You are on page 1of 28

CFW-11 Inversor de Freqncia

Inversor de Freqncia CFW-11


O inversor de freqncia CFW-11 um acionamento de velocidade varivel com tecnologia de ltima gerao para motores de induo trifsicos. Pode ser utilizado numa vasta gama de aplicaes, pois est apto ao acionamento de cargas com regime de sobrecarga normal ou pesada (Normal Duty ou Heavy Duty). Apresenta excelente performance, permitindo aumento de produtividade e melhoria de qualidade ao processo no qual usado.

1.5 a 40 cv 200-240 V Monofsico (at 3 cv) ou Trifsico 2 a 60 cv 380-480 V Trifsico

Inovador e simples O CFW-11 apresenta muitas inovaes agregando muitos benefcios aos clientes, principalmente pela simplicidade de instalao e operao. O CFW-11 foi desenvolvido com base na filosofia Plug-and-Play (conecte e use) permitindo a sua instalao simples e rpida, bem como dos seus acessrios. A HMI (Interface Homem-Mquina) possui forma de navegao e programao semelhante utilizada em celulares atravs das teclas soft-keys. possvel acessar os parmetros de forma seqencial ou via grupos de parmetros A HMI disponibiliza tambm a funo Start-up Orientado guiando o usurio atravs da programao necessria.

Flexibilidade O CFW-11 adapta-se s necessidades dos clientes atravs de uma ampla gama de acessrios os quais so facilmente instalados. Alm disso, o produto padro dispe da funo SoftPLC que agrega funcionalidades de um CLP ao inversor, o que permite ao cliente a criao de aplicativos (programas do usurio) prprios atravs do software WLP (programao em linguagem LADDER).in LADDER).

CFW-11 Inversor de Freqncia

Tecnologia Patentes
Vectrue Technology TECNOLOGIA DE CONTROLE DOS INVERSORES DE FREQNCIA WEG Controle escalar V/f linear e ajustvel, VVW (Voltage Vector WEG) e vetorial disponveis no mesmo produto. 2 tipos de controle vetorial: sensorless e com encoder (requer acessrio de interface para encoder). Controle vetorial sensorless que possibilita alto torque e rapidez de resposta, mesmo em baixas velocidades e na partida. A funo auto-ajuste adapta automaticamente o controle vetorial ou VVW ao motor e a carga utilizados. Atravs do controle V/f ajustvel possvel, por exemplo, ajustar uma curva V/f quadrtica que possibilita economia de energia para cargas de torque quadrtico (ex.: bombas centrfugas e ventiladores). Optimal Braking TECNOLOGIA DE FRENAGEM DOS INVERSORES DE FREQNCIA WEG Para aplicaes que exijam tempos de parada reduzidos e/ou paradas de cargas de elevada inrcia, os inversores tradicionais utilizam-se da Frenagem Reosttica, onde a energia cintica da carga regenerada ao link CC do inversor e cujo excesso dissipado sob a forma de calor em um resistor de frenagem interligado ao circuito de potncia. Os inversores CFW-11 incorporam a funo Optimal Braking, para o modo vetorial, a qual possibilita uma frenagem tima capaz de atender a muitas aplicaes at ento somente atendidas pelo mtodo da frenagem reosttica. Esta inovao tecnolgica permite obter acionamentos de alta performance dinmica, com torques frenantes da ordem de 5 vezes o torque caracterstico de uma frenagem CC, alm da grande vantagem de dispensar o uso do resistor de frenagem. No grfico ao lado, comprova-se as vantagens deste novo mtodo de frenagem Optimal Braking, assegurando assim uma soluo ideal, otimizada e de custo reduzido para as aplicaes com frenagem.
Torque (%)

100 (%)

TB1 0 0 20% 100% 200% Rotao (%)

Grfico Torque x Rotao tpico para motor de 10cv acionado por inversor CFW-11 Curva de torque para Frenagem Reosttica Curva de torque para Optimal Braking Curva de torque para Frenagem CC

Fluxo timo TECNOLOGIA PARA MOTORES ACIONADOS POR INVERSORES DE FREQNCIA EM APLICAES COM CARGA DE TORQUE CONSTANTE Torque nominal em baixas rotaes eliminando a necessidade de ventilao independente ou sobredimensionamento do motor. Ganho de espao e reduo de custo requerido na aplicao. Melhor desempenho do conjunto (soluo unicamente WEG). Soluo aplicada somente ao conjunto CFW-11 com motores de Alto Rendimento Plus WEG.

CFW-11 Inversor de Freqncia

Aplicaes

O inversor de freqncia CFW-11 pode ser utilizado tanto em aplicaes simples como sofisticadas, devido sua ampla gama de funes e facilidade de configurao, instalao e operao. O CFW-11 atravs da sua tecnologia Vectrue Inverter apresenta excelente performance esttica e dinmica, controle preciso de torque e velocidade, resposta dinmica, preciso no posicionamento e alta capacidade de sobrecarga. O CFW-11 foi desenvolvido tambm para aplicaes onde o fator decisivo a segurana atravs de vrias protees e alarmes incorporados bem como pela funo de parada de segurana de acordo com EN 954-1, categoria III.

Controle Multibombas O CFW-11 permite que o sistema mantenha a presso de linha de uma tubulao constante, independente das flutuaes de demanda de vazo. Este sistema permite utilizar somente o nmero de bombas necessrias para suprir a demanda do sistema. Controla a velocidade de uma das bombas e liga e desliga as demais conforme a demanda. Alm de controlar a presso de sada do sistema, tambm monitora a presso de suco e o nvel do reservatrio de captao. O CFW-11 alterna automaticamente a bomba que est acionando em funo do nmero de horas em funcionamento de cada uma delas a fim de promover a utilizao por igual. Este Controle Multibombas est disponvel gratuitamente atravs de um software aplicativo da funo SoftPLC disponvel no site WEG.

Bombas e Ventiladores Controle preciso das variveis de processo (presso, vazo, temperatura, etc.) atravs de uma malha P.I.D. superposta ao controle de velocidade no produto padro. Otimizao do consumo de energia atravs do controle de velocidade com curva V/f ajustvel. Possibilidade de sinalizao e alarmes de segurana e manuteno das bombas e ventiladores. Disponibilidade de malhas P.I.D. para o comando de acessrios do processo como vlvulas, dumpers, outros inversores de freqncia, etc.

Compressores Otimizao do controle da pressurizao do sistema com reduo do consumo de energia eltrica e melhora do rendimento do compressor. Reduo da corrente de partida do motor minimizando o desgaste do sistema mecnico e possibilitando a reduo da demanda contratada. Possibilidade de sinalizao e alarmes de segurana e manuteno do sistema de pressurizao. Permite o controle do sistema de partida de outras unidades compressoras com uma melhor eficincia da pressurizao do sistema.

CFW-11 Inversor de Freqncia

Aplicaes
Papel e Celulose / Madeira Display com visualizao de trs grandezas ao mesmo tempo. Comunicao USB na porta do inversor para levantamento de dados e programao. Altssima preciso no controle de velocidade e torque. Flexibilidade de programao e configurao de hardware, facilitando aplicaes com sincronismos. Comunicao em rede com principais protocolos de mercado. Elevado grau de compactao, permitindo a montagem de vrios inversores em espao reduzido. Inversores modulares para grandes potncias, proporcionando uma tima relao potncia x volume. Programao rpida e simplificada. Alta confiabilidade e robustez.

Cimento e Minerao Robustez de hardware e grande capacidade de sobrecarga (modelos dimensionados em HD). Elevado grau de compactao, permitindo a montagem de vrios inversores em espao reduzido. Inversores modulares para grandes potncias, proporcionando uma tima relao potncia x volume. Comunicao em rede, com os principais protocolos de mercado. Programao rpida e simplificada.

Qumica e Petroqumica Alta confiabilidade e robustez. Elevado grau de compactao, permitindo a montagem de vrios inversores em espao reduzido.Inversores modulares para grandes potncias, proporcionando uma tima relao potncia x volume. Sistema plug-and-play para mdulos adicionais, garantindo elevada flexibilidade para adequaes aos sistemas existentes. Comunicao em rede, com os protocolos mais usados e consagrados do mercado.

Siderurgia e Metalurgia Altssima preciso no controle de velocidade e torque. Grande capacidade de sobrecarga (modelos dimensionados em HD). Flexibilidade de programao e configurao de hardware, facilitando aplicaes com sincronismos. Comunicao em rede com principais protocolos de mercado. Elevado grau de compactao, permitindo a montagem de vrios inversores em espao reduzido. Inversores modulares para grandes potncias, proporcionando uma tima relao potncia x volume.

CFW-11 Inversor de Freqncia

Aplicaes

Elevao Funo SoftPLC. Trs modos de controle vetorial. Alto grau de compactao. Controle inteligente do sistema de ventilao.

Refrigerao Funo SoftPLC incorporado no produto padro possibilitando utilizar simultaneamente dois controladores. Esta caracterstica destinada a aplicaes HVAC. Display com visualizao de trs grandezas ao mesmo tempo. Comunicao USB na porta do inversor para levantamento de dados e programao.

Aucar elcool Modular e compacto. Retificador 12 pulsos para reduo de harmnicas. Retificador regenerativo para centrfugas. Alta robustez e durabilidade

Mquinas de Processos PLC e RTC incorporado. Alta conectividade. Fieldbus. Alta preciso de Velocidade e Torque em todas as faixas de rotao. Programao e interface amigveis.

CFW-11 Inversor de Freqncia

CFW-11 Inversor de Freqncia

Interface Homem Mquina


A interface homem-mquina (HMI) foi desenvolvida para tornar a interao com o usurio simples, rpida e com excelente visibilidade.

Display grfico. Soft-keys para fcil operao. Backlight. Relgio em tempo real. Funo copy. Plug-in (conexo com CFW-11 ligado). Seleo de idiomas. HMI remota.

Tecla soft-key direita: funo definida pelo display

Tecla soft-key esquerda: funo definida pelo display

Tecla para rolagem dos menus e parmetros e para alterao do contedo dos parmetros

Seleo do Sentido de Rotao

Tecla gira

Seleo Local / Remoto

Tecla pra

Tecla JOG

HMI Remota A HMI pode ser instalada em portas de painis ou consoles de mquinas com grau de proteo IP56.

CFW-11 Inversor de Freqncia

Modos de Visualizao
A HMI apresenta funes e uma hierarquia por grupo de parmetros que tornam a programao fcil e muito rpida.
Status - Run. - Ready. - Configurao. - Auto-ajuste. - Inversor bloqueado por falha e o n da falha. - ltimo alarme. Comando local/remoto Sentido de giro Velocidade do motor

LARGE CHARACTERS

NUMERIC VALUES

Indicao da hora

Funo das teclas soft-keys

Start-up Orientado O CFW-11 guia o usurio pela programao necessria para uma perfeita adaptao do inversor ao motor e rede.

Aplicao Bsica O Grupo Aplicao Bsica contm os parmetros bsicos, cujo ajuste necessrio na maioria das aplicaes. O CFW-11 guia o usurio atravs destes parmetros.

Grupo Histrico de Falhas Disponibiliza somente os parmetros com as 10 ltimas falhas informando o dia, ms, ano e hora que a mesma ocorreu.

Grupo Parmetros de Leitura Disponibiliza somente os parmetros de leitura.

Grupo Parmetros de Backup O Grupo Parmetros Backup possibilita transferir os parmetros do CFW-11 para HMI ou Mdulo de Memria FLASH (disponvel no produto padro) e vice-versa. Durante a operao do CFW-11 os parmetros modificados so salvos no Mdulo de Memria FLASH independentemente do comando do usurio.

Grupo de Funes Existem vrios grupos divididos por funes, disponibilizando somente os parmetros relacionados com a funo. Exemplo: Grupo Controle Vetorial, Grupo Comunicao, Grupo Configurao I/O etc.

Idioma Selecionvel O usurio pode escolher o idioma da HMI: portugus, ingls, espanhol, alemo, etc.

Grupo Parmetros Alterados Disponibiliza somente os parmetros diferentes do padro de fbrica. CFW-11 Inversor de Freqncia 9

BAR GRAPHS

Acessrios
O CFW-11 foi desenvolvido com base na filosofia Plug-and-Play. Reconhece e configura automaticamente os acessrios utilizados, possibilitando fcil instalao e operao segura eliminando a sua configurao manual.

Slot 1 - Expanso de I/Os (entradas e sadas)

Slot 2 Interface com Encoder Slot 5 - Mdulo de Memria FLASH incorporado (disponvel no produto padro)

Slot 3 Comunicao 1

Slot 4 Comunicao 2

10

CFW-11 Inversor de Freqncia

Acessrios
Nome Descrio Slot Aparncia

I/O Expansion

IOA-01

2 entradas analgicas de 14 bits em tenso ou corrente 2 entradas digitais 2 sadas analgicas de 14 bits em tenso ou corrente 2 sadas digitais tipo coletor aberto 2 entradas analgicas isoladas 2 entradas digitais 2 sadas analgicas isoladas em tenso ou corrente 2 sadas digitais tipo coletor aberto Mdulo de encoder incremental 5 a 12 Vcc 100 kHz Com repetidor dos sinais de encoder Mdulo de encorder incremental 5 to 12 Vdc 100 kHz

IOB-01

Interface with Encoder

ENC-01

ENC-02

RS485-01

Mdulo de Comunicao serial RS-485 (Modbus-RTU)

RS232-01

Mdulo de Comunicao serial RS-232C (Modbus-RTU)

CAN/RS485-01

Mdulo de Interface CAN e RS-485 (CANopen, DeviceNet e Modbus)

CAN-01

Mdulo de Interface CAN (CANopen e DeviceNet)

Communication

PROFIBUSDP-05

Mdulo de Interface Profibus DP

DEVICENET-05

Mdulo de Interface DeviceNet

RS232-05

Mdulo de Interface RS-232 (passivo) (Modbus-RTU)

RS485-05

Mdulo de Interface RS-485 (passivo) (Modbus-RTU)

ETHERNET/IP-05

Mdulo de Interface EtherNet/IP

PLC11-01

Mdulo com funes de CLP (para maiores informes ver pg. 14)

1, 2 and 3

CFW-11 Inversor de Freqncia

11

Acessrios
Kit para blindagem dos cabos de potncia O CFW-11 possui um kit que facilita a blindagem dos cabos de potncia, possibilitando uma conexo de baixa impedncia para altas freqncias.
Name PCSA-01 PCSB-01 PCSC-01 Description Kit para blindagem dos cabos de potncia para mecnica A Kit para blindagem dos cabos de potncia para mecnica B Kit para blindagem dos cabos de potncia para mecnica C

Nota: 1) Os kits para blindagem dos cabos de potncia acompanham o CFW-11 na verso com filtro supressor de radiofreqncia (RFI) interno. Exemplo: BR CFW11 0007 T 2 O FA Z 2) Na mecnica D a opo de blindagem dos cabos de potncia padro de fbrica, mesmo para os inversores sem filtro supressor de RFI interno.

Kit eletroduto
Name KN1A-01 KN1B-01 KN1C-01 Description Kit eletroduto para mecnica A Kit eletroduto para mecnica B Kit eletroduto para mecnica C

Obs: No kit eletroduto KN1X-01 (mecnicas A, B e C) j h previso para blindagem dos cabos de potncia.

Kit IP21
Name KIP21D-01 Description IP21 Kit para mecnica D

Grau de Proteo Para mecnicas A, B e C: IP21 CFW-11 padro Exemplo: BR CFW11 0007 T 2 S Z Nema1 / IP21- CFW-11 padro + kit eletroduto Exemplo: BR CFW11 0007 T 2 O N1 Z Para mecnica D: Nema1 / IP20 CFW-11 padro Exemplo: BR CFW11 0086 T 2 S Z Nema1 / IP21- CFW-11 padro + Kit IP21 Exemplo: BR CFW11 0086 T 2 O 21 Z

Parada de segurana de acordo com EN 954-1, categoria III1 Com a ativao da funo parada de segurana os pulsos PWM de acionamento dos IGBTs so bloqueados. Como no h tenso aplicada ao motor conseqentemente no h campo magntico girante no motor. Garante-se assim que o motor permanea parado proporcionando a segurana do sistema.
Obs: 1) Esses opcionais devem ser fornecidos j instalados no CFW-1 (ver cdigo inteligente na pgina 22)

12

CFW-11 Inversor de Freqncia

Acessrios
Tampa cega HMID-011 Tampa cega para o fechamento completo do produto quando utilizado sem HMI.

Moldura para HMI (IP56) - RHMIF-01 Moldura para instalao da HMI em porta de painel ou console de mquina.

Alimentao externa do controle em 24 Vcc1 Utilizado com redes de comunicao (Profibus DP, DeviceNet, EtherNet/IP, etc) de forma que o circuito de controle e a interface para rede de comunicao continuem funcionando mesmo com o circuito de potncia desenergizado.

Filtro supressor RFI de acordo com EN 61800-3 e EN 550111 Os modelos CFW-11 com filtro supressor de RFI quando corretamente instalados atendem os requisitos da diretiva de compatibilidade eletromagntica EMC Directive 89/336/EEC com o complemento 93/68/EEC. Exemplo: BR CFW11 0007 T 2 O FA Z
1

Esses opcionais devem ser fornecidos j instalados no CFW-11 (ver cdigo inteligente na pgina 26)

CFW-11 Inversor de Freqncia

13

Acessrios
Acessrio CLP PLC11-01 O acessrio PLC11-01 permite que o CFW-11 assuma funes de CLP, referncia de velocidade e mdulo de posicionamento. Este acessrio evita a utilizao de um CLP externo em algumas aplicaes reduzindo consideravelmente o custo da soluo. Este acessrio somente utilizado para aplicaes complexas ou quando utiliza-se a funo CANopen Mestre/Escravo, uma quantidade maior de pontos de I/Os e o programa ultrapassar a memria de 15 Kbytes. Caso a aplicao no possua essas limitaes, pode-se utilizar a funo SoftPLC incorporada no produto padro (ver pgina 13). Caractersticas: 9 entradas digitais 3 sadas a rel. 3 sadas digitais. 1 entrada analgica de 14 bits em tenso ou A corrente. 2 sadas analgicas de 14 bits em tenso ou aswcorrente. 2 interfaces de encoder. 1 entrada para PTC do motor. RS-485 Modbus-RTU. Protocolos CANopen, DeviceNet. CANopen Mestre/Escravo. Programao em linguagem Ladder (software gratuto). Posicionamento com perfil trapezoidal e S (absoluto e relativo). Busca de zero mquina (homming). 100 parmetros configurveis pelo usurio. Monitorao on-line. Software WLP / WSCAN: software de programao e configurao de rede no mesmo ambiente. Exemplo de uso da PLC11-01 como mestre da rede CANopen CANopen escravo CANopen escravo

Software WLP / WSCAN

Software WLP / WSCAN

8 I/Os digitais e analgicos

Mestre

Mestre

Expanso de I/Os digitais e analgicos

1 I/Os digitais e analgicos 14 CFW-11 Inversor de Freqncia

CFW-11 Inversor de Freqncia

15

Conexo USB
Superdrive G2 Software em ambiente Windows, para parametrizao, comando e monitorao do CFW-11. Identificao automtica do CFW-11. L parmetros do CFW-11. Escreve parmetros no CFW-11. Edita parmetros on-line no CFW-11. Edita parmetros off-line no PC. Possibilita criar toda a documentao da aplicao. Facilmente acessvel. Permite parametrizao, comando e monitorao do inversor via software Superdrive G2. Permite visualizao dos dados da funo Trace via software Superdrive G2. Permite gravao de software aplicativo (funo SoftPLC) via dusoftware WLP. fornecido um cabo USB blindado de 2m de comprimento com o produto. Ajuda online. Software gratuto no site www.weg.net

Monitorao e parametrizao da lista de parmetros. Facilidade de comparao com o padro de fbrica.

Ambiente integrado

Janela de monitorao e comando utilizando HMI virtual. Funo liga/desliga, JOG, local/remoto,

Parametrizao do parmetro

Monitorao do

Funo Trace A funo Trace utilizada para registrar variveis do CFW-11 (como corrente, tenso, velocidade etc) quando ocorre um determinado evento no sistema (ex.: alarme/falha, sobrecarga, sobretenso etc). Este evento no sistema, por desencadear o processo de armazenamento dos dados, chamado de trigger (disparo). As variveis armazenadas podem ser visualizadas sob a forma de grficos usando-se o software SuperDrive G2. A funo TRACE simula um osciloscpio de 4 canais. uma ferramenta muito til no start-up de um sistema e no diagnstico de defeitos.

Exemplo de tela de visualizao dos grficos

Configurao da funo Trace no Superdrive G2

16

CFW-11 Inversor de Freqncia

Conexo USB
Funo SoftPLC um recurso que incorpora ao CFW-11 as funcionalidades de um CLP, agregando flexibilidade ao usurio e permitindo-lhe desenvolver seus prprios aplicativos (programas do usurio). Linguagem de programao LADDER - Software WLP. Acesso a todos os parmetros e I/Os do inversor. Blocos de CLP, matemticos e de controle. Download, upload e monitorao on-line. Capacidade de memria de 15,36Kbytes. Possibilita criar toda a documentao da aplicao. Ajuda online. Software gratuito no site www.weg.net

Incorporado no CFW-11 padro

Ambiente de programao, simples e prtico

40 Parmetros de Usurio que podem ser individualmente programados permitindo editar tags, unidades, valores mnimos e mximos, nmero de dgitos decimais e outras caractersticas.

Mdulo de Memria FLASH Armazena a imagem dos parmetros do CFW-11. Garante que a programao no ser perdida pois tem-se o backup dos parmetros. Permite transferir parmetros armazenados no mdulo de memria FLASH para o CFW-11 e vice-versa. tima funo para fabricantes de mquinas ou processos onde repete-se a parametrizao (Funo Copy). Armazena o programa gerado pela funo SoftPLC.

Incorporado no CFW-11 padro

CFW-11 Inversor de Freqncia

17

Tabela de Especificao

Regime de sobrecarga normal - Normal Duty (ND): 110% durante 60 segundos a cada 10 minutos 150% durante 3 segundos a cada 10 minutos

Regime de sobrecarga pesada - Heavy Duty (HD): 150% durante 60 segundos a cada 10 minutos 200% durante 3 segundos a cada 10 minutos
Mecnica A Mecnica B Mecnica C Mecnica D

Tenso de alimentao: 200-240 V


Regime de Trabalho Sobrecarga Normal Potncia Motor CV 3 1.5 2 2 3 4 5 7.5 10 12.5 15 20 25 30 40 kW 2.2 1.1 1.5 1.5 2.2 3 3.7 5.5 7.5 9.2 11 15 18.5 22 30 Corrente de Sada (A) Nominal 10 6 7 7 10 13 16 24 28 33.5 45 54 70 86 105 60 sec. 11 6.6 7.7 7.7 11 14.3 17.6 26.4 30.8 36.9 49.5 59.4 77 94.6 115.5 3 sec. 15 9 10.5 10.5 15 19.5 24 36 42 50.3 67.5 81 105 129 157.5 Potncia Motor CV 3 1 2 1.5 2 3 4 6 7.5 10 12.5 15 20 25 30 kW 2.2 0.75 1.5 1.1 1.5 2.2 3 4.5 5.5 7.5 9.2 11 15 18.5 22 Sobrecarga Pesada Corrente de Sada (A) Nominal 10 5 7 5.5 8 11 13 20 24 28 36 45 56 70 86 60 sec. 15 7.5 10.5 8.3 12 16.5 19.5 30 36 42 54 67.4 84 105 129 3 sec. 20 10 14 11 16 22 26 40 48 56 72 90 112 140 172 CFW11 0010 S 2 CFW11 0006 B 2 CFW11 0007 B 2 CFW11 0007 T 2 CFW11 0010 T 2 CFW11 0013 T 2 CFW11 0016 T 2 CFW11 0024 T 2 CFW11 0028 T 2 CFW11 0033 T 2 CFW11 0045 T 2 CFW11 0054 T 2 CFW11 0070 T 2 CFW11 0086 T 2 CFW11 0105 T 2 A A A A A A A B B B C C C D D 6.1 5.7 5.7 5.7 5.7 6.1 6.3 9.1 9.1 9.1 18.9 18.9 18.9 32.5 32.5 Modelo Mecnica Peso (kg)

Alimentao monofsica Alimentao monofsica ou trifsica

Alimentao trifsica

Tenso de alimentao: 380-480 V


Regime de Trabalho Uso com Sobrecarga Normal (ND) Potncia Motor CV 2 3 4 6 7,5 10 15 20 25 30 40 50 60 kW 1,5 2,2 3 4 5,5 7,5 11 15 18,5 22 30 37 45 Nominal 3,6 5 7 10 13,5 17 24 31 38 45 58,5 70,5 88 Corrente (A) 60 sec. 3,96 5,5 7,7 11 14,9 18,7 26,4 34,1 41,8 49,5 64,4 77,6 96,8 3 sec. 5,4 7,5 10,5 15 20,3 25,5 36 46,5 57 67,5 87,8 105,8 132 CV 2 3 3 6 6 7,5 12,5 15 20 25 30 40 50 Uso com Sobrecarga Pesada (ND) Potncia Motor kW 1,5 2,2 2,2 4 4 5,5 9,2 11 15 18,5 22 30 37 Nominal 3,6 5 5,5 10 11 13,5 19 25 33 38 47 61 73 Alimentao Trifsica 5,4 7,5 8,3 15 16,5 20,3 28,5 37,5 49,5 57 70,5 91,5 109,5 7,2 10 11 20 22 27 38 50 66 76 94 122 146 CFW11 0003 T 4 CFW11 0005 T 4 CFW11 0007 T 4 CFW11 0010 T 4 CFW11 0013 T 4 CFW11 0017 T 4 CFW11 0024 T 4 CFW11 0031 T 4 CFW11 0038 T 4 CFW11 0045 T 4 CFW11 0058 T 4 CFW11 0070 T 4 CFW11 0088 T 4 A A A A A B B B C C C D D 5,7 5,9 5,9 6,1 6,3 9,1 9,7 10,4 18,9 18,9 18,9 32,5 32,5 Corrente (A) 60 sec. 3 sec. Modelo Mecnica Peso (kg)

18

CFW-11 Inversor de Freqncia

Dimenses
Mecnica A B C D Largura W (mm) 145 190 220 300 Altura H (mm) 247 293 378 504 Profundidade D (mm) 227 227 293 305

P L

Mecnica A

Mecnica B

Mecnica C

Mecnica D

CFW-11 Inversor de Freqncia

19

Instalao Mecnica Posicionamento e Fixao


Instalao padro 30mm 30mm

Espao livre Mecnica A (mm) A B C D 25 40 110 110 B (mm) 25 45 130 130 C (mm) 10 10 10 10
B

Quando um inversor for montado acima de outro, usar a distncia A+B e desviar do inversor superior o ar quente que vem do inversor abaixo
C

Instalao lado a lado

Somente para as mecnicas A, B e C: montagem lado a lado sem espaamento lateral com a retirada da tampa superior. Grau de Proteo IP20 para CFW-11 sem a tampa superior.

Economia de espao

20

CFW-11 Inversor de Freqncia

Instalao Mecnica Montagem em painel


Montagem em superfcie
Mecnica A B C D a2 (mm) 115 150 150 200 b2 (mm) 250 300 375 525 c2 (mm) M5 M5 M6 M8

Fluxo de ar

Montagem em flange (parte externa com grau de proteo IP54)


Mecnica A B C D a3 (mm) 130 175 195 275 b3 (mm) 240 285 365 517 c3 (mm) M5 M5 M6 M8 d3 (mm) 135 179 205 285 e3 (mm) 225 271 345 485

Fluxo de ar

CFW-11 Inversor de Freqncia

21

Caractersticas Tcnicas
ALIMENTAO (ENTRADA) E POTNCIAS DISPONVEIS (SADA) Monofsica Tenso e Potncia 200-240 V / +10%/-15%: 1.5 to 3 cv (1.1 to 2.2 kW) 200-240 V / +10%/-15%: 1.5 to 40 cv (1.1 to 30 kW) Trifsica 380-480 V / +10%/-15%: 2 to 60 cv (1.5 to 45kW) Freqncia Fator de deslocamento Eficincia 50 / 60 Hz +-2% (48 to 63 Hz) Maior que 0.98 Maior que 0.97 Motor Tenso Freqncia Freqncia Chaveamento Trifsica, 0 a Ualimentao 0 a 400 Hz Padro: 5kHz Opies Disponveis: 2.5 / 5 / 10 kHz 110% for 1 min a cada 10min Normal 150% for 3 seg a cada 10min Sobrecarga 150% for 1 min a cada 10min Pesada 200% for 3 seg a cada 10min Acelerao Tempo (rampas) Desacelerao 0 to 999 segundos 0 to 999 segundos Vetorial Sensorless Controlede Torque Regulao: +-5% do torque nominal Faixa: 20 a 180% Regulao: +-10% do torque nominal (acima de 3 Hz) Vetorial com Encoder (com acessrio ENC-01 ou ENC-02)) Vetorial Sensorless Controlede Velocidade Vetorial de Tenso (VVW) Performance Regulao: 1% da velocidade nominal Escalar (V/f) Faixa da variao da velocidade: 1:20 Regulao: 1% de velocidade nominal Faixa da variao de velocidade: 1:30 Regulao: 0,5% de velocidade nominal Faixa da variao de velocidade: 1:100 Regulao: +- 0,01% da velocidade nominal com entrada analgica 14 bits (IOA) Regulao: +- 0,01% da velocidade nominal com referncia digital (teclado, serial,fielbus,potencimetroeletrnico, multispeed ) Regulao: +- 0,05% da velocidade nominal com entrada analgica 12 bits Faixa: 10 a 180%

AMBIENTE - 10C a 50C Temperatura de operao Umidade At 60C com reduo de corrente (2% para cada 1C acima de 50C) 5 a 90% sem condensao 0 a 1000 metros Altitude At 4000 metros com reduo de corrente (1% para cada 100 metros acima de 1000 metros) Entradas

ENTRADAS E SADAS (I/Os) NO PRODUTO PADRO Digitais 6entradasisoladas,24Vcc,funesprogramveis 2 entradas diferenciais isoladas por amplificador diferencial, funes programveis RResoluo: - AI1:12 bits - AI2: 11bits + sinal Sinais: (0 a 10)V, (0 a 20)mA ou (4 a 20)mA Impedncia: - 400 para sinal (0 a 10)V - 500 para sinal (0 a 20)mA ou (4 a 20)mA Rel 3 rels com contatos NA/NF (NO/NC), 240Vca 1A, funes programveis. 2 sadas isoladas, funes programveis Sadas Analgico Resoluo: 11 bits

Analgico

Grau de proteo IP20 NEMA 1 / IP20 IP21 NEMA 1 / IP21 Mecnica D com kit IP21 Mecnica A, B e C sem tampa superior e sem kit eletroduto Mecnica D sem kit IP21 Mecnica A, B e C com tampa superior e sem kit eletroduto Mecnica A, B e C com tampa superior e kit eletroduto

Mtodos de Frenagem Frenagem Reosttica Optimal Braking Disponvel no produto padro Resistor de frenagem externa (no fornecido) No necessita de resistor de frenagem Fonte disponvel para usurio

Carga: 0 a 10 V: RL >= 10kW 0 a 20mA ou 4 a 20mA: RL <= 500 W

24 Vdc + -20%, 500 mA

Frenagem CC

Corrente contnua aplicada ao motor

22

CFW-11 Inversor de Freqncia

Caractersticas Tcnicas
COMUNICAO Profibus DP PROFIBUS DP (slot 4) CAN/RS485-01 (slot 3) DeviceNet CAN-01 (slot 3) DEVICENET-05 (slot4) CAN/RS485-01 (slot 3) CANopen CAN-01 (slot 3) Sobretemperatura no motor CANopen Master/Slave EtherNet TCP/IP PLC11-01 (slot 1/2/3) Sobrecarga no resistor de frenagem ETHERNET/IP-05 (slot 4) RS485-01 RS485 - ModBus RTU CAN/RS485-01 RS485-05 RS232-01 RS232 - ModBus RTU RS232-05 Curto-circuito fase-terra na sada Incorporado no produto padro Falha do ventilador do dissipador USB Comunicao com Software Superdrive Comunicao com Software WLP utilizado para programao e monitorao da funo Soft-PLC e do acessrio PLC11-01 Sobrevelocidade do motor Ligao incorrreta do encoder Sobrecarga nos IGBTs Sobrecarga no motor Falha / alarme externo Falha na CPU ou memria Sobretemperatura no inversor (IGBTs, retificador e ar interno nos cartes eletrnicos) PROTEES Sobrecorrente/curto-circuito Sub/sobretenso na potncia Falta de fase

NORMAS DE SEGURANA UL 508C Power conversion equipment UL 840 Insulationcoordinationincludingclearancesandcreepagedistances for electrical equipment EN 61800-5-1 Safety requirements electrical, thermal and energy EN 50178 Electronic equipment for use in power installations EN 60204-1 Safety of machinery. Electrical equipment of machines. Part 1: General requirements. Note: In order to have a machine in conformity with this norm, the machine manufacturer is responsible for the installation of an emergencyshutdowndeviceandanequipmentfornetworksectioning

NORMAS DE COMPATIBILIDADE ELETROMAGNTICA (EMC) EN 61800-3 - Adjustable speed electrical power drive systems Part 3: EMC product standard including specific test methods EN 55011 - Limits and methods of measurement of radio disturbance characteristics of industrial, scientific and medical (ISM) radio-frequency equipment CISPR 11 - Industrial, scientific and medical (ISM)radio-frequency equipmentElectromagneticdisturbancecharacteristicsLimitsandmethods of measurement EN 61000-4-2 - Electromagnetic Compatibility Standards (EMC) Part 4: Testing and measurement techniques Section 2: Electrostatic discharge immunity test EN 61000-4-3 - Electromagnetic Compatibility Standards (EMC) Part 4: Testing and measurement techniques Section3:Radiated,radiofrequency,electromagneticfield immunity test

EN 60146 (IEC 146) Semiconductor converters EN 61800-2 Adjustable speed electrical power drive systems Part 2: General requirements rating specifications for low voltage adjustable frequency a.c. power drive systems EN 61000-4-4 - Electromagnetic Compatibility Standards (EMC) Part 4: Testing and measurement techniques Section 4: Electrical fast transient / burst immunity test

EN 61000-4-5 - Electromagnetic Compatibility Standards (EMC) Part 4: Testing and measurement techniques Section 5: Surge immunity test NORMAS DE CONSTRUO MECNICA EN 60529 - Degrees of protection provided by enclosures (IP Code) UL 50 - Enclosures for electrical equipment EN 61000-4-6 - Electromagnetic Compatibility Standards (EMC) Part 4: Testing and measurement techniques Section 6: Immunity to conducted disturbances, induced by radio-frequency fields

CFW-11 Inversor de Freqncia

23

Caractersticas
Indutores no Link CC Incorporados Permite instalar inversor em qualquer rede (no h restrio de impedncia mnima). Fator de potncia tpico para condio nominal: 0,94 para modelos com alimentao trifsica 0,70 para modelos com alimentao monofsica ou monofsica/trifsica Atende a norma IEC61000-3-12, com relao a harmnicas de baixa ordem de corrente na rede.

No necessita de reatncia de rede externa


Barramento CC (Link CC) nico Os inversores CFW-11 possuem acesso ao barramento CC (Link CC) interno permitindo ser configurado para atender aplicaes envolvendo a utilizao de um barramento CC nico, assim como para sistemas regenerativos. Utilizado para configuraes em sistemas de mquinas multimotores onde as pontes retificadoras de cada inversor so substitudas por uma nica unidade retificadora geral de entrada, atravs da interligao dos inversores por intermdio de um barramento CC nico. Esta soluo proporciona ainda uma otimizao do consumo energtico do sistema em funo da transferncia de energia entre as unidades inversoras.

Rede de Alimentao

Barramento CC (Link CC) nico

Unidade Retificadora Geral de Entrada

CFW-11
1 n 2 3 4

Economia de espao
Gerenciamento Trmico Inteligente Monitorao da temperatura do dissipador e ahdo ar interno nos cartes eletrnicos possibilitando proteo total dos IGBTs e do ahCFW-11 como um todo. O ventilador do dissipador ligado e desligado automaticamente dependendo da temperatura dos mdulos de potncia. A velocidade e o nmero de horas de operao do ventilador so monitorados e indicados em parmetros correspondentes. So geradas mensagens de alarme ou falha associadas a essas variveis. O ventilador facilmente removvel para limpeza ou substituio.

Funes Multi-speed: at 8 velocidades pr programadas. Regulador PID: controle automtico de nvel, presso, vazo, peso, etc. Ride-Through: operao durante falhas momentneas da rede. Skip Frequency: rejeio de velocidades crticas ou ressonantes. Rampa S: suavidade na acelerao / desacelarao..

Todos os modelos CFW-11 mecnica A, B, C e D tm ahIGBT de frenagem incorporado no produto padro. Proteo de temperatura do motor com termistores as(PTC, PT100 e KTY84). Temperatura ambiente de operao entre 10 C e 50 C. de possvel operar em temperatura ambiente de at 60C com reduo da corrente de sada. Proteo de sobrecarga do motor conforme IEC 60947-4fr 2 e UL508C.

24

CFW-11 Inversor de Freqncia

Blocodiagrama

CFW-11 Inversor de Freqncia

25

Codificao
1 BR 2 CFW11 3 _ 4 5 0016 6 T 7 4 8 9 S 10 _ 11 _ 12 _ 13 14 _ 15 _ 16 _ _ _ Z

1 - Identificao de mercado Define o idioma do manual e parametrizao de fbrica BR = Brasil 2 - Linha CFW11 = Inversor de freqncia WEG srie CFW11 3 - Tipo de construo do inversor Em branco = Inversor em gabinete M = Inversor com construo modular para atender elevadas potncias, linha modular drive 4 - Corrente nominal de sada para regime de sobrecarga normal
Alimentao (n de fases) Monofsica (S) Monofsica ou Trifsica (B) Trifsica (T) 200-240 V (2) 0007 = 7 A 0010 = 10 A 0013 = 3 A 0016 = 16 A 0024 = 24 A 0028 = 28 A 0033 = 33 A 0045 = 45 A 0054 = 54 A 0070 = 70 A 0086 = 86 A 0105 = 105 A 380-480 V (4) 0003 = 3 A 0005 = 5 A 0007 = 7 A 0010 = 10 A 0013 = 13 A 0017 = 17 A 0024 = 24 A 0031 = 31 A 0038 = 38 A 0045 = 45 A 0058 = 58 A 0070 = 70 A 0088 = 88 A 500-600 V (5) 0470 = 470 A 0893 = 893 A 1340 = 1340 A 1786 = 1786 A 2232 = 2232 A 660-690 V (6) 0427 = 427 A 0811 = 811 A 1217 = 1217 A 1622 = 1622 A 2028 = 2028 A

200 - 240 V (2) Tenso 0010 = 10 A

200 - 240 V (2) 0006 = 6 A 0007 = 7 A

5 Nmero de fases S = Monofsica B = Monofsica e Trifsica T = Trifsica 6 - Tenso 2 = 200-240 V 4 = 380-480 V 5 = 500-600 V 6 = 660-690 V 7 - Acessrios Opcionais S = produto padro O = produto com opcionais 8 - Grau de Proteo (no aplicvel para modelos CFW11M) Em branco = padro de fbrica (Mecnicas A, B e C: IP21 - Mecnica D: Nema 1 / IP20) N1 = Nema 1 21 = IP21 9 - Interface Homem-mquina Em branco = padro de fbrica (1) IC = sem interface (tampa cega) 10 - Frenagem Em branco = padro de fbrica (Mecnicas A, B, C e D: IGBT de frenagem incorporado)

11 - Filtro RFI (no aplicvel para modelos CFW-11M) Em branco = padro de fbrica FA = Filtro RFI interno categoria C3 12 - Parada de Segurana Em branco = padro de fbrica (sem funo de parada de segurana) Y = com funo de parada de segurana conforme EN-954-1 categoria 3 13 - Alimentao da Eletrnica externa 24 Vcc (no aplicvel para modelos CFW-11M) Em branco = padro de fbrica: modelos CFW-11 (no possui) e CFW-11M (possui) W = com alimentao externa da eletrnica em 24 Vcc 14 Hardware Especial Em branco = padro de fbrica (no possui) H1 = hardware especial n1 15 Software Especial Em branco = padro de fbrica (no possui) S1 = software especial n1 16 Dgito indicador de Final de Codificao Z = indicador de final de codificao

26

CFW-11 Inversor de Freqncia

CFW-11M (modular drive)


O CFW-11M (modular drive) a nova gerao de inversores de freqncia WEG para elevadas potncias. Disponvel nas potncias de 400 a 2500 cv e tenses de 500 a 690 V com retificador de entrada em 6 e 12 pulsos.

Nota: Os fusveis apresentados no diagrama de blocos acima no esto includos no inversor CFW-11M, mas fazem parte do acionamento AFW-11M

Link CC (conectado ao retificador)

Unidades de Potncia A construo modular permite configurar o AFW-11M (modular drive) conforme a potncia desejada pelo cliente. O conceito utilizado de mdulos no formato book (a largura muito menor do que a profundidade) permite, entre outras coisas, um elevado nvel de compactao do acionamento.

Configurvel at 5 unidades de potncia book

Unidade de Potncia Book

Sada para motor

CFW-11 Inversor de Freqncia

27

WEG Automao S.A. Jaragu do Sul - SC Fone (47) 3276-4000 - Fax (47) 3276-4020 So Paulo - SP Fone (11) 5053-2300 - Fax (11) 5052-4212 automacao@weg.net www.weg.net

753.02/052008 - Sujeito a alteraes sem aviso prvio. As informaes contidas so valores de referncia.

You might also like