You are on page 1of 14

1. Quais os materiais utilizados em colorimetria?

1 esptula -1 medidor -1 recipiente plstico -1 pincel -1 avental -talco -2agulhas de croch (n6 e 8)

2. Por que as mulheres colorem os cabelos?

No passado, as mulheres pintavam o cabelo para esconder os ios brancos! "o#e, elas come$am a colorir na adolescncia, por estilo! %ara se e&pressar' para entrar em uma nova ase' para manter-se #ovem!

3. O que as mulheres esperam de uma colorao?

( idelidade da cor) a mesma *ue est na embalagem'cobertura de cabelos brancos!

4. Qual o conceito de colorimetria?

+olorimetria , o estudo das cores, desenvolvido por pes*uisadores de diversas reas, sobretudo a -.sica! /uas observa$0es s1o, em sua maioria, sobre ,a capacidade *ue o olho e a mente humana tem de identi icar diversos tipos de cores! 2 en3meno das cores, alis, s4 , poss.vel a partir de um ei&e de 5u6, se#a ele natural ou arti icial!

5. Qual o con unto de cores que comp!e a luz solar? 5saac Ne7ton demonstrou *ue a lu6 solar pode ser decomposta em vrias cores) vermelho, laran#a, amarelo, verde, a6ul, anil e violeta!
Ne7ton percebeu *ue a lu6 de um raio de sol vindo de sua #anela se decompunha ao atravessar o prisma criando um re le&o de cor, onde a lu6 *ue emergia era de sete cores e *ue n1o importava a posi$1o em *ue ele colocava o prisma, estas cores apareciam sempre na mesma ordem!

Colorimetria capilar

Professora Rosa

2013 1

( partir de um prisma de vidro, constatou *ue a lu6 solar, ao atravess-lo, abre-se em um ei&e colorido) vermelho, alaran#ado, amarelo, verde, anil e violeta! ( sucess1o de ai&as coloridas recebeu do pr4prio Ne7ton o nome de espectro, em alus1o ao ato de *ue as cores *ue se produ6em est1o presentes, mas escondidas, na lu6 branca!

". Quais as cores identi#icadas como prim$rias ou #undamentais?

+ores primrias ou undamentais) s1o compostas por a6ul, amarelo, vermelho!

%. Por que elas so identi#icadas como prim$rias ou #undamentais?

%or*ue atrav,s da soma delas se obt,m outras cores!

&. ' mistura das cores prim$rias resulta nas secund$rias. (ite as cores prim$rias com o resultado de suas respecti)as misturas. *+emplo, azul - amarelo

/ecundrias) verde, laran#a e violeta!

Colorimetria capilar

Professora Rosa

2013 1

.. ' cor terci$ria / obtida a partir da mistura das 3 cores prim$rias. (ite qual / esta cor.

(s cores primrias ou tamb,m denominadas undamentais) o a6ul, vermelho e amarelo somadas consegue-se o marrom!

10.

1ostrar a estrela de Os2ald.

Colorimetria capilar

Professora Rosa

2013 1

Obs: Antigamente o reflexo verde (mate) era representado pelo nmero 7. Agora, o 7 representa o reflexo marrom (chocolate) e o mate passou a ser 9 em algumas marcas e em outras,(invertido com o reflexo violeta!irisado).

11. (ite o 1 o. princ3pio e o 2 o. princ3pio da colorimetria.

8oda cor undamental tem sua cor complementar!

9errnelho : sua cor complementar , verde (verde ormado pelo amarelo ; a6ul)!

(marelo- sua cor complementar , violeta (violeta ormado pelo a6ul;vermelho)!

(6ul- sua cor complementar , laran#a


Colorimetria capilar Professora Rosa 2013 1

(laran#a ormado pelo vermelho ; amarelo)

+ada cor undamental e seu correspondente complementar se op0em e se neutrali6am entre si)

9ermelho - neutrali6a verde e vice-versa' (marelo - neutrali6a violeta e vice-versa (6ul : neutrali6a laran#a e vice-versa!

12. *scre)a com suas pala)ras a de#inio de neutralizao de cores?

+onsiste em anular uma cor, tra6endo para o tom neutro (marrom), utili6ando outra ou outras cores! %ara orienta$1o *uanto <s cores *ue anulam umas <s outras deve-se recorrer < =strela de >s7ald!

13. Qual a cor encontrada quando misturamos azul - amarelo4 amarelo - )ermelho4 e )ermelho - azul?

Colorimetria capilar

Professora Rosa

2013 1

14. Qual a cor que se de)e usar quando se dese a neutralizar , )ermelho5 )erde5 amarelo5 azul5 )ioleta e laran a.

("ul anula laran#a, verde anula vermelho, violeta anula amarelo (e vice versa).

Colorimetria capilar

Professora Rosa

2013 1

15. (ase 6 7ma cliente usa uma cor dourada nos seus cabelos e ele se apresenta muito amarelo. a8 Qual a cor que no de)emos usar neste cabelo? Por qu9? N1o utili6ar colora$1o com re le&o cin6a *ue em cabelos amarelos ir dei&a-los verdes!

b8 Qual a cor que de)emos usar para neutralizar o amarelo?

?eve-se utili6ar a cor violeta!

1". Quais os pi:mentos que de#inem a cor natural dos cabelos?

( melanina , o pigmento responsvel pela cor natural do cabelo, a partir de trs tipos de melanina encontrados no c4rte&) eumelanina' eomelanina' tricosiderina' , ormada uma grande variedade de cores naturais de cabelo!

>s cabelos brancos n1o contem nenhum dos tipos de melanina! %ortanto branco , a cor natural do cabelo sem melanina!

( eumelanina , o tipo de melanina mais escura,de orma$1o mais granulosa e permite as tonalidades do cabelo *ue vai do castanho ao preto!

-eomelanina,com orma$1o mais di usa,permite as tonalidades de louro-amarelados!

Colorimetria capilar

Professora Rosa

2013 1

( tricosiderina,com orma$1o parcialmente di usa,permite as tonalidades de laran#aavermelhado por meio de uma deriva$1o de eomelanina!

1%. ;odos os cabelos cont/m os 3 pi:mentos que determinam a cor natural dos cabelos5 ento o que )ai di#erenciar a cor de cabelo de uma pessoa para outra pessoa?

8rs atores determinam todas as cores naturais do cabelo, do louro-claro ao preto) 1! ( espessura do cabelo (tamb,m conhecida como te&tura),*ue pode ser) ino, m,dio ou grosso! 2! ( *ualidade e o tamanho dos gr@nulos de melanina, tamb,m caracteri6ados, respectivamente, como densidade e pigmenta$1o! A! ( ra61o entre eumelanina e eomelanina, comumente interpretados como altura de tom!

18! +ada cor de colora$1o cosm,tica , representada por nBmeros e nome, ent1o, leia) C!D C!AD E,A F!2 E,66 8!A1 6!C F!11
Colorimetria capilar Professora Rosa 2013 1

1F! >s tons de re le&o ou de nuances s1o todos os nBmeros *ue vemap4s o (!) ponto, a v.rgula (,) ou a barra (G)! =nt1o descreva abai&o os tons de re le&o e suas respectivas cores

Nuances !2 !2 !A !D !E !6 !C

cor

22! +omo reali6ar o diagn4stico para obter um resultado satis at4rio em colora$1oH 21! > *ue pode acontecer caso o diagn4stico n1o se#a corretoH 22! +omo se obt,m o clareamento dos cabelosH 2A! Iual a un$1o da emuls1o o&idante em uma colora$1oH 2D! > *ue pode acontecer nos cabelos caso n1o se respeite o tempo de a$1o dos o&idantesH 2E! +ite as ormas de colora$1o! 26! > *ue deve ser considerado para obter um melhor resultado em colora$1oH 2C! +ite os procedimentos utili6ados na colora$1o! 28! %or *uais motivos os cabelo pode obter uma cor inal mais clara ou mais escura do *ue a cor dese#adaH 2F! Iuando h necessidade de mati6ar(H) um cabelo *ue apresenta nuances indese#adas *ual a cor usada para neutrali6ar) vermelho
Colorimetria capilar Professora Rosa 2013 1

mate cin6a dourado violeta A2! +ite a di eren$a entre lu6es, re le&os, balaJage, /trong!

31. Qual o ob eti)o da t/cnica de marmorizao?

( marmori6a$1o vai proporcionar ao cabelo um e eito policromtico! ?urante a a$1o da colora$1o, s1o eitas mechas com descolorante, *ue v1o dar um um e eito bem di erente ! %ode ser eito da rai6 as pontas, ou apenas nas pontas, proporcionando um degrade, en*uanto a colora$1o age nos ios!

Para cabelos amarelados, use pigmento violeta. Ficou verde? use pigmento vermelho Ficou laran a? use pigmento cin!a

VALE LEMBRAR QUE: "#o muitos fatores $ue influenciam no resultado da numera%#o escolhida, como por e&emplo' a sua altura de tom, marca da tinta(o&idante, cor do cabelo tingido, etc. Para alcan%ar alguns tons ser) necess)rio descolorir. Cada cabelo * um caso, n#o tem como di!er se o seu cabelo ir) precisar de uma descolora%#o ou n#o, o +nico eito de saber * fa!endo um teste de mechas. , mais uma coisa' -.eu cabelo t) amarelo ovo, posso passar tonali!ante cin!a?/embra a$uela m+sica da &u&a onde di!ia' 0 a!ul com amarelo d) verde?- ,nt#o1 0 tonali!ante cin!a tem pigmentos a!uis, ou se a, seu cabelo tem grandes chances de ficar verde, portanto, use um tonali!ante com pigmentos violetas para um melhor resultado.

Colorimetria capilar

Professora Rosa

2013 1

Como neutralizar reflexos indesejados nos cabelos


Por Joyce Nunes 68 Comentrios!
O loiro est$ amarelo demais% &ese#a tirar o avermelhado dos cabelos% /aiba *ue / poss3)el neutralizar e corri:ir re#le+os indese ados tendo como base a ;eoria das (ores. /e voc n1o ugiu das aulas de artes na escola (eram minha pre eridas), lembra pelo menos alguma coisa sobre o assunto, certo% ( parte *ue interessa agora s1o as (ores Opostas. K e&pli*uei um pouco sobre isto num post sobre roupas ' sim, tem tudo a ver - mas a*ui vou anlisa-las do ponto de vista Lcabel.sticoM!

Nasicamente , isso) azul anula laranja, verde anula vermelho, violeta anula amarelo (e vice versa) ! Nasicamentemesmo, pois na vida real , tudo mais comple&o! Ningu,m tem um cabelo completamente verde ou laran#a (ops, eu tenho ( hahaha), mas s1o os re le&os nestas tonalidades (so6inhos ou misturados), unidos a uma cor de base natural *ue ormam as centenas de nuances capilares *ue conhecemos! 8udo isso est e&plicadinho nesta mat,ria a*ui (aconselho )*+)O ,ue leiam antes de seguir)!

Mas como funciona na prtica?


-oc. #$ brincou com tinta guache% 8oda ve6 *ue come$ava a misturar muitos tons di erentes, resultava num marrom inde inido e sem gra$a, n/o era% %ois ,O a*ui esse marrom sem gra$a , bem visto, pois signi ica *ue *ual*uer tonalidade sobressalente oi neutrali6ada (provavelmente devido < escolha aleat4ria de cores opostas)! >s tons naturais de cabelo s1o nada mais *ue variantes de marrom (do bege claro ao marrom mega escuro)!

Colorimetria capilar

Professora Rosa

2013 1

Como neutralizar reflexos amarelos em cabelos loiros?


?e acordo com o *ue mostrei acima, para anular o amarelo dos cabelos, / s< utilizar produtos com re#le+os )ioleta ! %odem ser tinturas (geralmente, com final .2)5 shampoos e m$scaras desamareladoras (por isso ,ue elas s/o roxas0)!

(7=>'>O, /e o produto or muito concentrado (ou icar mais tempo do *ue o necessrio nos ios), corre-se o risco n1o s4 de anular o amarelo, mas de se tingir o cabelo de lils (se isso ocorrer, n/o se desespere ( ir$ desbotar)! %or isso, o aconselhvel , sempre tentar obter o resultado com a menor concentra$1o de pigmentos poss.vel!

Como clarear/descolorir laranja?

sem

ficar

1$ repararam ,ue os cabeleireiros sempre preferem usar o p azul na hora de descolorir os fios de suas clientes% P por*ue o azul / a cor oposta ao laran a (re le&o re*uentemente obtido ao se clarear cabelos muito escuros)! %ara a*uelas sortudas *ue conseguem clarear su icientemente o cabelo s4 com tinta, a dica , usar sempre tonalidades com #inal .1 ?acinzentado@azulado8, para obter um resultado mais bonito e natural! *u usava a )a#iblond 923+ e o contedo dela era praticamente a"ul0

Colorimetria capilar

Professora Rosa

2013 1

(7=>'>O, +omo # e&pli*uei a*ui (num post exclusivo sobre descolora4/o), n1o adianta nada *uerer clarear cabelos muitos escuros com tinturas acin6entadas, pois o *ue de ine o grau de clareamento atingido na hora de clarear os ios , a cor natural dos mesmos! /e o produto s4 conseguir atingir um estgio no *ual o cabelo ainda est muito laran#a, a tintura pode at, a#udar a ameni6ar o re le&o, mas n1o vai resolver totalmente o problema nem tornar o cabelo LplatinadoM!

Sou ruiva acobreada e quero voltar ao castan o! " a#ora?


?o mesmo modo *ue no caso acima, o pigmento a6ul a#uda a anular o cobre (laran#a) dos ios! %ortanto, escolha uma tintura castanha5 um tom mais claro que sua cor natural5 com #inal .1 ?acinzentado@azulado8 !

Colorimetria capilar

Professora Rosa

2013 1

';*ABCO, (olora!es em tons claros no tem o poder de DcobrirE o rui)o. /e dese#ar partir dele ao loiro (mesmo *ue se#a escuro), o melhor a a6er , procurar um pro issional, pois , necessrio LlimparM o tom do seu cabelo antes de prosseguir (o *ue demanda processos mais agressivos)!

$en o cabelo vermel o e quero voltar ao castan o! " a#ora?


Neste caso, utilize tintas com re#le+o mate ?)erde8. ( numera$1o deste re le&o n1o , padroni6ada pela maioria das marcas, portanto, para evitar con us0es, con#ira o nome da nuance antes de usar!

%sando corretores

>i)ersas marcas trabalham com corretores e intensi#icadore s (muitas ve"es chamados de mix), *ue s1opi:mentos puros e altamente concentrados5 soltos5 no atrelados a nenhuma cor de base ! N1o uncionam como uma colora$1o normal (o cabelo n1o ica da*uela cor), ser)em somente para corri:ir e dar re#le+os as nuances normais de cada linha! =les podem ser e&tremamente Bteis no caso de voc n1o encontrar a colora$1o procurada na tonalidade dese#ada! Fe quiser5 por e&emplo, simular uma tintura castanho claro acinzentado (*ue seria E!1), compre a cor de base natural ?5.08 e misture o mi+ azulado ?acinzentado8 nas propor!es recomendadas pelo #abricante. Outro eito de utiliz$Glos / criando seu pr<prio shampoo ou m$scara anuladora de re#le+os. +aso opte pela mscara, basta misturar o corretor num creme branco, na propor$1o de 1)E! ' receita do shampoo en)ol)e adicionar5 num recipiente5 15 ml do produto na cor branca5 unto com 5 ml de o+i:enada de 10 )olumes e um #iozinho de 1 cm de corretor. Qisture tudo e apli*ue no cabelo previamente lavado (ainda molhado)! Qassageie as mechas e observe a cor dos cabelos, para identi icar a hora certa de en&aguar! 5/o deixe de maneira alguma mais do ,ue 32 min.! 67omo sempre repito em todos posts sobre tingimento de cabelos, o mais prudente procurar um colorista para realizar esses procedimentos. 8or9m, sei muito bem ,ue existe muita gente destemida neste ,uesito (como eu), ,ue n/o resiste em aprontar suas perip9cias em casa0 O meu melhor conselho 9: v com calma, hehehe0:

Colorimetria capilar

Professora Rosa

2013 1

You might also like