You are on page 1of 2

Faculdade Pitgoras Curso: Engenharia Mecnica Prof.

: Agostinho Gomes da Silva Disciplina: Transferncia de Calor Exerccios Captulo 1 - Incropera

Aluno:________________________________________________________________ Turma: ____________________________ Data: __________________________

1) Atravs de uma seo de material isolante, com rea da seo de 10 m2 e espessura de 2,5 cm, passa um fluxo de calor de 3 kW. A temperatura da superfcie interna (quente) do material 415 C e condutividade trmica do material 0,2 W/m.K. Qual a temperatura da superfcie externa? R: 378 C 2) O fluxo de calor atravs de uma chapa de madeira, com 50 mm de espessura e temperaturas de 40 C e 20 C em cada uma das faces de 40 W/m2. Qual a condutividade trmica da madeira? R: 0,10 W/m.K 3) Qual a espessura de uma parede de alvenaria, cuja condutividade trmica de 0,75 W/m.K , para que a taxa de conduo de calor seja 80% da taxa de conduo atravs de uma parede estrutural composta, cuja condutividade trmica 0,25 W/m.K e a espessura 100 mm? As duas paredes trabalham com a mesma diferena de temperatura superficiais. R: 375 mm 4) O interior de uma cmara frigorfica de 20 m de comprimento, 5 m de largura e 3 m de altura deve ser mantido a uma temperatura de 263 K. As paredes da cmara so feitas de uma camada externa de tijolos cuja espessura 25 cm e uma camada interna feita de poliestireno. a) Qual a potncia do sistema de refrigerao da cmara para que a temperatura interna de 263 K seja mantida? b) Calcular a espessura da camada de poliestireno, sabendo que as condutividades trmicas do tijolo e do poliestireno so 0,69 W/m.K e 0,027 W/m.K, respectivamente. 5)Um chip de dimenses 1 cm x 1 cm dissipa uma potncia de 0,005 W. A base e as laterais do chip so isoladas termicamente. Determine a temperatura da superfcie do chip se ar a temperatura de 30 C e com um coeficiente convectivo de troca calor igual a 10 W/m2.C escoa sobre a superfcie exposta do chip. Sugesto: utilize a equao de transferncia de calor por conveco. 6) Um microprocessador de dimenses 1 cm x 1 cm dissipa uma potncia de 0,005 W. A base e as laterais do microprocessador so isoladas termicamente. Determine a temperatura da superfcie do microprocessador se ar temperatura de 30 C com um coeficiente convectivo de troca calor igual a 10 W/m2.C escoa sobre a superfcie exposta do microprocessador. Sugesto: utilize a equao de transferncia de calor por conveco.

7) Uma esfera refrigerada a gua, com 10 mm de dimetro e emissividade 0,9, est mantida a 80 C dentro de um grande forno a vcuo cujas paredes esto a 400 C. Qual a taxa de transfercia lquida de calor entre as paredes do forno e a esfera?

Parte conceitual Exerccio 1 Quais o tipos de problemas abordados pela Termodinmica e pela transferncia de calor?

Exerccio 2 Quais os modos bsicos de transferncia de calor? Explique os mecanismos fsicos associados a cada um desses modos.

Exerccio 3 O que fluxo de calor e taxa de transferncia de calor? Quais as unidades dessas grandezas? Exerccio 4 O que gradiente de temperatura? Qual o seu papel na transferncia de calor? Quais so as unidades do gradiente de calor? Exerccio 5 Enuncie a Lei de Fourier. Exerccio 6 Defi na a condutividade trmica a partir da lei de Fourier. Quais so as unidades da condutividade trmica? Qual o papel da condutividade trmica na transferncia de calor? Exerccio 7 Qual o efeito de potencial na transferncia de calor? Exerccio 8 Qual o mecanismo de potencial na transferncia de calor, na corrente eltrica em um circuito eltrico e no escoamento (por gravidade de um fluido em uma tubulao? Exerccio 9 Qual a diferena entre a conveco natural e a conveco forada? Exerccio 10 Enuncie a Lei de Newton para o resfriamento. Qual o papel do coefi ciente de transferncia de calor por conveco na Lei de Newton para o resfriamento? Exerccio 11 Enuncie a lei de Stefan-Boltzman. Que a unidade de temperatura devemos utilizar ao trabalharmos com a lei de Stefan-Boltzman? Exerccio 12 O que emissividade? Exerccio 13 Qual a diferena entre energia trmica armazenada e a energia trmica gerada? Exerccio 14 Qual o papel da energia trmica armazenada e da energia trmica gerada no balano de energia de uma superfcie? Exerccio 15 Qual a diferena entre energia trmica armazenada e a energia trmica gerada?

You might also like