You are on page 1of 4

Ordem social

Ordem social pode ser o oposto da transformao social. Esta ordem prtica e moral resulta das atividades regulares realizadas pelos m embros da sociedade, segundo as suas prprias competncias. Tem como prioridades o trabalho, o objetivo do bem-estar e as justias sociais. Com ela trazemos a tona a necessidade de haver seguridade social, que se subdivide em normas sobre a sade, previdncia e assistncia social, financiada pela sociedade direta e indiretamente e tem o objetivo de assegurar os direitos da qual se subdivide. A Ordem Social engloba a seguridade social e suas subdivises, alm de outros pontos que tambm esto previsto na Constituio Federal de 1988 : Educao: A CF garante que a educao direito de todos e dever do estado e da famlia. Visa esta o desenvolvimento da pessoa e seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho, devendo a qualidade do ensino ser analisada sobre tudo quanto a necessidade e os padres da comunidade. Regendo-se pelos seguintes princpios constitucionais:

igualdade de condies para o acesso e permanncia na escola; liberdade de aprender, ensinar,pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; pluralismo de idias e de concepes pedaggicas, e coexistncia de instituies pblicas e privadas de ensino; gratuidade do ensino pblico em estabelecimentos oficiais; valorizao dos profissionais do ensino (plano de carreira, piso salarial, ingresso por concurso pblico); gesto democrtica do ensino pblico, na forma da lei; garantia de padro de qualidade.

Art. 214 CF define os objetivos do ensino (erradicao do analfabetismo, universalizao do atendimento escolar, melhoria da qualidade do ensino, formao para o trabalho e promoo humanstica, cientfica e tecnolgica do pas). Art. 207 CF as universidades gozam de autonomia didtico-cientfica, administrativa e de gesto financeira e patrimonial, e obedecero ao princpio de indissociabilidade.

Art. 211 CF A unio organizar o sistema federal de ensino e dos territrios, financiar as instituies de ensino pblico federais e exercer, em matria educacional, funo redistributiva e supletiva, garantindo as oportunidades e padro mnimo de qualidade do ensino mediante assistncia tcnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios. Atuando os Municpios prioritariamente no ensino fundamental e na educao infantil, aos Estados e o Distrito Federal caber atuar com prioridade no ensino fundamental e mdio. Art. 212 CF- Estabelece que sejam aplicados anualmente pela Unio, no menos que 18%, e aos Estados, Distrito Federal e Municpios no menos que 25%, da receita resultante de impostos. Desta forma a no observncia pelo Estado-membro ou Distrito Federal caber interveno federal. Cultura: A CF define que o estado garantir o acesso cultura e s fontes culturais nacionais bem como a proteo dos mesmos, exemplificando um rol de elementos guarnecidos pelo patrimnio cultural brasileiro como: as formas de expresso, os modos de criar, fazer e viver, as criaes cientificas, artsticas e tecnolgicas, as obras, os documentos, as edificaes, os conjuntos urbanos e stios de valor histrico, paisagstico, artstico, arqueolgico e outros. Desporto: O art. 217 CF incentiva prticas desportivas formais e no formais como direito individual, existindo justia prpria referente aos casos de competies esportivas reguladas em lei. Cincia e tecnologia: Prev constitucionalmente a promoo e incentivo a pesquisas cientificas e tecnolgicas bem como facultando aos Estados e ao Distrito Federal destinarem parcela de sua receita oramentria a entidades pblicas com fins nessas. Comunicao social e liberdade de informao: Prevista no art. 5 e 220 CF garante o direito a liberdade de expresso da atividade intelectual, artstica, cientfica e de comunicao, independentemente de censura ou licena, salvo os casos previstos na prpria CF. A garantia da fonte:

Tem dupla garantia protegendo o acesso a imprensa e proteo ao acesso informao pela sociedade protegendo a fonte informadora quando o assunto for de interesse pblico, auxiliando a gesto da coisa pblica Meio ambiente: A Constituio de 1988 reserva que todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado (art. 225 CF), dividindo em quatro grupos distintos, quais sejam, regra de garantia, regra de competncia, regras gerais e regras especficas. Famlia, criana, adolescente e idoso: (art. 226 CF) a famlia a base da sociedade tendo especial proteo do Estado. A Constituio impem regras sobre a regncia das relaes familiares como:

cabea do casal: igualdade entre homem e mulher; dissoluo do casamento civil, podendo ocorrer o divrcio e outros.

Tutela das crianas e dos adolescentes: Tem por finalidade garantir os direitos fundamentais e ainda resguardar casos de proteo especial ( Idade mnima de 16 anos para admisso ao trabalho, aprendiz a partir dos 14 anos de idade, garantia de direitos previdencirios, e outros.) Tutela do idoso: Busca amparar o idoso, protegendo sua dignidade e bem-estar dando-lhe garantia do direito vida. ndios: Tem o objetivo de reconhecer a organizao social, costumes, lnguas, crenas e tradies e o direito originrio das terras que tradicionalmente ocupam, protegendo e respeitando todos seus bens.

BIBLIOGRAFIA

1 - MONTEIRO, Washington de Barros, Curso de Direito Civil, 4 Volume Parte Geral das Obrigaes, So Paulo, Ed. Saraiva, 1997.

2 - RODRIGUES, Silvio, Direito Civil, Volume 2, Parte Geral das Obrigaes, So Paulo, Ed. Saraiva, 1997. 3 - GOMES, Orlando, Obrigaes, Forense, Rio de Janeiro, 1997. 4 - PEREIRA, Caio Mrio da Silva, Instituies de Direito Civil, Volume VII, Forense, Rio de Janeiro, 1998. 5 - NEGRO, Theotnio, Cdigo Civil Brasileiro e Legislao Civil em vigor, So Paulo, Ed. Saraiva, 1997. 6 Internet www.tj.rs.gov.br

You might also like