You are on page 1of 15

Universidade Anhanguera UNIDERP Centro de Educao a Distncia

Curso Superior de Tecnologia em Logstica

Atividade Prtica Supervisionada


Disciplina: Qualidade em Sistemas Logsticos Prof. Me. Luiz Manuel Palmeira

Nomes dos Acadmicos e RA: Nome - EDSIO G. DOS SANTOS Nome - GEORGE M. BRANQUINHO Nome - NILTOM CESAR M. JORGE Nome - PAULO HUMBERTO S. C. RA: 286762. RA: 314131. RA: 294506. RA: 285269.

Trabalho apresentado a Faculdade de Tecnologia em Logstica da UNIDERPUniversidade Anhanguera, como parte das exigncias de nota na disciplina de Qualidade em Sistemas Logsticos do 4 semestre de 2012.

Rio Verde, GO. 2012

Qualidade e produtividade no transporte urbano de passageiros O transporte pblico urbano parte essencial de uma cidade. Idealmente devem constituir o meio de locomoo primrio em uma cidade, garantindo o direito de ir e vir de seus cidados. Alm disso, ao utilizar o transporte pblico o cidado contribui para a diminuio da poluio do ar e sonora, do consumo de combustveis fsseis no renovveis e para a melhoria da qualidade de vida urbana, uma vez que menos carros so utilizados para a locomoo de pessoas. Diz-se tambm de sistema em que uma pessoa (ou grupo) aluga um nibus para determinado passeio, excurso e "lota-o" de pessoas, colegas para participarem desta viagem, passeio. Podemos identificar trs principais estratgias de gerenciamento da qualidade e da produtividade. Estratgias baseadas na ISO (Pases do Mercado Comum Europeu); Gesto de Qualidade Total (desenvolvida pelos Norte-Americanos) e o Controle de Qualidade Total (desenvolvida originalmente no Japo). No setor de transporte urbano de passageiros, o enfoque conceitual direciona-se para a satisfao plena do usurio e para a precisa identificao do tipo de oferta desejada. J o conceito mais comum de produtividade incorpora a relao entre o produto obtido e os insumos utilizados na produo. Segundo o texto de Contreras-Montoya et al.(1999) define eficincia produtiva de uma empresa como a capacidade que a mesma tem de ofertar um determinado nvel de produto ou servio a um custo mnimo. A medio da qualidade e da produtividade utiliza-se do efeito da qualidade gerencial dos processos produtivos tanto do rgo gestor de transporte (a quem cabe a especificao da oferta) como da empresa operadora. Essa dualidade ou diviso de responsabilidades, sem duvidas, torna o processo mais complexo e as solues tendem a ser morosas. O trabalho de Lima Junior (1995) aponta que a nfase em programas qualidade e de produtividade implantados nas empresas operadoras privadas normalmente volta-se para os aspectos operacionais e internos, com destaque para as produtividades, enquanto os rgos gestores/ empresas pblicas tendem a privilegiar aspectos relacionados qualidade. O processo de medio apresenta graus diferenciados de complexidade, o que pode ser visto no texto de Contreras-Montoya et al. (1999);

As relaes entre os diferentes insumos como trabalho, capital, combustvel na produo do servio de transporte, e as produtividades prprias de cada um, apresentam em geral certa complexidade na sua estimativa, que insumos na estimao de custo operao, pela tecnologia empregada e, inclusive, pela definio do resultado do processo produtivo (assento-km, passageiros-km, nibus-km, etc.); a produtividade depende, alm desses fatores, de condies operacionais exgenas e do entorno institucional definido onde o servio fornecido, por exemplo, tm-se condies fsicas da infraestrutura viria, restries de velocidade por congestionamento e por geometria da via, relaes contratuais de emprego, politicas de subsidio e de funo social do transporte da fora de trabalho, entre outras.

Fonte: Plt 408 pag. 02. A gesto moderna tem que ser equilibrada, nas noesde qualidade e produtividade. Um exemplo de um mtodo de gesto da produtividade com a qualidade do transporte coletivo urbano por nibus um procedimento destinado a selecionar, calcular e analisar atributos e respectivos indicadores de qualidade, sem prejuzo da sua produtividade, para promover a melhoria continua do servio.

1.1 O processo de produo do transporte urbano de passageiros. O processo produtivo, na rea de servio, pode ser visto como uma forma de transformao de recursos de entradasa fim de criar servios teis de sada. No caso de uma empresa operadora de transporte urbano de passageiros. (So veculos, pessoal de operao, pessoal de manuteno pessoal administrativo, e equipamentos diversos, que so utilizados para disponibilizar uma oferta de transporte pblico urbano.) Como resultado desse processo, tmse os passageiros transportados aos seus destinos. Para que preencha as expectativas dos usurios dos servios, as empresas operadoras eo rgo gestor precisam cumprir as suas responsabilidades. Exemplos: Os pontos de paradas, estaes e terminais devem estar adequados para promover as necessidades bsicas de conforto, informao, proteo. Os veculos devem cumprir o horrio previsto de passagem no ponto de parada, em nveis satisfatrios de lotao e em condies admissveis de limpeza, manuteno e segurana: as tarifas devem ser suportveis. Motoristas e cobradores devem ter um elevado grau de urbanidade no trato com o passageiro e desempenho satisfatrio de suas atribuies profissionais.

As viasutilizadas devem apresentar condies razoveis de pavimentao e dispor nas suas diversas formas, de medidas prioritrias para a circulao dos coletivos. Os usurios devem chegar ao seu destino dentro do horrio previsto, sem sofrer desgastes fsicos e mentais decorrentes da qualidade do servio.

1.2 Fatores condicionantes do processo de produo. As peculiaridades do servio de transporte urbano de passageiros permitem assinalar algumas caractersticas que condicionam a busca pela qualidade e produtividade do servio: A) Satisfao com o resultado e com o processo. B) Mercado regulamentado. C) Produtos e processos heterogneos. D) Produo e consumo simultneos. E) Interao com o meio ambiente. F) Produto perecvel. G) Atividades-meio (demandas e derivadas). H) Oscilao da demanda.

1.3 Organizao, gesto e financiamento de sistemas coletivos de transporte urbano em outros pases. (Conf. o artigo NETO, H. X. R. Organizao, gesto e financiamento de sistemas de transporte coletivo urbano. ANPET. Transportes. So Carlos.v. 2, n. 1, 1994.). As caractersticas peculiares e aglomerao e observao do funcionamento das estruturas existentes em diferentes pases subsidio valioso, sobre tudo quando se est em busca de solues que viabilizem e racionalizem a mobilidades das grandes metrpoles brasileiras com esses objetivos vamos mostrar breve relato das experincias de alguns pases que buscaram solues para os problemas encontrados no transporte coletivo urbano de suas grandes cidades.

Frana O transporte de coletivo da competncia local, que pode ser voluntariamente delegada a um agrupamento de municpio. Existem trs tipos de agrupamentos: comunidades, distrito e condomnios. A) Comunidades urbanas; os municpios lhe delegamobrigatoriamente

determinadasresponsabilidades, entre as quais as relativas aos transportes urbanos. B) Distrito suas obrigaes so em menor nmero, no incluindo, em certos casos os transportes urbanos. C) Condomnios so livremente definidas pelos municpios que o compem. O permetro de transporte urbano dentro de sua rea de atuao a Autoridade Organizadora que define e coloca em funcionamento, segundo condies por ela decididas, a politica de transportes coletivos. O permetro de transporte urbano no est, portando, ligado continuidade do tecido urbano, mas extenso territorial abrangida pela Autoridade Organizadora.E todas as concesses e contratos, assim como as regras que dirigem as empresas pblicas so definidas atravs de contratos-tipos cujo caderno de encargos fixa os trajetos ,a frequncia do servio, e o equipamento a empregar. Quanto s tarifas, elas esto sempre em equilbrio dos custos, por fora da interveno de uma politica de controle de preo no plano nacional. Alemanha Nas aglomeraes urbanas existem servios de transporte efetuados por empresas ligadas aos diferentes nveis da administrao (federal; regional ou municipal). Exemplo Associao de transporte (Verkehrverbunde) foi constituda sobre uma base voluntria pelas empresas operadoras e os municpios, que so os seus acionistas. Nas aglomeraes importantes, a Associao de transporte recebe das empresas a misso de planejar e organizar o sistema, e fixar os horrios e as tarifas nas linhas existentes e por criar. Nas cidades menores, a Associao de Transporte se limita integrao tarifaria. Formalmente, ela se apresenta como uma sociedade de direito privado, no conselho da qual esto presentes os municpios,acionistas diretos e as empresas, operadoras. Seus nveis de deciso dentro da Associao so trs assembleias dos associados, concelho de direo e direo geral.

O funcionamento, a receita da comercializao dos bilhetes cobre aproximadamente a metade das despesas de funcionamento, e no h previso de interveno direta do Estado ou do Municpio,para garantir o e equilbrio financeiro,porm h uma disposio legal que prev a compensao dos dficits causados pelas tarifas reduzidas para estudantes, aprendizes e pela gratuidade para pessoas deficincia fsica, atravs de indenizao igual a uma porcentagem sobre o total proveniente da comercializao dos diversos tipos de bilhetes, a qual fixada por um perodo de um ano por cada estado da federao. Holanda Cerca de 50 municpios oferecem transporte pblico urbano.Seus dficits operacionais so cobertos pelo governo central,a maior partedesses sistemas funciona no interior dos limites municipais, enquanto que, nas cidades maiores, os servios se prolongam a zonas exteriores. A poltica Governamental de transporte pblico visa ao fornecimento de transporte urbano numa tica de longo prazo, garantindo a continuidade do nvel de servio e encorajando o uso do transporte pblico em todas as regies possveis a fim de aumentar o volume de passageiros transportados. O governo com o objetivo de atingir esses objetivos fornece subsdios aos municpios, destinados, por exemplo, construo ferroviria em reas urbanas, mas existe tambm uma assistncia financeira dirigida ao controle de trfego (sinais luminosos), como forma de acelerar os fluxos de nibus e dos bondes. Tendo uma concentrao de esforos para que melhore os resultados para o equilbrio entre custos e receitas, os quais podem ser resumidos nas seguintes aes: Promoo da eficincia empresarial; Aumento da participao dos usurios na cobertura dos custos; Integrao dos diferentes sistemas e modos de transporte. Assim, as tarifas so hoje as mesmas e o mesmo bilhete pode ser empregado em todo o pas. Por outro lado, o aumento de participao dos usurios na cobertura dos custos tem sidorealizado atravs de uma politica de aumento tarifrios 10% acima da inflao. Finlndia As grandes cidades tm a responsabilidade pelos sistemas de transporte pblico. No entando, quando necessrio, o Estado pode intervir em regies onde a populao muita dispersa e quando os sistemas de transporte pblico no puderem subsistir sem esse apoio. A politica fiscal tambm ajuda indiretamente, por intermdio de preo

menor para leo diesel. Esses subsdios diretos e indiretos permitem cobrir o dficit operacional, que corresponde em torno de 50% das despesas. Vimos que a organizao, gesto e o funcionamento dos transportes urbanos so bastante diferenciados de pas para pas, principalmente nos pases desenvolvidos e que temos quatro aspectos de experincias abordadas no decorrer deste artigo. A primeira que a responsabilidade da organizao e da gesto efetivamente uma questo local. Segunda que essaorganizao ao nvel local depende do entendimento de todas as esferas pblicas e privadas que integram em funo do transporte pblico. Terceira que dificilmente se concede a existncia de servios de transporte pblico sem uma participao importante de recursos do Estado para o financiamento dos sistemas, em muitas situaes resultado de uma politica ao nvel nacional. Quarto e ultimo respeito a uma maior participao dos usurios no financiamento dos sistemas, visando a levar padres socialmente mais adequados a contribuio de cada parcela da sociedade.

2. Competitividade na regulamentao do transporte rodovirio de passageiros: uma anlise luz de um modelo de auditagem. Por Fernando Antnio Oliveira Rolim; Ansio Brasileiro. Esta sntese do artigo apresenta os resultados da aplicao de um modelo de auditagem sobre as regulamentaes e instituies dos sistemas de Transporte Intermunicipal Convencional de Passageiros por nibus (TIPO) de trs estados brasileiros, Bahia, do Rio de Janeiro e de Santa Catarina bem como sobre o sistema nacional de Transporte Interestadual por nibus (TRIP). O modelo apresenta boas prticas regulatrias, baseado nos ensinamentos da Regulao Econmica e em diretrizes apontadas pela International Organization of Supreme Audit Institutions (INTOSAI), e leva em conta a caracterizao de servio pblico imposta quelas atividades pela Constituio Federal. Aqui, focou-se ateno nos elementos mais diretamente relacionados competitividade. Percebe-se que a competio no estimulada pelos regramentos, que h muitas barreiras entrada nos mercados, que licitaes para delegao dos servios so raras, e que o setor carece de reformas para que os servios sejam prestados de forma mais eficaz e moderna.

Foram abordados aspectos relativos competitividade, e a regulamentao do servio pblico de transportes rodovirios de passageiros. Essa temtica tem assento numa questo mais abrangente, e que vem ganhando importncia desde os anos 1970, e no Brasil notadamente desde a dcada de 1990, que a questo da discusso e da redefinio do relacionamento do Estado com a Sociedade, e de qual papel aquele deve exercer sobre as atividades econmicas, e mais precisamente na proviso dos servios pblicos aos seus cidados. No cenrio recente, o envolvimento do Estado nas atividades econmicas tem migrado de uma posio de provedor direto dos servios, para uma funo de regulao dos particulares convocados e contratados para o desempenho de atividades pblicas (Marshall, 2000; Brasileiro e Arago, 2000; Moraes, 1997; Mattos et al., 2004), sem, contudo, perder a sua titularidade (Amaral, 2002). O Estado passa, portanto, de uma atitude monopolista e regulamentadora, para uma postura regulatria e fomentadora (Moreira Neto, 2003). Essa modificao na forma da execuo dos servios pblicos coerente com o carter cclico da interveno estatal na economia, o qual corresponde natureza cclica da dinmica capitalista (Santos 2000). O Brasil tem uma longa tradio em considerar o transporte rodovirio de passageiros como servio pblico. Devido a essa caracterizao, o setor precisa ser submetido regulao, auditoria e controle pblicos. O gerenciamento e a regulao da atividade tm sido conduzidos por instituies rodovirias ou por entidades de transportes pblicos. Recentes reformas tm alterado esse quadro institucional, e muitos estados tm criado agncias regulatrias que na maioria das situaes, o setor ainda no foi adaptado ao modelo constitucional vigente. Originalmente o modelo foi desenvolvido para emprego pelos Tribunais de Contas, mas tambm podem ser usados por outras instituies envolvidas com o assunto. Ressalta-se que os estudos desenvolvidos excluem as linhas iniciadas e terminadas dentro de uma mesma regio metropolitana, bem como do transporte interestadual semiurbano. Os sistemas foram selecionados porque neles foram observadas auditagens realizadas pelos respectivos Tribunais de Contas (Rolim, 2007). O gnero transporte rodovirio de passageiros composto por quatro espcies: internacional (ocorre entre o Brasil e seus vizinhos), interestadual (ocorre entre cidades de diferentes estados), intermunicipal (ocorre entre cidades de um mesmo estado), e distrital (entre

municipalidades dentro do Distrito Federal). Institucionalmente, cada um submetido a certo nvel administrativo. O modelo internacional e o interestadual so geridos e regulados por entidades federais (CF/1998, artigo 21, XII, e), o distrital por entidades do Distrito Federal (CF/1988, artigo 32, 1), e o intermunicipal, seguindo a tradio constitucional, est sob a responsabilidade dos estados (CF/1988, artigo 25, 1). Porque o TIPO um servio pblico, a Administrao Pblica detm a titularidade dos servios e pode execut-los diretamente ou deleg-los a particulares. Neste caso, a delegao tem de obedecer ao artigo 175 da CF/1988, que impe que todo contrato de delegao de servio pblico tem de ser precedido de licitao pblica. Citado artigo disciplinado pela Lei Federal 8.987/1995, que a primeira lei em toda a histria constitucional brasileira a lidar com o tema das delegaes dos servios pblicos. Historicamente, os servios do TIPO (e de TRIP) vm sendo operados por empresas privadas, sujeitas regulao pblica, sem subsdios (Rolim e Brasileiro, 2005), em acertos de longa durao, sem que tenha havido uma real disputa de mercado para a obteno dos direitos de operao das linhas. Na maioria dos casos, os servios vinham, at o advento da CF/1988, sendo realizados baseados em delegaes precrias, que eram renovadas quase que automaticamente e sucessivamente findos os prazos estabelecidos. Aps 1988, os contratos continuaram a ser renovados e, aps 1995, em muitos estados, foram sendo transformados em concesses, para adequao ao novo ordenamento, entretanto sem a feitura de licitaes (Rolim, 2007). Assim sendo, a prestao dos servios foge regra de proviso direta estatal que costumava acontecer no Brasil at os anos 1990 na maior parte dos servios pblicos. Apesar disso, todo o novo arcabouo regulamentador a que os demais servios recentemente delegados precisam se submeter tambm ao transporte rodovirio de passageiros deve ser aplicado. A prestao dos servios vem passando por vrios problemas, a exemplo de queda na demanda transportada e na arrecadao de impostos, elevao de custos, paralisao de boa parte das linhas, falta de atendimento a localidades menos privilegiadas, falta de polticas pblicas, dficit de financiamento (Gifoni Neto, 2002), falta de interesse das empresas em melhorar sua eficincia, omisso governamental na regulao de situaes que se desviam do modelo de competio perfeita, conflito de interesses entre os diversos nveis administrativos envolvidos (Rolim et al., 2007), entre outros.

A situao reinante injustificvel, e reformas em nvel infraconstitucional so indispensveis. O modelo constitucional para essas mudanas j existe, mas urgente o surgimento de vontade poltica para coloc-las em prtica. necessrio o desenvolvimento de regulamentos que busquem mxima eficincia na proviso dos servios, bem como ganhos sociais. O vazio entre legislao e realidade precisa ser eliminado, e h certas instituies que podem contribuir nesse desafio, a exemplo dos Tribunais de Contas. Essas instituies so responsveis pelo controle, dito externo, dos gastos pblicos e das delegaes dos servios pblicos, e podem contribuir com o fortalecimento das agncias reguladoras e de outras instituies pblicas envolvidas com a gesto desses servios.

2.1.Transporte rodovirio de passageiro. (Nacional Expresso de Rio Verde-Gois) A Empresa Nacional Expresso; est h mais de 30 anos no mercado, atuando no setor de Transporte Rodovirio de Passageiros. Oferecendo linhas regulares em nibus leito, executivo, convencional e fretamento. Suas rotas abrangem os estados de Minas Gerais, So Paulo, Paran, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Gois, Distrito Federal e o Paraguai. Hoje a empresa conta com 1300 funcionrios diretos e cerca de 2.500 indiretos. Um crescimento que tem a preocupao de ser sustentvel. A Empresa Nacional Expresso investe continuamente em pessoas, alm de buscar alternativas em veculos e processos menos poluentes. Uma prova de que a Nacional Expresso, mais do que oferecer um transporte rodovirio de excelncia busca garantir qualidade de vida e um futuro melhor aos seus colaboradores, clientes e comunidade. Foi feito uma entrevista em Rio verde, Goiscom o coordenador de operaes o senhor Cironio Alves da Silva. Com intuito de averiguar o funcionamentodas linhas de Rio Verde, Gois. O mesmo respondeu o seguinte. Na garagem, o setor administrativo cuida do suporte necessrio atuao da manuteno e operao. A manuteno providencia que os veculos estejam em perfeito estado para sua utilizao nas linhas e na produo do servio de transporte. A organizao do trabalho na linha se d a partir do despachante, que ficanos pontos de controle e tem a funo de controlar e registrar o fluxo de veculos, a movimentao de pessoal de operao, avisando garagem quaisquer alteraes significativas no servio. O motorista cumpre sua jornada, operando o

veculo no itinerrio e horrios estabelecidos. O fiscal realiza o trabalho de controle e verificao dos modos e condies de operao das linhas durante a circulao dos veculos. A nfase desse trabalho est no pessoal de operao, que corresponde grande maioria do sistema; sua grande interface com a administrao e manuteno auxilia nacaracterizao dos servios e na averiguao do sistema como um todo. O pessoal de operao compreende o motorista, o despachante e o fiscal. O rgo gestor coloca como obrigao do pessoal de operao, entre outras:

a) tratar o usurio, colegas de servio e funcionrios do rgo gerenciador com ateno, urbanidade e respeito; b) utilizar uniforme e crach de identificao; c) no trabalhar sob efeito de lcool ou outras substncias txicas; d) no fumar no interior do veculo; e) prestar informaes aos usurios; f) no abandonar o veculo durante a sua escala funcional, nem parar no curso do trajeto para tratar de assuntos particulares. A jornada diria de trabalho prevista de 7h 20, em 44h semanais; o repouso semanal remunerado depende do grupo e da linha onde se trabalha. Pode ser nos finais de semana sbado ou domingo, ou pode ser folga corrida, onde a cada semana se folga em um dia (corrida porque na primeira semana folga-se na segunda-feira, na segunda semana folga-se na tera-feira e assim sucessivamente). A empresa trabalha com quatro grupos de horrios: 1) manh, aqueles que assumem o servio entre a madrugada e o amanhecer e largam o trabalho at o incio da tarde; 2) tarde, aqueles que assumem o servio do final da manh at o incio da tarde e deixam a atividade noite; 3) noturno, aqueles que assumem o servio noite e largam a atividade de madrugada; 4) movimento, aqueles que trabalham nos horrios de pico pela manh e tarde, descansando entre estes dois perodos. Esses ltimos geralmente moram perto da garagem.

4) Horrio comercial: pessoal do administrativo, oficina mecnica, higienizao etc. Valores:O cliente em primeiro lugar, qualidade de trabalho sempre, pontualidade no cumprimento das responsabilidades, tica, honestidade e tratamento Justo. 2.2 Anlise da demanda e oferta. Este levantamento foi realizado emuma entrevista com o Senhor Paulo Henrique. Gerente administrativo da Empresa Nacional expresso de Rio Verde, Gois.Onde o mesmo repassou as seguintes informaes: A oferta no caso das linhas de Rio verde- GO, aos destinos locais no tem concorrncia, pois a mesma a nica concessionria que faz estes trajetos. Em Rio Verde, GO existe uma pequena frota de 12 nibus que operam as linhas. So Paulo-SP, Uberlndia-MG, Uberaba-MG, Assuno do Paraguai, e o semi-urbano que vai para Santa Helena-GO. Origem Destino Lotao Demanda Origem Rio verde- GO Rio verde- GO Rio verde- GO Rio verde- GO Rio verde- GO So Paulo- SP Uberlndia- MG Uberaba- MG Assuno-Paraguai Santa Helena- GO 50 pessoas 20 pessoas 50 pessoas 05 pessoas 50 pessoas 02 pessoas 50 pessoas 06 pessoas 50 pessoas 30 pessoas X 10 Demanda destino 45 pessoas 40 pessoas 30 pessoas 48 pessoas 50 pessoas de Porcentagem de Origem por lotao 40% 10% 04% 12% 60%por nibus

OBS: Estes veculos saem uma vez por dia de Rio Verde aos seus destinos, menos o de Santa Helena- GO, pois o mesmo um semi-urbano que faz 10 viagens por dia.

3. Transporte Aquavirio de Cargas. Transporte martimo o tipo de transporte aquavirio realizado por meio de embarcaes para deslocamentos de passageiros e mercadorias utilizando o mar aberto como via. Pode ser de cabotagem/costeira (cuja navegao martima realizada entre pontos da costa ou entre um ponto costeiro e um ponto fluvial) ou de navegao de longo curso/internacional (navegao entre portos brasileiros e estrangeiros).

Destaca-se que o transporte martimo o principal tipo de transporte nas comercializaes internacionais e pode transportar diversos tipos de produtos como veculos, cereais, petrleo, alimentos, minrios, combustveis, etc. Caractersticas do transporte martimo de carga no Brasil:

Grande capacidade de carga; Pode transportar cargas de grandes tamanhos; Baixo custo de transporte para grandes distncias; Transporta diversos tipos de cargas; Flexibilidade superior ao transporte hidrovirio; Transporte lento; Necessidade de portos/alfndegas.

Vantagens do transporte martimo de cargas.

Permite deslocar cargas de maior tamanho e em maior quantidade com menores custos associados em comparao com o transporte areo ou terrestre para deslocamentos intercontinentais; baixo custo do frete.

o transporte menos poluente por tonelada de mercadorias transportada. Tem a segunda maior acessibilidade somente ficando atrs pelo dutovirio. Tem a maior confiabilidade e transporta qualquer tipo de cargas.

As principais desvantagens que existem no transporte martimo so:


Pouca flexibilidade da carga A baixa velocidade de transporte Necessidade dos produtos transitarem nos portos/alfndega implica um maior tempo de descarga

Distncia dos portos aos centros de produo Estragos ou perdas de carga.

Figuras de um sistema Aquviario.

O transporte que promove a maioria das relaes comerciais de exportao e importao

Concluso Seja na cidade, no campo ou para trabalhar, praticamente impossvel imaginar nossa vida sem algum meio de transporte. Alm de ser fundamental para nossas vidas o transporte, fundamental para transportar pessoas. Os diversos meios de transporte so importantssimos para levar de um lugar para outro, diversos tipos de cargas como: alimentos, matria prima para produo de vrios produtos, medicamentos etc. J no modal aquvirio utiliza-se do meio que tem maior espao fsico do planeta. Talvez possa ser considerado o mais

diversificado, demandando diferentes qualificaes de pessoas em uma organizao. Paradoxalmente, pode ser o mais simples modal entre os demais. Essa particularidade abrangente que o transporte aquvirio possui, exige do gerente uma viso ampla e ao mesmo tempo especfica de suas atividades. Quando o poeta portugus Fernando Pessoa escreveu que navegar preciso, viver no preciso, referia-se a perfeio dos instrumentos de bordo, pois navegar exige perfeio deestratgias, aes e materiais. Contudo, viver no perfeio, porque seres humanos no soperfeitos. O gerente no transporte aquvirio a verdadeira alavanca da valorizao humana que orientam e controlam verdadeiras equipes de trabalho e no meros grupos participativos, exigindo sintonia e sinergia. Bibliografia: Qualidade e produtividade nos transportes. -So Paulo: Cengage Learning, 2012. Web site da Nacional Expresso http://www.nacionalexpresso.com.br/ Transporte Martimo. http://pt.wikipedia.org/wiki/Transporte_mar%C3%ADtimo Acessado em: 01/11/2012. Vantagens e desvantagens do transporte aquavirio no Brasil.

http://www.slideshare.net/CarlosABAntunes/vantagens-e-desvantagens-do-transporteaquavirio-no-brasil Acessado em 05/11/2012 ROLIM, F. A. O.; BRASILEIRO, A. Competitividade na regulamentao do transporte rodovirio de passageiros: uma anlise luz de um modelo de auditagem. ANPET. Transportes. So Carlos. v. 17, n. 1, 2009. Disponvel em:

<https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B9RhKKfllmav NDM3YTAyMDYtYzcwMy00OGUyLWE3ODktNTQ0ZjE3OTZmM2Q4&hl=en>. Acesso em: 5/11/2012. NETO, H. X. R. Organizao, gesto e financiamento de sistemas de transporte coletivo urbano. ANPET. Transportes. So Carlos. v. 2, n. 1, 1994. Disponvel em:

<https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B9RhKKfllmav MmVhODMxNTctZWQxZi00NTJjLWFlYzUtZDYxZDZlNzAyYzBl&hl=en>. Acesso em: 01/11/2012.

You might also like