You are on page 1of 27

Financiamento a Empreendimentos de Reciclagem de Resduos da Construo Civil: Apresentao do Manual de Orientao

ROGRIO DE PAULA TAVARES Superintendente Nacional Saneamento e Infra-estrutura

INTRODUO
A Resoluo n 307, de 05/07/2002, aprovada pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente CONAMA, torna obrigatria em todos os municpios do Pas a implantao de Planos Integrados de Gerenciamento dos Resduos da Construo Civil uma forma de eliminar os impactos ambientais decorrentes do descontrole das atividades relacionadas gerao, transporte e destinao desses materiais. Determina, tambm, aos geradores, adoo de medidas que minimizem a quantidade gerada, sua reutilizao ou reciclagem e, quando invivel, que os resduos sejam reservados, segregados, para posterior utilizao.

INTRODUO
Em apoio, o Conselho Curador do FGTS aprovou modificao em suas Resolues 251 e 267, e determinou que, no mbito dos programas Pr-Saneamento e FCP-SAN, fossem abertas novas linhas para financiamento de implantao/ampliao de instalaes fsicas para: - recepo, transbordo e triagem; - reciclagem; - aterros visando reservao ou destinao final - aquisio de materiais, mquinas e equipamentos; - execuo das aes complementares de educao ambiental e trabalho social.

INTRODUO
Para orientao, tanto aos agentes envolvidos na gesto e na operao dos RCD, bem como aos possveis proponentes de financiamento para empreendimentos, ser disponibilizado um kit contendo dois manuais, sendo: Volume 1 Manual de Orientao Como Implantar um Sistema de Manejo e Gesto de Resduos da Construo Civil nos Municpios. Volume 2 Manual de Orientao Procedimentos para a Solicitao de Financiamento. Obs: Material j disponvel no site da CAIXA: www.caixa.gov.br > Desenvolvimento Urbano Cartilhas, Guias e Manuais Resduos da Construo Civil

MANUAL DE ORIENTAO VOLUME 1

Como implantar um Sistema de Manejo e Gesto dos Resduos da Construo Civil


Destina-se aos agentes envolvidos na gesto e na operao dos resduos da construo civil, e, especificamente, a implantao, pelo poder pblico local, do Plano Integrado de Gerenciamento dos Resduos da Construo Civil ( segundo Resoluo CONAMA n 307, de 05/07/2002).

Plano Integrado de Gerenciamento de Resduos da Construo Civil abrange:


Programa Municipal de Gerenciamento de Resduos da Construo Civil > diretrizes para pequenos geradores e transportadores Projetos de Gerenciamento de Resduos da Construo Civil > orientam a ao dos grandes geradores pblicos e privados. Para definir-se, concretamente, o Plano Integrado de Gerenciamento de RCD, necessrio o diagnstico sobre gerao, fluxos de materiais e impactos ambientais e econmicos das atividades em cada local.

Elaborao de Diagnstico
Consiste num inventrio capaz de indicar: a quantidade (massas e volumes) de resduos gerados localmente; os agentes envolvidos com a gerao, coleta e transporte dos resduos; as condies de operao dos agentes pblicos e privados que atuam no segmento; a estimativa dos impactos ambientais e econmicos resultantes dos processos atuais.

Elaborao de Diagnstico (continuao):


Estimativa da quantidade de RCD gerada no municpio a soma de trs indicadores: . resduos gerados em edificaes novas - levantamento, junto Prefeitura, de rea construda (a partir de alvars de construo) num determinado perodo de tempo (p.ex. 2 anos) . resduos gerados em reformas, ampliao e demolies - informaes obtidas a agentes coletores, principalmente empresas da cidade, sobre viagens realizadas, massa transportada e participao percentual de reformas, ampliaes e demolies

Elaborao de Diagnstico (continuao):


. resduos removidos em deposies irregulares - dados obtidos junto ao setor responsvel pelos servios de limpeza urbana, sobre viagens realizadas exclusivamente com RCD e massa transportada.

Elaborao de Diagnstico (continuao):


Identificao dos Agentes envolvidos na gerao, transporte e recepo de RCD: - coletores organizados . equipamentos mais utilizados . capacidade volumtrica . carga transportada por viagem . percurso tpico (km/viagem) . faixa de preo . n total de veculos . n de viagens mensais

Elaborao de Diagnstico (continuao):


. . . . . Bota-Foras localizao do bota-fora proprietrio do bota-fora responsvel pela operao nmero de viagens/ms, por tipo de veculo (carroas, caminhonetes, caminhes/caambas).

Elaborao de Diagnstico (continuao):


Identificao dos impactos ambientais Bota-foras clandestinos em vales e vrzeas, alm de deposies irregulares ao longo de rios so problemas em praticamente todas as cidades. . preparao de mapa especfico com posicionamento de deposies irregulares, bota-foras clandestinos e demais reas sob impacto ambiental indesejvel; . identificao do RCD coletado por dia nesses locais; . estimativa do RCD gerado.

Elaborao de Diagnstico (continuao):


Identificao dos impactos econmicos Levantamento dos custos diretos das atividades corretivas de limpeza urbana. . custos relativos correo de deposies irregulares (equipamentos de carga, transporte, trabalhadores); . custos relativos disposio final em aterros ou bota-foras; . custos relativos s atividades de fiscalizao; . custos relativos s atividades de controle de zoonoses.

Definio de Plano Integrado de Gerenciamento de RCD


Princpios gerais de formulao: . Facilitar a ao do conjunto dos Agentes envolvidos. . Disciplinar sua ao, institucionalizando atividades e fluxos. . Incentivar sua adeso, tornando vantajosos os novos procedimentos.

Definio de Plano Integrado de Gerenciamento de RCD


Aes Principais: Ao 1: Implantao de rede de servio para pequenos geradores e transportadores (gesto de pequenos volumes) > inclui conjunto de pontos de entrega para pequenos volumes, a montagem, pela municipalidade, de um circuito para coleta desses materiais e sua destinao final adequada. Ao 2: Implantao da rede de reas para manejo de grandes volumes > inclui reas de transbordo e triagem, reas de reciclagem, aterros para reservao e aterros definitivos para resduos da construo.

Definio de Plano Integrado de Gerenciamento de RCD


Aes Complementares: Ao 3: Criao e implementao de Programa de Informao Ambiental capaz de mudar o comportamento descompromissado, para uma nova postura no manejo desses resduos. Ao 4: Criao e implementao de Programa de Fiscalizao capaz de ampliar adeso s novas reas de apoio ofertadas e difundir necessidade de compromisso por parte de geradores, coletores e receptores de resduos.

Ao 1: Rede de reas para manejo de pequenos volumes (at 1m)


Conhecendo a localizao das deposies irregulares e perfil dos geradores e coletores de pequenos volumes definem-se os limites das bacias de captao de resduos e a localizao dos pontos de entrega voluntria. Definio dos limites da bacia leva em conta: . capacidade de deslocamento dos pequenos coletores (equipados com carrinhos, carroas, etc) em cada viagem, algo entre 1,5 km e 2,5 km; . altimetria da regio (no obrigar a subir ladeiras); . barreiras naturais que impedem ou dificultam o acesso ao ponto de entrega.

Ao 1: Rede de reas para manejo de pequenos volumes (at 1m) (continuao)


Pontos de entrega voluntria devem ocupar reas pblicas ou reas privadas cedidas em parceria, alugadas ou arrendadas, utilizando, preferencialmente, terrenos de formato irregular, com rea entre 200 e 600m.

Obs: O Manual apresenta modelo para estimativa dos custos de implantao e operao dessa Rede de reas para pequenos volumes.

Ao 2: Rede de reas para manejo de grandes volumes


A localizao das instalaes para manejo de grande volumes de RCD depende da avaliao da: . regulamentao do uso do solo no municpio; . localizao das regies com maior concentrao de geradores de grandes volumes (reas residenciais ou comerciais com populao de maior renda, em implantao ou expanso); . existncia de eixos virios para veculos de carga de maior porte.

Ao 2: Rede de reas para manejo de grandes volumes (Continuao)


Instalaes a serem implantadas, de acordo com normas da ABNT: . reas de triagem . reas de reciclagem de resduos classe A . Aterros de resduos classe A da construo civil Obs 1: em municpios de menor porte podem estar concentradas em
um mesmo local. Obs 2: o Manual apresenta modelo para estimativa dos custos de implantao e rede de reas de triagem e reciclagem para gesto de grandes volumes, alm de custos e receitas de operao.

Ao 2: Rede de reas para manejo de grandes volumes (Continuao)


Manual apresenta, anexos, as normas da ABNT para projeto dos trs tipos de instalao. Fornece, tambm: . dimensionamento das reas necessrias para atividade de triagem e reciclagem; . descrio dos equipamentos bsicos e funcionrios necessrios para reciclagem de RCD e madeira e recuperao de solos sujos.

Ao 2: Rede de reas para manejo de grandes volumes (Continuao)


Aes para viabilizar a rede de reas de triagem, reciclagem e aterro: . simplifique rito de licenciamento; . tornar obrigatrio o descarte dos resduos em grandes volumes exclusivamente nas instalaes da rede; . obrigar destinao adequada da totalidade dos resduos resultantes das operaes nas reas de triagem; . incentivar reciclagem de RCD, estabelecendo consumo preferencial de agregados reciclados, principalmente em obras de infra-estrutura.

Ao 3: Programa de Informao Ambiental


Principais aes a serem desenvolvidas no programa: . divulgao entre pequenos geradores e coletores sobre rede de pontos de entrega voluntria; . informao para instituies pblicas e privadas com potencial multiplicador; etc. Obs: O Manual disponibiliza, inclusive, modelos de folheto e cartaz utilizados por municpio que implementou essas aes.

Ao 4: Programa de Fiscalizao
Principais aes de fiscalizao a serem desenvolvidas no programa: . Adequao de agentes coletores s normas do novo sistema de gesto; . Ao dos geradores, inclusive quanto ao uso dos equipamentos de coleta; . Existncia e cumprimento dos projetos relativos s obras de maior porte; etc. Obs: O Manual oferece Minuta de Projeto de Lei para instituir Sistema de Gesto Sustentvel de RCD e Plano Integrado de Gerenciamento, alm de Minuta para Decreto que regulamenta a citada Lei.

MANUAL DE ORIENTAO VOLUME 2

Procedimentos para Solicitao de Financiamento


Objetivos: Consolidar as informaes relativas aos agentes envolvidos; Identificar as aes financiveis; Informar elementos tcnicos e procedimentos necessrios para o pedido de financiamento; Etapas que compem o processo de anlise do pedido de financiamento; Processo de aprovao.

MANUAL DE ORIENTAO VOLUME 2


Atores envolvidos: Ministrio das Cidades: Gestor da Aplicao CAIXA: Agente Financeiro Proponente : Estados, Municpios, Distrito Federal, suas respectivas empresas pblicas no dependentes e empresa do setor privado, constituda sob a forma de SPE. Poder Executivo Municipal: executor da gesto dos resduos da construo civil.

OBRIGADO
rogerio.tavares@caixa.gov.br Superintendncia Nacional de Saneamento e Infra-estrutura SBS Quadra 4 Lotes 3 e 4 2 andar Braslia DF Fone: (61) 414.9818

You might also like