You are on page 1of 7

O que cartografia?

Arte? Tcnica? Cincia? Segundo Castrogiovanni (2009), Cartografia o conjunto de estudos e operaes lgico matemticas, tcnicas e artsticas que, a partir de observaes diretas e da investigao de documentos e dados, intervm na construo de mapas, cartas, plantas e outras formas de representao, bem como no seu emprego pelo homem. Assim, a cartografia uma cincia, uma arte e uma tcnica.

Mas, para qu serve a cartografia?


A figura cartogrfica uma representao que, no uso cotidiano, serve para localizarmos cursos dgua, reas verdes, cidades, bairros e ruas, estradas etc. Em viagens de turismo, por exemplo, um mapa, ou uma carta-guia, pode auxiliar na identificao de pontos tursticos, restaurantes, hotis e pousadas, por exemplo. Em reas florestais, por meio de tecnologias cartogrficas, como o GPS (Global Position System), pode-se situar uma rea de desmatamento, por exemplo.

Produtos Cartogrficos
Segundo o IBGE (1993), o sistema cartogrfico brasileiro adota cinco produtos cartogrficos, definidos a seguir: MAPA - representao grfica, geralmente em uma superfcie plana e em determinada escala das caractersticas naturais e artificiais terrestres ou subterrneas, ou ainda de outro planeta (IBGE, 1993). CARTA - representao plana, geralmente em mdia ou grande escala, de uma superfcie da Terra, subdividida em folhas, de forma sistemtica, obedecido um plano nacional ou internacional (IBGE, 1993).

CARTOGRAMA - mapa temtico sem escala definida, em que as intensidades de um fenmeno quantitativo so representadas mediante a intensidade do trao ou da cor (IBGE, 1993). PLANTA - representao cartogrfica, geralmente em escala grande, destinada a fornecer informaes muito detalhadas. Ex.: cadastro urbano (IBGE, 1993). CROQUI - um esboo preliminar ou experimental. Contm informaes sobre uma pequena rea e supre a falta de uma representao cartogrfica detalhada (IBGE, 1993).

MOVIMENTO DE ROTAO
Movimento realizado pela Terra em torno de si mesma ou de um eixo imaginrio que atravessa de um polo ao outro, no sentido oeste para leste, com durao de 24 horas (23h56min04seg) numa velocidade de 1.666 km/h na altura do Equador.

CONSEQUNCIAS DO MOVIMENTO DE ROTAO Sucesso dos dias e das noites; Abaulamento da Terra na regio equatorial e achatamento polar; A circulao atmosfrica e as correntes martimas sofrem um desvio para oeste; O nvel do mar no litoral leste dos continentes tem alguns metros a mais em relao ao nvel do mar no litoral oeste. Movimento aparente do sol (leste - oeste) Determinao dos fusos horrios.

MOVIMENTO DE TRANSLAO
Movimento que a Terra e os demais planetas realizam ao redor do Sol. A Trajetria (rbita) elptica. Distncia variante perilio (mais prximo do Sol, 147 milhes km) e aflio (mais distante do Sol, 152 milhes de anos). A Translao terrestre dura 365 dias e 6 horas. Para evitar problemas (6hs X 4 anos = 1 dia), 29 de fevereiro.

CONSEQUNCIAS DO MOVIMENTO DE TRANSLAO A sazonalidade, ou seja, as estaes do ano (vero, outono, inverno e primavera); A desigualdade dos dias e das noites durante o ano em algumas pocas do ano o dia ou a noite so mais curtos ou mais longos.

COORDENADAS GEOGRFICAS
INTRODUO O sistema de coordenadas geogrficas consiste em um conjunto de linhas imaginrias que se cruzam e auxiliam na localizao de pontos ou acidentes geogrficos no planeta. As linhas imaginrias so os Paralelos, que cortam o planeta no sentido leste - oeste, acompanhando a trajetria da linha do Equador; e Meridianos, que cortam a Terra no sentido norte sul, de um polo a outro. A linha imaginria principal dentre os paralelos a Linha do Equador, que o paralelo de 0. Com relao aos meridianos, o principal o Meridiano de Greenwich, o de 0. Os paralelos variam de 0 a 90 graus para o norte e para o sul, partindo da Linha do Equador. Os meridianos variam de 0 a 180 graus para o leste e para o oeste, partindo de Greenwich. Assim: Latitude o afastamento, medido em graus, da linha do Equador a um ponto qualquer da superfcie terrestre. Ela vai de 0 a 90 e pode ser norte ou sul. Longitude o afastamento, medido em graus, do meridiano de Greenwich a um ponto qualquer da superfcie terrestre. Ela vai de 0 a 180 e pode ser leste ou oeste.

Por que latitude e longitude so medidos em graus?


Reposta: As distncias angulares so indicadas em graus e no em quilmetros, por exemplo, porque se trata de medies sobre uma esfera, que a forma aproximada da Terra. Para se ter uma ideia das distncias mtricas, pode-se lembrar que, na linha do Equador, cada grau corresponde a pouco mais de 111Km.

FUSOS HORRIOS
CONCEITO

Em virtude do movimento de rotao, tem-se a sucesso dos dias e das noites, que por sua vez configura, em vrios pontos do planeta, diferenas de horrios. Por este motivo, o planeta foi dividido em 24 fusos (correspondente a um dia). Qual a extenso de um fuso? Cada fuso possui uma extenso de 15 graus de longitude para cada hora.

FUSO HORRIO DO BRASIL Por ser um territrio extenso no sentido leste/oeste (aproximadamente 4.320 km) e possuir ilhas a mais de 1.100 km do litoral, o Brasil apresenta 3 fusos horrios. Anteriormente, o Brasil j possuiu quatros fusos. Estes so os atuais fusos horrios brasileiros: Fuso das Ilhas Ocenicas (GTM-2): Fernando de Noronha, Trindade e Martins Vaz, Penedos de Martin de So Pedro e So Paulo; Fuso de Braslia (GTM-3): Regio Nordeste, Regio Sudeste, Regio Sul, Gois, DF, Par e Amap; Fuso do Oeste (GTM-4): Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondnia, Roraima, Amazonas e Acre.

ESCALAS
ESCALA GEOGRFICA A escala geogrfica leva em considerao que fenmenos diversos se do em diferentes escalas, ou seja, algo diverso se d quando mudamos de ordem de grandeza nas escalas. Do mesmo modo quando abordamos fenmenos de um certo porte estamos obrigatoriamente trabalhando em um escala especfica. Assim, quando os fenmenos estudados esto relacionados reas pequenas, de pouco alcance, dizemos que seu estudo (ou seus efeitos) esto em escala LOCAL. Assim, tambm, quando tal fenmeno possui uma abrangncia maior, atingindo reas com dimenses maiores que englobam uma regio inteira ou vrias regies, vemos que seu estudo se d em escala REGIONAL. Quando o efeito de um fenmeno geogrfico percebido em diversos lugares do mundo, seu estudo, por sua vez, se d em uma escala dita GLOBAL ou MUNDIAL. Ao se analisar as escalas geogrficas, quanto maior for a proporo do fenmeno estudado, maior a quantidade de informao obtida, portanto maior ser a escala. Nesse sentido, a maior escala a Global.

ESCALA CARTOGRFICA A escala cartogrfica estabelece uma relao de proporcionalidade entre as distncias lineares num desenho ou produto cartogrfico (ex.: mapa) e as distncias correspondentes na realidade (na superfcie terrestre), ou seja, uma razo entre duas grandezas. As escalas cartogrficas podem ser de dois tipos: Numrica: quando se estabelece uma relao de grandeza em nmeros. Grfica: quando a proporo se d mediante uma reta graduada.

Exemplos de escalas

Tendo em vista que a escala uma razo entre a distncia no mapa (ou outro produto cartogrfico) e a distncia real na superfcie terrestre, temos, ento: Onde E a escala (1cm/xcm), d a distncia no mapa e D a distncia real. Obs.: Via de regra, d sempre est em cm.

CLCULO DE DISTNCIA
Em uma escala de 1:300 000, quanto equivale 5cm (d) no real? Resposta: 15Km Para facilitar a converso:

Em uma escala de 1:300 000, quanto equivale 15km (D) no mapa? Resposta: 5cm Como calcular a escala de uma mapa (E), sabendo-se que a distncia entre dois pontos no mapa (d) de 5cm representa a distncia real (D) de 15km? Resposta: 1:300 000

TAMANHO DA ESCALA
O tamanho de uma escala determina o nvel de detalhamento do produto cartogrfico. Em uma escala grande, temos um maior detalhamento da rea representada.

REPRESENTAO CARTOGRFICA
Define-se como a representao grfica da superfcie da Terra de forma simplificada, de modo a permitir a distino dos fenmenos nela existentes e seus elementos constituintes. Para utilizao de um mapa necessrio o emprego do sistema de orientao. O sistema de orientao utilizado pelos mapas convencionais se baseiam no mtodo de orientao a partir do znite: a mo direita do observador se estende em direo ao ponto do sol nascente, apontando, ento, o leste ou oriente; a mo esquerda aponta se prolonga na direo oposta indicando o oeste ou ocidente; a fronte estar voltada para o norte, na direo setentrional ou boreal; as costas indicaro a direo sul, meridional ou austral. Assim, a representao dos pontos cardeais se faz por Leste (E ou L); Oeste (W ou O); Norte (N); e Sul (S). Obs.: dependendo da posio latitudinal do observador, nem sempre o Sol nascer exatamente na direo leste.

Direo Norte Ao ler um mapa, necessrio saber as possveis indicaes de norte existentes no produto: Norte Geogrfico ou Verdadeiro, Norte Magntico e Norte de Quadrcula. O Norte Geogrfico (NG), ou Norte Verdadeiro (NV), aquele indicado por qualquer meridiano geogrfico, ou seja, na direo do eixo de rotao do Planeta. O Norte Magntico (NM) apresenta a direo do polo norte magntico, aquela indicada pela agulha imantada de uma bssola. O Norte de Quadrcula (NQ) aquele representado nas cartas topogrficas seguindo-se, no sentido sul-norte, a direo das quadrculas apresentadas pelas cartas.

Rumos e Azimutes

You might also like