas restries alimentares ou uso de produtos que regulem as disfunes metablicas.

Pedra nos Rins - Concluso


importante ressaltar que o texto acima explica, em linhas gerais, as possibilidades de tratamento da litase renal (pedra no rim). Todos as formas de tratamento tm suas vantagens e desvantagens. No existe uma forma nica de tratamento. A deciso depende de vrios fatores como localizao, tamanho, anatomia, presena de infeco, histria mdica. O paciente deve entender os mtodos de tratamento, a preveno e participar da deciso ativamente com seu mdico.

You might also like