You are on page 1of 5

A Nova Crtica de Afrnio Coutinho

Por Marcelo Janurio* Reproduo

A transformao crucial na recepo eapreciao da arte j gerou muitas polmicas no pas, sendo que o principal protagonista de uma das mais barulhentas delas foi o professor, crtico literrio e jornalista baiano Afrnio Coutinho (1911-2000). A controvrsia se inicia em 1948 quando, aps retornar de uma viagem aos EUA durante a qual exerceu o cargo de redator-secretrio da revista Selees do Reader's Digest em Nova York, Afrnio Coutinho empreendeu na seo "Correntes Cruzadas" (do Suplemento Literrio do Dirio de Notcias do Rio de Janeiro) uma campanha pela renovao da crtica.
Afrnio Coutinho (1911-2000)

Este movimento ficou conhecida como "Nova Crtica", ligado ao formalismo norteamericano do New Criticism, uma anlise esttico-literria que floresceu entre os anos 40 e 60 e que privilegiava a nfase apreciativa da obra. Assim, em meados do sculo XX, esta era a definio nada satisfeita de Coutinho para a crtica brasileira:
"(...) crtica aquela atividade que se exerce de maneira sistemtica e militante nos folhetins e rodaps de jornais semanalmente, na maioria dos casos. No interessa o contedo. (...) No comum, ela consiste em um longo artigo, em que um livro ou um autor servem de pretexto para divagaes mais ou menos pessoais do 'crtico', a propsito ou margem do assunto tratado. Ser possvel, analisando-se os exemplos mais tpicos, reduzir a tcnica a uma frmula ou nariz-de-cera que se ajusta, mais ou menos, com algumas variantes, maioria dos casos." (Coutinho, 1975:59-60)

No Brasil, onde supostamente a crtica correspondeu terceira fase do modernismo, Tristo de Athayde antecipou a tendncia da Nova Crtica ao defender em seu livro "Afonso Arinos" (1922) o expressionismo crtico, que consistia em privilegiar o objeto, a obra, e no o sujeito, o crtico e suas impresses da obras. Por esta tica, a teorizao da crtica como disciplina cientfica batia de frente com a prtica de apreciao habitualmente realizada nos jornais. A nova crtica cientfica, assim como a crtica erudita, no tinha mais espao no jornalismo moderno que emergia do ps-guerra, um modelo em transformao que era impulsionado pelo rpido crescimento da indstria de bens culturais e do pblico consumidor a abandonar o carter majoritariamente opinativo pelo informativo. Era nestes parmetros que, j naquela poca, a crise da crtica se anunciava:
"Periodicamente, surgem na imprensa lamentaes pelo desaparecimento da crtica, que no mais preenche sua funo. Os folhetins crticos escassearam, quase no mais existem. A crtica legtima desertar do jornal, refugiando-se nos rgos especiais, acompanhando a evoluo dos estudos literrios. No h mais clima para estes nos jornais, como no h para a crtica erudita." (Coutinho, 1975:14)

Tal campanha pregava a renovao dos mtodos e processos da crtica, provocando reaes e controvrsias no ambiente letrado e jornalstico nacional. O propositor Afrnio Coutinho foi acusado pelos desafetos de ser inimigo das chamadas crticas de rodap, feitas principalmente em jornais e por jornalistas, ao aventar a sua "extino".

Na verdade, se defendia Coutinho, a proposta era a reavaliao da crtica de rodap, que ele identificara com o modelo do review anglo-saxo. Os ingleses e norte-americanos, conforme comprovou, tinham bem clara a distino entre "criticism" e "review", ou seja, entre crtica e resenha: "praticada na imprensa diria, a crtica no podia deixar de sofrer a influncia do esprito ligeiro e superficial do jornalismo, o que lhe comunicou um carter circunstancial, aproximando-a do tipo do 'review' dos ingleses e norte-americanos" (Cf. Coutinho, 1968). Nos EUA, comparava, no existe o rodap nos jornais. Existe o Review, que so sees de registro de livros, e seus autores no so tidos como crticos. Ainda mais que "nenhum grande crtico americano assina uma seo permanente, diria, semanal ou mesmo mensal de crtica". Deixam esta tarefa para os reprteres de livros, que enchem as pginas dos jornais com as notcias de livros, "mais ou menos encomendadas e controladas pelas casas editoras" (Coutinho, 1969:22). Entretanto, por encarar a literatura com "um esprito de facilidade e mercantilismo", o reviewer no levado a srio (muito menos reverenciado) por ningum no pas-sede do capitalismo moderno, os Estados Unidos.
"Assim o 'review' um gnero jornalstico, um tipo de crtica aplicada informao jornalstica. Parte da crtica, no sentido de que o 'reviewer' deve ter experincia literria, conhecer os problemas literrios e crticos, inspirar-se em cnones crticos, na avaliao do livro. Mas o que ele faz no jornal, periodicamente, no crtica, embora isso no queira dizer que ele no possa ser um crtico e fazer crtica em outra ocasio. A crtica exige diferentes mtodos e critrios que tornam o seu resultado incompatvel com o exerccio peridico e regular em jornal, e mais incompatvel com o prprio esprito do jornalismo, que informao, ocasional e leve. A crtica para 'scholars', intelectuais; o 'review' para consumo popular e por isso deve ser legvel e informativo." (Coutinho, 1975:79-80)

Pois no Brasil, onde o universo intelectual girava em torno da literatura, havia naquela poca (talvez ainda hoje) a noo de que crtica era o que os jornais traziam nos ditos rodaps, impedindo o desenvolvimento da verdadeira crtica literria cientfica. O sucesso pblico da resenha impressionista a tornava desde o sculo XIX uma tradio arraigada na imprensa brasileira, que no via com bons olhos a introduo de novas exigncias para a tarefa crtica. Entretanto, para Afrnio Coutinho o esprito do jornalismo moderno j no comportava o antigo diletantismo nem as necessidades da nova disciplina crtica especializada.
"Entre ns, s se compreende como crtica a que se exerce nos jornais, sob forma de rodap, a respeito dos livros publicados. a frmula francesa do sculo XIX, (...) uma frmula esgotada e superada. No Brasil, apesar das queixas, s pouqussimos resistem ainda agora. O simples noticirio dos livros das sees de colunismo a substituiu com mais propriedade jornalstica. Pois o moderno jornalismo, trepi-dante e superficial, j no comporta os longos rodaps nos quais os crticos se derramavam sobre ou a propsito dos livros." (Coutinho, 1960:13)

Para o crtico da crtica, no Brasil ela se reduzia justamente ao subjetivismo dos rodaps, onde imperavam os "crtico-jornalistas", diletantes da crtica vindos de outras reas que no as letras, em um momento em que as faculdades de jornalismo, lembremos, ainda estavam em estgio de implantao. O rodap, um jogo arbitrrio e de esprito superficial, era por aqui a ltima palavra em crtica: "a atividade jornalstica de registro de livros, em alguns casos exercida

com inteligncia e saber, que se costuma batizar de crtica entre ns", argumentava com pesar Afrnio Coutinho. O princpio norteador da renovao supunha que a crtica e a resenha fossem formas de apreciao ligadas e assemelhadas, mas no idnticas:
"Criticismo a crtica elevada, sria, tcnica. Review a nota ligeira, jornalstica, efmera. (...) Contudo no jamais a crtica". Assim, necessria a separao da grande crtica (feita em boas revistas literrias e em estudos srios) do rodap, que invariavelmente resulta em uma crtica "aleatria, inconsistente, sem padres nem guias, condicionada impresso pessoal, s flutuaes dos motivos e objetivos pessoais do autor, ao seu carter, s circunstncias do ambiente em que ele se move, s imposies de natureza extraliterria, poltica ou social" (Coutinho, 1969:23).

Com a evoluo da rea, eram necessrios novos mtodos, critrios e cdigos ticos, longe "da improvisao irresponsvel, do enciclopedismo superficial, do comentarismo metido a crtica, da ignorncia feita padro" que por aqui imperavam. Para Coutinho, tradicionalmente nos jornais brasileiros escreviam-se artigos paralelos e marginais, que no implicavam nem a necessidade de se ler o livro. Eram opinies feitas sem uma maior preparao, base do improviso, em suma, uma "crtica opinitica do gostei-no-gostei ou do achismo, ou do personalismo ou grupalismo das panelinhas ou dos partidos polticos", que o autor identificava na maioria dos crticos de jornal, na sua "atividade apressada" (Cf. Coutinho, 1969). Ademais, no h meios de o comentarismo crtico praticado pelos jornalistas ser embasado, pela natureza gil dos veculos, onde a pressa impede a fruio completa das obras. De tal forma que, com a evoluo tcnica e de conceitos pela qual passou a crtica, a antiga crtica jornalstica foi deslocada para a posio de resenha, cujo trao distintivo seria a divulgao editorial, tarefa onde o profissional tem que ser mais subjetivo, mais expositivo, mais reprter. O jornalismo, por sua essncia informativa, procura dar conta de todas as manifestaes que vm tona e no deve, por isso, reivindicar a anlise crtica aprofundada. O artfice da campanha escreveu em 1956:
"O 'reviewer' um jornalista, trabalhando sobre um tipo especfico de notcia, o livro do momento. Enquanto o crtico um profissional especializado na anlise, interpre-tao e julgamento da obra de arte literria, no pertencente a nenhum tempo determinado porque sempre sua contem-pornea. O livro objeto do 'reviewing' pode morrer e jamais tornar-se matria para a crtica." (Coutinho, 1975:73)

Logo, Coutinho no pregava, como o acusavam os opositores, a destruio da crtica de jornal, que considerava til e necessria como notcia jornalstica. Era para atender a essa natureza noticiosa do jornalismo moderno que os comentaristas deveriam se adaptar s novas necessidades de um pblico leitor cada vez mais volumoso. Atacava sim a autoridade com que os crticos-jornalistas revestiam sua atividade na nova conjuno, os rodaps que "no merecem o respeito e a venerao de que so cercados, o prestgio que se lhes empresta", j que o que fazem so meros registros de livros, "sem nenhum valor de julgamento, nem para o bem nem para o mal" (Coutinho, 1975:21). Valor de julgamento, eis uma chave para o problema da suposta crise do jornalismo cultural. Para Coutinho, a crtica o exerccio da capacidade julgadora, valorativa,

uma forma de arte, segundo os ensinamentos de Tristo de Athayde e dos tericos anglo-americanos. Alm disso, a crtica de contemporneos implica uma srie de condies de ordem moral, como "equilbrio interior, pureza de intenes, fidelidade a certos princpios, honestidade de meios, -sem as quais o crtico no passa de um fraseador vulgar". No Brasil, entretanto, a crtica de rodap estraga a melhor vocao crtica, pois so raros os que "resistam tentao do pedantismo, do dogmatismo, da compenetrao, raros os que no se deixam dominar pela noo de auto-suficincia e de exagerada conscincia de si prprios que provm do prestgio do rodap" (Coutinho, 1975:20). Para corroborar sua tese de prestgio imerecido dos rodaps, Coutinho recorre a Nelson Werneck Sodr que anteriormente j havia desqualificado o noticirio adjetivado como provincianismo fora da realidade, empenhado em "distribuir adjetivos, classificando tais obras em boas, ms, regulares" (Coutinho, 1975:65). Argumenta que os rodaps no correspondem mais s necessidades e sensibilidade do pblico atual, uma vez que anlises acuradas da natureza e finalidade do jornalismo moderno mostraram que "o pblico no exige os rodaps de crtica, nem sente falta deles, com o seu desaparecimento dos grandes jornais". Tal necessidade reside doravante no comentrio informativo sobre os livros aparecidos, sobre o que acontece no mundo dos livros, sobre a natureza deles, o assunto de que tratam, e notas leves, informativas, deixando ao leitor o trabalho de ler e de julgar o valor da obra (Coutinho, 1975:56-57). No limite, a crtica de rodap seria uma comdia, que no dialoga com os artistas e desinteressa os leitores, confundindo a ambos. Alm disso, muitas vezes resvalava para o compadrismo, especialmente quando assinada por desconhecidos, o que gerou a necessidade, depois adotada como padro, de indicao sobre a qualificao do autor do texto. Assim, decretava o autor em sua coluna de 3 de julho de 1955:
"a nossa superficialidade jornalstica e a irresponsabilidade gerada por nossa falta de conscincia universitria, fazem do julgamento crtico entre ns uma verdadeira comdia, pelas contradies e o desencontrado de seus pronunciamentos, desde o elogio rasgado condenao mais deslavada. O autor, desarvorado por juzos to opostos, fica sem saber quem o idiota: se ele ou os seus crticos. Mas uma certeza ele forma: a da inutilidade da crtica." (Coutinho, 1975:42)

Portanto, se o rodap j no tinha qualquer utilidade sequer para o leitor, a no ser como informao, se o jornalismo moderno s admitia a resenha breve e simples, superficial e efmera, era para Coutinho um dever pblico a sua inadivel abolio. (Critica a respeito do comodismo ultramoderno de textos de rpida leitura, consequncia do Flanuer) O jornal, onde no mais havia espao para a crtica cientfica, no poderia pretender a avaliao embasada das obras, desnecessria para o artista e indesejada pelo pblico. Deveria assumir definitivamente a forma de lista de lanamentos, sem pretenses crticas valorativas. Como concluso da campanha, o autor propunha a desmoralizao do rodap: "No se abandonem os folhetins, mas atribua-se-lhes apenas a devida e modesta posio de registro de livros. No pensar neles em

termos de crtica, nem exigir deles a funo que a ela compete" (Cf. Coutinho, 1975). No imaginava ele como este formato se prolongaria pelo sculo afora em novas mutaes da indstria e do jornalismo. A tarefa histrica da Nova Crtica se obliterou, mas a diferenciao que emergiu h mais de meio sculo deste debate clara, e se os reclamadores do jornalismo cultural insistem hoje em requerer consistncia crtica da resenha, porque a distino no muito clara nos trpicos, no a enfatizam suficientemente ou a ignoram absolutamente. Tal fato, independentemente da veracidade dos motivos, no justifica a hbris, a egolatria inercial, o personalismo exacerbado, a falta de pesquisa, o texto medocre, a desdia e o despreparo intelectual, os interesses esprios e a promiscuidade com o mercado; Acusaes recorrentes dirigidas ao jornalismo cultural na passagem para o sculo XXI. Tambm o compromisso pblico do jornalismo corre riscos, uma vez que, ao tangenciar as idias optando pelo comportamento, os resenhistas fazem um resumo acrescido de senes e impressionismos cujo resultado invarivel acaba por ser a desinformao do leitor sobre o que realmente bom, original e maduro. Referncias bibliogrficas
COUTINHO, Afrnio. Crtica e Crticos. Rio de Janeiro: Editora Organizao Simes. 1960. __________________. Crtica e Potica. Rio de Janeiro: Livraria Acadmica, 1968. __________________. Da Crtica e da Nova Crtica. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1975. JANURIO, Marcelo. O Olhar Superficial: as transformaes no jornalismo cultural em So Paulo na passagem para o sculo XXI. ECA/USP, So Paulo, 2005. Dissertao de mestrado.

You might also like