You are on page 1of 56

Direitos Reais FDUCP

Aulas Tericas Prof. Henrique Antunes Aula 1 15 de Setembro Introduo 1. Fixao da terminologia: acepes subjectiva e objectiva da expresso direitos reais A expresso direitos reais usada na linguagem jurdica em mais de uma acepo: Sentido Subjectivo: identifica uma categoria de direitos subjectivos Sentido Objectivo: designa um ramo do Direito (objectivo), como diviso do Direito Civil. Nesta acepo, usa-se tambm dizer, em sinonmia, Direito das Coisas.

Nota: enquanto que na acepo objectiva a expresso usa-se sempre no plural; j em sentido subjectivo ela comporta tambm a forma singular. Exemplo: o direito real de habitao como uma modalidade dos direitos reais, enquanto categoria de direitos subjectivos. Comportando a expresso direitos reais dupla significao, colocam-se duas questes: Apurar, em cada momento, o sentido em que est a ser usada Tomar partido quando sua utilizao mais adequada e, correlativamente, quanto terminologia a adoptar para identificar os direitos reais, como direitos subjectivos, e os direitos reais, enquanto ramo do Direito.

Argumentos a Favor da expresso Direito das Coisas em sentido Objectivo: A expresso Direito das Coisas pode apresentar-se sugestiva na identificao de um ramo de Direito, estabelecendo o regime de direitos que se referem, de um modo particular, a coisas. Deste modo, seria aconselhvel reserv-la para identificar esse ramo de Direito, se ela no se apresentasse ajustada a designar, de preferncia, o conjunto de normas jurdicas que estabelecem o regime das coisas em si mesmas consideradas, independentemente da natureza dos direitos subjectivos que as tm por objecto. Tais normas fixando o estatuto jurdico das coisas contm-se fundamentalmente nos art. 202 e ss e constituem precisamente o Direito das Coisas. Na origem da palavra reais est o vocbulo latino res, que significa coisa.

Argumentos Contra a expresso Direito das Coisas em sentido Objectivo: A frmula menos adequada quando aplicada a uma diviso do Direito Objectivo, pela sua assimetria em relao s que tradicionalmente designam as outras divises do Direito Civil: Direito das Obrigaes (e no obrigacional), Direito da Famlia (e no familiar), Direito das Sucesses (e no sucessrio). Deste modo, afastar-se-ia, da nomenclatura corrente da chamada classificao germnica do Direito Civil.

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Pgina 1

Direitos Reais FDUCP


A doutrina portuguesa, antiga e moderna, faz uso da expresso Direitos Reais nos dois sentidos.

Nenhuma das frmulas Direito das Coisas e Direitos Reais, esta na suas duas acepes muito rigorosa, tendo ambas um sentido meramente convencional, sedimentado por um uso corrente.
Oliveira Ascenso Deste modo, ir-se- reservar a locuo Direito das Coisas para identificar o ramo de Direito que se ocupa dos direitos reais (subjectivos) 2. A categoria direito real O Cdigo Civil, seguindo a sistematizao germnica das relaes jurdicas, contm um livro dedicado ao Direito das Coisas. Ausncia no Livro III (Direito das Coisas) de uma parte geral relativa a esta categoria de direitos, do que resulta uma dificuldade acrescida na elaborao doutrinal de uma teoria geral dos direitos reais Dificuldade em verificar o tipo de direitos reais cujo regime neles estatudo.

Deixando de lado a matria da posse, por a sua natureza ser convertida, e o direito de propriedade enquanto direito real mximo, verifica-se que estamos perante direitos reais de gozo: a atribuio ao respectivo titular de poderes de uso ou de fruio sobre uma coisa. Contudo, conhecido que os direitos reais no se esgotam nesta categoria: o legislador contrape os direitos reais de gozo aos direitos reais de garantia (art. 1539/1 por exemplo), sendo esta categoria pacificamente admitida pela doutrina. fcil delimitar o grupo dos direitos reais de garantia, que se caracterizam por atribuir ao seu titular uma situao de preferncia na realizao de um crdito custa do valor da coisa: O regime dos Direitos Reais de Garantia contm-se no Livro II do CC, dedicado ao Direito das Obrigaes (art. 656 a 761).

Encontram-se ainda dispersas pelo CC e por legislao avulsa, certas figurar caracterizadas genericamente por terem eficcia real e atriburem ao respectivo titular o poder (potestativo) de, mediante o seu exerccio, adquirem certo direito real sobre determinada coisa: Direitos Reais de Aquisio (exemplo: direitos emergentes do contratopromessa real e de pacto de preferncia real (art. 413 e 421, respectivamente) e mltiplos direitos de preferncia legal (art. 1409 e 1535), que tambm tm eficcia real). Coloca-se a questo de saber se faz sentido falar de uma categoria unitria direito real. A resposta afirmativa: todos os direitos reais incidem sobre coisas, envolvendo uma particular afectao das suas utilidades realizao de interesses de pessoas determinas.

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Pgina 2

Direitos Reais FDUCP


Por outro lado, todos se apresentam dotados de uma eficcia particular em relao a terceiros, genericamente identificada por eficcia real. A categoria genrica direito real encontra algumas referncias, embora espordicas, no CC, podendo alinhar-se alguns preceitos que se referem, em geral e indistintamente, a direitos reais, por vezes mesmo em oposio a outras modalidades de direitos, em embora com eles mantenham alguma afinidade correspondem a categorias distintas: direitos pessoais de gozo (art. 407, 574/1 e 1682-A/1 al. a). ainda de salientar, relativo ao regime dos contratos com eficcia real, o art. 408/1 referir-se genericamente a direitos reais sobre coisa determinada, sem estabelecer distino entre as modalidades de tais direitos. Em suma, existem trs categorias de Direitos Reais (tm em comum o facto de terem como objecto uma coisa corprea e de serem direitos reais): Direitos Reais de Gozo: atribuem ao seu titular poderes de uso e/ou fruio sobre uma coisa determinada. Exemplo: Direito de Propriedade: direito exclusivo de poder fazer o quiser com a coisa (exemplo: pintar, emprestar ou usar a sua pasta) Direito de Uso: embora j no exista a plenitude de poderes que existem no Direito de Propriedade (exemplo: poder de usar e fruir a coisa, mas apenas na medida das necessidades do titular e da sua famlia Direito de Superfcie (art. 1524): direito de construir no solo que proprietrio, mas por tempo limitado (exemplo: X constri um parque de estacionamento em regime de superfcie. X proprietrio da construo que faz mas no da superfcie em que o faz). Direitos Reais de Garantia: atribuem ao seu titular uma situao de preferncia na satisfao de um crdito pelo valor de certa coisa. Exemplo: X, proprietrio de um prdio, contrai uma dvida face a Y (Banco credor). Sendo que Y pede uma garantia, X coloca como tal a coisa (prdio) atravs do seu valor. Sendo o valor da coisa inferior ao valor da primeira avaliao, esta dada em hipoteca. Hipoteca: ocorrendo um incumprimento, a coisa ser vendida e o credor que tem uma hipoteca possui relativamente aos demais credores comuns um direito superior: direito de crdito assistido de garantia. Restando algo, aps o credor da hipoteca ser pago, tal ser distribudo pelos demais credores comuns. Tal encontra-se prevista no Livro II do CC uma vez que se relaciona com os direitos de crdito. Maria Lusa Lobo 2011/2012 Pgina 3

Direitos Reais FDUCP


Direitos Reais de Aquisio: atribui ao seu titular um poder potestativo mediante o seu exerccio adquirir um certo direito real sobre uma coisa (contrato promessa com eficcia real, pacto de preferncia com eficcia real e direito de preferncia legal). Exemplo: X, titular de um direito de preferncia legal, pode ir a tribunal e atravs de uma aco de preferncia reaver a coisa. Encontra-se no Livro III do CC com a finalidade de garantir que certa venha a adquirir um direito real sobre certa coisa, sendo em certa parte um direito real de gozo. Direito Real de Aquisio de Excelncia aco de preferncia (art. 1410), enquanto exemplo clssico de direitos reais de aquisio: direito real de aquisio de mos dadas com os direitos reais de gozo. Encontra -se ainda no Livro II, na matria das sucesses e em legislao avulsa. Princpio da Tipicidade ou do Numerus Clausus (art. 1306): refere-se constituio de situaes jurdicas com caracter real Exemplo: as servides prediais enquanto direito real. Servido: encargo imposto num prdio em proveito de outro prdio, no de outra pessoa, na medida em que s se pode estabelecer encargos a favor de um prdio, no de pessoas. art. 1251: ao fixar a noo de posse (ideia de controlo material de uma coisa), menciona, ao lado do direito de propriedade, outros direitos reais. Embora seja discutvel o alargamento da posse a outros direitos reais que no sejam de gozo, no deixa de ter algum interesse a frmula genrica adoptada. art. 413 e 421: figuras com eficcia real. art. 574: contrape a categoria de direito real de direito pessoal. Os direitos reais possuem um regime especial que os permitem desmarcar de outras categorias de direitos subjectivos: Encontram-se sempre em presena direitos subjectivos referidos a coisas, envolvendo a sua atribuio (rectius, em geral, das suas utilidades) a uma ou mais pessoas determinada, para custa delas realizarem certos interesses. Esses direitos subjectivos aparecem dotados de uma eficcia prpria a eficcia real e constituem um numerus clausus.

Exemplo: sobre as coisas podem existir direitos da mais diversa natureza se X emprestar a sua pasta a Y, este contrato gera um efeito obrigacional. Estamos perante um direito de

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Pgina 4

Direitos Reais FDUCP


crdito em que existe o dever de prestar, contudo no ocorreu um direito real, mas sim um direito obrigacional.

3. A funo e a estrutura dos direitos reais Os direitos reais asseguram ao seu titular, a realizao de interesses prprios mediante o aproveitamento de utilidades de coisas determinadas. Esta finalidade envolve a fixao de critrios que presidam sua atribuio ou de algumas das suas utilidades a certas pessoas. contudo de salientar que no , em absoluto, necessrio que essa atribuio seja feita a ttulo exclusivo: essas utilidades podem ser repartidas por vrias pessoas, quer mediante a atribuio a cada uma, de direitos qualitativamente iguais sobre a mesma coisa, quer pela admisso do concurso, sobre ela, de direitos de diversa natureza, ordenados segundo vrios critrios que a seu tempo sero estudados. Contudo, no por esse aspecto funcional, embora relevante, que os direitos reais se desmarcam de outros direitos subjectivos, nomeadamente dos de natureza creditcia: o aproveitamento de utilidades das coisas pode atingir-se atravs de direitos de crdito, ou seja mediante, por via da colaborao de outrem (prestao). Nos direitos pessoais de gozo, o uso e fruio de certa coisa faz-se atravs da actividade de outra pessoa, que os proporciona ao titular do titular. Do ponto de vista funcional, aqui tambm se atinge a vantagem de satisfazer certo interesse pelo aproveitamento das utilidades da coisa. Ao contrrio do que acontece nos direitos pessoais, nos direitos reais a funo que lhes est adstrita no depende da mediao de outrem, uma vez que assegurada pela actuao directa do respectivo titular sobre a coisa: daqui resulta a diferena estrutural. Tendo em considerao tal, entende-se que a doutrina moderna no deixe de reconhecer que no direito real h uma actuao directa (hoc sensu, um poder directo ou imediato) sobre uma coisa, enquanto nos direitos creditcios esse poder mediato. Conjugado com a particular eficcia dos direitos reais, poder-se- afirmar que o direito real, incidindo sobre uma coisa, exclui, no aproveitamento, pelo menos, de algumas das suas utilidades, a interveno de terceiros. Ou seja, o direito real absoluto.

Direito Real enquanto direito subjectivo absoluto, mediante o qual uma pessoa determinada pode afectar certa cisa realizao de interesses particulares tutelados pelo Direito, pelo aproveitamento de todas ou de algumas das suas utilidades.
Concluso da Aula: os direitos reais podem ser definidos em trs categorias gozo, garantia e aquisio distinguindo-se em virtude da sua prpria funo. Sendo direitos reais, em comum possuem o facto de terem por objecto uma coisa determina/corprea.

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Pgina 5

Direitos Reais FDUCP


Contudo, existem mais caractersticas que permitem que exista uma unidade desta disciplina dos direitos reais: permite elencar um conjunto de atributos que so aqueles que partem de duas ideias essenciais, ou seja de dois conceitos bsicos que acompanham a noo de direitos reais para l da comunho da coisa como seu objecto. Deste modo, podemos identificar como caractersticas dos direitos reais: Tm por objecto uma coisa determina/corprea. Poder directo e imediato sobre a coisa Caracter Absoluto

Aula 2 16 de Setembro Noo de Direito Real 1. Colocao do problema Os direitos reais so direitos subjectivos (expresso em sentido amplo), e participam como tais, das caractersticas desta categoria jurdica. Direito Subjectivo: Prof. Menezes Cordeiro: permisso normativa especifica de aproveitamento de um bem, sendo sempre tcnico mas tambm significativo-ideolgico. Prof. Carvalho Fernandes: poder jurdico de realizao de um fim de determinada pessoa, mediante a afectao jurdica de um bem.

Direitos Subjectivos Absolutos: caracterizam-se pela sua eficcia erga omnes, por o correspondente poder ser oponveis contra todos. Direitos Subjectivos Relativos: projectados contras sujeitos determinveis e provem de um vinculo que se cria entre o sujeito activo e o sujeito passivo correspondente relao jurdica. Direitos Stricto Sensu (direitos subjectivos comuns/direito a conduta de outrem): o direito subjectivo envolve um poder de algum modo dirigido a um comportamento de outrem, sobre quem recai a necessidade jurdica de o adaptar, em vista da satisfao do interesse protegido. O debate doutrinal sobre a noo de direito real uma questo dogmtica que ocupa a doutrina h largo perodo de tempo. 2. O debate doutrinal Concepo Clssica

Direito Real enquanto um poder directo e imediato sobre uma coisa.

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Pgina 6

Direitos Reais FDUCP


Esse poder umas vezes entendido com um poder material e outras como um poder jurdico. Sentido de poder directo: ideia de domnio ou senhorio sobre certa coisa, sendo aqui ntida a influncia desta ideia na concepo de propriedade perfilhada no art. 544. Sendo de poder imediato: faculdade, atribuda ao titular do direito, de aproveitamento das utilidades da coisa, sem necessidade de colaborao de outrem. Nesta concepo reala-se a particular posio da coisa como objecto do direito chegando por vezes este ponto a ser formulado em termos que sugerem uma relao entre o titular do direito e a coisa. Sendo ainda frequente na doutrina civilstica do Sc. XX, a teoria clssica foi perdendo aceitao, embora aparea ainda a influencia autores modernos, como o Prof. Henrique Mesquita: configura as relaes reais de domnio ou soberania estabelecidas directamente entre pessoas e as coisas. Observaes Crticas Concepo Clssica: Menezes Cordeiro: coloca em causa a ideia de poder na definio de direito subjectivo: sendo esta uma crtica comprometida com certo entendimento de direito subjectivo (permisso normativa especifica de aproveitamento de um bem, sendo sempre tcnico mas tambm significativo-ideolgico), que no o adoptado, tem de se reconhecer que se impe, pelo menos, o esclarecimento do sentido que se lhe atribui, j que mais no seja, com o propsito de afastar a construo do poder de vontade, adoptada pela teoria clssica na noo de direito subjectivo. Em termos mais significativos, havia ainda que tomar posio sobre o problema de saber se se trata de um poder material ou de um poder jurdico, uma vez que os direitos reais nem sempre implicam poderes materiais sobre coisas (exemplo: hipoteca ou nua-propriedade). A noo sugere a existncia de uma relao entre certa pessoa e uma coisa, que no se ajusta ideia corrente de relao jurdica: o mais que se poderia pretender, como faz alguma doutrina, seria conceber o direito real fora de qualquer relao intersubjectiva, absoluto, hoc sensu os direitos reais, como todos os direitos subjectivos, envolvem uma relao entre pessoas, no com uma coisa.

Concepo Moderna ou Personalista Esta forma de construir o direito real produto da pandectstica, e parte da ideia da relao jurdica.

A relao jurdica real caracteriza-se por nela existir um poder absoluto, que a todos vincula, e a que corresponde, do lado passivo, o chamado dever geral de respeito.
Os defensores da Teoria Personalista consideram que se deve apenas atender s pessoas que se encontrem em posio de interferir com o exerccio do direito por parte do titular, Maria Lusa Lobo 2011/2012 Pgina 7

Direitos Reais FDUCP


chegando-se deste modo a uma ideia de oponibilidade erga omnes, segundo o qual o direito absoluto se caracteriza pela possibilidade de o fazer valer contra quem ameace interferir, ou de facto interfira, no seu exerccio. Teorias Mistas Alguns autores apontam a necessidade de distinguir no direito real dois elementos ou momentos, um interno, outro externo. Identifica-se ento um lado interno e um lado externo do direito. C. Mota Pinto: Concebia o direito real como o poder de exigir de todos os outros uma atitude de respectivo pela utilizao da coisa em certos termos por parte do titular activo. Esta ideia impe a necessidade de delimitar a esfera de aco a respeitar, ou seja, quais os poderes cujo exerccio no pode ser perturbado. Esses poderes variam de direito real para direito real e constituem o contedo de cada um. A eles tem tambm de se atender para a definio de direito real. Deste modo, h no direito real Um lado externo: ligao intersubjectiva correspondente ao poder de exigir dos outros uma conduta conforme obrigao passiva universal relao absoluta Um lado interno: constitudo pelos poderes exercitveis sobre a coisa: contedo do direito real, que caracteriza, por certo, cada direito real, sendo que por esta razo ele varia, mas no se v como pode caracterizar o direito real, enquanto categoria jurdica. No fundo, este lado interno da relao real corresponderia a um poder sem relao.

Em suma, nas Teorias Mistas o direito real caracteriza-se pela circunstncia de ter como objecto uma coisa, ser um poder imediato e muitas vezes directo (direito real de gozo) e pela natureza absoluta destes direitos. Nota: o poder imediato e directo no so requisitos cumulativos. A inerncia (relao ntima entre o direito e a coisa) resulta do poder directo. A sequela (possibilidade de ir buscar a coisa onde ela esteja) resulta do poder imediato.

Outras Concepes Prof. Manuel Duarte Gomes da Silva: o direito subjectivo caracteriza-se como a afectao jurdica de um bem aos fins de pessoas individualmente consideradas, ou seja fazer a transposio deste conceito para o direito real, sendo que neste o bem afectado uma coisa. Crtica pelo Prof. Oliveira Ascenso: a facilidade com que se opera esta transposio revelaria como seria possvel cair na tentao de distinguir entre os vrios tipos de direitos subjectivos pelo seu objecto, quando o elemento decisivo para o efeito o seu contedo. Pgina 8

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Direitos Reais FDUCP


Crtica pelo Prof. Carvalho Fernandes crtica de Oliveira Ascenso: a tese do Prof. Gomes da Silva admite perfeitamente uma leitura que permite ultrapassar a crtica realizada pelo Prof. Oliveira Ascenso. A sua nota bsica reside na afectao jurdica de um bem e esta no tem de assumir sempre a mesma feio. As diferentes modalidades de afectao traduzem o contedo do direito subjectivo e podem, assim, servir de base delimitao das suas vrias manifestaes.

Prof. Oliveira Ascenso: os direitos reais so absolutos, inerentes a uma coisa e funcionalmente dirigidos afectao desta aos interesses do sujeito. Oliveira Ascenso admite a possibilidade de conceber a existncia de direitos subjectivos independentemente de uma relao intersubjectiva. A partir daqui, constri a figura do direito subjectivo absoluto, concebendo-o como direito oponvel erga omnes. Esta nota falta nos direitos de crdito, pois estes assentam numa relao estabelecida entre o devedor e o credor. Nem sequer a chamada eficcia externa da obrigao equivale eficcia erga omnes, tal como ela se apresenta nos direitos reais. Deste modo, resulta que o direito real configura-se como direito absoluto, por poder triunfar de todas as oposies. Contudo, esta qualificao no decisiva por existirem outros direitos que tambm participal da caracterstica da absolutidade e no so direitos reais. Daqui surge a necessidade de recorrer a outros elementos de caracterizao do direito real: a inerncia e a afectao funcional da coisa. Inerncia: respeita posio da coisa no direito real e significa um tal grau de afectao da mesma que dele no pode ser desvinculada. Deste modo, o direito real segue a coisa onde ela se encontrar e prevalece sobre os direitos de crdito relativos mesma coisa. Contudo, de salientar que existem direitos ditos inerentes, que no so reais: nestes casos, a inerncia envolve uma tcnica de determinao da pessoa vinculada a certa obrigao a partir da titularidade de certo direito real. Afectao Funcional da Coisa: o direito real, sendo absoluto e inerente, sobretudo funcionalmente dirigido afectao de uma coisa, em termos reais. Deste modo, faz-se o titular do direito real participar no aproveitamento da coisa para realizao de interesse dele.

No deixa de ser curioso verificar que a noo de direito real apresentada pelo Prof. Oliveira Ascenso assenta em trs elementos, dos quais nenhum seria exclusivo da figura. O prprio autor o reconhece explicitamente quanto absolutidade e inerncia, mas no deixa de o aceitar quanto ao aspecto funcional: este verifica-se tambm nos direitos pessoais de gozo. Prof. Carvalho Fernandes: certo que em favor desta noo se pode assinar a circunstncia de a especificidade dos direitos reais residir na conjuno daquelas trs notas e de a afectao do bem se fazer em termos gerais, segundo a terminologia do Prof. Oliveira Ascenso. No merece porem aceitao o realce atribudo ao elemento funcional; deve antes entender-se que no esta demonstrado em que consiste a afectao funcional do bem em termos reais. Pgina 9

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Direitos Reais FDUCP


Prof. Menezes Cordeiro: parte da crtica pro ele dirigida tese do Prof. Oliveira Ascenso e assenta na sua concepo de direito subjectivo. Crtica tese do Prof. Oliveira Ascenso: existem outros direitos absolutos alm dos direitos reais. Importa aqui distinguir-se se est a falar de direito absoluto, no sentido de oponvel erga omnes, ou e direito absoluto como espao jurdico que todos tm de respeitar nesta segunda acepo, para o Prof. Menezes Cordeiro, todos os direitos so absolutos. A caracterizao do direito real pela funo ideia de afectao funcional de coisas no decisiva na medida em que existem direitos obrigacionais em que se identifica igual forma de afectao. O Prof. Menezes Cordeiro refere-se no, especificamente, categoria dos direitos pessoais de gozo, mas a prestaes de coisas e a prestaes de servios, pois nelas tambm se visa o aproveitamento de uma coisa: nos direitos reais a afectao teria de ser de certo tipo. Concepo de direito subjectivo: define direito real como permisso normativa especfica do aproveitamento de uma coisa corprea.

Prof. Carvalho Fernandes: a noo do Prof. Menezes Cordeiro assenta na particular modalidade dos bens afectados realizao dos interesses dos seus titulares. Se se confrontar a noo de direito subjectivo com a especfica de direito real, fcil verificar que nelas s muda a referencia a bens para a referncia a coisas (corpreas) 3. Posio Adoptada (Prof. Carvalho Fernandes) A posio defendida quanto ao conceito de direito real filia-se no entendimento perfilhado sobre a noo de direito subjectivo: poder jurdico, ou seja, como uma disponibilidade de meios jurdicos atribudos a pessoa determinada para a realizao e um fim ou fins jurdico-privados, mediante a afectao jurdica de certo bem. A afectao do bem pode assumir modalidades muito diversas, tal como diversificados so os meios de actuao jurdica postos disposio do titular do direito. A conjugao destes dois aspectos delimita o contedo de cada direito subjectivo e acaba por interferir com o tratamento jurdico do prprio bem afectado, enquanto objecto do direito. Nos direitos reais o bem afectado uma coisa corprea, sendo que o contedo do direito real caracteriza-se como o conjunto de meios que asseguram a realizao de interesses determinados mediante o aproveitamento de todas ou e parte das utilidades de uma coisa. Esse aproveitamento imediato, no sentido de no pressupor a interveno (mediao) de outra pessoa, alm do seu titular. Da presente exposio, resultam duas notas sobre os direitos reais: Excluso de terceiros, em relao aos quais o direito oponvel. Como consequncia de tal, resulta uma potencialidade de defesa contra agresses ou ameaas de agresses alheias, que no existe em direitos subjectivos que no participam desta caracterstica, mas ainda a oposio, em concreto, do direito contra quem impedir ou perturbar o seu exerccio: os direitos reais so absolutos. Pgina 10

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Direitos Reais FDUCP


Os direitos reais mantm com a coisa uma ligao muito particular, implicando a efectiva afectao das suas utilidades realizao dos interesses do respectivo titular: inerncia.

Quanto absolutidade necessrio apreciar a pretensa verificao desta caracterstica nos direitos de crdito, sustentada por alguma doutrina, e na portuguesa, pelo Prof. Menezes Cordeiro. Nos direitos relativos, o seu prprio reconhecimento implica, para terceiros, a necessidade de se absterem de interferir no desenvolvimento harmnico da relao estabelecida entre o titular do direito e a pessoa adstrita vinculao. A evoluo jurdica, nesta matria, deuse precisamente no sentido de limitar o alcance do velho princpio da relatividade das relaes obrigacionais e do reconhecimento da eficcia externa das obrigaes. Contudo, necessrio no esquecer, que estamos a lidar com realidades diversas, no podendo de modo algum confundir-se o carcter absoluto dos direitos reais com a relevncia externa dos direitos de crdito. Carcter Absoluto dos Direitos Reais: eficcia real

Exemplo violao do pacto de preferncia, sendo este dotado de eficcia real, semelhana do que acontece nos direitos legais de preferncia (exemplo: compropriedade, art. 1409 e 1410): Se A, sem respeitar o direito de preferncia de B, alienar a C a coisa, B tem o direito de haver para si, desde que o requeira no prazo legal e deposite o prelo devido, tudo como se dispe no art. 1410/1, aplicvel ex vi do art. 421/2. Em suma, no s o efeito aquisitivo do contrato celebrado entre A e C no pode ser oposto a B, como este tem o direito de invocar e fazer valer contra C o seu direito real de preferncia e, isto, entenda-se, sem prejuzo da indemnizao que por ele seja, eventualmente, devida. O direito de C cede perante a preferncia real de B. Relevncia Externa dos Direitos de Crditos: eficcia obrigacional

Exemplo: se um terceiro (C), havendo um pacto de preferncia obrigacional celebrado entre A e B, acertar com o dados da preferncia (A) a aquisio da coisa a que ela respeita, violando assim a correspondente obrigao de dar preferncia, o contrato de compra e venda celebrado ente A e C no deixa de ser vlido e a venda de subsistir. O mais que se poder verificar a obrigao, imposta a A, e eventualmente a C, como terceiro cmplice, de ressarcir os danos causados a B. Em comum, em ambos os casos, h a necessidade de C respeitar a situao jurdica de B e dai a necessidade em que C se pode ver colocado, de indemnizar os danos sofridos por efeito do no cumprimento da obrigao de dar preferncia. Ate aqui, esta em causa a reserva de espao jurdico que todos tm de respeitar, existente, na verdade, na generalidade dos direitos subjectivos e de que fala Menezes Leito. Absolutidade (oponibilidade erga omnes): nos direitos reais existe a faculdade de fazer valer o seu direito sobre a aquisio da coisa por terceiro, titular de um direito com aquele incompatvel.

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Pgina 11

Direitos Reais FDUCP


A inerncia consiste tambm numa marca identificadora dos direitos reais, sendo que direitos ditos inerentes, mas no reais, so-no em sentido diferente.

Nesses outros direitos a inerncia representa apenas a mera determinao do sujeito passivo de uma obrigao, em termos mediatos, ou seja, atribuindo essa qualidade a quem quer que seja o titular de um direito real.
Oliveira Ascenso Deste modo, nestes casos, a inerncia no traduz certa maneira de ser da afectao da coisa ao titular do direito, que faz este participar no aproveitamento das suas utilidades para satisfazer necessidades prprias. Daqui resulta, que o entendimento correcto o de s em sentido imprprio certos direitos de crdito se podem dizer inerentes. Por fim, a afectao funcional de uma coisa, tomada isoladamente, no permite qualificar um direito como real, pois ela existe nos direitos pessoais de gozo. Contudo, essa afectao ganha outro sentido quando acompanhada dos demais elementos acima referidos, pois os direitos pessoas de gozo, mesmo participando dessa afectao, no revestem as caractersticas da absolutidade e da inerncia.

Direito Real enquanto um direito absoluto e inerente a uma coisa corprea, afectada realizao de interesses jurdico-privados de uma pessoa determinada.
Contudo, identificado o direito como poder jurdico, no sentido de um conjunto de meios de actuao jurdica, e atendendo as modalidades de afectao das coisas prpria do dieito reais mais adequado definir

Direito Real como o poder jurdico absoluto, atribudo a uma pessoa determinada para a realizao de interesses jurdico-privados, mediante o aproveitamento imediato de utilidades de uma coisa corprea.
Carvalho Fernandes 4. Distino entre os direitos reais e os direitos de crdito Teoria Clssica: radicando nas concepes do direito real e de crdito por ela perfilhadas, tinha o seu acento tnico na diferente modalidade do bem sobre que recaa cada uma das correspondentes situaes jurdicas: coisas, num caso, prestaes, no outro. Doutrina Moderna ou Personalista: v os direitos reais como absolutos, segundo o seu prprio entendimento, enquanto os direitos de crdito so relativos. Assim, a distino estabelecia-se a partir da diferente estrutura das correspondentes relaes jurdicas, atendendo em particular ao seu lado passivo. Ao direito real correspondia o dever geral de respeito, enquanto ao direito de crdito se contrapunha um dever especfico, imposto a pessoas determinadas ou determinveis. Teorias Mistas: a particularidade dos direitos reais reside na existncia de um lado interno e de um lado externo, realidade no verificada nos direitos de crdito, pois nestes no faria

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Pgina 12

Direitos Reais FDUCP


sentido falar em lado externo, segundo o velho Princpio da Relatividade da relao obrigacional. Todas estas teorias participam do aspecto comum de assentarem na existncia de direitos de crdito e de direitos reais como realidades distintas. A sua incapacidade para explicarem a distino em termos adequados levou alguma doutrina a desistir dessa via e a afirmar a identidade das duas categorias jurdicas: Teorias Monistas. Teorias Monistas: nem sempre os autores assenta essa identidade nos mesmos elementos, mas podem distinguir-se duas linhas fundamentais de argumentao, uma redor da absolutidade e outra da inerncia dos direitos reais. Salientam-se as teses de dois juristas franceses de renome Demogues e Gaudemet que perfilham estas orientaes. Teoria Monista de Demogues: desenvolve a teoria personalista do direito real, e como tal ligada sua nota de absolutidade. Ao contrrio do que se pretendia fazer crer naquela orientao, os direitos reais no tem exclusividade dessa caracterstica; tambm no direito de crdito se pode identificar uma obrigao passiva universal que se traduz para terceiros na necessidade de respeitar o direito de crdito. Deste modo, fica posta em causa, neste entendimento, a relatividade das relaes obrigacionais, empolando-se, em contrapartida, a sua eficcia externa. Teoria Monista de Gaudemet/ Teoria Realista: procura a identidade entre os direitos reais e os direitos de crdito no plano do objecto. Ao contrario do que a doutrina corrente faz crer, sustenta-se nesta concepo que tambm os direitos de credito recaem sobre bens, embora com algumas particularidades. Na verdade, enquanto os direitos reais incidem sobre coisas determinadas, os direitos de crdito tm por objecto o patrimnio do devedor, no seu todo. Ainda que a tese de Gaudemet fosse correcta, sempre se poderia dizer que a diferena assinalada no de pequeno relevo. O simples facto de os direitos de crdito incidirem sobre o patrimnio como um todo e no sobre coisas determinadas explica o facto de no fazerem sentido quanto a eles as caractersticas da prevalncia e da sequela. No desenvolvimento deste reparo no deixa de ser curioso assinar que a doutrina portuguesa dominante pe em causa a natureza dos privilgios creditrios mobilirios gerais como direitos reais, precisamente por eles no incidirem sobre coisas determinadas, como acontece nos privilgios especiais, mas sobre a generalidade dos bens do devedor. Contudo, a tese de Gaudemet em si mesmo no merece aceitao: no se pode dizer que o direito dos credores, em geral, recaia no patrimnio do devedor, no seu todo. O patrimnio do devedor funciona apenas como garantia da realizao dos direitos patrimoniais de natureza obrigacional de que ele sujeito passivo; o patrimnio no esta, porm afectado a esses direitos no sentido de custa dele se satisfazer directamente o interesse dos credores. O alcance da chamada funo externa do patrimnio outro, para alm de a funo de garantia no ser a exclusiva, nem a primria das funes do patrimnio. Por vezes, pretende encontrar-se fundamento para a teoria realista no regime da Pgina 13

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Direitos Reais FDUCP


impugnao pauliana, invocando-se o seu efeito de restituio fictcia do bem alienado ao patrimnio do devedor, para sobre ele ser exercido o direito do credor. Prof. Menezes Cordeiro: chama colao o regime deste instituto (impugnao pauliana), em matria que interessa distino entre direitos reais e direitos de crdito, importando se ele pode pr em causa a tese dualista, em particular no sistema jurdico portugus. Os efeitos da impugnao pauliana parecem ajustar-se ao entendimento em anlise. Verificados os requisitos da impugnao e julgada esta procedente, o prof. Salienta que ela destri a transmisso, abrindo-se assim a possibilidade de o crdito ser actuado directamente contra o terceiro adquirente; dai a semelhana do direito real, o direito de crdito seguiria a coisa alienada. Funda-se tanto no art. 616/1 e 4, sendo que este ltimo limita os efeitos da impugnao ao credor que a tenha requerido. O regime da impugnao pauliana afasta-se em aspectos muito significativos do que seria prprio de um direito real: requisitos relativos aos pressupostos do instituto e aos seus efeitos, que no fazem qualquer sentido em matria de direitos reais. O titular de um direito real, ao pretender invoca-lo em juzo, nomeadamente contra quem tenha em seu poder, indevidamente, a coisa que dele objecto, tem apenas de demonstrar a titularidade do seu direito, no carecendo de discutir com o seu possuidor ou detentor os ttulos atravs dos quais ele obteve a posse ou deteno. Muito diferente a posio do credor, a quem no basta demonstrar a titularidade do seu crdito para executar, no patrimnio do adquirente, uma coisa alienada pelo devedor. Tem primariamente de atacar a alienao, e a isso se destina justamente a impugnao. Contudo, esta por seu turno depende de mltiplos requisitos, entre os quais relevam a natureza do negcio de alienao e a boa ou m f das partes, no acto de alienao. Em relao a este aspecto importa ainda salientar o requisito que faz depender a impugnao de ter havido diminuio da garantia, que determine a impossibilidade de o credor obter a satisfao integral do seu crdito, ou agravamento dessa impossibilidade (art. 610 al. b)). Este aspecto particularmente significativo, pois nele se revelou ser a funo de garantia que aqui esta em causa, como atras se assinalou. No plano dos efeitos da impugnao: a possibilidade de a execuo recair sobre a coisa alienada nem se sempre se d por fora do art. 616/3, estando o adquirente de boa f, ele s responde na medida do seu enriquecimento. Verificada tal hiptese, o credor pode encontrar-se em situao de nem sequer poder realizar o seu credito pelo valor da coisa alienada, quanto mais sobre ela. Maria Lusa Lobo 2011/2012 Pgina 14

Direitos Reais FDUCP


relevante o facto e ser imprescritvel a faculdade de reivindicar a coisa objecto do direito real (art. 1313), enquanto o direito de impugnao tem um prazo de caducidade, bem curto de 5 anos (art. 618). E este nem sequer se conta do conhecimento do acto pelo credor impugnante, mas da data da sua celebrao. Daqui resulta, que excessivo afirmar, tal como afirma o Prof. Menezes Cordeiro, que verificadas certas circunstncias, o titular do direito de crdito pode exigir a qualquer pessoa a restituio, ao devedor, dos meios que o habilitem a executar a prestao devida, e ainda que atravs da impugnao pauliana, o direito pessoal pode ser actuado directamente contra terceiros, semelhana do direito real. Em suma, os direitos reais gozam da possibilidade de oposio a terceiros que no existe nos direitos pessoais. Por certo, essa possibilidade de oposio , por vezes, paralisada, pela necessidade de tutela da posio jurdica de alguns terceiros. So todavia casos excepcionais uma vez que a grande regra a da oponibilidade. Pelo contrrio, nos direitos e crdito, a grande regra a da impossibilidade de o credor seguir os bens do devedor para a realizao do seu crdito. E mesmo quando, a ttulo excepcional, isso admitido, tal faculdade depende de requisitos muito severos e limitativos. 5. Posio Adoptada A doutrina portuguesa, exceptuando a posio do Prof. Menezes Cordeiros, mantm, em geral, a distino entre os direitos reais e os direitos de crdito. Prof. Oliveira Ascenso: a verdadeira nota caracterstica dos direitos reais reside na sequela. Os direitos reais gozam de sequela e s em relao a eles se pode falar desta caracterstica. Contudo, o prof. atende tambm prevalncia. Prof. C. Mota Pinto: a distino estabelece-se pelo recuso a vrios elementos que qualificam os direitos reais e faltam nos direitos de crdito: a absolutidade, a sequela e a inerncia, sendo esta um sintoma da sequela e da inerncia. Prof. Antunes Varela: o trao relevante da distino entre direitos reais e direitos de crdito reside na natureza absoluta dos primeiros, da derivarem as caractersticas da prevalncia e da sequela. Para alem disso, salientava ainda eu os direitos reais se caracterizam, no seu lado interno, como um poder de soberania sobre a coisa e esto subordinados ao Princpio da Tipicidade (numerus clausus). Prof. Almeida Costa: para alm de outras diferenas menores, v como traos delimitadores dos direitos reais, o seu caracter absoluto e de excluso. Daqui deriva, como consequncias, que eles podem ser ofendidos por quaisquer pessoas, so dotados dos atributos do direito de preferncia e do direito de sequela e dominados pelos princpios do numerus clausus e da tipicidade.

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Pgina 15

Direitos Reais FDUCP


Prof. Carvalho Fernandes: entende que a distino entre direitos de crdito e direitos reais se deve fazer em elementos de vria ordem. A sua permanncia ao longo da histria revela uma daquelas distines entre institutos jurdicos que contribuem para a melhor descrio e compreenso da realidade jurdica. Essa constncia na doutrina no pode ser destituda de valor, s devendo ser eliminada perante argumentos decisivos. Substancialmente, os direitos reais e os direitos de crdito, para alem de corresponder, na vida econmica, a duas diversas modalidades de circulao de bens, tm do ponto de vista jurdico natureza diferente. O problema reside na dificuldade de fixao dos elementos significativos da distino.

Daqui resulta que: Absolutidade: os direitos reais tm natureza absoluta, no sentido de as faculdades conferidas ao seu titular serem oponveis erga omnes. certo que a absolutidade no privativa dos direitos reais pois outros como os da personalidade, participam dela; contudo, esta caracterstica acaba por assumir nos direitos reais uma nota particular por razoes ligadas ao seu prprio objecto. Sendo esta uma coisa certa e determinada, o caracter absoluto dos direitos reais projecta-se na inerncia, que, por seu turno, se desenvolve em outras notas a sequela e a prevalncia. O poder atribudo ao titular do direito real assume uma feio muito prpria, traduzida na modalidade de que se reveste a afectao da coisa ao seu titular. O direito poe disposio do titular do direito real meios de actuao jurdica que lhe asseguram a possibilidade de realizao dos seus interesses, mediante o aproveitamento imediato de utilidades da coisa. Nos direitos de crdito mesmo nos pessoais de gozo no acontece assim, havendo sempre com maior ou menor relevncia, a mediao do devedor. J que mais no seja, a este cabe a obrigao de entrega da coisa e a de assegurar o gozo dela. Dessa forma particular de afectao da coisa, nos direitos reais, resulta que eles acompanham as coisas nas suas vicissitudes sequela e excluem direitos incompatveis constitudos sobre a mesma coisa prevalncia. A Publicidade 1. Noo de Publicidade Noo: quando referida a realidades jurdicas, a publicidade respeita a factos que pela sua importncia ou relevncia importa dar a conhecer para alm do crculo das pessoas a quem directamente respeitam, tornando-os patentes ou pblicos. No fundo, a publicidade acompanha realidades jurdicas muito diversas, em relao s quais se verifica essa

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Pgina 16

Direitos Reais FDUCP


necessidade de as tornar pblicas, ou, pelo menos, de possibilitar ou facilitar o seu conhecimento por terceiros. Vantagem em tornar fcil e certo o conhecimento de algumas situaes jurdicas: Estado Pessoal: nomeadamente pelo que respeita sua projeco na capacidade jurdica das pessoas, facultando a quem com elas pretende entrar em relao a possibilidade de avaliar previamente a validade e eficcia dos actos jurdicos em que elas se propem intervir. Semelhante aspecto se passa com a situao jurdica das coisas, pois o seu conhecimento faculta aos que pratiquem actos a elas inerentes a possibilidade de se certificarem da sai situao jurdica e, atravs dela, nomeadamente, da aptido desses actos para lhes atriburem os poderes jurdicos que sobre elas visam adquirir.

Em suma, a Publicidade resulta do caracter absoluto dos direitos reais: ideia de proteco de terceiros. A publicidade, e em termos gerais, explica se pelo facto do facto de algum ser titular de direitos oponveis a terceiros, e desta forma os dever dar a conhecer a esses mesmos terceiros: possibilidade de os terceiros conhecerem esses direitos reais de caracter absoluto. 2. Modalidades da Publicidade H certos comportamentos humanos que pela sua repetitividade e tipicidade social implicam, por si mesmos, na sua materialidade, a revelao e a publicitao de certas realidades sociais e jurdicas. Na normalidade das coisas, certos comportamentos sociais acompanham a existncia de determinadas situaes jurdicas. Exemplo: As relaes estabelecidas entre pessoas que vivam maritalmente ou entre pais e filhes assumem uma certa feio, ou maneira de ser tipicidade social. Se algum adopta, em relao a uma pessoa de sexo oposto, com quem vive, ou em relao a um menor, com regularidade repetitividade certos comportamentos, que integram a chamada posse de estado, natural que da se tirem consequncias quanto existncia, entre essas pessoas de uma relao matrimonial ou de filiao posse de estado de casado ou de filho (art. 1653 e art. 1816/2 al. a) e art. 1871/1 al. a)) Modalidades de Publicidade: Espontnea: a materialidade de certos comportamento encontra-se ligada publicidade das situaes jurdicas de que eles so um sinal exterior adequado e normal; sendo que esta modalidade de publicidade resulta da simples realidade das coisas. Exemplo: o proprietrio de bens que adopta em relao a eles os comportamentos correspondentes ao seu uso e fruio, fazendo-o, em regra, vista de todos sem reservas ou reparos de qualquer outra pessoa. Compreende-se que se veja neste Maria Lusa Lobo 2011/2012 Pgina 17

Direitos Reais FDUCP


comportamento posse o sinal exterior da propriedade e que, a partir da, se lhe ligue a relevncia jurdica na atribuio ou no reconhecimento da titularidade do correspondente direito. Em suma, a publicidade espontnea, fundada na posse, respeita tato a coisas mveis como imveis, mas funciona como meio exclusivo de publicidade de direitos reais que tm por objecto as coisas mveis, em geral. Provocada: actuao intencionalmente dirigida a dar a conhecer a terceiros ma certa situao jurdica; sendo que esta modalidade de publicidade, nos tempos modernos, faz-se mediante a inscrio de certos factos em livros de registos prprios, que so guardados, ou conservados ou um servio prprio. Em suma, a publicidade provocada/organizada assenta no regime do registo (predial ou outro), por razes decorrentes da natureza das coisas, privativa dos imveis e de certos tipos de coisas mveis, que permitem uma fcil individualizao e identificao: coisas mveis registveis.

3. A Publicidade como caracterstica dos direitos reais O comportamento social indiciador da titularidade de certo direito respeita sempre a uma coisa corprea existente, certa e determinada. Deste modo, o seu exerccio normalmente acompanhado de actos materiais sobre a coisa que, em regra, pressupem a sua deteno. Daqui resulta, que a publicidade espontnea, ligada tipicidade social e repetitividade de tais comportamentos, assuma neste domnio uma projeco e um significado que no tem quanto a outros direitos subjectivos. A actuao material sobre a coisa facilita o conhecimento por terceiros. Exemplo: se algum actua regularmente em relao a certa coisa como o faria, por exemplo, o seu proprietrio posse (de proprietrio) natural que se repute o possuidor como proprietrio esta ideia valida independentemente da coisa ser mvel ou imvel. Aula 3 22 de Setembro Situaes jurdicas de Qualificao duvidosa: situaes de direitos que esto relacionados com uma coisa e que tero algumas particularidades de regime que nos farao pensar na existncia de um direito real, mas que por razoes varias, no o so. A situao mais importante de tal a situao do locatrio: contrato de locao nos art. 1022 e sse Na locao, algum recebe uma coisa para usar/para dar uso tendo em conta a finalidade que pretende e relativamente a essa coisa ele no precisara da colaborao de ningum mal entra na casa com as chaves comea a usa-la hiptese de direito real embora venha no livro das obrigaes? Embora no livro das obrigaes encontremos os direitos reais de garantia e alguns direitos reais de aquisio e tenha uma coisa como objecto e o poder directo e imediato sobre ela (caractersticas do direito real), falta a natureza: o direito tem de ser absoluto. A locao (tal como o comodato) poderamos ter dois exemplos de direitos reais de gozo (principio da tipicidade so direito real aquilo que a lei preveja), contudo se eu considerar a locao como um direito real ento se A decide entrar numa Maria Lusa Lobo 2011/2012 Pgina 18

Direitos Reais FDUCP


casa e depositar na conta de B (dono da casa) uma certa quantia, ele adquire por usucapio a coisa (andar) o direito de locatrio? Daqui resulta a questo de saber se a locatria um direito de credito ou direito real, uma vez que a usucapio so se refere a aquisio de direitos reais de gozo. Coisa Poder imediato e directo Natureza absoluta? Ou ele se entegRa no livro dos direitos reais (panopila de normas que permite deduzir que os direitos reais so absolutos ver 1311 e ss 1315) ou encontra no seu regime alguns traos que permitam deduzir a sua natureza absoluta neste caso, no livro das obrigaes teria de estar numa norma a consagrao da natureza absoluta da locao

Elementos que permitem caracterizar a locao como direito de crdito: art. 1682 A: direito pessoal de gozo art. 1022 noo no induz a pensar que se trate de um negocio jurdico real quoad constitucionem Ainda que de natureza formal, elemento assenta no facto de a locao estar no livro das obrigaes

Estes 3 elementos so fracos. Elementos invocados para ser direito real Art. 1057: A (contrato de locao) B; A vende a C Em suma, C substitui A, e deste modo tem de respeitar o contrato de locao com B. Se eu estivesse a falar de um direito de crdito, no h a regra de que o direito que constitui em primeiro lugar prevalece sobre o que se constitui depois Se em vez de locao, tivesse um contrato promessa com entrega da coisa, B utiliza a coisa (traditio antecipada) e ate houve a entrega de um sinal que feita todos os meses, ou seja tivesse um direito de credito fundado numa entrega da coisa C no teria de respeitar a coisa. B teria de sair da casa e pedir uma indemnizao (fundada nos termos do sinal) a A. B fica prejudicado porque tem um direito real adquirido depois face ao seu direito de credito Na locao, o art. 1057, por razoes de interesse social, o B no tem de sair da casa lgica igual dois direitos reais (semelhante sequela). Ausncia de art. 1057 semelhante para o comodato no se trata de uma situao juridicamente duvidosa: no existe a situao da sequela (esta existe tanto na locao como no comodato): 1037: meios facultados = Maria Lusa Lobo 2011/2012 Pgina 19

Direitos Reais FDUCP


Exemplo: A compra um relgio de ouro e depois deita fora o recibo e utiliza o relgio posse, A comporta-se como proprietrio da coisa na posse no me preocupem saber se a pessoa titular ao poder de controlo que faz sobre a coisa. B rouba o relgio a C, esbulha-o (roubo e furta). A esbulhado, e B esbulhador. B passa a ser possuidor sem ser proprietrio a posse em primeiro lugar funda-se na aparncia. Posse causal (titularidade do direito) e posse formal (sem titularidade do direito). Posse um direito autnomo no precisa da titularidade. Meios de defesa da posse: permite a algum que seja possuidor, que faa prova da prova, reagir contra terceiro. Deste modo, o locatrio pode por uma aco de manuteno/restituio da posse contra um terceiro directamente Locao: direito real ou no? H ainda uma via intermdia: Henrique mesquita direito de natureza pessoal embora com elementos de natureza real. - art. 1057: pensar numa lgica creditcia. Exemplo anterior B ope se a c, sequela! Cesso da posio contratual transmisso dos direitos e das obrigaes de uma parte para outra com o acordo da outra parte. 424 e ss -recurso ao meio de defesa da posse: art. 1037/2 no faz sentido estar la esse artigo se o direito do locatrio fosse um direito real o art. visa dizer que o direito no real, mas o legislador em razo do interesse social vem reconhecer o direito locatrio de proteger o seu direito, de o poder opor, sozinho. 1037+ 1057: ajudar o locatrio no exerccio de um direito que no real. Henrique mesquita: entre outros aspectos, o mais fundamental (para o prof. Henrique Antunes), na locao, ate por fora da sua natureza, o contrato de locao, deveria ter feito nos termos em que faz nascer o direito real de gozar a coisa direito que esta acompanhado de deveres de prestar, mas o acto constitutivo de direito esgotou se nop prprio contrato. Contudo, o locatrio estar sempre na dependncia do locador dependncia do contrato com o locador (subarrendamento so pode fazer com autorizao do senhorio). O contrato faz nascer um direito que esta sempre dependente desse contrato, da relao que existe. A relao de locao um direito subjectivo creditcio relacional, e no um direito real. Estou dependente da relao que nasce do contrato e nos termos deste tal como acontece nos direitos de crdito Tema de Oral Segunda situao jurdica de caracterizao duvidosa: obrigaes reais Obrigaes Reais: obrigaes, deveres de prestar, reais, relacionados com coisas. Exemplo: proprietrio, na compropriedade, tem de pagar a sua contribuio para as despesas comuns. Temos de olhar para o direito, para poder ficar nesta situao.

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Pgina 20

Direitos Reais FDUCP


O direito correspondente obrigao de prestar, em primeiro lugar um direito de credito. Contudo, este credito pode: estar associado titularidade de um direito real ou ser so um credito

A (credor) do senhor B( devedor porque titular de um direito real comproprietrio) Mas B vende a C tendo um mero direito de credito, o terceiro no pode ser vinculado pr uma divida anterior nada tem a ver com a relao entre A-B! B tem de prestar a A. Contudo, sendo uma divida associada a um direito real. A doutrina entende que quando se trate de dividas ou deveres de prestar com reflexo na prpria coisa, quem compra esta vinculado com a divida anterior obrigaes reais ambulatrias a transmisso da coisa acompanha a dvida anterior Obrigalies reais ambultarioi: deveres de prestar que acompanham a transmisso da coisa Situao diferente dos meros direitos de prestao, mas tambm diferente das dos direitos reais. C dividias no valor de 1250 em relao a vrios credores. Tem 500 de crditos. E tem A enquanto credor de 250 euros. E tem mais cinco credores de 2000 5credores de 200 1000 1 credor de 250 500 euros divididos pelos 6credors igualitariamente obrigao real caso A recebe menos de 250 porque temos 500:6-. No nus real, temos o elemento de garantia que refora a posio do credor: a coisa que transmitida responde perante esse credor, atribuindo a esse credor A uma posio de preferncia A com preferncia relativamente aos demais credores satisfazer a sua posio. Os 250 que restam a C so divididos pelos restantes cinco credores. Aula 4 23 de Setembro Categorias de Caractersticas Tendenciais: so: afectao total da coisa: o objecto do direito real uma coisa no seu todo, no seu conjunto (art. 1327 - acesso enquanto modo de aquisio do direito propriedade) VS propriedade horizontal: o direito que o proprietrio que uma fraco tem um direito que se esgota na propriedade da sua fraco e nas zonas comuns aos proprietrios

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Pgina 21

Direitos Reais FDUCP


permanncia: no sentido de perpetuidade ou no sentido de ideia de que os direitos reais no se extinguem no seu exerccio. No primeiro sentido, enquanto direitos reais no terem um limite temporal vivendo perpetuamente exemplo: direito de propriedade (art. 1307/2) para ser uma caracterstica essencial essa perpetuidade teria de estar presente em todos os direitos reais o que no acontece (direito de superfcie (temporrio ou perptuo) e usufruto, uso e habitao 1439 e 1443 (para as pessoas colectivas) - 1490). No segundo sentido, nos direitos reais de gozo (de aquisio e garantia semelhante ao direito de credito extinguese pelo seu exerccio) posse e usucapio: entendida no sentido de controlo material de coisa, porque que posse uma caracterstica tendencial? S diz respeito aos direitos reais de gozo (art. 1251: direitos reais de gozo equiparao enquanto o que ocorre no direito de propriedade: possibilidade de controlar materialmente a coisa, direito real em que essa possibilidade exista, ou seja direito real de gozo). Direitos reais de gozo por exemplo os frutos que se encontram associados ao poder de usar e fruir uma coisa. Quanto usucapio, esta pressupe a posse: se esta no existe em todos os direitos, a usucapio tambm no. Alem disso, a usucapio no esta associada a todos os direitos reais de gozo art. 1293. a) No aparente significa que no se revela por sinais visveis e aparentes. b) Direitos de uso e habitao: directamente associados a necessidades do titular e da sua famlia Essenciais: traduz-se no facto de estarem presentes em todos os direitos reais, contudo existem situaes fcticas que podem impedir a verificao de uma das caractersticas no direito real existncia e determinao da coisa que o objecto do direito real: determinado no momento da constituio ou da aquisio do direito inerncia: traduz a realidade que existe entre a intima ligao do direito coisa, e consequentemente o interesse do titular do direito satisfeito pelo aproveitamento imediato das utilidades dessa coisa, no dependendo de um terceiro. sequela: existindo inerncia, esta ligao intima entre a pessoa e a coisa, significa que onde estiver a coisa tambm estar o seu titular: direito real pode ser exercido onde quer que a coisa esteja. Direito real acompanha as vicissitudes da coisa. A sequela tem expresses diferentes consoante os direitos reais em causa: direito real de gozo: aco de reivindicao (1311) Maria Lusa Lobo 2011/2012 Pgina 22

Direitos Reais FDUCP


direito real de aquisio e de garantia: garantia venda ou seja quando eu tenho uma garantia sobre determinada coisa eu vou exercer essa garantia atravs da venda dessa coisa acabando por satisfazer a garantia do meu credito; aquisio aco de preferncia e execuo especifica A cv B (NO REGISTA) A VENDE A C (R, TO, BF) B tem direito porque o registo no tem efeito constitutivo so consolidativo! Existem situaes fcticas que impedem o exerccio da sequela, uma vez que existe uma proteco de C! C doa a D (R, TG, MF): B no perdeu o seu direito mas no pode ir atrs da coisa enquanto C estiver numa situao de proteco. Contudo, B pode ir atrs da coisa depois de C doar a D. Oliveira Ascenso: facto resolutivo destruio do direito de propriedade Carvalho Fernandes e Menezes Cordeiro: facto condicionante da eficcia do direito de propriedade, ou seja o direito de propriedade no pode ser exercido mas no morreu Para certas situaes deve se aceitar que o direito esteja l algum art. 5 + 17/2 + 291 do CRPredial A (regista): C adquiriu de B (AMBOS REGISTAM) 17/2: so se aplica quando A no regista B simula que A lhe vendeu e transmite a C (no uma relao triangular, no a situao do 5/4) A no regista no pode opor o seu direito a C Poderia ainda existir outra categoria de impedimento sequela: Em Portugal, no vigora o princpio da posse vale titulo: posse (coisa controlada) vale titulo (vale direito) controlo material da coisa = titular de direito algum tem uma coisa mvel que esbulhada, sendo que essa vai parar por venda a um comerciante que vende coisas semelhantes. Chega um comprador e compra a coisa (boa fe no acontece na feira da ladra porque sabemos que roubado) posse = proprietrio Em Portugal existe uma certa tutela do terceiro adquirente (1301): a pessoa que foi esbulhada e que propem uma aco contra um terceiro que comprou de boa f a coisa, esse obrigado a restituir o preo (terceiro entrega a coisa que adquiriu) e eu terei de Maria Lusa Lobo 2011/2012 Pgina 23

Direitos Reais FDUCP


pagar o preo ao terceiro terceiro recebe o preo que pagou. Posso exigir direito de regresso ao esbulhador Limitao da Sequela: tenho de pagar ao terceiro + meios que numa situao de esbulho de que se pode fazer valer o esbulhado para reaver a coisa: aco de reinvindicaao da coisa e aco de restituio da posse (proposta contra o esbulhador e contra terceiros de ma fe). Terceiro de boa fe? Aco de restituio da posse no! Em suma, 3 direito ao preo que pagou e so pode ser demandado numa aco de reinvindio. Prevalncia Classicamente, na medida em que o direito real era um poder directo e imediato sobre uma coisa, o direito real era tido como prevalente: o direito real que primeiro se constituise prevalecia sobre os demais prioridade temporal do direito que se constitusse em primeiro lugar face aos seguintes. Este entendimento clssico exige alguma reflexo: quando se fala em prevalncia no s em relao prioridade temporal, mas tambm o facto de um direito real prevalecer sobre qualquer direito de crdito. Contudo, tal no totalmente satisfatrio: Eu no posso dizer que um direito real prevalece numa logica temporal nem em prevalncia face a qualquer direito de crdito, se tais no forem incompatveis: necessrio existir conflito entre os dois direitos. Exemplo: Dupla Alienao: A vende a B e C. - B regista e C no: o direito pertence a B, e C tem um no direito no h incompatibilidade; B no regista e C regista (titulo oneroso e boa f): novamente no h incompatibilidade Nos direitos reais de garantia existe uma espcie de prevalncia quanto capacidade de exerccio. Em suma, numa lgica intuitiva os direitos reais ao terem a caracterstica da prevalncia mas tem de serem incompatveis. Nos direitos reais de garantia h capacidade de exerccio, nos direitos reais de gozo h uma capacidade de existncia. Tipicidade art. 1306: o legislador aproveitou o direito de propriedade (direito real de gozo mximo) para inserir uma parte geral. Interpretao Literal: restries e figuras parcelares so coisas diferentes Exemplo: X, tem um terreno, que da em usufruto a Y TERRENO RESTRINGINDO (NUAPROPRIEDADE com o meu consentimento retiraram-me poderes) restrio. Maria Lusa Lobo 2011/2012 Pgina 24

Direitos Reais FDUCP


Direito do usufruturio comprime o direito de propriedade, mas no o mesmo: o usufruturio pode usar o relgio de X mas no o pode destruir. So X, proprietrio, o pode fazer Direito de superfcie: relativamente coisa que constri proprietrio (primeiro constri, depois de construda estamos perante um direito de propriedade). Ate h algum tempo no era possvel constituir um direito de superfcie sob o solo. art. 1306 deve ser interpretado rigorosamente: parcelar no precisa da colaborao da outra parte Sempre que exista a atribuio a algum de poderes mais restritos do que a propriedade, esse algum estar sempre dependente daquele que o proprietrio/.. O princpio da Tipicidade visa tutelar terceiros, uma vez que este s pode vir a ser afectado por uma situao jurdica anterior se esta constar de lei. Matria clssica de exame: caractersticas dos direitos reais

Aula 5 29 de Setembro & Aula 6 30 de Setembro Ensaio de uma parte geral do direito real Vicissitudes dos direitos reais

Constituio: 1. Constituio negocial: fontes de surgimento do direito real art. 1316, 1440, 1528, 1417 forma mais comum (contraposio usucapio) por contrato ou testamento, s no sendo admitida em certos direitos reais com fonte exclusiva na lei (ex. direitos creditcios) 2. Usucapio: embora sendo uma forma geral, um dos modos de aquisio dos direitos reais de gozo (mas no esta presente nos direito reais de aquisio e de garantia). No interior dos direitos reais de gozo h dois que no so susceptveis de aquisio por usucapio os casos do 1293 art. 1287 - noo de usucapio. certo lapso de tempo 1293 e ss: natureza do bem a que respeita a posse e pelo estado subjectivo do prprio agente Boa fe: aquisio por usucapio prazo mais curto, ma fe prazo mais longo

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Pgina 25

Direitos Reais FDUCP


1294, 1295 e 1296: usucapio de imveis natureza dos bens, distinguem consoante exista boa ou ma f cada uma das normas com prazos diferentes preciso outra circunstancia 1294: prazo mais curto, 10 anos (al. a) boa f 1295: no h registo do titulo de aquisio mas apenas registo da mera posse 1296 falta de registo 1293 casos em que no pode haver usucapio + casos dos artigos seguintes (1297 1300) Posse Violenta ou Oculta: 1258 e ss Matria de classificao de posse: fundamentalssima! h posse? que tipo de posse? depende a possibilidade de aquisio por usucapio ou dos termos dessa aquisio. Olhando para as classificaes (legais) de posse no pode ser adquirida por usucapio nos casos de posse violenta ou oculta. Posse de boa ou ma f. Posse titulada ou no.

art. 1259: posse titulada validade formal requisito independentemente .. Situao que cabe no 1251 A coagido moralmente por B a vender sendo que B vende a C NEGOCIO A B Invalido C (to, registo, boa f): 1291 tutela E se B doou a C? SO TEM A VIA POSSUSSORIA - h posse ou no? - como se classifica caso haja? Posse titulada (mas b no tem do ponto de vista substantivo legitimidade para vender? Invalidade do negocio a b afectaria negocio b-c) posse titulada (1259) art. 1260: posse de boa fe E se ele passado um ms saber que estava a lesar os direitos de outrem? Boa f passa a ser ma f ? ao contrario do que se passa no usufruto em que fala da relevncia de boa para ma f, nada nos diz a posse Posse titulada presuno ilidvel (350/2) art. 1261 posse pacifica Caractersticas da posse demos todos os artigos lapso de tempo regime da usucapio remete para os caracteres da posse Maria Lusa Lobo 2011/2012 Pgina 26

Direitos Reais FDUCP


1267: 1 AL D) E 2 1282: no fala na posse violenta articular com o 1267 pergunta ORAL: efeitos da posse violenta suspende o prazo 1267 suspende o prazo de aco de restituio 1282 no permite a aquisio por usucapio enq a violncia no cessar

-posse violenta aquela que se usa a coaco fsica presume se inilidivelmente uma posse de ma fe art. 1287: noo aproximativa Efeitos do usucapio: retroactivos 1288 no preciso capacidade exerccio 1289/2 1292 303 prescrio tem de ser invocada 305 ideia que a usucapio pode ter interesse se houver um devedor - irrelevante

As Vicissitudes dos direitos reais respeitam vida do direito real, no se esgotando na aquisio. perda modo de extino impossibilidade de exerccio: impossibilidade definitiva

art. 1571 Desafio: 1536 ver 298/3 Carvalho Fernandes uso carpis (art. 1574): questo da caducidade e prescrio: aplicam-se as regras da usucapio e consequentemente da prescrio. Ao no uso aplicava-se a caducidade. O no uso no se encontra previsto no art. 1536 - superficirio que no utilizasse por 20anos vi-a o seu direito extinguir-se pergunta de oral No uso enquanto tal uma forma de extino? Aula 7 6 de Outubro Extino dos Direitos Reais art. 298/3: no uso enquanto forma de extino dos direitos reais art. 1536: no uso enquanto forma de extino do direito de superfcie? art. 1476/1 al. c): usufruto extingue-se pelo no uso. Coloca-se a questo de saber em que difere do direito de superfcie que embora o art. 298/3 consagre que se pode extinguir pelo no uso, a lei no art. 1536 quando consagra as causas de extino do direito de superfcie no se refere ao no uso como causa dessa mesma extino? Maria Lusa Lobo 2011/2012 Pgina 27

Direitos Reais FDUCP


O que justifica que o no uso seja uma causa de extino dos direitos reais?
Enquanto que no se pode exercer um direito de crdito ad eternum uma vez que ele prescreve, extingue-se, a mesma logica se encontra nos direitos reais: se estes no forem exercidos durante um certo perodo temporal extinguem-se. Direito Real enquanto expresso individual mas tambm colectiva: usucapio uma pessoa que no exerce o direito durante um certo perodo temporal pode justificar a aquisio desse mesmo direito por outra pessoa. Sendo que a superfcie no segundo momento concede ao usufruturio os poderes do direito de propriedade o no uso enquanto no forma de extino do direito de superfcie restringe o direito de propriedade violao do Princpio da Tipicidade. O art. 1536/1 al. c) consagra que no estando a obra concluda durante um certo perodo de tempo o direito extingue-se. Em suma, direito de superfcie extingue-se pelo no uso (art. 298/3) Num segundo momento, ou seja quando a obra estiver concluda, os direitos de superficirios passam a ser os do direito de propriedade do solo Direito de propriedade pode-se extinguir pelo no uso Princpio da tipicidade Amplia-se o direito de propriedade devido ao regime aberto do Princpio da Tipicidade (art. 298/3 direito de propriedade pode-se extinguir pelo no uso). O direito de propriedade, no segundo momento do direito de superfcie no exclusivo na medida em que est dependente do solo. art. 1397: no uso enquanto extino do direito real em funo do fim, e no em funo do prazo. Abandono e Renncia Abandono: pressupe um acto material do titular do direito propriedade, acto esse atravs do qual ele se desliga do direito que tem sobre a coisa. Exemplo: deitar a caneta para o lixo cessar o direito de propriedade atravs do abandono. O abandono refere-se a coisas mveis, sendo um negcio no recipiendo (no necessrio publicitar o acto de abandono). O seu objecto o direito de propriedade (exclusivo vive sem ser na dependncia de outro direito, quando existe a sua cesso esta no tem de ser levada ao conhecimento de ningum). Ocupao enquanto outro lado do abandono: coisas que nunca tiveram dono so susceptveis de serem adquiridas por qualquer pessoa. Exemplo: recolher conchas na praia, passando quem as ocupa a ser o titular de tais se algum as furtar esta a violar o direito de propriedade de quem as ocupou.

Renncia: Renncia abdicativa: refere-se generalidade dos direitos reais menores Existe um acto intencional, s que trata-se de um acto

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Pgina 28

Direitos Reais FDUCP


receptcio: tratando-se de um direito real menor, necessrio que o titular do direito real maior conhea a extino do direito real menor. Contudo, no necessita de aceitao (exemplo: o usufruturio no necessita da aceitao do proprietrio). Refere-se a coisas mveis e imveis e um negcio gratuito. Conduz sempre extino do direito. Encontra consagrao legal nas seguintes normas: art. 1476/1 al. e) e n2 art. 1569/1 al. d) e n5

Renncia liberatria: tem o intuito de fazer cessar o direito de prestar devedor extingue a sua obrigao/ dever de prestar (no extingue o seu direito) atravs de comunicao ao seu credor (titular de um direito real ou no), sendo um negcio recipiendo que se refere a coisas mveis ou imveis) dizendo que se ele quiser receber o seu direito pode o fazer uma vez que ele no vai cumprir mais as suas obrigao: transmisso do direito (exemplo: para um terceiro), manuteno do direito (exemplo: faz extinguir a obrigao mas no extingue o direito) ou extino do direito (exemplo: usufruturio renuncia ao seu direito a favor do proprietrio para no cumprir mais as obrigaes de pagamento a que estava adstrito). Trata-se de um negcio oneroso. Encontra consagrao legal nas seguintes normas: art. 1411/1: o fim no extinguir o direito, mas sim de extinguir a obrigao. art. 1411/2: necessrio que os consrcios aceitem esta renncia art. 1567/4: (traduo clara da renncia liberatria)

Coloca-se a questo de saber se ou no legtimo no nosso ordenamento jurdico, a algum que titular do direito de propriedade sobre um imvel atravs de uma renncia abdicativa/ abandono fazer extinguir o seu direito de propriedade? Tema de Exame art. 1345: coisas imveis sem dono passa a fazer parte do patrimnio do Estado atravs

do abandono/ renncia pode-se fazer extinguir o direito de propriedade?


Colectividade no seu todo pode estar a suportar os custos de algo que no tem valor: Estado no consegue vender imvel, mas mesmo assim tem de suportar os custos de limpeza e manuteno com ele.

Sendo o direito de propriedade o direito real mximo, que contempla a possibilidade de disposio tambm deveria contemplar a possibilidade de extino. Funo Social da Propriedade: onde que comea e onde que acaba? grande expresso no instituto do abuso de direito. art. 1318: no contempla a possibilidade de ocupao de coisas imveis. Maria Lusa Lobo 2011/2012 Pgina 29

Direitos Reais FDUCP


Prof. Henrique Antunes: a renncia do direito de propriedade, a admitir-se, estaria dependente de uma prova de que o titular no possui meios para continuar a suportar os custos inerentes que resultam de tal. Caducidade Existem direitos reais /necessariamente) temporrios. Exemplo: usufruto, uso e habitao quando se esgotar o prazo pelo qual nasceram caducam. Caducidade pode ser definida por: Lei: art. 1536/1 al. a) Conveno entre as partes:

No Uso: j foi referido. Confuso: Quando na mesma pessoa se renem a qualidade de direito real maior e direito real menor (exemplo: usufruto entra na esfera jurdica do proprietrio e extingue-se pela confuso) Perda da Posse: Quando esbulhado algo perde-se a posse no prazo de um ano (se no for uma posse violenta), contudo o direito de propriedade continua l at que o esbulhador o adquira por usucapio. A no ser nos casos em que a lei exija a entrega da coisa (constituio do direito) mas tambm a permanncia da posse (manuteno do direito ), ou seja no caso do penhor e no direito de reteno (direito real de garantia), a perda de posse uma forma de extino de direito.

Aula 8 7 de Outubro Transmisso dos Direitos Reais: direitos reais so transmissveis quer entre vivos quer mortis causa plena transmissibilidade. Excepes (nos direitos reais de gozo): Usufruto: no transmissvel mortis causa temporrio na medida em que no pode exceder a vida do usurio; Direitos de Uso e Habitao: alem de no serem transmissveis mortis causa, so tambm intransmissveis entre vivos. Direito de reteno: ir acompanhar a transmisso do crdito que garante transmissibilidade do direito de reteno dependente da transmissibilidade do crdito que garante.

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Pgina 30

Direitos Reais FDUCP


Teoria Geral dos Direitos Reais Vicissitudes Contedo Limitaes impostas por interesse geral

Funo Social da Propriedade (expresso importante no abuso de direito) Figuras especficas Expropriao Limitaes impostas por interesse particular: quando se estabelece obstculos ao exerccio de um direito real tendo em vista a proteco de um interesse particular, na maioria dos casos, de outro titular que exerce tambm um direito real. Relaes de Vizinhana: direitos exercidos sobre coisas diferentes, mas direitos que podem interferir entre si no respectivo exerccio. Limitaes/ Obstculos ao exerccio de um direito real impostos por relaes de vizinhana: Limitaes que impe um dever de absteno: uma pessoa, embora titular de um direito real, em pro das relaes de vizinha, nada pode fazer, ou seja deve abster-se. 1. Exemplo: art. 1346: norma no mbito do direito de propriedade (direito real mximo) quem produz ruido um usufruturio: sujeito aplicao desta norma, uma vez que se perturbar o exerccio do direito de habitar do vizinho pode ter se abster de tal comportamento sob pena de o prejudicado reagir e obriga-lo a absterem-se. invocada regularmente no mbito da propriedade horizontal proveniente de prdio vizinho: embora alguma doutrina considere que se trata de prdios que se Maria Lusa Lobo 2011/2012 Pgina 31

Direitos Reais FDUCP


encontrem ligados (lado a lado), nada impede que num caso de existirem 4terrenos se o da ponta esquerda comear a emitir fumo e tal prejudicar os animais do terreno da ponta direita, tal tambm se trate de um prdio vizinho. Parte final: aplicao depende de um prejuzo substancial para o uso do imvel ou ento existe uma utilizao anormal do prdio a utilizao anormal no implica sempre um prejuzo (exemplo: discoteca que existe no primeiro andar de um prdio mas que no implica perigo nenhum para os habitantes) Interpretao da norma: no se tratam de requisitos cumulativos, mas sim de requisitos alternativos (prejuzo substancial OU utilizao anormal) 2. Exemplo: art. 1360, art. 1361, 1362 e 1365: visa evitar o devassamento do prdio do vizinho art. 1365/2 consagra o dever de absteno.

Limitao derivada do suporte de uma actuao alheia 1. Exemplo: art. 1367 - o proprietrio da rvore de fruta pode entrar no terreno do vizinho, sendo que o titular do terreno ter que suportar uma actuao alheia. 2. Exemplo: art. 1349 3. Exemplo: art. 1322 Limitaes que impem especiais deveres de diligncia 1. Exemplo: art. 1348/2 Limitaes que impem um dever de colaborao 1. Exemplo: art. 1375 Relaes de Sobreposio de Direitos sobre o mesmo bem: situaes de compropriedade, ou mais genericamente compropriedade de direitos necessrio estabelecer uma sria de regras para permitir o exerccio de direitos que incidem sobre a mesma coisa. Limitaes: Maria Lusa Lobo 2011/2012 Pgina 32

Direitos Reais FDUCP


Exemplo: A (proprietrio) constitui um usufruto a favor de B (usufruturio), sendo que este constituiu uma servido em favor de C e um direito de uso em favor de D. Entretanto A falece e a coisa que era objecto da sua propriedade transitou em propriedade para E e F, passando estes (herdeiros) a serem titulares do direito de propriedade. Relaes de Comunho: 1. Exemplo: E e F dois direitos qualificativamente iguais sobre a mesma coisa. Ver art. 1404 Relaes de Hierarquia: direitos de espcie diferentes mas que so exercidos simultaneamente. 1. Exemplo: relao entre A e B propriedade e usufruto; relao entre o proprietrio, o usufruturio e o servente. Relaes de Prevalncia: direitos que no so exercidos simultaneamente, o que significa que havendo prevalncia existe um direito que exercido em primeiro lugar (preferente) e outro em segundo lugar (residual). 1. Exemplo: relao entre o uso e o usufruto prevalncia na medida em que o direito prevalente o direito de uso ou relao entre o proprietrio e o usurio direito preferente o de propriedade e direito residual o direito de uso; duas hipotecas sobre a mesma casa (enquanto a primeira hipoteca for exercida a segunda no se exerce)

Aula 9 13 de Outubro Posse (art. 1251 e ss) Pode ser considerado um direito real argumentos: Sistematizao no Livro III do CC (Direitos Reais) argumento de natureza mais formal: reserva-se um ttulo para cada direito real de gozo. art. 46/1 do CC argumento de natureza formal: equipara-se o regime da posse ao dos direitos reais Maria Lusa Lobo 2011/2012 Pgina 33

Direitos Reais FDUCP


Existem contudo elementos autnomos: O possuidor tem o uso da coisa; estando de boa f usa e frui a coisa. Havendo uma violao da posse, o possuidor pode recorrer aos meios de defesa possessrios. Havendo leso do direito do possuidor, pode este exigir uma indemnizao pelos danos que houver sofrido. Posse Causal: possuidor tem um direito de propriedade sobre a coisa. Posse Formal: algum age de forma correspondente ao direito de propriedade, mas efectivamente no o tem, sendo apenas possuidor em sentido formal. Ex: esbulhador. Doutrina (Oliveira Ascenso): existe um regime que contraria o argumento da posse ser um direito real art. 1281/2 s contra o terceiro de m f; direitos reais caracterizam-se pela sequela pode-se ir atras da coisa neste caso no estamos perante um direito absoluto, na medida em que no oponvel erga omnes. Prof. Henrique Antunes: argumento pouco convincente, na medida em que os direitos reais no so absolutamente direitos absolutos (art. 291 CC; art. 17/2 CRPredial e art. 5 do Cdigo do Registo Predial situaes em que o direito do terceiro (de boa f) oponvel ao titular do direito substantivo)

Situaes de Posse (complicado): embora seja um tema clssico e muita doutrina tenha escrito sobre ele um tema muito pouco claro: Concepo Objectivista: existe posse sempre que algum controla materialmente uma coisa olha apenas para a situao de facto (corpus). Concepo Subjectivista: o corpus apenas um dos elementos da posse no basta existir o controlo material da coisa, necessrio que alm do corpus exista tambm o animus, ou seja a inteno de agir como titular do direito. Inteno de Maria Lusa Lobo 2011/2012 Pgina 34

Direitos Reais FDUCP


agir como titular do direito apresenta dvidas: mas que direito? Direito de posse ou o direito a que corresponde o exerccio resultante da posse (direito de propriedade, direito de usufruto, direito de superfcie, etc.)?

art. 1251: no existe nenhum elemento indique uma concepo subjectivista (algum

actua por forma corpus).


art. 1253/1 al. a): posse e deteno no so compatveis: Posse: susceptibilidade de adquirir por usucapio Deteno: embora existe um controlo material no se aplica o regime da posse, nomeadamente a possibilidade de adquirir por usucapio exerccio enquanto detentor.

aqueles que no tem inteno de agir como beneficirios do direito no h animus,


indicando uma concepo subjectivista Consagrao Legal: Posse: art. 1251 concepo objectivista (mas no pura) s tenho de provar o corpus, nascendo com a prova deste uma presuno de animus (presuno nada no art. 1251 indica que eu tenho de provar o animus, pelo que s ser uma presuno). Havendo alguma forma de destruir a presuno de animus, ento estaremos perante um caso de deteno (art. 1253 - manifestao exteriorizada de que no possuidor (al. a); poderamos estar perante um direito de servido, mas como existe tolerncia do titular do direito estamos apenas perante uma deteno (al. b); no exemplo do locatrio que todos os meses paga uma renda do locador, se a locao fosse um direito real poderamos encarar a perspectiva do locatrio estar sob a posse, contudo temos de encarar de outra perspectiva: algum coloca todos os meses um valor na conta de algum que renda apartamento e utilizada um dos apartamentos mas sem consentimento do lesado ao fim de 25anos adquire-se por usucapio? Embora o seu corpus seja o de um proprietrio (utiliza o aparamento, remodelou a casa, conhece os vizinhos), contudo ele ao depositar a renda todos os meses face ao direito de propriedade ele no esta a usar em seu prprio beneficio (entrega a renda todos os meses) possui a propriedade em nome do proprietrio; no contrato promessa com traditio ele no possuidor na medida em que anteriormente entregou um sinal (al. c))

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Pgina 35

Direitos Reais FDUCP


Corpus: significa que sem havendo controlo material da coisa no h corpus, e consequentemente posse? necessrio um controlo permanente? O corpus pressupe ou o controlo material da coisa ou o possibilidade de controlo 1267/1 al. d) - esbulho; art. 1255 para efeitos do usucapio o estado subjectivo (boa ou m f) do possuidor passa para o sucessor interessa o momento em que o de cujus adquire a posse por esbulho e no o momento em que o sucessor adquire a posse. Classificaes (doutrinrias) de posse caractersticas legais j foram referidas noutra aula, pelo que se remete para l: Posse Efectiva e Posse No Efectiva Posse Efectiva: posse em que existe efectivamente o controlo material da coisa. Consequncia: existe publicidade espontnea, logo poder existir a aquisio por usucapio efeito enunciativo. Posse No Efectiva: posse em que no existe o controlo material da coisa. Consequncia: no existe publicidade espontnea, logo no poder existir a aquisio por usucapio.

Posse Formal e Posse Causal Posse Formal: possuidor actua de forma correspondente ao exerccio de um certo direito real, no tendo efectivamente a titularidade desse direito real. Posse Causal: possuidor actua de forma correspondente ao exerccio de um certo direito real, sendo que o possuidor tem efectivamente a titularidade desse direito real.

Posse Civil e Posse Interdital Posse Civil: produz todos os efeitos possessrios, permitindo a aquisio por usucapio. Exemplo: posse pacfica e posse pblica. Posse Interdital: no produz todos os efeitos possessrios, em especial no produz o efeito da aquisio por usucapio. Exemplo: posse no efectiva; posse violenta; posse oculta.

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Pgina 36

Direitos Reais FDUCP


Menezes Cordeiro: enquadram-se na posse interdital, os direitos de crdito (deteno). Ou seja, em vrias situaes de deteno para que no se desproteja integralmente a pessoa que no tem o direito real, mas sim tem um mero direito de crdito, no sendo possuidor mas sim detentor, o recurso noo de posse interdital auxilia no caso da locao, esta ir buscar posse os meios de defesa possessrios posse interdital; comodato sendo um direito de crdito e de deteno mas como a lei lhe reconhece os meios de defesa possessrios trata-se de uma posse interdital. Em termos rigorosos deve-se sempre dizer que se trata de uma deteno, mas com o intuito de explicar que h regimes que prev o recurso aos meios possessrios ento referimos a posse interdital. Aula 10 14 de Outubro Vicissitudes da Posse Aquisio e Perda da Posse Aquisio da Posse (art. 1263) Aquisio Originria

art. 1263 al- a) apossamento: quando ocorre a prtica reiterada com publicidade dos actos materiais correspondentes ao exerccio do direito. prtica reiterada enquanto intensidade significado naquele controlo, no sendo apenas, por exemplo, X que pega na caneta de Y, e comea a brincar com ela X no quer exercer o controlo material sobre a caneta e levar uma situao de posse (ao contrario do esbulho). art. 1266: todos os que tem uso da razo todas as pessoas que so imputveis, embora no tenham a capacidade natural de entender que leva capacidade de exerccio. art. 1265: a inverso do titulo da posse pode dar-se por: oposio do detentor do direito contra aquele em cujo nome possua (relaciona-se com o art. 1263 al. a): casos em que algum titular de um direito de crdito ou direito real acaba por ter um comportamento que se traduz na demonstrao da sua vontade em adquirir o direito que tem. oposio enquanto mais que um incumprimento de um mero dever contratual. Exemplo: o locatrio que no paga a renda no esta a dizer que o locador no proprietrio, contudo se o locatrio dirigir-se assembleia de condomnio e dizer que proprietrio daquele andar Maria Lusa Lobo 2011/2012 Pgina 37

Direitos Reais FDUCP


estamos perante uma oposio. Prof. Henrique Antunes: oposio um termo forte que justifica e impe a tomada de conhecimento ou a susceptibilidade de conhecimento por parte do titular do direito. Havendo uma oposio, o detentor passa a ser possuidor efeito: a partir do momento em que possuidor pode-se aplicar todas as regras relativas posse (frutos, aces possessrias, possibilidades de adquirir por usucapio). Em suma, existe um detentor que passa a possuidor (situao que ocorre por acto do prprio detentor) Posse No Titulada (art. 1259) consequncias: posse de m f e alargamento dos prazos. Acto de terceiro capaz de transferir a posse: em suma, o terceiro algum que no o detentor nem o possuidor (neste caso, estaria no mbito do art. 1263 al. b)). O acto de terceiro no verdadeiro sentido da palavra, sendo que o detentor atravs de acto de terceiro adquire a posse Posse Titulada (art. 1259) consequncias: posse de boa f e encurtamento dos prazos art. 1256/1: a sucesso implica uma continuidade, ou seja receber do antigo possuidor e no receber de um terceiro a aquisio da posse justificar-se- por transmisso (art. 1263 al. b)). (pergunta de exame oral): aquisio da posse acto do prprio posse no titulada presume-se de m f e os prazos para aquisio da usucapio so superiores; acto de terceiro posse titulada presume-se de boa f . art. 1263 al. b):

Traditio simblica:
Longa Manu: transmisso que ocorre distancia sem que as partes contactem materialmente a coisa, embora a coisa esteja visvel. Ficta: aquela que ocorre num cartrio embora a coisa no esteja visvel Brevi Manu: o detentor passa a possuidor, por acto do prprio possuidor (no necessita de ser o proprietrio); a pessoa que vai adquirir a posse, no momento em que a adquire j esta a controlar materialmente a coisa (pergunta de oral).

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Pgina 38

Direitos Reais FDUCP


art. 1264: a transmisso tem de efectuar pelo titular do direito real. O possuidor perde a posse mas permanece detentor ao contrario do que acontece na traditio brevi manu e na inverso do titulo da posse por acto de terceiro em que o detentor passa a possuidor. Caso 52 A, B e C, sendo amigos de longa data e trabalhando todos no ramo da construo civil, decidiram comprar em conjunto um terreno, onde construram e constituram em propriedade horizontal um edifcio de trs andares, que ficou concludo em Fevereiro de 1989. A, que tem medo das alturas, ficou com a fraco 1, correspondente ao rsdo-cho. B, que receia tanto os assaltos como as infiltraes, decidiu-se pela fraco 2, correspondente ao primeiro andar. C optou pela fraco 3, correspondente ao segundo andar, j que o seu primo, que andava a estudar Direito e que tratou dos pormenores burocrticos, fez com que ficasse previsto no ttulo constitutivo da propriedade horizontal que o terrao de cobertura do edifcio fizesse parte integrante desta fraco. E amigos, amigos, negcios parte, cada um, assim que pde, foi proceder ao competente registo em seu nome. Em Abril de 1989, A travou-se de razes com B e decidiu vender a fraco 1 a D. O primo de C tratou da papelada, tendo o negcio ficado consignado logo ali numa folha de papel branco, sem as assinaturas reconhecidas, j que, segundo o mesmo, no merecia a pena gastar tanto dinheiro em reconhecimentos, muito menos em registos. Assim, D no registou a aquisio. Em Junho de 1990, B, que sofria de artrite reumatide, aconselhado pelo mdico a mudar para uma zona menos hmida, vendeu a sua fraco a E e partiu para o Alentejo. Este, embora tambm trabalhasse no ramo da construo, nunca procedeu ao registo da aquisio nem se mudou para a fraco, pois apenas a adquiriu para investir parte das suas poupanas. Conhecendo esta situao, B, que j gastara todo o seu dinheiro em tratamentos, decidiu voltar a vender a fraco 2 a F, o que fez em Maro de 1991. Este mudou-se logo que pde e registou de imediato a aquisio.

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Pgina 39

Direitos Reais FDUCP


Em Junho de 1999, G, que pretende casar a sua filha com o filho de C, para que um dia as suas empresas se possam unir num imprio da construo civil, prope a D comprar-lhe a fraco 1. Este, perante a proposta irrecusvel que lhe apresentada, vende prontamente a fraco. G procede ao competente registo. Em Janeiro de 2009, realiza-se o almoo de Ano Novo dos profissionais da construo e afins: a) A, sabendo que B j no habita no prdio, pretende reaver a fraco 1, para o que se prope invocar a nulidade da venda feita a D. G ope-se a esta pretenso. A quem assiste razo? Hiptese analisada na perspectiva do registo e da posse (quando nada se diz, sempre necessrio analisar da dupla perspectiva): Ponto de Vista registral Prof. Oliveira Ascenso: o art. 291 CC e o art. 17/2 no se aplicam o terceiro (G) s seria protegido se D (que adquiriu de A) tivesse registado. Prof. Carvalho Fernandes e Prof. Henrique Antunes: a aplicao do art. 291 s ter razo de ser se houver uma situao que legitime o prazo de trs anos neste caso, no existe registo de D, mas existe registo de G. G, uma vez que adquiriu por modo legtimo de adquirir, estamos perante uma posse titulada e consequentemente presume-se de boa f. Ponto de Vista possessrio Para existir posse necessrio existir corpus, e consequentemente presume-se o animus. H posse? Sim, G possuidor. Segundo passo: como que se adquire a posse? Aquisio por Traditio. Classificaao da posse: Doutrinal: posse civil; efectiva ou no (a hiptese no da dados); formal ou causal (discutvel primeira vista formal visto que o negcio de A Maria Lusa Lobo 2011/2012 Pgina 40

Direitos Reais FDUCP


a D nulo, a no ser que o 291 preserva-se o direito de G posse Causal) Legal: posse titulada (G) e posse no titulada (D); boa f, pacifica, publica (registo) Aquisiao por usucapio: efectiva no se aplica o 1296 ~posse titulada e justo titulo. Art. 1294 al a) 10anos; no efectiva b) E, em conversa com C, apercebe-se de que B voltou a vender a fraco 2 a F e quer fazer valer os seus direitos contra este. F est disposto a entrar em litgio judicial para resolver o assunto a seu favor. Como dever o Tribunal decidir? c) C, que entretanto tem vindo a interessar-se por astronomia, manifesta a inteno de instalar um observatrio no terrao de cobertura. Os restantes condminos pretendem impedir a construo. Podem faz-lo? Aula 11 20 de Outubro 53. Aps a sua reforma, em Maro 1985, A, que era vivo e tinha as duas filhas j criadas, comprou uma pequena casa com jardim na encosta do Douro, para onde foi viver. Passados seis meses, comprou a vinha contgua, que se orgulhava de tratar pessoalmente, apenas com a ajuda de B, que se revelou um fiel e incansvel trabalhador. A registou as aquisies. Em Janeiro de1990, A faleceu. sua filha C coube em herana a casa, tendo a sua outra filha, D, ficado com a vinha. Ambas procederam aos competentes registos. Como tinham vidas muito ocupadas, nunca iam ao Douro, por acharem a viagem demasiado longa. Assim, em Agosto de 1997, C vendeu a casa a E. Esta, que arranjou um emprego como secretria em Bruxelas, nunca chegou a registar a aquisio. Sabendo desta omisso, um ano aps a venda, C, cujos investimentos em aces de empresas de novas tecnologias iam de mal a pior, decidiu voltar a vender a casa a F, que registou de imediato a aquisio e a comeou a passar com frequncia os seus fins-de-semana. Maria Lusa Lobo 2011/2012 Pgina 41

Direitos Reais FDUCP


Em Abril de 2004, G, filho de D e guitarrista da promissora banda Mega Decibis, no tendo dinheiro suficiente para comprar o amplificador e as colunas de que precisava para o concerto de estreia em Freixo de Espada Cinta, forjou os documentos necessrios para obter o registo da vinha a seu favor, aps o que props a sua venda a H, conhecido investidor imobilirio do Algarve. Este, em face da pechincha que se lhe apresentava, aceitou logo a proposta e registou a compra, no se tendo sequer deslocado ao local. Sucede que B, a quem A dissera em conversa que deixaria o usufruto da vinha quando falecesse, passou, a partir da morte deste, a us-la e a fru-la, convicto de que tinha todo o direito de o fazer. Em Fevereiro de 2009, um conhecido grupo de empresas nacional anuncia a inteno de construir o El Dourado Shopping Center, para o que se prope adquirir todos os terrenos naquela zona. a) E afirma ser proprietria da casa, pretenso a que F se ope. Quid iuris? registo Oponibilidade art. 5 CRPredial Posio do Prof. Carvalho Fernandes VS Prof. Henrique Antunes Posse Existe posse? Sim corpus (algum exerce sobre a coisa poderes correspondentes aos do titular) e consequentemente presume-se o animus. Nada nos leva a querer que a presuno de animus caiba no art. 1253/1 al. a) pelo que se considera que o animus se encontra presente. Como ocorre a posse? Modo de aquisio 1263 - poderia ser a al b) mas no uma resposta rigorosa - al. a) resposta rigorosa que ocorre quando ela passa a frequentar a casa aos fins de semana - classificaes doutrinarias: posse civil, efectiva, causal, - classificaes legais: titulada, boa fe, pacifica e publica 1294 a) aquisio ao fim de 10 anos - aquisio registal -aquisiao por usucapio de F

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Pgina 42

Direitos Reais FDUCP


R: Oposiao de F legitima do ponto de vista registal e do ponto de vista possessrio. b) D e H disputam entre si a propriedade da vinha. No entanto, ambos se juntam contra B, afirmando que este no tem direito ao usufruto da mesma. Quid iuris? Usufruto Registo: B no merece tutela na medida em que no registou o direito de usufruto (doutrina: prof. Henrique Antunes VS prof. Carvalho Fernandes) Posse H posse? Existe corpus (B usufrua da venda) e a presuno do animus no posta em causa (no se enquadra no 1253 al. a)) Sucede que B, a quem A dissera em conversa que deixaria o usufruto da vinha quando falecesse, passou, a partir da morte deste, a us-la e a fru-la, convicto de que tinha todo o direito de o fazer. Aquisio da posse: 1263 al. a) Classificaes: doutrinarias: efectiva, formal, civil legais: no titulada, presuno ma fe, publica e pacifica presuno de ma fe: a prometeu efectivamente aquilo logo possvel ilidir a presuno boa f! Aquisio por usucapio: 1296 15anos! Em 2005 b j era usufruturio diferena pratica entre a aquisio por registo e por usucapio: efeito retroactivo do usucapio por registo adquire-se no momento em que se regista; aquisio por usucapio adquire-se a partir do momento da posse. A assunao da posse no compatvel com uma situao de apossamento: Situao de D e H Maria Lusa Lobo 2011/2012 Pgina 43

Direitos Reais FDUCP


Registo Art. 16 al. a) nulidade do registo Tutela do terceiro art. 17/2 H merece proteco se tiver adquirido a titulo oneroso, se tiver de boa fe! Corpus enquanto controlo material da coisa, contudo existem normas que no necessitam do tal controlo assunao da posse, perda da posse (esbulhado que depois do esbulho continua possuidor ate um ano). Contudo a ausncia do controlo da copisa no compatvel com uma forma de aquisio originaria da posse. Deste modo H no adquiriu posse. Contudo o prof. Henrique Antunes entende que h posse por traditio simblica atrves da escritura publica. Mas uma grande parte da doutrina entende que tal no existe. H so em Fev 2009 que quer fazer uso do seu direito no tem uma posse efectiva H no poder por usucapio. c) Pressupondo que adquiriu o direito de usufruto da vinha por usucapio, B, cuja espondilose j o impede de trabalhar, pretende arranc-la e construir um centro de fisioterapia, que, em seu entender, ser mais benfico para a regio do que um centro comercial. Quid iuris? Aula 12 21 de Outubro Modos de direito de aquisio da propriedade 1316 e 1317 momento da abertura da sucesso morte da deciso usucapio No h qq especialidade deste regime Ocupaao: modo de aquisio do direito de propriedade que ocorre pela apreenso material (acto jurdico simples) de uma coisa sem dono, 1323 e 1324 Coisas imoveis que no tenham dono so do estado 1345 Deste modo so h ocupao possvel de coisas moveis, no sendo os imoveis suceptiveis de ocupao Animais com guarida ferozes 1321 Acesso 1325 Maria Lusa Lobo 2011/2012 Pgina 44

Direitos Reais FDUCP


- natural sempre uma acesso imobiliria (1327) - industrial pode ser mobiliaria ou imobiliria Indistrial mobiliaria unio/confuso e especificao Uniao Confusao boa ou ma fe + valor da coisa incorporada Especificao Aula 13 27 de Outubro Compropriedade e Propriedade Horizontal Propriedade Horizontal (art. 1414 e ss) A Ideia de que se pode utilizar a fraco que pertence a cada pessoa como entender (dentro de certos limites) e o facto de ter de pagar uma determinada prestao pecuniria (renda) pela utilizao das partes comuns da respectiva fraco remete-nos para um caso de unio entre a compropriedade e a propriedade singular/exclusiva art. 1420. art. 1422/2: al. b): prpria da propriedade horizontal. Exemplo: senhora que utiliza a sua fraco enquanto forma de negcio de prostituio. al. d): projecto autorizado pela entidade competente; ttulo constitutivo e deliberao da assembleia de condminos Limitaes

Diferenas entre a Compropriedade e a Propriedade Horizontal Em sede de propriedade horizontal, no assiste o direito de pedir a diviso das coisas comuns (art. 1423, in fine). Ou seja, ao contrrio do que acontece na compropriedade, as partes comuns servem um propsito muito especifico no sendo possvel ser atribudas a ttulo de propriedade a um determinado condomnio, na medida em que tal impediria a boa utilizao do prdio que est subordinado parte comum. Ao invs, na compropriedade possvel pedir a diviso das coisas comuns (art. 1412). As partes comuns so apenas acessrias relativamente fraco (escadas, elevador e entrada principal meios de acesso fraco), deste modo no se reconhece um direito de preferncia na alienao da fraco (art. 1423), ao contrrio do que sucede na compropriedade (art. 1409).

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Pgina 45

Direitos Reais FDUCP


Compropriedade (art. 1411/1 admite a renuncia libratria) e propriedade horizontal (art. 1420/2 no admite a renuncia: ligao entre a utilizao da fraco e a utilizao das partes comuns inseparvel, na medida em que se encontram intrinsecamente ligados). Na compropriedade nunca se refere a existncia de uma assembleia nem as regras desta (exemplo, art. 1407). Em sede de propriedade horizontal existe um conjunto de normas bastante extenso relativamente propriedade horizontal que estabelece regras em relao assembleia de condomnios entre outros (art. 1430 e ss).

Noo de partes comuns na propriedade horizontal (art. 1421): Segundo o Prof. Henrique Antunes esta enumerao consistem em preceitos imperativos. Ttulo constitutivo: indica as partes comuns e se estas esto afectas a uma determinada fraco, podendo permitir que haja uma zona comercial ou que seja apenas para fins habitacionais Ttulo constitutivo enquanto cerne da vida da propriedade horizontal. O ttulo constitutivo pode afectar o uso exclusivo de uma determinar fraco, sendo que se nada declarar aplica-se o art. 1406/1. Embora o ttulo constitutivo possa ser alterado, necessrio verificar o registo. Casa da porteira presume-se comum (art. 1421/2 al. c)) Ttulo Constitutivo nada diz parte comum. art. 1420/2: no possvel alienar a parte comum sem a fraco autnoma. Ttulo Constitutivo diz que no comum, mas sim uma fraco autnoma. O direito que um condomnio tem em relao casa da porteira, fraco autnoma, de compropriedade. Se os condomnios chegarem concluso que querem arrendar podem faze-lo nos termos do art. 1407.

Aula 14 28 de Outubro Caso 1 a. Em determinado prdio (X) foi realizada uma assembleia de condminos, em que compareceram 25% dos condomnios do valor total das fraces autnomas, deliberando que no seria possvel arrendar fraces a pessoas com menos de 50anos, tendo em considerao que o prdio era habituado por pessoas j com uma certa idade. Quid iuris? art. 1424/4 (relacionado com o n3): necessrio que para que a reunio possa ocorrer e as decises dela adoptadas sejam validas estejam presentes nessa assembleia de condminos se encontrem presentes um determinado numero de condomnios que

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Pgina 46

Direitos Reais FDUCP


representam a maioria (1reuniao). necessrio porem um quarto do valor total do capital/prdio na 2reuniao. b. E se a deciso fosse tomada por todos os condminos? possvel aos referidos tomarem a deciso de arrendar apenas a pessoas com mais de 50 anos? A deliberao tomada na Assembleia demasiado gravosa na medida em que tomada fora do mbito de competncia de administrao dos condminos (art. 1430/1 ideia que os condminos apenas por deliberar sobre as partes comuns do edifcio). A Assembleia de Condminos encontra como limite sua competncia as deliberaes sobre as partes comuns. Deste modo, a deliberao tomada pela Assembleia seria invlida, mais concretamente nula. Estaria em causa uma restrio uma restrio ao direito de propriedade (direito real), violando deste modo o Princpio da Tipicidade (1306). Caso 2 a. Pedro, que possui uma fraco autnoma no ltimo andar de determinado edifcio, com uso exclusivo do terrao, decide fazer uma biblioteca de Inverno. Porm outro condmino afirma que ele no tem direito de o fazer. Quid iuris? Prof. Henrique Antunes: art. 1421/1 norma imperativa na medida em que estamos perante uma parte imperativa comum. Se considerssemos como norma supletiva, se as partes tivessem declarado no ttulo constitutivo que o terrao era parte integrante da fraco autnoma Pedro poderia fazer o que quisesse. Estamos perante um caso em que as obras realizadas por Pedro vo afectar os outros condminos. art. 1425: estas obras so possveis desde que exista uma maioria de condminos a aprovar tal. art. 1422 refere-se s partes prprias. Exemplo: Pedro modifica a sua janela que d para a rua e a referida fica com o formato de um leo. Embora ele esteja a realizar as obras no mbito da sua fraco autnoma est a alterar a linha arquitectnica do edifcio.

b. E se estivssemos perante um caso de compropriedade? art. 1407: sendo uma questo de administrao seria apenas necessrio uma maioria simples. Caso 3 Imagine que a casa da porteira, enquanto parte comum, pode ser arrendada mas no vendida (pressupe que seja fraco autnoma), no intuito de o condmino poder tirar proveito disso. Seria possvel aos condminos estabelecer que a casa da porteira se for arrendada, um condmino ou determinada fraco que tem uma determinada permilagem no receber parte da renda, ou seja no gozar de dada fruio? Maria Lusa Lobo 2011/2012 Pgina 47

Direitos Reais FDUCP


art. 1306: a fruio s poe ser restringida pela lei. No presente caso, quem restringe a Assembleia e deste modo estando portanto uma deliberao invlida por violao de uma norma imperativa. Compropriedade Poderes de exerccio isolado: relaciona-se com o uso da coisa e a possibilidade de dispor ou onerar a quota um comproprietrio pode o fazer a qualquer momento sem prejuzo do direito de preferncia que assiste ao outro comproprietrio e pode ainda reivindicar a coisa comum (art. 1405/2) Poderes de exerccio unanime: disposio e onerao da prpria coisa comum ou de parte especifica dela. Poderes de exerccio maioritrio

Em suma: Embora a propriedade horizontal seja uma conjugao das regras da propriedade exclusiva e da compropriedade existem inmeras excepes. Identificar poderes de exerccio unanime, isolado e maioritrio Em propriedade horizontal preciso tender ateno noo de parte comum, partes presumivelmente comuns, partes comuns imperativas, intervenes em partes prprias, interveno da assembleia de condminos

Aula 15 3 de Novembro Os Direitos de Usufruto, uso e habitao Direito de usufruto (art. 1439): plenitude do gozo; temporalmente limitado e no pode ser exercido em desconformidade coma forma e substancia. O usufruto pode ter por objecto uma coisa ou um direito (direitos reais e direitos de credito que podem no ter por objecto uma coisa situao irregular). Anlise das caractersticas do Usufruto: Plenitude de Gozo: coloca-se a questo de saber plenitude de uso e de fruio exige, reclama a totalidade de tais sejam reservados ao usufruturio ou em virtude de ser um tipo aberto as partes possam adoptar um tipo diferente ou limitar em certa parte (art. 1145). O Princpio da Tipicidade (art. 1306) visa assegurar o interesse do proprietrio, existindo por natureza dos direitos reais que so absolutos. Do princpio da Tipicidade podem resultar duas interpretaes: intensidade mnima ou mxima. Quando exista convvio entre o usufruto e a propriedade existe um alargamento do direito de propriedade. Limitao da fruio no pode corresponder constituio de um direito de uso.

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Pgina 48

Direitos Reais FDUCP


Nota: direito de usufruto direito de uso e fruio & o direito de uso garante igualmente o uso e a fruio. Diferenas: no plano da caracterizao, no direito de usufruto pertence ao usufruturio a plenitude do gozo enquanto que no uso apenas se garante nas necessidades da pessoa e da famlia (art. 1484/1). art. 1486: o prof. Henrique Antunes questiona a constitucionalidade desta norma por fora do princpio da igualdade. O art. 1490 remete o regime do uso e da habitao para o regime do usufruturio. O art. 1488 consagra o regime do intransmissibilidade do direito no caso do uso, ao invs do que sucede no direito de usufruto onde tal possvel. Direitos Temporrios: Atribudo a pessoa singular: no pode exceder a vida do usufruturio Atribudo a uma pessoa colectiva: no pode exceder o prazo de 30anos.

Embora possa ser transmitido intervivos (art. 1444). No afectao da forma e da substancia: no se trata apenas do substrato material mas sim tambm do destino econmico da coisa. Forma (destino econmico da coisa) e substancia (materialidade da coisa, que no pode ser materialmente alterada) - art. 1446. art. 1471 (norma supletiva) o proprietrio se entender pode fazer obras de melhoramento.

Exemplo: se o usufruturio transformar um pinhal em milheiro estamos perante uma violao da forma e da substancia. Poderia ocorrer a extino do usufruto, contudo existe a norma do art. 1482: de que resulta a ideia que o usufruto no se extingue. A aplicao desta norma levaria continuao da aplicao do usufruto mas com as consequncias deste regime. Prof. Henrique Antunes: o usufruto deve-se extinguir na medida em que existe um violao do ncleo no consentida do usufruto. Alguma doutrina defende que quando estejamos perante um mau uso de que resulta a violao da forma ou da substancia estamos perante a extino do usufruto. A norma do art. 1482 aplica-se aos casos de reparao ordinrias (art. 1472) que no so efectuadas pelo usufruturio quando este possua o dever de tal mau uso. Nota: quando estamos perante a extino de um direito real menor temos e entender que as listas de extino so meramente exemplificativas podendo ocorrer uma analogia quando se verifique essa necessidade.

Modalidades de Usufruto (art. 1441) Simultneo: usufruto a favor de pessoas ao mesmo tempo Sucessivo: usufruto constitudo a favor de uma pessoa e depois do falecimento desta remeter para outra pessoa. art. 1443: direito de acrescer.

Casos especiais: art. 1451 e ss sem grande aplicabilidade prtica

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Pgina 49

Direitos Reais FDUCP


art. 1451: coisas consumveis ira alterar a forma e a substancia pelo que poderemos estar perante uma incompatibilidade dos direitos reais? O n1 do referido artigo no se trata de mtuo porque no caso das coisas muturias ocorre a transferncia da propriedade, enquanto que no caso do usufruto no ocorre a transferncia a propriedade permanece na esfera jurdica do proprietrio. Caso: A (proprietrio) constitui um usufruto vitalcio a favor de B (usufruturio vitalcio). B transmite esse usufruto a C (usufruturio vitalcio). a. Se B falecer qual a situao de C? O usufruto extingue-se e C ter de deixar a coisa de que usufrua. Razo de ser da extino: A constitui um usufruto a pensar na vida de B, esperando que este falea ocorre a extino do usufruto. b. E se C morrer antes de B? (1) usufruto extingue-se o que se traduz numa vantagem para A (posio do prof. Carvalho Fernandes e Prof. Henrique Antunes); (2) direito de usufruto regresse a B, mas para tal tem de haver um determinado tipo de regresso; (3) existindo sucessores de C (D e F) que assumiram a posio de C enquanto B tivesse vivo. Nesta ltima hiptese poderia se levantar a questo de o usufruto no ser transmissvel mortis cause contudo o direito do proprietrio no afectado uma vez que B continua vido (posio do prof. Oliveira Ascenso) Aula 16 10 de Novembro Direito de Superfcie Noo (art. 1524): duas dimenses possveis, ou seja da constituio deste direitofaculdade de construir ou manter. Faculdade de construir ou manter A atribui a B o direito de construir um edifcio de cinco andares sob um terreno de que A proprietrio- 1momento: faculdade de construir; 2momento: faculdade de B poder utilizar a sua construo como proprietrio. Manter enquanto alienao do solo: A pode constituir um direito de superfcie fazendo a alienao de que proprietrio e mantendo a propriedade que ai realizada e ai tambm ter um direito de superfcie o edifcio j existe, existindo apenas a manuteno sobre o solo. Existindo uma construo, A aliena o solo mas fica com a construo art. 1528

Nas duas ltimas faculdades existe apenas um momento! A usucapio incompatvel com a primeira faculdade: a usucapio assenta na possibilidade de adquirir a propriedade de acordo com o exerccio reiterado da coisa. A faculdade consiste num direito, numa possibilidade numa primeira fase. Prazo do direito de superfcie: temporrio ou perptuo.

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Pgina 50

Direitos Reais FDUCP


art. 1526: direito de construir sobre um edifcio alheio direito de superfcie especial (direito de sob elevao) mas distingue-se das demais formas uma vez que se trata de um acrescento a uma construo pr existente. O Direito de Superfcie tambm pode ser construdo sob solo alheio: art. 1525/2 O Direito de Superfcie pode ser temporrio, ao passo que a propriedade perptuo. Quando o direito de superfcie cessar por virtude do prazo quais as consequncias? Os titulares do direito de superfcie perdem o seu direito tem de entregar a fraco ao proprietrio do solo nos termos do art. 1538. No existe uma desproteco dos titulares do direito de superfcie, uma vez que este para ser oponvel a terceiros tem de se encontrar registado. Compatibilizao entre a propriedade horizontal e o direito de superfcie 1. Propriedade Horizontal, embora seja um direito autnomo, assenta em grande medida na propriedade. Em ltima instncia o verdadeiramente importante a propriedade exclusiva, sendo esta um direito de perptuo Problema: propriedade horizontal enquanto direito perpetua como se conjuga com o direito de superfcie que pode ser temporrio? A propriedade horizontal embora seja um direito perptuo pode conviver com um direito de superfcie, sendo que os condminos so tambm superficirios direito temporrio! 2. O solo enquanto parte necessariamente comum na propriedade horizontal, sendo uma parte no pertena aos superficirios no direito de superfcie Problema: para que nenhum condomnio possa dispor sozinho do solo o que poderia prejudicar outros condminos (na propriedade horizontal); no direito de superfcie (fundeiro proprietrio do (sub) solo; superficirio proprietrio da construo) esta garantido o objectivo da propriedade horizontal, uma vez que no direito de superfcie o solo pertence ao(s) fundeiro(s). A lgica em que pertence a terceiro uma logica contratual o fundeiro que o proprietrio do solo. Contedo do Direito de Superfcie O Direito de Superfcie pode ter uma verso mais completa quando existem dois momentos: faculdade de construir ou plantar e faculdade de manter a construo.

Direitos e Obrigaes do Fundeiro e do Superficirio no 1momento Direito do Superficirio: fazer o implante da construo ou plantao no um direito que se possa exercer ad eternum na medida em que uma das extines deste direito ocorre quando o superficirio no executa o direito no tempo previsto (art. 1536/1 al. a)). Pgina 51

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Direitos Reais FDUCP


Obrigao do Superficirio: pagar o cnone superficirio, ou seja o preo (art. 1530) pode ser uma prestao anual ou ser pago numa prestao nica. Direito do Fundeiro: direito de receber o cnone do superficirio. Obrigao do Fundeiro: limitaes que derivam do facto de existir um direito de superfcie (no pode realizar nada do solo que prejudique o superficirio) art. 1532 - a lei nada diz sobre o sub solo (lacuna da lei)

Direitos e Obrigaes do Fundeiro e do Superficirio no 2momento Direitos do Superficirio: direito de indemnizao caso este no tenha sido afastado em casa da extino do direito de superfcie em virtude da extino deste pelo decurso do prazo; e direito de indemnizao no caso de expropriao pblica (art. 1542); e o direito de utilizar a coisa (Prof. Henrique Antunes: direito de superfcie no 2momento em tudo semelhante ao direito de propriedade (gozar, fruir e dispor faculdades do superficirio), s se distinguindo deste por no ser um direito exclusivo); servies (art. 1529) Obrigaes do Superficirio: obrigao de pagar o cnone do pagamento Direitos do Fundeiro: direito de receber o cnone do pagamento; expectativa que se o direito de superfcie for temporrio adquirir a propriedade da coisa construda ou plantada; direito de preferncia (art. 1535 - existe apenas em benefcio do fundeiro enquanto expresso maior entre a diferena entre propriedade (que exclusiva) e superfcie) direito de superfcie ao depender do direito de propriedade, est a limitar este ltimo logo permite-se que o fundeiro possa preferir na alienao da coisa. O no uso deve ser inserido no art. 1536. Obrigaes do Fundeiro: art. 1529 - servides

Servido legal: mesmo que uma pessoa voluntariamente no contribua para a constituio da servido ela lhe imposta, pela natureza das coisas. Ideia: se no se colabora a bem, colaboras a mal pode ser constituda coercivelmente. Em suma, existe a possibilidade de ser constituda voluntariamente ou coercivamente por uma sentena de um tribunal ou por uma autoridade administrativa. art. 1529: sentido imprprio de servido legal servido legal no aquela que constituda por lei! Elas so sero constitudas quando existe uma sentena do tribunal ou da administrao fiscal. art. 1537: inverso do ttulo da posse estamos perante o incumprimento de uma obrigao e no perante uma inverso!

Aula 17 17 de Novembro Teste Aula 18 24 de Novembro

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Pgina 52

Direitos Reais FDUCP


Caso: constituem a favor de A o direito de passear no jardim de B Caso 1: considere-se A uma sociedade que gere um hotel, sendo que o direito se transfere para os utilizadores do hotel. No caso do hotel existe um proveito de natureza econmico, que se traduz no acrscimo pedido aos utilizadores do hotel existe um proveito que atribudo a um prdio mediante um encargo face a outro prdio. Estamos perante um beneficio de um prdio e no de uma pessoa no existindo uma identificao previa da pessoa que o ira utilizar servido predial Servido predial: direito real sobre uma coisa (prdio) alheio, existindo nesse direito a atribuio ao proprietrio de outro prdio de faculdades sobre o outro prdio (art. 1543). necessrios dois prdios, e no relaes entre um prdio e uma pessoa Alm da relao entre prdio, necessrio existir uma utilidade, um benefcio. Prdio serviente (prdio onde a servido existe) e prdio dominante (prdio que beneficia) Nota: para algum que seja beneficirio de uma servido no necessrio propriedade Consequncia do contrato inicial entre o senhor A (pessoa) e o senhor B (proprietrio do edifcio), de eles terem concebido o direito de A como sendo real e tendo em considerao que a lei no admite tal? Uma vez que no est previsto no lei no um direito real (principio da tipicidade) existindo apenas uma relao obrigacional A pode utilizar o jardim at ao momento em que B decida vender.

Caractersticas das Servides (art. 1544 a 1546) Atipicidade do Contedo (art. 1544): existindo uma relao entre dois prdios, existe um encargo resultante para outro face ao beneficio de outro. possvel uma servido de passeio? necessrio um proveito, uma utilidade mas no tem de ter valor econmico Inseparabilidade das Servides (art. 1545): exemplo, A e B constituem uma servido. Se a (proprietrio do prdio dominante) vender o seu prdio a C, C no te nenhuma servido sobre o prdio de B a servido s existia entre A e B, a menos que B constitua uma servido com C. Alguma doutrina pensou: se no se pode separar tal equivale a dizer que no se pode separar as utilidades do prdio dominante. Caso: se durante 15 anos, A, titular do direito de servido, em vez de utilizar a passagem da servido do lado norte utiliza do lado sul? Usucapio: art. 1296 - boa f (servido aparente): 15anos; m f: 20anos. S as servides no aparente no so susceptveis de aquisio por usucapio. Maria Lusa Lobo 2011/2012 Pgina 53

Direitos Reais FDUCP


Extino da servido a norte por no uso: art. 1549/1 al b). art. 1568: encontra-se relacionado com esta caracterstica. Indivisibilidade das Servides (art. 1546): expressa a inerncia e a sequela, caractersticas dos direitos reais.

Modalidades das Servides 1. Servides Prediais Legais e Servides Prediais Voluntrias (art. 1547) Servides Prediais Legais: so aquelas que podem (no existindo acto jurdico voluntrio) ser constitudas coercivamente. Lei reconhece a necessidade presente que no pode estar sujeita vontade das partes (exemplo: prdio encravado A para chegar at estrada tem de passar pelo terreno de B) Servides Prediais Voluntrias: so aquelas que so constitudos por negocio jurdico ou acto voluntrio. Esta classificao a quem tem maior importncia ao nvel das implicaes jurdicas: Implicaes no momento da constituio: Implicaes no momento da extino: art. 1569/2 e 3 Exclusivo das servides prediais legais e das servidores prediais constitudas por usucapio: havendo uma desnecessidade superveniente (e no originrio, porque se assim fosse o titulo constitutivo seria nulo) existe uma forma de extino da servido independentemente do prazo para que foi constituda. art. 1569/4 Remisso proprietrio do prdio serviente necessidade daquelas utilidades que esto a ser utilizadas pelo proprietrio do prdio dominante. 2. Servides Prediais Aparentes e Servides Prediais No Aparentes (art. 1548) Servides Prediais Aparente: revelam-se por sinais visveis e permanentes. Consequncia: podem constituir-se por usucapio. Servides Prediais No Aparentes: no se revelam por sinais visveis e permanentes. Consequncia: no podem constituir-se por usucapio. Nota: existe uma forma especfica de aquisio do direito de servido art. 1547/1 e art. 1549: constituio por destinao do pai de famlia exemplo: terreno X possui duas vivendas que no respeitam o estilicdio (art. 1365) aqui no estaramos perante uma servido de estilicdio uma vez que o mesmo proprietrio. E se o proprietrio fizer uma diviso no terreno, e ficar como proprietrio da vivenda A, enquanto a vivenda B vendida a C que se torna proprietrio. Existe uma servido de estilicdio? Para tal necessrio que tenha sido constituda no foi por contrato (no se falou em tal no momento de celebrao), no foi por testamento (A no faleceu) e tambm no foi por usucapio uma vez que a questo se colocou passado uma semana depois da venda. De acordo com o art. Maria Lusa Lobo 2011/2012 Pgina 54

Direitos Reais FDUCP


1549 estamos perante uma serventia na medida em que quando ocorre a separabilidade essa servido tornar-se- serventia se existirem sinais visveis e aparentes. Dois prdios do mesmo dono ou duas fraces de um s prdio Sinais visveis e permanentes de serventia (ligao entre os prdios ou as fraces em que um esteja a suportar um encargo para beneficio do outro) Prdios ou fraces vierem a separar-se (pertencentes a donos diferentes) Para que no se constitua necessrio que as partes no momento em que houve a separao dos prdios ou das fraces terem declarado que no se constitua. 3. Servides Prediais Positivas, Servides Prediais Negativas e Servides Prediais Desvinculativas Servides Prediais Positivas: existe uma permisso para o titular praticar actos sobre o prdio serviente, ou seja agir sobre o prdio serviente. Exemplo: servido predial de passagem Servides Prediais Negativas: impe ao proprietrio do prdio serviente a absteno de uma determinada conduta. Exemplo: quando se constitui uma servido de vistas, o proprietrio de um prdio serviente no pode reagir contra o proprietrio do prdio dominante, embora este tenha cometido uma infraco; no podendo o proprietrio do prdio serviente construir para la de um metro e meio (art. 1362/2) Servides Prediais Desvinculativas: a constituio da servido envolve para o proprietrio do prdio dominante de uma libertao, desvinculao, relativamente a uma limitao que ele tinha. Exemplo: servido de estilicdio (art. 1365). 4. Servides Prediais Activas e Servides Prediais Passivas (art. 1575) Servides Prediais Activas: prdio dominante Servides Prediais Passivais: prdio serviente Vicissitudes do Direito: Alem das outras especificaes, existe ainda a seguinte especificao: USUCAPIO LIBERTATIS (art. 1572): fenmeno inverso usucapio forma de extino do direito quando o proprietrio do prdio serviente se ope ao exerccio da servido e se ope com sucesso pelo tempo que de acordo com as regras que para a usucapio seriam suficientes, ele adquire a liberdade do prdio. Oposio eficaz. Extingue-se o direito no momento em que de acordo com as regras da usucapio isso fosse possvel prazo de 20anos para extino do direito Extino pelo no uso (tambm de 20anos): aplicam-se as regras da caducidade, enquanto que na usucapio libertatis aplicam-se as regras da prescrio, susceptveis de suspenso/interrupo da prescrio. No uso mais favorvel.

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Pgina 55

Direitos Reais FDUCP

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Pgina 56

You might also like