You are on page 1of 34

Trabalho de Concluso de Curso

Licenciatura em Cincias Naturais

O USO DE EQUAES DIFERENCIAIS NA MODELAGEM DE SISTEMAS NATURAIS E OUTROS

Lucas Rangel Thomas

Orientadora: Mariana Malard Sales Andrade

Universidade de Braslia Faculdade UnB Planaltina Fevereiro de 2013

O USO DE EQUAES DIFERENCIAIS NA MODELAGEM DE SISTEMAS NATURAIS E OUTROS

Lucas Rangel Thomas


RESUMO Este trabalho aborda as possibilidades de modelagem matemtica de sistemas atravs de equaes diferenciais, com nfase aos sistemas pertencentes ao ramo das Cincias Naturais. Dependendo do problema de interesse, esta modelagem pode ser feita de forma analtica ou de forma computacional. A seleo dos sistemas analisados neste trabalho foi feita, por um lado, atravs de um estudo da literatura padro na rea e, por outro, a partir de entrevistas com os professores de diferentes reas de pesquisa da Faculdade UnB Planaltina. Palavras-chave: Equaes diferenciais. Modelagem de sistemas. Cincias Naturais. Mtodos analticos. Mtodos numricos.

INTRODUO

Equaes diferenciais so ferramentas matemticas usadas para calcular a evoluo de sistemas. O objetivo da modelagem encontrar a taxa de variao com o tempo das grandezas que caracterizam o problema, ou seja, a dinmica temporal do sistema de interesse. Resolvendo a equao diferencial (ou sistema de equaes diferenciais) que caracteriza determinado processo ou sistema, pode-se extrair informaes relevantes sobre os mesmos e, possivelmente, prever o seu comportamento. Deve-se ter em mente que a modelagem de um sistema em um conjunto de equaes diferenciais fornece, quase sempre, uma descrio aproximada e simplicada do processo real. Ainda assim, a modelagem atravs de equaes diferenciais fornece uma ferramenta poderosa para acessarmos o comportamento geral de vrios tipos de sistemas. Historicamente, a evoluo do ramo da matemtica no qual se insere o estudo das equaes diferenciais aconteceu em paralelo com o desenvolvimento da Fsica, funcionando como ferramenta de clculo das equaes de movimento da mecnica newtoniana, das equaes de onda da fsica ondulatria e do eletromagnetismo e, mais tarde, na formulao da mecnica quntica e da relatividade. Hoje em dia, o uso de equaes diferenciais foi estendido para as mais diversas reas do conhecimento. Para citar alguns exemplos de aplicaes de equaes diferenciais em Cincias Naturais, temos o problema da dinmica de populaes, o de propagao de epidemias, a datao por carbono radioativo, a explorao de recursos renovveis, a competio de espcies como, por exemplo, no sistema predador versus presa. Fora das Cincias Naturais, as equaes diferenciais tambm encontram aplicao em economia, no sistema nanceiro, no comrcio, no comportamento de populaes humanas, dentre outras. Uma das principais razes da importncia das equaes diferenciais que mesmo as equaes mais simples so capazes de representar sistemas teis. Mesmo alguns sistemas naturais mais complexos comportam modelagens em termos de equaes diferenciais bem conhecidas. Por outro lado, problemas cuja modelagem exige equaes diferenciais mais complicadas podem, hoje em dia, ser tratados atravs de mtodos computacionais. Assim, o estudo e o desenvolvimento da rea de modelagem de sistemas atravs de equaes diferenciais so de suma importncia para a compreenso de problemas reais, apresentando aplicaes nas mais diversas reas do conhecimento e, em particular, em Cincias Naturais.

ASPECTOS TCNICOS DO USO DE EQUAES DIFERENCIAIS NA MODELAGEM DE SISTEMAS

O principal desao que se apresenta na modelagem de sistemas em termos de equaes diferenciais formular as equaes que descrevem o problema a partir de um conjunto restrito de informaes, ou pistas, sobre o comportamento geral do sistema. A construo do modelo envolve uma percepo da situao real em linguagem matemtica. Para que o modelo seja uma boa representao da realidade, de fundamental importncia enunciar de maneira precisa os princpios que governam o sistema de interesse. Ora, como cada sistema possui um conjunto de variveis e interaes caractersticas, os modelos propostos aparecem nas mais diversas formas, no havendo uma lista de regras gerais para a representao de determinado sistema ou processo. Apesar disso, segundo Boyce e DiPrima (2012) [2], existem alguns passos que, frequentemente, fazem parte do processo de modelagem: (i) Identicao das variveis que caracterizam o sistema, (ii) Denio das unidades de medida das variveis, (iii) Determinao das leis (tericas ou empricas) que regem as relaes entre as variveis e a dinmica do sistema e (iv) Expressar as leis em termos das variveis identicadas. Uma vez denido o conjunto de equaes diferenciais que descrevem a dinmica do sistema, necessrio resolver as equaes, ou seja, encontrar suas solues. Algumas equaes diferenciais possuem solues analticas, isto , podem ser resolvidas a mo. Porm, em muitos casos, a complexidade dos sistemas modelados implica em equaes complicadas, impossveis de resolver analiticamente. Nesses casos, necessrio lanar mo de tcnicas computacionais (numricas) para a soluo do problema. Alguns dos softwares mais usados na soluo computacional de equaes diferenciais so o Maple e o Mathematica, ferramentas que executam algoritmos de aproximao numrica. Estes softwares tambm so teis na interpretao e representao grca das solues obtidas, possibilitando um entendimento da soluo bem mais claro do que o extrado de tabelas numricas ou frmulas analticas complicadas. Abordagens computacionais podem ser implementadas tambm atravs de linguagens de programao como C e Fortran.

3
3.1

EQUAES DIFERENCIAIS

Denio

Uma equao diferencial uma lei, ou uma prescrio, que relaciona determinada funo com suas derivadas. Em outras palavras, uma equao diferencial estabelece a taxa segundo a qual as coisas acontecem. Resolver uma equao diferencial encontrar a funo que satisfaz a equao e, frequentemente, determinado conjunto de condies iniciais. A partir do conhecimento destas condies, a soluo da equao diferencial fornece o valor da funo em qualquer valor posterior da varivel independente. Em particular,na descrio de um sistema em termos de uma funo da varivel independente tempo, a resoluo da equao diferencial correspondente permite prever o comportamento futuro do sistema.

3.2

Classicao

Nmero de variveis da funo: As equaes diferenciais podem ser classicadas quanto ao nmero de variveis da funo em termos da qual a equao escrita. Equaes diferenciais ordinrias (EDO) so aquelas cuja soluo uma funo de apenas uma varivel, ou seja, podem ser resolvidas apenas por derivadas simples. Um exemplo dado por Boyce e Diprima(2012) [2] de uma EDO dQ(t) 1 d2 Q(t) +R + Q(t) = E (t) (3.2.1) 2 dt dt C que descreve o circuito RLC, com capacitncia C , resistncia R e indutncia L. A funo do tempo E (t) a voltagem (conhecida) impressa no sistema. A funo Q(t), que a soluo procurada da equao diferencial, representa a carga em funo do tempo uindo no circuito. O circuito RLC frequentemente utilizado em rdios. Equaes diferenciais parciais contm funes de mais de uma varivel e, portanto, envolvem derivadas parciais. Exemplos desses tipos de equaes encontrados em Boyce e DiPrima (2012)[2] so a equao de propagao de calor L e a equao de onda a2 2 u(x, t) 2 u(x, t) = x2 t2 4 (3.2.3) u(x, t) 2 u(x, t) = 2 x t (3.2.2)

onde e a so constantes fsicas e u(x, t) , no caso da equao de calor, a temperatura e, no caso da onda, a amplitude como funo da posio x e do tempo t. A equao de calor descreve a conduo de energia trmica em um corpo slido e a equao de onda aparece em uma variedade de problemas envolvendo movimento ondulatrio e tambm na mecnica quntica. Ordem : A ordem de uma equao diferencial denida a partir da derivada mais alta que aparece na equao. Por exemplo, a equao d2 x(t) dx(t) + 2 x(t) = 0 (3.2.4) + c dt2 dt com c e constantes, uma equao diferencial de segunda ordem, pois envolve a segunda derivada da funo x(t). A equao acima descreve uma oscilao x(t) com frequncia e constante de dissipao c. Nmero de funes desconhecidas : Outra classicao de equaes diferenciais formulada a partir do nmero de funes desconhecidas que compem a soluo do problema. Caso s exista uma funo a ser determinada, uma nica equao diferencial suciente. Se existem mais funes, a soluo do problema exige um sistema de equaes composto por tantas equaes diferenciais quantas forem as funes a serem determinadas. Todas as equaes diferenciais mencionadas at aqui tem como soluo uma nica funo. Um exemplo de um problema que envolve mais de uma funo o modelo predador-presa, ou equaes Lotka-Volterra como podem ser encontradas em Boyce e Diprima(2012)[2], descrito pelo seguinte sistema de equaes diferenciais dx = ax xy dt (3.2.5) dy = cy + xy dt Na equao acima, x(t) e y (t) so as populaes da presa e do predador, respectivamente, a serem determinadas em funo do tempo t; a, , c e so constantes cujos valores so baseados em observaes empricas e dependem das espcies particulares em estudo. O modelo acima muito utilizado em Ecologia e outros ramos das Cincias Naturais.

Linearidade : Segundo Boyce e Diprima(2012)[2], a EDO F (t, y, y , ..., y n ) = 0 (3.2.6)

dita linear se F for uma funo linear das variveis y,y ,...,y n , onde, nessa notao, y se refere derivada primeira, y derivada segunda, y n a nsima derivada de y em relao varivel independente t. Assim, a EDO linear geral de ordem n : a0 (t)y n + a1 (t)y n1 + ... + an (t)y = g (t) (3.2.7)

4
4.1

APLICAES E MODELOS CONHECIDOS ENVOLVENDO EQUAES DIFERENCIAIS DE 1a ORDEM

Decaimento radioativo Aplicao em Fsica, Qumica, Engenharia Nuclear, Arqueologia, Geologia, etc.

Segundo Alves (2009)[1], observaes empricas mostram que a taxa de desintegrao de um elemento radioativo, como o carbono-14, em dado instante proporcional quantidade do elemento presente naquele instante. Matematicamente, isto signica que dQ = kQ (4.1.1) dt onde Q = Q(t) a quantidade de carbono-14 no material como funo do tempo t e k > 0 a constante de desintegrao. Assim reduz-se o problema da datao de um material atravs da concentrao de carbono-14 resoluo de uma equao diferencial linear ordinria de 1a ordem. Pode-se resolver esta equao atravs do mtodo de separao de variveis, escrevendo: dQ = kdt Q dQ = k Q dt ln Q = kt + C Q = Dekt (4.1.2)

Supondo conhecida a concentrao inicial Qi , isto , dado Q(t = 0) = Qi , ento: Q(t) = Qi ekt (4.1.3)

A soluo mostra que o decaimento de carbono-14 em uma amostra exponencial. Supondo conhecida a concentrao Q em algum instante posterior t, podese determinar a constante de decaimento k . Por exemplo, sabe-se que a meia 6

vida do Carbono-14 de aproximadamente 5.730 anos. Isto quer dizer que, aps este tempo, a quantidade de Carbono-14 em algum material caiu pela metade, ou seja: 1 Q(5.730) = Qi 2 Substituindo na equ. (4.1.3) para Q(t): (4.1.4)

1 1 Qi = Qi e5.730k e5.730k = (4.1.5) 2 2 Aplicando logaritmo natural nos dois lados da equao, obtm-se: ln e5.730k = ln Isolando k : 1 1 5.730k = ln 2 2 (4.1.6)

ln 1 2 k= k 1, 21.104 /ano (4.1.7) 5.730 A partir do valor de k , pode-se reescrever a equao para a concentrao Q(t) de Carbono-14: Q(t) = Qi e0,000121t (4.1.8) Com o auxlio do Maple pode-se traar o grco da funo acima. A Figura 1 mostra o decaimento exponencial do Carbono-14 para Qi = 100.

Figura 1: Concentrao de carbono-14 Q em funo do tempo t para Qi = 100.

4.2

Dinmica de populaes Aplicao em Biologia, Ecologia, Medicina, Economia, etc.

O estudo da dinmica de populaes envolve o estudo de equaes diferenciais autnomas, ou seja, equaes cuja varivel independente no aparece explicitamente.1 Essas equaes so do tipo dy = f (y ) dt (4.2.1)

Equaes autnomas so teis para determinar o crescimento ou declnio populacional de uma dada espcie e os seus pontos crticos, localizados nos zeros de f (y ). Nestes pontos, dy = 0, ou seja, a taxa de variao da popudt lao se anula. Assim, se a populao, em algum momento, atinge algum dos valores crticos, a partir da ela permanecer constante. Dizemos que a populao atingiu o equilbrio. Digamos que y = y (t) representa a populao de uma determinada espcie em um determinado instante de tempo t. Em uma primeira aproximao, vamos supor que a taxa de variao de y proporcional ao valor atual de y . Podemos representar essa hiptese em uma equao diferencial. dy = ry (4.2.2) dt onde a constante de proporcionalidade r representa a taxa de crescimento (r > 0) ou declnio (r < 0) da populao. A partir da condio inicial y (0) = y0 (4.2.3)

pode-se resolver a equao diferencial utilizando o mtodo de separao de variveis apresentado na seo 4.1, obtendo: y (t) = y0 ert (4.2.4)

A soluo acima mostra que, para r > 0, a populao cresce exponencialmente enquanto que, para r < 0, a populao decai exponencialmente. A Figura 2 mostra o grco dessa soluo para diferentes valores de y0 .

A equao diferencial (4.1.1) que descreve o decaimento do carbono-14 tambm uma equao autonoma.

Figura 2: Populao y em funo do tempo t para r = 0.04 e diferentes valores de populao inicial y0 . vermelho: y0 = 10, verde claro: y0 = 20, azul: y0 = 35, roxo: y0 = 50, verde: y0 = 60

importante observar que o modelo anterior com r > 0, pressupe condies ideais para o crescimento da populao, isto , no considera eventuais fatores limitantes ao crescimento. Em uma situao real pode haver falta de alimento, espao, a presena de predadores entre outros fatores, que modicaro a taxa de crescimento e o resultado anterior de crescimento exponencial ilimitado no ser mais vlido. O caso oposto obtido se utilizar r < 0 que, ao invs de crescimento, gera decaimento exponencial at a eventual extino da populao. Este caso pressupe que h apenas condies que impedem a manuteno ou crescimento da populao e tambm no representativo de situaes reais. No caso de uma populao humana, por exemplo,os avanos tecnolgicos podem constituir um fator favorvel ao crescimento. Mesmo sendo um modelo extremamente simplicado, ele se mostra til na investigao da dinmica de certos tipos de populao como, por exemplo, no estudo de crescimento de tumores. Observaes experimentais mostram que microrganismos que se reproduzem de forma a ocorrer duplicao, como as bactrias e tumores, tm sua 9

taxa de crescimento proporcional ao volume de clulas divididas em um determinado momento. Luz e Corra (2001)[5] estudaram o crescimento de tumores utilizando equaes diferenciais do tipo (4.2.2) encontrando a seguinte soluo: V (t) = V0 e(tt0 ) (4.2.5) onde V (t) o volume de clulas no instante t, V0 = V (t0 ) o volume de clulas no instante inicial t0 e a taxa de variao da populao. De acordo com este modelo, o volume de clulas cresce exponencialmente com o tempo. Como um aprimoramento do resultado anterior de crescimento exponencial ilimitado, Luz e Corra (2001)[5] propuseram um ajuste em V (t) que, ento, toma a seguinte forma: V (t) = V0 e( (1exp(t))

(4.2.6)

onde V0 , e so constantes positivas. A Fig. 3 mostra o grco desta soluo para determinados valores dos parametros V0 , e .

Figura 3: Volume de tumores slidos V em funo do tempo t para = 0.5, = 0.1 e V0 = 1. O crescimento de tumores mais lento com o passar do tempo.

10

Analisando o grco podemos ver que, diferentemente da Fig. 2, aqui o crescimento dos tumores, aps determinado perodo de tempo, atinge seu pice e, a partir desse ponto, o volume permanece constante, ou seja, a populao de tumores atinge o equilbrio. Uma forma de aprimorar o modelo de dinmica populacional fornecido pela eq. (4.2.2) substituir a constante r por uma funo h(y ), obtendo uma equao modicada na qual a dependncia da taxa de variao com a populao no simplesmente linear (caso discutido anteriormente), mas uma funo mais complexa que leva em considerao eventuais fatores externos limitantes ou favorveis ao crescimento. Assim, vamos estudar a equao: dy = h(y )y dt (4.2.7)

Escolheremos a funo h(y ) a partir de nosso conhecimento do problema real. Vamos tomar h(y ) tal que: (i) h(y ) = r > 0, com r constante, quando y for pequeno, pois baixas populaes tendem a aumentar sem muita inuncia do meio externo, isto , a taxa de crescimento a cada instante depende essencialmente do nmero de indivduos naquele instante (hiptese anterior aplicada a baixas populaes); (ii) Aps determinado valor de populao, h(y ) comea a diminuir quando y aumenta, devido a fatores limitantes, como alimento, espao, entre outros (nesse regime, a populao tende a crescer, pois pela eq. (4.2.7) temos que h(y ) > 0 dy/dt > 0, mas em uma taxa menor; (iii) Eventualmente h(y ) cruza a reta h = 0 (onde a populao pra de crescer pois a, de acordo com a eq. (4.2.7), dy/dt = 0); (iv) A partir desse ponto, h(y ) < 0 (e, consequentemente, tem incio um decaimento populacional j que, de acordo com a eq.(4.2.7), teremos h(y ) < 0 dy/dt < 0). A funo mais simples com essas propriedades h(y ) = r ay , onde a uma constante positiva. Substituindo essa funo na eq. (4.2.7), obtemos: dy = (r ay )y dt (4.2.8)

Essa equao conhecida como a equao de Verhulst ou equao logstica, comumente escrita na forma equivalente dy y = r(1 )y dt k (4.2.9)

onde r a taxa de crescimento intrnseca e k representa o nvel de saturao ou capacidade de sustentao ambiental para determinada espcie em questo. 11

y Na Fig. 4, podemos ver o grco que mostra f (y ) = r(1 k )y em funo de y.

Figura 4: Funo f (y ) para a equao logstica, com valores de k =10 e r =1. Os zeros de f (y ) ocorrem nos pontos (0, 0) e (0, k ).

Podemos ver que as intersees com o eixo x e varivel y , ou seja, os zeros de f (y ), so (0, 0) e (0, k ). Estes so os pontos crticos da equao onde dy/dt = 0. Assim, y = 0, k so os valores de equilbrio da populao, ou seja, a populao ca constante aps atingir estes valores. Podemos encontrar a soluo geral da eq. (4.2.8) utilizando o Maple e com isso determinar o valor da populao em um instante de tempo em particular. Assumindo a condio inicial (4.2.3), obtemos y (t) = y0 k y0 + (k y0 )ert (4.2.10)

A partir da soluo, podemos ver como funciona a dinmica dessa populao para determinados perodos de tempo. A Figura 5 mostra o grco que representa o crescimento de uma populao at atingir a capacidade de sustentao ambiental k , para diferentes valores para a populao incial. A partir desse valor, a populao permanece em equilbrio, ou seja, constante. 12

Figura 5: Soluo da equao de Verhulst, para r = 0.1, k = 100 e os diferentes valores de y0 .

Um outro caso que tambm descreve a dinmica de populaes a equao envolvendo um limiar crtico. Consideremos a seguinte equao: dy y = r(1 )y dt T onde r e T so constantes positivas e T um limiar. (4.2.11)

13

A Figura 6 mostra a funo f (y ). As intersees com o eixo dos y, ou seja, os pontos crticos nos quais a populao atinge o equilbrio so (0, 0) e (0, T ).

Figura 6: Funo f (y ) para a equao com limiar crtico utilizando valores: r = 1 e T = 10. Os zeros de f (y ) ocorrem nos pontos (0, 0) e (0, T ).

Com o auxlio do Maple, podemos resolver a equao diferencial (4.2.11), utilizando a condio inicial (4.2.3). Obtemos a seguinte soluo: y= y0 T y0 + (T y0 )ert (4.2.12)

Na Figura 7 vemos o grco que mostra y (t). Podemos observar trs casos: (i) para a curva azul,y0 < T e a populao decrescente; (ii) para a curva vermelha, y0 = T e a populao constante e (iii) para a curva verde, y0 > T e a populao crescente.

14

Figura 7: Soluo da equao de dinamica populacional com limiar crtico para: r = 0.1 e y0 = 10. Azul: T = 11; Vermelho: T = 10, Verde: T = 9.

4.3

Capitalizao de investimentos Aplicao no Sistema Financeiro[Boyce e Diprima (2012)[2]]

Em muitas situaes, o atual sistema nanceiro utiliza o regime de juros compostos, pois ele oferece uma maior rentabilidade se comparado ao regime de juros simples. As modalidades de investimentos e nanciamentos so calculadas de acordo com esse sistema, portanto de grande utilidade estudlo. Aplicaes nanceiras baseadas em juros compostos podem ser modeladas por uma equao diferencial. Suponha que uma quantia de dinheiro depositada em um banco que paga juros a uma taxa r ao ms. O valor S (t) do investimento em qualquer instante t depende tanto da frequncia de capitalizao dos juros, ou seja, da periodicidade em que os juros so aplicados, quanto da taxa de juros. Se supusermos que a capitalizao feita continuamente, pode-se montar um problema de valor inicial simples que descreve o crescimento do investimento. . Essa quantidade A taxa de variao do valor do investimento dS dt igual a taxa segundo a qual os juros acumulam, que a taxa de juros r, vezes o valor atual do investimento S (t). Ento obtemos a equao diferencial de primeira ordem que descreve o processo: dS = rS dt 15 (4.3.1)

Novamente encontramos uma equao diferencial linear ordinria de 1a ordem. Supondo que o valor inicial de investimento S0 , encontram-se os valores de S para qualquer instante de tempo t. Como resultado, obtm-se: S (t) = S0 ert (4.3.2)

Portanto, como mostra a equao, uma conta bancria com juros capitalizados continuamente cresce exponencialmente! Podemos agora supor que possam existir, alem do acmulo de juros, depsitos e retiradas ocorrendo a uma taxa constante k . Matematicamente, esses depsitos e retiradas entram como uma contribuio aditiva na eq. (4.3.1): dS = rS + k dt onde k > 0 representa depsitos e k < 0 retiradas. A soluo geral dessa equao k (4.3.4) r onde c uma constante arbitrria. Para satisfazer a condio inicial S (0) = S0 : S (t) = cert k r Logo, a soluo do problema de valor inicial c = S0 + (4.3.5) (4.3.3)

k (4.3.6) S (t) = S0 ert + (ert 1) r Onde S0 ert a parte que representa os juros compostos em si, e k (ert 1) r a parte referente a depsitos ou retiradas a uma taxa k . Dessa forma, simula-se uma situao mais real, onde h uma exibilidade para o cliente de um banco, por exemplo, realizar depsitos ou retirar dinheiro de uma conta poupana. A Figura 8 mostra como o saldo S varia com o tempo t para os diversos valores de k .

16

Figura 8: Capital S em funo do tempo t para S0 = 100 e diferentes valores de k . Azul: k > 0; Verde: k = 0; Vermelho: k < 0.

5
5.1

APLICAES E MODELOS CONHECIDOS ENVOLVENDO EQUAES DIFERENCIAIS DE 2a ORDEM

Oscilador harmnico amortecido Aplicao em Fsica e Engenharias [Projeto de Iniciao Cientca [6]]

Todo objeto material composto de tomos ou molculas que, mesmo sob condies normais de temperatura e presso, esto em constante vibrao. Esta dinmica vibracional constitui os chamados modos naturais ou normais de vibrao do material. Entender como funciona a dinmica vibracional interna dos materiais muito relevante para a pesquisa fundamental em reas do conhecimento como a fsica, qumica, engenharia, cincias de materiais, entre outras. Um sistema vibracional simples cujo estudo pode ser feito atravs de equaes diferenciais o oscilador harmnico amortecido. O movimento harmnico amortecido ocorre quando uma fora externa dissipativa atua sobre um oscilador harmnico fazendo com que a velocidade de seu movimento reduzase gradualmente. Um exemplo tpico de fora externa dissipativa a fora de resistncia do ar. Um sistema oscilando no ar acaba por ter reduzida sua 17

energia cintica e, portanto, sua amplitude de oscilao devido fora de resistncia que o ar exerce sobre o sistema. A partir da segunda lei de Newton possvel escrever a equao de movimento do oscilador harmnico amortecido da seguinte forma: d2 x dx (5.1.1) + c + 2x = 0 2 dt dt onde x = x(t) a posio do oscilador com funo do tempo t, dx sua dt d2 x velocidade, dt2 sua acelerao, c a constante de amortecimento e a frequncia angular. O conhecimento da posio x(t) do oscilador para cada instante de tempo requer a resoluo de uma equao diferencial linear ordinria de 2a ordem. Supondo uma soluo para a equao diferencial da forma x(t) = ef (c,)t Onde f (c, ) uma funo dos parmetros c e . Obtm-se que: dx = f (c, )ef (c,)t dt e d2 x = f 2 (c, )ef (c,)t 2 dt Substituindo na equao diferencial (5.1.5): (5.1.3) (5.1.4) (5.1.2)

d2 x(t) dx(t) +c + 2 x(t) = f 2 (c, )ef (c,)t + cf (c, )ef (c,)t + 2 ef (c,)t = 0 2 dt dt (5.1.5) Simplicando: f 2 (c, ) + cf (c, ) + 2 = 0 (5.1.6)

Utilizando a frmula de Bhaskara para resolver a equao de segundo grau: c c2 4 2 f (c, ) = (5.1.7) 2 Assim, a soluo geral da equao diferencial dada por:

x(t) = Ae

c+

c2 4 2 t 2

+ Be

c2 4 2 t 2

(5.1.8)

onde as constantes A e B so determinadas a partir das condies iniciais: 18

x(0) = A + B c + c2 4 2 c c2 4 2 x (0) = A( ) + B( ) 2 2 Resolvendo esse sistema para A e B , obtm-se: 2x (0) + (c + c2 4 2 )x(0) A= 2 c2 4 2 2x (0) + (c c2 4 2 )x(0) B= 2 c2 4 2 Substituindo os valores de A e B na eq. (5.1.8) temos: 2x (0) + (c + c2 4 2 )x(0) c+ c2 42 t 2 x(t) = e 2 c2 4 2 2x (0) + (c c2 4 2 )x(0) c c2 42 t 2 e 2 c2 4 2 Existem duas solues tpicas:

(5.1.9)

(5.1.10)

(5.1.11)

(5.1.12)

(i) c2 4 2 < 0 Soluo oscilatria com amplitude exponencialmente decrescente. c2 4 2 = (4 2 c2 ) = i 4 2 c2 (5.1.13)

Reescrevendo a eq. (5.1.12) 2x (0) + (c + i 4 2 c2 )x(0) c t +i 42 c2 t 2 x(t) = e 2e 2i 4 2 c2 2x (0) + (c i 4 2 c2 )x(0) c t i 42 c2 t 2 2 e e 2i 4 2 c2


i
4 2 c2

(5.1.14)

t 2 A soluo composta por oscilaes e com amplitudes que dec crescem exponencialmente com e 2 t , como pode ser visualizado no grco abaixo obtido com Maple.

19

Figura 9: Deslocamento x em funo do tempo t de um oscilador harmnico amortecido para para c = 0, 5 s1 , = 2 rad.s1 , x(0) = 2m e x (0) = 1 m/s. A amplitude da oscilao decresce exponencialmente.

(ii) c2 4 2 > 0 Soluo de decaimento exponencial sem oscilao. Os radicais no precisam ser reescritos e a soluo dada simplesmente pela eq. (5.1.12) O grco da soluo pode ser traado utilizando o Maple conforme a Figura 10. Analisando os dois casos concluimos que: No primeiro, quando c < 2 , a constante de amortecimento relativamente pequena de modo que a tendncia dominante de oscilao e o amortecimento um efeito secundrio. O sistema oscila com amplitude decrescente. No segundo caso, c > 2 , ou seja, a constante de amortecimento grande e a tendncia dominante dada pelo termo de amortecimento. Como resultado, o sistema nem chega a oscilar e a posio decai exponencialmente. A compreenso do comportamento desse sistema simples o primeiro passo na investigao de sistemas vibratrios mais complexos. Alm disso, os princpios envolvidos so os mesmos para muitos problemas. Por exemplo, existe uma analogia entre osciladores forados e amortecidos com o circuito eltrico RLC (que ser discutido na prxima seo). As equaes diferenciais que descrevem estes sistemas so equivalentes, assim como suas solues.

20

Figura 10: Deslocamento x em funo do tempo t de um oscilador harmnico amortecido para c = 4, 1 s1 , = 2 rad.s1 , x(0) = 2 m e x (0) = 1 m/s. O deslocamento diminui exponencialmente sem oscilao.

PROPOSTAS DE MODELAGEM DE PROBLEMAS ATRAVS DE EQUAES DIFERENCIAIS

Foram realizadas entrevistas com professores da Faculdade UnB Planaltina com o objetivo de identicar sistemas das diversas reas do conhecimento que pudessem ser modelados por equaes diferenciais. A ltima parte deste trabalho de concluso de curso pretende modelar, simular e discutir esses sistemas.

6.1

Problema Sugerido pelo professor Ismael Victor Costa (Fsico) - Circuito RLC

O circuito RLC, um tipo de circuito eltrico encontrado especialmente em rdios, consiste de um resistor de resistncia R, um indutor de indutncia L, um capacitor de capacitncia C e uma fonte de alimentao de tenso V (t), como mostrado na Figura 11.

21

Figura 11: Circuito RLC

De acordo com as leis elementares da eletricidade, a queda de tenso no resistor Vr = RI onde I a corrente no circuito. A queda de tenso no capacitor Vc = onde Q a carga no capacitor. E a queda de tenso no indutor: VL = L dI dt (6.1.3) Q C (6.1.2) (6.1.1)

A segunda lei de Kirchho nos diz que, em um circuito fechado, a tenso aplicada igual soma das quedas de tenso no resto do circuito, portanto: L Sabendo que dQ dt pode-se reescrever na eq. (6.1.4) da seguinte forma: I= LQ + RQ + Assumindo as condies iniciais Q(t0 ) = Q0 22 (6.1.7) 1 Q = V (t) C (6.1.5) dI 1 + RI + Q = V (t) dt C (6.1.4)

(6.1.6)

dQ |t=t0 = I (t0 ) = I0 (6.1.8) dt obtm-se uma equao diferencial para a corrente I diferenciando a eq. . (6.1.6) em relao a t e depois usando a eq. (6.1.5) para substituir dQ dt Assim: 1 LI + RI + I = V (t) (6.1.9) C Suponhamos que a tenso externa seja alternada e dada por V (t) = E0 sin t, onde E0 e so constantes positivas representando a amplitude e frequncia de oscilao da tenso, respectivamente.2 Logo: LI + RI + 6.1.1 Soluo Geral 1 I = E0 cos t C (6.1.10)

Uma das formas de resolver uma equao diferencial supor uma soluo que satisfaa a equao. Assim, vamos supor uma soluo particular Ip (t) = A sin (t ) (6.1.11)

com amplitude A e fase . Para a equao acima ser uma soluo, deve-se reescrever a eq. (6.1.10) em termos de Ip , ou seja: LIp + RIp + 1 Ip = E0 cos t C (6.1.12)

Substituindo as derivadas primeira e segunda de IP (t) e rearranjando o lado esquerdo da eq. (6.1.12), obtemos: 1 L 2 )A sin (t ) + RA cos (t ) = C = E0 cos cos (t ) E0 sin () sin (t ) ( (6.1.13)

Para que a equao acima seja verdadeira para todo instante de tempo t, os coecientes dos termos oscilatrios cos(t ) e sin(t ) devem se anular. Logo: 1 (L 2 )A = E0 sin () (6.1.14) C RA = E0 cos ()
2

(6.1.15)

Note que esta escolha de V (t) reproduz a condio fsica de que V (t0 ) = 0.

23

Resolvendo A e , obtemos: L 2 (6.1.14) tan = (6.1.15) R


1 C

= arctan(

L 1 ) R RC

(6.1.16)

(6.1.14)2 (6.1.15)2

(L 2

1 2 (L 2 C ) + R2 2 (6.1.17) As equaes anteriores determinam as constantes A e da soluo particular (6.1.11) em funo dos parmetros experimentais do problema. A eq. (6.1.17) particularmente interessante pois fornece a amplitude A de oscilao da corrente em funo da frequncia de oscilao da tenso no circuito. O grco da eq. (6.1.17) mostrado na Figura 12 para determinados valores de E0 , R, L e C . Note que para 2, A atinge seu valor mximo. Neste ponto, dizemos que o circuito RLC est em ressonncia com a fonte externa de tenso. A m de obter a soluo geral, escrevemos a equao para a soluo homognea, subtraindo a eq. (6.1.12) da eq. (6.1.10):

1 2 ) + R2 2 A = E0 A = C

E0

LIh + RIh + Suponhamos uma soluo da forma

1 Ih = 0 C

(6.1.18)

Ih (t) = ert

(6.1.19)

sendo r uma constante. Substituindo esta soluo na eq. (6.1.18), obtm-se r em funo dos parmetros experimentais R, L e C : R r = r =
L R2 4 C

2L

(6.1.20)

Sabendo que er+ t e er t obedecem a eq. (6.1.18), logo, c+ er+ t e c er t tambm so solues. Assim, pode-se reescrever a soluo geral da eq. (6.1.10) da seguinte forma I (t) = c+ er+ t + c er t + A sin (t ) (6.1.21)

onde r so dados pela eq.(6.1.20), A dado pela eq. (6.1.17) e dado pela eq. (6.1.16). 24

Figura 12: Amplitude A de oscilao da corrente em um circuito RLC em funo da frequncia de oscilao da tenso para E0 = 1 V, R = 1 , L = 1 H e C = 0.5 F.

O grco da soluo do circuito RLC pode ser traado com o auxlio do Maple. A Figura (13) mostra a corrente I em funo do tempo t para determinados valores dos parmetros experimentais. Os valores utilizados foram: e E0 = 1 V, = 2 rad.s1 , R = 10 , L = 1 H, C = 0, 5 F. A partir desses valores, foram calculados = 78.46 utilizando da eq. (6.1.16), A = 0.0995 utilizando a eq. (6.1.17) e r+ = 0, 2041 e r2 = 9, 7958 utilizando a eq. (6.1.20). Nota-se que a corrente I tem comportamento geral oscilatrio. interessante notar que esta oscilao, em um primeiro momento, no acontece em torno do eixo I = 0 mas em torno de uma funo exponencial decrescente. Aps um curto perodo de tempo, essa oscilao ocorre em torno do eixo I = 0. Na Figura 13, plotamos o grco at t = 25 s.

25

Figura 13: Oscilao da corrente I em funo da do tempo t para c+ = 1, c = 1, r+ = 0, 2041, r = 9, 7958 , = 2 rad.s1 , A = 0, 0995 e = 78, 45.

6.2

Problema sugerido pelos professores Alexandre Parize (Qumico) e Marco Aurlio (Fsico) - Disperso de um medicamento encapsulado no organismo

O problema proposto pelos professores foi de resolver a equao de Fick a m de compreender como ocorre a disperso de um medicamento encapsulado no organismo. Difuso, segundo Crank (1975)[3] o processo em que a matria transportada de uma parte do sistema a outro como resultado de movimentos aleatrios das molculas. No caso proposto, uma quantidade de matria encapsulada em um frmaco liberada por algum mecanismo, como um poro, ssura, etc. e a partir da se dispersa no meio externo. Vamos supor que uma massa M de uma determinada substncia liberada em um ponto (x, y, z ) = (x0 , y0 , z0 ) em t = t0 . claro que no possvel liberar uma massa nita de matria em exatamente um ponto no espao e tempo, isso uma aproximao matemtica.

26

A difuso dessa substncia atravs do espao governada pela equao de Fick. C 2C 2C 2C =D 2 +D 2 +D 2 (6.2.1) t x y z onde C = C (x, y, z, t) a concentrao da substncia como funo da posio (x, y, z ) e do tempo t e D o coeciente de difuso. A equao de Fick uma equao diferencial parcial linear de segunda ordem. Consideraremos inicialmente o problema unidimensional e depois vamos generalizar para a situo real em trs dimenses. 6.2.1 Soluo

Soluo em 1D Em um sistema cujo comprimento muito maior que sua altura e espessura, a difuso ocorre basicamente em uma dimenso. Ento = C = 0 e podemos reescrever a eq. (6.2.1) simplipode-se dizer que C y z cada em 1D: 2C C =D 2 (6.2.2) t x A hiptese de liberao de uma substncia de forma instantnea e pontual equivale seguinte condio inicial: M (x x0 ) (6.2.3) A onde A a rea da seo reta no plano y z e (x x0 ) a funo Delta de Dirac que indica que, inicialmente (em t = t0 ) a massa M se concentra em um nico ponto do espao (em x = x0 ). As condies de contorno so: C (x, t0 ) = C 0 quando x (6.2.4) x Para resolver a equao diferencial (6.2.2) com a condio inicial (6.2.3) e de contorno (6.2.4), pode-se utilizar uma anlise dimensional para encontrar uma varivel adimensional que permite converter a equao diferencial parcial original em uma equao diferencial ordinria de soluo mais simples. Inicialmente, notemos que, alm da posio x e do tempo t, a concentrao depende tambm da constante de difuso D e da razo M/A. Matematicamente: M C = C (x, t; , D) (6.2.5) A Suponhamos que C possa ser escrito em termos de duas funes C1 e C2 tal que: M M (6.2.6) C (x, t; , D) = C1 ( , D; ajuste)C2 ( ) A A C, 27

onde = (x, t; ajuste). M A tentativa isolar a dependncia de C dos parmetros constantes A e D em C1 e a dependncia de C das variveis x e t em C2 (via ). Devemos ainda obter como uma varivel adimensional, e por isso, ter que [C1 ] = [C ]. Os ajustes acima iro, se possvel, garantir estes requisitos de dimensionalidade. 1. Para construir C1 , precisamos utilizar as grandezas M/A ([M/A] = Kg/m2 ) e D ([D] = m2 /s) e um ajuste em termos de x ([x] = m) e/ou t M por D podemos usar t . Se dividirmos ([t] = s) tal que [C1 ] = [C ] = Kg m3 A para cancelar o segundo indesejvel". Assim, C1 (
M M , D, t) = A A Dt

(6.2.7)

fornece [C1 ] = Kg , como desejado. m3 2. Para construir em termos de x ([x] = m) e t ([t] = s) e algum ajuste com D ([D] = m2 /s) e/ou M/A ([M/A] = Kg/m2 ) tal que [ ] = 1 podemos dividir x por Dt. Assim, x (x, t, D) = Dt fornece [ ] = 1 como desejado. Portanto, tem-se:
M M C (x, t, , D) = A C2 ( ) A Dt x (x, t, D) = Dt

(6.2.8)

(6.2.9)

Substituindo na eq. (6.2.2), a seguinte equao diferencial ordinria de segunda ordem obtida: d2 C2 1 dC2 1 + + C2 = 0 d 2 2 d 2 As expresses (6.2.4) implicam em novas condies de contorno: C2 , C2 0 quando (6.2.11) (6.2.10)

Conforme mostrado por Fisher[4], a soluo do problema (6.2.10)-(6.2.11) : C (x, t) =


M A

4D(t t0 ) 28

exp[

(x x0 )2 ] 4D(t t0 )

(6.2.12)

Soluo em 2D Em um sistema cuja espessura muito menor do que as outras duas dimenses, a difuso ocorre essencialemnte em um plano. A equao em 2D que descreve o problema : C 2C 2C = Dx 2 + Dy 2 t x y (6.2.13)

A condio inicial pode ser escrita usando a funo Delta de Dirac C (x, y, t0 ) = M ( x x0 , y y 0 ) L (6.2.14)

onde L e o tamanho do sistema na direo z . As condies de contorno so C, C C , 0, x y quando (x, y ) (6.2.15)

A soluo dessa equao similar soluo em 1D, a nica diferena que esse problema ser resolvido separando as variveis x e y em duas equaes diferenciais independentes, para ento chegar soluo geral: C (x, y, t) =
M L

4 (t t0 ) Dx Dy

exp[

(x x0 )2 (y y0 )2 ] 4Dx (t t0 ) 4Dy (t t0 )

(6.2.16)

Soluo em 3D Quando a disperso de matria se d em todas as dimenses em uma proporo comparvel, como provavelmtente o caso do problema proposto pelos professores, ser utilizada a eq. (6.2.1) que se adequa melhor ao sistema. As condies iniciais e de contorno so respectivamente: C (x, y, z, t0 ) = M (x x0 , y y0 , z z0 ) (6.2.17)

C,

C C C , , 0, x y z

quando

(x, y, z )

(6.2.18)

O mtodo de resoluo o mesmo utilizado em 2D, porm separando em trs equaes diferenciais parciais em termos de x, y e z para obter a seguinte soluo: C (x, y, z, t) = M [4 (t t0 )] 2
3

Dx Dy Dz

exp[

(x x0 )2 (y y0 )2 (z z0 )2 ] 4Dx (t t0 ) 4Dy (t t0 ) 4Dz (t t0 ) (6.2.19)

29

Podemos entender o signicado desta soluo plotando os grcos da soluo em 1D. A Figura 14 mostra o grco que representa a concentrao C em funo da posio x para diferentes intervalos de tempo t, em torno da posio inicial x0 :

Figura 14: Concentrao C em funo da posio x para M = 0, 05 Kg; A = 2 m2 ; D = 20 m2 /s; t0 = 0 s; x0 = 0 m. Azul: t = 1 s, Vermelho: t = 8 s, Verde: t = 4000 s.

A partir desse grco, nota-se que, para tempos pequenos, a substncia est concentrada em torno da posio inicial, como evidenciado pela curva azul, tirada para t = 1 s, que mostra um pico bem estreito em torno de x0 = 0. medida que o tempo passa, a substncia se espalha, como pode ser visto pelo pico mais achatado da curva vermelha, em t = 8 s. Aps um intervalo de tempo muito grande, como pode ser visto pela linha verde para em t = 4000 s, a concentrao assume um valor constante. Este o valor Ch para o qual a concentrao de substncia no sistema se torna homognea. Pela Figura 14 vemos que, para os parmetros escolhidos, Ch 3, 5.105 3 Kg/m .

30

A Figura 15 mostra o grco da concentrao C em funo do tempo t para diferentes posies x:

Figura 15: Concentrao C em funo do tempo t para M = 0, 05 Kg; A = 2 m2 ; D = 20 m2 /s; t0 = 0 s; x0 = 0 m. Vermelho: x = 0, 01 m, Azul: x = 500 m. Analisando a Figura 15, nota-se que a concentrao C em posies prximas posio inicial vai diminuindo com o passar do tempo, enquanto em posies mais distantes, a concentrao tende a aumentar. Para intervalos maiores de tempo, a concentrao tende a assumir um comportamento assinttico, se aproximando de um valor constante Ch = 3, 5.105 Kg/m3 sendo o mesmo valor encontrado para a Figura 14. O conhecimento do valor de Ch pode ser relevante para aplicaes prticas, como a sugerida pelos professores de difuso de um medicamento no corpo humano. razovel supor que o medicamento passa a fazer efeito depois de espalhado pela corrente sangunea, ou seja, depois que a concentrao da substncia atingiu o valor Ch . Assim, Ch deve ser maior do que um valor limite, que pode ser fornecido por estudos empricos, abaixo do qual a concentrao muito baixa para que o medicamento produza o efeito desejado. A partir desta informao, possivel saber qual a quantidade de substncia ativa deve estar contida na capsula do medicamento. 31

CONCLUSO

Neste trabalho de concluso de curso, efetuamos um estudo sobre algumas aplicaes de equaes diferenciais em problemas encontrados nas diversas reas do conhecimento, principalmente nas Cincias Naturais. No processo de modelagem de um sistema proposto, para que o modelo seja uma boa representao da realidade, fundamental identicar as variveis que caracterizam o sistema, assim como determinar as leis tericas ou empricas que o regem. As condies iniciais fornecidas para a soluo da equao diferencial tambm devem reetir a realidade do sistema representado. Seguindo esta metodologia, apresentamos exemplos de modelagem dos seguintes sistemas: Decaimento radioativo, Dinmica de populaes, Capitalizao de Investimentos, Oscilador harmnico amortecido, circuito RLC e Difuso de partculas. Para comprovar se o modelo matemtico proposto se adequa ao sistema real, foi utilizado o software Maple, uma ferramenta til para resolver equaes e plotar seus grcos. A partir disso, podemos vericar a validade do modelo proposto e analisar a soluo obtida. Durante este estudo, vimos que at mesmo as equaes diferenciais mais simples so capazes de modelar matemticamente situaes reais. Situaes mais complexas podem ser modeladas por equaes mais complicadas cujas solues podem ser obtidas atravs de mtodos numricos e computacionais.

32

Referncias
[1] ALVES, W. Datao por decaimento radioativo. Disponvel em: http : //tinyurl.com/c3kltx6 Acesso em: 15 de Novembro de 2012. [2] BOYCE, W.; DIPRIMA, R. Equaes Diferenciais Elementares e Problemas de Valores de Contorno. 9a Edio. Rio de Janeiro: LTC, 2012. [3] CRANK, J. The Mathematics of diusion. 2nd edition. Oxford, Oxford Univ. Press, 347p. 1975. [4] FISCHER, H.B., List, E.J., Koh, R.C.Y., Imberger, J., and Brooks, N.H. 1979. Mixing in Inland and Coastal Waters. Academic Press, Inc., San Diego, California. [5] LUZ, A. M.; CORRA, F. Equaes Diferenciais Ordinrias e Aplicaes. Revista Virtual de Iniciao Acadmica da UFPA http : //www.uf pa.br/revistaic Vol 1, No. 1, Maro 2001 [6] THOMAS, L. R. Mtodos analticos e computacionais para o estudo da dinmica de redes cristalinas. Projeto de Iniciao Cientca. Faculdade UnB Planaltina. 2011

33

You might also like