You are on page 1of 3

Aula 1 Atividade 1 Leia a aula 1.

Leia, abaixo, parte do artigo de Nadi Paulo Ferreira , O amor como recusa do dom no trovadorismo e no barroco*, e faa o que se pede: Identifique o tipo de cantiga e justifique sua resposta. (0.63) a) Ai flores, ai flores do verde pinho se sabedes novas do meu amigo, ai deus, e u ? Ai flores, ai flores do verde ramo, se sabedes novas do meu amado, ai deus, e u ? Se sabedes novas do meu amigo, aquele que mentiu do que ps comigo, ai deus, e u ? Se sabedes novas do meu amado, aquele que mentiu do que me h jurado ai deus, e u ? (...) D. Dinis R: Nesse artigo a poeta, demonstra uma fala popular, onde fica em evidncia a literatura oral, com refro e paralelismo com excelente facilidades de memorizao. o inicio da vida amorosa de uma jovem, que se, originou atravz da amizade entre um amigo. Note que ela expressa esse amor cantando pelo amigo, ora pelo amado.

b) Em Lixboa sobre lo mar barcas novas mandei lavrar, ay mia senhor velida! Em Lisboa sobre lo lez barcas novas mandei fazer, ay mia senhor velida! Barcas novas mandei lavrar e no mar as mandei deitar, ay mia senhor velida! Barcas novas mandei fazer e no mar as mandei meter, ay mia senhor velida! Joo Zorro Este poema, imagina-se, a figura de uma mulher, que se coloca numa situao de sempre serv, onde torna o seu amor um sonho irrealizvel. Existe

o canto das qualidades de seu amor, ocorre tambm o sofrimento por amar. Assim, percebe-se, uma vivncia amorosa extremamente dependente, parecida as vivncias dos sditos com seus soberanos.

c) Pesquise sobre as caractersticas das personagens femininas das obras do perodo romntico e do realismo. Compare-as com a mulher apresentada nas cantigas de amor e de amigo. (0.63) No Brasil, o romance comeou no momento em que se formava um pblico leitor pronto para buscar na literatura a evaso para a monotonia do cotidiano. Durante o Romantismo, surgiu tambm no Brasil o romance urbano, que retratava personagens em situaes do cotidiano ou em ocasies especiais e ganharam importncias as personagens femininas. O Romantismo representava o subjetivismo e tinha como um dos assuntos mais frequentes a mulher. Inicialmente, a mulher era tratada como algo distante, perfeito e idealizado. Depois percebe-se, que o Romantismo adquire um pensamento plenamente desenvolvido no que se refere a viso da mulher, onde a mesma participa ativamente da experincia amorosa. Ela passa a ser retratada de maneira sensual e utiliza dessa sensualidade para conquistar o amado. Logo, podemos afirmar que com as adaptaos das novas geraes dos escritores romanticos, ocorreu tambm, a mudana no Romantismo e o mesmo passou a se aproximar mais da realidade. Entretanto, no Realismo, as obras refererem-se a mulher como inteiresseira, adltera, dissimulada, ociosa, sem cultura, entre outras qualidades que as colocavam de certa forma como vils das histrias. Em comparando as mulheres do perodo Romantico e do Realismo, com as mulheres apresentadas na cantiga de amor, percebe-se, que o trovador procede com a confisso, ainda dolorosa, de sua angustiante paixo por uma dama que em alguns momentos inacessivel. Diante disso podemos imaginar,o poeta via a mulher como um suserano a quem se via numa atitude submissa de vassalo. Na Cantiga de amigo, apresenta a confisso amorosa da mulher geralmente do povo- pastora, camponesa e outras. Sua coite nasce de entreder amores com trovador que demora para chegar. Vista no seu conjunto, essa cantiga de amigo traduzem os vrios momentos do namoro, desde a alegria da espera entre moas a serca do seus amores, at a tristeza pelo abondono. Nesta primeira, a mulher era vista como algo inalcanavl e o amor era algo sofrvel, era um sonho. Comparando com a cantiga do amigo, percebe-se, que a mulher quem toma a posse da situao e revela seu amor pelo amigo, ou seja, a mulher iniciando sua vida amorosa.

Aula 1 Atividade 2

Leia a aula 2. Faa a leitura do Auto da barca do Inferno. Ainda que haja muitas diferenas entre a lngua portuguesa da poca e a lngua portuguesa de nossos dias, conseguimos compreender o sentido geral do texto, no mesmo? H verses traduzidas para o portugus contemporneo, porm penso que, mesmo que voc lance mo desse recurso, muito importante que, enquanto futuro(a) professor(a) de Literatura, conhea a verso original. Depois da leitura feita, elabore um texto explicativo sobre as principais caractersticas da obra e sobre as crticas feitas. (1,25) Trata-se, de um texto dialtico, que retrata duas situaes, uma do mal e outra do bem: a situao do bem conduz ao paraiso, comandada pelo anjo, e a do mal conduz ao inferno, comandada pelo diabo. Quanto aos personagens, no so caracterizados, ,apresentam de forma bastante aliatrias aos donos das embarcaes. Elas no representam indivduos definidos, mas, sim, tipos de classe sociais. NA obra do escritor portugus h uma aproximao entre cu e inferno, nela o autor j denuncia valores imposto pele sociedade da poca, pois tanto o anjo quanto o diabo j se mostravam dono da situao perante as outras personagens, como por exemplo, em qual barca as personagens podiam viajar eram decidiada por eles, que julgavam conforme seus pecados. Diante do exposto, podemos perceber que Gil, rompe barreiras: no teatro clssico se separava a tragdia da comdia. Porm, ele mescla o srio e suaviza as pesadas crticas expressas pela obra.

You might also like