You are on page 1of 3

Ilhas Diaoyu/Senkaku - motivo de tenso entre as duas principais potncias asiticas (China e Japo).

A disputa pelo arquiplago localizado ao e tremo sul do Japo ! dura mais de duas dcadas" mas a tenso entre chineses e !aponeses aumentou no come#o de setem$ro quando trs das oito ilhas ina$itadas do territ%rio &oram compradas pelo governo !apons. A partir de ento" houve uma srie de protestos na China contra os vizinhos. ' (otivo da disputa $asicamente econ)mico. As ilhas &icam em uma posi#o estratgica para em$arques de mercadorias e para a pesca. Alm disso" h na regio um grande potencial para e plora#o de gs natural. A disputa pelas ilhas data de *+,-. .egundo o Japo" nessa poca a China cedeu o territ%rio ao perder a guerra sino-!aponesa. A China diz que o Japo tomou ilegalmente o territ%rio. A China diz ter recuperado a so$erania das ilhas ap%s o con&lito com a /roclama#o de /otsdam" de *,0-" mas o Japo diz que elas no estavam inclu1das em um acordo posterior" o 2ratado de /az de .an 3rancisco" de *,-*. 4m *,5*" tanto China como 2ai6an declararam so$erania so$re as ilhas e" desde ento" a questo virou um entrave diplomtico.

Innocence of the Muslins - 's recentes ataques de multid7es mu#ulmanas a representa#7es diplomticas americanas &oram desencadeados pela divulga#o de trechos de um &ilme norte-americano de $ai o or#amento que o&ende o 8sl e o pro&eta (aom. ' trailer do &ilme 9A inocncia dos (u#ulmanos: divulgado na internet" e tam$m traduzido para o ara$" ganhou repercusso internacional" devido a seu teor sat1rico" considerado $las&emo pelos mu#ulmanos. ' v1deo retrata o isl como uma religio de violncia e %dio" e representa o pro&eta (aom como um homem tolo" pervertido e com sede de poder. A maioria dos pa1ses onde houve protestos contra o &ilme $loqueou o ;outu$e em seus territ%rios" pois este se recusou a tirar o v1deo do ar. 4lei#7es no 4<A .o$re as quest7es no oriente mdio os candidatos (itt =omne>(repu$licano) e ?arac@ '$ama(democrata) apresentam opini7es $em distintas. 4m discurso o presidente '$ama posicionou-se a &avor do mundo islamico" condenando o curta" e ainda acrescentando que entendia que a onda de ataques contra miss7es diplomticas americanas no era uma a#o direta contra os 4<A" mas sim contra aquilo que o pa1s de&ende. 4m um ataque veemente" =omne> acusou a administra#o '$ama de simpatizar com os mani&estantes islamitas ao invs de de&ender os valores americanos. ' candidato =omne> tam$m acusou o presidente ?arac@ '$ama de ter A&racassadoA

em $uscar uma solu#o para o con&lito na .1ria" apoiando que os 4stados <nidos devia adotar uma pol1tica intervencionista so$re tais con&litos. 94i o do mal: A partir da dcada de 5B" alguns eventos aconteceram e acenderam para os 4stados <nidos a necessidade de olhar e &i ar seus $ra#os armados no 'riente (dio. ' $oicote ara$ de petr%leo ao 4<A" a =evolu#o 8raniana" quando o pa1s passa a ser dirigido por radicais islCmicos iitas cortando alian#as com o 4<A(at ho!e permanece a mesma linha de governo)" e tam$m o atentado as 2orres Dmeas" que deu prete te para os 4stados <nidos iniciar sua 9Duerra ao terror:. 2udo isso criou no governo e na popula#o americana um sentimento anti-islCmico" o que os levou a adotar inEmeras medidas intervencionistas so$re essa rea" com o apoio de sua popula#o. Fos pa1ses do oriente mdio" os quais so&reram de diversas &ormas os a$usos do 4<A" tam$m se cria portanto um sentimento anti-americano.

Farcs

Fo dia *- de outu$ro" governo da Col)m$ia e 3arc realizaro a primeira reunio do novo processo de paz que tentar por &im ao con&lito de 0+ anos.

As 3arc (3or#as Armadas =evolucionrias da Col)m$ia) surgiu como um grupo de cunho mar ista-leninista" atuando no meio rural e adotando tticas de guerrilha. 4ssa organiza#o tem como discurso ideol%gico a implanta#o do socialismo na Col)m$ia" promovendo a distri$ui#o igualitria de renda" a re&orma agrria" o &im de 's sequestros e o contra$ando de drogas" em especial da coca1na" so prticas comuns nas 3arc" pois atravs desses recursos a organiza#o o$tm dinheiro para se equipar militarmente. 4ntretanto" a partir da dcada de *,+B" o grupo intensi&icou a e plora#o do narcotr&ico e a violncia" &ato que desvirtuou seu &oco de atua#o" passando a ser considerada uma organiza#o terrorista" que tem como principal o$!etivo a produ#o e venda de drogas. Fesse sentido" as 3arc ca1ram em descrdito com a popula#o colom$iana . As 3A=C so consideradas uma organiza#o terrorista pelo governo da Col)m$ia" pelo governo dos 4stados <nidos" Canad e pela <nio 4uropeia. 's governos de 4quador" ?ol1via" ?rasil" Argentina e Chile no lhes aplicam esta classi&ica#o. governos corruptos e das rela#7es pol1ticas e econ)micas com os 4stados <nidos" entre outros aspectos sociais. Fo dia GH de agosto" em Iavana (Cu$a)" o governo colom$iano e os guerrilheiros da 3arc assinaram um acordo para come#ar as negocia#7es de paz. As duas partes assinaram o chamado AAcordo geral para o trmino do con&lito:. Fo dia *- de outu$ro" em 'slo (Foruega)" o governo e a 3arc realizaro a primeira reunio do novo processo de paz que tentar por &im ao con&lito de 0+ anos.

4sta ser a terceira vez que o 4stado colom$iano e as 3arc se sentam em uma mesa &ormal para $uscar uma sa1da negociada ao con&lito.

/rincipais o$!etivos de cada parteJ K3A=CJ mudan#as estruturais em $ene&1cio do povo colom$iano" como por e emplo a re&orma agrria integral

KD'L4=F'J &im das 3arc" com entrega das armas e entrada no sistema pol1tico institucional

M importante ressaltar que as duas partes de&endem o &im das guerras. As 3arc de&endem a participa#o do ?rasil no processo de paz colom$iano" porm ele &icou de &ora por motivos no divulgados. 4 istem suposi#7es de que pelo lado colom$iano h a percep#o de que o ?rasil no tem uma postura coerente no que concerne ao con&lito. A pr%pria recusa $rasileira a tratar as 3arc como um grupo terrorista" que atraiu o apoio da guerrilha N participa#o $rasileira nos dilogos de paz" poderia ser entendida so$ esse Cngulo. A Foruega participar deste processo de paz como &iador e sede" !unto com Cu$a" enquanto os o$servadores sero Lenezuela e Chile.

You might also like