You are on page 1of 21

Para alm da dicotomia Cidade Alta/ Cidade Baixa:

um estudo historiogrfico da forma urbana em Joo Pessoa (PB)


Nelci Tinem1 Juliano Loureiro Celino Morais de Carvalho 2 Carla Gisele Macedo Santos Martins 3
Os historiadores contam histrias, que so como os itinerrios que decidiram seguir atravs do campo objetivo dos acontecimentos (campo que divisvel at o infinito e que no est composto de tomos); nenhum historiador descreve a totalidade deste campo, pois ao ter que escolher um itinerrio no pode percorr-lo em toda sua amplitude; nenhum destes itinerrios o verdadeiro, nenhum a Histria. Paul Veyne (1982)

1. Introduo.
A histria da evoluo da cidade de Joo Pessoa (PB), como de resto quase toda a histria da arquitetura e do urbanismo no Brasil, geralmente aparece em uma verso nica e iterativa. Quando se aprofundam estes estudos, comeam a surgir os rastros de vises alternativas, de itinerrios alternativos a essa verso hegemnica. O que incita a pesquisa so precisamente esses indcios de outras interpretaes pouco exploradas. Felipia de Nossa Senhora das Neves (seu primeiro nome) 4 surgiu em 1585, durante a Unio Ibrica, fundada diretamente pela coroa como cidade real, devido ao interesse na garantia da posse deste trecho do t erritrio, onde havia um litgio constante com os indgenas. Desde o primeiro momento, porm, seu desenvolvimento foi lento, ocupando um papel perifrico na rede urbana colonial, situao que persiste na contemporaneidade. Este contexto pode explicar o fato de ao longo dos sculos no ter sido formado um acervo consistente de informaes sobre seu desenvolvimento e de, at o presente, serem poucos os trabalhos de flego sobre sua histria urbana 5 . Como resultado, Joo Pessoa apenas citada, e no analisada, nas obras de referncia geral sobre urbanismo colonial luso1 2 3 4

UFPB. E-mail: ntinem@uol.com.br UFPB. E-mail: juliano_carvalho@hotmail.com UFPB. E-mail: carla_gi@hotmail.com

Com a ocupao holandesa, a cidade passou a se chamar Frederica; aps a sua expulso, Parahyba (ou Parahyba do Norte); e depois de 1930, Joo Pessoa 5 Esta situao comea a ser modificada com uma srie de trabalhos de ps-graduao em processo de elaborao sobre o tema.

brasileiro e a bibliografia mais freqentemente utilizada, na graduao em arquitetura e urbanismo, consiste basicamente em trs autores e trs livros do sculo XX: Roteiro sentimental de uma cidade, de Walfredo Rodriguez (1962), Cidade de Joo Pessoa - A memria do tempo, de Wellington Aguiar (1993) e Uma cidade de quatro sculos, de Jos Octvio Melo e Wellington Aguiar (1985). So obras importantes, em especial pela amplitude dos dados expostos, mas essencialmente parciais e com significativas lacunas. Simultnea e mais grave a carncia crnica de dados de carter espacial, essenciais pesquisa das disciplinas que tm na visibilidade as suas formas de expresso e manifestao, como as artes plsticas, a arquitetura e o urbanismo. Neste terreno, especificamente, clara a deficincia advinda da ausncia de uma cartografia suficientemente representativa da evoluo da cidade. Este texto apresenta os resultados de um estudo historiogrfico sobre o tema, que explora fundamentalmente duas fontes que, supe-se, ainda no foram esgotadas, ou seja, ainda no foram aproveitadas em sua profundidade e amplitude, principalmente em relao s disciplinas relativas j citada espacialidade, a saber:

o mapa elaborado por Manoel Francisco Grangeiro, de 1692, registrado no livro de Rodriguez (1962);

a Monographia da Cidade da Parahyba do Norte, de Vicente Gomes Jardim, de 1889. Alm de dirimir contradies entre os trs autores citados anteriormente (Rodriguez,

Melo e Aguiar) e de revisitar certas informaes presentes na historiografia pessoense, os objetivos principais so levantar dados de carter espacial at agora no observados e aprofundar a discusso sobre o processo de ocupao do stio, crescimento urbano e apropriao do solo pela populao, contextualizados no urbanismo colonial lusobrasileiro. Pretende-se, ainda, que os dados levantados possam servir de subsdios para estudos especficos sobre logradouros pblicos e edificaes isoladas e, simultaneamente, para outras anlises interpretativas da cidade permitindo criar novos itinerrios histricos Para concretizar os objetivos, recorremos aos seguintes procedimentos metodolgicos:

anlise preliminar dos documentos sobre o tema aqui tratado mais comumente consultados na rea de Arquitetura e Urbanismo; observao minuciosa do mapa de Grangeiro de 1692; transformao em mapa das informaes de Jardim sobre a cidade em 1889;

sobreposio do mapa elaborado no item anterior ao mapa de Vasconcellos 6 , de 1858; sobreposio do mesmo mapa ao atual, elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento, com dados de 2001.

A planta da cidade foi levantada em 1857 pelo engenheiro Alfredo de Barros Vasconcelos, contratado pelo ento presidente da provncia Henrique de Beaurepaire Rohan, mas datada de 1858.
2

2. A configurao da cidade na historiografia pessoense.


Uma primeira leitura do conjunto de documentos referentes evoluo de Joo Pessoa sugere a seguinte classificao: a) impresses dos visitantes; b) descries e relatos oficiais; c) registros grficos, fotogrficos e iconogrficos; d) compilaes de dados; e) apologias cidade; f) tentativas de construir uma verso histrica. A qualidade dessas fontes bastante variada. Os primeiros quatro itens se referem a documentos pr-cannicos, que, no raro, oferecem indcios importantes a serem pesquisados e, alguns, inclusive, uma vertente de leitura. Os dois seguintes incluem tentativas tardias de construir uma verso cannica que j se mesclam com revises historiogrficas e aprofundamentos monogrficos, prprios do entendimento

contemporneo do estudo da histria. At o sculo XIX, os textos so marcadamente descritivos e imprecisos (tipos a, b e c). S a partir do seu final, que as fontes, ainda descritivas, passam a preocupar-se com o esprito cientfico (tipos b, c e d), no sentido de fornecer dados para o mapeamento e subsdios para as aes urbanas. Jardim (1889), Rohan (1858), Tavares (1910) e Pinto (1908) so felizes exemplos desse tipo de documento. No perodo imediatamente posterior, surgem relatos desprovidos de qualquer "cientificidade: so apologias sentimentais e declaraes de amor cidade. Entre estes, destaca-se especialmente o j citado Roteiro sentimental de uma cidade de Rodriguez (1962) pela riqueza das descries do ambiente e pela importncia dos registros fotogrficos. Na mesma linha, se inserem os tardios Cidade de Joo Pessoa A memria do Tempo, de Wellington Aguiar e Memorial da festa das Neves, de Wills Leal. Tais obras baseiam-se em outros autores, nem sempre identificados, que freqentemente repetem terceiros, numa cadeia de citaes que dificulta o traado de uma linha de filiao 7 . Ao mesmo tempo, surgem trabalhos que se pretendem isentos, como Caminhos, sombras e ladeiras, de Batista (1951), em sua tentativa de uma leitura sociolgica do urbano, e como Monumentos histricos e artsticos da Paraba (Barbosa, 1953). A partir de 1980, com o crescimento da universidade e o conseqente desenvolvimento de pesquisas acadmicas, comeam a surgir trabalhos onde se pode sentir o latente desejo de construir uma histria (ou pelo menos parte dela), que podem ser classificados nos trs subgrupos seguintes.
7

A esse respeito Ginzburg citado por Tafuri (1984) afirma: Os elos da cadeia se remetem uns aos outros reciprocamente e a inteira cadeia se sustenta no vazio () O co cr morder um osso, quando na realidade est mordendo a prpria cauda.
3

O primeiro abriga os arquitetos que comeam a dedicar seus trabalhos finais de graduao investigao de temas relativos histria urbana de Joo Pessoa. Esses trabalhos so ao mesmo tempo compilaes que tentam sistematizar os dados histricos disponveis e tradues espaciais dos textos existentes as primeiras tentativas de mapear essas informaes. No segundo subgrupo, encontramos dois textos cujos esforos se concentram na sistematizao de uma histria do desenvolvimento da cidade. Um deles o de Melo & Aguiar (1985), que rene textos que conformam a histria desta cidade de quatro sculos. uma compilao que se constitui em uma verso desta histria, que se converteu na sua verso hegemnica. No entanto, a disparidade no grau de confiabilidade dos documentos e as lacunas presentes resultaram em um produto problemtico, apesar do sucesso, seguramente esperado, de um livro sntese de quatro sculos de uma cidade. Na mesma linha, o de Rodriguez & Droulers (1981), tambm se aproxima de uma verso cannica, mas, diferentemente do primeiro, no tem a heterogeneidade dos diversos escritos e se aplica em mostrar o desenvolvimento econmico recente da cidade, resumindo, ou at reduzindo, os primeiros quatro sculos, que obviamente no so objeto do trabalho. O primeiro um texto de dois historiadores preocupados em fornecer um documento de referncia sobre a histria da cidade. O segundo, de dois gegrafos mostrando as direes e intensidade do crescimento territorial recente da mesma cidade. No fosse o carter absolutamente diferente das duas obras, poder-se- ia dizer que elas se complementam. Mais interessantes, e seguindo a tendncia mais contempornea em direo a ensaios mais monogrficos e menos gerais, so outras trs obras (o terceiro subgrupo): Melo (1990) claramente aprofunda um tema delimitado o coreto e contribui principalmente com a nossa rea de estudo; Aquino (1988) nos contempla com o estudo historiogrfico mais abrangente e completo das fontes escritas sobre a Joo Pessoa do primeiro sculo; e Menezes (1985) trata de um tema geral, mas centra sua pesquisa na cartografia do sculo XVII, tomando o cuidado de escolher um ttulo que manifeste os limites do trabalho, e alcanando as melhores consideraes j feitas sobre a evoluo de nosso traado.

Quadro das fontes pesquisadas por data 8 :


Autor Annimo MORENO, Diogo de Campos BRANDNIO (Ambrosio Fernandes Brando) ALBERNAZ, Joo Teixeira PASCHOA, Antonio Gonalves Annimo VISSCHER, Claes Jansz HERCKMAN, Elias VINGBOONS, Johannes BARLEI, Gaspar Obra Sumrio das Armadas Livro que d Razo do Estado do Brasil Dilogo das grandezas do Brasil Paraba ou rio de So Domingos Descrio da cidade e da barra do Parahyba Frederick Stadt (na estampa Afbeeldinghe van Pariba ende Forten) Parayba (no desenho Afbeelding der stadt en fortressen van Parayba)
Descrio Geral da Capitania da Paraba Frederyck Stadt

Data 1595 1610 1618 1626 1630 1634 1634

1639 1640 Histria dos feitos recentemente praticados durante 1647 oito anos no Brasil POST, Frans Parayba (Gravura no livro de Barlei) 1647 BROSTERHUISEN, Jan van Frederica Civitas (Gravura no livro de Barlei) 1647 GRANGEIRO, Manoel Francisco Croqui da cidade da Parahyba 1692 MENESES, Jos Csar de Breve noticia da Capitania da Parahyba 1774 CASTILHO, Fernando Delgado Relatrio anual do presidente da provncia 1799 Freire de KOSTER, Henry Travels in Brazil 1816 KIDDER, Daniel Sketches of residence and travels in Brazil 1845 ROHAN, Henrique de Beaurepaire Relatrio do presidente da provncia 1858 JARDIM, Vicente Gomes Monographia da Cidade da Parahyba 1889 JOFFILY, Irineu Notas sobre a Parahyba 1892 PINTO, Irineu Ferreira Datas e notas para a histria da Paraba, vol. 1 e 2 1908/ 1916 TAVARES, Joo de Lyra Apontamentos para a histria territorial da Parahyba 1910 MEDEIROS, Coriolano O Tambi da minha infncia 1942 BATISTA, Juarez Caminhos, sombras e ladeiras 1951 BARBOSA, cnego Florentino Monumentos histricos e artsticos da Paraba 1953 RODRIGUEZ, Walfredo Roteiro sentimental de uma cidade 1962 ALMEIDA Maurlio Presena de D. Pedro II na Paraba 1975 RODRIGUEZ, Janete & Joo Pessoa Crescimento de uma capital 1981 DROULERS, Martine CARVALHO, PAULA & MOTA Evoluo urbana de Joo Pessoa 1981 MAIA, DANTAS & GALVO Evoluo do uso residencial em Joo Pessoa 1984 AGUIAR, Wellington & MELO, Uma cidade de quatro sculos 1985 Jos Octvio de MENEZES, Jos Luiz Mota Algumas notas a respeito da evoluo urbana de Joo 1985 Pessoa AQUINO, Acio Villar de Os cem primeiros anos da vida social de uma cidade 1988 MELO, Jos Octvio de Os coretos no cotidiano de uma cidade 1990 AGUIAR, Wellington Cidade de Joo Pessoa A memria do tempo 1992 LEAL, Wills Memorial da festa das Neves 1992 SORIANO, Ana Gabriela. Os espaos pblicos da Parahyba 1916-1924 2001
8

A data da publicao dos impressos, da apresentao dos trabalhos acadmicos e da redao dos documentos antigos reeditados em livro.
5

De maneira geral, percebe-se que a verso hegemnica que trata da histria de Joo Pessoa (que no inclui as trs ltimas obras citadas) sofre de falhas graves: impregnao de uma viso saudosista, grandes intervalos de tempo ignorados, tratamento dos sculos XVI a XIX como um passado abstrato, homogneo e esttico no-histrico. Para contornar tais limitaes, o presente trabalho volta s fontes primrias os textos de Rohan (1858) e Jardim (1889) e os mapas de Grangeiro (1692) e de Vasconcelos (1858). So todos documentos de fcil acesso, mas que, apesar de seus atributos, tm sido pouco explorados e ainda possuem uma potencialidade que julgamos importante de ser verificada. Nossa abordagem, pela proximidade do recorte temtico e metodolgico, termina por constituir um dilogo com as obras de Menezes (1985), em nvel local, e Reis (2000), como referncia mais abrangente.

3. Mapa de Manoel Francisco Grangeiro (1692) surgimento da Cidade Baixa.

Imagem 1: Mapa de Manoel Francisco Grangeiro, de 1692. (Rodriguez, 1962)

O mapa elaborado pelo capito-piloto Manoel Francisco Grangeiro, que retrata a cidade em 1692, foi publicado inicialmente por Rodriguez (1962), que transcreve, como legenda da imagem, as diversas anotaes feitas sobre o precrio desenho (ver imagem 1). Depois disso, foi republicado apenas num lbum sobre a cidade (Rodriguez, s.d.) e no sofreu qualquer tipo de anlise. O documento adquire grande importncia por ser o nico registro grfico da cidade entre a poca da ocupao holandesa (primeira metade do sculo XVII) e a clebre planta de Alfredo de Barros e Vasconcellos (1858), sendo, assim, capaz de fornecer algumas informaes originais.

O stio de fundao da cidade foi um topo de colina, relativamente plano, nas proximidades do Rio Sanhau, no ponto em que este formava um porto natural. A situao segue um padro comum do urbanismo colonial portugus (Reis Filho, 2000) e o espao ocupado permaneceu neste topo de colina durante vrias dcadas, inclusive durante a ocupao holandesa, como demonstra a cartografia da poca, j exaustivamente estudada (Menezes, 1985). Enquanto isso, a ocupao ribeirinha se restringia a dois ou trs edifcios ligados ao porto e defesa. importante insistir neste ponto devido constante repetio, nos meios de comunicao e mesmo por setores ligados preservao do patrimnio, de frases como a cidade nasceu s margens do rio ou Cidade Baixa, bero de Joo Pessoa. Herckman (1639) em sua Descrio geral da Capitania da Paraba identifica a ento Frederica situada ao comprido sobre a eminncia do monte que fica defronte da baa do Varadouro . Embora no ignore a baa de ocupao rarefeita e pontual, seu conceito do que seria a cidade enquanto espao visivelmente edificado permitiu identificar como urbe apenas a Cidade Alta. O mapa de Manoel Francisco Grangeiro o primeiro em que se percebe a ocupao efetiva da margem direita do rio, formando um bairro edificado (o Varadouro), onde se observam dezenas de prdios ocupando duas vias principais e uma capela num pequeno promontrio, com localizao e orientao semelhantes da atual Igreja de So Frei Pedro Gonalves9 . Estando correta a data indicada, pode-se concluir que a ocupao se deu neste intervalo de 40 anos (entre a expulso dos holandeses e 1692), revelando um desenvolvimento expressivo para os padres de uma cidade de crescimento muito lento. A determinao da ocupao dessa parte da cidade nas dcadas que seguem imediatamente a expulso dos holandeses est ausente das obras sobre o tema, mesmo em se tratando de um fato to importante. Ainda que a data no esteja exatamente correta, Grangeiro permanece como primeira fonte a documentar tal fato. A determinao dos fatores que levaram ao surgimento do bairro do Varadouro ainda merece estudos, mas o caso de Salvador, onde tambm ocorreu a formao de um bairro baixo na segunda metade do sculo XVII, pode ser esclarecedor (Reis Filho, 2000). Joo Pessoa, mesmo bem menor, enfrentava situao semelhante, com dificuldade de expanso no alto, em virtude das limitaes do relevo e da ocupao das reas de crescimento natural pelos conventos e chcaras.

Na obra de restaurao da Igreja, foram encontradas as fundaes desta capela primitiva.


7

A anlise da toponmia presente no mapa enriquece sobremaneira sua leitura. Primeiro, possvel encontrar futuras vias importantes ainda em estado to embrionrio que permaneciam fora do espao urbano, recebendo o nome de estradas: o caso da estrada ou caminho do carro para a cidade (atual Baro do Triunfo) e da estrada que vai das cacimbas at a porta da Igreja do Rosrio dos Pretos (atuais Padre Azevedo e Guedes Pereira). As duas vias citadas, bem como a rua do Varadouro para a cidade (atuais Visconde de Inhama, Joo Suassuna e Areia), e a rua do Varadouro para cacimbas e portinho (atual Maciel Pinheiro), tm, assim, resgatados nomes puramente descritivos que seriam posteriormente reduzidos at perderem seu valor referencial, passando a ser reconhecidos como estrada do carro 10 , caminho das cacimbas e rua do Varadouro (so estas ltimas as denominaes encontradas nas mais antigas fontes pesquisadas). Na denominao da atual rua Maciel Pinheiro, no sobrou nem vestgio da descrio do caminho que a originou, j que o nome mais antigo registrado em outras fontes o de Rua das Convertidas (novamente descritivo e abreviado, em virtude da existncia da Casa das Convertidas). Indo um pouco alm, percebe-se que, ao falar de caminhos de diversos lugares para a cidade, quem elaborou o mapa ainda no entendia este conjunto de ruas, mesmo as edificadas, como parte dela. Para Grangeiro (possivelmente de acordo com o entendimento da populao da poca), no existia a dicotomia Cidade Alta/Cidade Baixa, mas uma nica cidade da Parahyba, no topo da colina. Em outras palavras, a Cidade Baixa flagrada antes mesmo de receber essa denominao, quando o Varadouro era apenas um arrabalde com pouca importncia. Ainda sobre o desenvolvimento de tal rea, o fato de, muito depois, em 1816, Henry Koster, ao descrever a cidade da Parahyba, afirmar que A parte baixa da cidade composta de pequenas casas (...) (Koster, 1978 apud Aguiar & Octavio,1985), indica que sua efetiva valorizao econmica e arquitetnica s iria ocorrer posteriormente, ao longo do sculo XIX. Diferentemente de Grangeiro, porm, o viajante j reconhece este bairro como parte integrante da Cidade da Parahyba, ao informar sua populao compreendendo a parte baixa (...). Dcadas mais tarde, o relato de Daniel Kidder (1845) igualmente se refere ao Varadouro como Cidade Baixa denominao naquele momento j consagrada. Impe-se portanto, no sculo XIX, espelhado na viso destes dois viajantes, o binmio que at hoje encontra eco nos autores consultados: Cidade Alta/ Cidade Alta.
10

A denominao inicial explicava que esta estrada, por sua inclinao suave, permitia um melhor trnsito de carros para a Cidade Alta, em relao s ladeiras.
8

4. Monografia da cidade da Paraba do Norte, de Vicente Gomes Jardim (1889)11. Para alm da dicotomia Cidade Baixa/Cidade Alta.
A Monografia da Cidade da Paraba do Norte12 , de Vicente Gomes Jardim (agrimensor dos terrenos da marinha) foi publicada pela Revista do Instituto Histrico e Geogrfico da Paraba em duas partes, nos volumes de 1910 e 1911. Ela se inicia com um breve esboo histrico, seguido da descrio verbal do levantamento topogrfico da cidade. Inclui ainda o registro dos nomes antigos, do nmero de sobrados, de casas trreas de alvenaria e de casas de palha, logradouro a logradouro, e tambm alguns dados sobre cada prdio pblico. Assim, constitui um registro detalhado e preciso da cidade neste perodo, que tambm no foi aproveitado da forma devida pelos diversos autores posteriores. Rodriguez13 (1962) e Melo & Aguiar (1985) reproduzem um resumo do trabalho que apenas enumera as ruas e o nmero total de edificaes, mas no se interessam pela descrio minuciosa, justamente o que o trabalho tem de mais rico. O trabalho de Carvalho Neto et al (1981), por sua vez, com sua abordagem mais sistemtica da evoluo urbana de Joo Pessoa, chega a apresentar um mapa da cidade em 1889, data que supe Jardim como sua fonte. Porm, a escala reduzida, a ausncia de detalhes e as diversas falhas que tal mapa apresenta 14 indicam que ele foi desenhando a partir de uma planta contempornea da qual foram apagadas as vias cujos nomes no estavam presentes no resumo publicado por Walfredo Rodriguez (1962). Partindo da cidade atual de forma meramente subtrativa, a maioria das vias desaparecidas no perodo 1889-1981 acabou desconsiderada, assim como desconsiderados foram a forma de ocupao, os casos de realinhamento, prolongamento e diminuio de vias e aqueles stios em que a correspondncia na toponmia no pde ser satisfatoriamente elucidada. Em nossa pesquisa, iniciamos o desenho do mapa da cidade em 1889 diretamente das informaes de Jardim, traando os eixos das vias de acordo com sua extenso e sua orientao geogrfica e a eles acrescentando a largura, tambm registrada pelo autor. S ento, a imagem formada sofreu adequaes base cartogrfica atual (SEPLAN, 2001), que foram indispensveis para a sobreposio dos dois documentos. Devido a estes ajustes,
11

Nesta seo, a nomenclatura adotada para as ruas a mesma de Vicente Gomes Jardim, nossa fonte principal, muitas vezes diferente da atual. 12 Em 1930, a cidade da Paraba do Norte passou a se chamar Joo Pessoa. 13 Este sem citar a fonte. 14 S aps a preparao de nossa prpria verso do mapa, foi possvel verificar com maior preciso tais falhas (como, por exemplo, a ausncia de uma srie de becos e de alguns largos).
9

bem como ao fato de que Jardim no incluiu a largura de todas as vias, o resultado alcanado, apesar de todo o cuidado em sua montagem, no perfeito. Sua importncia provm do fato de ele ser um mapa indito da cidade, o mais possvel fiel, numa poca de rpido crescimento e de que no h outros registros grficos seguros (ver imagem 2).
N

Imagem 2: Mapa de Joo Pessoa em 1889. (elaborado por Carla Gisele M. S. Martins e Juliano Loureiro Loureiro C. M. de Carvalho, a partir das informaes extradas da Monografia da Cidade da Paraba do Norte, de Vicente Gomes Jardim, publicada em 1910 e 1911 pela Revista do Instituto Histrico e Geogrfico da Paraba, em dois volumes).

O passo seguinte foi a comparao do mapa desenhado com outros j existentes. O registro grfico anterior temporalmente mais prximo o de Alfredo de Barros e Vasconcellos, de 1858, elaborado para o Presidente da Provncia Henrique de Beaurepaire Rohan, conhecido apenas atravs de uma verso reduzida, de 1905. A outra referncia escolhida foi o levantamento aerofotogramtrico atual da cidade (SEPLAN, 2001). A sobreposio dos dados das trs fontes evidenciou as mudanas por que a cidade passou nestes cento e cinqenta anos (ver imagens 3 e 4), no somente em seu traado, mas
10

tambm no grau e forma de ocupao. possvel, inclusive, associar as caractersticas de cada um dos trechos relativamente homogneos identificados s transformaes por que ele passou. Mas, apesar da riqueza das informaes coletadas, foroso reconhecer que o intervalo mais recente (1889-2001) muito extenso, prejudicando sua anlise, pois as mudanas encontradas, por exemplo, tanto podem ser resultado do urbanismo da dcada de 1920, como do da dcada de 1970 momentos bastante diferentes que o presente trabalho no pde diferenciar15 . Pretende-se, portanto, que os dados e reflexes levantados sejam lidos como mais uma contribuio ao estudo da histria urbana de Joo Pessoa, e no como uma verso completa. Antes de qualquer anlise mais profunda, a sobreposio das imagens dirimiu uma dvida corrente levantada inclusive por Menezes (1985), ao excluir qualquer possibilidade de a planta de Beaurepaire Rohan ter sido atualizada quando de sua reduo em 1905, visto que esta, em todos os detalhes, apresenta uma cidade anterior (menor) documentada no ano de 1889.
N

15

A continuao natural da pesquisa consistiria na comparao do mapa elaborado de 1889 com a planta da cidade de Joo Pessoa, acrescida de novas ruas e dividida em bairros pelo servio de arruamento que precedeu ao recenseamento de 1940, registrada por Menezes (1985).
11

A primeira rea identificada o ncleo principal da Cidade Baixa (ver imagem 5), polarizado pelas ruas Visconde de Inhama (antiga rua do Varadouro), Conde DEu (atual rua Maciel Pinheiro) e Baro da Passagem, (atual rua da Areia) que j estavam definidas desde o sculo XVII (ver item 3 - Mapa de Manoel Francisco Grangeiro surgimento da Cidade Baixa). O mapa de Vasconcellos de 1858 (ver imagem 6) mostra a ocupao densa, caracterstica que se acentua em 1889 neste ano, h, nas trs vias, 42 sobrados e quase nenhum terreno vago (Jardim, 1910, pp.93-97). Estando to consolidada esta rea de uso predominantemente misto 16 , sua nica modificao na segunda metade do sculo XIX foi a incorporao de alguns trechos das margens do rio Sanhau, formando o largo da Gameleira e prolongando a noroeste a rua Visconde Inhama 17 .

16

Nos sobrados da Cidade Baixa, o uso comercial predominava no trreo, com a famlia do comerciante ocupando o primeiro pavimento e, quando era o caso, os caixeiros num eventual segundo pavimento (Batista, 1951). 17 As descries que se seguem seriam melhor visualizadas atravs dos mapas detalhados elaborados na pesquisa, que no esto includos no presente texto em virtude da limitao no nmero de pginas para texto e imagens. Entretanto, tais mudanas podem ser vislumbradas, em escala reduzida, nas imagens 3 e 4.
12

Imagem 6: Mapa de Alfredo de Barros e Vasconcelos (1858)

13

Em 1858, mais que o ncleo da Cidade Baixa, o da Cidade Alta, estruturado a partir das ruas Marqus do Herval (antiga rua Nova, atual avenida General Osrio), Duque de Caxias (antiga rua Direita) e Visconde de Pelotas (antiga rua da Cadeia), era antigo, denso e consolidado. Estas caractersticas se estendiam do Convento de Santo Antnio e da Matriz, ao norte, at o Campo do Comendador Felizardo (atual praa Joo Pessoa) e a Ladeira das Pedras, ao sul. Assim como na cidade baixa, at 1889, o adensamento continua (tambm alcanando 42 sobrados) e as poucas mudanas no traado so o prolongamento da rua da Matriz at a rua de So Bento, passando por trs da prpria Matriz, e a abertura de uma passagem de acesso a parte dos quintais das ruas Marqus do Herval e Duque de Caxias. Durante o sculo XX, porm, estas reas, que estavam to consolidadas, e que pouco haviam mudado no perodo 1855-1889, sofreram uma srie de intervenes radicais. No ncleo principal da Cidade Baixa, percebe-se o surgimento da rua Porto do Capim, por sobre uma antiga rea de manguezal, a definio completa da ltima quadra norte da rua Visconde Inhama e a ocupao da rua de S. Frei Pedro Gonalves, a qual anteriormente era s de quintais mas todas estas modificaes foram apenas a continuao do processo de ocupao e adensamento do lugar. S quando se observam a abertura da praa Antenor Navarro (com a demolio do quarteiro adjacente ao beco de So Frei Pedro Gonalves, que se extinguiu no processo), o fechamento do beco de Carlos Holmes e o prolongamento das ruas da Alegria e Baro do Triunfo (atravessando quadras preexistentes), que se percebe o carter das intervenes urbansticas do sculo XX em Joo Pessoa: abundncia de aes agressivas sobre tecidos urbanos preexistentes, efetuada, nas primeiras dcadas do perodo, em nome dos objetivos de circulao, saneamento e embelezamento e depois para atender principalmente ao volume de trfego automotor sempre crescente. Este mesmo processo pode ser verificado na Cidade Alta, num primeiro momento com o desaparecimento do trecho final da rua da Matriz e dos becos do Inferno e do Rosrio, a demolio da Igreja das Mercs (ampliando o ptio das Mercs, que se tornou a praa 1817) e a abertura do ponto de Cem Ris (com a demolio da Igreja do Rosrio). Posteriormente, com o exacerbamento da preocupao com a circulao, surgem os viadutos Dorgival Terceiro Neto (atravessando trs quadras e descaracterizando o beco do hospital) e Damsio Franca (sobre o Ponto de Cem Ris). A cidade do sculo XIX, que crescera segundo os padres pr- industriais da poca colonial, se tornara obsoleta perante

14

os novos usos e ideologias, e terminou por ser remodelada para uma utilizao mais simples. 18 Nos trechos consolidados, possvel perceber a distino ntida e sempre presente entre ruas e becos, to caracterstica do urbanismo portugus, com seus lotes voltados quase exclusivamente para as faces maiores das quadras alongadas, de modo que as faces menores destes quarteires tm poucos prdios e pouca importncia (Rossa, 2002). Percebe-se, tambm, a quase ausncia de casas de palha, indicando uma ocupao de classes mdia e alta. O binmio Cidade Alta consolidada/Cidade Baixa consolidada, porm, s descreve uma parcela da cidade da Paraba do Norte da segunda metade do sculo XIX: aquela mais antiga, ocupada e utilizada majoritariamente pela elite econmica. Alm destas zonas, necessrio identificar o restante da Cidade Baixa, a rea de aclive da cidade Baixa para a Alta e rea de declive entre esta ltima e a Lagoa (ver imagem 5). Tais reas j se encontravam ocupadas em 1858, mas de forma mais ou menos esparsa, com a maioria das edificaes isoladas umas das outras, ruas e travessas que se assemelham a becos, traados tortuosos resultantes das edificaes (e no o contrrio), e uma alta porcentagem de casas de taipa e palha (que chega, em 1889, em muitas das vias em questo, a mais de 50%, e em alguns casos supera os 80%). Certamente a estas zonas que se refere o presidente da provncia Beaurepaire Rohan em seu relatrio de 1858, qua ndo fala do labirinto em que se vai visivelmente convertendo a cidade (PINTO, 1977, p.264), e, no por acaso, justamente na zona sudoeste (Cidade Baixa no-consolidada) que vo se concentrar suas famosas aes, as quais antecipam, de certa forma, o urbanismo que viria a se afirmar localmente nas dcadas de 1920 e 1930 19 . O mapa do ano de 1889 elaborado permite observar a necessria espacializao dos projetos concretizados por B. Rohan, que no chegaram a ser registrados na planta por ele encomendada: a retificao da Rua da Medalha, a abertura da Rua Formosa, o fechamento

18

possvel refletir sobre a hiptese da incompletude da readequao do centro contemporaneidade como um dos fatores de sua decadncia, bem como sobre alternativas de adequao compatveis com a preservao patrimonial. Neste sentido, o exemplo do antigo beco do Baro, que muito provavelmente se transformou na Galeria Augusto dos Anjos (ligando a atual praa 1817 rua Duque de Caxias), uma movimentada passagem de pedestres para a qual se abrem salas comerciais, significativo das potencialidades de convivncia traado antigo/ uso contemporneo.
19

A diferena entre as duas pocas que em 1858 as idias dominantes so a ordem e o higienismo, de modo que a zona consolidada, onde esses problemas eram menores, foi respeitada, enquanto que no incio do sculo XX, o ideal da modernizao se uniu aos antigos, implicando em modificaes mais amplas. As relaes entre estes dois momentos e o paradigma das aes de Haussmann em Paris (1853-1869) so um campo de estudo fecundo.
15

da Rua do Melo 20 e de algumas outras vielas, e a delimitao do Jardim Botnico 21 . A monografia de Jardim, ao definir como limites desse espao pblico as ruas Formosa, da Imperatriz, do Imprio e da Medalha, ao mesmo tempo em que revela mudanas nos planos do presidente expostos no relatrio, permite retificar a informao sustentada por Aguiar (1992) de que tal rea se estendia at a rua do Fogo. A ao de B. Rohan mostra-se bem-sucedida quando consegue, no caso das ruas Formosa e da Medalha, criar espaos ordenados, de acordo com seus objetivos iluministas, sendo que a ltima chega a se integrar naturalmente no prolongamento da rua Nova, como se sempre tivesse feito parte da Cidade Alta consolidada. Nas reas no consolidadas, as mudanas na segunda metade do sculo XIX vo alm das implementadas por B. Rohan e so mltiplas. Na zona Sudoeste e no aclive Cidade Baixa/Cidade Alta verificou-se: a implantao da estrada de ferro, a ocupao da rua do Cajueiro e do ltimo quarteiro sudeste da rua da Areia 22 , a formao das travessas do Cajueiro e Visconde de Itaparica, da rua da Estrada Nova e das trs ruas do Jardim (localizadas dentro do permetro do malfadado Jardim Botnico, no tinham nome na poca, e atualmente so Irineu Pinto, Eugnio Toscano e Tenente Retumba). Na zona de declive para a Lagoa, verificaram-se: o prolongamento da rua Nova da Alagoa, o surgimento da rua do Jaguaribe, das travessas do Jaguaribe e do Cho-Duro e dos becos do Jaguaribe, do Cipriano e do Macaco. Portanto, o que ocorreu foi, com exceo dos pontos de interveno direta do presidente Rohan, um crescimento espontneo no nmero de moradores atravs do surgimento de uma quantidade significativa de novas vias e passagens, sem que a ocupao precria e pouco densa tenha se modificado essencialmente. Desde 1889, essas mesmas reas passaram por um adensamento que levou edificao contnua em quase todos os lotes, e por um ciclo de transformaes semelhantes s que ocorreram na zona consolidada: intervenes do poder pblico, fechando vielas e abrindo vias mais largas, em nome do saneamento e da circulao. Assim, no Sudoeste, todo o sistema virio alm da rua da Gameleira foi criado em terrenos de manguezal; a rua Olmpio Pessoa de Arruda foi aberta sobre o tecido preexistente; o beco do Imprio e duas
20

Apesar das afirmaes de alguns autores de que a rua do Melo foi fechada para dar lugar rua Formosa, o mapa elaborado mostra como ambas se tratam de intervenes independentes. 21 O Jardim Botnico, apesar de j no existir em 1889, descrito por Vicente Gomes Jardim. 22 Embora os primeiros quarteires da rua da Areia, na Cidade Baixa, estivessem totalmente consolidados em 1858, o trecho em forte aclive, no acesso Cidade Alta, ainda estava vazio, e foi, por isso, includo nas reas no consolidadas. At 1889, ele foi ocupado, seguindo o alinhamento da rua e modificando o traado do antigo caminho.
16

das antigas ruas do Jardim foram prolongados passando por dentro de antigas quadras; e a rua do Mulungu, o ptio do quartel de polcia e parte da travessa da raposa foram extintos. Perto da Lagoa, a praa do Comendador Silvino da Cunha, a rua da Senzala e os becos do Barranco, do Macaco, do Joo Carlos e do Cipriano foram fechados, enquanto a rua de S. Antonio foi realinhada e a avenida Miguel Couto foi aberta atravessando quadras preexistentes. Os resultados dessa poltica foram que, desde 1889, a distino entre todas as zonas citadas at agora foi sensivelmente diminuda nos aspectos urbanos e o trnsito entre elas foi bastante facilitado. A distino entre os becos (claramente secundrios) e as ruas tambm diminuiu com a pavimentao generalizada e com os realinhamentos e modificaes na ocupao com desmembramentos que geraram prdios voltados para os becos. As antigas diferenas entre zonas consolidadas e no-consolidadas podem ser observadas nos exemplares de arquitetura remanescentes e nas vias estreitas e acanhadas que persistem na zona Sudoeste (embora agora em retcula bem mais regular). No declive para a Lagoa (acesso para o resto da cidade atual), com o aumento no trfego, o alargamento de vias e a destruio da arquitetura, especialmente intensos, os vestgios da antiga ocupao tornaram-se ainda menos visveis. Finalmente, a descrio da cidade em 1889 tambm capta claramente sua expanso nos sentidos sul, com o bairro das Trincheiras, e leste, com o bairro de Tambi. Em 1858, a ocupao destas reas j havia se iniciado, mas o carter do meio ainda era rural, com chcaras e pequenas casas isoladas dominando a paisagem. O registro de Jardim mostra como o processo de ocupao continuou nas Trincheiras, com o prolongamento da rua de mesmo nome e a abertura das ruas da Laranjeira, da Palmeira e da travessa do Bom Jesus e em Tambi, com o surgimento das ruas do Emboca, Santo Elias (atravessando terras que em 1858 faziam parte do Convento do Carmo) e dos becos do Barro Alto e da Me dos Homens e o prolongamento da rua da Me dos Homens. Neste perodo, a ocupao de tais reas ainda era suburbana e de baixa renda, persistindo inclusive os stios na prpria rua do Tambi (Medeiros, 1994). Com efeito, tal via, mais prxima cidade, era menos ocupada que a rua da Me dos Homens, de modo que o bairro quase que se isolava, como uma aldeia volta de sua capela. Tambi e Trincheiras s viriam a ter sua ocupao completada nas primeiras dcadas do sculo XX, quando nelas se instalaram muitas das famlias mais abastadas da cidade, que, com seus palacetes, terminaram por dar feies completamente diferentes aos aglomerados onde antes abundavam casas de palha e cercas de faxina (Medeiros, 1994).
17

Posteriormente, at 2001, os dois bairros se tornaram completamente urbanos, inseridos na malha mais ampla da cidade, atravs da criao de uma srie de novas vias ao redor da rea ocupada e de modificaes dentro dela. Nas Trincheiras, assistiu-se abertura das ruas Alice Azevedo, Joo Machado, Nina Lima e da alameda Faraco, entre outras, ao alinhamento da atual Rodrigues Chaves e ao fechamento do caminho da Cacimba do Povo e do Largo da Mangueira. No antigo Tambi, ocorreram a abertura de diversas novas ruas, como Pedro I, Santos Dumont, Prof. Jos Coelho e A. A. Sobreira, o prolongamento da rua da Tesoura e o fechamento dos becos do Barro Alto, da Xiuxirra e da passagem do muro de So Francisco. A partir da sobreposio dos mapas, a afirmao de Aguiar (1992, p.185) sobre um suposto fechamento da rua do Grude, entre o ptio da Me dos Homens e a rua da Bica, perde a validade: ela continua existindo ainda hoje, com o nome de rua Major Moreira. Os dados oferecidos pela monografia de Vicente Gomes Jardim, uma vez sistematizados, traduzidos graficamente e comparados com os mapas de Vasconcellos (1858) e da SEPLAN (2001), permitiram reconstituir o traado da cidade no final do sculo XIX, espacializando as reformas de Beaurepaire Rohan e relacionar as caractersticas de cada trecho especfico com suas mudanas desde 1858 at 2001. Alm disso, possvel perceber a cidade como um compsito de diversas zonas com caractersticas prprias e diferentes entre si, em contraponto separao exclusiva da cidade em parte alta e parte baixa. Nesta perspectiva, os relatos de Kidder (1845) e Koster (1816), ao sustentarem a dicotomia em questo, exprimem uma interpretao da cidade que reflete aquela realidade ainda em formao no final do sculo XVII, flagrada por Grangeiro, e que estava perdendo sua validade rapidamente. O estudo permite perceber, ainda, a continuidade existente entre a cidade de 1858 e a de 1889, bem como a ruptura entre a de 1889 e a de 2001. A partir da constatao de que Cidade Alta e Cidade Baixa, em seus trechos consolidados (mais antigos, mais valorizados socialmente e de ocupao mais densa), se assemelhavam mais entre si do que com os trechos no-consolidados correspondentes, concluiu-se pela necessidade da criao de uma nova opo de anlise, baseada nas categorias cidade consolidada, cidade no-consolidada e expanso.

18

5. Concluso.
De forma geral, o estudo confirmou a superficialidade do tratamento dados s fontes disponveis e a precariedade das informaes repetidas exausto, sem confirmao. Com o mapa de Manoel Francisco Grangeiro, identificou-se o surgimento da cidade Baixa (bairro do Varadouro) na segunda metade do sculo XVII, parte de suas caractersticas iniciais e sua toponmia original, que foi se perdendo com o tempo. Percebeu-se como este ncleo, mesmo com dezenas de casas e capela, no era entendido como parte da cidade, situao que s se inverteu em valorizao econmica no sculo XIX. A partir da anlise da Monografia de Vicente Gomes Jardim, apontamos, para a Joo Pessoa do fim do sculo XIX, a distino entre zonas consolidadas, no-consolidadas e de expanso como categorias alternativas de anlise que permitem superar a exclusividade da dicotomia corrente Cidade Alta/Cidade Baixa, que naquela poca j significava muito mais uma abstrao conceitual que o reflexo da realidade urbana vigente. Apontamos como intervalo possvel entre o surgimento da Cidade Baixa e a superao da dicotomia Cidade Baixa/ Cidade Alta (enquanto espacializaes urbanas diferenciadas), o final do sculo XVII at a primeira metade do sculo XIX. O produto principal da pesquisa, o mapa de 1889 com seus desdobramentos e analogias, permite visualizar e apreender o processo de desenvolvimento urbano de Joo Pessoa, constituindo um novo instrumento de pesquisa sobre o objeto. A partir da anlise de duas fontes apenas, entre muitas no exploradas suficientemente, foi possvel marcar diversos pontos de partida para novos itinerrios que podem vir a ser trilhados futuramente. Este trabalho uma mostra de dados que certamente podero subsidiar novas vertentes de entendimento do desenvolvimento de Joo Pessoa e de seus elementos urbanos. Dele, surge uma viso dialtica da cidade, caracterizada temporal e espacialmente, com configuraes, usos e percepes mutveis, em oposio verso hegemnica dos ensaios sobre o tema, de carter eminentemente esttico.

6. Bibliografia.
1. AGUIAR, Wellington. Cidade de Joo Pessoa: a memria do tempo. Joo Pessoa: Idia, 1993. 2. AGUIAR, Wellington & OCTVIO, Jos. Uma cidade de quatro sculos. Joo Pessoa: Governo do Estado da Paraba, 1985 3. 4. ALMEIDA, Horcio de. Histria da Paraba, vol 1 e 2. Joo Pessoa: Editora Universitria,1978. ALMEIDA, Horcio de. Contribuio para uma bibliografia paraibana. Joo Pessoa, A Unio, 1994.

19

5. ALMEIDA, Maurlio Augusto de. Presena de D. Pedro II na Paraba. Recife: Mousinho Artefatos de Papel, 1975 6. AQUINO, Acio Villar de. Felipia, Frederica, Paraba: os cem primeiros anos da vida social de uma cidade. Joo Pessoa, Editora Universitria/UFPB, 1988. 7. BATISTA, Juarez. Caminhos, Sombras e Ladeiras esboo de perfil de cidade do Nordeste brasileiro. Joo Pessoa, A Unio, 1951. 8. BENEVOLO, Leonardo. Histria da arquitetura moderna. So Paulo: Perspectiva, 1972.

9. CARVALHO NETO et al. Evoluo urbana de Joo Pessoa. Joo Pessoa, monografia de concluso do CAU/UFPB, 1981. 10. HERCKMAN, Elias. Descrio Geral da Capitania da Paraba 1639 publicada na crnica do Instituto de Utrecht. Joo Pessoa, A Unio, 1982. 11. HISTRIA DA CONQUISTA DA CAPITANIA DA PARABA (annimo). Campina Grande, FURNe/ UFPB, 1983. 12. JARDIM, Vicente Gomes. Monographia da Cidade da Parahyba do Norte In Revista do IHGP, volumes 2 e 3. Parahyba: Imprensa Oficial, 1910/1911 13. JOFFILY, Irineu. Notas sobre a Parahyba. Braslia, Thesaurus, 1977. 14. LEAL, Wills. Memorial da festa das Neves. Joo Pessoa, Prefeitura Municipal, 1992. 15. MAIA, Alexandre et al. Evoluo do uso residencial em Joo Pessoa. Joo Pessoa, monografia de concluso do CAU/UFPB, 1984. 16. MEDEIROS, Coriolano. O Tambi da minha infncia. Joo Pessoa, A Unio, 1994. 17. MELO, Jos Octavio. Os coretos no cotidiano de uma cidade. Joo Pessoa, Fundao Cultural do estado da Paraba, 1990. 18. PINTO, Irineu Ferreira . Datas e notas para a histria da Paraba, volumes 1 e 2. Joo Pessoa: Editora Universitria, 1977. 19. REIS Filho, Nestor Goulart. Evoluo urbana do Brasil 1500/1720. So Paulo: Pini, 2000 20. RODRIGUEZ, Janete Lins & DROULERS, Martine. Joo Pessoa Crescimento de uma capital. Joo Pessoa: Governo do Estado / Fundao Casa de Jos Amrico, 1981 21. RODRIGUEZ, Jos de Nazareth (org.). 2 sculos da cidade Passeio retrospectivo 1870/1930. Joo Pessoa, Interplan, s.d. 22. RODRIGUEZ, Walfredo. Roteiro sentimental de uma cidade. Joo Pessoa: A Unio, 1994 23. ROSSA, Walter. A urbe e o trao Uma dcada de estudos sobre o urbanismo portugus. Coimbra: Almedina, 2002. 24. SORIANO, Ana Gabriela W. Cenrios Modernizados Os espaos pblicos da Parahyba 1916-1924. Joo Pessoa, monografia de concluso do CAU/UFPB, 2001. 25. SOUSA, Fabio Gutemberg Ramos Bezerra de. Cartografias e imagens da cidade: Campina Grande 1920-1945. Campinas, tese de doutorado apresentada Unicamp 2001. 26. TAFURI, Manfredo. La esfera y el labirinto. Barcelona, Gili, 1984 27. TAVARES, Joo de Lyra. Apontamentos para a histria territorial da Parahyba. Mossor, Fundao Guimares Duque, 1982.

20

You might also like