You are on page 1of 2

huberttlima@gmail.

com

MduloI1: SistemaS HUMANOS


Aula: 17

Prof: Hubertt Lima Verde

Frente: 03

A Coordenao Nervosa (Parte I): O sistema nervoso exclusivo dos animais vale - se de mensagens eltricas que caminham atravs dos nervos mais rapidamente que os hormnios atravs do sangue. Alm de coordenar as diversas funes do organismo, contribuindo para seu equilbrio, o sistema nervoso permite que seres vivos dotados de nutrio heterotrfica e mobilidade reajam de modo rpido a estmulos do meio ambiente. O Neurnio: O neurnio apresenta uma regio chamada corpo celular onde se localiza o ncleo e a maior parte do citoplasma. Do corpo celular saem vrias ramificaes arborescentes os dendritos e uma ramificao longa o axnio (figura 1). Ao redor da maioria dos axnios dos vertebrados ficam as clulas de Schwann. Elas so portadoras de uma substncia gordurosa chamada mielina que funciona como um isolante eltrico, aumentando a velocidade de conduo do impulso nervoso, como veremos a seguir.

Figura 3: O impulso nervoso passa pela sinapse atravs de neurotransmissores, que promovem a entrada de sdio no neurnio, provocando a inverso de cargas eltricas e a conduo de um impulso nervoso no neurnio estimulado.

O arco reflexo: Nos rgos sensoriais, como os olhos e os ouvidos, encontramos neurnios sensitivos, encarregados de receber os estmulos externos. Esses estmulos, transformados em impulso nervoso, so levados para o crebro ou para a medula, onde passam para o neurnio motor, por intermdio dos neurnios de associao. O neurnio motor leva a resposta do estmulo a um rgo efetor que pode ser um msculo ou urna glndula. Tal encadeamento de neurnios conhecido como arco reflexo e o tipo de resposta involuntria e automtica que ocorre quando um impulso segue esse caminho denomina - se ato reflexo. Observe na figura 4 um arco reflexo formado pelos trs tipos de neurnios mencionados acima.

Figura 1: A estrutura do neurnio.

O impulso nervoso: Quando um neurnio estimulado, ocorre uma srie de alteraes eltricas em sua membrana, causadas pela entrada de ons sdio e pela sada de ons potssio (figura 2). Essas alteraes que constituem o impulso nervoso podem comear pelos dendritos ou pelo corpo celular e caminham para o axnio.

Figura 4: O encadeamento de neurnios formando um arco reflexo. Neste caso, a resposta a contrao do msculo, fazendo a pessoa tirar o dedo da chama.

Figura 2: Formao e propagao do impulso nervoso.

A sinapse: Na sinapse regio de contato entre dois neurnios existe, geralmente, uma pequena distncia entre as duas clulas envolvidas, isto , no h perfeita continuidade entre a membrana de ambas. A passagem do impulso nervoso nessa regio feita por substncias qumicas: os neuro - hormnios, tambm chamados mediadores qumicos ou neurotransmissores (acetilcolina, noradrenalina e serotonina). Como esses mediadores esto acumulados somente no final do axnio, a transmisso do impulso ocorre sempre do axnio de um neurnio para o dendrito ou o corpo do neurnio seguinte (figura 3). Um processo semelhante ocorre nas junes entre as terminaes dos axnios e os msculos; essas junes so chamadas placas motoras. Por meio das sinapses, um neurnio pode passar mensagens (impulsos nervosos) para centenas ou at milhares de neurnios diferentes.

Coordenao nervosa nos invertebrados: As esponjas no apresentam clulas nervosas tpicas. H apenas algumas clulas musculares que guarnecem os poros de seu corpo e que so capazes de se contrair quando estimuladas, fechando esses poros. J os cnidrios apresentam um sistema nervoso difuso, pois possuem uma rede de neurnios, sem um controle central de mensagens (figura 5). O nmero de neurnios pequeno, mas j existem arcos reflexos formados por trs neurnios embora em certas partes do corpo a mensagem seja conduzida por dois neurnios ou at mesmo por apenas um (figura 5). Um sistema nervoso to simples suficiente para animais fixos ou com pouca mobilidade e com uma organizao corporal de simetria radiada. Desse modo, os rgos sensoriais ficam distribudos pela periferia do corpo, recolhendo informaes vindas de todas as direes. Nos organismos mais ativos, porm, a estrutura do corpo e a organizao do sistema nervoso sofrem modificaes, como veremos a seguir. A centralizao do sistema nervoso: Nos invertebrados mais ativos, encontramos, em geral, uma simetria bilateral, que permite um deslocamento mais rpido ao longo de determinado eixo do corpo. necessrio, portanto, uma maior coordenao nervosa, que fornecida por pequenas condensaes de corpos de neurnios: os gnglios nervosos. Nessas condensaes encontramos um grande nmero de neurnios de associao, que fazem a conexo entre neurnios sensitivos que captam os estmulos do ambiente e neurnios motores que recebem o impulso nervoso de outro neurnio e o enviam a um msculo ou a uma glndula, provocando uma resposta do organismo (contrao muscular ou secreo glandular, por exemplo). Os gnglios funcionam, portanto, como pequenas estaes nervosas, onde, semelhana de estaes telefnicas, so feitas conexes (sinapses) entre neurnios, integrando estmulos (que chegam pelos nervos) e as respostas. Este sistema nervoso, com gnglios que funcionam como centrais nervosas, chamado sistema nervoso centralizado.

WWW.PORTALIMPACTO.COM.BR

Nos vertebrados, os rgos responsveis pela centralizao do sistema nervoso so a medula e o encfalo. Nos equinodermos, h um anel nervoso ao redor da boca. Outra caracterstica dos animais de simetria bilateral que a extremidade do corpo que est na frente, no sentido do deslocamento, mais rica em terminaes nervosas e em rgos sensoriais, e vai experimentando o ambiente antes das outras partes. Surge assim uma cabea no corpo do animal. Na planria (platelminto), por exemplo, a cabea possui olhos simples (ocelos) e gnglios bem desenvolvidos, os gnglios cerebrais ou crebros (figura 5). Desses gnglios saem dois cordes nervosos ventrais, que emitem nervos para o resto do corpo.

Figura 5: O sistema nervoso dos invertebrados.

Nos artrpodes e aneldeos, os cordes apresentam pares de gnglios que se repetem ao longo do corpo, formando uma cadeia ganglionar dupla e ventral (em alguns aneldeos os cordes nervosos e os pares de gnglios sofrem uma fuso). Reveja a figura 5. Assim, podemos dizer que o sistema nervoso da maioria dos invertebrados : duplo h dois cordes nervosos principais; ventral situado ventralmente no corpo; macio o sistema nervoso central no possui cavidades em seu interior, como ocorre em nosso crebro e em nossa medula. O sistema nervoso dos vertebrados: Nos vertebrados, o sistema nervoso surge de um tubo oco o tubo neural situado dorsalmente. A parte anterior desse tubo aumenta e se dilata, formando o encfalo, o restante forma a medula nervosa ou raquidiana ou espinhal (figura 6). Essas duas partes so ricas em neurnios de associao e constituem o sistema nervoso central. Este sistema est protegido por ossos a coluna vertebral e o crnio e por trs membranas as meninges, formadas por tecido conjuntivo propriamente dito: a dura - mter (mais externa), a aracnide (mediana) e a pia-mter (mais interna). Nesta ltima encontramos vasos sanguneos que nutrem o sistema nervoso (figura 6). Entre a aracnide e a pia - mter e no interior das cavidades do sistema nervoso circula o lquido cefalorraquidiano, que funciona como proteo adicional, amortecendo os movimentos do corpo. Do sistema nervoso central partem os nervos cranianos que saem do encfalo - e os nervos raquianos que saem da medula (figura 6). O conjunto desses nervos e os gnglios nervosos formam o sistema nervoso perifrico (figura 6). O sistema nervoso dos vertebrados, portanto, : simples h apenas um cordo nervoso, a medula; dorsal situado dorsalmente no corpo; oco possui cavidades com lquido em seu interior.

O desenvolvimento do encfalo: Durante o desenvolvimento embrionrio dos vertebrados, a regio do tubo neural que forma o encfalo produz trs dilataes: o crebro anterior ou prosencfalo, o crebro mdio ou mesencfalo e o crebro posterior ou rombencfalo (figura 7). Essas dilataes, por sua vez, produzem dobras e sofrem espessamentos em certos locais, formando - se assim as diversas partes do encfalo. Ao longo do desenvolvimento, o prosencfalo divide - se em telencfalo e diencfalo; o rombencfalo divide - se em metencfalo e mielencfalo. A cavidade do tubo neural origina os ventrculos, que so cavidades do encfalo que contm o lquido cefalorraquidiano. Provavelmente essas trs divises j estavam nos primeiros vertebrados. O prosencfalo seria responsvel principalmente pelo controle do olfato; o mesencfalo, pelo controle da viso; o rombencfalo, das funes vegetativas (como o batimento cardaco e a respirao). No entanto, em cada classe de vertebrados essas regies sofreram mudanas, adaptando - se ao modo de vida de cada animal. Na parte correspondente ao telencfalo, formam - se no adulto duas protuberncias: os lobos olfativos e os hemisfrios cerebrais. Os lobos olfativos recebem nervos do nariz. Os hemisfrios cerebrais que so duas dilataes ligadas entre si por um feixe de fibras nervosas chamado corpo caloso constituem o crebro. A outra diviso do prosencfalo o diencfalo origina o tlamo, o hipotlamo e a neuro - hipfise (figura 7). Do crebro mdio, o mesencfalo, formam - se duas projees: os lobos pticos. No crebro posterior, rombencfalo, surgem do metencfalo a ponte (ou ponte de Varlio) e o cerebelo. O bulbo raquidiano (ou bulbo) oriundo do mielencfalo (figura 7).

Figura 7: Esquema geral do encfalo dos vertebrados. Compare com o encfalo de um embrio com cerca de sete semanas e com o encfalo de um homem adulto.

O bulbo, a ponte e o mesencfalo formam o chamado tronco enceflico. Nos peixes e anfbios ele constitui a maior parte do encfalo, controlando as chamadas funes involuntrias ou vegetativas, como digesto, respirao, circulao, etc. O desenvolvimento de cada uma das partes do encfalo varia em cada grupo de vertebrados, como se pode observar na figura 8. Nos peixes, por exemplo, os lobos olfativos so muito desenvolvidos; o oposto acontece com o crebro, que pouco desenvolvido nesses animais, uma vez que a maior parte de suas atividades formada por respostas simples, controladas pelo bulbo, pela ponte ou pelo cerebelo. Este ltimo, responsvel pela coordenao dos movimentos, est bem desenvolvido nas aves, uma vez que o vo exige uma coordenao precisa.

Figura 6: O sistema nervoso dos vertebrados e suas membranas protetoras, as meninges.


WWW.PORTALIMPACTO.COM.BR

Figura 8: Comparao entre os encfalos dos vertebrados.

You might also like