You are on page 1of 3

01) Qual a principal caracterstica que distingue os mamferos dos demais seres vivos?

Resposta
Os mamferos so os nicos animais que possuem glndulas mamrias, que produzem leite para alimentar os filhotes. 02) Compare as aves e os mamferos, indicando semelhanas e diferenas.

Resposta
Os mamferos e as aves possuem pulmes, corao com quatro cavidades, so endotrmicos, sua fecundao interna e os pais cuidam da prole. As aves no possuem bexiga urinria, dentes, pnis, orelha e nus, que os mamferos apresentam. Elas possuem penas, moela, papo, cloaca, sacos areos, ossos pneumticos e bico, alm de colocarem ovos (ovparas), caractersticas que os mamferos no apresentam. 03) As aves podem ser divididas em ratitas e carenadas. Qual o critrio usado para essa diviso? D exemplos.

Resposta
O critrio usado para essa diviso o de se a ave voa ou no. As aves ratitas no voam e possuem o esterno achatado: ema, avestruz, quivi. As aves carenadas voam e possuem o esterno em forma de quilha ou carena: arara, beija-flor e pingim. 04) As aves so animais que conseguem voar porque, durante sua evoluo, elas foram se adaptando, aprimorando, assim, essa funo. Que adaptaes elas desenvolveram que lhes permitem voar?

Resposta
As aves no possuem dentes e muitos ossos de seu esqueleto sofreram fuso. Elas tm asas no lugar dos membros anteriores, possuem penas, leves e flexveis, que facilitam o vo, e apresentam ossos pneumticos, que so ocos e contm ar, tornando o corpo mais leve e o vo, mais fcil. O osso esterno possui forma de quilha, em que se prendem os fortes msculos peitorais que movimentam as asas.O sistema reprodutor tambm est adaptado ao vo, pois as aves machos no apresentam pnis e as fmeas possuem um s ovrio. No apresentam bexiga urinria e no sistema respiratrio h sacos areos - bolsas cheias de ar -, que alm de diminurem a densidade das aves ainda reservam ar durante os vos. 05) A classe das aves est subdividida em um grande nmero de ordens. Essa diviso est baseada principalmente na forma das penas e do bico. Pensando nos diferentes formatos de bico que elas apresentam, relacione a forma com a funo que eles exercem.

Resposta
O bico das aves est adaptado a sua alimentao. Aves de rapina, que se alimentam de carnes, possuem bicos fortes, curvos e cortantes, que dilaceram suas presas. J as aves que comem insetos e larvas de dentro de rvores possuem bicos longos, fortes e afilados, que furam a madeira dos troncos, retirando o alimento de seu interior. Os patos e marrecos apresentam bico filtrador, que deixa escorrer a gua e retm o alimento. Aves que se alimentam de frutos duros, como coquinhos, apresentam bicos bem fortes, capazes de abrir e raspar esses frutos. 06) Os rpteis so os primeiros vertebrados adaptados vida fora da gua. Para que essa nova forma de viver tenha ocorrido, eles desenvolveram adaptaes importantes durante a sua evoluo. Explique-as.

Resposta

Os rpteis realizam a fecundao interna: o macho introduz diretamente os espermatozides dentro do corpo da fmea, sem depender da gua para que esse processo ocorra de forma eficaz. Tambm possuem ovos com casca, que alm de protegerem o embrio que se desenvolve oferecem os nutrientes necessrios para seu crescimento. Para garantir a vida em terra firme, protegendo-se das constantes perdas de gua, esses animais apresentam a pele impermevel, coberta por placas sseas ou escamas e respiram atravs de pulmes, adaptados a retirar o oxignio do ambiente areo. 07) Por que os rpteis conseguem ficar longos perodos sem respirar?

Resposta
Por no necessitarem de muita energia para manter a temperatura do corpo constante, os rpteis no precisam realizar a respirao celular em espaos curtos, pois nesse processo que a energia produzida e liberada; alm disso, so animais ectotrmicos, que usam o calor do meio ambiente para controlar a temperatura do corpo. 08) Os rpteis so considerados os ancestrais das aves e dos mamferos. Que caractersticas eles possuem que indicam esse parentesco to prximo com as aves e mamferos?

Resposta
Os rpteis possuem respirao pulmonar. Os crocodilianos apresentam corao com quatro cavidades, realizam fecundao interna e possuem uma proteo sobre a pele, evitando assim a perda excessiva de gua. As aves e os mamferos possuem todas essas caractersticas. Em relao proteo da pele, as aves possuem penas e os mamferos, plos. 09) Quais so as ordens dos rpteis e que caractersticas cada uma possui?

Resposta
Quelnios- a maioria das espcies herbvora, possui uma carapaa de osso coberta de queratina que protege o corpo. Ex.: jabuti e tartaruga. Crocodilianos -possuem o corpo coberto por escamas e placas sseas, so carnvoros, passam boa parte do tempo na gua. Ex.: crocodilos e jacar. Escamados- todos possuem o corpo coberto por escamas, alimentam-se de insetos, alguns so herbvoros, outros comem ovos, aves e mamferos. Ex.: lagartos e cobras. 10) As aves possuem uma glndula na regio da cauda chamada glndula uropigeana. Qual a importncia dessa glndula principalmente para as aves aquticas?

Resposta
Essa glndula produz um leo que a ave passa nas penas com o bico, tornando-as impermeveis. Se no fosse essa glndula, as penas da ave, quando molhadas, ficariam encharcadas, aumentariam o peso do corpo da ave e ela afundaria. 11) Qual a importncia das aves para o ambiente? E para os seres humanos?

Resposta
Para o ambiente -algumas aves se alimentam de insetos e roedores que atacam a lavoura, por isso so importantes para o controle dessas populaes; algumas ajudam a espalhar sementes das plantas, pois eliminam com as suas fezes as sementes das frutas que ingeriram; outras se alimentam do nctar das flores e, ao fazer isso, transportam o plen para outra flor, contribuindo para a reproduo das plantas. Para os seres humanos -as fezes das aves so utilizadas na fertilizao do solo; a carne e os ovos das espcies domsticas de aves constituem um alimento rico em protenas; a beleza das aves e do seu canto.

12) Como a fecundao dos mamferos? Explique.

Resposta
A fecundao sempre interna. Os filhotes se desenvolvem e se nutrem dentro do tero materno: o embrio retira alimento e oxignio do sangue da me por meio de um rgo chamado placenta. E tambm por meio desse rgo que o gs carbnico e outros resduos produzidos pelo embrio so lanados no sangue materno. A comunicao do embrio com a placenta se d atravs do cordo umbilical. 13) Os mamferos se classificam em trs grupos. Quais so eles? Explique.

Resposta
Prototrios- mamferos que possuem plos e produzem leite. A fmea possui glndulas mamrias, mas no tem mamilos. So ovparos e tm cloaca. Metatrios -mamferos com placenta pouco desenvolvida: o embrio completa seu desenvolvimento dentro de uma bolsa chamada marspio existente no ventre da me. As glndulas mamrias ficam no interior do marspio. Eutrios -mamferos vivparos, com placenta bem desenvolvida. 14) Como as aves se reproduzem?

Resposta
Os sexos so separados e a fecundao interna. Como o macho no possui pnis, a passagem do espermatozide para o corpo da fmea ocorre quando o macho e a fmea encostam suas cloacas. As aves so todas ovparas. 15) O que a seringe?

Resposta
um rgo que se localiza na traquia e produz o canto dos pssaros. As aves cantam mais no perodo de reproduo.

You might also like