You are on page 1of 5

REGISTRO DE CANDIDATOS Impugnao ao registro

Introduo

O registro de candidatura o ato da Justia Eleitoral que determina quem, em carter oficial, ser candidato nas eleies. Para isso, a Justia Eleitoral desenvolveu um procedimento prprio que visa evitar que candidatos que no renam as condies de elegibilidade ou estejam inseridos em causas de perda ou suspenso dos direitos polticos alcancem os cargos pblicos (art. 3 do CE, art. 1 da LC n 64/90 e art. 15 da CF). Aps processado o pedido de registro1, estando ele devidamente instrudo e no havendo vcios na candidatura ou impugnao, o processo ser julgado e os candidatos sero declarados registrados. Contudo, pode ser que o registro de candidatura sofra alguma oposio sob a alegao de hipteses de inelegibilidade ou de falta de condio de elegibilidade, o que ensejar que o pedido de registro dependa de deciso de uma ao chamada Ao de Impugnao de Registro de Candidatura (AIRC), a qual se destina a impedir o deferimento do pedido de registro de candidatos inaptos.

Conceito, fundamentos e competncia da AIRC Costa ensina (2009, p. 279) que a AIRC uma ao incidental ao de pedido de registro, suscitando a questo prejudicial da inexistncia do direito subjetivo do prcandidato ao registro, merc de sua inelegibilidade ou da ausncia de alguns dos documentos exigidos legalmente. Prossegue aduzindo que temos, de conseguinte, duas aes autnomas, que tm finalidades diferentes e contrapostas: (a) a ao de pedido de registro de candidato, de jurisdio voluntria e com legitimados definidos no art. 94 do CE; e (b) a ao de impugnao de registro de candidato, de jurisdio contenciosa e proposta incidentalmente ao de pedido de registro. Em suma, a AIRC tem como fundamentos a falta de condio de elegibilidade, a incidncia de causa de inelegibilidade ou o descumprimento de formalidade legal. Conforme j estudado, as condies de elegibilidade encontram-se elencadas no art. 14,
1

Disponvel em: <http://www.tse.jus.br/institucional/escola-judiciaria-eleitoral/roteiros-de-direitoeleitoral>. Acesso em 11 out. 2013.

3, da Constituio Federal. No que se refere s causas de inelegibilidade, podem ser constitucionais ou infraconstitucionais, sendo as primeiras previstas no artigo 14, 4, 6 e 7, da Lei Maior, e as demais prescritas no artigo 1 da Lei Complementar n 64/90 (GOMES, 2012, p. 272). O juzo competente para receber e decidir a AIRC ser: O Tribunal Superior Eleitoral, quando se tratar de candidato a presidente ou vice-presidente da Repblica; Os Tribunais Regionais Eleitorais, quando se tratar de candidato a senador, governador e vice-governador de estado e do Distrito Federal, deputado federal, deputado estadual e deputado distrital; Os juzes eleitorais, quando se tratar de candidato a prefeito, vice-prefeito e vereador. No que tange necessidade de representao para interposio da AIRC, de acordo com a pacfica jurisprudncia do TSE, a petio referente citada ao no precisa ser subscrita por advogado (Agravo Regimental no Recurso Especial n 33.378, rel. Min. Marcelo Ribeiro, de 4.12.2008). Mas, na hiptese de recurso contra deciso em processo de registro, ser exigido que a parte esteja devidamente representada por advogado.

Procedimento da AIRC (arts. 3 a 7 da LC n 64/90) A AIRC poder ser ajuizada por qualquer candidato, partido poltico, coligao2 ou representante do Ministrio Pblico no prazo de cinco dias, contados da publicao do pedido de registro (art. 3 da LC 64/90).3 Sua petio dever indicar a causa pela qual deve ser indeferido o pedido de registro, especificar todas as provas que demonstrem que o alegado verdade e, se for o caso, apresentar os nomes das testemunhas (que sero no mximo seis). A partir da data em que terminar o prazo para impugnao, passar a correr, aps a devida notificao, o prazo de sete dias para que o candidato possa contestar a ao, juntar documentos, indicar testemunhas e requerer a produo de provas.
2

O partido poltico coligado no tem legitimidade para apresentar ao de impugnao de registro de candidatura isoladamente, nem mesmo recorrer de deciso no processo de registro. Nessa hiptese, a legitimidade atribuda to somente coligao (Recurso Especial n 19.962, rel. Min. Fernando Neves, de 27.8.2002). 3 No poder impugnar o registro de candidato o representante do Ministrio Pblico que, nos quatro anos anteriores, tenha disputado cargo eletivo, integrado diretrio de partido ou exercido atividade polticopartidria (art. 3, 2, da LC 64/90).

Decorrido tal prazo para contestao, sero designados os quatro dias seguintes para a oitiva das testemunhas do impugnante e do impugnado. Se a impugnao tratar apenas de matria de direito ou se as provas solicitadas no forem relevantes, justifica-se a apreciao, de imediato, do pedido de registro. Contudo, se o candidato impugnado juntar novos documentos, no ser possvel o julgamento antecipado, sendo indispensvel a cincia ao autor da impugnao, sob pena de alegao de cerceamento de defesa. Encerrado o prazo da dilao probatria, as partes podero apresentar alegaes no prazo comum de cinco dias. Encerrado o prazo para alegaes, os autos sero imediatamente enviados ao juiz ou tribunal para proferirem a sentena. Nas fases de apresentao de provas e alegaes finais, o prazo ser comum, inclusive para o Ministrio Pblico Eleitoral4. Por fim, nos termos da Lei Complementar n 64/90, da deciso da AIRC cabe recurso inominado no prazo de trs dias, contados da apresentao da sentena no cartrio que dever se dar, no caso das eleies municipais, trs dias aps a concluso dos autos ao juiz. J na hiptese de eleies gerais, considerando que a deciso sempre ser publicada em sesso, o prazo para a interposio de recurso especial ser de trs dias, contados da sesso em que for decidida a ao. 5

Conforme voto do ministro Ayres Britto no caso do art. 3 e 6 da LC n 64/90, o membro do MP no ter a prerrogativa da intimao pessoal. E no ter porque a lei complementar, ao disciplinar especificamente os processos de registro de candidatura, excluiu alguns atos processuais da regra geral da intimao pessoal a membro do MP (Recurso Especial n 30.322/2008). 5 Art. 8 Nos pedidos de registro de candidatos a eleies municipais, o Juiz Eleitoral apresentar a sentena em cartrio 3 (trs) dias aps a concluso dos autos, passando a correr deste momento o prazo de 3 (trs) dias para a interposio de recurso para o Tribunal Regional Eleitoral. 1 A partir da data em que for protocolizada a petio de recurso, passar a correr o prazo de 3 (trs) dias para a apresentao de contra-razes. 2 Apresentadas as contra-razes, sero os autos imediatamente remetidos ao Tribunal Regional Eleitoral, inclusive por portador, se houver necessidade, decorrente da exigidade de prazo, correndo as despesas do transporte por conta do recorrente, se tiver condies de pag-las. Art. 9 Se o Juiz Eleitoral no apresentar a sentena no prazo do artigo anterior, o prazo para recurso s comear a correr aps a publicao da mesma por edital, em cartrio. Pargrafo nico. Ocorrendo a hiptese prevista neste artigo, o Corregedor Regional, de ofcio, apurar o motivo do retardamento e propor ao Tribunal Regional Eleitoral, se for o caso, a aplicao da penalidade cabvel. Art. 10. Recebidos os autos na Secretaria do Tribunal Regional Eleitoral, estes sero autuados e apresentados no mesmo dia ao Presidente, que, tambm na mesma data, os distribuir a um Relator e mandar abrir vistas ao Procurador Regional pelo prazo de 2 (dois) dias. Pargrafo nico. Findo o prazo, com ou sem parecer, os autos sero enviados ao Relator, que os apresentar em mesa para julgamento em 3 (trs) dias, independentemente de publicao em pauta. Art. 11. Na sesso do julgamento, que poder se realizar em at 2 (duas) reunies seguidas, feito o relatrio, facultada a palavra s partes e ouvido o Procurador Regional, proferir o Relator o seu voto e sero tomados os dos demais Juzes. 1 Proclamado o resultado, o Tribunal se reunir para lavratura do acrdo, no qual sero indicados o direito, os fatos e as circunstncias com base nos fundamentos do Relator ou do voto vencedor.

Notcia de inelegibilidade

A notcia de inelegibilidade difere da AIRC pelo fato de que qualquer cidado no gozo de seus direitos polticos poder, no prazo de cinco dias, contados da publicao do edital relativo ao pedido de registro, dar conhecimento ao Juzo Eleitoral competente sobre eventual inelegibilidade de candidato. De acordo com Gomes (2012, p. 267), a notcia de inelegibilidade constitui uma forma de otimizar a participao do cidado no processo eleitoral. Em outras palavras, tal medida corresponde a uma garantia de participao do cidado no processo de registro, informando ao Juzo Eleitoral possveis causas de impedimento para registro de candidatos, uma vez que ele no legitimado para impugnar o pedido de registro via AIRC. O procedimento da citada medida envolve a sua apresentao, por escrito e em duas vias, a um cartrio eleitoral, o qual, ao receb-la, juntar uma das vias aos autos do pedido de registro do candidato a que ela se refere e encaminhar a outra via ao Ministrio Pblico Eleitoral para que verifique a pertinncia da informao e tome as providncias cabveis. Sendo pertinente a notcia de inelegibilidade, o pedido de registro ser indeferido, ainda que no tenha havido impugnao, nos casos em que o candidato for flagrantemente inelegvel ou no atender a qualquer das condies de elegibilidade.

Referncias

BRASIL. Cdigo Eleitoral. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_ 03/leis/l4737.htm>. Acesso em 01 out. 2013. BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988. Disponvel em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 01 out. 2013. BRASIL. Glossrio Eleitoral. Disponvel em: <.http://www.tse.jus.br/eleitor/glossario/termos-iniciados-com-a-letra-c#coligacaoeleitoral>. Acesso em: 01 out. 2013. BRASIL. Lei n 9.504/97. Disponvel em: ccivil_03/leis/l9504.htm>. Acesso em: 01 out. 2013. <http://www.planalto.gov.br/

2 Terminada a sesso, far-se- a leitura e a publicao do acrdo, passando a correr dessa data o prazo de 3 (trs) dias, para a interposio de recurso para o Tribunal Superior Eleitoral, em petio fundamentada.

BRASIL. Resoluo TSE n 23.373/11. Disponvel <http://www.justicaeleitoral.jus.br/arquivos/tse-resolucao-tse-no-23-373-eleicoes2012>. Acesso em: 01 out. 2013.

em:

BRASIL. Resoluo TSE n 23.221/10. Disponvel em: <http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-anteriores/eleicoes-2010/arquivos/norma-emvigor-23.221-eleicoes-2010>. Acesso em: 01 out. 2013. COSTA, Adriano Soares. Instituies de Direito Eleitoral. 8 ed. Rio de Janeiro: Ed. Lumen Juris, 2009. GOMES, Jos Jairo. Direito Eleitoral. 8. ed. So Paulo: Atlas, 2012. SILVA, Jos Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 27. ed. So Paulo: Malheiros Editores, 2006.

You might also like