You are on page 1of 65

Coleo ELOS Dirigida por J.

Guinsburg

Equipe de realizao Reviso: Jos Bonifcio Caldas e Plnio Martins Filho; Programao visual: A. Lizrraga; Produo: Plnio Martins Filho.

Leone io M artin s Rodrigues O ttaviano De Fiore

Lenin: Capitalismo de Estado e Burocracia

EDITORA PERSPECTIVA

Editora Perspectiva S.A., 1978.

Direitos reservados EDITORA PERSPECTIVA S.A. Av. Brigadeiro Lus Antnio, 302S 01401 So Paulo Brasil Telefone: 288*8388 1978

SUMARIO

Introduo ................................................................... 1. Lenin e a Economia Sovitica ..........................


Perodo do Comunismo de Guerra ......................... A Economia Sovitica Durante a NEP ....................... A Retomada das Idias de 1918 .................................. O Capitalismo de Estado ............................................

li
13 17 20 22 33 39 43 45 48 51 55 58

2. Lenin e o Estado Sovitico ................................


A Burocracia e o Aparelho Estatal ..................... Os Comunistas e a Administrao ............................. Causas da Burocracia .................................................... IguaHtarismo versus Eficincia ...................................... Revoluo Cultural e a Cincia Burguesa ................... A Natureza do Fenmeno Burocrtico ............... A Luta Contra a Burocracia ...............................

INTRODUO
Este trabalho trata dos escritos de Lenin sobre a sociedade sovitica, mais especificamente sobre os pro blemas relacionados ao que se convencionou chamar de ,4 construo do socialismo na Rssia. Entre os dirigen tes do Partido Bolchevique, Lenin foi um dos primeiros a se preocupar com a caracterizao do tipo de socie dade que resultara da Revoluo de Outubro. Suas an lises, durante o perodo que vai de maio de 1918 a maro de 1923, compreendem uma parcela importante porm pouco conhecida de sua obra, envolvendo problemas relacionados s responsabilidades do Poder, adminis trao do Estado, organizao da economia, buro cracia, etc. Aqui pretendemos considerar apenas um aspecto dos escritos desta fase: aquele referente inter pretao da natureza da sociedade sovitica, tratando mais especificamente da questo do capitalismo de Esta do, no plano econmico, e da burocracia, no plano do controle do Estado. Procuramos limitar o mais possvel as interpretaes, remetendo o leitor diretamente aos textos de Lenin.

O problema da caracterizao de uma sociedade na qual os grandes proprietrios e os capitalistas tinham sido eliminados, mas que nem por isso podia ser definida como socialista, ocupar a ateno de Lenin durante todo o transcorrer dos anos difceis da organizao do novo Estado, da guerra civil e da runa econmica. Entre tanto, suas observaes encontram-se dispersas em nume rosos trabalhos, que comeam mais particularmente com o folheto O Infantilismo Esquerdista e a Mentalidade Pequeno-Burguesa (9 de maio de 1918) e terminam com o artigo Melhor Poucos Mas Bons (23 de maro de 1923)*. As idias de Lenin, no perodo, variaram segundo as mudanas ocorridas na sociedade sovitica e, especi ficamente, com o tipo de obstculo e de oposio encon trado pelos bolcheviques. Assim, possvel distinguir duas fases principais nos seus escritos sobre a sociedade sovitica, os quais correspondem, por sua vez, a dois momentos da poltica econmica bolchevique: a do comunismo de guerra, que se inicia em meados de 1918, e a da Nova Poltica Econmica (NEP), comeada em maro de 1921. Na fase do comunismo de guerra, Lenin deixa ria de lado um tipo de interpretao da sociedade so vitica que havia comeado com o artigo O Infantilismo Esquerdista e a Mentalidade Pequeno-Burguesa e que s seria retomado, de modo mais sistemtico, em abril de 1921, com a obra O Imposto em Espcie. Na verdade, a fase do comunismo de guerra, imposta pelas circunstncias, parece mais exatamente um
* TV"**' as ri taces so de Lenin e foram extradas da edio em ingls das O^rcr Compltas, Moscou Progrs Publishers, 1965. As palavras sublinhadas nas citaes o foram no original.

desvio nas idias bsicas de Lenin, expostas na A Ca tstrofe que nos Ameaa e como Combat-la (setembro de 1917). Enquanto O Estado e a Revoluo (agosto de 1917) constitui uma reflexo geral e abstrata da doutrina marxista sobre o Estado e o socialismo, A Catstrofe que nos Ameaa.. apresenta pela primeira vez o pensamento de Lenin sobre os problemas concre tos da revoluo na Rssia e sobre as vias de construo do socialismo. Para fins de exposio, apresentamos separadamente as consideraes relativas ao regime econmico sovitico daquelas relativas natureza do Poder, envolvendo a caracterizao do Estado, os problemas da administra o, da burocracia, do controle e implementao das de cises. No preciso enfatizar que se trata de duas questes intimamente relacionadas.

1. LENIN E A ECONOMIA SOVITICA


Em maio de 1918 sete meses depois da Revo luo de Outubro, um ms antes do incio da guerra civil polemizando com os comunistas de Esquerda (grupo Bukharin), Lenin considerava a economia sovitica como uma economia de transio. O termo Repblica socia lista deveria ser entendido como a determinao do poder sovitico de realizar a transio para o socialismo e no que o novo sistema econmico devesse ser reco nhecido como uma ordem socialista1. Para Lenin, o socialismo requereria, como condio necessria para sua realizao, um elevado desenvolvimento das foras pro dutivas, o que dependeria da grande indstria, com sua racionalidade e produtividade:
O nico socialismo que podemos imaginar aquele baseado em todas as lies aprendidas atravs da cultura capitalista em larga escala. Socialismo sem servios postais e telegrficos, sem mqui na, uma frase vazia2.

Encontramos, aqui, a referncia aos fundamentos econmicos do socialismo, implicando a absoro da


1. O Infantilism o Esquerdista e a Mentalidade Pcquen^Burgueu, 9 dc maio de 1918, vol. 27, p. 935. 2. Rplica ao Debate do Relatdrio obre as Tarefas Imediatas, escrito entre 30 de abril e 3 de maio de 1918, vol. 27, p. 310.

tecnologia ocidental. Deste ponto de vista, o capitalismo de Estado dos alemes parece para Lenin o que h de mais adiantado em matria de progresso material, cons tituindo uma via para o socialismo. Mas, na concepo leninista, o socialismo, alm de implicar uma base material superior do capitalismo, requer a existncia de um Estado forte e centralizado:
O socialismo inconcebvel sem a grande tcnica capitalist* baseada na ltima palavra da cincia moderna, sem uma organi zao planificada de Estado que subordine dezenas de milhes de pessoas ao mais estrito cumprimento de normas nicas de produ o e distribuio3.

Contudo, considerando que faltavam as bases mate riais para o socialismo, como definir o sistema econ mico existente na Repblica Sovitica? Lenin conside rava que se tinha um regime de transio onde coexistiam elementos, partculas, fragmentos tanto do capitalismo como do socialismo4. Porm, ia mais adiante e indicava concretamente a existncia das seguintes estruturas scio-econmicas que existiriam na Rssia de 1918:
1) Patriarcal, quer dizer, uma economia camponesa natural em grau considervel; 2) Pequena produo mercantil (compreende a maioria dos camponeses que vendem seu trigo); 3) Capitalismo privado; 4) Capitalismo de Estado; 5) Socialismo.

Destas formaes scio-econmicas, Lenin conside rava que predominava o elemento pequeno-burgus cam pons:
Est claro que num pais de pequenos camponeses prevalece, e no poderia deixar de prevalecer, o elemento pequeno-burgus:
3. O Inantilitmo EaqutrdlsU e a Mentalidade Pcqueno-Bursuesa, vol. 27, p. 339.

a maioria, a enorme maioria, dos que trabalham a terra so pequenos produtores de mercadorias*.

Como dissemos, estas idias, desenvolvidas no Infantilismo Esquerdista. . . , sofrero um eclipse de trs anos, que compreende o perodo do comunismo de guerra, sobre o qual ele pouco escreveu. No entanto, elas seriam retomadas de modo mais sistemtico a partir de maro de 1921, com o incio da NEP.
PERlODO DO COMUNISMO DE GUERRA*

Com o incio da guerra civil, em junho de 1918, comea a fase do comunismo de guerra. So os anos da ampliao do controle estatal sobre a economia, da consolidao do poder dos bolcheviques sobre o apare lho de Estado, da eliminao da burguesia privada, do desaparecimento dos mecanismos de mercado e da moeda. No tocante ao campesinato, o perodo marcado pelas requisies foradas de cereais e pela tentativa de levar o comunismo ao campo:
.. .O primeiro rgo de poder sovitico diria Lenin cm 1918 , o Segundo Congresso Pan-Russo dos Sovietes, fez mais do que abolir a propriedade privada da terra ... Ele tambm estipulou, entre outras coisas, que a propriedade agrcola, os ani mais de trao e os equipamentos que passaram para a posse da nao e dos camponeses trabalhadores devem tomar-se proprie dade pblica e deixar de ser propriedade privada de cada fazenda7.

Com a introduo do comunismo de guerra, Lenin passaria a considerar que, em meio a grandes dificulda6. Idem, p. 336. 7. Discurso do Primeiro Congresso Pan-Russo dos Departamento* de Ter ra, Comits e Comunas de Camponeses Pobres, 11 de detrrobro de 1918, vol. 28, p 344,

des, a Rssia avanava em direo da edificao do comunismo. Em 1919, el afirmaria que,


na Rssia, o trabalho est unificado de modo comunista porque, primeiro, est abolida a propriedade privada dos meios de produo e, segundo, porque o Poder do Estado proletrio organiza, em escala nacional, a grande produo nas terras e nas empresas estatais, distribui a fora de trabalho entre os diferentes ramos da economia e nas empresas, distribui entre os trabalha dores imensas quantidades de artigos de consumo pertencentes ao Estado8.

Lenin no afirmava que o comunismo j estaria instalado, pois sobreviviam a pequena empresa e a pro priedade camponesa, mas afirmava que se estavam dando os primeiros passos em sua direo. No setor industrial e urbano chegava mesmo a considerar que o processo estava realizado nos seus traos fundamentais:
A organizao da grande produo industrial pelo Estado, a passagem do controle operrio para a administrao operria das fbricas e estradas de ferro... j foram realizadas em seus traos gerais. Porm, com relao agricultura, isto est apenas comeando.. .0.

Este avano rpido em direo ao comunismo no estivera nos planos iniciais dos bolcheviques, que teriam preferido uma transio mais lenta, na qual um setor privado coexistiria ao lado do setor socialista. Porm, ^ para utilizar as prprias palavras de Lenin, a burguesia ^ teria respondido aos bolcheviques: Ns no queremos a sua transio; ns no queremos o seu novo sistema, e desencadeado a guerra civil. Com isso, o governo soEconomia e Poltica na Ditadura do Proletariado, 30 de outubro dc 1919, vol. 30, p. 108/9. 9. litm , p. 109.

vitico (ora obrigado a avanar mais rapidamente do que desejaria em direo da completa estatizao e gesto do sistema econmico. A poltica econmica aplicada resultou, de um lado, na liquidao da burguesia privada, atravs da ampliao do nmero de empresas estatizadas e, de outro, na eliminao dos rgos de administrao operria, atravs da centralizao das decises, na elimi nao dos conselhos de empresa atravs da nomeao direta dos diretores de fbrica pelo governo. Nesta fase, Lenin distinguiria trs formas bsicas de economia sociar existentes na Rssia: 1) o capitalismo; 2) a pequena produo mercantil e 3) o comunismo. Correlatamente, as foras sociais bsicas seriam a bur guesia, a pequeno-burguesia (particularmente os campo neses) e o proletariado10. A idia do capitalismo de Esta do como uma via para o socialismo, avanada nos meses que antecederam -e precederam imediatamente a tomada do poder, como se percebe, deixada de lado. Porm, partir de 1921, com o malogro da tentativa de passa gem direta para o comunismo, ele voltaria a reconhecer, durante a Nova Poltica Econmica (NEP), a idia do capitalismo de Estado como uma via para o socialismo. Economicamente, a fase do comunismo de guerra terminaria no mais completo desastre: em fins de 1920, a indstria sovitica estava praticamente em runas, calculando-se que a produo fabril em grande escala no alcanasse mais de 20% do nvel de 1912; a populao de Petrogrado e Moscou se reduzira praticamente me tade do que fora antes da Grande Guerra; a moeda
10, Economia e Poltica na Ditadura do Proletariado, \ol. 30, p. 100.

desaparecera; vastas parcelas do territrio sovitico retor navam a uma situao de economia natural. Embora Lenin se refira, s vezes, aos xitos econ micos do perodo11, na realidade, os xitos alcanados diziam respeito consolidao da ditadura do proleta riado e do controle do Poder pelo Partido. As refern cias a incio da construo do comunismo s se justi ficam se se toma como critrio modificaes operadas na natureza da propriedade e nas relaes de Poder, uma vez que faltavam totalmente as bases materiais men cionadas seguidamente por Lenin, em outras ocasies, como condio indispensvel para o comunismo. Os anos do comunismo de guerra compreendem um perodo de extenso e consolidao do Poder soviti co, no qual as consideraes militares dominam todas as demais. A maioria dos textos importantes de Lenin sobre a sociedade sovitica so posteriores a 1920, quando, uma vez eliminadas as antigas classes proprietrias e a burguesia industrial, os problemas relacionados orga nizao da economia e administrao do Estado se colo caram de modo mais agudo. Em comeos de 1921, os bolcheviques eram inteira mente vitoriosos no plano militar; os partidos burgueses encontravam-se praticamente desmantelados; militarmente, a rebelio branca de Wrangel, Denikin, Kolchak, assim como a interveno estrangeira, haviam sido vencidas. O Exrcito Vermelho transformara-se na mais poderosa fora militar da Europa. Mas, por outro lado, os bolche viques viam-se face a enorme descontentamento popular, que se expressava em sucessivas rebelies camponesas e
1!. Idem, p. 110.

que culminaram, em comeos de 1921, com greves ope rrias em Petrogrado e com o levante dos marinheiros da fortaleza de Kronstadt, exigindo sovietes sem bolche viques. Em 1922, Lenin descreveria este perodo com as seguintes palavras:
. . . em 1921, depois de ter superado a etapa mais importante da guerra civil e de t-la superado vitoriosamente sentimos o impacto de uma grave julgo que foi a mais grave crise poltica interna da Repblica sovitica. Esta crise interna trouxe luz o descontentamento de uma parte considervel dos campo neses e tambm dos operrios. Foi a primeira vez, e espero que seja a ltima, que largas massas de camponeses estiveram contra ns, no de modo consciente mas instintivo1^.
A ECONOMIA SOVITICA DURANTE A NEP

Neste clima, em maro de 1921, o Partido Bolche vique abandona a idia da passagem direta para o socia lismo e introduz a chamada Nova Poltica Econmica'*. Em outubro de 1921, fazendo um balano da orientao econmica anterior, diria Lenin:
. . . Cometemos um erro ao decidir passar diretamente para a produo e distribuio comunista. Pensamos que atravs do sis tema de apropriao de um excedente de alimentos, os camponeses iriam nos abastecer com a quantidade requerida de cereais que ns poderamos distribuir nas fbricas e assim realizar a produo c a distribuio comunista ( . . . ) Tentando ir diretamente ao comu nismo n s... sofremos uma derrota mais sria no fronte econ mico do que qualquer derrota inflingida a ns por Kolchak. De nikin ou Pilsudski13.
12. Cinco Anos de Revoluo Rus e as Perspectivas da Ruoluio Mudial, 13 de novembro de 1922, vol. 33, p. 421. 13. iA Nova Poltica Econmica e as Tarefas do Departamento* de Edu cao Poltica, 17 de outubro de 1921, vol. 33, p. 62 e 63.

A partir da, a RSFSR passava para uma poltica econmica de estmulo pequena empresa, de reativao do comrcio privado, de reanimao do capitalismo, de concesses ao capital estrangeiro. Na agricultura, a NEP significava principalmente a substituio das requisies foradas dc matrias-primas c vveres (especialmente de trigo) para uma poltica que Lenin denominaria de im posto em espcie. Os camponeses, depois da entrega de uma parcela de sua produo ao Estado, poderiam comer cializar o restante no mercado capitalista e obter certo lucro.
A Nova Poltica Econmica dizia Lenin significa subs tituir a requisio de alimentos por uma taxa; significa voltar ao capitalismo numa extenso considervel numa extenso que ns no sabemos exatamente. As concesses aos capitalistas es trangeiros (de fato. apenas um pequeno nmero delas foi aceito, especialmente quando as comparamos com o nmero que ofere cemos) e os arrendamentos de empresas aos capitalistas privados significam claramente a restaurao do capitalismo, e isso parte e parcela da Nova Poltica Econmica; a abolio do sistema de apropriao dos excedentes de alimentos significa permitir aos camponeses comerciar livremente o excedente da produo agrcola e tudo o mais que for deixado depois que a taxa for coletada e a taxa representa somente uma pequena parcela do que 6 produ zido. Os camponeses constituem uma enorma seo de nossa populao e de toda economia. por isso que o capitalismo deve crescer sobre este solo de livre comrcio14.

A NEP significava que, nos quadros de uma socie dade na qual a terra fora nacionalizada, na qual as f bricas, o sistema bancrio e o comrcio exterior tinham sido estatizados, o Estado proletrio passava a esti mular o livre intercmbio de mercadorias, o lucro pri vado e, conseqentemente, o enriquecimento pessoal.
14.

Idtm,

6 4 /tt.

a partir da NEP que comeam as reflexes mais interessantes de Lenin sobre uma sociedade na qual o partido bolchevique no Poder se prope estimular o desenvolvimento (controlado) do capitalismo nos qua dros de um sistema econmico em que a terra fora nacio nalizada e os meios de produo estatizados. Agora, com a NEP, tratava-se de
nfio demolir o velho sistema econmico-social o comrcio, a pequena economia, a pequena empresa, o capitalismo mas sim reanimar o comrcio, a pequena empresa, o capitalismo, domi nando-os com precauo e gradualmente, e submetendo-os a uma regulamentao estatal somente na medida de sua reanimao (no vembro de 1921).

Nos incios do ano seguinte, Lenin seria ainda mais incisivo sobre a necessidade de estimular o capitalismo.
indispensvel arrumar as coisas de maneira que seja poss vel o desenvolvimento corrente da economia capitalista e do in tercmbio capitalista, porque isso essencial para o povo. Sem eles, a existncia impossvel1*.

A idia, portanto, era permitir o intercmbio capi talista, apesar de todos os riscos polticos a envolvidos. A NEP um retrocesso, dizia Lenin, um retomo ao capitalismo na medida em que o lucro, o livre intercm bio de mercadorias, o proveito pessoal, o interesse indi vidual passam a ser permitidos, e mesmo estimulados. um retrocesso ante s expectativas e prticas dos bol cheviques durante os anos do comunismo de guerra. Mas um retrocesso em direo a que tipo de capita lismo? Em que medida poderia o capitalismo privado
15. A ImportAnda do Ouro Agora c Depot da Completa Vitria do So eiali,mo, novembro de 1921, vol. 33, p. 110. 16. Relatrio Poltico do C.C. ao XI Congreuo, 27 de maro de IVZZ. vol. 33, p. 279.

desenvolver-se nos quadros de uma economia em que os principais meios de produo se encontravam estatizados e na qual as antigas classes proprietrias desapa receram? De fato, ainda que permitindo o desenvolvi mento do pequeno comrcio, da pequena indstria, no era nessa direo que Lenin pretendia dirigir o capita lismo. Ele no pensava no capitalismo privado, mas no capitalismo de Estado. Propunha uma retirada em dire o ao capitalismo de Estado, considerado como um progresso em relao situao econmica da Rssia na poca e como uma via para o socialismo, embora coexis tindo com ele.
A RETOMADA DA6 IDEIAS DE 1918

No livro O Imposto em Espcie (escrito entre 13 e 21 de abril de 1921 e publicado em maio daquele ano), Lenin retomaria algumas idias expostas em 1918 no Infantilismo Esquerdista.. . e deixadas de lado duran te a fase do comunismo de guerra. Voltaria a insistir na coexistncia, na Rssia, das cinco formaes econ micas mencionadas em 1918: 1) a economia natural; 2) a pequena produo camponesa; 3) o capitalismo privado; 4) o capitalismo de Estado; 5) o socialismo. Os conceitos de economia natural, de pequena produo camponesa e de produo capitalista no necessitam maiores esclarecimentos. J no a mesma coisa para com os conceitos de socialismo e capita lismo de Estado. O elemento socialista, de acordo com Lenin, seria representado pelo setor estatal da economia, compreendendo as empresas ou setores geridos diretamente pelo Estado. Mas a definio de capitalismo de

20

Estado que ocupar uma posio importante no seu pgnsamento requer digresso mais longa. Em setembro de 1917, Lenin caracterizava o capi talismo de Estado a partir de uma definio do Estado, enfatizando a relao entre os aspectos polticos e econ micos. O capitalismo de Estado seria uma evoluo do capitalismo monopolista de Estado (Lenin utilizava ento a palavra monopolista que abandonar' posterior mente).
E que o Estado? perguntava. a organizao da classe dominante; na Alemanha, por exemplo, a organizao dos junkers e capitalistas. Por isso, o que os Pleknov alemes (Scheidemann, Lentsch, etc.) chamam socialismo de guerra, no , na realidade, mais do que um capitalismo monopolista de Estado em tempo de guerra, ou dito em termos mais simples e mais claros, um presdio militar para os operrios e um regime de proteo militar para os lucros dos capitalistas. Pois bem, substituam esse Estado de junkers por um Estado revolucionrio-democrtico, quer dizer, por um Estado que acabe revoludonariamente com todos os privilgios, que no tema implantar revolucionariamente a democracia mais perfeita e vero que o capitalismo monopolista de Estado, num Estado verdadeiramente revolucionrio, representa inevitvel e inexoravelmente a marcha para o socialismo!!7

O capitalismo monopolista era entendido, ento, como um avano em direo ao socialismo na medida em que se transformava em capitalismo monopolista de Estado, pois
o socialismo no mais do que o primeiro passo no avano que se segue ao monoplio capitalista de Estado. Ou dito de outro modo: o socialismo no mais do que o monoplio capitalista
17. A Catstrofe que nos Amenn e como Gomhot-ln*, setembro de 1917, vol. 25. p. 357.

de Estado aplicado em proveito de todo o povo e que, por isso, deixa de ser monoplio capitalista18.

E Lenin considerava que


a guerra, ao acelerar gigantescamente a transformao do capi talismo monopolista de Estado pe com isso a humanidade ex traordinariamente perto do socialismo: tal precisamente a dia ltica da histria10.

A Alemanha era apresentada como o exemplo t pico de capitalismo de Estado.


Ali temos a ltima palavra da grande tcnica capitalista moderna e da organizao planificada, subordinada ao imperia lismo junker-burgus. Tirem as palavras sublinhadas e ponham em lugar de Estado militar latifundirio, burgus, imperialista, tambm um Estado, porm um Estado de tipo social diferente, de um diferente contedo de classe, um Estado sovitico, quer dizer, proletrio, e obtero toda aquela soma de condies necessrias para o socialismo80.
O CAPITALISMO DE ESTADO

9 O trecho citado, de maio de 1918, reproduz quase integralmente as idias expostas pouco antes da tomada do Poder na A Catstrofe que nos Ameaa. . . Supera do o perodo do comunismo de guerra, a mesma pas sagem ser novamente reproduzida no O Imposto em Espcie. Nesta ltima obra, a idia de capitalismo de Estado melhor desenvolvida. No regime sovitico, Lenin distinguia quatro tipos, ou formas, de capitalismo de Estado: 1) a concesso; 2) a cooperativa; 3) a co misso; e 4) o arrendamento.
16. l i t m , p. 336. 19. Idem, p. 339. . InantilUmo Etqucrdiit* c a Mentalidade Pequeno-Burgueia, inalo de 1918, vol. 27, p. 339.

O primeiro ripo se refere s concesses que o Estado outorga a capitalistas privados:


O concessionrio um capitalista. Dirige seus negcios de maneira capitalista, com o fim de obter lucros; deseja um acordo com o Estado sovitico com o fim de obter superlucros ou um tipo de matria-prima que no poderia obter de outro modo, ou que muito dificilmente poderia conseguir2!.

Estas concesses geralmente deveriam ser dadas a capitalistas estrangeiros. A concesso, segundo Lenin,
constitui a forma mais simples, precisa, clara e exatamente deli neada, em comparao com outras formas de capitalismo de Es tado dentro do sistema sovitico. Temos aqui um contrato formal, escrito com o capitalismo mais culto e adiantado da Europa Oci dental. Conhecemos exatamente nossos lucros e nossas perdas, nossos direitos e nossos deveres; sabemos com exatido o prazo pelo qual fazemos concesso; conhecemos as condies do resgate ante rior ao prazo, se que o contrato prev esse direito22.

Lenin considerava que tais concesses ao capitalis mo internacional apresentavam muito mais vantagens e menos riscos do que as outras formas de capitalismo dc Estado. Na verdade, ele preconizava aplicar os mesmos princpios da poltica de concesses do capitalismo de Estado s demais formas de capitalismo, comrcio livre, intercmbio local, etc.-'* A segunda forma de capitalismo de Estado conside rada por Lenin a cooperativa:
Tambm as cooperativas so uma forma dc capitalismo dc Estado, porm menos simples; seu perfil menos claro, mais con fuso c. portanto, uma forma que. na prtica, coloca maiores difi culdade para nosso Poder2*.
21. I m p o i l o t m
H t p t i r , 21 dc bril d r

1921, vol

1, p

34S

22. Idtm . p. 346/347. 23. I d tm , p. 347. 24. Idtm.

Trata-se de cooperativas de pequenos produtores, especialmente de camponeses. Lenin julgava que a coope rativa de pequenos produtores engendraria inevitavel mente relaes capitalistas pequeno-burguesas:
Liberdade e direito cooperativa, nas condies atuais da Rssia, significa liberdade' e direito ao capitalismo. Fechar os olhos ante esta verdade evidente seria tolo ou criminoso26.

Porm, considerava que o capitalismo cooperativo sob o Poder sovitico, era uma variedade do capitalismo de Estado e, como tal, til e vantajosa no presente momento e em certa medida*. Enquanto as concesses se baseariam na grande indstria mecanizada, a cooperativa se basearia na pe quena indstria, manual e mesmo patriarcal:
A concesso esclarecia Lenin concerne a um s capi talista ou a uma s firma, a um sindicato, a um s cartel ou truste em cada contrato de concesso em separado. A cooperativa abarca a muitos milhares, inclusive a milhes de pequenos proprietrios. A concesso admite, inclusive exige, um contrato preciso e um prazo fixo. A cooperao no requer contratos completamente precisos nem prazos estritamente estabelecidos27.

O terceiro aspecto do capitalismo de Estado (a comisso ) era exemplificado por Lenin da seguinte ma neira:
O Estado atrai o capitalista, na qualidade de comerciante, pagando-lhe uma determinada porcentagem como comisso pela
* Mais tarde Lenin iria considerar o cooperativo como uma forma socialista, se o* camponeses fooem cultos a propriedade social dos meios de produo, dada a vitria de dane do proletariado sobre a burguesia, o sistema de cooperativistas o sistema do socialismo.*. 25. Nem. 26. Sobre a Cooperao, 4 de janeiro de 1923, voL 33, p. 471. 27. O Imposto em Espcie, p. 348.

venda da produo do Estado e pelo recolhimento dos produtos do pequeno produtor2 .

Finalmente, no arrendamento
o Estado arrenda ao capitalista industrial, uma empresa, mg ex plorao ou um bosque ou terreno, etc., que pertence ao Estado, sendo o- contrato de arrendamento muito parecido ao da con cesso2 .

importante ressaltar que, em Lenin, o termo ca pitalismo de Estado no parece significar empresas estatais, mas sim o que os alemes pensavam na poca: o capitalismo privado funcionando sob controle do Esta do. A diferena com a Alemanha em guerra era, como vimos, a natureza poltica do Estado. A primeira forma de capitalismo de Estado, a de concesses, avanou pouco. Em maro de 1922 Lenin indicava a existncia de nove sociedades com participa o de capital estrangeiro. No total, ele registrava de zessete sociedades mistas com capitalistas russos e estran geiros30. Considerando as cinco diferentes formaes econ micas existentes na Rssia antes enumeradas econo mia natural, pequena produo camponesa, capitalismo privado, capitalismo de Estado e socialismo Lenin observava que a produo camponesa era amplamente dominante e deveria desenvolver-se ainda mais com a NEP.
O imposto em espcie, naturalmente, significa que o campons tem liberdade de dispor das sobras que lhe restam depois de pagar o imposto. Enquanto o Estado no puder oferecer ao campons
28. Idem, p. 349. 29. Idem. 30. Relatrio Politico do C.C. ao XI Congresso, vol. 33, p. 283.

produtos de fbricas socialistas em troca dessa sobra, a liberdade de comerciar com o excedente significa inevitavelmente a liberdade de desenvolver o capitalismo31.

Nesse perodo, ele insistiria na necessidade de aju dar o desenvolvimento da pequena indstria, incrementar as trocas entre ela e a agricultura82.
Nossa pobreza e runa so tais que no podemos restabelecer, de um s golpe, a grande indstria socialista estatal... Assim, necessrio, numa certa medida, ajudar a restaurao da pequena indstria, que no requer do Estado mquinas, grandes estoques de matria-prima, combustvel e vveres, podendo imediatamente dar alguma ajuda economia camponesa.. ,33.

Porm, ao mesmo tempo, Lenin insistia que o inimigo principal era a pequena produo, a pequeno-burguesia:
Neste momento e neste dado perodo, o inimigo no o mesmo que o de ontem ... Nosso inimigo o elemento pequeno-burgus que nos envolve como o ar e penetra profundamente nas fileiras do proletariado e o proletariado est desclassificado", quer dizer, fora de suas bases de classe. As fbricas e as grandes empresas esto paralisadas; o proletariado est debilitado, disperso, esgotado enquanto o elemento pequeno-burgus no interior do pais apoiado por toda a burguesia internacional que ainda retm sua fora em todo mundo34.

Como conciliar a luta contra o inimigo principal que era o elemento pequeno-burgus com a necessidade de estimular o comrcio e a pequena indstria? Este ponto no ica claro na obra de Lenin. certo, con tudo, que no conjunto das concesses que os bolchevi31. Teses para o Relatrio do PC(b) no III Congresso da I.C., junho de 1921, vol. 32, p. 457. 32.0 Imposto em Espcie, vol. 32, p. 352. 3. Idem, p. 343. 34. Novos Tempos, Velhos Erros sob Novo Disfarce, agosto de 1921, vol. ^3, p. 23 e 24.

ques so obrigados a fazer, o estmulo pequena inds tria a que menos agrada a Lenin que v, como a base material do socialismo, fundamentalmente a grande indstria, com sua superioridade tcnica, sua racionali dade e disciplina. Ademais, parece que na luta contra o elemento pequeno-burgus cabe distinguir dois aspec tos: um poltico e outro econmico. No plano poltico, durante a NEP, como uma sorte de compensao para as concesses outorgadas no plano econmico ao capitalismo, foram adotadas novas medidas visando garantir para a direo do Partido Bol chevique o controle absoluto do Poder. Em maro de 1921, o X Congresso do Partido aprovou, por maioria, a resoluo apresentada por Lenin sobre a unidade do Partido, proibindo a existncia de toda faco (no caso, especificamente, a Oposio Operria e Centralismo Democrtico). Ademais, para os membros do Partido, a resoluo dificultava o debate da linha geral do Par tido e mesmo a apreciao de sua experincia pr tica30. Quanto aos mencheviques e social-revolucionrios, Lenin recomendava mant-los cuidadosamente nos crceres ou envi-los para Berlim. . . 36. A NEP, tal como afirmava Lenin, uma retirada. Esta exige uma ordem perfeita. Nesses momentos indispensvel cas tigar duramente, cruelmente, sem compaixo, a menor alterao da disciplina37. E Lenin propunha fuzilar os mencheviques e social-revolucionrios que acusassem os bolcheviques de retroceder ao capitalismo33.
35. vol. 32, 36. 37. Projeto de Resoluo sobre s Unidade do Partidos maro de 1921, p. 243. O Imposto em Espcie, vol. 32, p. 365. Relatrio Poltico do C.C. no XI Congressos, maro de 1922, vol. 33,

Politicamente, os menheviques e os social-revolucionrios, depois da derrota dos guarda-brancos, so de signados como o elemento pequeno-burgus, o inimigo principal, que cumpria combater. No plano econmico, Lenin julgava que cumpria orientar a pequena produo em direo ao capitalismo de Estado:
O capitalismo um mal em relao ao socialismo. O capita lismo um bem em relao ao medievalismo, em relao peque na produo, em relao ao burocratismo vinculado disperso dos pequenos produtores. Posto que no temos ainda foras para realizar a passagem direta da pequena produo para o socialismo, algum capitalismo , portanto, inevitvel como resultado elementar da pequena produo e troca. Logo, devemos aproveitar o capi talismo (dirigindo-o especialmente para a via do capitalismo de Estado) como o lao intermedirio entre a pequena produo e o socialismo, como um meio, um caminho e um mtodo de incre mentar as foras produtivas30.

A reorganizao da pequena indstria privada preconizada taticamente, como uma soluo imediata at que se pudesse passar para o grande capitalismo de Estado. Esta passagem deveria ser feita, no por m todos violentos e autoritrios, como na poca do comu nismo de guerra, mas pela via reformista de incentivos de tipo capitalista, incentivos que no se baseariam sobre o entusiasmo revolucionrio que Lenin louvara nos s bados comunistas (prestao de trabalho gratuito). Assim, diria ele:
. . . sobre o interesse pessoal, sobre o incentivo pessoal, com base no rendimento comercial que se deve comear a cons39. O Imposto cm* Espcit, p. 350.

truir slidas pontes que, num pas de pequenos camponeses, pas sando pelo capitalismo de Estado, levem ao socialismo...40.

Lenin entendia, portanto, que o capitalismo de Esta do coexistia com o socialismo, mas era ao mesmo tempo uma etapa intermediria entre o capitalismo ou o pr-capitalismo, como chega a falar no Imposto em Esp cie41 e o socialismo. Este trecho importante para a compreenso do pensamento de Lenin. O capitalismo de Estado visto como uma via, uma etapa intermedi ria, uma ante-sala para o socialismo:
O Capitalismo de Estado seria um passo para a frente compa rado com a presente situao de nossa Repblica Sovitica42.

Trata-se, para Lenin,


de no proibir ou bloquear o desenvolvimento do capitalismo, mas de canaliz-lo em direo ao capitalismo de Estado43,

pois
no presente, o capitalismo pequeno-burgus prevalece na Rssia e uma nica e mesma via o conduz tanto para o grande capitalismo de Estado como para o socialismo atravs de uma nica e mesma estao intermediria chamada contabilidade nacional e controle da produo e distribuio. Os que no compreenderam isto estaro caindo num imperdovel erro econmico44.

O capitalismo de Estado sovitico seria algo novo no mundo. Lenin sublinhava, em 1922, a dificuldade de caracteriz-lo.
O capitalismo de Estado, segundo todos os livros de econo mia, o capitalismo que existe sob regime capitalista, quando o Poder estatal subordina diretamente as empresas capitalistas. Porm, nosso Estado proletrio, apia-se sobre o proletariado, d ao proletariado todas as vantagens polticas. . .
40. Quarto Anivenro da Revoluo de Outubro, 14 de outubro de 1921, vol. 33, p. 58. 41. O Impotlo em Etpiei*, p. 349. 42. Idem , p. 330. 43. Idem , p. 344/45. 44. Idem, p. 335.

E Lenin insistia no carter inusitado da economia sovitica:


. . . Nenhuma teoria, nenhuma literatura analisa o capitalismo de Estado na forma em que ele existe aqui, pela simples razo que todos os conceitos usuais relacionados com este termo esto associados com a dominao burguesa numa sociedade capitalista. A nossa sociedade uma sociedade que saltou dos trilhos do capitalismo mas ainda no encontrou novos trilhos... Nunca na histria houve uma situao em que o proletariado, a vanguarda revolucionria possusse suficiente poder poltico e o capitalismo de Estado coexistisse com ele*.

Um dia depois, no discurso de encerramento do XI Congresso, Lenin voltaria .a insistir, ainda mais enfatica mente, no carter inusitado do regime econmico so vitico:
At agora ningum poderia ter escrito um livro sobre este tipo de capitalismo porque a primeira vez na histria que temos algo semelhante. Todos os livros mais ou menos inteligveis sobre o capitalismo de Estado que at agora apareceram foram escritos sob condies e numa situao em que o capitalismo de Estado era capitalismo. Agora as coisas so diferentes e nem Marx nem os marxistas poderiam prever isso. Ns no deyemos olhar para o passado... O capitalismo de Estado a forma de capitalismo mais inesperada e absolutamente imprevista porque ningum po deria prever que o proletariado pudesse conquistar o Poder num dos pases menos desenvolvidos do mundo e devesse primeiramente procurar organizar a produo e a distribuio em larga escala para o campesinato, e ento, descobrindo que no poderia fazer isso em razo do baixo padro cultural, devesse buscar os servios do capitalismo. Ningum poderia prever mas isso um fato in discutvel*.

E, em outra passagem:
O capitalismo de Estado que introduzimos em nosso pas dc uma natureza especial. Ele no coincide com a concepo
45. Relatrio Politico do Comit Central no XI Congreuo, p. 278 e 279. 46. Diicuno de Encerramento obre o Relatrio Poltico do CC no XI Congreuo, 28 de maro de 1922, vol. 33, p. 310/311.

comum de capitalismo de Estado... Nosso capitalismo de Estado difere de outros capitalismos de Estado no sentido literal do termo pelo fato de que o nosso Estado proletrio possui no s a terra como tambm os ramos vitais da indstria7.

No Relatrio Poltico ao XI Congresso do Partido, Lenin tomaria a reafirmar essa mesma idia. Referin do-se ao tipo sui-generis de capitalismo que se teria instalado na Rssia, diria ele:
Este capitalismo de Estado est conectado com o Estado. E o Estado a classe operria, a parte mais avanada dos traba lhadores, a vanguarda. Ns somos o Estado6.

V-se que Lenin encontrava alguma dificuldade em caracterizar a nova sociedade que surgira com a Revo luo de Outubro, uma sociedade que no era nem capi talista nem socialista, que saltara dos trilhos do capi talismo, mas que no encontrara outros trilhos. No plano econmico, tratar-se-ia de um novo tipo de capi talismo, ou mais precisamente, de um novo tipo de capitalismo de Estado que se desenvolveria sob outras relaes jurdicas de propriedade, com a nacionalizao da terra e dos principais meios de produo e a expro priao das antigas classes dominantes. O aspecto sin gular desta nova formao econmica residiria na sua relao com o Estado, com um Estado de novo tipo, que no pertenceria s antigas classes possuidoras, mas classe operria. Cumpriria, pois, investigar mais detida mente como esse Estado aparece na obra de Lenin, ques to que se vincula anlise dos grupos que controlam o Poder, envolvendo o Partido e o fenmeno da burocracia.
47 Cinco Anos de Revoluo Ruua, 15 de novembro de 1922, vol. 33. P- 427/8. 48. Relatrio Poltico do CC no XI Congresso*, vol. 33, p. 278.

2. LENIN E O ESTADO SOVITICO


A natureza do Estado sovitico, na obra de Lenin, compreende a parte de mais difcil estudo. Mais do que os escritos referentes economia sovitica ao capi talismo de Estado principalmente , suas observaes sobre o controle do sistema decisrio e sobre o carter de classe do novo Estado esto dispersas ao longo de muitos artigos, resolues, discursos, intervenes e re latrios em congressos e conferncias. Suas anlises, espe cialmente quando se trata do problema da burocracia, variam de perodo para perodo, enquanto explicaes diferentes so oferecidas para um mesmo fenmeno, sem preocupao de ordenao e sistematizao. Mas no se trata apenas disso. As observaes de Lenin permitem vrias leituras em que vrios nveis se cruzam: o da ideologia legitimadora do Poder, o da anlise aparen temente desinteressada, o dos objetivos polticos impl citos ou explcitos. possvel interpretar as variaes no pensamento de Lenin como resultado de sua evoluo intelectual relacionada a um melhor entendimento das transformaes ocorridas na sociedade sovitica ou como resultado das vicissitudes das lutas polticas. Mas as dife rentes leituras que sua obra permite, decorrem do fato

de que existem vrios Lenin que ora se completam, ora se contradizem. H um Lenin chefe de Estado, que pensa em termos de Realpolitik, que por vezes contrariado por outro Lenin, idelogo do proletariado, que desmistificado por outro Lenin intelectual. Assim, por exemplo, oficialmente, o Estado sovitico aparece sempre como um Estado Operrio, embora algumas vezes ele utilize tambm o termo Estado Ope rrio e Campons. Correlatamente, o proletariado de clarado classe dominante, embora o campesinato no ocupe o mesmo status. De onde deriva a transformao do proletariado em classe dominante? Em 1920, no Relatrio ao IX Con gresso, ele relacionaria a ascenso do proletariado con dio de classe dominante transformao nas relaes de propriedade:
A dominao do proletariado consiste no fato de que os la tifundirios c capitalistas foram despojados de suas propriedades... O proletariado vitorioso aboliu a propriedade, anulou-a completa mente, e aqui reside a sua dominao de classe. A coisa principal a questo da propriedade. To logo a questo da propriedade foi viriualmente assentada, a dominao da classe foi assegurada1.

Mas, o prprio Lenin se encarregar de mostrar que a abolio da propriedade privada s significa a ascen so do proletariado ao Poder, se aceitarmos que o Par tido representa a classe, pois ele indica claramente que o Poder era exercido pelo Partido e no pelos traba lhadores no seu conjunto. compreensvel que ele queira identificar a dominao do Partido com a domi nao da classe. Porm, vai mais alm e afirma que o
I. Relatrio do Comit Central no IX Congreuo do PC(b), vol. 30, maro de 1920. p 456.

Partido s representa uma .pequena parcela da classe operria e que a poltica proletria do Partido depen dia de um pequeno grupo de velhos militantes e no da massa de membros. Alm disso, insistir que o Par tido dominante exercia um controle muito precrio sobre o aparelho de Estado que continuaria a ser, no essencial, o mesmo aparelho czarista. Correlatamente, a burocracia, ademais de controlar este aparelho, infiltrar-se-ia tambm no Partido e nos sovietes. J em 1919, referindo-se aos sovietes. Lenin es crevia:
Sendo por seu programa rgos da administrao exercida pelos trabalhadores, so na prtica rgos da administrao para os trabalhadores, exercida pela camada do proletariado que cons titui a vanguarda e no pelos trabalhadores no seu conjunto3.

Reafirmando, mais tarde, a proeminncia do Par tido sobre a classe, Lenin insistir (outubro de 1921) que, em razo da runa econmica da Rssia, o pro letariado cessou de existir como proletariado8.
Desde a guerra, o proletariado da Rssia tornou-se menos proletrio do que era antes porque, durante a guerra, quem qui sesse escapar do servio militar ia para as fbricas-*.

O exerccio do poder pelo proletariado dominante, ou seja, a ditadura do proletariado, devia caber ao Partido.
A ditadura do proletariado no pode ser exercida atravs de uma organizao que abrange o conjunto dessa classe (o sindicato
2. Sobre o Programa do Partido Informe no VIII Congrego dr PC(b), 19 de maro de 1919, vol. 29, p. 183. 3. A NEP c as Tarefas dos Departamentos de Educao Poltica, 17 de outubro de 1921, vol. 33, p. 65. 4. Condies para a Admisso de Novo Membro no Partido, carta a Molotov de 26 de maro de 1922, vol. 33, p. 256.

no caso em discusso) ( . . . ) Ela somente pode ser exercida por uma vanguarda que tenha absorvido as energias revolucionrias da classe... Tal o mecanismo bsico da ditadura do proletariado e a essncia da transio do capitalismo para o comunismo8.

Porm, o Partido, a vanguarda da classe, no repre sentaria todo o proletariado. Na Rssia,


o contingente avanado do proletariado s representa uma pe quena parte de todo o proletariado que, por sua vez, no repre senta mais do que uma pequena parte de toda a massa da po pulao0.

Em outra passagem, Lenin acrescentaria que o Par tido, depois da conquista do Poder, j no seria to pro letrio. De fato, a natureza de classe do Partido viria de um pequeno grupo no seu interior, pois no s o proletariado industrial, base do Partido, era menos pro letrio do que antes como tambm ocorria a infiltrao de burocratas e oportunistas no Partido dominante:
Se no fecharmos nossos olhos realidade diria em 1922 devemos admitir que atualmente a poltica proletria dq Partido no determinada pelo carter de seus membros mas pelo prest gio enorme e indivisvel de que goza o pequeno grupo que pode ser chamado de Velha Guarda. Um pequeno conflito no interior desse grupo ser suficiente, se no para destruir esse prestgio, pelo menos para enfraquecer o grupo a um tal ponto que lhe tirar o poder de impor sua poltica1.

Lcnin retoma aqui uma velha posio exposta no Que Fazer. O que decide do carter de classe do Partido
J ' Sobre o> Sindicato., 30 de dezembro de 1920,vol. 32, p. 21. 6. O Imposlo tm E tp itu , vol. 32, p. 349. ^ 1 $ ^ P*, * Adtniuo de Novo. Membro, no Partido, carta a Molotov de 26 de marco de 1922, vol. 33, p. 237.

a ideologia de um pequeno grupo e no a composio social de seus membros. Na verdade, a ideologia desse pequeno grupo que, em ltima anlise, mantm as con dies para que o Estado sovitico seja um Estado Ope rrio. Mas interessante notar que ele prprio indicar que o carter operrio do Estado deveria ser aceito com reservas. Em 30 de dezembro de 1920, discutindo o papel dos sindicatos no novo regime, Lenin diria que consi derar abstratamente o Estado sovitico como um Estado operrio seria um erro. O Estado sovitico seria um Estado Operrio e Campons8. Porm, alguns dias mais tarde, em 19 de janeiro, ele retificaria esta afir mao, dando razo a Bukharin, que o havia interpelado na discusso de 30 de dezembro e retiraria a palavra Campons da caracterizao do Estado:
...E u estava errado e o Camarada Bukharin estava certo. O que eu deveria ter dito era: Um Estado Operrio uma abs trao. O que ns realmente temos um Estado Operrio com esta peculiaridade: primeiro, no a classe operria mas a popu lao camponesa que predomina no pas e, segundo, um Estado Operrio com deformaes burocrticas0.

Por outro lado, o status ocupado pelo campesinato na sociedade sovitica c no sistema dc poder no fica claro, no sendo os camponeses apresentados nem como classe dominante nem como classe dominada. Na verdade, embora o termo no seja utilizado, o campe sinato uma espcie de elasse-apoio para a ascenso do proletariado (ou do Partido do proletariado) ao Poder.
8. Sobre o* Sindicatos, 30 de dezembro de 1920, vol. 32, p 24. 9. A Crise Partidria, 19 de janeiro de 1921, vol. 32 p. *48.

Considerando as prprias anlises de Lenin, o Esta do sovitico aparece como um Estado Operrio na me dida em que dirigido por um Partido cuja direo tem uma ideologia operria, ou na medida em que este Par tido o prprio Estado. A abolio da propriedade privada e a eliminao das velhas classes a condio para a manuteno desse Partido no Poder. Porm, ao mesmo tempo em que identifica a classe com o Estado, o Estado com o Partido e o Partido com a velha guarda, Lenin lembraria que o termo Estado Operrio uma abstrao. Concretamente, o Estado sovitico seria um Estado Operrio com uma deforma o burocrtica10. Por isto, opondo-se s propostas de Trotsky em favor da militarizao da indstria, Lenin observaria que
os sindicatos no mais tm que realizar uma luta econmica de classes mas uma luta econmica que no de classes, a qual significa combater as distores burocrticas do aparelho es tatal sovitico11.

Um ano depois, em 12 de janeiro de 1922, Lenin retomaria o mesmo tema, mas considerando agora que se tratava de uma luta de classes:
Enquanto existirem classes, a luta de classes inevitvel. No perodo de transio entre o capitalismo e o socialismo a existncia de classes inevitvel. Assim, . . . o Partido Comunista, o governo sovitico e os sindicatos nunca devem esconder dos operrios e da massa de trabalhadores que a greve num Estado em que o pro letariado possui o poder poltico somente pode ser explicada e
10 Sobre o Sindicato*, 30 de dezembro de 1920, vol. 32, p. 24 e A Crije Partidria, p. 4. 11. Novamente obre ot Sindicato, 25 de janeiro de 1921, vol. 32, p. 100.

justificada pelas distores burocrticas do Estado proletrio e por toda sorte de sobrevivncia do velho sistema capitalista.. . 12 .

O primeiro texto citado antecede de pouco o incio da NEP (maro de 1921). O outro foi escrito j em seu pleno vigor. Talvez por tal motivo, Lenin insistisse, na primeira citao, no fato de se tratar de um conflito contra o prprio Estado operrio, razo pela qual a luta no seria de classes. No segundo texto, ele volta a falar simplesmente em luta de classes, mas no h meno ao fato de que, com a NEP, o Estado sovitico voltaria a estimular as relaes de tipo capitalista. Neste ltimo texto, a luta de classes explicada em funo das sobrevivncias das velhas classes e das distores burocrticas. No h referncia nova burguesia que deveria expandir-se com a NEP. Por outro lado, a idia de uma luta econmica que no seria de classes, opondo 0 prole tariado ao seu Estado com deformaes burocrticas, no seria desenvolvida.
A BUROCRACIA E O APARELHO ESTATAL

Se a expresso Estado operrio com deformao burocrtica foi poucas* vezes utilizada, o problema da burocracia aparece desde cedo, tomando-se, especial mente a partir de 1921, um tema constante de seus es critos. Em 30 de julho de 1918, Lenin declarava confiante mente:
Os operrios e camponeses possuem maior habilidade cons trutiva do que se poderia esperar. Uma das realizaes da revo luo foi varrer o velho aparelho administrativo... Apesar de
12. O Papel e ai Fuoca doa Sindicatoa tob NEP, vol. 33, p. 186.

que apenas oito meses se tenham passado, a revoluo russa pro vou que a nova classe que tomou a administrao em suas mos capaz de realizar sua tarefa13.

Muito rapidamente, Lenin deixaria de lado estas observaes otimistas, sendo os bolcheviques obrigados a recorrer, cada vez em maior escala, aos tcnicos e administradores da burguesia, enquanto a velha burocra cia czarista voltava a ocupar os postos do aparelho de Estado. A burocracia se revelava um adversrio mais difcil de ser vencido do que os guarda-brancos e as anti gas classes dominantes, contra a qual, segundo Lenin, nada se poderia obter a curto ou mdio prazo. No Esboo do Programa do Partido, apresentado no VIII Congresso (18-23 de maro de 1919), Lenin afirmava que a organizao estatal sovitica tinha des trudo as bases da burocracia na Rssia.
Contudo ressaltava ele a luta contra a burocracia cer tamente no terminou em nosso pas. A burocracia est tentando retomar algumas de suas posies e est tirando vantagens, por um lado, do nvel cultural insatisfatrio da massa do povo e, por outro lado, do tremendo e quase sobre-humano esforo de guerra do setor mais desenvolvido dos operrios urbanos. A continuao da luta contra a burocracia, assim, absolutamente necessria, imperativa, a fim de assegurar o sucesso futuro do desenvolvimento socialista1*.

No Relatrio sobre o Programa do Partido, Lenin voltaria ao mesmo tema:


Temos ouvido^ queixas contra a burocracia h muito tempo. Essas queixas so indubitavelmente justas.
. . ? no Congresso dos Presidentas de Sovietes de Provinda, 50 de julho de 1918, vol. 28, p. 35. M. Esboo do Program* do PC(b), 18-23 de maro de 1919, vol. 29,
p* 1W.

No entanto, salientava ele, .ns fizemos o que nenhum outro Estado no mundo fez para lutar contra a burocracia. Uma das dificuldades era que o governo sovitico no podia viver sem o aparelho burocrtico:
Ns no podemos viver sem esse aparelho. Cada ramo do governo cria a necessidade de um tal aparelho... Os burocratas czaristas comearam a entrar nas instituies soviticas e a pr em prtica os seus mtodos burocrticos; eles comearam a assu mir o colorido comunista, a ter mais xito nas suas carreiras, a obter carteira de membros do Partido Comunista. Assim, foram mandados embora pela porta mas engatinham de volta pelas ja nelas!#.

Em fins de 1920, Lenin relacionaria a cxistcncia de mtodos burocrticos no interior do Partido vinculao do aparelho partidrio com o aparelho admi nistrativo do Estado:
. . . tem havido um renascimento de mtodos burocrticos contra os quais uma luta sistemtica deve ser travada. natural que os mtodos burocrticos que reapareceram nas instituies so viticas tenham efeitos perniciosos mesmo sobre as organizaes do Partido uma vez que os escales superiores do Partido so ao mesmo tempo os escales superiores do aparelho de Estado, so uma nica e mesma coisa.

Segundo Lenin, tratar-se-ia de uma


doena que existe no somente em Moscou mas que se espa lhou atravs de toda Repblica!#.

Obsessivamente, Lenin continuaria a insistir at o fim de sua vida na questo da burocracia. No X Con gresso do Partido (maro de 1921) afirmaria:
15. Relatrio Sobre o Programa do Partido, 19 de maro de 1919, vol. 29, p. 182/3. 16. Nossa Situao Externa e Interna e as Tarefas do Partido, 21 de novembro de 1920, vol. 31, p. 421 e 422.

Temos uma lcera burocrtica... As prticas burocrticas em nosso sistema estatal tornaram-se uma doena to grave que tivemos que tratar disso em nosso programa do Partido17.

Alguns dias depois, ainda no X Congresso, Lenin denunciaria a existncia de todo um estrato intelectual-burocrtico em Moscou18. No Imposto em Espcie, Lenin traaria o seguinte cronograma do avano da burocracia:
Em 5 de maio de 1918, nada enxergvamos. Seis meses depois da Revoluo de Outubro, com o velho aparato burocrtico esma gado de cima a baixo, no sentamos nenhum de seus m ales... Um ano depois, o VIII Congresso do PC (b) (18 a 23 de maro de 1919) adotou um novo programa do Partido no qual falvamo9 abertamente de um renascimento parcial da burocracia no sistema sovitico"... Dois anos depois, na primavera de 1921, aps o VIII Congresso dos Sovietes (dezembro de 1920), que discutiu os males da burocracia, e aps o X Congresso do PC (b), que resumiu as controvrsias estreitamente relacionadas a este mal, ns o en contramos ainda mais visvel e sinistro13.

Ainda em 1922, Lenin via como causa direta da burocracia a infiltrao dos antigos funcionrios ou a permanncia do velho aparato burocrtico czarista.
Herdamos o velho aparato de Estado, e isso foi nossa infelici dade. Muito freqentemente, essa mquina estatal trabalha contra ns. Em 1917, depois de termos tomado o poder, os funcionrios comearam a nos sabotar. Ficamos muito assustados e pedimos: "Por favor, voltem a seus postos. Eles voltaram mas isso foi nossa desgraa. Temos agora um enorme exrcito de funcionrios mas nos faltam pessoas instrudas para exercer um efetivo controle
17. Relatrio obre o Trabalho Poltico do CC do PC(b). maro de 1921, vol. 32, p. 190 e 191. 18. Relatrio obre a Substituio do Sistema de Apropriao do Excc* dente de Cereais pelo Sistema dc Impostos em Espcie, 15 de maro de 1921, vol. 32, p. 223. 19.0 Jmpoito em Espcie, vol. 32, p. 351.

sobre eles. Na prtica, acontece freqentemente que, na cpula, onde temos o poder poltico, a mquina funciona de algum modo; porm, embaixo, os funcionrios tm o completo controle e o exercem de tal maneira que anulam nossas decises20.

Mais tarde, tomado de crescente irritao ante os complicados trmites burocrticos que resultaram no atraso da compra de conservas para Moscou, que pas sava fome Lenin chegaria a propor, em maro de 1922, que
todos os membros dos departamentos governamentais de Moscou exceto os membros do Comit Executivo Central os quais, como todo mundo sabe, gozam de imunidade deveriam ser encarcerados na pior priso de Moscou por seis horas, e os membros do Comissariado do Povo para o Comrcio Exterior, por 36 horas. Porm, ocorre que ningum pde achar os culpados e, pelo o que eu lhes falei, evidente que os culpados nunca sero encontrados21.
OS COMUNISTAS E A ADMINISTRAO

Por volta de 1922, o problema da burocracia j no se reduzia, como vimos, apenas persistncia do velho aparato czarista e nas eventuais sabotagens dos antigos funcionrios (j que os membros do Comissa riado do Povo deveriam ser encarcerados tambm). Nos seus ltimos artigos, Lenin insistiria cada vez mais na incapacidade administrativa dos comunistas:
Nosso pior inimigo interno o burocrata o comunista que ocupa uma posio sovitica responsvel (ou irresponsvel) e que goza de respeito universal como homem consciencioso22.
20. Cinco Ano* de Revoluo Russa e as Perspectivai da Revoluo Mun dial. Relatrio ao IV Congresso da I.C js, 13 de novembro de 1922, vol. S3, p. 428. 21. Relatrio Politico do CC no XI Congresso, vol. 33, p. 293/6. 22. A Situao Externa e Interna da Repblica Sovitica, 6 de m aro de 1922, vol. 33, p. 225.

. . . os comunistas no sabem como dirigir a economia e, neste aspecto, so inferiores a um empregado capitalista qualquer que tenha sido treinado em grandes fbricas e em grandes firmas23.

E Lenin lembrava que os capitalistas, apesar de sa quearem e roubarem, sabiam alimentar os trabalhadores, enquanto os comunistas no o sabiam24. E conclua de modo dramtico:
Durante o ano passado mostramos muito claramente que no sabemos dirigir a economia. Esta a lio fundamental. No pr ximo ano, ou demonstramos o contrrio ou o Poder sovitico no ser capaz de sobreviver25. Devemos reconhecer sem receio de admti-lo continuava Lenin que em 99% dos casos, comunistas responsveis esto colocados em postos para os quais no esto preparados, so in capazes de cumprir seus deveres e devem sentar-se para apren der ( . . . ) Temos 18 Comissariados do Povo dos quais pelo menos 15 so totalmente inteis. ( . . . ) H alguns dias atrs, arrumamos as comisses. Descobrimos 120 deles. Quantas eram necess rias? 16. E este no foi o primeiro corte2 .

Um ano depois, cm seu ltimo artigo Melhor Poucos mas Bons, Lenin admitiria que, aps todas as crticas c esforos para melhorar o funcionamento da administrao sovitica, o aparato estatal havia chegado a um ponto lamentvel, para no dizer detestvel, e que os esforos para melhor-lo, depois de cinco anos, tinham demonstrado apenas sua inutilidade, futilidade e mesmo nocividade27. Aqui, alm de criticar o funcionamento da adminis trao sovitica c, em especial a Inspeo Operria e
24. 25. 26. 27.
23. Relatrio Politico do CC ao XI Cougrrcuo, vol. 33, p. 275.

H tm , p. 272. H tm . p. 274. H tm . p. 509, 307, 30. Melhor Pouca* niai Boas, vol. 33, p. 487 e p. 489.

Camponesa (destinada justamente a combater o burocratismo), ele mencionaria explicitamente a burocracia do Partido e dos sovietes para acrescentar: . . . temos burocratas tanto nas instituies do Partido como nas dos sovietes28. Este artigo, no plano imediato, constitui um ataque Inspeo Operria e Camponesa (Rabkrin nas siglas russas) e, portanto, uma crtica a Stilin, colo cado na sua direo:
Digamos francamente que o Comissariado do Povo da Ins. peo Operria e Camponesa, no momento, no goza da menor autoridade. Todos sabemos que no existe outra instituio pior organizada que a Inspeo Operria e Camponesa e que. nas pre sentes condies, nada pode ser esperado deste Comissariado do Povo20.
CAUSAS DA BUROCRACIA

As causas da burocracia e do burocratismo, segundo Lenin, no seriam as mesmas daqueles existentes nos pases capitalistas. Nestes, a burguesia necesitaria de um aparelho burocrtico contra os trabalhadores, especial mente do aparelho militar e judicial. Porm, na Rep blica Sovitica,
as prticas burocrticas tm outras raizes econmicas, espe cialmente o carter disperso e atomizado do pequeDo produtor, com sua pobreza, seu analfabetismo, falta de cultura, a ausncia de estradas e dc trocas entre a agricultura e a indstria, a falta de conexo e ligao entre elas. Isto, em grande parte, o re sultado da Guerra Civil30.

O atraso econmico, nesta passagem, aparece na raiz da burocracia. Outras vezes, como j vimos, Lenin
28. liem , p. 494. 29. Idem, p. 490. 30. O Imposto em EtpJcie, vol. 32, p. 331.

menciona o baixo nvel cultural das massas que no te riam capacidade para participar diretamente da gesto do Estado. As duas colocaes no so necessariamente contraditrias e podem ser entendidas como diferentes focos de anlise. Porm, progressivamente, nos seus lti mos trabalhos, Lenin desloca o fulcro do problema para um terceiro fator: a falta de cultura dos comunistas, com sua incapacidade administrativa, sua inexperincia em matria de conduo dos negcios e gesto da econo mia. Esta falta de cultura dos comunistas os foraria a recorrer ao auxlio da burguesia para construir o so cialismo. Os comunistas teriam o poder poltico e o poder econmico fundamental, estando as grandes empresas, as ferrovias, etc., nas mos do Estado. Porm pergun tava Lenin o que nos falta?
Obviamente, falta cultura entre a camada dos comunistas que cumprem funes administrativas. Se considerarmos Mos cou* 4700 comunistas em posies responsveis e se toma mos a grande mquina burocrtica, este monte gigantesco, deve mos perguntar: quem dirige quem? Duvido muito que se possa dizer, verdadeiramente, que os comunistas esto dirigindo este
Lenin considerava Moscou como a cidade onde a burocracia se mani festava mais fortemente: ... os mai es do burocratismo, como natural, esto concentrado tio centro. Neite sentido, Moscou no pode deixar de ser a pior ddade e, em geral, a pior localidade* da Repblica*31 Em agosto de 1918 realizamos um censo do nmero de uncionirios existentes em Moscou. Encon tramos um total de 231 mil fundonirios do Estado t dos sovietes; este nmero abrange uncionirios tanto dos organismos centrais como locais, dos escritrios de Moscou. Recentemente, em outubro de 1922, fizemos outro censo com a crena de que tnhamos diminudo este aparelho inchado e que o nmero deles seria certamente menor. Entretanto, o nmero obtido foi de 243 mil. Tal foi, ento, o resultado de toda a reduo do pessoal que realizamos*32 31. Idem , p. 355. 32. Discurso na IV Sesso do Comit Central Executivo Pan-Russo>, 31 de outubro de 1922, vol. 33, p. 394.

monte. Para dizer a verdade, eles no esto dirigindo mas esto sendo dirigidos38.

E Lenin recorre imagem do povo conquistador que acaba sendo vencido pelo povo conquistado, porque a cultura deste ltimo superior. Assim, os comunistas que pareciam deter todo o Poder*, alguns anos depois de sua vitria, viam que o Estado no atuava como tinham pretendido, que a
mquina recusava a obedecer a mo que a guiava, como um automvel que caminha no na direo desejada pelo motorista mas na direo que outra pessoa deseja33.

O aparelho estatal sovitico desenvolver-se-ia sem controles.


Devemos ter a coragem de dizer que, at agora, a mquina do Estado est crescendo espontaneamente3*.

Em outra passagem, escrita no fim de sua vida ativa. Lenin parece considerar que, afinal, no teria ocorrido nenhuma modificao verdadeiramente substancial no aparelho do Estado da Repblica sovitica. Este lhe apa recia o velho aparelho czarista benzido com o leo sovitico37. E como esclareceria mais adiante:
N reservamos o poder de Estado para nt mesmo e somente paro nr% , afirmava Lenin em 1918s4, 33. Relatrio Poltico do CC no XI Congresso*, vol. 33, p. 288. 34. Relatrio obre a Atitude do Proletariado ante o Democratas Pegueno-Burgucses, 27 de novembro de 1918, vol. 28, p. 213. 35. Relatrio Poltico do CC no XI Congresso*, vol. 33, p. 279. 36. Discurso na IV Seno do C.E.C. Pan-Russo, 1 de novembro de 1922, vol. 33, p. 395. 37. A Questo das Nacionalidades ou Autonomizao*, 30 de dezem bro de 1922, vol. 36, p. 605.

...agora, temos que ter a conscincia de adm itir... que aquilo que chamamos de nosso aparelho nos inteiramente es tranho; trata-se de uma salada burguesa e czarista, da qual no conseguimos nos livrar nos ltimos cinco anos, sem a ajuda de outros pases porque estivemos "ocupados" com a guerra civil e com a luta contra a fome33.

No se trata de uma afirmao ocasional de Lenin, uma exploso momentnea de irritao. Em janeiro de 1923 ele voltaria a insistir:
Com exceo do Comissariado do Povo para Negcios Es trangeiros, nosso aparelho 6, nuiqa extenso considervel, um prolongamento do passado que dificilmente sofreu alguma modi ficao sria30.
IGUAUTARISMO VERSUS EFICINCIA

No contexto da runa econmica, analfabetismo e incapacidade administrativa, os bolcheviques foram obri gados a recorrer muito cedo aos tcnicos e especialistas da burguesia. Segundo dizia Lenin, em 1920, no havia cutra opo.
Vocs sabem . . . que no somos contrrios a colocar oper rios na direo mas dizemos que essa questo deve ser resolvida segundo os interesses da produo. No podemos esperar. O pas est to terrivelmente arruinado, calamidades fome, frio e uma carncia geral atingiram um tal ponto que no podemos mais continuar dessa maneira. Nenhuma devoo, nenhum sacrifcio prprio pode nos salvar se no mantivermos os operrios vivos, se no os abastecermos com po, se no conseguirmos obter gran des quandades de sal, de maneira a recompensar os camponeses atravs de uma troca adequada e no atravs de pedaos de papel colorido que no nos permitir sobreviver muito tempo. A prpria 38. Idtm, p. 606.
39. Como Devemos Organizar a Inspeo Operria e Camponesa, 23 de janeiro de 1923, vol. 33, p. 481.

existncia da Rssia Sovitica est em jogo ( . . . ) Assim, tratem da questo da administrao como homens prticos... Aprendam de sua experincia prtica, aprendam tambm da burguesia... O poder s poder ser mantido adotando toda experincia do capi talismo culto, tecnicamente avanado e progressista, e pela utili zao dos servios dessa gente (os tcnicos burgueses) ( . . . ) A experincia nos indica que qualquer um que tenha uma cultura burguesa, uma cincia burguesa e uma tecnologia burguesa deve ser valorizado. Sem eles ns no seremos capazes de construir o comunismo0.

A fim de atrair os que dispunham de uma cultura burguesa, era necessrio pagar-ihes altos salrios, rom pendo com um dos objetivos socialistas, que era a redu o das desigualdades. J em maio de 1918, Lenin escla recia que a Repblica Sovitica fora obrigada a fazer certos compromissos com as tendncias burguesas. Um desses compromissos era a introduo de altos salrios para um nmero de tcnicos burgueses41. Na realidade, era preciso ir mais longe: era preciso dar aos tcnicos e especialistas, enquanto camada social, um conjunto de vantagens que os colocaria embora Lenin no o mencione como um grupo privilegiado no interior de uma populao pobre e faminta.
. . . devemos, a todo custo, chegar a uma situao na qual os tcnicos como um estrato social particular que continuar a existir at que atinjamos o mais alto estgio do desenvolvimento da sociedade comunista possam gozar de melhores condies de vida sob o socialismo do que sob o capitalismo, tanto no que concerne sua situao material e legal, na relao de camara dagem com os operrios e camponeses, como tambm no plano
40. Discurso no III Congresso Pan-Russo dos Trabalhadores de Trans porte de Agua, 15 de maro de 1920, vot. 30, p. 428/9 e p. 431. 4 t. Seis Teses sobre as Tarefas Imediatas do Governo Sovitico, maio de 1918, vol. 27, p. 316/7.

mental, isto , encontrando satisfao no trabalho, compreendendo que ele socialmente til e independente dos srdidos interesses da classe capitalista*2.

Caberia aos sindicatos o rduo trabalho quotidiano de influenciar as amplas massas no sentido de ter rela es justas com os tcnicos43. Ademais, os diferentes departamentos deveriam
tomar medidas sistemticas a fim de prover todas as neces sidades dos tcnicos, recompensar os melhores, salvaguardar e proteger seus interesses.. .**.

Nesta situao, o status geral dos tcnicos e especia listas da burguesia no interior da sociedade sovitica bastante ambguo. Lenin recomendava pagar-lhes -sal rios mais elevados e dar-lhes outras vantagens, transforraando-os numa camada privilegiada no interior da so ciedade sovitica. Porm, a este grupo no era permitido expressar-se politicamente enquanto tal. Tratar-se-ia, portanto, dc um grupo socialmente privilegiado, mas poli ticamente dominado. Ao contrrio, o proletariado seria a classe dominante, mas no exerceria de forma direta nem a administrao do Estado nem a gesto da empresa, devendo o poder poltico ser exercido pelo Partido; por outro lado. no gozaria das mesmas vantagens salariais, materiais e sociais dos tcnicos burgueses. Lenin entendia que a administrao das empresas deveria ser realizada de modo unipessoal, devendo
toda interveno direta dos sindicatos na administrao das empresas... ser considerada claramente prejudicial e inadmis svel4 .
42. *3. *4. 43. Papel e Funes do* Sindiestos, 12 de isneiro de 1922, vol. 33, p. 19*. Idem, p. 195. Idem. Idem, p. 189.

A restaurao da grande indstria impunha no somente outorgar vantagens materiais e sociais aos tcni cos da burguesia como tambm estabelecer formas de gesto autoritrias, mediante a concentrao do poder de deciso nas mos da direo e a transformao do sindi cato numa instituio de colaborao com a administra o das fbricas.
. . . o mais rpido e slido xito na restaurao da grande indstria a condio sem a qual nenhum xito pode ser alcanado na causa geral da emancipao do trabalho do jugo do capital e na garantia da vitria do socialismo. Para alcanar este resultado na Rssia, na presente situao, absolutamente necessrio que toda a autoridade, na fbrica, deva estar concentrada nas mos da direo40.

De fato, a concepo leninista da organizao do trabalho fabril francamente autoritria. Logo aps conquista do Poder, Lenin iria preconizar, para a inds tria sovitica, o pagamento de salrio por peas e outras tcnicas tayloristas47. Pouco antes da introduo da NEP, ele insistiria que
o trabalho deve ser organizado de um novo modo; novos meios de estimular as pessoas a trabalhar e a observar a disciplina no trabalho devem ser encontrados48. ( . . . ) Poderes ditatoriais e direo unipessoal no so contraditrios com a democracia so cialista40.

Progressivamente, face runa econmica e ao atraso da Rssia, era preciso pr de lado um conjunto de va lores e objetivos centrais do socialismo:
46. Idtm. 47. Cf. Sei Tese Sobre as Tarefas Imediatas do Governo Sovitico, maio de 1918, vol. 27, p. 316. 48. Discurso no III Congresso Pso-Russo dos Sindicatos, 7 de abril de

Falar de igualdade, liberdade e democracia nas presentes con dies absurdo#0.


REVOLUO CULTURAL E CINCIA BURGUESA

Uma das solues apontadas por Lenin para com bater a burocracia era a melhoria do nvel cultural dos comunistas. Este um ponto que ele ataca om deses pero. Os bolcheviques, segundo Lenin, teriam as con dies polticas e econmicas para a construo do socia lismo, mas lhes faltaria capacidade para gerir o Estado e a economia; lhes faltaria civilizao. Impor-se-ia, portanto, uma revoluo cultural.
Uma revoluo cultural seria agora suficiente para nos con verter num pas completamente socialista mas esta revoluo cultu ral apresenta imensas dificuldades de carter puramente cultural (pois somos analfabetos) e de carter material (pois para ser culto necessrio atingir um certo desenvolvimento dos meios materiais de produo, necessrio uma certa base material)#!.

Impor-se-ia, pois, para a melhora do aparelho esta lai sovitico, como tarefa fundamental, primeiro, estu dar; segundo, estudar; terceiro, estudar52. Lenin passaria a considerar, agora, alm das difi culdades materiais (crise econmica, desorganizao da grande indstria, esfacelamento do proletariado, avano da burocracia, etc.), os problemas culturais, colocados como.ponto central. Ele falaria numa revoluo cultu ral. Mas, o termo no deve ser entendido no sentido em que os chineses o utilizaram. Lenin pensava basica30. Idem, p. 306. 31. Sobre a Cooperao, 6 de jaociro de 1923, vol. 33, p. 475. 52. Melhor Pouco mas Boni, vol. 33, p. 468.

mente na elevao do nvel educacional, no avano da instruo geral, cujo progresso marcharia num ritmo ainda inferior da Rssia czarista53, na melhoria das habili dades administrativas4 1 , na aquisio da tcnica e das cincias burguesas. Os administradores comunistas de veriam
aprender tomando as realizaes da cincia, insistindo na verificao dos fatos, localizando e estudando os erros. Precisamos de mais conhecimento factual e menos debates sobre os princpios ostensivos do comunismo-'*.

O socialismo entendido como uma etapa superior do capitalismo desenvolvido. Ele pressupe, na con cepo leninsta, a assimilao do saber, da cincia, da cultura burguesa, ao lado de um desenvolvimento das foras produtivas superior dos pases capitalistas avan ados.
Para que nossa vitria possa ser completa e final, precisamos tomar tudo o que valioso no capitalismo, tomar toda sua cincia e sua cultura.

E mais adiante:
. . . difcil a tarefa de combinar a revoluo proletria vito riosa com a cultura burguesa, com a cincia e a tecnologia bur guesa, que at o presente tm estado disposio de poucas pes soas1.
# Lenin recomendaria o envio de algumas pessoas preparadas e conscien ciosas Alemanha ou i Inglaterra para coletar bibliografia a este respeito- e a formao de uma comisso para redigir dots ou mais manuais sobre organi zao do trabalho e especialmente sobre o trabalho administrativo**-. 53. Pginas de um Dirio, 2 de janeiro de 1923, vol. 33,p. 462. 54. Melhor Poucos mas Bons,vol. 33, p. 492 c 493 55. Plano Econmico Integrado, 21 de fevereiro de 1921, vol. 32, p. 144. 56. Realizaes e Dificuldades do Governo Sovitico, tnaro-abril de *919, vol. 29, p. 74.

E Lenin insistia que, se as massas trabalhadoras no conseguissem se apoderar de toda a cultura burguesa, a causa do comunismo estaria perdida58. A revoluo cultural pregada por Lenin significava um amplo esforo educacional, tcnico e cientfico, a fim de difundir, entre a massa da populao, o que existia de mais avanado na cultura burguesa. A revoluo cultu ral nada tem a ver com a idia de uma cultura prole tria, freqentemente ironizada por ele como uma cria o de burgueses intelectuais que tentam apresentar suas idias mais absurdas, incongruentes e sobrenatu rais como uma arte puramente proletria* 59. Em outras passagens, ele voltaria a criticar os que se perdem no empreo da cultura proletria. . . quando muita coisa ainda nos falta para atingir um verdadeiro padro cultu ral00. E, finalmente, em seu ltimo artigo, Lenin toma ria a lembrar os jovens comunistas e literatos**, que ns estaramos muito satisfeitos com uma verdadeira cultura burguesa em lugar da cultura burocrtica ou feudal que existiria na Rssia01. Alguns de seus textos anteriores do a entender que ele no rejeitava inteiramente a idia de uma cultura pro letria mas a entenderia como algo superior cultura burguesa, como uma cultura que se formaria depois da assimilao de tudo que houvesse de valioso na civiliza o capitalista. A cultura proletria seria quase uma cultura burguesa aperfeioada. (O termo cultura aparece aqui no sentido mais restrito de conjunto de conhecimen58. Idem, p. 74/5. 59. Discurso no Primeiro Congresso PjvRusso de Educao de Adultos, niaio de 1919, vol. 29, p. 336. 60. Pginas de um Dirio, 2 de janeiro de 1923,, vol. 33, p. 462. 61. Melhor Poucos mas Bons, vol. 33, p. 487.

tos, de saber, e no no sentido antropolgico.) Criticando o Proletcult, grupo cultural e educacional surgido em 1917, Lenin insistiria que
apenas o conhecimento e transformao da cultura criada por todo desenvolvimento da humanidade nos capacitar a criar uma cultura proletria... A cultura proletria deve ser o desen volvimento lgico do acervo de conhecimentos que a humanidade acumulou sob o jugo da sociedade capitalista, latifundiria e bu rocrtica2.

Assim, finalmente Lenin relacionaria o problema do socialismo com o problema cultural:


Falta-nos civilizao para passar diretamente ao socialismo apesar de termos as premissas polticas,

diria nas ltimas linhas do artigo Melhor Poucos mas Bons03. Na verdade, quando se considera suas crticas burocracia, pode-se duvidar de que efetivamente os bol cheviques dispusessem sequer das premissas polticas.
A NATUREZA DO FENOMENO BUROCRTICO

As observaes de Lenin sobre a persistncia da bu rocracia numa sociedade em que o Estado burgus havia sido destrudo no se encontram organizadas, tal como ocorre, alis, com outros temas de seus escritos posterio res a 1917. Entretanto, se no plano formal suas afirma es parecem freqentemente inacabadas, ou mesmo con traditrias, elas adquirem sentido quando focalizadas do ngulo da luta pela manuteno do Poder. Esta questo ser tratada mais adiante. Para tanto, cumpre, prelimi62, Tareias das Ligas da Juventude Comunbta, 2 dc outubro de 1920. vol. 31, p. 287. 63. Melhor Poucos mas Bons, p. 501.

narmente, tentar ordenar suas observaes sobre a natu reza do fenmeno burocrtico no regime sovitico. Como vimos, no que toca s crticas burocracia, h uma fase moderadamente otimista, que sucede ime diatamente tomada do Poder pelos bolcheviques e eliminao das* velhas classes proprietrias. Apesar de todas as dificuldades, Lenin parece acreditar na capa cidade administrativa das massas ou dos bolcheviques, chegando a afirmar que a burocracia havia sido vencida juntamente com os grandes proprietrios e capitalistas. H, em seguida, uma segunda fase, crtica, na qual ele afirma que a burocracia sobrevive Revoluo de Outu bro, estatizao dos meios de produo e se fortalecia dentro do novo regime. Pior ainda: Lenin considera que no poderiam os bolcheviques governar sem a burocracia. Mas importante ressaltar que a burocracia vista como um fenmeno externo ao Partido que chega a obstar as decises da cpula partidria. Finalmente, h uma terceira fase, dos ltimos anos de sua vida, em que ele totalmente pessimista: no s no v nenhuma soluo a curto prazo para o problema da burocracia como chega a dizer que a burocracia estava dentro do Partido e dos sovietes, e que os comunistas, de algum modo, se haviam burocratizado. Ele consideraria que o antigo aparelho czarista permanecera praticamente intacto enquanto dirigentes comunistas retomavam as mesmas prticas dos burocratas do antigo regime*. Estes
* Assim, por exemplo, a propsito da interveno de Orjonikdz e Stlin na Repblica da Gergia, Lenin escreve, em dezembro de 1922, que se con fessa culpado de ceglignda perante os operrios da Rssia por no ter intenido enrgica e decididamente na notria questo da autonomia desta Repblica. E afirmava em seguida: bastante natural que nestas circunstncias, a liber* dade de separar-se da Unio pela qual nos justificamos, ser um mero pedao de papel, incapaz de defender os nio-nmos do assalto deste personagem veida-

trs momentos no esto sempre totalmente separados mas se distinguem pela nfase dada neste ou naquele aspecto. Entretanto, cumpre notar no apenas a existncia dessas trs fases na apreciao do fenmeno burocrtico. Ocorre que a palavra burocracia utilizada por Lenin em dois sentidos diferentes, designando contedos diver sos: ela aparece como sinnimo de ineficincia, pape lada, isto , como um procedimento, um modo (ineficien te) de fazer as coisas, como burocratismo, mas aparece tambm designando um grupo social, o corpo de funcio nrios. No primeiro sentido, no seu sentido adjetivo, os comunistas podem ser tambm responsveis pela buro cracia, podem agir como burocratas mas no so buro cratas. Para enfrentar a burocracia entendida como ineficincia cumpre assimilar o que h de avanado na civilizao capitalista, procurando adotar as tcnicas de administrao da burguesia. Os comunistas devem se transformar em bons administradores, estudando, ocupan do-se mais com o saber ftico e menos com a discusso dos princpios gerais do comunismo. O problema da burocracia considerada substantivamente, como o corpo de funcionrios, e portanto como
deiramente russo, o chovinista gr*russo, essencialmente um patife e um tirano como o tpico burocrata russo. No h dvida de que a nfima porcentagem de trabalhadores soviticos e soviedzados se afogar nesta ral do cbounisio gr*russo como uma mosca no leite. Fato que o alarmava era perceber^ qo* tambm a velha guarda que por definio era a guardi e garantidors da pureza proletria do Partido (cf. nota 7) estava contaminada pelas de formaes que denunciava. Por isso, chegou a propor uma punio fin p lsn para Orjonikdz, medida que lhe era particularmente dolorosa j que o camara da Orjonikdr meu amigo pessoal e foi meu compaoheiro de exilio**4. 64. A Questo das Nacionalidades ou Autonomirao, 30 de derembro de 1922, vol 36, p. 605, p. 606 e p 610.

fora social, de interpretao menos clara na obra de Lenin. Inicialmente, os burocratas so indubitavelmente os velhos funcionrios czaristas. Mas o que significa dizer que a burocracia estava dentro do Partido e dos sovietes? O que significa dizer que o aparelho de Estado sovitico continuava a ser o antigo aparato czarista? Evidente mente, temos aqui uma indicao de que o antigo pode continuar no novo. Os burocratas podem entrar no Partido, assumir o colorido comunista. Mas que se deve entender com a analogia do povo vencedor que, por falta de cultura, acaba por ser vencido pelo povo conquistado? Por que ameaar os funcionrios comunistas de Moscou excetuando-se os membros do Comit Executivo Cen tral de encarceramento nas piores prises? Isto significa que os comunistas estariam tambm se burocratizando? Embora esta ltima alternativa encontre evidncia na obra de Lenin, parece que ele'considera que a burocratizao dos sovietes e do Partido decorreria antes da transforma o dos burocratas em bolcheviques do que dos bolche viques em burocratas.
A LUTA CONTRA A BUROCRACIA

Para a compreenso do pensamento de Lenin im portante ver o tipo de soluo que ele apresenta para a luta imediata contra a burocracia. Duas medidas so sugeridas: o expurgo do Partido e a entrada de mais operrios no Comit Central. Com relao primeira, ele recomendaria, em outubro de 1921, expulsar do Par tido de cem a duzentos mil indivduos que no saberiam lutar contra o burocratismo e a corrupo... que nos cercam de tpdos os lados65. (Observe-se que o Partido
65. A NEP t U Tarei. do* Departamento. de Educao Poltica., 17 de ootubro de 1921, vol. 33, p. 76

Bolchevique, antes de 1917, no possua mais de 24 mil membros. Por volta de 1920, o nmero de aderentes chegava a 612 mil.) Na verdade, Lenin considerava que se deveria expulsar um nmero mais elevado mas julgava que isso no seria exeqvel.
No proponho que um novo expurgo geral do Partido seja realizado porque, no momento, isso impraticvel diria ele em maro de 1922 mas penso que necessrio encontrar algum meio de, realmente, expurgar o Partido, isto , reduzir os seus membros#. \

Com relao segunda medida, cm dezembro dc 1922, poucos meses antes de sofrer um novo ataque que praticamente o afastaria de toda atividade poltica, ele afirmava:
Parece-me que nosso Partido tem todo o direito de pedir classe operria de 50 a 100 membros para o Comit Central e que isso pode ser feito sem taxar excessivamente os recursos da classe#7.

Pode-se discutir em que medida a introduo de trabalhadores de base no CC poderia frear uma ten dncia mais geral qual velhos revolucionrios no tinham conseguido fazer frente. Entretanto, interessa-nos salientar outro aspecto: na melhoria da qualidade e na reduo da elite dirigente, dotada de amplos poderes, que Lenin depositava suas esperanas de barrar o avano da burocracia e de melhorar o funcionamento do aparato estatal. Assim, no Partido (expurgado e purificado) que Lenin v o instrumento de luta contra o burocratismo. melhor poucos mas bons.
6 6 . C o n d i e s p & A a A d t n l m o d e N o v o s M e m b r o s M o !o to v d e 2 6 d e m a r o d e 192 2 , v o l. 3 3 , p . 258. 6 7 . C a r ta a o C o n g re s s o , 23 d e d e z e m b r o d e 1922,

do P a r t i d o , carta a
v o l. 36, p 595.

A proposta de entrada de trabalhadores diretamente para o Comit Central contrariando um componente bsico do pensamento leninista segundo o qual o impor tante a ideologia e no a origem social no representa um apelo s massas mas uma tentativa de fortalecimento do aspecto bolchevique do Partido, enfraquecido pelo seu rpido crescimento. A mesma coisa poderia ser dita da sugesto de Lenin no sentido de que operrios e cam poneses fossem chamados a participar da Inspeo Oper ria e Camponesa*. Tanto num caso como noutro, Lenin procura fortalecer os elementos coercitivos do Partido e do Estado a fim de utiliz-los na luta contra o fenmeno burocrtico. Trata-se de cooptar, pelo alto, alguns ope rrios e camponeses para os organismos dirigentes. Em nenhum momento encontrar-se- em Lenin a idia de um apelo s massas, uma sugesto no sentido da revitalizao dos organismos dos trabalhadores (so vietes, sindicatos, conselhos de fbrica) e, muito menos, de reativao da vida poltica mediante a liberdade de expresso e de organizao. Observemos, assim, que Lenin o dirigente que, de um lado, identifica o Partido com o Estado, prega a eli minao de todas as organizaes polticas rivais, a proi bio dc faces dentro do Partido, a supremacia do Co* . devemos ter gente sem-partido controlando os comu nistas. Por isso, grupos de trabalhadores e camponeses sem par tido, dc comprovada honestidade, devem ser convidados, por um lado, a tomar parte na Inspeo Operria e Camponesa e, por outro lado, na verificao informal dos trabalhos, independente mente de qualquer indicao oficial 1.
68. Initnici ao Coniplho do Trabalho e da Defesa, 21 de maio de
1 9 2 1 , v o l. 32, p. 388.

mit Central, a utilizao dos tcnicos da burguesia, a subordinao dos sindicatos ao Estado, o emprego dos mtodos administrativos do Ocidente, a assimilao da cultura burguesa. Porm, por outro lado, o dirigente que aponta as distores burocrticas do Estado sovitico, que critica a burocracia, que prope o expurgo do Partido, a introduo de mais operrios e camponeses nos rgos dirigentes. Abstratamente, pensando o objetivo da luta contra a burocratizao do Partido, dos sovietes e do aparelho de Estado, seria lgico supor que se deveria apelar para a sociedade civil, para as massas trabalhadoras, para os sindicatos. Se a burocracia est dentro do Partido e do aparelho de Estado, dos organismos dirigentes, cumpriria recorrer s foras da sociedade, aos operrios e campo neses. Mas j vimos que Lenin nunca pensa em reativar os sindicatos, os conselhos de fbrica, a vida poltica. Todas as propostas antiburocrticas ficam contidas no mbito dos aparelhos estatais e partidrios, resumindo-se em medidas a serem aplicadas de cima para baixo, auto ritariamente, pela velha guarda, depositria das tradi es proletrias e revolucionrias do bolchevismo. Tra ta-se, na verdade, de lutar burocraticamente contra a burocracia. Como interpretar o problema da burocracia e da luta contra ela na obra de Lenin? H um tipo de inter pretao que consiste em postular, a priori, a total legiti midade de Lenin. Este visto como o portador da His tria, o representante dos interesses do proletariado e das classes oprimidas, o dirigente capaz de conduzir, de modo infalvel, a nau do Partido por entre mltiplos es colhos, evitando tanto o Scilas do revolucionarismo infan-

tit como o Caribdis da acomodao burocrtica. Lenin seria o dirigente genial capaz de entender a importncia das funes de administrao colocadas pela ascenso do Partido Bolchevique ao Poder mas sem se acomodar burocracia, sem ter complacncia com os oportunistas c carreiristas que adentravam o Partido Bolchevique vito rioso. De uma ptica mais stalinista, o primeiro aspecto poderia ser salientado; de uma ptica mais trotskista, dever-se-ia ressaltar o segundo. Mas. deixando-se de lado esta postura laudatria, mistificada e mistificadora, resta o problema da com preenso de seus escritos posteriores a Outubro. Certa mente, as solues aventadas por Lenin para combater a burocracia podem, em larga medida, ser entendidas do ngulo de suas concepes relacionadas, primeiro, cons truo do socialismo e, segundo, s relaes entre o Par tido e a classe. Especialmente a partir de 1921, na construo do socialismo, os bolcheviques tendem a recorrer cada vez mais aos aparelhos coercitivos do Es tado, seja na luta contra correntes e foras polticas ad versas de Esquerda ou de Direita seja no relacio namento com as camadas trabalhadoras. Cuinpre. como dizia Lenin,
no economizar mtodos ditatoriais para apressar a adoo da cultura ocidental na Rssia brbara, usando sem hesitao meios brbaros na luta contra o barbarismo**1 '.

Claro est que, no que loca cultura ociden tal, Lenin no pensa em certos valores e instituies do sistema poltico. Com relao ao segundo aspecto, no parece necessrio relembrar que Lenin o terico da predominncia do Partido sobre a classe, da organiza o sobre o espontanesmo. As solues aventadas para
9. O Impo tio em Espcie, vol. 32, p. 335.

o combate burocracia so coerentes com os fundamentos gerais do leninismo. Desse ngulo, Lenin permanece in teiram ente fiel a todas as suas concepes formuladas antes da tomada do Poder. Mas achamos que essas consideraes no esgotam o problema. Por que as crticas burocracia e aos buro cratas se se trata de agir burocraticamente? Por que o dirigente mximo do Estado operrio se empenha em fornecer elementos que permitem pr em dvida a ditadu ra do proletariado? Em que a burocracia se ope ao Partido bolchevique? Q u a l o projeto da burocracia? Prope ela a restaurao do capitalismo? O retorno ao czarismo? A implantao de uma democracia ocidental? A criao de outro Partido que se oponha ao bolchevismo? Nas crticas burocracia Lenin no menciona ne nhum desses pontos. Na verdade, a concluso que se pode tirar e que no se encontra inteiramente expli citada na sua obra que a burocracia sobrevive dentro do regime sovitico e que, a partir da, ope-se ao Par tido Bolchevique sem que, para tanto, se oponha estati/ao dos meios de produo, e eliminao da burgue sia e dos grandes proprietrios. A natureza do fenmeno burocrtico, como vimos, no *e encontra claramente delineada nos escritos de Lenin. Algumas vezes, no incio, ele entende que a bu rocracia s poderia ser o resultado do passado, herana do velho aparelho czarista que sobrevivia na Rssia so vitica em razo de seu atraso econmico e cultural. Mais tarde. embora retendo algumas vezes esta primeira expli cao, Lenin comea a ver a burocracia como uma forca

social, uma camada que se caracterizaria por certas pr ticas e modos de proceder e que seria capaz de se opor direo do Partido. Lembremos, a propsito, a meno existncia, em Moscou, de todo um estrato intelectual-burocrtico, a referncia persistncia do aparato czarista, aos antigos funcionrios que passavam a adquirir o colorido comunista, aos membros da direo que agiam como um chauvinista gro-russo. Assim, final mente, Lenin localizaria o mal burocrtico no interior dos aparelhos estatais e partidrios. Mas quem so os burocratas? Por vezes, a burocracia nada mais do que o velho aparato czarista, representado pessoalmente pelos antigos funcionrios. Por vezes, os comunistas agem tambm como burocratas, vencidos, pela sua incultura, por aqueles a quem pensaram ter derrotado. Portanto, a burocracia uma fuso entre o velho e o novo, entre remanescentes das velhas classes e membros da nova elite dirigente. justamente esta combinao que aumenta a fora da burocracia, que torna mais difcil destru-la. Esta fora, que sobrevivia e se desenvolvia dentro do novo regime, talvez no pudesse ameaar o monoplio do Poder pelo Partido, talvez no pudesse pr em risco a estatizao dos meios de produo, talvez no agisse no sentido da democratizao do sistema poltico ou do pluralismo partidrio, talvez no estivesse interessada no retomo do capitalismo e da democracia burguesa mas comeava a ameaar o controle do aparelho de Estado e da organizao partidria por parte dos velhos bolche viques (Recorde-se a metfora do carro que no caminha na direo desejada pelo motorista). f. ^35! J3 vimos, a burocracia tambm sinnimo de ineficincia administrativa. Para entendermos as medidas

sugeridas por Lenin na luta contra ela, os dois sentidos do termo devem ser retidos. Entendida no sentido admi nistrativo, como um modo de proceder ineficiente, os bolcheviques deveriam lutar contra a burocracia adqui rindo todo o saber administrativo da burguesia culta e progressista: deveriam ser bons administradores do Es tado e da economia, preocupando-se mais com o saber prtico do que com as discusses abstratas sobre os prin cpios do comunismo. Enfim, os bolcheviques deveriam ser burocratas eficientes, deixando com isso, de serem burocratas no sentido pejorativo do termo. Mas no que toca burocracia entendida como um grupo ou camada social (como um estrato) que tem interesses prprios, que se manifesta no interior do Partido e do Estado e se ope s decises da cpula partidria, Lenin recomenda um amplo expurgo no Partido e a in troduo de mais alguns operrios nos organismos diri gentes. Depois da ampliao dos poderes do grupo diri gente, trata-se agora de reduzir seu nmero para melhorar sua qualidade. Na verdade, temos uma tentativa de manter o controle da mquina partidria nas mos da "velha guarda. a partir da, da luta pela conservao do Poder, que se deve procurar o sentido, freqentemente no expli citado, dos escritos de Lenin posteriores a Outubro, espe cialmente no que toca ao problema da burocracia. Desse ngulo, possvel distinguir trs fases que se caracterizam em funo dos diferentes tipos de adversrios. A primeira fase, que em termos cronolgicos vai do assalto ao poder em novembro de 1917 ao fim da guerra civil, corresponde principalmente luta contra as velhas classes proprietrias. Geralmente, quando se considera a

Revoluo Russa, a esse aspecto que se d mais ateno, tanto de parte da historiografia sovitica quanto da oci dental. Nesta fase, o Partido Bolchevique contou, em larga medida, com o apoio da populao operria e cam ponesa na destruio da velha ordem. Mas h uma segunda fase, que se intensifica depois da derrota da contra-revoluo branca (1921). Trata-se, para os bolcheviques, de consolidar as posies adquiridas no mais tendo que enfrentar as classes proprietrias mas os partidos que concorrem com eles pela influncia junto ao proletariado e o campesinato: cumpre eliminar os mencheviques, os grupos anarquistas e sindicalistas, e principalmente, os socialistas-revolucionrios. Este o momento em que Lenin declara que o inimigo principal o elemento pequeno-burgus. Este novo tipo de adver srio foi vencido mediante a combinao de concesses e de represso. Quanto s primeiras, tratava-se de agir no plano econmico atravs do NEP e do capitalismo de Estado, suprimindo-se as requisies foradas de cereais e melhorando o abastecimento urbano, abrandando as presses econmicas sobre as classes camponesa e oper ria. Quanto s medidas repressivas, o X Congresso (1921), buscando compensar o relaxamento no plano econmico, marcou no s a perseguio sistemtica a todas organizaes polticas rivais como a proibio da formao de faces dentro do Partido e a concentrao das decises nas mos do Comit Central. Um aspecto importante que distinguiria esta nova fase seria a tendn cia a se recorrer cada vez mais ao aparelho coercitivo do Estado em detrimento daquelas medidas que implicariam o ativamento da sociedade e das classes (partidos, sovie tes, conselhos operrios, sindicatos). Contra as velhas

classes, os bolcheviques tinham se utilizado dos levantes camponeses, das aes operrias e da rebelio dos sol dados para tomar o Poder. Em seguida, combinaram a presso das massas (sindicatos, conselhos de fbrica, so vietes) com a utilizao dos aparelhos repressivos do Estado (Tcheka, Exrcito Vermelho) para desmantelar as foras das velhas classes proprietrias. Contra o elemen to pequeno-burgus, passou-se a confiar unicamente na fora dos aparelhos partidrio e estatal. A terceira fase marcada pela luta contra um novo adversrio. Existente desde o incio, ele aparecer a partir de 1922 como a nica fora a se opor aos bolcheviques. Agora, no se trata mais de derrotar a burguesia privada nem a pobreza, nem tampouco os demais partidos de Esquerda. H um novo inimigo que se desenvolve no interior da sociedade sovitica, que no se ope a esiatizao Jos meios de produo nem instituio do par tido nico, mas que penetra c cresce nos aparelhos esta tal e partidrio e se ope aos bolcheviques. Na obra de Lenin, este novo inimigo recebe o nome de burocracia. A partir de 1922, j no se trata apenas de garantir o Poder para o Partido Bolchevique, mas de manter os bolcheviques no poder dentro do Partido. este objetivo que aparece subjacente na obra de Lenin, atravs da denncia burocracia, na afirmao de que a poltica proletria do Partido decorre da velha guarda e no da massa de seus membros. A fim de que o Partido se man tenha no Poder e que os velhos bolcheviques mantenham o controle da mquina partidria necessrio no s eliminao das foras polticas externas ao Partido mas tambm concentrao de toda a deciso nas mos do Comit Central e o expurgo geral da organizao parti-

dria. Mas esta luta em defesa das posies dos velhos bolcheviques, contra os oportunistas e carreiristas, con tra membros do Partido Bolchevique que se comporta vam burocraticamente, deve ser conduzida sem provocar uma eventual mobilizao das massas que pudesse pr em risco a supremacia do Partido Bolchevique e, por extenso, do prprio Lenin. Ocorre, contudo, que para se manter no Poder preciso governar, preciso, como afirmava Lenin, man ter os operrios vivos. Para dirigir o Estado e a econo mia, cumpre ampliar o nmero de membros da elite dirigente, cumpre recrutar novos quadros com novas habilitaes, cumpre apelar para os tcnicos e adminis tradores da burguesia sem deixar que o comando da mquina escape das mos dos bolcheviques. Em novembro de 1917, aproveitando-se no sim plesmente de uma crise poltica, mas do prprio esface lamento do Estado e da estrutura do poder czarista, os bolcheviques, contando com o apoio das massas traba lhadoras, assaltam o Poder em Petrogrado e Moscou. O problema subseqente como manter o poder em mos de um partido amplamente minoritrio, que j no conta com o apoio das classes operrias e camponesas, e que, ademais, no possui as habilidades administrativas e em presariais para dirigir a sociedade e a economia. Conservar o Poder significa no somente destruir as velhas classes, mas construir uma nova ordem, desen volver as foras produtivas, administrar a mquina esta tal. Assim, o Partido Bolchevique, que se apresenta como o partido do proletariado, deve atuar como a nova ca mada empresarial no desenvolvimento industrial, substi tuindo os antigos proprietrios na direo das fbricas.

os funcionrios na administrao do .Estado, os generais na direo das Foras Armadas. Na verdade, precisam agir como um partido dominante, mas apresentando-se sempre como o partido dos dominados. O recurso dis ciplina, ordem, represso, ao taylorismo, s tcnicas de administrao do Ocidente, por um lado, a subordi nao dos sindicatos ao Estado, a eliminao de toda democracia (operria ou burguesa ), de toda forma de oposio dentro ou fora do Partido, devem ser reali zadas em nome de ideais igualitrios, democrticos e socialistas. O Partido, vanguarda do proletariado, deve transformar-se na nova elite do Poder. Dirigente mximo do Partido Bolchevique, compro metido com a chefia do governo, Lenin o iniciador desta passagem. o homem que reclama a transforma o dos comunistas em bons administradores, em homens prticos. Porm, est tambm comprometido com o pas sado, com o projeto revolucionrio: o intelectual denun cia o poltico, o revolucionrio acusa o burocrata, a an lise desmistifica a ideologia. Expresso do incio da tran sio, e de suas contradies, pode ser entendido como o ltimo revolucionrio ou o primeiro burocrata .

69

You might also like