You are on page 1of 6

EscolaSecundriaDomManuelMartins

Setbal
Ficha Formativa Fsico Qumica Ano Lectivo 2007/ 2008 Prof. Carlos Cunha ANO I

N. ___ NOME: ________________________________________

TURMA: B

Exerccios de Preparao para o Teste Intermdio


1. Leia atentamente o texto seguinte:
H 10 ou 20 mil milhes de anos sucedeu o Big Bang, o acontecimento que deu origem ao nosso Universo. Toda a matria e toda a energia que actualmente se encontram no Universo estavam concentradas, com densidade extremamente elevada (superior a 5 1016 kg m3) uma espcie de ovo csmico, reminiscente dos mitos da criao de muitas culturas talvez num ponto matemtico, sem quaisquer dimenses. Nessa titnica exploso csmica o Universo iniciou uma expanso que nunca mais cessou. medida que o espao se estendia, a matria e a energia do Universo expandiam-se com ele e arrefeciam rapidamente. A radiao da bola de fogo csmica que, ento como agora, enchia o Universo, varria o espectro electromagntico, desde os raios gama e os raios X luz ultravioleta e, passando pelo arco-ris das cores do espectro visvel, at s regies de infravermelhos e das ondas de rdio. O Universo estava cheio de radiao e de matria, constituda inicialmente por Hidrognio e hlio, formados a partir das partculas elementares da densa bola de fogo primitiva. Dentro das galxias nascentes havia nuvens muito mais pequenas, que simultaneamente sofriam o colapso gravitacional; as temperaturas interiores tornavam-se muito elevadas, iniciavam-se reaces termonucleares e apareceram as primeiras estrelas. As jovens estrelas quentes e macias evoluram rapidamente, gastando descuidadamente o seu capital de hidrognio combustvel, terminando em breve as suas vidas em brilhantes exploses supernovas devolvendo as cinzas termonucleares hlio, carbono, oxignio e elementos mais pesados ao gs interestelar, para subsequentes geraes de estrelas. O afastamento das galxias uma prova da ocorrncia do Big Bang, mas no a nica. Uma prova independente deriva da radiao de microondas de fundo, detectada com absoluta uniformidade em todas as direces do cosmos, com a intensidade que actualmente seria de esperar para a radiao, agora substancialmente arrefecida, do Big Bang.
In Carl Sagan, Cosmos, Gradiva, Lisboa, 2001 (adaptado)

1.1. De acordo com o texto, seleccione a alternativa CORRECTA. (A) A densidade do Universo tem vindo a aumentar. (B) Os primeiros elementos que se formaram foram o hidrognio e o hlio. (C) O Universo foi muito mais frio no passado. (D) O volume do Universo tem vindo a diminuir. 1.2. De acordo com o texto, seleccione, entre as alternativas apresentadas, a que corresponde a duas provas da existncia do Big Bang. (A) A existncia de buracos negros e a expanso do Universo. (B) A aglomerao das galxias em enxames de galxias e a diversidade de elementos qumicos no Universo. (C) O desvio para o vermelho da radiao das galxias e a libertao de radiao gama aquando da formao do deutrio. (D) A expanso do Universo e a deteco de radiao csmica de microondas. 1

1.3. Seleccione a alternativa que permite substituir correctamente a letra A, de forma que a seguinte equao traduza a fuso de um ncleo de deutrio com um proto, com libertao de radiao gama.

1.4. As estrelas so muitas vezes classificadas pela sua cor. O grfico da figura 1 representa a intensidade da radiao emitida por uma estrela, a determinada temperatura, em funo do comprimento de onda da radiao emitida.

1.4.1. Indique a cor da radiao visvel emitida com maior intensidade pela estrela. 1.4.2. Seleccione a alternativa que permite calcular, no Sistema Internacional, a temperatura da estrela, para a qual mxima a potncia irradiada, sabendo que essa temperatura corresponde a um comprimento de onda de 290 nm e que T = 2,898 10-3 m.K.

1.4.3. A radiao emitida por uma estrela tambm nos pode dar informao sobre a sua composio qumica. Escreva um texto onde explique por que razo se pode concluir, por comparao do espectro solar com os espectros de emisso do hidrognio e do hlio, que estes elementos esto presentes na atmosfera solar. 1.5. O efeito fotoelctrico consiste na remoo de electres de um metal quando sobre ele incide uma radiao adequada. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmaes seguintes. (A) Para cada metal, o efeito fotoelctrico ocorre, seja qual for a radiao incidente, desde que se aumente suficientemente a intensidade desta radiao. (B) Se uma radiao vermelha capaz de remover electres de um determinado metal, o mesmo acontecer com uma radiao azul. (C) A energia cintica dos electres emitidos por uma chapa metlica na qual incide radiao depende no s da natureza do metal, mas tambm da radiao incidente. (D) Existindo efeito fotoelctrico, dois feixes de radiao, um ultravioleta e o outro visvel, com a mesma intensidade, ao incidirem sobre um determinado metal, ambos produzem a ejeco de electres com a mesma velocidade. (E) Existindo efeito fotoelctrico, os electres mais fortemente atrados pelos ncleos dos tomos do metal em que incide uma radiao so ejectados com menor velocidade. (F) O nmero de electres emitidos por uma chapa metlica na qual incide uma radiao depende da frequncia dessa mesma radiao. (G) O nmero de electres emitidos por uma chapa metlica na qual incide uma radiao depende da intensidade dessa mesma radiao. (H) Se um dado metal possui energia de remoo A, ao fazer incidir sobre ele uma radiao de energia 3A, sero ejectados electres com energia cintica A.

2. Leia atentamente as informaes seguintes.


Mais de 70% da superfcie da Terra est coberta por gua, e 97% dessa gua encontra-se nos oceanos. A gua dos oceanos uma soluo aquosa extremamente complexa (Tabelas 1 e 2). H cerca de 1,5 1021 L de gua salgada nos oceanos, dos quais 3,5% (em massa), em mdia, matria dissolvida.

Define-se a salinidade de uma gua do mar como a massa, em gramas, de sais dissolvidos num quilograma dessa gua e expressa-se em partes por mil (%0). Embora a salinidade da gua de um oceano varie consideravelmente de lugar para lugar, as propores relativas dos elementos permanecem constantes. H sculos que se estudam processos de dessalinizao da gua salgada, para obteno de gua potvel. O mtodo mais antigo de dessalinizao a destilao. A dessalinizao por congelao, que tem estado a ser desenvolvida h vrios anos, baseia-se no facto de que, quando uma soluo aquosa congela, o slido que se separa da soluo praticamente gua pura. A dessalinizao por osmose inversa , actualmente, muito utilizada e economicamente o processo mais vivel. 2.1. Com base na informao apresentada, seleccione a alternativa CORRECTA. (A) A massa de sdio que se encontra na gua dos oceanos cerca de cinco vezes maior do que a massa de magnsio. (B) A gua existente nos rios representa 3% da gua existente na Terra. (C) A massa de cloreto de sdio dissolvida nos oceanos calculada por

(D) A salinidade mdia da gua dos oceanos 35 partes por mil.

2.2. Com base na informao apresentada, seleccione a alternativa INCORRECTA. (A) O composto de frmula qumica MgCl2 est dissolvido na gua do oceano. (B) A dessalinizao da gua salgada por destilao e a dessalinizao por congelao envolvem mudanas de fase. (C) A dessalinizao da gua salgada por destilao , dos trs processos referidos, o mais econmico. (D) A salinidade diminui em zonas ocenicas que recebem grandes descargas de gua de rios. 2.3. O esquema da figura 1 representa um processo simples de dessalinizao da gua salgada.

2.3.1. Descreva num texto, com base no esquema da figura 1, como se obtm gua dessalinizada atravs deste processo. 2.3.2. Apresente duas desvantagens da aplicao deste processo em grande escala. 2.4. Recolheu-se uma amostra de 5,0 dm3 de gua do oceano. Calcule, com base nas informaes apresentadas nas tabelas 1 e 2 e na Tabela Peridica, a massa de cloreto de sdio obtida por evaporao completa da gua da amostra referida. Apresente todas as etapas de resoluo. 2.5. O magnsio, Mg, e o bromo, Br, so extrados comercialmente, em grande escala, da gua do oceano. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmaes seguintes. Consulte a Tabela Peridica. (A) Os tomos de bromo e de flor tm o mesmo nmero de electres de valncia. (B) A configurao electrnica 1s2 2s2 2p6 3s1 3p1 pode corresponder a um tomo de magnsio. (C) O raio atmico do elemento bromo superior ao raio inico do anio brometo. (D) A energia de primeira ionizao do tomo de magnsio inferior energia de primeira ionizao do tomo de cloro. 5

(E) Os electres do tomo de magnsio, no estado de energia mnima, esto distribudos por seis orbitais. (F) Trs electres do tomo de bromo ocupam uma orbital cujos nmeros qunticos, n, l e m_, tm, respectivamente, os valores 1, 0 e 0. (G) Os electres do tomo de bromo, no estado de energia mnima, esto distribudos por orbitais de nmero quntico principal 1, 2, 3, 4 e 5. (H) O magnsio e o bromo so elementos que pertencem, respectivamente, s famlias dos metais alcalino-terrosos e dos halogneos. 3. Um balo contm 4,48 dm3 de amonaco, NH3(g), em condies normais de presso e temperatura (PTN). Seleccione a alternativa que permite calcular o nmero de molculas de amonaco que existem no balo.

Problemas retirados dos Exames Nacionais de 2006 e 2007.

You might also like