You are on page 1of 11

CARACTERSTICAS DO ART NOUVEAU E INFLUNCIA NO DESIGN E ARQUITETURA

Art. nouveau uma expresso em francs que significa arte nova, este um movimento artstico muito usado nas artes plsticas, arquitetura e design de produtos. Uma das principais caractersticas do movimento artstico art. nouveau a riqueza de detalhes e formas orgnicas e femininas.

HISTRIA DO ART NOUVEAU


O nome do estilo artstico tem origem de uma loja francesa de moveis e objetos de decorao chamada Art. Nouveau, esta vendia produtos com design rebuscados e bem estruturados, tpicos do que conhecemos hoje como estilo art. nouveau.

O art. nouveau o primeiro movimento destinado com o foco no design, teve sua origem em 1880 com William Morris e Arthur Regate Mack urdo, o objetivo deste novo estilo valorizar a esttica na arquitetura, pois nesta poca a funcionalidade era o nico objetivo dos trabalhos realizados por artistas e arquitetos.

Antes da revoluo industrial, cartazes eram usados apenas por igrejas e nobres, com a chegada da revoluo industrial o estilo art. nouveau foi muito usado para criao de cartazes publicitrios nos comrcios.

Com o tempo o estilo foi evoluindo e dando origens a novos movimentos como o Art. Dco e Psicodelismo. A influncia continua presente em ilustraes publicitrias, moda e tatuagens.

O movimento ficou conhecido por vrios nomes em diferentes partes do mundo como:

Brasil: Arte Floral Frana: Steve Novele Itlia: Steve Liberta Alemanha: Jugendstil Blgica: StyleCoup de Fouet

PRINCIPAIS COLABORADORES PARA O ART NOUVEAU



William Morris Arthur Regate Mack urdo

Toulose-Lautrec Pierre Bonnard Gustav Kilt Virglio Virai Nen Aplique Wilhelm Kotarbinski Jan Toro Constantino Somo

ANTIGOS TRABALHOS ART NOUVEAU

Book of the Marquise Illustration 3 (1918) Konstantin-Somov

Cleopatra Wilhelm Kotarbinski

Delft Salad Oil Jan-Toorop (1893)

Father Frost and the step-daughter Ivan Bilibin

Ambassadeurs Aristide Bruant in his cabaret (1892) Henri de Toulouse-Lautrec Cartaz de propaganda France Champagne Pierre Bonnard (1891)

The Old Burgtheater Gustav Klimt (1888-1889)

ARQUITETURA E PRODUTOS COM INFLUNCIA DO ART NOUVEAU

Adesivo de parede estilo art nouveau

Macaneta estilo art nouveau

Lustre Tiffany

Anel de diamantes estilo art nouveau

O movimento da Art. Nouveau foi inspirado por formas e estruturas naturais, no somente em flores e plantas, mas tambm em linhas curvas. Arquitetos tentavam harmonizar com o ambiente natural. Ela tambm pode ser considerada uma filosofia do desenho de moblias, que foi desenhado de acordo com a construo e a parte feita da vida ordinria. O estilo foi fortemente influenciado pelo artista Tcheco Alphonse Mucha quando ele produziu um pster litografado que apareceu em 1o de Janeiro de 1895 nas ruas de Paris como uma propaganda para a pea Gioconda por Victorien Sardou com a Sarah Bernhardt. O pster popularizou o novo estilo artstico e seu criador para os cidados de Paris. Inicialmente denominado Style Mucha, seu estilo logo ficou conhecido como Art. Nouveau. Art. Nouveau foi mais popular na Europa, mas sua influncia foi global. Assim, ela conhecida de vrias formas com frequentes tendncias localizadas junto. Na Frana, as entradas do Paris metro feitas por Hector Guimard eram do estilo Art. Nouveau e Emile Gall praticou o estilo em Nancy. Victor Horta teve um efeito decisivo na arquitetura na Blgica. Revistas como a Jugend ajudaram a divulgar o estilo na Alemanha, especialmente como uma forma de arte grfica, enquanto os secessionistas de Viena influenciaram a arte e a arquitetura de toda a ustriaHungria. Art. Nouveau tambm era o estilo de indivduos distintos como Gustav Klimt, Charles Rennie Mackintosh, Alphonse Mucha, Ren Lalique, Antoni Gaudi e Louis Comfort Tiffany, cada um dos quais interpretou o Art. Nouveau de sua prpria maneira. Apesar de o Art. Nouveau ter sido substitudo pelos estilos modernistas do sculo 21, ele atualmente considerado uma importante transio entre o historicismo do neoclassicismo e o modernismo. Alm disso, monumentos Art. Nouveau so agora reconhecidos pela UNESCO em sua lista de patrimnio mundial como contribuies significativas para o patrimnio cultural. O centro histrico de Riga, Letnia, com a melhor coleo de construes Art. Nouveau na Europa, foi incluso na lista em 1997 parcialmente devido qualidade e quantidade de sua

arquitetura Art. Nouveau/Jugendstil e quatro casas de campos de Bruxellas feitas por Victor Horta foram includas em 200 como obras de criatividade humana genial que so exemplos excepcionais da arquitetura Art. Nouveau brilhantemente ilustrando a transio do sculo 19 para o 20 na arte, pensamento e sociedade.

Art. Nouveau no Brasil


O Brasil no escapou da influncia do Art. Nouveau. Na arquitetura, o sueco Carlos Heckman projetou e construiu em 1902 a manso para residncia da Famlia Alvares Penteado. Doada USP em 1949, a luxuosa construo de dois pavimentos, com mais de 60 cmodos, hoje a sede da Ps Graduao da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de So Paulo - FAU-USP e um dos ltimos prdios remanescentes em So Paulo de arquitetura Art. Nouveau.

Capa do primeiro nmero da "Revue du Brsil", ilustrada por Eliseu Visconti, novembro de 1896.

No cenrio das artes plsticas, o estilo Art. Nouveau, de natureza eminentemente decorativa, 1 tanto no campo terico como na pintura, foi introduzido no Brasil por Eliseu Visconti. O interesse pelas artes decorativas levou o artista a frequentar em Paris, entre 1894 e 1897, o curso de artes decorativas de Eugene Grasse, uma das mais destacadas expresses do Art. Nouveau na Europa. A influncia do estilo fez-se sentir em diversas pinturas de Visconti, notadamente nas decoraes que o artista executou no interior do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Mas foi a percepo do Art. Nouveau como relao estreita entre arte decorativa e indstria que levou Visconti a tornar-se um pioneiro do design no Brasil. Ainda em 1896, Visconti produz a ilustrao para a capa do primeiro nmero da Revoe do Brasil, revista bimensal que eminentes homens pblicos fundaram aps a Proclamao da Repblica, editada em diversas lnguas e distribuda em todos os pases da Europa. Atravs da ilustrao da capa da Revoe do Brasil, Visconti introduz o Art. Nouveau nas artes grficas do Brasil. Ao retornar da Europa, em 1900, Visconti exibe, em sua primeira exposio individual, diversos trabalhos de arte aplicada indstria, com forte presena do estilo Art. Nouveau: objetos em ferro, cermica, trabalhos de marqueteira, vitrais, estamparia de tecidos, papel de parede e

couro cinzelado. Em 1903, o artista projetaria uma coleo de dezesseis selos e bilhetes postais, vencedora do concurso aberto pelos Correios, utilizando a figura feminina como tema, maior exemplo de seu design no estilo Art. Nouveau. Artistas brasileiros que participaram da Semana de Arte Moderna de 1922, como Di Cavalcanti e Brecheret, tambm revelam alguns reflexos da Art. Nouveau em seus trabalhos. Para Mrio de Andrade, se outros motivos no existissem, bastava o Art. Nouveau para justificar a Semana de Arte Moderna.

You might also like