You are on page 1of 86

GEOMORFOLOGIA FLUVIAL

Introduo

Estudo dos processos e formas relacionadas ao escoamento dos rios Rios agente de transporte mais importante das reas mais elevadas para baixo (qualquer fluxo canalizado)

Cursos naturais de gua doce, com canais definidos e fluxo permanente ou sazonal para um oceano, lago ou outro rio

Principal agente modelador do relevo (eroso, transporte e deposio)

Processo persistente e abrangncia do processo

Vale
Poro do terreno onde a drenagem se estabeleceu A forma do vale reflete a interao dos processos fluviais, geolgicos e climatolgicos

Interflvio

Poro mais alta do terreno que separa os vales divisor de guas


rea da superfcie terrestre que drena gua, sedimentos e materiais dissolvidos, para uma sada comum

Bacia de drenagem

McKnight (1999)

Pode ser classificado quanto a constncia no escoamento:


Efmero

seco a maior parte do ano mas o fluxo estabelece imediatamente aps a chuva (lenol fretico abaixo do leito fluvial regies de fundo rochoso)
P
Qss
Lenol

Qs

Intermitente funciona parte do ano e fica seco outra (regies secas) P Qb Qss
Lenol 1) chuvoso 2) estiagem

Qs

Perene drena o ano inteiro P Qb Qss


Lenol 1) chuvoso 2) estiagem

Qs

Classificao quanto ao desenvolvimento geomorfolgico


Rios Jovens com velocidades elevadas, apresentam acentuado potencial erosivo no fundo do canal, presena de rpidos e cachoeira, eroso vertical; Rios Maduros so apenas capazes de carrear sedimentos que chegam calha trazidos por tributrios jovens, Incio da eroso lateral no canal principal; Velho ou Senil correm em regies bem planas com velocidades baixas, a eroso vertical cessa e a eroso lateral atinge os canais secundrios, apresentando constante modificao de curso provocadas pela deposio de sedimentos (meandros).

Garnero (2005)

McKnight (1999) - Davis

Classificao quanto a contribuio do aqufero:


recebem contribuio do aqufero Influente contribuem para a recarga do aqufero
Efluente

Teixeira et. al. (2001)

HIDROLOGIA E GEOMETRIA HIDRAULICA

Quantidade de gua no canal fluvial funo das guas superficiais e subterrneas e a proporcionalidade destas duas fontes funo:
Clima Solo Rocha Declividade Cobertura

vegetal

Geometria hidrulica o estudo das relaes entre:


vazo

e velocidade das guas forma do canal (vale em V mais erosivos concentra energia e aumenta a eroso) carga de sedimentos (+ energia = + velocidade = sed) declividade (+inclinado = + energia = + velocidade)

Vazo e velocidade

Velocidade de fluxo - fatores que determinam a sua variao


declividade

do perfil longitudinal rugosidade do leito eficincia do fluxo Quanto mais inclinado e liso o fundo maior a velocidade de fluxo

Forma do canal

Canal em rios resultante da ao exercida pelo fluxo sobre os materiais rochosos do leito e das margens. A dimenso do canal controlada pelo equilbrio das foras erosivas e de deposio Morfometria do canal

Raio hdrico relao da rea da seo transversal e profundidade Concentrao de sedimento quantidade de detrito por volume Forma do canal depende da vazo e da taxa de sedimentao Superior coleta gua e erode (entalhamento e regresso da cabeceira) Inferior sedimentao Intermediria eroso e sedimentao (transio)

Partes do rio

Press et. al. (2006) Christofoletti (1980)

Tipos de fluxo
Laminar escoa ao longo do canal reto e suave, baixas velocidades e pequeno transporte Turbulento quando a velocidade excede o valor crtico e o fluxo tornase turbulento

Press et . al. (2006)

Carga de sedimentos

Descarga lquida (Q= A x V, onde A rea da seo e V velocidade da corrente)


Competncia - tamanho mximo de partcula que o rio pode transportar Capacidade volume suspenso (silte e argila)

Descarga slida carga de fundo e em suspenso, relao linear entre a descarga fluvial e o material em suspenso Capacidade de eroso das margens e leitos, transporte e deposio dependem:

Carga sedimentar (suspenso, saltao e rolamento) Tamanho e forma das partculas

declividade

Press et . al. (2006)

Press et . al. (2006)

Canal fluvial de montante (nascente) a jusante (foz)


Aumenta o dbito (vazo), a largura e a profundidade do canal Diminui o dimetro do sedimento, competncia do rio, resistncia de fluxo e declividade

Perfil transversal x velocidade e turbulncia:

Abaixo da superfcie rea de maior velocidade Superfcie com ar atrito menor velocidade Leito simtrico e rio retilneo maior velocidade no centro do canal Leito assimtrico e rio mendrico mxima velocidade e turbulncia nas margens cncavas decrescendo para convexa.

TRABALHO DOS RIOS

Eroso
Ocorre a partir de processos: Corroso (alterao qumica) Corraso (desgaste, atrito mecnico) Cavitao (presso de gua nas partculas facilitando a fragmentao da rocha)

Eroso da gua do rio depende:


Velocidade de turbulncia das guas Volume e tamanho das partculas transportadas

Teixeira et . al. (2001)

Press et . al. (2006)

Transporte

Soluo carga dissolvida (precipitao qumica quando saturar, frao fina) Suspenso partcula fina (saltao, arrasto e rolamento compem a carga de fundo que o rio transporta) Granulometria diminui para jusante relao de competncia do rio diminui a declividade e aumenta a profundidade Ocorre quando h diminuio na competncia ou na capacidade fluvial, sendo funo de: Reduo da declividade Reduo do volume Aumento da carga detrtica Formas resultantes - Plancie de inundao, deltas, cones de dejeo

Deposio

Press et . al. (2006)

EQUILBRIO FLUVIAL

Rio equilibrado aquele que atingiu o estado de estabilidade, de modo que, em determinado perodo de tempo, a gua e a carga de detritos que entram no sistema so compensados pelo que sai O estado de estabilidade atingido e mantido pela interao mtua das caractersticas do canal. Ele um sistema auto-regulador, qualquer alterao nos fatores controladores causar uma mudana Perfil de equilbrio alcanado quando se ajusta o dbito (vazo), velocidade e carga detrtica. Com a diminuio da declividade e da velocidade, h diminuio da competncia da granulometria dos sedimentos dos componentes da carga do leito.

TIPOS DE LEITO

Leito espao que pode ser ocupado pelo escoamento das guas Tipos de leito:

Vazante leito menor que utilizado para o escoamento da gua baixa, contribuio da gua subterrnea Leito menor encaixado entre margens bem definidas (impede o crescimento vegetal), observa-se depresses (irregularidades) e partes retilneas e obliquas Leito maior regularmente ocupada pela cheia, pelo menos uma vez ao ano (eventos extremos)

Utilizando o critrio da litologia


Leito sobre rocha coerente Leito sob material mvel (canal onde se faz medidas de geometria hidrulica)

Christofoletti et . al. (1980)

Diques marginais depsitos elevados, alongados em faixas sinuosas junto as bordas dos canais
Press et . al. (2006)

Imagem de satlite mostrando a plancie aluvial dos rios Mississipi e Missouri (EUA)

Press et . al. (2006)

TERRAOS FLUVIAIS

Os terraos fluviais so:


Antigas

plancies de inundao abandonadas Plataforma aplainada de largura varivel

Situada em ocasio que o curso de gua no consegue atingir Os terraos podem se formar por:
Movimento

eustticos mudana no nvel de

base Oscilao do clima

TIPOS DE CANAIS

Meandrante Anastomosado Reto Entrelaado

Canais Retilneos

Pouco frequentes, geralmente representam trechos ou segmentos curtos. Canais controlados por linhas tectnicas (falhamentos, fraturas, faixas de cisalhamento) Canais limitados por cordes arenosos em plancies deltaicas. Geralmente associados a um leito rochoso homogneo que oferece igualdade de resistncia eroso fluvial. Formao de depresses (pools) e barras (riffles) ao longo do perfil longitudinal do leito. Ou seja, mesmo o canal sendo retilneo, ele pode apresentar feies de canais sinuosos, porque seu talvegue no segue uma linha reta.

Canais Anastomosados

Apresenta mltiplos canais separados por ilhas fluviais (barras extensas com vegetao) e pequena migrao lateral (Rio Araguaia trecho da Ilha do Bananal). Ocorrem em reas de baixo gradiente e esto geralmente presentes em regies mais midas.

Teixeira et . al. (2001)

Teixeira et . al. (2001)

Canais Entrelaados

Grande volume de carga de fundo. A variao temporal da descarga sedimentar provoca a formao de ramificaes ou mltiplos canais separados por barras arenosas, muitas vezes ilhas assimtricas. O perfil transversal do canal largo e raso, com uma tendncia a ser simtrico. Apresenta ainda pontos elevados (barras ou ilhas) e depresses (talvegue) Geralmente associados a gradientes relativamente altos com contraste topogrfico acentuado O estabelecimento do padro entrelaado est diretamente associado as condies locais de clima, tipo de substrato,cobertura vegetal e gradiente. Natureza impermevel do substrato + ausncia da cobertura vegetal = aumento da eroso do solo, o que leva a um aumento na produo de material detrtico que chega ao canal fluvial. Precipitaes concentradas e longos perodos de estiagem (clima rido e semi-rido) e rpido degelo (clima frio) oferecem as melhores condies para o estabelecimento do padro entrelaado

Press et . al. (2006)

Canais Meandrantes

Descrevem curvas sinuosas e muitas vezes semelhantes. Ocorrem geralmente em reas de baixo gradientes com fluxos contnuos e regulares, com abundante carga sedimentar em suspenso. Tpicos de reas midas cobertas por vegetao ciliar. Os meandros representam um estado de estabilidade do canal, ou seja, h um ajuste entre as variveis hidrolgicas: declividade, largura e profundidade, velocidade do fluxo, rugosidade do leito, carga slida e vazo. O padro meandrante reflete a forma pela qual o rio minimiza a resistncia para fluir e dissipa energia quase uniformemente ao longo do seu curso

meandrante

anastomosado

Teixeira et . al. (2001)

Teixeira et . al. (2001)

Os meandros possuem um carter dinmico, ou seja, esto continuamente mudando de posio. Este aspecto dinmico ocorre devido eroso das margens externas do meandros, seguido da deposio na margem interna da curvatura (formao das barras de pontal).

Meandros abandonados: no possuem mais ligao com o fluxo principal do rio. Resultam da evoluo dos meandros devido a intensa eroso das margens externas.
McKnight (1999)

Teixeira et . al. (2001)

Christofoletti (1980)

Tipos de canais classificados de acordo com:


Sinuosidade

- relao entre o comprimento do talvegue (linha que une pontos mais baixos do canal fluvial) e o comprimento do vale
>1,5 rios com alta sinuosidade Se< 1,5 rios de baixa sinuosidade
Se

Declividade Relao

largura x profundidade (< 10, <40, >40) Grau de entrelaamento (nico canal ou canais mltiplos)

Teixeira et . al. (2001)

Teixeira et . al. (2001)

Teixeira et . al. (2001)

ESTRUTURAS GEOMORFOLGICAS

Plancie de inundao Delta Aurola de colmatagem lacustre Borda de terrao fluvial Cordo ou dique arenoso Feixe de cordes arenosos Leque aluvial Marca de paleodrenagem

Planicie de inundao

Delta

Aorola de colmatagem lacustre

Borda de terrao fluvial

Cordo arenoso

Press et . al. (2006)

Feixe cordo arenoso

Leques aluviais

Teixeira et . al. (2001)

Marca de paleodrenagem

Teixeira et . al. (2001)

Press et . al. (2006)

Barra de pontal

Press et . al. (2006)

HIERARQUIA FLUVIAL

Consiste em estabelecer a classificao de determinado curso de gua no conjunto total da bacia hidrogrfica no qual se encontra Existem vrios tipos de classificao, tais como Horton, Strahler, Scheidegger e Shreve entre outros. Contudo a classificao mais utilizada a de Strahler Classificao de Strahler utiliza os seguintes conceitos:

Rede fluvial ou de canais padro interrelacionado de drenagem formado por um conjunto de rios em determinada rea. Fonte ou nascente lugar onde o canal se inicia Desembocadura ponto final da rede de drenagem Confluncia ponto onde dois canais se encontram Ligamento ou juno trecho ou segmento que no recebe afluente (fonte e 1a confluncia), fica a jusante da 2a confluncia, ou desembocadura e 1a juno montante.

Hierarquia fluvial segundo Strahler Canais de 1a ordem sem tributrio da nascente at a confluncia Canais de 2a ordem confluncia de dois canais de 1a ordem e s recebem afluentes de 1a ordem Canais de 3a ordem confluncia de dois canais de 2a ordem e podem receber afluente de 2a e 1a ordem Canais de 4a ordem confluncia de dois canais de 3a ordem e podem receber afluentes de 3a, 2a, e 1a ordem

Christofoletti (1980)

Anlise morfomtrica da bacia hidrogrfica engloba:


Ordenao

dos canais Anlise linear engloba ndices e relaes da rede hidrogrfica cujas medies so efetuadas ao longo de linhas de escoamento Anlise areal engloba medies planimtricas e areal Analise hipsomtrica engloba medies de inclinao

Press (2006)

TIPOS DE DRENAGEM

Drenagem Processo indicador da estrutura do terreno que depende:


Pluviosidade Topografia Vegetao Textura

do solo Litologia Estrutura das rochas

Classificao dos cursos de gua utilizando relao do curso com a estrutura

conseqente curso do rio determinado pela inclinao das camadas subsequente curso d rio se desenvolve ao longo de estruturas (estratos pouco resistentes ou fraturas ou falhas) corre paralelo a direo da camada obsequente curso inverso a inclinao das camadas resequente fluem na mesma direo dos consequentes, mas nasce em nvel mais baixo (reverso da escarpa). insequente nenhuma razo para orientao estrutural, reas planas (sem origem deformacional) superimposto rochas erodidas e corre em discordncia com os cursos atuais antecedente estabelece o curso antes da atividade tectnica e se mantm aps o vento

Christofoletti (1980)

Modelos de drenagem ou padres de drenagem (arranjo dos cursos de gua) condicionado pela
litologia

e estrutura clima e evoluo geomorfologica

Dendrtico (rvore)

Ramificaes irregulares, em todas as direes e variados ngulos de unio. Desenvolve-se em rochas com resistncia horizontal uniforme Indica

Rocha sedimentar horizontal ou dobrada gnea macia Metamorfismo de alto grau

Easterbrook, 1999

Trelia

Tributrios e principais alongados e retos aproximadamente paralelos entre si e ngulo reto de unio Sugere estratos de vrias resistncias inclinados ou paralelos Sem origem estrutural terrenos glaciais ou restinga

Easterbrook, 1999

Radial

Drenagem que se irradia de um ponto central de forma circular ou oval, que se origina prximo ao topo e corre ao longo dos flancos em todas as direes Centrpeta converge par o centro (crateras e depresses) Centrifuga diverge do centro (domos e cones)

Paralelo
Cursos paralelos entre si Ocorre devido a declives unidirecionais extensos e pronunciados ou cristas lineares alongadas Controle estrutural com vertentes longas

Retangular
Curva com ngulo reto no principal e tributrio Mais irregular que trelia e sem paralelismo Condicioname nto estrutural diclases e falhas

Easterbrook, 1999

Anelar

Tipos de reas dmicas e bacia erodida em contraste com rochas fracas e duras Curso de gua de forma circular, concntrica e de poucos troncos Abatimento de caldeira
Easterbrook, 1999

Christofoletti (1980)

Caractersticas variveis no modelo de drenagem


de integrao unificao dos cursos de gua (alto grau percurso simples) Densidade numero de curSo de gua por rea Orientao conjunto de direes dos cursos de gua (topografia ou estrutura) Grau de controle dominncia de orientao Angularidade variao das direes do curso ngulo de unio
Grau

A anlise do padro de drenagem pode indicar:


Textura

e permeabilidade Grau de erodibilidade Estrutura do terreno Anomalias

Referncias bsicas

Captulos 3 e 4. Christofoletti, A. Geomorfologia. So Paulo: Edgard Bluncher, 1980 Captulos 7 e 10. Teixeira, W.; Toledo, M. C. M.; Fairchild, T. R. & Taioli, F. Decifrando a Terra. So Paulo : Oficina de Textos, 2000. Captulo 14. Press, F; Siever, Raymond; Groetzinger, John; Jordan, Thomas H. Para entender a terra. So Paulo: Editora Artmed. 4 edio, 2006

You might also like