You are on page 1of 36

DIREITO DA FAMLIA AULAS PRTICAS 2012 PROF.

FRANCISCO BARONA

3. RELAES PARAFAMILIARES: UNIO DE FACTO E VIDA EM ECONOMIA COMUM

IV

Em Setembro de 2006, Joaquim, alentejano, e Vanessa, beir, conheceramse no trio da Faculdade. Depois de se terem inscrito no 1. ano do curso de Engenharia Civil, comearam a procurar uma casa onde pudessem viver em Lisboa. Quando comearam a tomar conhecimento do valor das rendas dos apartamentos, decidiram no dizer nada aos respectivos pais e dividir uma casa para, desta forma, pouparem algum dinheiro que lhes permitiria finalmente sair noite sempre que quisessem. Combinaram que Joaquim arrendaria o apartamento e Vanessa pagaria as contas da luz, gs, gua e telefone. Para fazerem face aos aumentos de gastos, Joaquim passou a distribuir pizzas e Vanessa a lavar pratos na mesma pizzaria.

a) Suponha que, no Vero seguinte, Joaquim e Vanessa pretende para fazerem um inter-rail com os amigos na primeira quinzena de Agosto. O gerente da pizzaria exige que Vanessa faa frias na segunda quinzena de Julho e Joaquim na primeira quinzena de Agosto. Quid iuris? Lei n 6/2001, de 11 de Maio Medidas de Proteco das Pessoas que Vivem em Economia Comum Nos termos do art. 2/1, entende-se por economia comum a situao de pessoas que vivam em comunho de mesa e habitao h mais de dois anos e tenham estabelecido uma vivncia em comum de entreajuda ou partilha de recursos. Maria Lusa Lobo 2011/2012 Page 1

Nos termos do art. 4/1 al. a), s pessoas em situao de economia comum atribudo o benefcio do regime jurdico de frias () equiparado aos dos cnjuges, nos termos da lei.

Contudo, para que Joaquim e Vanessa pudessem tirar frias ao mesmo tempo seria necessrio que as condies de eficcia do regime da Vida em Economia Comum se verificassem. Sendo uma das condies de eficcia que a vida em economia comum dure h mais de dois anos (art. 1/1 e art. 2/1), e tendo Joaquim e Vanessa comeado a partilhar comunho de mesa e habitao em Setembro de 2006, pretendendo usufruir do benefcio que consta no art. 4/1 al. a) no Vero seguinte, ora no Vero de 2007, ainda no tinha decorrido o prazo de dois anos pelo que tal benefcio no lhes poderia ser aplicado.

b) Em Novembro de 2007, Joaquim morre num desastre de mota. Vanessa quer continuar a viver na mesma casa, mas o proprietrio pretende arrend-la a um jovem Mdico, disposto a pagar o dobro da renda. Ter Vanessa direito a continuar a habitar o andar? Lei n 6/2001, de 11 de Maio Medidas de Proteco das Pessoas que Vivem em Economia Comum Nos termos do art. 5/1, em caso de morte da pessoa proprietria da casa de morada comum, as pessoas que com ele tenham vivido em economia comum h mais de dois anos () tm direito real de habitao sobre a mesma, pelo prazo de cinco anos, e, no mesmo prazo, direito de preferncia na sua venda.

Sendo uma das condies de eficcia que a vida em economia comum dure h mais de dois anos (art. 1/1 e art. 2/1), e tendo Joaquim e Vanessa comeado a partilhar comunho de mesa e habitao em Setembro de 2006, quando Joaquim falece em Novembro de 2007, ainda no tinha decorrido o prazo de dois anos pelo que no se poderia aplicar o art. 5/1.

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Page 2

Contudo, nos termos do art. 1106/1, o arrendamento para habitao no caduca por morte do arrendatrio quando lhe sobrevida a pessoa que com ele residissem em economia comum e h mais de um ano (al. b)).

Ou seja, nos termos do art. 1106, tratando-se de transmisso do arrendatrio por morte, a pessoa que vivia em unio de facto com o arrendatrio ocupa o primeiro lugar, ao lado do cnjuge, a hierarquia constante do referido artigo, sendo que as pessoas que com ele vivessem em economia comum ocupam o segundo lugar dessa hierarquia.

Presumindo, uma vez que no caso nada nos indica em sentido oposto, que Joaquim no fosse casado nem vivesse em Unio de Facto, nos termos do art. 1106/1 al. b), e uma vez que j passara mais de um ano (Setembro de 2006 Novembro de 2007), Vanessa poderia continuar a viver na mesma casa.

c) Em Julho de 2008, Vanessa apaixonou-se por Fernando, jovem professor de Engenharia, casado com Teresa, sua colega. Teresa s pretende separar-se de pessoas e bens de Fernando, uma vez que tendo casado catolicamente, tem o grave dever de no se divorciar. Em Janeiro de 2009 depois de obter a separao de pessoas e bens, Fernando foi viver com Vanessa para uma casa que este acabara de herdar de uma tia solteira. Em Julho desse mesmo ano, Fernando dirigiu-se sua agncia de viagens e marcou um cruzeiro para as ilhas gregas, no valor de 5.000,00, para si e para a sua mulher, que os dois vieram a realizar em Agosto. Poder Vanessa ser responsabilizada pelo pagamento dessa quantia. Se sim, com que fundamento? Lei n 7/2001, de 11 de Maio Medidas de Proteco das Unies de Facto

Nos termos do art. 1/1, entende-se que se encontrem em Unio de Facto as pessoas que vivam em comunho de leito, mesa e habitao, como se fossem casadas, apenas com a diferena de que no o so, pois no esto ligadas pelo vnculo formal do casamento, h mais de dois anos.

As condies de eficcia da Unio de Facto assentam:

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Page 3

No direito actual, equipara-se a unio de facto de pessoas do mesmo sexo unio de facto entre pessoas de sexo diferente (art. 1), salvo para efeitos de adopo (art. 7), ou seja s as pessoas de sexo diferente que vivam em unio de facto permitida a adopo conjunta.

No caso, Vanessa e Fernando so duas pessoas de sexo diferente. S produz efeitos se j dura h mais de dois anos.

No caso, Vanessa e Fernando comeam a viver juntos em Janeiro de 2009 e em Agosto de 2009 realizaram um cruzeiro a condio de eficcia da Unio de Facto, que assenta nos dois anos, no se encontra preenchida uma vez que entre Janeiro de 2009 Agosto de 2009 s haviam passado 7 meses. No deve existir impedimento dirimente ao casamento dos membros da unio de facto (soluo do art. 2 que reproduz as normas do art. 1601 e art. 1602) No caso, Vanessa e Fernando passam a viver juntos depois deste obter a separao de pessoas e bens, pelo que nos termos do art. 2 al. c) tal no traduz nenhuma excepo condio de eficcia da unio de facto pelo que tal se encontra preenchido.

O princpio geral da unio de facto, nas relaes patrimoniais , o de que estas se regem pelo direito comum das relaes obrigacionais e reais, podendo eles contratar entre si ou com terceiros. Os membros da unio de facto vivem em comunho de leito, mesa e habitao, como se fossem casados, criando-se deste modo uma aparncia de vida matrimonial que pode suscitar a confiana de terceiros que contratem com ambos ou s com um deles.

Na Unio de Facto no h um regime como o do art. 1691. Soluo Se no h regime prprio, o de aplicar o regime geral das obrigaes (s responde pelas dvidas o patrimnio do prprio devedor); Maria Lusa Lobo 2011/2012 Page 4

No havendo regime na mesma, no se deixa de aplicar o art. 1691, uma vez que necessrio proteger o terceiro (situao de confiana) o que importa so os terceiros, independentemente de ter decorrido os 2 anos ou no.

Desta forma, estende-se unio de facto o art. 1691 al. b): os sujeitos da relao so solidariamente responsveis pelas dvidas contradas por qualquer deles para ocorrer aos encargos normais da vida comum.

Coloca-se a questo de saber, se a responsabilidade por dvidas a ser aplicada por analogia no requeria necessrio o prazo de dois anos a partir do qual a Unio de Facto produz efeitos querela doutrinal: Prof. Pereira Coelho: devera ser aplicado o art. 1691 mas s no caso das dvidas comuns do dia-a-dia. Prof. Ana Taveira da Fonseca: possvel aplicar o regime do art. 1691, mas normalmente as pessoas optam pela unio de facto exatamente para fugir obrigao de responder pelas dvidas dos cnjuges (embora tal seja incoerente: querem os direitos, mas no querem os deveres)

d) Em Julho de 2011, Fernando morreu e deixou um testamento, realizado em Agosto de 2008, no qual consta uma clusula com o seguinte teor Deixo a totalidade dos meus bens mveis a Vanessa, a nica pessoa que verdadeiramente me amou. Ser vlida esta deixa testamentria? Nos termos do art. 2133/3, o cnjuge no chamado herana se data da morte do autor da sucesso se encontrar divorciado ou separado judicialmente de pessoas e bens, por sentena que j tenha transitado ou venha a transitar em julgado (). Deste modo, uma vez que Fernando obteve a separao de pessoas e bens com Teresa em Janeiro de 2009, Teresa no herdeira de Fernando. Nos termos do art. 2196/1, nula a disposio a favor da pessoa com quem o testador casado cometeu adultrio. Uma vez que Vanessa se apaixonou por Fernando em Julho de 2008 (e supondo que foi reciproco), e uma vez que a separao de pessoas e bens s Maria Lusa Lobo 2011/2012 Page 5

foi proferida em Janeiro de 2009 conclui-se que Fernando cometeu adultrio pelo que, em princpio, a disposio em causa seria nula (fundamento: o dever de fidelidade no cessa com a separao judicial de pessoas e bens). Contudo, nos termos do art. 2196/2 al. a), a disposio no seria nula se os cnjuges j estavam separados judicialmente de pessoas e bens () h mais de seis anos data da abertura da sucesso.

Nota: porqu seis anos? Seis anos na medida em que era o prazo que se previa a propsito do divrcio, ou seja a separao de facto seria relevante para pedir o divrcio se j durasse h seis anos. Hoje, a separao de facto relevante para pedir o divrcio se j dura h um ano. necessrio fazer uma interpretao correctiva do art. 2196/1 al. a) no seis anos, mas sim um ano.

Deste modo, tendo o testamento sido realizado em Agosto de 2008 e tendo Fernando falecido em Julho de 2011 j havia decorrido 3anos e 11meses, ou seja mais de um ano. Daqui se conclui que a clusula seria vlida, nos termos do art. 2196/2 al. b). Nota: o regime das doaes, conforme prev o art. 953, diferente a clusula seria ad initio nula, no sendo sanvel mesmo que ocorresse a separao judicial de pessoas e bens.

e) Poder Vanessa exigir a Xavier, que conduzindo manifestamente embriagado matou Fernando, uma indemnizao por danos morais sofridos com a morte deste? Nos termos do art. 496/3, a indemnizao em relao ao danos no patrimoniais, se a vtima vivia em unio de facto () cabe () pessoa que vivia com ela (), ou seja Vanessa poder exigir a Xavier a indemnizao por danos morais.

Nota: com a alterao de 2010, os unidos de facto passam a ter os mesmos direitos (em termos de indemnizao por danos no patrimoniais) que os casados.

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Page 6

f) Imagine que Fernando no deixou qualquer testamento e Vanessa entende ter direito casa onde sempre viveu com Fernando, como marido e mulher, e a uma penso de sobrevivncia, uma vez que acabou o curso, mas ainda no se encontrava empregada. Ter razo? A resposta seria a mesma se, em vez de Fernando ter morrido, se tivesse reconciliado com Teresa? Lei n7/2001, de 11 de Maio Medidas de Proteco das Unies de Facto

Hiptese de Fernando ter morrido sem deixar qualquer testamento Nos termos do art. 8/1 al. a), a Unio de Facto dissolveu-se com o falecimento de um dos membros. Direito Casa onde sempre viveu com Fernando Nos termos do art. 5/1 al. a), em caso de morte do membro da unio de facto proprietrio da casa da morada de famlia e do respectivo recheio, o membro sobrevivo pode permanecer na casa, pelo prazo de cinco anos, como titular de um direito real de habitao e de um direito de uso de recheio. Direito de exigir alimentos Nos termos do art. 2020/1, o membro sobrevivo de unio de facto tem o direito de exigir alimentos da herana do falecido.

Ou seja, existe um direito a legado legtimo (lei), que se traduz na atribuio de bens, certos e determinados, normalmente por testamento.

Hiptese de Fernando se ter reconciliado com Teresa Nos termos do art. 8/1 al. b), a Unio de Facto dissolveu-se por vontade de um dos membros (Fernando reconciliou-se simplesmente com Teresa), ou nos termos do art. 8/1 al. c), a Unio de Facto dissolveu-se com o casamento de um dos membros (Fernando casou-se civilmente com Teresa). Maria Lusa Lobo 2011/2012 Page 7

Direito Casa onde sempre viveu com Fernando O art. 4 manda remete para o art. 1793 (casa prpria art. 1105 - casa arrendada), o qual dispe pode o tribunal dar de arrendamento a qualquer dos cnjuges, a seu pedido a casa de morada de famlia, quer essa seja comum quer seja prpria do outro, considerando, nomeadamente, as necessidades de cada um dos cnjuges e o interesse dos filhos do casal. Ou seja, Vanessa pode exigir o arrendamento da casa. Direito de Exigir Alimentos

A lei no prev a hiptese de poder existir o direito de exigir alimentos quando exista rutura da unio de facto, ou seja nos termos do art. 2020/1 s h penso de alimentos por morte do unido de facto. Tal pode conduzir a situaes injustas.

g) Suponha, agora, que antes de Fernando morrer, Teresa conheceu Manuel, divorciado, com quem passou a manter um relacionamento estvel apesar de este residir em Pampilhosa da Serra e ela no Funchal. Tendo tomado conhecimento desta situao, Fernando pretende deixar de pagar a Teresa a quantia de 1000,00 que mensalmente lhe pagava a ttulo de alimentos. Teresa considera que continua a ter direito quantia mencionada. Quid iuris? Nos termos do art. 2019, cessa o direito a alimentos se o alimentado contrair novo casamento, iniciar unio de facto ou se tornar indigno do beneficiado pelo seu comportamento moral.

Deste modo, embora Teresa tenha um relacionamento estvel no se encontram reunidas as condies de eficcia da unio de facto: comunho de leito, mesa e habitao (Teresa reside no Funchal e Manuel na Pampilhosa da Serra). Fernando ter de continuar a pagar a Teresa a quantia a ttulo de alimentos.

Nota: at 2010, o direito a alimentos s cessava se o alimentado se voltasse a casar ou tivesse um comportamento indigno, ou seja deixava de fora a hiptese de unio de facto.

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Page 8

5. A CAPACIDADE MATRIMONIAL E IMPEDIMENTOS MATRIMONIAIS. CELEBRAO DO CASAMENTO: CASAMENTO COMUM E CASAMENTO URGENTE

VII

Ana, estudante, e Bernardo, engenheiro, numa viagem de fim-de-semana pela Serra da Estrela, sofreram um acidente de viao. Passados escassos instantes celebraram casamento receando que Bernardo falecesse. Mais tarde vem a descobrir-se que Ana tinha sido cmplice na morte de Carlota, ex-mulher de Bernardo. Qual a validade e eficcia deste casamento?

Dados do Caso Ana e Bernardo casamento urgente (receio de morte) Ana cmplice na morte de Carlota (ex-mulher de Bernardo)

No presente caso necessrio averiguar a existncia de impedimentos matrimoniais que possam obstar ao casamento: Nada nos dizendo no caso sobre as idades de Ana e Bernardo necessrio ponderar a hiptese, de nos termos do art. 1601 al. a) estarmos face a um impedimento matrimonial dirimente de natureza absoluta ou de estarmos face a um impedimento matrimonial impediente, nos termos do art. 1604/1 al. a)

Quem no tiver atingido a idade de 16 anos sofre de uma verdadeira incapacidade de gozo para a realizao do casamento, visto a vontade de contrair casamento ser estritamente pessoal em relao a cada um dos nubentes (art. 1619). Quem tiver atingido a idade nupcial, mas no for ainda maior, no sofre de qualquer impedimento matrimonial dirimente de natureza absoluta, necessitando apenas de autorizao dos pais ou do tutor, ou do respetivo suprimento judicial, requisito cuja falta constituiu mero impedimento impediente nos termos do art. 1604 al. a) em conjugao com o art. 1612.

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Page 9

O Estabelecimento da Idade Nupcial assenta fundamentalmente em duas ideias: Natureza fisiolgica, ligada ideia de copula carnalis, como elemento essencial da comunho matrimonial de vida. Caracter psicolgico, mais relacionado com a vontade do que com o desenvolvimento fisiolgico dos nubentes (art. 1612/2 in fine). Nos termos do art. 1631 al. a), constituiu causa de anulabilidade do casamento, o casamento contrado com algum impedimento dirimente. Caso se tratasse de um impedimento matrimonial impediente, ou seja estando no mbito de aplicao do art. 1604/1 al. a) o casamento no seria anulvel, sendo que se aplicaria o regime do art. 1649, ou seja existe uma sano de caracter patrimonial. Nos termos do art. 1602 al. d), constituiu impedimento matrimonial dirimente de natureza relativa, a condenao anterior de um dos nubentes, como autor ou cmplice, por homicdio doloso, ainda que no consumado, contra o cnjuge do outro, e nos termos do art. 1604/1 al. f), constitui impedimento matrimonial impediente a pronuncia do nubente pelo crime de homicdio doloso, ainda que no consumado, contra o cnjuge do outro, enquanto no houver despronncia ou absolvio por deciso passada em julgado. No presente caso, uma vez que se indica expressamente que mais tarde tinha sido descoberto que Ana tinha sido cmplice na morte de Carlota, ex-mulher de Antnio pressupe-se que data da celebrao do casamento Ana ainda no havia sido condenada, pelo que neste caso aplicar-se-ia o art. 1604/1 al. f).

Nos termos do art. 1604/1 al. f) Pretende-se evitar que o homicida consiga realizar o casamento, que a lei probe, enquanto no julgado e a deciso condenatria no transita em julgado. Para impedir a fraude prescreve-se que o processo de casamento se suspenda ou se no instaure, logo que a pronncia seja proferida. Uma vez proferida a sentena, o processo s prossegue ou s poder ser instaurado quando o arguido for despronunciado ou quando for absolvido da acusao por deciso em julgado.

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Page 10

Nos termos do art. 1650, no existe nenhuma sano de caracter patrimonial para os casos da al. f) do art. 1604/1. Tal derivada do facto de no processo crime existir uma presuno de inocncia ate que se prove o contrario, deste modo no se aplica nenhuma sano. Caso seja condenada, ser presa (sano penal). Nos termos do art. 1587, podem existir duas modalidades de casamento: catlico e civil (sendo que este, depois ainda pode assumir a forma de religioso sobre forma civil).

Nada nos dizendo no caso, se o casamento urgente celebrado de forma civil ou catlica necessrio abrir as duas hipteses.

Casamento Urgente Civil

Pressupondo que o requisito para que se verificasse o casamento urgente, constante do art. 1622, se encontrasse preenchido, ou seja existindo fundado receio de morte prxima de algum dos nubentes, ou iminncia de parto:

Impedimento dirimente de natureza absoluta resultante da falta de idade nupcial: nos termos do art. 1624 al. c), existiria causa de recusa de homologao pelo que nos termos do art. 1628 al. b) o casamento seria inexistente.

Impedimento impediente, nos termos do art. 1604/1 al. a) ou al. f) neste caso seria necessria a homologao, sendo que se tal no for realizada o casamento inexistente nos termos do art. 1628 al. b).

Sendo o casamento havido como inexistente, nos termos do art. 1630/1, o casamento no iria produzir nenhum efeito no podendo ser havido como putativo.

Casamento Urgente Catlico

Pressupondo que o requisito para que se verificasse o casamento urgente se encontrasse preenchido, constituiu causa de recusa de transcrio do casamento catlico, nos termos do art. 174/1 al. d) do CRCivil, a existncia, no momento da celebrao do casamento, de algum impedimento matrimonial dirimente (caso fossem menores). Em relao aos impedimentos impedientes, tais no obstam transcrio sendo o casamento vlido, mas enquanto no se realizar a transcrio no produz efeitos civis. Maria Lusa Lobo 2011/2012 Page 11

VIII Antnio e Maria celebraram casamento urgente. Maria era filha adoptiva de Pedro, o qual se veio a descobrir mais tarde ser pai natural de Antnio. Qual o valor e eficcia deste casamento?

Dados do Caso: Antnio e Maria: casamento urgente Maria filha adotiva de Pedro Pedro pai natural de Antnio

Em sentido real, Antnio e Maria no so irmos, sendo que s o seriam e a ttulo de: Germanos: se fossem filhos dos mesmos pais Uterinos: se fossem filhos da mesma me Consanguneos: se fossem filhos do mesmo pai

Contudo, necessrio abrir a hiptese de ter sido uma adoo plena ou uma adoo restrita. Adoo Plena

Constitui impedimento matrimonial dirimente relativo, ou seja impedimento que obsta ao casamento entre determinadas pessoas, nos termos do art. 1602 al. a), o parentesco na linha reta.

Tal impedimento, alem de abranger o parentesco natural, ou seja assente nos laos de sangue (art. 1578), abrange igualmente o parentesco criado pelo vnculo de adoo plena.

Conferindo ao adotado a condio de filho do adotante, em cuja famlia o integra, bem com os seus descendentes (art. 1986), a adoo plena transporta para as relaes entre o adotado e o adotante, os descendentes do primeiro e os ascendentes do segundo, deste modo explica-se que o art. 1604, quando se refere aos impedimentos impedientes, Maria Lusa Lobo 2011/2012 Page 12

omita qualquer referencia aos casos de adoo plena. Ou seja, nos termos do art. 1986/1, o vnculo da adoo plena origina uma relao de parentesco.

Contra o casamento entre o adotado e o adotante, no caso de adoo plena no existem razoes de natureza eugnica, mas apenas razoes de ordem moral e social.

Importa ainda salientar, que nos termos do art. 1603/1, possibilita-se impedir o casamento com base num parentesco, valendo apenas para este efeito (no produz qualquer outro efeito e no vale sequer como comeo de prova em ao de investigao de maternidade ou paternidade).

Ou seja, no caso de estar perante um caso de adoo plena, existe um impedimento matrimonial dirimente relativo.

Nada nos dizendo no caso, se o casamento urgente celebrado de forma civil ou catlica necessrio abrir as duas hipteses.

Casamento Urgente Civil

Pressupondo que o requisito para que se verificasse o casamento urgente, constante do art. 1622, se encontrasse preenchido, ou seja existindo fundado receio de morte prxima de algum dos nubentes, ou iminncia de parto, nos termos do art. 1624 al. c), existiria causa de recusa de homologao pelo que nos termos do art. 1628 al. b) o casamento seria inexistente.

Sendo o casamento havido como inexistente, nos termos do art. 1630/1, o casamento no iria produzir nenhum efeito no podendo ser havido como putativo.

Casamento Urgente Catlico

Pressupondo que o requisito para que se verificasse o casamento urgente se encontrasse preenchido, constituiu causa de recusa de transcrio do casamento catlico, nos termos do art. 174/1 al. d) do CRCivil, a existncia, no momento da celebrao do casamento, de algum impedimento matrimonial dirimente.

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Page 13

Em suma, o casamento catlico j existe, mesmo antes da transcrio, na ordem jurdica civil, que inclusivamente lhe atribui determinados efeitos, mas s pode ser invocado ou atendido, e portanto, s produziria a plenitude dos seus efeitos (efeitos do casamento) quando a transcrio se efetuar. Adoo Restrita

Nos termos do art. 1604 al. e), o vnculo de adoo restrita constituiu um impedimento matrimonial impediente.

A adoo restrita obsta ao casamento do adotante com o adotado ou seus descendentes (art. 1607 al. a)), abrangendo neste caso apenas o parentesco legalmente reconhecido, pelo que no se explica a doutrina excecional do art. 1603.

Tal proibio deve-se a razoes de ordem moral e social que servem de fundamento aos graves impedimentos previstos nas trs primeiras alneas do art. 1602, mas que no caso da adoo procedem com uma menor fora no que nos casos de parentesco e afinidade.

O art. 1609/1 al. c) admite a dispensa do impedimento matrimonial impediente fundado na adoo restrita. Contudo, uma vez que estamos face a uma situao de parentesco no reconhecido (o qual se veio a descobrir mais tarde ser pai natural de Antnio), e o impedimento assente na adoo plena s se aplica a situaes de parentesco reconhecido, neste caso no existiria nenhum impedimento que obstasse ao casamento entre Maria e Antnio.

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Page 14

IX

Antnio casou com Berta em 2008. Em 2009, Berta intenta uma aco de anulao do seu casamento com base em casamento anterior de Antnio com Carolina. Em 2010, Antnio intenta uma aco de anulao do seu casamento com Carolina com base em demncia desta. Em 2011, Antnio morre.

Dados do Caso: 2008: Antnio e Berta casam-se 2009 Berta intenta uma ao de anulao do seu casamento com Antnio 2010 Antnio intenta uma ao de anulao do seu casamento com Carolina 2011 Antnio morre Nota: em ambos os casamentos se fala em ao de anulao, logo o casamento ter sido Civil (a validade dos casamentos civis s podem ser apreciada pelo Tribunais do Estado e s estes que declaram a anulao do casamento; a validade dos Casamentos Catlicos apreciada pelo Tribunais e Reparties Eclesisticas e s estes que podem declarar a nulidade do casamento)

a) Qual a viabilidade da aco proposta por Berta?

Nos termos do art. 1601 al. c), constituiu impedimento matrimonial de natureza absoluta, ou seja impedimento que se refere pessoa, e no s declaraes de vontade dos nubentes ou forma do ato, obstando ao casamento da pessoa a quem respeita com qualquer outra, o impedimento de vnculo, ou seja a existncia de casamento anterior no dissolvido

Quem estiver casado, mesmo que o assento do casamento (catlico ou civil) no conste dos livros do registo civil, no pode casar de novo. Probe-se a bigamia em nome do Princpio da Unidade Matrimonial, considerando-a crime e consequentemente penalmente punida (art. 247) o casamento deve ser monogmico.

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Page 15

O Princpio da Unidade Matrimonial assenta na essencialidade atribuda comunho plena de vida entre os cnjuges, no podendo nenhum deles entregar-se a mais do que uma pessoa (s se pode casar o nubente, que seja solteiro, vivo ou divorciado).

No presente caso, Carolina e Antnio encontram-se casados, sofrendo o casamento de um impedimento matrimonial dirimente absoluto, nos termos do art. 1601 al. b), assente na existncia de demncia de Carolina, vindo mais tarde Antnio a casar com Berta, sem o primeiro vnculo se encontrar dissolvido, o que constitui um impedimento matrimonial dirimente absoluto nos termos do art. 1601 al. c). Nos termos do art. 1643/3, logo que seja instaurada a ao de anulao do primeiro casamento do bgamo (casamento entre Antnio e Carolina), j no ser possvel instaurar ao de anulao do segundo casamento, invocando a existncia do impedimento de vnculo, nem sequer ser lcito prosseguir nela, enquanto tiver pendente a ao anulatria do primeiro. Anulado o primeiro casamento do bgamo ocorre destrise com efeitos retroativos os efeitos produzidos pelo casamento anulvel.

Em sequncia de tal, nos termos do art. 1633/1 al. c), sendo o casamento entre Antnio e Carolina anulado, o matrimnio entre Antnio e Berta convalidar-se- ipso iure, sem necessidade de celebrao de um novo ato, em virtude da eficcia retroativa da anulao do primeiro casamento. Tudo se passa, quanto ao vnculo matrimonial entre Antnio e Carolina como se eles nunca tivessem estado casados.

Sub-Hiptese: e se o casamento entre Carolina e Antnio tivesse sido civil, e o casamento entre Antnio e Berto fosse catlico?

A ordem jurdica no iria transcrever o casamento catlico entre Antnio e Berta. O Direito Cannico no reconhece o primeiro casamento civil, e deste modo no haveria nenhum impedimento, sendo o casamento vlido.

Ou seja, no transcrevendo a ordem jurdica civil o casamento catlico e supondo a situao de a ao de anulao intentada por Antnio em relao ao seu casamento com Carolina ser julgada improcedente, qual seria a situao de Berta uma vez que no poderia voltar a casar na medida em que existiria um impedimento de vnculo nos termos do art. 1601 al. c) (casamento anterior no dissolvido () ainda que o Maria Lusa Lobo 2011/2012 Page 16

respetivo assento no tenha sido lavrado no registo do estado civil), nem se poderia divorciar uma vez que o casamento catlico transcrito no produz efeitos civis. Art. 1625: refere-se a dispensa, sendo tal uma forma de dissoluo dos casamentos catlicos: Casamento rato: casamento vlido entre dois batizados, nascido como sacramento, que ser consumado logo que completado com a cpula conjugal casamento rato e consumado considerado indissolvel. Casamento No Consumado: no houve coabitao entre os cnjuges. O vnculo matrimonial pode dissolver-se ou extinguir-se desde que, alm da inconsumao d ato, se alegue e prove a existncia de justa causa de dispensa.

necessrio, segundo o Prof. Pereira Coelho analisar a constitucionalidade do referido artigo: no ser o art. 1625 inconstitucional face ao que dispe a Constituio no seu art. 36/2? O artigo 36/2 da CRP dispe A lei regula os requisitos e os efeitos do casamento e a sua dissoluo, por morte ou divrcio, independentemente da forma de celebrao, e uma vez que o art. 1625 prev uma forma de dissoluo dos casamentos catlicos (dispensa do casamento rato e no consumado) no estar este ltimo a violar o disposto constitucional?

A resposta negativa, uma vez que quando o legislador constitucional se refere ao facto de ser a ordem civil a regular tal verdade, ou seja refere-se ao CC legislador ordinrio remete para outra rea jurdica.

Contudo, segundo o Prof. Francisco Barona, o art. 1625 poder ser inconstitucional na medida em que enquanto o art. 36/2 da CRP se refere dissoluo por morte ou divrcio, o art. 1625 refere-se dispensa do casamento rato e no consumado, criando-se mais uma formula de dissoluo para os casamentos catlicos. Poder ponderar-se a existncia de uma inconstitucionalidade parcial: Violao do art. 36/2 da CRP Maria Lusa Lobo 2011/2012 Page 17

Violao do Princpio da Igualdade Privilgio Paulino: dissoluo do casamento legtimo, que o nome dado pelos textos cannicos ao casamento validamente celebrado entre no batizados. Esse casamento pode dissolver-se quando um dos cnjuges se converta e receba o batismo na Igreja Catlica e o outro no se converta nem torne possvel a vida conjugal e familiar sem ofensa da f do convertido. Ou seja, trata-se de um instituto do Direito Cannico que permite que as autoridades eclesisticas possam dissolver um casamento civil anterior (dois no batizados casamento civil; um converte-se f catlica e um batizado casamento catlico).

Como, porm, o casamento legtimo, hoc sensu, no um casamento catlico, mas civil tem-se entendido que a dissoluo baseada no Privilgio Paulino no esta compreendida no texto da Concordata, nem no mbito do art. 1625.

Prof. Mrio de Figueiredo: a dissoluo de um casamento entre no batizados, em razo do Privilgio Paulino no pode ser mandada anular, porque tal casamento no catlico e no foi transcrito. Pode existir o registo, mas ento que o casamento foi celebrado civilmente e s pelos tribunais civis pode ser anulado ou dissolvido.

Ou seja, quando no art. 1625 se refere aos Tribunais Eclesisticos tal no abrange o Princpio Paulino: tal como os Tribunais Civis no podem declarar a invalidade de um casamento catlico luz do Direito Civil, o mesmo em sentido contrario no pode acontecer. A cada Direito corresponde uma Ao pretende-se a remoo do impedimento matrimonial, uma vez que Berta no se encontra numa situao de igualdade (soluo)

b) Quem sucede a Antnio, sabendo que este no tem ascendentes ou descendentes vivos?

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Page 18

Se o casamento entre Antnio e Berta se convalidar, nos termos dos art. 1633/1 al. c), com a anulao do casamento entre Antnio e Carolina, quando Antnio falecer, nos termos do art. 2133 al. a), ser Berta a suceder.

No sendo invalidado nenhum casamento, existem duas vivas que iro ser chamadas quota legitimria, ocorrendo deste modo uma compresso da quota.

X Amlia casou civilmente com Bernardino, em 1979. Poucos meses depois do casamento, Amlia desapareceu sem dar notcias. Aps a declarao de morte presumida de Amlia, Bernardino voltou a casar civilmente com Cristina, em 1997. No incio de 1999, reaparece inesperadamente Amlia. Esta explica que esteve 20 anos de frias no Brasil, porque tinha cometido um crime, em 1979. Amlia quer retomar a vida conjugal com Bernardino. A soluo seria a mesma caso Amlia e Bernardino tivessem casado catolicamente, assim como Bernardino e Cristina?

Dados do Caso: 1979: Amlia e Bernardino casam civilmente/catolicamente. Poucos Meses Depois do Casamento: Amlia desapareceu Aps a Declarao de Morte Presumida, em 1997: Bernardo e Cristina casam-se civilmente/catolicamente Incio de 1999: Amlia reaparece

1. Diga qual a validade dos dois casamentos em causa e analise a viabilidade da pretenso de Amlia.

Se um dos nubentes tiver casado anteriormente s obre o sue cnjuge tiver recado a declarao de morte presumida haver que se aplicar o art. 116.

A verso inicial do art. 116 distinguia entre a hiptese de o casamento ser civil e a de ser catlico o casamento do presuntivo falecido: Maria Lusa Lobo 2011/2012 Page 19

No caso do casamento ser catlico, remetia-se para o Direito Cannico a resoluo do problema de saber se o cnjuge do ausente podia ou no celebrar segundo casamento, em face da declarao de morte presumida. No caso do casamento ser civil, permitia-se ao cnjuge a celebrao de novas npcias. Se o ausente viesse entretanto a regressar ou houvessem notcias da sua existncia data da celebrao das novas npcias, no se reconhecia prevalncia ao primeiro casamento, como se faz no Direito Cannico. Dava-se preferncia ao casamento atual, considerando-se o primeiro casamento como dissolvido (no por morte, uma vez que se veio a comprovar a existncia do ausente), mas por divrcio (a segunda causa de dissoluo do vnculo), desde a data da declarao de morte presumida. Em relao matria da declarao de morte presumida, a Reforma de 77 introduziu duas novas alteraes na matria: Nos termos do art. 115, embora a declarao de morte produzida produza os mesmos efeitos que a morte, tal no dissolve o casamento do ausente, sem prejuzo do disposto do art. 116. Ocorreu a eliminao do art. 116, que deferia ao Direito Cannico a resoluo da questo de saber se o cnjuge do ausente, casado catolicamente, podia ou no realizar novo casamento depois da declarao de morte presumida.

Em suma: Casamento Civil Se o ausente era casado civilmente, a declarao de morte presumida permite ao seu cnjuge celebrar novas npcias, embora continue casado ao mesmo tempo com o ausente, visto que o seu casamento no se dissolveu. O casamento do ausente s se dissolve (ento por divrcio data da declarao de morte presumida) se ele regressar ou houver notcias de que era vivo data das novas npcias (ressalva-se a hiptese de o cnjuge do ausente ter Maria Lusa Lobo 2011/2012 Page 20

requerido e obtido o divrcio, invocando o fundamento do art. 1781 al. c)) situao de bigamia legal segundo o Prof. Antunes Varela.

No presente caso, o primeiro casamento, celebrado entre Amlia e Bernardino era vlido e dissolveu-se por divrcio quando ela regressa no incio de 1999, e o segundo casamento celebrado entre Bernardino e Cristina tambm seria vlido. Casamento Catlico Como a declarao de morte presumida no dissolve o casamento, apenas se ressalvando o disposto do art. 116, que limita a possibilidade de novas npcias ao cnjuge casado civilmente, o cnjuge do ausente casado catolicamente no pode casar novamente, enquanto no for dada como certa, atravs da respetiva certido de bito, a morte do desaparecido.

Nota: o art. 116 estava pensado para quando era possvel o divrcio nos casos de casamento catlico, o que se tornou possvel com a Reforma de 77. Prof. Antunes Varela: no pode haver um segundo casamento catlico, enquanto no for dada como certa, atravs da respetiva certido de bito, a morte do desaparecido. Contudo, o cnjuge do ausente pode requerer o divrcio para poder voltar a casar civilmente interpretao literal do art. 116. Prof. Pereira Coelho: faz uma interpretao extensiva do art. 116 - a declarao de morte presumida permite a celebrao vlida do segundo casamento. Problema: sendo o segundo casamento catlico (posio do Prof. Pereira Coelho), se o ausente regressa, o segundo casamento ir considerar-se nulo (cnone 1085)

Deste modo: se um dos cnjuges ficar ausente, o outro pode: Pedir o Divrcio Pedir a Declarao de Morte Presumida com tal declarao, se o primeiro casamento catlico: Maria Lusa Lobo 2011/2012 Page 21

Prof. Antunes Varela: no pode o outro cnjuge casar Prof. Pereira Coelho: no pode ser impedido o segundo casamento (no h qualquer razo valida para tal)

6. FALTA E VCIO DO CONSENTIMENTO DOS NUBENTES

XIV Maria casou civilmente com Joo, em Janeiro de 2005, para que este adquirisse a nacionalidade portuguesa. Maria no queria casar, mas o seu Pai obrigou-a, invocando que, de outra forma, denunciaria a Me pela prtica de um crime de homicdio. Dois meses depois de terem casado, Joo passou a viver com Maria. Em Abril desse mesmo ano, Joo tomou conhecimento de que Maria acabava nesse ms de completar 16 anos de idade. Joo est desgostoso com a imaturidade revelada por Maria. Esta recusa-se a realizar qualquer tarefa domstica, passa os dias a ver televiso e envergonha o marido em pblico. Depois de vrias tentativas mal sucedidas, para conseguir viver com a mulher de forma harmoniosa, Joo pretende extinguir o seu casamento contra a vontade de Maria, que est satisfeita com a relao. Pronuncie-se sobre as hipteses que Joo ter de extinguir a sua relao matrimonial e sobre a respectiva viabilidade.

Dados do Caso: Janeiro de 2005: Maria e Joo casam-se civilmente Joo casa com Maria com o intuito de obter nacionalidade portuguesa Coao Moral sob Maria por parte do seu pai Maro de 2005: Joo e Maria passam a viver juntos Abril de 2005: Maria completa 16 anos de idade

Opes de Joo para extinguir a sua relao matrimonial com Maria

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Page 22

1. Nos termos do art. 1601 al. a), constitui impedimento matrimonial dirimente absoluto, obstando ao casamento da pessoa a quem respeitam com qualquer outra, a idade inferior a 16 anos.

Quem no tiver atingido a idade de 16 anos sofre de uma verdadeira incapacidade de gozo para a realizao do casamento, visto a vontade de contrair casamento ser estritamente pessoal em relao a cada um dos nubentes (art. 1619). Quem tiver atingido a idade nupcial, mas no for ainda maior, no sofre de qualquer impedimento matrimonial dirimente de natureza absoluta, necessitando apenas de autorizao dos pais ou do tutor, ou do respetivo suprimento judicial, requisito cuja falta constituiu mero impedimento impediente nos termos do art. 1604 al. a) em conjugao com o art. 1612. O Estabelecimento da Idade Nupcial assenta fundamentalmente em duas ideias: Natureza fisiolgica, ligada ideia de copula carnalis, como elemento essencial da comunho matrimonial de vida. Caracter psicolgico, mais relacionado com a vontade do que com o desenvolvimento fisiolgico dos nubentes (art. 1612/2 in fine). Nos termos do art. 1631 al. a), constituiu causa de anulabilidade do casamento, o casamento contrado com algum impedimento dirimente. Nos termos do art. 1639/1 Joo teria legitimidade para intentar a ao de anulao fundada em impedimento dirimente (Tm legitimidade para intentar a ao de anulabilidade fundada em impedimento dirimente, ou para prosseguir nela, os cnjuges ()), podendo faz-lo dentro dos trs anos seguintes celebrao do casamento, mas nunca depois da maioridade (), nos termos do art. 1643/1.

2. Nos termos do art. 1635 al. d), consubstancia uma situao de divergncia entre a Vontade da Declarao e a Declarao dos Nubentes (Falta de Vontade), o casamento simulado.

A Simulao do Casamento consiste especialmente no acordo das partes em no se sujeitarem s obrigaes e no exercitarem os direitos que, essencialmente, decorrem do Maria Lusa Lobo 2011/2012 Page 23

matrimnio. uma situao pouco frequente na pratica uma vez que a lei fixa em termos muito imperativos os efeitos do casamento, no sendo natural que os nubentes declarem querer celebrar o ato, tendo ambos eles em mente efeitos diferentes.

Nos termos do art. 1631 al. b), o casamento celebrado com falta de vontade anulado. O art. 1640/1 dispe que A anulao por simulao pode ser requerida pelos prprios cnjuges (). Deste modo, Joo teria legitimidade para intentar uma ao de anulabilidade fundada em simulao, podendo faz-lo dentro dos trs anos subsequentes celebrao do casamento, nos termos do art. 1644.

Prof. Antunes Varela: como os casamentos simulados, por vezes destinados a prejudicar os interesses do Estado ou de Terceiro, no correspondem no fundo vontade real dos contraentes, passou a compreender-se que os lesados pudessem impugnar a sua validade. Mas no deveria admitir-se que a anulao fosse requerida pelos prprios cnjuges, de contrario tal colocaria em perigo o Princpio da Indissolubilidade do Casamento por Mtuo Consenso e introduzir-se-ia a pratica dos casamentos de experiencia. A Reforma de 77 manteve a redao do art. 1635 al. d) segundo a qual o casamento simulado anulvel, mas alterou a redao do art. 1640 podendo a anulao ser requerida tanto pelos prprios cnjuges, como pelas pessoas prejudicadas com o casamento.

3. Nos termos do art. 1638, a existncia de coao moral consubstancia um vcio do consentimento.

Entende-se por coao moral a extorso na declarao de vontade mediante a ameaa ilcita de um mal, feita pelo declaratrio ou por terceiro.

Para que se esteja face a um caso de coao moral necessria a verificao dos seguintes requisitos:

Requisitos Gerais

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Page 24

Ameaa de um mal, a Cominao de um Dano: se a declarao do nubente provem do receio de um mal, mas esse estado de receio se formou espontaneamente no espirito do declarante, sem nenhuma ameaa explicita ou velada do mal feita por interesse no existe coao moral, mas sim Temor Reverencial (art. 255/3): No caso, Maria no queria casar, mas o seu pai obrigou-a, invocando que de outra forma, denunciaria a me pela pratica de um crime de homicdio requisito verificado: ameaa de uma mal o pai denunciaria a me; cominao de um dano a me iria presa Intencionalidade da Ameaa (pelo autor) e determinante (pelo lado da vtima): havendo ameaa de um mal, mas sem o propsito de forar o nubente a emitir a declarao de vontade, no existe extorso da declarao. Contudo, havendo ameaa e a cominao do mal visava fora a declarao, mas no provocando tal ameaa medo no declarante, no existe extorso da declarao por coao apesar da ameaa e da tentativa de extorso da declarao mostra-se que a ameaa no foi determinante, tendo o declarante agido livre e espontaneamente. O mal com que o declarante ameaado, para haver coao pode respeitar: pessoa, como honra ou ao patrimnio, seja do declarante seja de terceiro essencial que seja determinante. No caso, Maria no queria casar, mas o seu pai obrigou-a, invocando que de outra forma, denunciaria a me pela pratica de um crime de homicdio requisito verificado: intencionalidade da ameaa o pai sabia que o nico modo de a obrigar a casar era ameaando-a com a denncia da me; determinante se no fosse por tal, Maria no se casaria. Ilicitude da ameaa do mal: a cominao do mal usada para extorquir a declarao tem de ser injusta. Requisito no verificado a ameaa assenta no exerccio normal de um direito que a lei confere ao autor. Requisitos Especficos do Casamento Maria Lusa Lobo 2011/2012 Page 25

Gravidade do Mal com que o Nubente seja Ameaado Justificao do Receio da Sua Consumao

Nota: estes requisitos so tambm exigidos quanto aos negcios jurdicos em geral, mas s quando a coao provenha de terceiro (e no do declaratrio). No caso do ato matrimonial, ambos os requisitos so essenciais, quer a coao provenha de terceiro, quer do outro nubente razo de estabilidade do casamento.

Deste modo, no estamos face a um caso de coao moral na medida em que a ameaa no ilcita lcita (existe o direito de apresentar queixa).

4. Nos termos do art. 1636, o erro consubstancia um vcio do consentimento. Entende-se por Erro Vcio, a representao intelectual ou mental de um facto contrario realidade. Constitui um vcio do consentimento quando a representao inconscientemente falsa do facto influi no processo psicologicamente conducente determinao (ou deciso) do declarante.

Para que se esteja face a um caso de erro-vcio necessria a verificao dos seguintes requisitos: Objeto do Erro: recai sobre as qualidades essenciais do outro contraente (pessa com quem se realiza o casamento) e refere-se a qualidades essenciais dela (qualidades fsicas, jurdicas, morais ou de caracter), sendo estas normalmente permanentes. Desculpabilidade: o erro precisa de ser desculpvel, no relevando, por maior que seja a importncia que o declarante (enganado) lhe atribua, o erro grosseiro/imperdovel (erro que o declarante facilmente se teria apercebido, se tivesse agido com mediana diligencia ou o exigvel bom senso, ou o erro em que no cairia uma pessoa normal): Maria Lusa Lobo 2011/2012 Page 26

Essencialidade: o erro necessita de ser essencial tanto a nvel subjetivo como a nvel objetivo. Essencialidade Subjetiva: quando se mostra que o nubente no teria casado, sem o erro de que foi vtima. Essencialidade Objetiva: necessria a reao presumvel do enganado seja razovel, e que sem o erro, razoavelmente, o casamento no teria sido celebrado. A atitude do enganado ser razovel sempre que seja justifica, compreensvel e humana (e no puramente excntrica, disparatada, censurvel ou condenvel) existe um critrio tico de razoabilidade. Propriedade do Erro: o erro necessita de ser prprio (autnomo=, ou seja o erro no deve recair sobre qualquer requisito legal de existncia ou validade do casamento.

Nota: no confundir entre as qualidades que podem reputar-se essenciais ao casamento e as que so apenas prprias. No se torna indispensvel que a reao eventual (presumvel ou conjetural) do nubente corresponda da generalidade ou do comum das pessoas.

7. CASAMENTO PUTATIVO XV Maria Lusa Lobo 2011/2012 Page 27

Em 2007, Antnio e Berta casaram. Em 2008, Berta adquiriu um imvel para habitao, tendo pago do preo e ficado a dever o restante. Em 2009, Antnio intenta uma aco de anulao do seu casamento invocando coaco moral. Em 2010, Berta morre e precisamente nesse dia proferida a sentena no processo de anulao.

Dados do Caso 2007: Antnio e Berta casam-se (civilmente ver tpico seguinte) 2008: Berta adquiriu um imvel pagou do preo e ficou a dever o resto 2009: Antnio intenta uma ao de anulao com base em coao moral 2010: Berta morre e nesse dia proferida sentena de anulao no processo

Se a declarao de nulidade (casamento catlico) ou a anulao do casamento (casamento civil) desencadeasse os mesmos efeitos caractersticos da nulidade ou da anulabilidade dos negcios jurdicos em geral a relao matrimonial passaria a ser considerada como uma pura relao ou unio de facto. Para evitar tais situaes, o nosso ordenamento jurdico consagra o instituto do casamento putativo que figura no art. 1647 e art. 1648.

O casamento putativo necessita para a sua aplicao de preencher determinados requisitos: indispensvel a celebrao de um casamento com existncia jurdica, de um casamento que no padea de qualquer dos defeitos radicais consagrados no art. 1628. Nos termos do art. 1630/1, o casamento inexistente no produz qualquer efeito jurdico e nem sequer havido como casamento putativo.

Na medida, em que o casamento celebrado entre Antnio e Berta no padece de nenhum dos defeitos consagrados em nenhuma das al. do art. 1628, considera-se o casamento existente requisito verificado. essencial a deciso que anule ou declare nulo o casamento. Enquanto os tribunais do Estado no decretarem a anulao do casamento civil, ou os Maria Lusa Lobo 2011/2012 Page 28

Tribunais ou Reparties Eclesisticas no declarem a nulidade do casamento catlico, do casamento celebrado (e no do casamento putativo) que promanam os efeitos aplicveis as relaes entre os cnjuges ou s relaes deles com terceiros. Deste modo, conclui-se que nem a nulidade do casamento catlico, nem a anulabilidade do casamento civil opera ipso iure, e o casamento putativo s se instala sobre a situao de facto resultante da declarao de nulidade ou de anulao, nos termos do art. 1647/1 e 3.

No caso, nos dito que Antnio intenta uma ao de anulao invocando coao moral. Nos termos do art. 1638, a existncia de coao moral consubstancia um vcio do consentimento.

Nos termos do art. 1631 al. b), o casamento celebrado sob coao anulvel, sendo que Antnio teria legitimidade para intentar a ao nos termos do art. 1641 (a ao de anulao fundada em vcios da vontade s pode ser intentada pelo cnjuge que foi vtima () da coao).

Ora, no presente caso, expressamente dito que no dia em que Berta falece em 2010, proferida a anulao do processo requisito verificado. Existncia de boa f, por parte de ambos os cnjuges (art. 1647/1) ou por parte de um deles pelo menos (art. 1647/2), no momento da celebrao do casamento.

Entende-se por boa f o facto do cnjuge ter ignorado (no momento da celebrao do casamento) o vcio causador da nulidade ou anulabilidade, o em ter prestado o seu consentimento nupcial sob coao, nos termos do art. 1648/1. Trata-se de uma boa f em sentido tico, ou seja o sujeito tenha contrado o casamento em termos que no seja merecedor de censura. O conhecimento da boa f da exclusiva competncia dos Tribunais do Estado, na medida em que se encontram em causa efeitos civis, nos termos do art. 1648/2 e presume-se, nos termos do art. 1648/1.

No presente caso, nada nos diz sobre quem coagiu quem, sendo necessrio abrir duas hipteses:

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Page 29

Antnio coagiu Berta, ou vice versa um de boa f e outro de m f.

Considerando as relaes jurdicas estabelecidas entre os cnjuges (dvidas contradas por ambos ou por um deles, alienaes realizadas por ambos ou por um deles, com ou sem o consentimento do outro), s o cnjuge de boa f, depois de definitivamente declarada a nulidade ou a anulao do casamento, pode invocar os benefcios do estado matrimonial, para resguardar os efeitos ate ento produzidos. Porem uma vez invocados por ele os benefcios do estado matrimonial, os respetivos efeitos mantm-se, no s entre os cnjuges, como reflexamente, em relao a terceiros, quer estes sejam favorveis, quer desfavorveis ao cnjuge de boa f. Nota: mero reflexo das relaes havidas entre os cnjuges, ou seja no comporta relaes diretas havidas entre os cnjuges e terceiros, como por exemplo o caso da afinidade. O coator foi um terceiro, estando Antnio e Berta de Boa F ambos de boa f

Respeitam-se todos os efeitos que o casamento tenha produzido at ao trnsito em julgado da sentena de anulao ou ate ao averbamento da deciso declaratria de nulidade, sendo que o efeito mantm-se tanto nas relaes entre os ex-cnjuges como em relao a terceiros. Deste modo ocorre apenas a destruio do vnculo matrimonial, sendo que o casamento putativo opera-se de modo automtico.

Tendo algum dos cnjuges contrado qualquer dvida para ocorrer a encargos normais da vida familiar ou em proveito comum do casal, dentro dos limites dos seus poderes de administrao, a dvida considerar-se- valida e o credor poder exigir o seu cumprimento de qualquer dos cnjuges, e no apenas daquela que o contraiu alegando tratar-se de dvida comunicvel.

1) A quem pertence a casa?

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Page 30

Nos termos do art. 1717, o regime que vale na falta de conveno antenupcial () o da comunho de adquiridos regime supletivo.

Neste regime existiro bens prprios e bens comuns, sendo que nem os bens levados para o casamento nem os adquiridos a ttulo gratuito so comuns, sendo apenas comuns os adquiridos na pendencia do matrimonio, a ttulo oneroso s se torna comum aquilo que exprime a colaborao dos cnjuges no esforo patrimonial do casamento.

Deste modo, tendo Antnio e Berta casado em regime de comunho de adquiridos (regime supletivo), a casa, adquirida na constncia do matrimnio a ttulo oneroso, um bem comum, nos termos do art. 1724 al. b), quando Berta falece A tem direito a metade da casa a ttulo de cnjuge meeiro, sendo que sobre a outra parte que vai incidir a herana.

2) Quem o responsvel pelo pagamento da dvida?

Se ambos tivessem de boa f, o credor poder exigir o cumprimento da dvida de qualquer dos cnjuges, e no apenas daquela que o contraiu alegando tratar-se de dvida comunicvel.

Se Antnio fosse o nico de boa f caber-lhe-ia a deciso de invocar ou no o casamento putativo, e consequentemente os seus efeitos, conforme lhe seja ou no mais favorvel. No invocando os efeitos do casamento putativo, a casa seria de Berta pelo que se estaria face a uma dvida de herana. Invocando os efeitos do casamento putativo, a casa seria de Berta e de Antnio, pelo que quando Berta contraiu a dvida, esta responsabilizaria ambos os conjugues, estando-se face a um proveito de ambos. Deste modo, a dvida, apos a morte de Berta, seria da responsabilidade de Antnio e da Herana.

3) Quem sucede a Berta?

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Page 31

Nos termos do art. 2133/1 al. a), Antnio seria cnjuge legitimrio pelo que sucederia na herana. XVI Em Abril de 1998, Ana e Bernardo, ambos cidados portugueses e mdicos, conheceram-se no Rio de Janeiro onde se tinham dirigido com o objectivo de aperfeioarem os seus conhecimentos de cirurgia esttica. Em Julho de 1999, Carolina, tia-av de Ana, deu-lhe uma carrinha Golf, no valor de 32.000 Euros, e um quadro de Malhoa, avaliado em 500.000 Euros. Ana e Bernardo vieram a casar civilmente, em 15 de Setembro de 2000, aps terem celebrado uma conveno antenupcial em que estipularam a comunicabilidade dos bens, adquiridos a ttulo gratuito, antes do casamento. Bernardo, em Abril de 1996, durante a viagem de finalistas do curso de Medicina, tinha entrado numa Wedding Chapel em Las Vegas com a sua namorada da altura, Graa, e casou perante os seus colegas. Nem Bernardo nem Graa requereram a transcrio do casamento, que alis nunca levaram a srio. Pronuncie-se sobre a validade dos casamentos celebrados entre Bernardo e Graa, e Bernardo e Ana? Supondo que o casamento de Ana e Bernardo vem a ser efectivamente invalidado, diga a quem pertence o quadro de Malhoa?
Exame de 21 de Janeiro de 2006

Dados do Caso: Abril de 1996, Las Vegas: Bernardo e Graa casam-se numa Wedding Chapel perante os seus colegas casamento sem transcrio Abril de 1998: Ana e Bernardo conhecem-se no Rio de Janeiro Julho de 1999: Carolina (Tia-Av de Ana) deu-lhe (1) carrinha Golf; (2) Quadro de Malhoa 15 de Setembro e 2000: Ana e Bernardo casaram-se civilmente com uma conveno antenupcial

Casamento entre Graa e Bernardo: nos termos do art. 1651 em conjugao com o art. 1669 o casamento vlido mas no produz efeitos civis.

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Page 32

Casamento entre Bernardo e Ana Nos termos do art. 1601 al. c), constituiu impedimento matrimonial de natureza absoluta, ou seja impedimento que se refere pessoa, e no s declaraes de vontade dos nubentes ou forma do ato, obstando ao casamento da pessoa a quem respeita com qualquer outra, o impedimento de vnculo, ou seja a existncia de casamento anterior no dissolvido

Quem estiver casado, mesmo que o assento do casamento (catlico ou civil) no conste dos livros do registo civil, no pode casar de novo (o casamento anterior no dissolvido, catlico ou civil, ainda que o respetivo assento no tenha sido lavrado no registo do Estado Civil). Probe-se a bigamia em nome do Princpio da Unidade Matrimonial, considerando-a crime e consequentemente penalmente punida (art. 247) o casamento deve ser monogmico.

O Princpio da Unidade Matrimonial assenta na essencialidade atribuda comunho plena de vida entre os cnjuges, no podendo nenhum deles entregar-se a mais do que uma pessoa (s se pode casar o nubente, que seja solteiro, vivo ou divorciado).

Nos termos do art. 1631 al. a), o casamento celebrado entre Ana e Bernardo seria anulvel.

Se a declarao de nulidade (casamento catlico) ou a anulao do casamento (casamento civil) desencadeasse os mesmos efeitos caractersticos da nulidade ou da anulabilidade dos negcios jurdicos em geral a relao matrimonial passaria a ser considerada como uma pura relao ou unio de facto. Para evitar tais situaes, o nosso ordenamento jurdico consagra o instituto do casamento putativo que figura no art. 1647 e art. 1648.

O casamento putativo necessita para a sua aplicao de preencher determinados requisitos: indispensvel a celebrao de um casamento com existncia jurdica, de um casamento que no padea de qualquer dos defeitos radicais consagrados no art. 1628. Nos termos do art. 1630/1, o casamento inexistente no produz qualquer efeito jurdico e nem sequer havido como casamento putativo. Maria Lusa Lobo 2011/2012 Page 33

Na medida, em que o casamento celebrado entre Ana e Bernardo no padece de nenhum dos defeitos consagrados em nenhuma das al. do art. 1628, considera-se o casamento existente requisito verificado. essencial a deciso que anule ou declare nulo o casamento. Enquanto os tribunais do Estado no decretarem a anulao do casamento civil, ou os Tribunais ou Reparties Eclesisticas no declarem a nulidade do casamento catlico, do casamento celebrado (e no do casamento putativo) que promanam os efeitos aplicveis as relaes entre os cnjuges ou s relaes deles com terceiros. Deste modo, conclui-se que nem a nulidade do casamento catlico, nem a anulabilidade do casamento civil opera ipso iure, e o casamento putativo s se instala sobre a situao de facto resultante da declarao de nulidade ou de anulao, nos termos do art. 1647/1 e 3.

No caso, existindo um impedimento matrimonial dirimente absoluto, que assenta na existncia de um vnculo anterior no dissolvido, nos termos do art. 1601 al. c), tal casamento seria anulvel nos termos do art. 1631 al. a) requisito verificado Existncia de boa f, por parte de ambos os cnjuges (art. 1647/1) ou por parte de um deles pelo menos (art. 1647/2), no momento da celebrao do casamento.

Entende-se por boa f o facto do cnjuge ter ignorado (no momento da celebrao do casamento) o vcio causador da nulidade ou anulabilidade, o em ter prestado o seu consentimento nupcial sob coao, nos termos do art. 1648/1. Trata-se de uma boa f em sentido tico, ou seja o sujeito tenha contrado o casamento em termos que no seja merecedor de censura. O conhecimento da boa f da exclusiva competncia dos Tribunais do Estado, na medida em que se encontram em causa efeitos civis, nos termos do art. 1648/2 e presume-se, nos termos do art. 1648/1.

No presente caso, nada nos indica sobre se estavam os dois ou apenas um de boa f, pelo que ser necessrio abrir as duas hipteses: Antnio de m f um de boa f e outro de m f. Maria Lusa Lobo 2011/2012 Page 34

Considerando as relaes jurdicas estabelecidas entre os cnjuges (dvidas contradas por ambos ou por um deles, alienaes realizadas por ambos ou por um deles, com ou sem o consentimento do outro), s o cnjuge de boa f, depois de definitivamente declarada a nulidade ou a anulao do casamento, pode invocar os benefcios do estado matrimonial, para resguardar os efeitos ate ento produzidos. Porem uma vez invocados por ele os benefcios do estado matrimonial, os respetivos efeitos mantm-se, no s entre os cnjuges, como reflexamente, em relao a terceiros, quer estes sejam favorveis, quer desfavorveis ao cnjuge de boa f. Nota: mero reflexo das relaes havidas entre os cnjuges, ou seja no comporta relaes diretas havidas entre os cnjuges e terceiros, como por exemplo o caso da afinidade. Bernardo como nunca levou a srio o casamento celebrado com Graa estaria de boa f ambos de boa f

Respeitam-se todos os efeitos que o casamento tenha produzido at ao trnsito em julgado da sentena de anulao ou ate ao averbamento da deciso declaratria de nulidade, sendo que o efeito mantm-se tanto nas relaes entre os ex-cnjuges como em relao a terceiros. Deste modo ocorre apenas a destruio do vnculo matrimonial, sendo que o casamento putativo opera-se de modo automtico.

Regime de Bens: Ana e Bernardo celebraram uma conveno antenupcial na qual estipularam a comunicabilidade dos bens adquiridos a ttulo gratuito, antes do casamento existindo uma conveno antenupcial, nos termos do art. 1698 tal ir aplicar-se na parte convencionada, aplicando-se deste modo supletivamente o regime do art. 1717, ou seja da comunho de adquiridos, em relao aos restantes bens. Ana e Bernardo ambos de boa f: o quadro e carrinha seriam comuns na medida em que se trata de um bem que a conveno antenupcial regula. Bernardo de M F (art. 1647/2): Maria Lusa Lobo 2011/2012 Page 35

Ana Invoca Casamento Putativo: quadro e carrinha passam a ser de ambos Ana no invoca casamento putativo: destruio retroativa de todos os efeitos, pertencendo o quadro e a carrinha a Ana.

Maria Lusa Lobo 2011/2012

Page 36

You might also like