You are on page 1of 49

NOES DE CIRURGIA PLSTICA

Aluna:________________________________________________________________________

Professora: Priscila Es er !oi" T#cnica e$ %asso era&ia e Es # ica '()*++,-.+-+/ e$ail: &0oi" 1e2&resso3co$34r

P5"ina -

A interveno do profissional da esttica nos tratamentos Pr e Ps - Operatrio de Cirurgia Plstica favorece a obteno de resultados mais satisfatrios e duradouros e principalmente, favorece a recuperao mais rpida. em d!vida, o profissional necessita ter um con"ecimento mais aprofundado sobre tcnicas espec#ficas tais como drenagem linftica, con"ecimento dos recursos eletroterpicos $ue sero utili%ados nos tratamentos pr e ps, de cosmetologia e do processo de cicatri%ao para saber o $ue e $uando utili%ar os recursos dispon#veis. Os pacientes $ue sero submetidos a uma cirurgia plstica re$uerem tratamentos estticos no pr e ps & operatrio, orienta'es e recomenda'es. Os protocolos pr e ps - operatrios devem ser montados de acordo com cada cirurgia, tipo de pele, e necessidade apresentada pela paciente.

CICATRIZ NA CIRURGIA PLSTICA ( muito comum a idia de $ue cirurgia plstica no dei)a cicatri%es. *nfeli%mente isto no verdade. +evido , nature%a do corpo "umano, todo trauma $ue lesa algum tecido -pele, m!sculo, osso, etc.. leva , formao de uma cicatri%. O $ue pode variar a $ualidade desta cicatri%/ mel"or, fina, plana, grossa, alargada e at em alto relevo.

ENTO QUAL O SEGREDO DA CIRURGIA PLSTICA? O segredo est na confeco da mel"or cicatri%, atravs de tcnica minimamente traumtica, fios especiais e evitar tenso na cicatri%, dei)ando $ue o organismo termine a cicatri%ao da mel"or maneira poss#vel. Outro detal"e, a locali%ao das cicatri%es. 0las so escondidas em locais pouco vis#veis -cobertas pelas roupas, no couro cabeludo, atrs da orel"a, em alguma dobra 1 e)istente como no sulco mamrio, etc.. +este modo, as cicatri%es so dificilmente visuali%adas, porm elas e)istem.

2. C*CA34*5A67O 8ma das mais fascinantes capacidades do ser vivo a "abilidade de reparar seu tecido $uando danificado. Ao ser traumati%ada, a pele inicia um processo comple)o, gradativo e sist9mico $ue pode durar dois anos e envolve "emostasia, inflamao e reparao.- A "emostasia com a fibrina cria um cogulo protetor, a inflamao tra% nutrientes para a regio, remove os detritos celulares e as bactrias estimulando a reparao da ferida: esse um ponto muito importante a se e)plicar ou comentar com a paciente para ela ter consci9ncia do processo $ue ela vai passar e paci9ncia para $ue no final de tudo a cicatri% se1a o $ue menos a incomode..

P5"ina 6

2.2 P4OC0

O +0 C*CA34*5A67O

fase inflamatria ou inicial fase proliferativa ou fibroplasia fase de remodelao ou maturao

Fase inflamat !ia "# ini$ial 0sta fase inicia-se logo aps o trauma, os vasos sangu#neos rompem-se, provocando e)travasamento dos seus constituintes celulares. A agregao pla$uetria e os componentes da coagulao formam o cogulo, $ue funciona como matri% provisria para a migrao celular. Como conse$;9ncia, no local da ferida forma-se um e)sudato $ue tradu%ido por tumor, turgor, rubor e dor. ubst<ncias vasoativas, prote#nas adesivas, fatores de crescimento e proteases so liberadas e ditam o desencadeamento de outras fases, a inflamao depende, alm de in!meros mediadores $u#micos, das clulas inflamatrias, como os leuccitos polimorfonucleares -P=>., macrfagos e linfcitos $ue c"egam ao momento da in1!ria tissular e ficam por um per#odo $ue varia de tr9s a cinco dias so eles os responsveis pela fagocitose das bactrias. O macrfago a clula inflamatria mais importante dessa fase. ( responsvel pela fagocitose dos microorganismos e bactrias, permanece do terceiro ao dcimo dia. ?agocita bactrias, debrida corpos estran"os e direciona o desenvolvimento de tecido de granulao.

- ?A 0 A@8+A AB-BCD - ?A 0 8EA@8+A PO4 F 2G A 2BD PO+0 0 30>+04- 0 CA O DAHA AI@8= 0J0>3O K80 CO>3*>80 CA8 A4 O 34A8=A O8 0 3*J04 P40 0>30 AI@8=A ?O4=A +0 *44*3A6AO PO4 0L0=PIO, CO4PO 0 34A>DO O8 *>?0C67O. *=PO43A>30 >7O =A>8 0A4, >7O DM ?O46A 30> *I >7O =OE*I*5A4 C*CA34*5 N +I 0 C4*O pode fa%er dependendo da e)tenso cir!rgica, aps liberao mdica.

Fase P!"life!ati%a "# fi&!"'lasia obrep'e-se a fase inflamatria dura de 2G a 2O dias -2B a A2 dias aps o inicio da leso., responsvel pelo Pfec"amentoP da leso propriamente dito. A fibroplasia o nome dado , formao de tecido de granulao originado no fibroblasto. urgindo vrios dias aps o traumatismo, tal tecido composto por macrfagos, fibroblastos,
P5"ina 7

neomatri% e neovasculatura, $ue aparecem simultaneamente dentro da ferida, formando um tecido macio $ue d suporte , neoepiderme e produ% a neoderme. Ionge de ser apenas produtor de colgeno, o fibroblasto produ% elastina, fibronectina, glicosaminoglicana e proteases, estas responsveis pelo debridamento e remodelamento fisiolgicos. A fibronectina adere, simultaneamente , fibrina, ao colgeno e a outros tipos de clulas, funcionando assim como cola para consolidar o cogulo de fibrina, as clulas e os componentes de matri%. A angiog9nese torna-se proeminente dois dias aps o trauma, $uando brotos capilares comeam a aparecer apartir de vasos pree)istentes e crescem em direo as reas traumati%adas. e a ferida cicatri%ar por primeira inteno os brotos de ambos os lados encontram-se e a circulao da rea incisada restabelecida. essencial para o suprimento de o)ig9nio e nutrientes para a cicatri%ao. C4*A >OJA C*4C8IA67O 0>7O O 30C*+O 0>34A 0= >0C4O 0 AJA C8IA4.

Fase (e Rem"(ela)em "# mat#!a*+" obrep'e-se a fase proliferativa inicia-se no 2BQ ao A2Q dia at meses ou anos aps a leso. Ocorre a reposio parcial do colgeno tipo *** pelo tipo *. As fibras reorientam-se ao longo das lin"as de tenso aplicadas , leso resultando assim em maior forca de tenso ao tecido.O novo colgeno formado mais maduro e organi%ado do $ue a$uele formado na fase proliferativa. 0sta fibra confere ferida uma maior resist9ncia. A neovasculatura diminui, e tardiamente a cicatri% considerada avascular. O processo de reparo acaba $uando a cicatri% fica branca e deprimida diminui o edema. Por isso $ue aps seis meses aumenta o edema e incomoda. e aumentar muito o edema e incomodar, fa%er mais drenagem linftica. 8ma cicatri%ao normal tem apro)imadamente CGR da fora de tenso da pele normal mas nunca ser igual a normal, no volumosa e plana. O834O 3*PO +0 AJAI*A67O ?0*3A >O P4OC0 AJAI*A67O O +0 C*CA34*5A67O

FASE AGUDA ,inflamat !ia- aps trauma at o SQ dia - no manusear, no " fora t9nsil. - leve espessamento da derme - sinais rubor, tumor, calor e dor -mediador $u#mico bradicinina vasodilatao..

4ecursos utili%ados/ - +renagem linftica manual - CrioTtermoterapia


P5"ina (

FASE SU.AGUDA ,'!"life!ati%a- do SQ ao 2GQ dia - proliferao de fibroblastos -formao do tecido de granulao. - e)iste coceira nesta fase - in#cio da fora t9nsil -ainda no manusear.

4ecursos utili%ados/ - +renagem linftica manual - Iaser De>e - 8ltra som - egundo avaliao mdica- pomadas cicatri%antes

FASE CR/NICA ,!em"(ela)em- 2GQ ao SGQ dia at mesesTanos - fase de maturao - e)iste forca t9nsil - manipulao lateral da cicatri% - digito presso -compresso., manipula'es -fric'es e deslocamentos., apalpar rolante, pinagem, compressora digital -A ou B dedos. mover tecidos superiores ponto a ponto entre si.

4ecursos utili%ados/ - +renagem linftica manual - Iaser De>e - 8ltra som - 0ndermologia/ 2U a SG sess'es - =anipulao cicatri%

3AE0IA +0 40 * 3V>C*A +O 30C*+O L 30=PO Para saber $ual a fora t9nsil da paciente e poder e)plicar a ela os cuidados e por $u9W >o e)agerar nos movimentos.
P5"ina ,

PN OP04A3N4*O 2U +*A 2 =V

40 * 3V>C*A 2G R ?O46A 3V> *I SUR ?O46A 3V> *I

A PA43*4 CO 0 XO 0=A>A & liberao P*CO =ML*=O +A ?O46A mdica muito importante 3V> *I - A C*CA34*5 CD0@O8 >O =ML*=O O>+0 PO+0 CD0@A4. APN 0 3A +A3A PO+0 *>*C*A4 A3*J*+A+0 ?Y *CA.

2.A 3*PO +0 C*CA34*5A67O A maneira pela $ual uma ferida fec"ada ou Pdei)adaP fec"ar essencial para o processo de cicatri%ao. 0)istem tr9s formas pela $ual uma ferida pode cicatri%ar $ue dependem da $uantidade de tecido perdido ou danificado e da presena ou no de infeco, so elas/ - Primeira inteno -unio primria. - este tipo de cicatri%ao ocorre $uando as bordas da ferida so apostas ou apro)imadas, "avendo perda m#nima de tecido, aus9ncia de infeco e edema m#nimo. Kuando as feridas cicatri%am-se por primeira inteno, a formao de tecido de granulao no vis#vel.

- egunda inteno -granulao. - >este tipo de cicatri%ao ocorre perda e)cessiva de tecido e presena de infeco. O processo de reparo, neste caso, mais complicado e demorado. 0sse mtodo de reparo tambm denominado cicatri%ao por granulao, pois no abscesso formam-se brotos min!sculos c"amados granula'es. 8lceras e deisc9ncia $uando cicatri% abre para necrose e infeco. Kuando " deisc9ncia na inciso deve-se ter mais cuidado e pedir pT paciente & movimentos.

P5"ina /

- 3erceira inteno -sutura secundria. - caso uma ferida no ten"a sido suturada inicialmente ou as suturas se romperam e a ferida tem $ue ser novamente suturada. *sso feito pelo cirurgio $ue, aps a drenagem do material, promove a apro)imao das bordas.

2.S CIA

*?*CA67O +A C*CA34*50

As cicatri%es podem ser/ - normotrficas/ a cicatri%ao assim denominada $uando a pele ad$uire o aspecto de te)tura e consist9ncia anterior ao trauma. ( levemente "ipercrZmica, no mesmo relevo, no pode "aver ader9ncias, fina. - atrficas/ les'es lisas, planas, deprimidas, retrteis, sem sulcos, poros e p9los, acompan"adas de discromia.

- "ipertrficas/ les'es discrZmicas, fibrticas, salientes, sem sulcos, poros e p9los. o limitadas , rea do processo cicatricial inicial, e seu taman"o tende a diminuir ao longo dos anos. urgem precocemente, so assintomticas e tendem a estabili%ao ou a regresso com o tempo. 0levada e vermel"a, com maior relevo da superf#cie cicatricial e no invade tecido so.
P5"ina )

- $uelides/ tumores salientes, duros com superf#cie lisa e bril"ante, de colorao rsea ou castan"a $ue apresentam dor eTou prurido e de caracter#stica "ereditria, ocorrem em indiv#duos predisponentes, no se resolvem espontaneamente e podem ter recidiva aps a sua retirada cir!rgica. 0)iste uma invaginao do tecido lesado para o tecido so, sensao de prurido, $ueimao, ferroadas.

O $uelide e a cicatri% "ipertrfica representam um crescimento e)agerado de tecido fibroso $ue surgem como resposta a uma leso cut<nea. Como evitar cicatri%es largas e "ipertrficasW O per#odo de [amadurecimento\ da cicatri% pode durar, em geral, ] meses, e at mesmo 2A meses ou mais nos membros inferiores e, en$uanto no atrofiam os capilares do tecido neoformado e a cicatri% ainda se apresenta avermel"ada, " um potencial de reproduo dos fibroblastos. Easeado nisto devemos acompan"ar a evoluo da cicatri% at seu clareamento. Com o uso prolongado das fitas nas cicatri%es podem permanecer to finas como um simples encontro dos bordos da pele cortada, no alargando, na maioria das ve%es, nem 2 mil#metro, e amadurecendo, em menor tempo, geralmente entre S e B meses, podemos ento descontinuar a conteno e)terna ao constatar o seu clareamento. Kuando a cicatri% contrria ,s lin"as de tenso m#nima, paralela ,s fibras muscular ou transversal a articula'es, o movimento constante, de tenso e rela)amento no ei)o longitudinal da mesma, ocasiona uma estimulao , proliferao fibroblstica e, tambm, sua transformao em miofibroblastos, levando , cicatri%ao "ipertrfica, no necessariamente larga, e causando contrao e diminuio do comprimento da cicatri%, com conse$;ente retrao dos tecidos ao longo de seu ei)o. D casos em $ue, mesmo estando ade$uadamente direcionada, ocorre "ipertrofia, por$ue o paciente no fe% ade$uadamente a conteno e)terna. >esses casos de "ipertrofia a interveno do mdico pode ser a in1eo intralesional de corticosteride de depsito. Confirmada a predisposio , $uelides a radioterapia preventiva deve ser indicada, a ser iniciada, no m)imo, AB "oras aps a cirurgia. Ainda o mel"or e mais efetivo mtodo para evitar a formao dessas cicatri%es tumorais. 8ma ve% formado, um $uelide, o mel"or tratamento sua resseco, completa ou incompleta, seguida da radioterapia.
P5"ina +

K8A>+O OCO440 >A C*CA34*5A67O - infeco "ospitalar - infeco local - necrose/ e ferida aberta, com necrose debridamento do tecido necrtico ato mdico.

3ratamento/ - avaliao da cicatri% - +renagem linftica manual - 8ltra som - Iaser - =icrocorrente

De&!i(ament"/ remoo do tecido necrtico eTou desvitali%ado. - mel"ora a neovasculari%acao, diminui a coloni%ao - previne a infeco. - promove a cicatri%ao

3rtamento/ Paciente com antibioticoterapia aps S dias sem sinais pode iniciar laser e 8 . - limpa com soro e ga%e material curativo e ga%e estril - seca ga%e

2.B 34A3A3A=0>3O +0 C*CA34*50 0ani'#la*+" As manobras de manipulao s devem ser reali%adas aps no m#nimo A2 dias e somente em cicatri%es [ruins\.
P5"ina 8

- =anobra de ^etter_ald/ movimentos de pinamento, onde e)ecutam manobras de desli%amento e amassamento em rotao, com ao de preveno e tratamento ader9ncias. - =assagem 3ransversa Profunda/ movimentos de frico transversais ,s fibras do tecido envolvido -vai-e-vem., com ob1etivo de mobili%ar o tecido liberando ader9ncias, diminuindo dor e prevenindo outras ader9ncias. - =anobras em [ \/ mobili%ar o tecido entre as mos e dedos em [ \ - =anobras 0strelar para cicatri% "ipertrfica e $uelide - Pompagens/ mos em direo opostas, para fibrose ps &lipo, tendo fibroso, ader9ncias. - Circular com presso Te!a'ia me(i$ament"sa - Placa de silicone/ trata-se de placa de silicone gel $ue colocada diretamente sobre a cicatri% #ntegra, oferecendo resist9ncia ao seu crescimento. ( indicada no tratamento de cicatri% "ipertrfica ou $ueloidiana. O curativo auto-adesivo e confortvel , aplicao. +ever ser utili%ado continuamente, substitu#do a cada duas ou tr9s semanas. O per#odo de tratamento varivel segundo a necessidade da cicatri% e acompan"amento mdico. Cicacare` +ermagran` =edgel` =epiform`

ANTIPROLIFERANTE

- Pomadas -Contractube)`, aelocote, Cibaderme./ tem efeito antiproliferante no tecido cicatricial. *ndicadas para cicatri% "ipertrfica e cicatri% $ueloidiana. - Cortisona/ em alguns casos de cicatri% $ueloidiana isolada pode ser indicada a aplicao de cortisona de depsito intralesional & inibe fibroblastos. - Curativo - +esbridamento / remoo do tecido necrtico Elet!"e!m"f"t"te!a'ia - =icrocorrente/ plo --., AG & SG uA e fre$. - 2D% - 8ltra som -S=D5. - Iaser De>e SH ao redor pontual, 2,UH varredura sem secreo S) por semana por 2 m9s. - 0ndermoterapiaT vacuoterapia

A. * 30=A I*>?M3*CO
P5"ina -9

CA44O CD0?0 +0 3O+O O 34A3A=0>3O ( em ess9ncia um acessrio do sistema venoso atravs dos vasos linfticos. Por onde l#$uidos, prote#nas e pe$uenas clulas provenientes do interst#cio so levados de volta ao sistema venoso. Originam-se em $uase todos os espaos teciduais como vasos muito pe$uenos c"amados de capilares linfticos. O sistema linftico assemel"a-se ao sistema sangu#neo, $ue est intimamente relacionado anatZmica e funcionalmente ao sistema linftico. O sistema linftico consiste de/ - istema vascular/ a. capilares linfticos b. vasos linfticos pr-coletores e coletores c. troncos linfticos - 3ronco *ntestinal/ recebe a linfa dos rgos abdominais. - 3roncos Iombares/ drenam os ==** e alguns rgos plvicos. - 3roncos ubclvios/ drenam os == e parte do tra) e dorso.

- 3roncos Eroncomediastinais/ recebem a linfa do tra). - 3roncos Hugulares/ recebem a linfa da cabea e do pescoo d. ductos linfticos - +ucto 3orcico/ origina-se na Cisterna do Kuilo ou de Picbet, 1unto , face anterior da Ac vrtebra lombar e aps a linfa drenada neste ducto desemboca ao n#vel do dngulo Jenoso 0s$uerdo. 4ecebe a linfa dos 3roncos Iombares e *ntestinal -drenam a linfa dos ==** e v#sceras, da cavidade abdomino-plvica e da metade es$uerda do tra)., dos 3roncos ubclvios e Hugulares 0s$uerdos -drenam o = es$uerdo e a metade da cabea e pescoo.. - +ucto Iinftico +ireito/ formado pela 1uno dos 3roncos ubclvio, Hugular e Eroncomediastinal -drenam a linfa do = direito, da metade direita da cabea, pescoo e tra)..

P5"ina --

- Iinfonodos/ @<nglios linfticos ou nodos so em n!mero de ]GG a OGG ao todo dos $uais 2]G encontram-se no pescoo. +esempen"am o papel de reguladores da corrente linftica cu1a funo / filtrar impure%as da linfa e produ%ir linfcitos. 0ncontram-se no tra1eto da corrente linftica 3r9s grandes grupos/ 2. *nguinais A. A)ilares S. Cervicais

I*>?d>@*O> O linf<ngion a verdadeira unidade funcional do sistema linftico, sendo o responsvel pelo mecanismo de propulso da linfa. ua estrutura corresponde a um segmento com uma camada muscular central e vlvulas sem fibras musculares, formados por prolongamentos da t!nica #ntima em ambas e)tremidades, portanto a borda de um linf<ngion forma a vlvula-base do linf<ngion seguinte.

P5"ina -6

O mecanismo de propulso da linfa tem in#cio $uando o linf<ngion apresenta sua vlvula inicial aberta e a final fec"ada, ento comea a se preenc"er de linfa: $uando estiver totalmente preenc"ido, a linfa pressiona a parede do linf<ngion estimulando as fibras musculares da t!nica mdia, $ue ao se contrair, alongam o segmento, abrindo a vlvula final e fec"ando a inicial. 0sse processo acontece sucessivamente nos linf<ngion seguintes, num movimento peristltico, com pulsa'es $ue podem variar de C a AA ve%es por minuto, resultando desta forma, um flu)o circulante no corpo de A a U litros de linfa em situa'es normais -@8e3O>: DAII, 2XXC..

A>A 3O=O 0 0sto a n#vel de pele/ intera)ilares, a)ilo - inguinais e inguino - inguinais, $ue em situa'es necessidade, podem ser estimuladas atravs de manobras manuais, $ue direcionam a linfa para a direo pretendida A>304*O4 A)ilo-a)ilar + e 0 A)ilo-inguinal + e 0 *nguino-inguinal + e 0 Cabea-pescoo cadeia cervical + e 0

PO 304*O4 A)ilo-a)ilar + e 0 regio escapular *nguino- inguinal + e 0 regio lombo- sacra Cadeia cervical + e 0

P5"ina -7

0+0=A Kuando aumenta o aporte de l#$uido e o sistema de drenagem no aumenta em conse$;9ncia disto ocorre , formao do edema. Passagem e)cessiva de l#$uido para fora do plasma e para o l#$uido intersticial com conse$;ente tumefao dos tecidos. Os tecidos se enc"em de l#$uido, a presso tecidual aumenta e a pele se distende. O tecido inc"a e ocorre o 0dema. O edema s clinicamente observado $uando " um aumento de pelo menos SGR do volume do l#$uido intersticial. 0dema ligado ao e)cesso de l#$uido de origem vascular/ *>AI +0 CAC*?O F / com uma presso no edema " o deslocamento do l#$uido intersticial da regio e a aps a supresso desta presso a depresso persiste. Outro tipo de edema $uando a rede de evacuao insuficiente: $ue por mais $ue as vias linfticas possuem um poder de adaptao muito grande pode ser $ue mesmo assim se1a insuficiente. O edema se instala, se organi%a e se torna fibrtico. *>AI +0 CAC*?O --./ no poss#vel deslocado por meio de press'es.

S. C*484@*A PIM 3*CA A cirurgia plstica busca proporcionar a cada indiv#duo sua satisfao pessoal, a "armonia com seu corpo. Os tempos modernos transformam a bele%a esttica em Pob1eto de dese1oP e isso fe% a cirurgia plstica ser um camin"o fcil, seguro e efica% na busca da to son"ada bele%a. Kuando passamos a viver em e$uil#brio com nosso corpo, aumentamos nossa autoestima, nosso bem estar e vivemos mais feli%es.

P5"ina -(

>esta poca de globali%ao, cada ve% mais temos incorporado "bitos, costumes e cultura em geral dos pa#ses $ue se relacionam com o Erasil. 8m dos efeitos interessantes deste processo foi o surgimento de novos conceitos de bele%a esttica. As mul"eres, $ue sempre esto a procura de novidades $ue possam acrescentar atrativos , sua apar9ncia, tambm perceberam um novo [padro\ de bele%a $ue a principio estava restrito , Amrica do >orte e a alguns pa#ses da 0uropa. O resultado, de acordo com o presidente da ECP, rgio Carreiro, $ue se baseia em dados de entidades de classe norte-americanas, coloca o Erasil como o segundo pa#s no mundo $ue mais reali%am plsticas, atrs apenas dos 08A, $ue fa% cerca de CGG mil procedimentos por ano. P3r9s fatores 1ustificam essa posio/ a $ualidade dos mdicos brasileiros - gente do mundo inteiro procura o Erasil para reali%ar suas cirurgias por$ue confiam nos nossos procedimentos: a grande preocupao $ue o brasileiro tem com o corpo, com a vaidade: e, por fim, aponto a $uesto do acesso, os valores dos procedimentos so ra%oveis, o $ue possibilita $ue mais pessoas faam suas cirurgiasP, disse Carreiro. As lipoaspira'es lideram o segmento de procedimentos estticos com A22.G]G cirurgias. 0m seguida, esto ,s cirurgias na mama CU.GBS para implantes de silicone, na face ]].2]A, na plpebra e no abdZmen. SUA SEGURANC I0PORTANTE PARA CONFIAN1A P2 PCTE

S.2 M40A +0 *>304J0>67O C*4f4@*CA

?ace & uavi%ar rugas - 4itidoplastia ou Iifting - Elefaroplastia Pescoo & ?lacide% & 4itidoplastia Kuei)o & Aumentar & =entoplastia -Prtese. ou lipo de submento >ari% & +iminuir ou aumentar & 4inoplastia Orel"a & +iminuir & Otoplastia =ama - 4edu%ir- =amoplastia 4edutora - Ievantar - =astope)ia - Aumentar & =amoplastia de Aumento ou Prtese mamria

@ordura Iocali%ada & Iipoaspirao Kuadril & +iminuir & Iipoaspirao 3ra) & +iminuir & Iipoaspirao @ordura Iocali%ada & Iipoaspirao de mento AbdZmen & ?lacide% & Abdominoplastia
P5"ina -,

@l!teo & Aumentar & prtese ou en)erto de gordura Outros & partes lesadas por acidentes

S.A P4( & OP04A3N4*O Ob1etivos/ - Avaliao do paciente e orientao $uanto aos cuidados pr-operatrios : - Orientao ao paciente $uanto ao procedimento a $ue ser submetido e como ser o psoperatrio: - 0stimulao do sistema linftico: - Preparo da pele para o procedimento: - 0vitar fumar SG das antes da cirurgia: - +iminuir a espessura do retal"o cut<neo: - =anter a camada crnea: - Digieni%ao da pele: - As condi'es ideais so, de prefer9ncia, uma pele limpa, isenta de comed'es com teor de "idratao e$uilibrado. A pele limpa far com $ue o resultado da cirurgia se1a mais favorvel. - Confiana ao cliente otimismo psicolgico - Alternativas de rela)amento podem ser feitas no dia anterior da cirurgia uma massagem rela)ante corporal e uma +I na face. Podemos associar s"iatsu, cromoterapia, musicoterapia, digito-puntura

Procedimentos Pr-Cir!rgicos ?aciais - +renagem linftica manual facial: - *ngesto de vitamina CT arnica: - Iimpe%a de pele: - Peeling vegetal: - =scaras secativas, "idratantes, nutritivas - dependendo do tipo de pele: - Cosmticos e fotoprotetores: - @instica facial.

Procedimentos Cir!rgicos Corporais


P5"ina -/

- +renagem linftica =anual: - *ngesto de vitamina CTArnica: - Colocao da cinta de conteno, modeladores, fai)a, simulao das cicatri%es espec#ficas: - Posicionamento/ no fa%er fora e)cessiva para deitar, no praticar atividade f#sica, repouso absoluto na 2 semana -no co%in"ar, dirigir, pegar crianas no colo....: - 0letroterapia -8. , Corrente russa, endermoTvacuoterapia.: - Didratao cut<nea.

C*48@*A ?AC*A* S.S 4*3*+OPIA 3*A O8 I*?3*>@ Cirurgia de re1uvenescimento facial Ritido/ con1unto de procedimentos cir!rgicos $ue visam e)clusivamente ao re1uvenescimento facial. Lifting/ significa levantar, suspender algo. Poder ser/ I*?3*>@ 3O3AI O8 =*>*I*?3*>@ g total/ abrangendo todas as regi'es da face e pescoo g parcial/ pescoo pescoo e boc"ec"a regio frontal s endoscpica com m!sculo na normal s platisma. Anestesia/ Iocal, local com sedao ou geral -$uando associada a outra cirurgia - internao.. +urao/ A" SG , S"s *nciso/ dependendo da tcnica fica escondida dentro do couro cabeludo. - 4egio temporalTregio pr e retro-auricularTregio da nucaTregio do $uei)o submandibular. +reno/ dreno -penrose. retro-auricular de aspirao cont#nua por AB"s PO-dependendo do mdico. evitando "ematomas. Iavar os cabelos aps retirar dreno. Pontos so retirados parciais no SQ ou B Q dia PO. Os pontos de apoio, alguns da nuca no OQ dia PO -dependendo da evoluo do $uadro. Jolta as atividades/ em torno de 2U dias
P5"ina -)

=!sculo tracionado/ platisma e =A . A sustentao das estruturas profundas se fa% pelo reposicionamento da musculatura facial em local ade$uado, atravs da disseco, trao e rotao do comple)o anatZmico platismaT =A , $ue redefinem o contorno da face, re1uvenescendo. O m!sculo platisma pu)ado atrs da orel"a depois de deslocado a pele da face e pescoo. O platisma suturado atrs do mastide. A pele no tracionada demais para o aspecto mais natural como resultado final. =A - aponeurose superior da face *nternao depende da recuperao do paciente e tipo de anestesia.

Podemos ter associao com outras cirurgias/ - Elefaroplastia - *n1eo de @ordura nos sulcos profundos - ulco nasogeniano - @labela -entre as sobrancel"as. aspecto bravo. 0ste procedimento feito com a prpria gordura do paciente, ela parcialmente absorvida. - Iipo de mento pode mobili%ar leve dependendo do taman"o da inciso estabili%a-la - Cirurgia mentoniana/ indicada para $uei)o duplo ou $uei)o para trs onde se coloca uma pe$uena prtese de silicone no $uei)o, sob uma inciso por dentro do lbio inferior podendo ser associada a uma lipoaspirao.

Observa-se no PO/ - 0dema moderado de 2TS superior e inferior, devido dificuldade de retorno venoso e linftico. - 0dema acentuado de 2TS mdio, onde o descolamento mais amplo. - 0ventuais e$uimoses em toda a face e pescoo. - 0ventual $uei)a de dor moderada na regio operada e na regio cervical. - +iminuio acentuada da sensibilidade fina em todo o retal"o descolado. -volta com a diminuio do edema. - 0ventuais "ematomas pr auriculares ou cervicais. - Pe$uenas crostas nas cicatri%es - Kuanto maior for a tenso provocada pelo edema, pior dever ser a $ualidade da cicatri%. - +iminuio da circulao venosa - estase venosa pr auriculares e mastidea - 0dema 1unto s incis'es
P5"ina -+

- +ficit acentuado da drenagem linftica - Kueda da circulao arterial do retal"o - 0spasmos da musculatura crvico-facial - +iminuio da A+=, por 2U dias evitar rotao pescoo, no dormir de lado no dirigir. Presena de linfocele -seroma. necessrio puncionar alguns cirurgi'es s punciona, outros preferem colocar uma espuma com bandagem e enfai)ar para no voltar.

S.S.2 4*3*+OPIA 3*A ?4O>3AI J*+0O 0>+O CNP*CA 4eali%adas com pe$uenas incis'es no couro cabeludo indicada para tratamento das rugas da regio frontal e entre as sobrancel"as, elevao da sobrancel"a e plpebra superior e serve para $uem tem pouco para arrumar, pois no poss#vel tirar o e)cesso de pele. Anestesia/ local, local com sedao ou geral. +urao/ A"s *nciso/ S a U incis'es cerca de 2,U cm 2 medial, A paramed, A temporais Curativo/ capacete com ou sem depende do mdico Pontos/ no so vis#veis, so retirados em 2 semana. gP.O./ =anipular a musculatura da testa para cima para $ue a pele fi$ue aderida, pois comum a formao de ar abai)o da pele, fa% com $ue descole a pele -U sess'es..mas a drenagem linftica para bai)o.

S.B. EI0?A4OPIA 3*A Correo das altera'es estticas e funcionais das plpebras, retirada da pele em e)cesso bolsas de gordura. >o " idade e)ata, pois e)istem pacientes com bolsas aumentadas de causa gentica em idade precoce -AG anos.. Anestesia/ local ou local com sedao +urao/ A" a A"SGh +reno/ no Jolta ,s atividades/ U dias - Plpebras superiores e plpebras inferiores/ para a retirada do e)cesso de pele e ou bolsa de gorduras, sendo a cicatri% na prega dos ol"os e se prolonga lateralmente o m#nimo poss#vel de acordo com o e)cesso de pele. 3cnica 3ranscon1utival/ a inciso feita na parte interna da plpebra inferior, sem dei)ar nen"uma cicatri% aparente, para retirada das bolsas e depois de retirar a gordura muitos mdicos usam o laser para retrair o tecido $ue est sobrando.
P5"ina -8

- Cantope)ia/ consiste na elevao do canto e)terno dos ol"os para evitar ectrpio ps laser -everso da plpebra. e para evitar escleros"o_ -flacide% muscular. e)posio da esclera $uando a poro esbran$uiada dos ol"os aparece. - @labela/ in1eo de gordura

Observa-se no PO/ - 0dema moderado de 2TS superior e inferior da face, devido principalmente a dificuldade de retorno venoso e linftico. - Acentuado edema uni ou bi-palpebral -dependendo da cirurgia. e eventuais e$uimoses em toda face. - Iacrime1amento abundante devido ao fec"amento do canal lacrimal em decorr9ncia do edema acentuado.

S.U 4*>OPIA 3*A 4eali%ada com o ob1etivo de e$uilibrar o nari% em relao taman"o, forma, volume, di<metro das narinas. e tiver desvio de septo dever ser corrigido. Anestesia/ Iocal ou local com sedao. +urao/ 2" , 2"SG com alta no mesmo dia Curativo/ utili%a-se tampo- para conter o edema e "emorragias. $ue retirado pelo mdico AB a BC " PO e feita a limpe%a das narinas. Op'es so/ conteno de alum#nio com micropore ou gesso. >o caso com fratura nasal usado gesso por uma semana e aps a retirada utili%a-se micropore por mais uma semana para evitar aumento do edema, alguns mdicos pedem para esperar cair. +reno/ no Jolta ,s atividades/ O dias

Observa-se no P.O. imediato/ - 0dema de plpebras superiores com eventuais e$uimoses mediais. - 0dema de plpebras inferiores com e$uimoses em toda e)tenso das plpebras inferiores. - 0dema na regio mdio frontal fratura nasal - 0ventual edema nas regi'es geniana e labial superior - +escamao da mucosa labial pela respirao bucal

P5"ina 69

g OE / paciente cuidar em >7O =A>*P8IA4 O >A4*5, >7O =OIDA4 O @0 O evitando a umidade e)cessiva, e)trao comed'es nari% aps ] meses. *ndispensvel uso de ?P .

S.] O3OPIA 3*A Cirurgia $ue consiste na correo da [orel"a de abano\. ( reali%ada apartir dos ] anos de idade per#odo em $ue a orel"a 1 est totalmente formada e $uase igual ao taman"o da$uela do adulto. Alm do mais, por se tratar de um per#odo escolar, nessa fase comeam os problemas de ordem psicolgica. Anestesia/ local ou local com sedao ou ,s ve%es geral $uando criana +urao/ A" +reno/ no Pontos/ depende da tcnica do cirurgio Cicatri%/ a cicatri% desta cirurgia praticamente invis#vel, por locali%ar-se atrs da orel"a, no sulco formado por esta e o cr<nio. Alm do mais, como se trata de regio de pele muito fina, a prpria cicatri% tende a ficar P$uase impercept#velP. Curativo/ nos primeiros dias, geralmente usa-se PcapaceteP e aps utili%a-se apenas uma fai)a do tipo PtenistaP ou PbailarinaP, a fim de evitar traumatismos locais principalmente para dormir. Assim $ue se retira o curativo 1 teremos em torno de CG R do resultado alme1ado. Aps 2A semanas, o resultado ser definitivo. >o " o risco de Pvoltar o problema do abanoP aps a cirurgia, desde $ue devidamente condu%ida a cirurgia, o resultado ser definitivo. >o entanto, e)iste uma pe$uena porcentagem dos casos em $ue pode ocorrer , recidiva do abano. Convm salientar $ue uma leve assimetria sempre ficar, pois, mesmo as pessoas no operadas e $ue ten"am orel"as normais, no apresentam simetria absoluta.

OEH03*JO +O 34A3A=0>3O PA4A C*484@*A ?AC*A* - P4(-OP04A3N4*O +iminuir a espessura do retal"o cut<neo =anter a camada crnea Digieni%ao da pele As condi'es ideais so, de prefer9ncia, uma pele limpa, isenta de comed'es com teor de "idratao e$uilibrado. A pele limpa far com $ue o resultado da cirurgia se1a mais favorvel. Confiana ao cliente otimismo psicolgico
P5"ina 6-

Alternativas de rela)amento podem ser feitas no dia anterior da cirurgia uma massagem rela)ante corporal e uma +I na face. Podemos associar s"iatsu, cromoterapia, musicoterapia, digito-puntura - PN -OP04A3N4*O =el"orar a microcirculao arterial principalmente na e)tremidade do retal"o -regio mastidea.. Preveno dos espasmos muscular para diminuio da dor e mel"ora circulao. gg o mais importante 4eduo do 0demaggreduo do edema uma das mais importantes condutas $ue deve ser controlado o $uanto antes -per#odo ps operatrio imediato. evitando &se o comprometimento da circulao no retal"o, dor e trao na cicatri%, $ue provoca "ipertrofia da mesma com aspecto desagradvel. *ndispensvel uso de ?P . O tratamento esttico facial ps operatrio mel"ora a $ualidade da pele, a "idratao e te)tura procedimentos como "idratao e revitali%a'es aps SG dias Ps Operatrio fa%em com $ue manten"a-se o resultado da cirurgia a $ual [somente\ameni%a rugas faciais e corrige a flacide%. C8*+A+O & 0J*3A4 0LPO *CAO AO OI, >7O +O4=*4 0= +0CfE*3O IA304AI, >7O I04, >7O =AK8*IA4 O OIDO 0 I0JA4 NC8IO +0 OI iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

Complica'es da face 0ctrpio/ surge $uando a borda palpebral est evertida, com conse$;ente e)posio da con1untiva palpebral. 33O/ en)erto de pele na plpebraF+I= 0ctrpio paral#tico/ causado por leso do nervo facial Iagoftalmia/ defeito no fec"amento das plpebras cu1as bordas no se encontram. Pode ser/ cicatri% ou paral#tico

C*484@*A CO4PO4A*

S.O =A=OPIA 3*A S.O.2 =A=OPIA 3*A +0 A8=0>3O

P5"ina 66

*ncluso de prteses de silicone te)turi%ada, poliuretano ou lisa -menos comum.. *ndicado para os casos de "ipomastia ou reconstruo ps mastectomia. Para este tipo de cirurgia fa%-se necessrio uma $uantidade de pele ade$uada para o volume a ser colocado alm de uma elasticidade de pele satisfatria. >os casos onde estes re$uisitos no so atingidos -por e)emplo, mastectomia radical com grande e)cerese de ele. pode-se inserir temporariamente prteses e)pansivas ou e)pansores teciduais, onde in1etado nas prteses $uantidades de soro em vrias sess'es para produ%ir e)panso gradual da pele. +epois de se ter ad$uirido $uantidade de pele suficiente, esta prtese trocada pela definitiva. Inse!*+"/ - retro ou subglandular/ indicado para a$uelas pacientes com tecido mamrio suficiente para esconder os bordos das prteses. -@4A?, et al, AGGG.. - retro ou submuscular segundo Cavalcanti AGGG, nesse caso o taman"o da prtese sempre devem maiores $ue as usadas na tcnica subglandular, pois tenso do m!sculo sobre a prtese tende a comprimi-la e diminuir sua pro1eo anterior. O ponto mais importante desta tcnica facilitar o e)ame manual e radiolgico das mamas possibilitando um diagnstico precoce e mais preciso de $ual$uer patologia mamria. - subfascial o resultado $ue o aspecto fica mais natural das mamas, com a vantagem de no elevar o plo superior como ocorre na locali%ao submuscular, da mesma forma no torna os bordos das prteses aparentes como ocorre na locali%ao subglandular como nas "ipoplasias severas. In$is3es/ - inframamria/ feita uma inciso de S cm embai)o da mama. - a)ilar ou videoendoscpica/ feita uma inciso S cm no oco a)ilar.o benef#cio principal aus9ncia de cicatri%es na mama. 0sta tcnica est contra-indicada em pacientes com grau moderado e acentuado de ptose mamria. 0ste tipo de inciso forma um tendo fibroso na face medial do brao limitando o movimento e com dor. - periareolar/ feita uma inciso ao redor da aurola. - transareolomamilar - tuneli%ao transumbilical Anestesia/ local ou local com sedao em raros casos geral. 3empo de cirurgia/ A ,s S" *nternao/ se com anestesia local alta "ospitalar em FT- 2G"s PO e geral em AB"s PO Jolta ,s atividades/ O dias uti modelador/ A a S meses

Ti'"s (e '! teses mam4!ias5 Iisa/ *mport =ed 4ugosa/ redu% incid9ncia de contratura capsular - te)turi%ada/=entor,P*P,*mport =ed,C8*, =c@"an
P5"ina 67

- poliuretano/ *I*=0+

?ormatos/ - perfil bai)o - anatZmico- perfil alto - perfil super alto +iferencia/ - volume- altura - pro1eo- di<metro- largura- comprimento As prteses utili%adas atualmente so altamente seguras $uanto ao e)travasamento, pois so fabricadas com o gel do silicone suficientemente coeso -mais aderidas umas nas outras. para no migrar em caso de ruptura, pois a membrana de bai)a permeabilidade -as part#culas do gel so maiores do $ue os poros da membrana. o $ue evita um micro e)travasamento do gel diminuindo o risco de contratura capsular. 3roca da prtese/ as prteses mamrias no podem durar toda a vida, para se determinar a longevidade prtese necessrio $ue se faa avaliao com o cirurgio e os e)ames de ultra-som, mamografia podem a1udar a diagnosticar se " ou no necessidade de troca. 0mbora o material do silicone no ten"a dado condi'es de se biodegradar poss#vel $ue o invlucro apresente roturas devido ao desgaste normal ou leso direta. O invlucro de o implante apresentar roturas, o gel $ue sai fica normalmente contido no envelope da cicatri% na bolsa cir!rgica -intracapsular. podem ser detectadas salvas atravs de imagens por ultra-som ou resson<ncia magntica. As causas da rotura da prtese incluem, entre outras/ danos provocados por instrumentos cir!rgicos, trauma intra operatrio ou ps-operatrio, press'es ou manipula'es e)cessivo $ue podem acontecer durante $ual$uer rotina, como e)erc#cio vigoroso, desportos de contato, massagem manual de rotina, contato f#sico intimo e compresso necessria devido a mamografia -a paciente no deve dei)ar de fa%er o e)ame de mamografia por possuir a prtese deve avisar o mdico $ue reali%ar o e)ame da e)ist9ncia da prtese para mel"or posicionamento da paciente no e)ame.. A troca seria ento indicada entre 2G , 2U anos.

Complica'es/ - encapsulamento ou contratura capsular/ com vista em aceitar o implante feita uma bolsa cir!rgica um pouco maior $ue o prprio implante. 0m geral a cicatri% forma um envelope , volta do implante $ue, por ve%es, contrai-se o suficiente para apertar o implante, produ%indo diversos n#veis de firme%a. >o pior cenrio, poss#vel $ue o implante d9 uma sensao de dure%a, provo$ue dores eTou fi$ue distorcido, este fenZmeno pode ocorrer logo aps a cirurgia ou alguns anos depois, podendo ser unilateral, bilateral ou assimtrico. ?re$uentemente, a libertao ou e)ciso cir!rgica tem sucesso, no entanto a recidiva normal. Principais causas/ - prteses maiores $ue a cavidade - trauma - ac!mulo seroso ocorre raramente e manifesta-se pelo inc"ao da mama em resultado da recol"a do soro no interior da bolsa do implante $ue pode ou no e)igir a remoo pro via cir!rgica.
P5"ina 6(

- "ematomas - se manifestam pelo aumento, sensibilidade e e$uimoses dos tecidos observar a diminuio visual durante o tratamento pos operatrio. - infec'es subcl#nicas manifestada pela alta temperatura, inc"ao e sensibilidade cor avermel"ada, pode ocorrer no pos operatrio imediato ou raramente em $ual$uer momento aps a insero do implante.

S.O.A =A=OPIA 3*A 40+83O4A *ndicado para pacientes com mdia ou grande "ipertrofia mamria assim como nas ptoses e assimetrias mamrias, algumas pacientes possuem dores nas costas e pescoo pelo peso das mamas. 4etira-se pele, gordura, ,s ve%es gl<ndulas mamrias isso depende do taman"o da mama alm da plicatura da gl<ndula mamria com remontagem do tecido mamrio e reposicionamento da arola e do mamilo. Cada ve% mais a preocupao obter cicatri%es menores na resseco de e)cessos cut<neos, glandulares e adiposos sendo $ue a escol"a da inciso a ser utili%ada depende das altera'es $ue a mama apresenta como volume, forma, relao pele e gl<ndula, di<metro e pro1eo do comple)o areolomamilar ou outra combinao. Iactao/ a reduo depende da proporo da gl<ndula retirada se pe$uena reduo teremos lactao preservada e se grande reduo a lactao pode ser pre1udicada.

S.O.S =A 3OP0L*A *ndicado para a correo da posio e firme%a das mamas mantem-se o taman"o dos seios somente corrigindo a flacide%. ( feito a plicatura da gl<ndula mamria eTou e)cerese de pele. Pode ser associada com prtese mamria. 3A>3O =A 3OP0L*A CO=O =A=OPIA 3*A 40+83O4A +0*LA= C*CA34*50 +0?*>*3*JA AO 40+O4 +A A4(OIA 0 OE A =A=A. In$is+"/ - 3 invertido - e invertido - * ou vertical -I - periareolar para pe$uena ou moderada "ipertrofia, ptose ou correo do formato, inconvenientes alargamento tardio da arola, ac"atamento do formato da mama, ou ptose precoce. - com implante de prtese Anestesia/ local, local com sedao ou geral. 3empo de cirurgia/ A ,s S"s
P5"ina 6,

+reno/ AB"s pr)imo , regio a)ilar.

S.C @*>0CO=A 3*A ( um crescimento da gl<ndula mamaria nos "omens devido a fatores $ue interferem com o balano entre estrgenos e andrgenos no soro. Pode ser unilateral ou bilateral, sendo classificada $ualitativa e $uantitativamente como glandular, gordurosa, mista ou em graus do volume e de e)cesso de pele. @inecomastia pode no precisar ser tratada, a menos $ue cresa ou cause desconforto no adolescente ou no "omem adulto. Algum problema em pacientes $ue tem significante e)cesso de pele e ptose da mama, so os $ue vo precisar reduo da mesma e da arola. Anestesia/ local com sedao +urao/ A" +reno/ sim, retirada em BC"s Jolta ,s atividades/ O dias =odelador 4etirada de pontos/ S a O dias.

Observa-se no ps-operatrio das mamoplastias/ - edema moderado no plo inferior da mama. - edema acentuado na regio areolamamilar - presena de e$uimoses arolas, plo lateral e medial da mama. - dor 1unto ,s incis'es no mobili%ar cicatri% - edema 1unto ,s incis'es - "ipoestesia - espasmos da musculatura peitoral - cervicalgia incluir massagem rela)ante para as pacientes $ue reclamarem de dor no pescoo e na regio cervical P4O*E*+O =J3O A3( 2U +*A . +*4*@*4 APN 2 0=A>A

OEH03*JO +O 34A3A=0>3O PA4AC*48@*A =A=M4*A


P5"ina 6/

- P4(-OP04A3N4*O/ 2 - mel"orar circulao A - mel"orar a "idratao da pele

- PN -OP04A3N4*O 2 - =el"orar a circulao areolar A - =el"orar o $uadro lgico muscular, na regio operada. S - +iminuir o edema B - Prevenir o encapsulamento

S.X I*POA P*4A67O +esde 2XCG, com o advento da Iipoaspirao, pelas mos do cirurgio franc9s *ves @erard *llou%, esta tcnica gan"ou adeptos no mundo inteira sendo atualmente a Cirurgia Plstica mais reali%ada em todo mundo. A evoluo da tcnica nestes AG anos trou)e novidades nos mais diferentes detal"es da tcnica. Como e)emplo, no in#cio eram reali%adas Iipoaspira'es com c<nulas de at AG mm: atualmente pouco utili%amos as c<nulas de U mm, preferindo as de B e S mm. >o campo da tcnica, em 2XCA ou%a Pinto introdu% o conceito de Iipoaspirao uperficial para se obter mel"ores resultados com mel"oria na retrao da pele. @rande benef#cio trou)e a infiltrao tumescente de Pitman, $ue alm da analgesia provocada, redu%ia drasticamente o sangramento intraoperatrio e conse$;entemente as e$uimoses ps-operatrias. ( um mtodo cir!rgico utili%ado para retirar tecido adiposo de regi'es do corpo "umano, com au)ilio de instrumental apropriado. o utili%adas c<nulas $ue podem ser conectadas a um aspirador, a seringas, a aparel"os de ultra-som ou a um vibrolipoaspirador

Anestesia/ local com sedao, peridural ou geral. 3empo de cirurgia/ A a A"SG *nternao/ AB"s depende de cada paciente Cicatri%/ G,Ucm pr)ima , regio. +reno/ no Jolta ,s atividades/ S , U dias.

4etrao da pele

P5"ina 6)

A $uantidade de pele na regio lipoaspirada participa diretamente no resultado final deste procedimento. A pele de boa $ualidade contm maior $uantidade de fibras elsticas, o $ue facilita a retrao desta pele sobre o novo substrato. 0studos reali%ados por *l"ou% demonstraram $ue a pele consegue retrao entre 2G e 2UR da sua superf#cie e)pandida pela gordura locali%ada e depende da idade do paciente, da regio anatZmica tratada, de traumas pree)istentes como/ cicatri%es, estrias tatuagens, $ueimaduras, doenas dermatolgicas, influenciando na $ualidade de retrao da pele.

Princ#pios da lipo 2- O mais importante no a $uantidade do tecido adiposo retirado, mas sim o $ue permanece. A- O cirurgio no deve e)agerar na retirada de gordura de uma determinada regio: prefer#vel a retirada insuficiente o $ue sempre pass#vel de uma reviso do $ue a retirada em e)cesso, provocando se$;elas, dif#ceis de ser corrigidas.

S.X.2 3(C>*CA +0 I*POA P*4A67O =todo eco 4etirada mec<nica da gordura atravs de c<nulas ligadas ,s seringas ou a bombas de suco, sem prvia infiltrao de solu'es locais. Atravs desta tcnica poss#vel avaliar mel"or o volume de gordura e sangue, a espessura residual e o momento de parar em funo da te)tura da pele. ( mais traumtica, pois e)iste uma maior resist9ncia , penetrao da c<nula, leva a maiores e$uimoses e "ematomas devido ao grande volume de sangue e)tra#do o $ue conse$uentemente leva a um $uadro maior de fibrose.

=todo 3umescente *n1etam-se grandes $uantidades de solu'es diluentes -soro fisiolgico. associados , vasoconstritores, alcalini%antes e, muitas ve%es anestsicos locais $ue a1uda a descolar a pele e movimentar a c<nula. Ocorre menor $uantidade de sangue e)tra#do, menor resist9ncia , penetrao com menor trauma e podendo ser e)tra#da maior $uantidade de gordura. ( uma tcnica $ue no permite avaliar $uando parar a suco, no permite avaliar a $uantidade de gordura a ser retirada e a espessura residual. Didratao e)agerada das clulas gordurosas

S.X.A 3*PO +0 I*POA P*4A67O Jibrolipoaspirao/ 0ste mtodo utili%a aparel"o espec#fico $ue, mediante a entrada sa#da de ar comprimido num pe$ueno cilindro, fa% com $ue a c<nula se1a submetida a movimentos de avano e recuo com ] mm de e)curso. +esta forma o tecido adiposo floculado e aspirado. O esforo do cirurgio m#nimo. O vibrolipoaspirador tende a redu%ir a durao do processo per-operatrio e les'es
P5"ina 6+

minimi%ando o traumatismo de vasos sangu#neos e as conse$;entes e$uimoses. A possibilidade de passar vrias ve%es a c<nula 1unto ao tegumento cut<neo permite resultados muito mel"ores do $ue os obtidos com a lipoaspirao tradicional. A superf#cie obtida plana sem ondula'es. -produ% uma vibrao "omog9nea, em uma fre$;9ncia $ue facilita a li$uefao da gordura. Iaser liplise/ O IA 04 $ue passado previamente na regio a ser operada, provoca altera'es no tecido gorduroso $ue facilita a retirada da gordura e o ps-operatrio. 8ma das principais ra%'es para $ue o Iaser se1a utili%ado na lipoaspirao a coagulao. Com o Iaser, os vasos sang;#neos e linfticos & responsveis pelos inc"aos e edemas - so coagulados e isso diminui tanto a dor $uanto o sangramento e o inc"ao. A tcnica tumescente, $ue dei)a as clulas de gordura mais frgeis. A rea ento recebe o IA 04, transmitido por uma fibra tica de 2 mm de espessura. As clulas gordurosas da rea a ser tratada, recebem ento uma c<nula de tit<nio, muito fina, $ue complementa e retira a gordura li$uefeita. A grande vantagem uma maior facilidade do procedimento $ue ocorre com menor sangramento e mel"or recuperao. 8ltra & Znica/ *ntrodu%-se c<nulas protegidas por tit<nio possuindo orif#cios na ponta por onde saem ondas ultra-sZnicas. *ro lesar o tecido adiposo sem lesar as estruturas vi%in"as -vasos.. As ondas sonoras, $uando em fre$;9ncia elevada, produ%em um aumento dos espaos, assim ditos virtuais, intermoleculares, durante o seu maior plateau. Kuando esta onda sonora est em seu pico de menor plateau, o espao intermolecular, tende a voltar ao seu taman"o anterior por um fenZmeno passivo. H $ue trabal"amos em altas fre$;9ncias, estes espaos virtuais tendem a somar repetidas energias para seu aumento, dado ao pouco tempo restante para retornar ao seu taman"o original at o in#cio de nova onda. 0ste espao virtual gan"a energia at atingir seu limite, $uando provoca uma imploso das estruturas sub1acentes destruindo, assim, molculas e paredes celulares. Easeado nesta teoria, desenvolveu-se aspiradores com probes de ultra-som, adaptados , ponta, $ue reali%avam destruio seletiva de clulas com preservao de vasos e nervos. 0sta especificidade dada pelo coeficiente de absoro da energia ultra-sZnica pelas clulas vivas. Ocorre destruio dos adipcitos e preservao de vasos, nervos e principalmente o colgeno e elastina $ue so os elementos de suporte da pele, permitindo menor sangramento com aspirao de apenas clulas destru#das e de seu conte!do gorduroso. *ndica'es/ Onde a lipoaspirao tradicional pouco efetiva ou imposs#vel de ser utili%ada como/ 2. Mreas em $ue e)iste gordura mais fibrosa e consistente -dorso, na regio lombar e na cintura.. A. Domens S. Mreas e)tensas ou m!ltiplas regi'es B. @inecomastia
P5"ina 68

Jantagens/ =enos trauma & ausncia de hematomas e menor inc"ao, o $ue significa um retorno mais rpido ,s atividades de rotina. Possibilidade de retirar mais gordura de uma s ve% 8niformidade da retirada, menor possibilidade de erros -deformidades. 1 $ue o colgeno no destru#do. 4ecuperao mais rpida do estado f#sico geral pela perda diminu#da de sangue.

Didrolipoaspirativa/ *nicialmente fa%-se a "idrolipoclasia -DIC. ultra-sZnica $ue consiste em in1etar l#$uido com anestsico no local a ser tratado -gordura., fa%endo com $ue a rea fi$ue edemaciada. A clula gordurosa absorve o l#$uido e aumenta de taman"o o $ue facilita seu rompimento. 0sta se consegue atravs do uso de ultra-som esttico sob a pele local, pois as ondas ultra-sZnicas promovem uma vibrao $ue provoca uma fissura na membrana da clula, com conse$;ente e)ploso desta. A gordura fica mais li$uefeita e pronta para ser eliminada do corpo. 0sta aspirada por uma micro-c<nula. 0ste processo totalmente indolor. 4esumindo/ *n1eta l#$uido, e)plode a gordura com ultra-som e aspira com a micro-c<nula.

Iipoescultura/ 4etirada da gordura de uma rea e a reintroduo desta gordura em reas onde est em falta ou depress'es decorrentes de perda de tecido corporal, envel"ecimento. A gordura absorvida em torno de UG a ]GR no primeiro ano, dependendo da regio e do volume de gordura en)ertado, mas s ve%es o $ue permanece 1 mel"ora em parte o aspecto prvio. A movimentao e)cessiva, press'es sobre o en)erto e manipula'es , massagens e ultra-som diminuem a c"ance desta cirurgia. Avaliao final/ - =anobras bidigitais -pinamento. - A espessura da pele e do subcut<neo - =anobra de Pi%%aiolo/ desli%amento da c<nula sobre a pele pT evidenciar ou no a presena de irregularidades.

C"nt"!n" I!!e)#la! 6 De'!ess+" A retirada em e)cesso de gordura no procedimento cir!rgico ocasiona a depresso. Para esta complicao, @*>@4A -2XXX. e)plica $ue o tratamento consiste em en)ertar um pouco de gordura na rea deprimida, no mesmo momento em $ue se reali%a a cirurgia ou uma

P5"ina 79

lipoaspirao na rea em volta da depresso para camufl-la. 0m depress'es pe$uenas pode ser feita a subciso para soltar a rea de retrao subcut<nea.

C"nt"!n" I!!e)#la! 6 Sali7n$ia A sali9ncia a sobra de gordura detectada aps o ato cir!rgico, ou se1a, ac!mulos adiposos no removidos na cirurgia inicial. @*>@4A -2XXX. e)plica $ue a reviso da lipoaspirao nas reas com res#duos de gordura deve ser reali%ada, de prefer9ncia, aps o inc"ao ter desaparecido completamente, em torno de seis meses.

inais e sintomas $ue ocorrem no ps lipo/ - dor/ sensao de pele magoada por batida. - edema/ causado pela infiltrao de l#$uido e pela prpria movimentao da c<nula ocorre uma leso tissular. - e$uimoses/ ro)os absorvem de 2G a 2U dias. - edema duro/ reteno l#$uida, causado pelo trauma cir!rgico espal"ado em todo o rgo ou tecido operado. - fibrose/ a produo de tecido cicatricial -fibroblastos. no local. A $uantidade varivel em cada paciente pela $uantidade de clulas.

S.X.B CO=PI*CA6j0 +A I*PO Podem ser menores ou maiores. As menores so de origem esttica, como irregularidades da superf#cie, depress'es, assimetrias, flacide% acentuada da pele e e$uimoses prolongadas levando a "ipercrZmias residuais. As maiores so clinicamente recon"ecidas e tratadas. - eroma/ pela tuneli%ao do tecido adiposo $ue acontece durante a lipo propicia a formao de seromas o $ue evitado pelo uso de mal"as de compresso. - *nfec'es - >ecroses cut<neas - Parestesias - ?adiga/ decorrente da alterao eletrol#tica, pela grande perda de eletrlitos e sangue retirou reservatrio metablico diminui reserva energtica. - fenZmenos como trombose venosa profunda pode levar a formao de 9mbolos pulmonares $ue se manifestam por um inicio s!bito de dispnia, ta$uipnia, ta$uicardia ou sopro card#aco e @ordurosa -mais temido gordura solta pode formar embolo ou trombo +I aumenta o risco.. A movimentao, mesmo $ue passiva dos membros inferiores e a deambulao precoce so medidas preventivas.

P5"ina 7-

OEH03*JO +O 34A3A=0>3O PA4A I*PO - P4(-OP04A3N4*O Prevenir fibroses e retra'es =el"orar a "idratao cut<nea =el"orar a circulao de retorno

- PN -OP04A3N4*O ?A 0 A@8+A =el"orar e incrementar a circulao venosa e linftica para reduo do edema dos "ematomas e das e$uimoses. 0vitar perman9ncia no leito diminui dor, manter A+=, ativar as recanali%a'es. 0vitar complica'es Posio de degravitao

?A 0 C4k>*CA aps 2UQ AGQ dia Avaliar a presena de/ ?ibroses +or 0dema 4etra'es ?lacide% 3issular ?lacide% =uscular

S.2G +04=OI*P0C3O=*A AE+O=*>AI O8 AE+O=*>OPIA 3*A >esta cirurgia reali%a-se a correo das altera'es da regio abdominal. ( indicada para indiv#duos $ue apresentam ac!mulo do pan#culo adiposo varivel, flacide% de pele, distase do m!sculo reto abdominal. Aps gesta'es ocorre o afastamento desse m!sculo de sua posio original o $ue leva a distase muscular o $ue a vrios graus de abaulamento abdominal. 0nto se fa% a plicatura do reto abdominal o $ue produ% tambm uma apro)imao desses m!sculos e o acinturamento, Anestesia/ peridural ou geral 3empo de cirurgia/ S a B "s.
P5"ina 76

*nternao/ AB"s Cicatri%/ acima dos pelos pubianos podendo ser maior ou menor de acordo com o tipo de abdZmen se for mini abdZmen a inciso ser um prolongamento da cesrea lin"a do bi$u#ni e no "aver a inciso na regio umbilical -no fundo do umbigo.. 0 no abdZmen total a cicatri% prolonga-se de uma crista il#aca a outra ou mais dependendo da flacide% e gordura locali%ada da cintura. +reno/ de AB ,s BC"s reali%a-se a drenagem em funo da preveno de "ematoma e seroma nos 2os dias ps-operatrios. >os pacientes ps cirurgia baritrica onde ocorre perda macia de peso em um curto per#odo de tempo reali%a-se dermolipectomia em <ncora.

S.2G.2 CO=PI*CA6j0 eroma/ trata-se de coleo de linfa eTou plasma ou produto de lise de gordura. ( decorrente da no ader9ncia do retal"o cut<neo aos planos profundos os $ue permitem esse ac!mulo. Por outro lado o prprio seroma impede a ader9ncia do retal"o devendose ser prontamente drenado para favorecer o processo de cicatri%ao. 3em sido apontado como causas do seroma/ - falta de compresso feita pela cinta elstica - falta de repouso -diminuio da circulao linftica defici9ncia de +I na regio. +eisc9ncia cicatricial e ou necrose cicatricial decorrentes do dficit produ%ido pela compresso circulatria gerada pelo edema ou, ainda por um retal"o cut<neo fino e avascular. Os locais mais comuns so regio umbilical e a regio medial da cicatri% pubiana. 3rombose venosa profunda, a embolia pulmonar e gordurosa tambm so complica'es $ue devem ser evitadas. A movimentao mesmo $ue passiva dos ==** sem o paciente sustentar o abdZmen, ativo livre dos torno%elos e a deambulao precoce so medidas preventivas. Camin"ada o mais rpido poss#vel $ue a paciente puder nem $ue se1a com fle)o de tronco e $ue o mdico dei)ar. A infeco e a "ipoestesia so complica'es $ue devem ser consideradas.

Observa-se no ps-operatrio/ - diminuio da e)pansibilidade torcica, com respirao apical, em decorr9ncia da sensao de aperto produ%ida pela plicatura abdominal. - sensao de ard9ncia na inciso e de repu)amento abdominal o $ue diminu#da com a fle)o do $uadril e ==**, bem como do tronco.

P5"ina 77

- dorsolombalgia com contratura muscular e se lipo estar com edema -reali%ar massagem na regio cervical com alongamentos de pescoo para alivio da dor e ultra-som na regio lombar.. - edema acentuado na e)tremidade do retal"o -"ipogstrio., edema mdio na regio periumbilical. - e$uimoses na regio pubiana eTou flancos -8 e "irudoid ou pomada arnica. - "ipoestesia o retorno da mesma deve ocorrer dos flancos para a regio medial e do tero superior do abdZmen para o inferior.

OEH03*JO +O 34A3A=0>3O AE+O=*>OPIA 3*A - P4( - OP04A3N4*O

PA4A +04=OI*P0C3O=*A AE+O=*>AI O8

aumentar a circulao periumbilical manter a camada crnea integra e "idratada diminuir a espessura do retal"o -+I diminui retal"o, mais fino, mais fcil de distender.. conscienti%ao do aumento da presso intra abdominal aumentar a circulao de retorno & diminui a c"ance de trombos

Avaliao personali%ada PA4A O4*0>3A4 PC30 P40 OP04A3N4*O 2U dias pr - manobras respiratrias - +I= - eletro - cinesio - dermotonia - vacuoterapia 2G dias - +I= - eletro - cinesio - dermotonia - vacuoterapia - "idratao corporal U dias - 30> - rela) - +I= - manobras respiratrias - avaliao fotoTperimetria

- PN -OP04A3N4*O
P5"ina 7(

diminuir a $uantidade de li$uido drenado e mel"orar a reabsoro linftica pelas vias colaterais laterais +iminuir a probabilidade da formao de trombos +iminuir edema e "ematomas +iminuir a c"ance de seromas 3ratar ou evitar retra'es eTou ader9ncias =el"orar cicatri%ao =el"orar a "idratao cut<nea

C8*+A+O >O PN & OP04A3N4*O -AE+O=0>. Cinta compressiva/ 0m torno de A meses 4epouso/ principalmente nos primeiros 2U dias, no carregar peso, evitar subir escada. =icropore/ A meses ol/ evitar

Posio na cama ou leito nos 2os 2G dias/ corpo em fle)o pernas dobradas os tecidos esto em trao acentuada/

S.22 +04=OI*P0C3O=*A E4AK8*AI @randes perdas de volume adiposo por emagrecimento ou por lipoaspirao podem ocasionar, mesmo em pacientes 1ovens, dobras cut<neas muito desgraciosas na regio dorsal subescapular, estendendo-se at a prega submamria.

S.2A +04=OI*P0C3O=*A +0 COLA Corrige o e)cesso de gordura locali%ada da regio dependendo do biotipo e volume de gordura locali%ada. 3ambm tem grande import<ncia, sob este aspecto, a espessura do pan#culo adiposo -espessura da gordura. $ue reveste o corpo. +ependendo do caso, poder ser associada uma lipoaspirao no local, 1unto com a dermolipectomia ou previamente a esta. A cicatri% resultante de uma dermolipectomia de co)a locali%a-se obli$uamente na prega inguinocrural -viril"a., estendendo-se posteriormente at o sulco subgl!teo. Apresenta maior ou menor e)tenso dependendo do volume de pele e)cedente a ser corrigido. 0sta cicatri% plane1ada para ficar escondida sob as roupas de ban"o.

P5"ina 7,

O !nico tratamento efetivo para tal tipo de problema consiste na e)ciso cir!rgica do e)cesso cut<neo-adiposo.

S.2S *=PIA>30 +0 @If30O *mplantes estticos para aumento do volume das ndegas. *ncis'es/ feita geralmente vertical no sulco gl!teo com ] a O cm de e)tenso at a fscia pr-sacral, prosseguindo com descolamento limitado sobre a fscia do m!sculo gl!teo maior por U a ] cm.. por ser a mais discreta e escondida nesta depresso anatZmica sendo totalmente coberta por tra1es de ban"o ou roupas intimas A marcao previa feita em p e sentada pT ver o lin"a limite entre o assento da cadeira e a base gl!tea para proteger estruturas anatZmicas importantes como n. citico $ue se locali%am abai)o da lin"a limite. 3ipos/ AnatZmica, redonda ou oval - mais anatZmica em relao ,s redondas $ue se prestam mais para as cirurgias de mamas. sendo lisa - a mais usada por se alo1ar profundamente dentro da massa muscular gl!tea e mais natural. ou te)turi%ada. =arcao/ feita sentada, pois define o limite inferior da prtese e impede $ue a paciente se apie nela para sentar. 0scol"a do taman"o/ feita baseando-se no bitipo da paciente, falta de volume da regio gl!tea e e)pectativa de aumento da paciente. Como refer9ncia, pode-se utili%ar para pe$ueno de AUGml, mdio aumento SGGml e grande aumento SUGml. C8*+A+O PN -OP04A3N4*O / *ncluem evitar dec!bito dorsal por 2 semana. Analgsicos por via oral e drenagem linftica, proibido tomar in1eo no bumbum.

S.2B *=PIA>30 +0 PA>384*IDA *mplantes estticos, reparador ou reconstrutivo para mel"orar a forma das pernas. ?ormas/ imtrica ou Assimtrica uperficie/ lisa ou te)turi%ada

S.2U 0LPA> O40 30C*+8A* o cpsulas de silicone $ue podem ser progressivamente enc"idos com salina estril aps implantao no corpo. Podem ser feitos em $ual$uer formato e taman"o. *ndicao/ - implante temporrio para e)pandir tecidos ao redor da rea a ser operada.
P5"ina 7/

- usado para corrigir vrios tipos de problemas de pele ou preparar a regio par um implante permanente. Podem ser redondos, retangulares, cil#ndricos e croissant.

B. A>0 30 *A Anestesia uma palavra de origem grega $ue $uer di%er aus9ncia de sensa'es. 0sse estado de aus9ncia de dor e outras sensa'es para a reali%ao tanto de cirurgias $uanto de procedimentos terap9uticos e diagnsticos podem ser alcanados de diversas maneiras, conforme o tipo de cirurgia ou procedimento.

B.2 TIPOS DE ANESTESIA A>0 30 *A 0 P*>DAI 4AK8*>0 30 *A P04*+84AI IOCAI @04AI

B.2.2 A>0 30 *A 0 P*>DAI +enomina-se anestesia espin"al ao procedimento anestsico reali%ado com o ob1etivo blo$uear os est#mulos dolorosos $ue so condu%idos atravs da medula espin"al. Pode-se fa%er isso atravs de duas tcnicas anestsicas/ a ra$uianestesia e a peridural.

89:9:9: Ra;#ianestesia +enomina-se ra$uianestesia -blo$ueio subaracnideo. a anestesia $ue resulta da deposio de um anestsico local dentro do espao subaracno#deo. Ocorre blo$ueio nervoso revers#vel das ra#%es anteriores e posteriores, dos g<nglios das ra#%es posteriores e de partes da medula, advindo perda da atividade autZnoma, sensitiva e motora. o indicadas para cirurgias de abdZmen e e)tremidades inferiores, inclusive para cirurgias obsttricas -parto vaginal e cesreo.. Como a medicao depositada dentro do l#$uor, necessria apenas uma pe$uena $uantidade de anestsico local para produ%ir anestesia altamente eficiente. 3rata-se de uma importante vantagem da ra$uianestesia sobre a peridural, pois trabal"a-se com um risco de into)icao por anestsicos locais muito pr)imo de %ero.

89:9:9< Pe!i(#!al
P5"ina 7)

A anes esia &eri:ural # reali;a:a se$ <ue <ual<uer $enin"e se=a &erfura:a3

Obtm-se a anestesia peridural in1etando uma soluo de anestsico local no espao epidural 'e&i > aci$a*? an es :a :ura.$5 er3. o indicadas para cirurgias abdominais, cirurgias obsttricas, cirurgias ginecolgicas, urolgicas, plstica de abdZmen e outras da e)tremidade inferior. 3ambm podem ser indicadas em associao com anestesia geral para a reali%ao de cirurgias torcicas. B.2.A IOCAI +i%-se $ue uma anestesia local $uando ocorre infiltrao de um anestsico local -por e). Iidoca#na ou Llloca#na. em uma determinada rea do corpo, sem $ue ocorra blo$ueio de um nervo espec#fico ou ple)o -nome dado a um con1unto de nervos. ou do neuroei)o -medula espin"al.. A anestesia limita-se , rea infiltrada pelo anestsico local. ( largamente utili%ada em nosso meio em cirurgia superficial -e)emplo/ cirurgias plstica e dermatolgica., e em procedimentos circunscritos a reas limitadas -e)trao de corpo estran"o superficial, cirurgias odontolgicas.. 3rata-se de tcnica segura se respeitados os limites de doses preconi%adas para cada tipo de anestsico local e as caracter#sticas de cada paciente e do procedimento cir!rgico a $ue se destina. O tempo de durao de uma anestesia local varia conforme a regio infiltrada, as caracter#sticas do anestsico empregado, bem como sua $uantidade e concentrao e as caracter#sticas individuais de cada paciente. B.2.S @04AI Anestesia @eral um termo utili%ado para designar uma tcnica anestsica $ue promove inconsci9ncia -"ipnose. total, abolio da dor -analgesiaTanestesia. e rela)amento do paciente, possibilitando a reali%ao de $ual$uer interveno cir!rgica con"ecida. Pode ser obtida com agentes inalatrios eTou endovenosos. A induo da anestesia o per#odo de transio inicial do paciente $ue se encontra acordado para o estado de inconsci9ncia, caracter#stico da anestesia geral. 0m pacientes adultos, a induo mais utili%ada a endovenosa/ o mdico anestesista [pega uma veia\ e in1eta medica'es $ue faro o paciente dormir, promovero rela)amento muscular -$ue vital para a reali%ao de alguns tipos de cirurgias. e, claro, medica'es $ue vo abolir a dor.

B.2.B 4* CO +A A>0 30 *A o muito raros, atualmente, os acidentes ou complica'es de uma Anestesia. Com medicamentos, instrumental, novos monitores e tcnicas modernas, o Anestesiologista redu% ao m)imo os riscos de acidentes anestsicos, mas claro $ue eles nunca c"egam a %ero, uma ve% $ue " fatores de risco algumas ve%es imponderveis ligados no s , anestesia, como , prpria operao, ,s condi'es "ospitalares, , condio cl#nica do paciente, etc.

P5"ina 7+

?*CDA +0 A>A=>0 0

2- +ados Pessoais >ome/iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii 0ndereo/ iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii 3elefone/iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii Dia)n sti$" mais '!e$is" = t!atament" mais a'!"'!ia("

P!>6"'e!at !i" Protocolos de tratamento pr - operatrio devem ser montados de acordo com o tipo de cirurgia, tipo de pele e necessidade apresentada pela paciente. Kue cirurgia ir reali%arW KuandoW -$uanto tempo se tem para reali%ar um pr operatrio ade$uado.
P5"ina 78

H reali%ou outra cirurgiaW Como foi sua recuperaoW ?umanteW Parar de fumar no m#nimo A a S semanas antes da cirurgia

FATORES QUE AFETA0 A CICATRIZA1O NOR0AL *dade >utrio Condi'es de vasculari%ao 0dema *nflamao local DormZnios +efeitos genticos Kualidade de vida *tens a observar na pele para reali%ar um bom ps-operatrio/ 3ipo de pele/ - Hovem menos de AU anos - =adura mais de AU anos

Caracter#sticas da pele/ seca, oleosa, mista, desvitali%ada/ intervir com tcnicas pr para mel"orar o tecido.

g eca/ vai sofrer mais com a deformao e com a trao, desfavorvel pT processo cicatricial, sofrimento cut<neoTnecroseT debridamento nova sutura, pele mais fina menos elasticidade, estrias. ?IDRATAR@ NUTRIR@ PELE 0AIS EQUILI.RADA9

Cor de pele/ pele mais morena, tend9ncia desfavorvel, tend9ncia a $uelide e "ipertrofia.

g Cicatri%es antigas/ 1 fe% alguma cirurgia, tem alguma cicatri%, fec"ou rapidamente, $uestionar o tempo de cicatri%ao, cicatri% alta, relevo, fina ou grossa.

P5"ina (9

P s6"'e!at !i" A- +ados sobre cirurgia -+r./ S- +ata da cirurgia/ B- 3ipo de cirurgia/ U- Anestesia/ ]- *nternao/ ficou internada se sim $uanto tempo, como foi a noite no "ospital, muitas nuseas, vZmitos -abdZmen., fe% uso de sonda vesical -" pacientes $ue podem desenvolver candid#ase. O- +reno/ se teve ficou $uando tempo, em $ue locali%ao era o dreno, saiu muito sangue. C- *nciso/ $ue tipo de sutura reali%ada, se foi pontos e)ternos ou cola ou somente internos, retirou $uando os pontos, est com micropore, se sem micropore como est a cicatri% a. - onde/ b. - forma de/ c. - com micropore/ d. - sem micropore est vermel"a, elevada, com prurido/ X- 3eve alguma intercorr9ncia/ "emorragia, seroma, infeco, deisc9ncia, dispnia. 2G- Observao paciente/ 22- Perguntas/ O $ue incomodaW +orW Kue tipoW +or em $ueimaoW Acorda com dorW Piora com edemaW ente-se febril, calafrioW 0st dormindo bemW -devido a posio de dormir da maior parte das cirurgias em dec!bito dorsal isso fa% com $ue aumente a $uei)a de lombalgia e cervicalgia. processos dolorosos compensatrios e posturais iniciam decorrentes da imobilidade ps operatria, podendo levar a cervicalgias, mialgias e dor nas articula'es escapulo umerais. ensao de calor local, 2A- +epresso/ somente ps-operatrio ou 1 estava antesW T T -$uanto tempo PO/iiiiiiiiiiii.

INSPE1O ,CO> 3A3A67O J* 8AI. - depress'es no tecido - e$uimoses - "iperemia - e)presso facial normal ou alterada
P5"ina (-

- pele "idratada ou desidratada - pele ciantica

PALPA1O - 3emperatura - ensibilidade/ parestesia -no sente. pode ocorrer alterao da sensibilidade sensitiva do CA= -comple)o areolomamilar. - 0dema/ Observar volume e consist9ncia, sinal de cacifo se edema duro ou mole ver & perimetria &Compromete outros segmentos ou locali%a em uma regio assimetriaW - ?ibroses/ - eroma/ - 3rofismo cut<neo e muscular/ - 4etrao de tecido

P4M3*CA +I= PN - OP04A3N4*O +0 C*484@*A PIM 3*CA

?AC0 2.Abertura ganglionar - 4aglan S ptos O) mergul"o -Cadeia Clavicular saboneteira & upra claviculares movimento para infraclavicular S ptos mergul"o O) comea o dedo em fle)o e acaba em e)tenso, o dedo fica paralelo a clav#cula. - dngulo Jenoso Iinftico & mergul"o O) A dedos abai)o da clav#cula + e 0 A. Pescoo Eombeamento - Anterior S ptos O) B) cada - Iateral A ptos O) B) cada

- Posterior A ptos O) B) cada S. @<nglio Amidaliano ou 4oda das Mguas mergul"o O) B. =and#bula *nferior S posi'es O) dedos em garra introdu% dedos e solta U. =and#bula uperior S posi'es O) em cima lin"a mand#bula
P5"ina (6

]. Kuei)o A posi'es O) O. Ibios 0spiral - S) superior espiral dedo mdio - S) inferior C. ?enda >asogeniana A posi'es para bai)o O) X. >ari% O) rotao para no lugar se paciente sem $uei)a de edema de nari% s fa% desli%amento para fora ou no fa% nada 2G. 4egio @labelar mergul"o O) entre sobrancel"as 22. A grande viagem S posi'es O) 2A. Arremate & mand#bula inferior S ptos O) - pescoo anterior S ptos O) - supra clavicular S ptos O) - <ngulo venoso linftico 2S. Eombeamento ma do rosto Eombeamento lateral B posi'es & A pos. inferior O) - A pos. superior O) 2B. @<nglios Pr e Ps Auriculares dedos em forma garfo - A dedos anterior e A dedos posterior =ergul"o O)

2U. Ol"os&Plpebra inferior A posi'es para fora O) 2 posio para dentro gl<ndula lacrimal - plpebra superior A posi'es para fora O) 2 posio para dentro 2]. Ps de @alin"a FT- S posi'es O) cada 2O. obrancel"a pinar e tracionar para fora amassamento S)

2C. 3emporas O) mergul"o dedo mdio 2X. 3esta & A posi'es inferior Eombeamento lateral 2) cada - A posi'es superior AG. Arremate - Pr e Ps Auriculares - =and#bula *nferior - Pescoo Anterior - upra claviculares - dngulo Jenoso Iinftico

P5"ina (7

=A=A 2. +iafragma O) na e)pirao A. +ucto torcico + e 0 S ptos Eombeamento Pun"o & +edos S. dngulo Jenoso Iinftico mergul"o O) B. Cadeia A)ilar S ptos & Erao 2TS pro)imal pu)a para cima - Oco A)ilar - Iateral da mama referencia lateral do bico do seio U. 4aglan S ptos mergul"o O) ]. Cadeia Clavicular S ptos O) mergul"o O. 4otao Parada no lugar B ptos O) cada depende do taman"o da mama C. Eombeamento lateral - plo superior A ptos O) cada para 4aglan e medial 2 pto para supraclavicular - plo inferior A ptos O) cada para g<nglios laterais da mama e medial 2 pto para cima X. Eombeamento em mo em conc"a O) 2G. =ovimentos laterais da prtese mamria 2G. =ovimento passo de ganso intercostais S pontos O) cada para lateral 22. Eombeamento lateral da mama S posicoes O) cada 2A. m A

=0=E4O 8P04*O4 2. +iafragma O) na e)pirao A. +ucto torcico + e 0 S ptos Eombeamento Pun"o & +edos S. dngulo Jenoso Iinftico mergul"o O) B. Cadeia A)ilar S ptos & Erao 2TS pro)imal pu)a para cima - Oco A)ilar - Iateral da mama referencia lateral do bico do seio U. 4aglan S ptos mergul"o O) ]. +eltide S camadas movimento passo de ganso S ptos lateral do ombro fa%er com indicador O. Eombeamento em conc"a Erao Pro)imal T =edial T +istal O) parado
P5"ina ((

C. Eombeamento em conc"a brao Pro)imalT =edialT +istal O) andando X. +esobstruo Cotovelo lateral cotovelo 2G. Eombeamento em conc"a antebrao Pro)imalT =edialT +istal O) parado 22. Eombeamento em conc"a antebrao Pro)imalT =edial T +istal O) andando 2A. +orso da mo passo de ganso S camadas S) 2S. +edos desli%amento 2B. Eombeamento regio t9nar e "ipot9nar 2U. Abrir e fec"ar a mo

AE+O=0= 2. +iafragma O) na e)pirao A. +ucto torcico + e 0 S ptos Eombeamento Pun"o & +edos S. dngulo Jenoso Iinftico mergul"o O) B. Cadeia A)ilar S ptos & Erao 2TS pro)imal pu)a para cima - Oco A)ilar - Iateral da mama referencia lateral do bico do seio U. 4aglan S ptos mergul"o O) ]. Cadeia Clavicular S ptos O) mergul"o O. Eombeamento Cadeia *nguinal Dori%ontal B ptos O) cada e Jertical S ptos O) C. +uas dire'es de drenagem da parede abdominal A regio supra umbilical drenada em direo , fossa a)ilar o bombeamento lateral da a)ila para cintura sendo o sentido do bombeamento de distal para pro)imal + e 0 S posicoes O), bombeamento lateral e pun"o dedos do centro para a lateral do abdomem A posicoes, movimento passo de ganso centro para lateral A posicoes O). A regio infraumbilical e periumbilical drenada em direo aos g<nglios inguinais com movimentos de bombeamento lateral e pun"o dedos iniciando na regio inferior supra p!bica e movimentos passo de ganso para inguinal a)ilar. X. Eombeamento cadeia inguinal e abdZmen com dermolipectomia drena ento todo ele para regio

P5"ina (,

2G. +ucto torcico

CO 3A 2. +iafragma O) na e)pirao A. +ucto torcico + e 0 S ptos Eombeamento Pun"o & +edos S. dngulo Jenoso Iinftico mergul"o O) B. Cadeia A)ilar S ptos & Erao 2TS pro)imal pu)a para cima - Oco A)ilar - Iateral da mama referencia lateral do bico do seio U. 4aglan S ptos mergul"o O) ]. Cadeia Clavicular S ptos O) mergul"o O. Eombeamento Cadeia *nguinal Dori%ontal e Jertical C. +0CfE*3O J0>34AI 4egio Iombar drena para viril"a - bombeamento lateral A a S camadas O) - bombeamento pun"o dedos A a S camadas O) - passo de ganso A a S camadas S) 4egio +orsal drena para a)ila - bombeamento lateral A a S camadas - bombeamento pun"o dedos A a S camadas - passo de ganso A a S camadas 4egio Cervical drena para clav#cula -alguns autores drenam para a)ilar. - bombeamento pun"o dedos A a S camadas - passo de ganso X. Eombeamento cadeia *nguinal 2G. +ucto 3orcico

@If30O 2. +iafragma O) na e)pirao


P5"ina (/

A. +ucto torcico + e 0 S ptos Eombeamento Pun"o & +edos S. dngulo Jenoso Iinftico mergul"o O) B. Eombeamento Cadeia *nguinal Dori%ontal B ptos O) cada e Jertical S ptos O) cada +0C8E*3O J0>34AI com travesseiro no deve blo$uear viril"a passar a mo no esta interrompido. U. +esli%amento uperficial S camadas S) ]. 0spiral S camadas S) O. 4otao parada no lugar s parte superior do gl!teo B ptos O) C. =ovimento passo de ganso S camadas S) poro medial X. Eombeamento Pun"o dedos A ptos O) S camadas 2G. Eombeamento poro inferior gl!teo O) 22. +esli%amento superficial 2A. Eombeamento *nguinal 2S. +ucto torcico

REFERANCIAS .I.LIOGRFICAS

P*>3O, 0d_aldo Eol#var de ou%a. Iipoaspirao uperficial. 4io de Haneiro/ 4evinter, 2XXX. 3DO= O>, Ann, a*>04, Alison n P*04Ce, Hoan. ?isioterapia de 3idl. 2Aed. o Paulo/ antos, 2XXB. AJ0IA4, Huare% =. n *IIO85, eves-@. Iipoaspirao. o Paulo/ Dipcrates, 2XC]. CA 34O Cludio Cardoso. Cirurgia de 4e1uvenescimento ?acial. o Paulo/ =edsi, 2XXC. +O^>*0, Patr#cia A. ?isioterapia nas 0nfermidades Card#acas, 3orcicas e Jasculares. Sed. / Panamericana, 2XCO. @O??*, ?bio. 3cnica Cir!rgica Eases AnatZmicas ?isiopatolgicas e 3cnicas da Cirurgia. Bed. o Paulo/ At"eneu/ AGGG. a*3CD0>, "eila n EA5*>, ara". 0letroterapia de Clalton. 2Ged. / =anole. CA=A4@O, =rcia Colliri n =A4L, dngela @onalves. 4eabilitao ?#sica no C<ncer de =ama. 4oca/ AGGG.

P5"ina ()

@8*44O, 0laine n @8*44O, 4inaldo. ?isioterapia +ermato & ?uncional. Sed. o Paulo. =anole/ AGGA. I0+8C, Albert n I0+8C, Olivier. +renagem Iinftica 3eoria e Prtica. Aed. =anole/ AGGG. a0+0, =aria Paulina Jillare1o n AEA3OJ*CD, Oleg. +ermatologia 0sttica. At"eneu/ AGGB ?044A>+05, Hean-Claude, 3D0e , erge n EO8CD03, Hean-eves. 4eeducao Jascular nos 0demas dos =embros *nferiores.2ed. o Paulo/ =anole,AGG2. EO4@0 , ?bio dos antos. =odalidade 3erap9uticas nas +isfun'es 0stticas. o Paulo P"ote,AGG]

Ar$uivo Catarinense de =edicina J AX uplemento 2TAGGG

*30 PIA 3*CA@IOEAI.CO=. E4T*=A@0> PIA 3*CA@IOEAI.CO=. E4TI*POA P*4ACAO ^^^. E=0.O4@.E4 ^^^.C*484@*APIA 3*CA.O4@.E4 ^^^.?04*+OIO@O.CO=.E4 ^^^. EC+.O4@.E4 ^^^.I8*5P*=0>30I.CO=.E4TC*CA34*5 ^^^.AEC+A A8+0.CO=.E4TA43*@O.PDP. ^^^.*>?O=0+.DP@.*@.CO=.E4TC84A3*JO ^^^.+I4H.DP@.*@.CO=.E4 ^^^.DO=0O .P3TI*>?O0+0=A ^^^.J*JA34A>K8*IO.CO=.E4T A8+0 ^^^. 8APIA 3*CA.CO=.E4 ^^^.A>0 30 *OIO@*A.CO=.E4 ^^^.PO43AI+A?* *O304AP*A.CO=.E4 ^^^. E>P04H.CO=.E4 ^^^.A>A* +0+04=A3OIO@*A.CO=.E4
P5"ina (+

^^^.C*484@*APIA 3*CA.CO=T34AEAIDO =aterial elaborado por +4A . =A43A I*=A EA4C0IIO +0 =0IIO ?* *O304AP083A - C40?*3O CXGUA - ?

P5"ina (8

You might also like