You are on page 1of 9

Histrico Ela mencionada na histria com registros do seu uso no antigo Egito e mencionada nos escritos de Hipcrates no sculo

o IV a. C. Os praticantes da antiga cincia prescreviam a ventosaterapia na cura de todas as doenas. J na Europa ela encontrou sucesso teraputico atravs do Japo, h 30 anos aproximadamente, divulgada pelo Dr. Kuroiwa, como tratamento preventivo, e logo adotada pelos acupunturistas japoneses. Apesar do avano tecnolgico,em algumas regies da Europa ainda existem praticantes de ventosaterapia pois o povo europeu diferente do americano, acredita nos tratamentos naturais. Na Bulgria o tratamento popular consiste no emprego de manipulaes e massagens com limo para reumatismos , cataplasmas de folhas de repolho batata e ma, ventosas de vidro e fogo para produzir vcuo, deslizando sobre o local, at que a prpria rea que necessita do estmulo agarre a ventosa. No Brasil, interior de Minas, utilizam ventosas em conjunto com manipulaes de p medicinal para serem ingeridos no dia seguinte, com o objetivo de limpar as toxinas e bactrias retiradas do sangue e intestinos pela ventosa. No oriente, o povo coreano utiliza uma injeo fabricada a partir de Ginko Biloba para reforar a desintoxicao antes de aplicar a ventosa. Existiram diversos tipos de ventosas: De bambu - leves, baratas e no se quebravam facilmente. De argila - aderia bem a pele mas se quebrava com facilidade. De vidro - permite o mdico observar o efeito na pele, mas quebra-se e possui alta condutividade de calor. Foi na Coria do Sul, a fbrica DAE-KUN que desenvolveu o moderno sistema dos copos plsticos com vlvula pneumtica de segurana e bomba de suco para ventosaterapia. O grande sucesso fez com que outras fabricas imitassem o produto, modificando um pouco o modelo original. Atualmente encontramos Kit ventosa com 15 a 20 copos de variados tamanhos,numa maleta e mais a bomba de suco.

Manuteno do Equipamento As ventosa devem ser limpas com detergente e gua aps cada aplicao. No esterilizar copos de PVC pois podem deformar-se. A vlvula deve ser limpa puxando de 2 a 3 vezes a bomba com lcool para forar a sua passagem.

O Princpio Teraputico das Ventosas A m circulao sangunea era considerada como elemento causador de doenas, assim como o diagnstico da cor escura do sangue e flatus abdominais. Assim Galeno desenvolveu o conceito do uso das ventosas prescrevendo-a como elemento desintoxicante aliado a receitas de diurticos e laxantes para favorecer a limpeza do sangue, melhorando a sua qualidade. A ventosa funcionou na verdade como um antibitico primitivo. Aplicando-se na pele as ventosas produzem uma presso negativa, capaz de drenar o sangue. O consumo abusivo de gorduras, carboidratos, protenas em excesso,remdios alopticos, inalao de gases txicos, produtos qumicos usados como conservantes nos alimentos industrializados, agrotxicos, hormnios,lcool, cigarro, drogas deixam um resduo txico que se deposita dia aps dia de consumo enfraquecendo a nossa resistncia s doenas. O sistema das ventosas atua no interior do corpo, incentivando o organismo atravs de sua prpria fisiologia a separar do sangue os resduos metablicos e toxinas residuais ativando seu poder natural de cura, lutando contra os elementos que do condio instalao da doena. A microsangria oriental feita pela perfurao superficial da pele em determinado ponto da Acupuntura com uma lanceta descartvel que retira 2 a 3 gotas de sangue para produzir um estmulo analgsico, alm de ativar o mecanismo de defesa do organismo, fortalecendo a resistncia. Usada em conjunto com a ventosa aplicamos esse princpio sobre as funes do sangue em nossa sade.

O princpio teraputico das ventosas iro equilibrar funes bsicas do organismo: A Presso Arterial- Sendo um dos sinais de sade ela deve ser mantida dentro da normalidade para que permita um fluxo sanguneo equilibrado ao longo da rede de capilares. A medio da presso muito importante em Ventosaterapia. Ela deve ser avaliada antes e depois das aplicaes para verificar se houve efeito positivo no tratamento. As estatsticas tradicionais definem a normalidade da presso em 140 por 80 mmHg. O Sistema Nervoso Autnomo que controla o batimento cardaco e a ventosaterapia vai avaliar o grau de queda demonstrando o grau de controle do SNA.

Equilbrio cido - Base do Sangue A sade est ligada a qualidade do sangue , e o seu pH deve ser mantido entre 7,35 e 7,45 no plasma e nos lquidos corporais. O tampo que mantm o equilbrio de pH no corpo o Bicarbonato, e o controle respiratrio e o renal que so os responsveis em excretar os cidos formados nos processos metablicos. Esse equilbrio cido base do corpo existe para que o corpo seja capaz de curar as doenas por si mesmo. Quando h desequilbrio cido bsico denomina-se alcalemia para pH superior a 7,45 e acidemia para pH inferior a 7,35, causando alteraes respiratrias e metablicas : acidose ou alcalose respiratria, acidose ou alcalose metablica. O organismo tenta compensar, excretando urina cida ou alcalina, e excretando urina cida ou alcalina hiperventilando ou hipoventilando. Dependendo do grau de concentrao de ons de Hidrognio, responsvel pela acidez determina o tipo de microorganismo que se proliferar. Para a atividade desses microorganismos alm do pH necessrio condies de sade do paciente propcias .

A Funo do SangueO sangue responsvel por transportar pela hemoglobina o oxignio e vrias substncias metablicas, gs carbnico e tampona o sangue. Tem funo excretora tambm quando leva aos Rins os produtos finais do metabolismo. Regula hormnios e mantm a temperatura corporal. Um metabolismo elevado libera CO2 que com a gua do sangue forma ons de hidrognio diminuindo o pH causando desequilbrio cido-bsico e dificultando a ligao com o Oxignio. O sangue transporta um importante mineral, o Ferro para o processo respiratrio de nossas clulas e a sua deficincia nos leva a anemia. Observar sinais de falta de meia luas na raiz das unhas. Neste caso no se deve aplicar um nmero muito grande de ventosas, e reter por um curto perodo, caso contrrio o paciente pode sofrer uma lipotmia. Um pH: acima de 7,45 causa hipreexcitabilidade do SNC abaixo de 7,35 causa depresso do SNC abaixo de 7,0 causa coordenao neuromuscular errtica

As Trocas GasosasA pele do corpo est submetido a uma presso uniforme. Quando aplicamos o vcuo mudamos o valor dessa presso. Essa diferena de presso que responsvel pelo estmulo das funes excretoras e reguladoras. Essa excreo das toxinas e trocas gasosas junto com a respirao da pele que ir compensar os desequilbrios de pH. As glndulas sudorparas conseguem eliminar atravs do suor , valores de pH acima de 4,5 a 6,5. A respirao pulmonar que mantm o nvel ideal de oxignio no sangue para que se mantenha os valores de pH equilibrados. As ventosas , pelo mesmo princpio mantm o equilbrio acido- bsico atravs das trocas gasosas que ocorrem no seu interior com a vantagem de dirigir para o local desejado. Quando colocamos gua no copo da ventosa e logo em seguida provocamos o vcuo na pele observamos a formao de bolhas comprovando a qualidade de trocas gasosas na terapia.

Efeitos na Microcirculao A presso negativa imposta pelo vcuo provoca a dilatao das arterolas e veias facilitando a difuso do oxignio ao longo das paredes dos capilares dos tecidos . O forte estmulo tem um papel importante nas doenas que possuem estase sangunea no sistema microcirculatrio. Essa suco que produz estmulos dilatando os capilares e vasculares produz tambm um extravasamento de fluidos do tecido profundo para a superfcie da pele se concentrando onde o vcuo produzido formando uma manha avermelhada ou arroxeada ou manchas de diferentes tons. Esta reao diz que o corpo est eliminando os resduos metablicos , toxinas , substncias cidas ou alcalinas e elemento figurados em desuso. Essas reaes informam o estado do paciente. Cor muito escura significa doena crnica , necessitando de tratamento mais demorado. Pouco escura doena mais simples, possuindo rpido estabelecimento. Cor clara, pouca circulao sangunea .

Indicaes As ventosas so aplicadas principalmente no tratamento de: Reumatismo , tores, dor abdominal, dor de estmago, dispepsia, resfriado, tosse, asma, dismenorria, dor e edema dos olhos edemas nos membros, paralisia infantil, picadas de cobras, etc... Pode -se aplicar no corpo todo at uma vez por dia. Contra -Indicaes Febre alta, convulses, espasmos, lceras, pacientes algicos ou com fraturas Aps o primeiro trimestre de gestao e antes disso ter muito cuidado em regies sacrolombar e abdominais.

Precaues Evitar aps exerccios fsicos - presso arterial No aplicar em regies pouco musculosas e reas co plos. Usar o calibre correspondente ao caso e a rea. O paciente deve estar em posio confortvel. No queimar o paciente. No caso de associar com Acupuntura, no dobrar a agulha. No aplicar em reas oculares e faciais se usou sangria No aplicar em pacientes que sofrem de doenas hemorrgicas, em mulheres menstruadas. Cuidar com o tempo para no ocorrer queimaduras e bolhas Se ocorrer queimaduras aplicar violeta genciana para evitar infeco. Se aparecer dor ou equimose, fazer massagens suaves. Puxar a bomba 2 a 3 vezes no mximo. Em pacientes enfraquecidos limitar a reteno por 20 segundos e reduzir o nmero de copos. Em pacientes com condies normais 5 a 15 minutos A urina pode ficar mais escura.

O Tratamento SistmicoEquilbrio Geral Devemos aplicar ventosas na rea paravertebral para estimular a cadeia paraganglionar simptica dessa regio, fazer trocas gasosas com o Pulmo e ativar a circulao sangunea assim como os seus reflexos dirigidos aos rgos internos e suas funes. Usar de 5 a 6 copos na primeira vez, com baixa presso de suco para ver o grau de reao do paciente ao tratamento. reas de TratamentoPulmo - 3 primeiras vrtebras torcicas Indicao - doenas do aparelho respiratrio Corao- 5,6,7 vrtebra torcica Indicaes - taquicardias, presso alta, distrbios circulatrios Bao- ao lado direito da 8,9 e 10 vrtebras dorsais Indicaes - qualidade do sangue, digesto Estmago- ao lado esquerdo da rea do Bao Indicaes - digesto perfeita a base para a sade. Sempre fortalecer o Estomago para que haja recuperao da sade. Rins - 11 e 12 vrtebra torcica Indicao - equilbrio cido- bsico Intestinos- 1,2,3, vrtebra lombar Indicao -Eliminao dos resduos e toxinas do organismo Bexiga- 5 vrtebra lombar e o sacro Indicao - sade do sistema genito- urinrio. Trata Rins

Esquemas de tratamentoTratamento de Base Paravertebral- Estmulo do SNA. Essa tcnica utiliza a aplicao das ventosas sobre as apfise espinhosas da coluna durante 5 a 10 minutos e depois na rea paravertebralmais 5 a 10 minutos para provocar as aes reflexas nos rgos

Tratamento de Base abdominal- acmulo de gases prejudica o funcionamento dos rgos. Tratamento 1-clicas menstruais,asma, bronquite, cistite, uretrite, taquicardia,reumatismo,artrite, priso de ventre, nervosismo, lombalgia, citica,diabete,pneumonia, sinusite e renite. Tratamento 2- nevralgia intercostal, doenas auditivas,gripe, laringite, lcera,gastrite, bursite, distrbios hepticos.

Tratamento de Reforo- Dirige o estmulo aos rgos que estariam necessitando de equilbrio.

Tratamento SintomticoCervical - A tenso muscular causa distrbios circulatrios que se propagam para o resto do corpo, afetando a circulao cerebral e extremidades de membros superiores. Causa m circulao cardaca e pulmonar levando a hipertenso compensativa. Lombar- Causa desequilbrio funcional do aparelho gnito urinrio E cintura plvica. comum combinar tratamento sistmico e sintomtico. Neste caso escolher , no necessrio usar as duas rotinas vertebrais.

ReaesA homeostase produz reaes fisiolgicas no organismo como sinais de mudanas adaptativas demonstrando o grau de eficincia do tratamento. Fadiga, sonolncia. Se for muito severa pare e recomece aps 10 minutos com pouca presso . Sinais de piora por at 2 dias - uma resposta reativa do corpo , reao imunolgica do SNA. Aps contnuas aplicaes aparecem resposta pigmentar ,manchas na pele que desaparecem aps 3 a 4 dias , o efeito curativo, o corpo est se limpando. Em pessoas anmicas pode no aparecer a resposta pigmentar. Preste ateno a sensibilidade do paciente quanto a presso necessria Se houver dor diminua o tempo de aplicao e aplique um ungento para deslizar a ventosa ao longo do canal doloroso at a pele ficar avermelhada. Reao de retirada de umidade- o copo pode ficar turvo e aparecer algumas gotculas . Em doenas muito graves pode aparecer bolhas no lugar da resposta pigmentar - a retirada de elementos txicos alcalinos do sangue.

Tratamento de MeridianosOs Meridianos so canais por onde passa o fluxo de energia vital Ki. Quando ocorrem bloqueios ao longo destes canais observamos os desequilbrios e a penetrao dos fatores patognicos externos, como frio , umidade, calor, vento,. A energia se enfraquece , o corpo no se recupera com facilidade,das doenas e elas se tornam crnicas. Esse tratamento junto com as aplicaes em rea sistmicas tem eficiente ao teraputica acelerando o resultado. Utilizam-se as ventosas em srie obedecendo o caminho de fluxo dos meridianos unindo 3 a 4 pontos do Meridiano. Testa-se os Meridianos atravs dos pontos de alarme de cada um . Se o ponto estiver sensvel o rgo em questo estar em excesso energtico. Se ele no apresenta sensao dolorosa, mas apenas um desconforto o rgo encontra-se em deficincia de energia.

No caso de deficincia devemos tonificar o Meridiano girando a ventosa no sentido horrio ou aplicando as ventosas em srie respeitando o sentido do Meridiano. No caso de excesso , devemos sedar o Meridiano girando a ventosa no sentido antihorrio ou aplicando em srie contra a corrente do fluxo. Podemos fazer a tonificao ou sedao nos pontos de assentimento localizados na Bexiga ou no caminho do Meridiano. Aplica-se leo no local para que a ventosa possa deslizar com facilidade. Cuidado para no sedar as deficincias pois o paciente poder desmair. Os segmentos entre cotovelo e pulso e joelho e tornozelo so mais eficientes. Casos crnicos tratar sempre os Meridianos em conjunto com o tratamento das ares sistmicas.A rea sistmica em primeiro lugar. Na dvida trate primeiro o Estmago Uma sesso em geral consiste em 10 aplicaes. Receitas de Tratamento

Para que haja recuperao permanente do quadro de sintomas necessrio que o paciente mude o seu estilo de vida como dieta, fatores ambientais e psicolgicos. Quando o paciente se envolve e coopera, acelera e facilita o processo. Em todas essas receitas necessrio avaliar as condies da presso arterial, valor do pH, e anlise energtica dos Meridianos para regular a situao de sade do paciente.

Bibliografia Tratado de Medicina Chinesa -Editora Roca Ventosaterapia - Antonio Augusto Cunha Fundamentos da Medicina chinesa - Giovanni Macioccia A Prtica da Medicina Chinesa - Giovanni Macioccia O diagnstico na Medicina Chinesa - B. Auteroche

You might also like