You are on page 1of 112

Sistemas Prediais de gua Fria

SISTEMAS PREDIAIS DE GUA FRIA

O projeto dos sistemas prediais de gua fria deve ser feito de forma a garantir que a gua chegue em todos os pontos de consumo, sempre que necessrio, em quantidade e qualidade adequadas ao uso. Alm disso, deve permitir a rastreabilidade e acessibilidade ao sistema em caso de manuteno. Dentro desse contexto, neste trabalho so abordados os principais aspectos relacionados com o projeto dos sistemas prediais de gua fria, ressaltando as recomendaes contidas na Norma Brasileira NBR-5626/95 - lnstalaes Prediais de gua Fria". Primeiramente, so apresentados os principais tipos de sistemas prediais de gua fria, com as condies que determinam a sua aplicabilidade, tanto a nvel tcnico como de legislao. Em seguida, so discutidos os elementos bsicos que devem constituir a documentao do projeto. Por ltimo, so relacionados as principais etapas que constituem o dimensionamento dos sistemas prediais de gua fria, bem como as recomendaes no que se refere aos materiais e componentes a serem especificados.

SUMRIO
1. OS SISTEMAS SANITRIOS PREDIAIS 2. ELEMENTOS DO SISTEMA PREDIAL DE GUA FRIA 3. CLASSIFICAO DOS SISTEMAS PREDIAIS DE GUA FRIA 3.1 SISTEMA DIRETO 3.1.1 Sistema Direto sem Bombeamento 3.1.2 Sistema Direto com Bombeamento 3.1.3 Comentrios 3.2 SISTEMA INDIRETO 3.2.1 Sistema Indireto por Gravidade 3.2.1.1 Sistema Indireto RS 3.2.1.2 Sistema Indireto com Bombeamento 3.2.1.3 Sistema Indireto RI-RS 3.2.1.4 Comentrios 3.2.2 Sisterna Indireto Hidropneumtico 3.2.2.1 Sistema Indireto Hidropneumtico sem Bombeamento 3.2.2.2 Sistema Indireto Hidropneumtico com Bombeamento 3.2.2.3 Sistema Hidropneumtico 4. ESCOLHA DO SISTEMA A SER UTILIZADO 4.1 CONDIES GERAIS 4.2 ESCOLHA DO SISTEMA 5. SISTEMA PREDIAL DE GUA FRIA COM REDUO DE PRESSO 6. PROJETO DO SISTEMA PREDIAL DE GUA FRIA 7. DIMENSIONAMENTO DOS COMPONENTES DO SISTEMA PREDIAL DE GUA FRIA 7.1 SISTEMA DE ABASTECIMENTO/RESERVAO 7.1.1 Sistema Direto 7.1.2 Sistema indireto 7.1.2.1 Sistema Indireto com RS 7.1.2.2 Sistema Indireto com RI e RS 7.2 SISTEMA DE DISTRIBUIO 7.2.1 Vazo 7.2.2 Velocidade 7.2.3 Presso 7.2.4 Pr-dimensionamento

7.2.5 Perda de Carga 7.2.6 Verificao das Presses Mnimas Necessrias 8. MATERIAIS E COMPONENTES DO SISTEMA PREDIAL DE GUA FRIA 8.1 TUBOS E CONEXES 8.1.1 Cloreto de Polivinila (PVC rgido) 8.1.2 Ao Carbono 8.1.3 Cobre 8.1.4 Comentrios 8.2 VLVULAS 8.2.1 Vlvula de Gaveta 8.2.2 Vlvula Globo 8.2.3 Vvula de Reteno 8.2.4 Vlvula Redutora de Presso 8.2.5 Vlvula Bia 8.3 APARELHOS SANITRIOS 9. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS 10. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA ANEXOS: ANEXO 1 - PROJETO DO SISTEMA PREDIAL DE GUA FRIA - SIMBOLOGIA E ELEMENTOS BSICOS ANEXO 2 - FUNDAMENTOS DE MECNICA DOS FLUIDOS APLICADOS AO DIMENSIONAMENTO DE CONDUTOS FORADOS ANEXO 3 - PLANILHAS PARA O DIMENSIONAMENTO DO SISTEMA DE DISTRIBUIO DE GUA FRIA ANEXO 4 - ALTURAS DOS PONTOS DE ALIMENTAO DOS APARELHOS SANITRIOS .

1 OS SISTEMAS SANITRIOS PREDIAIS


Segundo concluses da comisso de trabalho do CIB, o edifcio constitudo de subsistemas inter-relacionados, classificados de acordo com suas funes, conforme ilustra a tabela 1.

Tabela 1 - Classificao dos subsistemas do edifcio segundo norma ISSO/DP6241 (extrado de CIB - Publication 64).

Ao projetar cada subsistema indispensvel considerar as diversas interaes com os demais subsistemas, de tal forma que o produto final apresente a harmonia funcional solicitada pelo usurio. Segundo GRAA (1985), a harmonia funcional a inter-relao entre os subsistemas visando o adequado relacionamento Homem - Edificio - Meio Ambiente. Os sistemas sanitrios prediais, conforme v - se na figura 1, podem ser divididos em: sistema de suprimento: gua fria; gua quente; sistema de equipamento/aparelho sanitrio sistema de esgotos sanitrios

2 ELEMENTOS DO SISTEMA PREDIAL DE AGUA FRIA

A captao de gua para o sistema predial pode ser feita por meio da rede pblica ou ento a partir de fontes particulares. Se a captao de gua for feita a partir de uma fonte particular, deve ser previsto um sistema de tratamento, a fim de se garantir a qualidade da gua para uso humano. De qualquer forma, caso exista rede urbana, as fontes particulares podem ser utilizadas para outras finalidades, tais como combate a incndio, lavagem de pisos, uso industrial, entre outros. Considerando-se a captao a partir da rede pblica, os sistemas prediais de gua fria podem ser dividos em dois sub-sistemas bsicos: abastecimento (com a instalao elevatria); distribuio. O abastecimento de gua feito por meio de uma ligao predial, que compreende: Ramal predial propriamente dito, ou ramal externo: o trecho compreendido entre a rede pblica e o aparelho medidor (hidrmetro). Alimentador predial ou ramai interno de alimentao: o trecho compreendido entre o hidrmetro e a primeira derivao, ou at a vlvula de flutuador ("vIvula de bia") na entrada de um reservatrio. Se o sistema possuir reservatrio inferior, conforme ser visto na seqncia, deve ser prevista uma instalao elevatria, constituda por dois conjuntos moto-bomba, vlvulas para operao e manuteno, entre outros.

A distribuio compreende os elementos que levam a gua desde a instalao elevatria, ou desde o reservatrio, caso esta ltima seja desnecessria, at os pontos de consumo (ou pegas de utilizao). Na figura 2 so apresentados, de forma esquemtica, os elementos do sistema predial de gua fria descritos acima.

3 CLASSIFICAO DOS SISTEMAS


3.1 Sistema Direto

No sistema direto, as peas de utilizao do edifcio esto ligadas diretamente aos elementos que constituem o abastecimento, ou seja, a instalao a prpria rede de distribuio. Conforme as condies de presso e vazo da rede pblica, tendo em vista as solicitaes do sistema predial, o sistema direto pode ser sem bombeamento ou com bombeamento. 3.1.1 Sistema Direto sem Bombeamento

Neste caso, o sistema de abastecimento que deve oferecer condies de vazo, presso e continuidade suficientes para o esperado desempenho da instalao. Este sistema encontra-se detalhado na figura 3.

3.1.2 Sistema Direto com Bombeamento

Neste caso, rede de distribuio acoplado um sistema de bombeamento direto, conforme a figura 4. A gua recalcada diretamente do sistema de abastecimento at as peas de utilizao. Esta tipologia de sistema direto empregada quando a rede pblica no oferece gua com presso suficiente para que a mesma seja elevada aos pavimentos superiores do edifcio.

3.1.3 Comentrios

O sistema direto apresenta, basicamente, as seguintes vantagens: dispensa reservatrios; proporciona um menor custo da estrutura, pois uma vez que dispensa a construo de reservatrios (superior e inferior), h uma diminuio da carga depositada sobre a mesma; possibilita a disposio de uma maior rea til, j que o espao destinado aos reservatrios poder ser utilizado para outros fins; garante uma mehor qualidade da gua, tendo em vista que o reservatrio pode se constituir numa fonte de contaminao (limpeza inadequada ou inexistente, possibilidade de entrada de elementos estranhos, etc). Porm, o sistema direto apresenta tambm algumas desvantagens, tais como: fica inoperante quando falta gua na rede pblica, pois no provido de reservatrio; necessita de dispositivos anti-retorno, para impedir que a gua retorne e possa contaminar a rede pblica; solicita continuamente a rede pblica, com presses e vazes adequadas ao sistema predial; tem-se um aumento da reserva de gua no sistema pblico, uma vez que este ter que atender aos picos de consumo do edifcio; pode ocorrer contaminao da rede pblica devido a um funcionamento inadequado do dispositivo anti-retorno, que um componente mecnico. No caso do sistema direto ser pressurizado por bomba, existem outros fatores a serem considerados, quais sejam:

inoperncia quando da falta de energia eltrica, o que acarretaria a adoo de um,sistema gerador de energia eltrica de emergncia ou a leo diesel, onerando ainda mais o sistema; manuteno peridica, exigindo mo-de-obra especializada, uma vez que se trata de um sistema com caractersticas e equipamentos diferenciados; maior gasto de energia eltrica, pois pelo menos um conjunto motor-bomba opera continuamente. 3.2 Sistema Indireto

O sistema indireto aquele onde, atravs de um conjunto de suprimento e reservao, o sistema de abastecimento alimenta a rede de distribuio. Quanto pressurizao, o sistema indireto de gua fria pode ser por gravidade ou hidropneumtico. 3.2.1 Sistema Indireto por Gravidade

Neste tipo de sistema, cabe a um reservatrio elevado a funo de alimentar a rede de distribuio. Este reservatrio alimentado diretamente pelo sistema de abastecimento, com ou sem bombeamento, ou por um reservatrio inferior com bombeamento. Desta forma, configuram-se trs tipos de sistemas indiretos por gravidade, quais sejam, o sistema indireto RS, o sistema indireto com bombeamento e o sistema indireto RI-RS.

3.2.1.1 Sistema Indireto RS

O sistema indireto RS composto por um alimentador predial equipado com vlvula e bia, um reservat6rio superior e uma rede de distribui95o. Quando h consumo na rede de distribuio, ocorre uma diminuio no nvel do reservatrio causando uma abertura total ou parcial da vIvuia de bia. Tal abertura implica num reabastecimento do reservatrio superior proporcionado pela rede de abastecimento, atravs do alimentador predial. Para a adoo deste sistema, faz-se necessrio uma rede de abastecimento com condies hidrulicas suficientes para elevar a gua ao reservatrio superior. Na figura 5 apresentado um esquema do sistema indireto RS.

3.2.1.2 Sistema - Indireto com Bombeamento

No caso do sistema indireto com bombeamento, tem-se um alimentador predial equipado com vlvula de.bia, a instalao elevatria, o reservatrio superior e a rede de distribuio. Esta soluo adotada quando no forem oferecidas, pelo sistema de abastecimento, condies hidrulicas suficientes para elevao da gua ao reservatrio superior. Desta forma, a finalidade do sistema de recalque elevar a gua diretamente do sistema de abastecimento ao reservatrio superior, sendo o suprimento feito conforme o controle imposto pela vlvula de bia. Na figura 6 apresentado um esquema do sistema indireto com bombeamento.

3.2.1.3 Sistema Indireto RI-RS

Este sistema composto por um alimentador predial com vlvula de bia, reservatrio inferior, instalao elevatria, reservatrio superior e rede de distribuio. O inicio do ciclo de funcionamento deste sistema ocorre quando o reservatrio superior estiver no nvel mximo e a instalao elevatria desligada. O reservatrio superior possui uma chave eltrica de nvel, a qual aciona a instalao elevatria num nvel mnimo e desliga a mesma num nvel mximo. Desta forma, havendo consumo na rede de distribuio, o nvel da gua no reservatrio superior desce at atingir o nvel de ligao, acionando a instalao elevatria, a qual ser novamente desligada quando a gua voltar a atingir o nvel mximo, encerrando assim o ciclo. Paralelamente, quando do acionamento da instalao elevatria, a vlvula de bia do alimentador predial abre-se parcial ou totalmente, e o reservatrio inferior passa a ser alimentado pela rede de abastecimento. Vale salientar que o reservatrio inferior tambm equipado de uma chave eltrica de nvel, a qual impossibilitar o acionamento da instalao elevatria quando o referido reservatrio estiver vazio. A figura 7 apresenta um esquema deste sistema .

Convm salientar que as caractersticas de funcionamento do sistema em questo, evidenciam que as condies hidrulicas exigidas ao sistema de abastecimento referem-se apenas ao reservatrio inferior. 3.2.1.4 Comentrios

Os sistemas indiretos por gravidade apresentam as seguintes vantagens: rede predial menos exposta s falhas da rede pblica, uma vez que com o(s) reservatrio(s) se garante, dentro do possvel, a continuidade da vazo e presso nacesscirias para o sistema predial; economia de energia eltrica, pois no se utiliza de bombas para elevar a gua aos reservatrios superiores; no caso de sistemas indiretos por gravidade, aumentado diretamente pela rede pblica e no caso de sistemas indiretos por gravidade atravs de um reservatrio inferior com bombeamento de gua ao reservatrio superior, o conjunto motorbomba utilizado apenas durante determinados periodos de tempo, economizando assim energia eltrica. Em contrapartida, os sistemas indiretos por gravidade apresentam as seguintes desvantagens: possibilidade de contaminao da gua nos reservatrios; maior custo, devido ao acrscimo de carga na estrutura, decorrente da existncia de um reservatrio superior; maior tempo de execuo da obra, pois a existncia do reservatrio implica numa estrutura mais complexa e a tubulao tem, na maioria das vezes, um percurso maior, uma vez que no mais alimenta diretamente os aparelhos sanitrios; maior rea de construo, com o acrscimo decorrente das reas dos reservatrios, acarretando uma menor rea til.

3.2.2 Sistema Indireto Hidropneumtico

Neste sistema, o escoamento na rede de distribuio pressurizado atravs de um tanque de presso contendo ar e gua. O sistema indireto hidropneumtico pode ser sem bombeamento, com bombeamento ou ainda um sistema com bombeamento e reservatrio inferior, usualmente denominado de sistema hidropneumtico. 3.2.2.1 Sistema Indireto Hidropneumtico sem Bombeamento

Este sistema compe-se de um alimentador predial, um tanque de presso e a rede de distribuio. A pressurizao do tanque atravs do sistema de abastecimento. Na figura 8 apresenta-se um esquema deste sistema.

3.2.2.2 Sistema indireto Hidropneumtico com Bombeamento

A composio deste sistema a seguinte: alimentador predial, instalao elevatria, tanque de presso e rede de distribuio. O tanque pressurizado atravs da instalao elevatria. Na figura 9 apresentado um esquema deste sistema.

3.2.2.3 Sistema Hidropneumtico

O sistema hidropneumtico composto por um alimentador predial com vlvula de bia, um reservatrio inferior, uma instalao elevatria e um tanque de presso. Quando o tanque de presso estiver submetido presso mxima e o sistema de recalque desligado, a gua no reservatrio est num nivel mximo e o sistema apresenta condies de iniciar seu ciclo de funcionamento.

Desta forma, quando h consumo na rede de distribuio, o nvel de gua no reservatrio comea a diminuir progressivamente. O colcho de ar expande-se e a presso no interior do tanque diminui at atingir a presso mnima. Nesta situao, o pressostato aciona o sistema de recalque elevando, simultaneamente, o nvel de gua e a presso no interior do tanque aos respectivos valores mximos. presso mxima, o pressostato desliga o sistema de recalque, propiciando o inicio de um novo ciclo. Quanto ao reservatrio inferior, o mesmo comporta-se identicamente ao reservatrio inferior do sistema indireto RI-RS. Na figura 10 apresentado um esquema, do sistema hidropneumtico.

4 ESCOLHA DO SISTEMA A SER UTILIZADO


4.1 Condies Gerais

Quanto a escolha do sistema a ser utilizado, importante observar as condies de disponibilidade de suprimento oferecidas pela rede de pblica, assim como as condies de demanda. As condies de disponibilidade de suprimento da rede pblica podem ser sintetizadas em trs situaes: A. suprimento continuamente disponvel e confivel: nesta forma de suprimento, o abastecimento de gua feito pela rede pblica no est sujeito a interrupes sistemticas; as eventuais interrupes so, em quantidade e durao, compatveis com a confiabilidade esperada da instalao.

B. suprimento continuamente disponivel e no confivel: nesta forma de suprimento, o abastecimento de gua feito pela rede pblica no est sujeito a interrupes sistemticas, porm, quando ocorrem, estas interrupes so incompatveis com a confiabilidade esperada do sistema predial.

C. suprimento com disponibilidade intermitente: nesta forma de suprimento, o abastecimento de gua est sujeito a interrupes sistemticas. As condies de demanda referem-se s relaes entre as solicitaes mnimas, em termos de vazo e presso do sistema de distribuio, e as condies mnimas oferecidas pelo sistema pblico.

4.2 Escolha do Sistema

Se o suprimento for continuamente disponvel e confivel, o sistema predial de gua fria a ser adotado poder ser direto ou indireto, dependendo das condies de demanda. Todavia, sendo o suprimento continuamente disponvel e no confivel, ou de disponibilidade intermitente, recomenda-se a utilizao do sistema indireto. Quando o sistema pblico tiver vazo (Qsa) maior ou igual vazo de pico do sistema de distribuio (Qpsd ), e a presso disponvel no ponto terminal (PSA) tambm for maior ou igual presso mnima necessria nos pontos de consumo (Ppc), poder ser escolhido tanto o sistema direto como o sistema indireto com reservatrio superior, ou seja:

Por outro lado, se o sistema pblico tiver vazio (QSA) maior ou igual a vazo de pico do sistema de distribuio (Qpsd ), porm a presso disponvel no ponto terminal (PSA) for menor que a presso mnima necessria nos pontos de consumo (Ppc), as alternativas de escolha para o sistema predial de gua fria so: sistema direto com bombeamento, ou indireto com bombeamento com reservatrio superior e inferior, ou ainda, indireto com bombeamento com reservatrio inferior e tanque de presso, (indireto hidropneumtico com bombeamento). Ento:

Ainda, quando o sistema pblico tiver vazo (QSA) menor do que a vazo de pico do sistema de distribuio (Qpsd ), porm a presso disponvel no ponto terminal (PSA) for maior ou igual, presso nos pontos de consumo do sistema de distribuio (Ppc), a alternativa a ser escolhida ser o sistema indireto com reservatrio superior, ou seja:

E, finaimente, se o sistema pblico tiver vazo (QSA) menor que a vazo de pico do sistema de distribuio (Qpsd ) e a presso disponvel no ponto terminal (PSA) tambm for menor que a presso nos pontos de consumo do sistema de distribuio (Ppc), as alternativas de escolha do sistema predial de gua fria sero: indireto com reservatrios superior e inferior (Rl + RS), ou ainda, indireto com reservatrio inferior e tanque de presso (sistema indireto hidropneumtico sem bombeamento / RI + TP). Ento:

Atravs da observao das premissas quanto s condies de disponibilidade de suprimento e M condies de demanda, o projetista poder exercer uma escolha adequada a sua realidade, entre diversas opes para o sistema predial de gua fria.

Porm, alguns aspectos legais devem ser levados em considerao, pois a Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), quanto o Cdigo Sanitrio de So Paulo e a Companhia de Saneamento Bsico do Estado de So Paulo (SABESP), predeterminam alguns sistemas prediais de abastecimento em alguns casos especficos, conforme mostram os trechos dos textos de cada uma delas, apresentados a seguir.

NBR-5626/95 Instalao Predial de gua Fria


A NBR5626/95 deixa livre a escolha do tipo de sistemas, porm recomenda verificar as condies da concessionria local:

No item 5.1.4 Informaes preliminares diz que uma das informaes a ser levantada pelo projetista :

"... necessidade de reservao, inclusive para combate a incndio"

No item 5.2.2.l.:

...A adoo do tipo direto para alguns pontos de utilizao e do indireto para outros, explorando-se as vantagens de cada tipo..."

No item 5.2.2.2.:

"... Nos lugares onde a presso disponvel na rede pblica insuficiente... pode ser introduzido um equipamento para elevao da presso da gua (evidentemente sem utilizao de reservatrio), desde que haja autorizao da concessionria..."

No item 5.2.9.1.:

...O caso de instalao elevatria do tipo bombeamento direto da rede pblica deve ser evitado porque provoca pertubaes na presso da rede pblica..."

Cdigo Sanitrio de So Paulo Decreto n 12342 27/03/78


Basicamente, dois artigos referenciam os tipos de sistemas prediais de gua fria a serem adotados: Art. 10 - "Sempre que o abastecimento de gua no puder ser feito com continuidade e sempre que for necessrio para o bom funcionamento das instalaes prediais, ser obrigatria a existncia de reservatrios prediais"

Art. 12 No ser permitida: I - A instalao de dispositivos para a suco da gua diretamente da rede".

Companhia de Saneamento BAsico do Estado de SP - SABESP Refere-se ao, sistema predial de gua fria nos seguintes artigos: Art. 28 - "...devero ser providos de reservatrio ... ... :"

Item 1 - Prdios com mais de 3 pavimentos devero ter Reservatrio inferior e Superior

Art. 29 - Veta qualquer dispositivo de suco ligado diretamente rede pblica.

5 SISTEMA PREDIAL DE GUA FRIA COM REDUO DE PRESSO


A limitao das presses e velocidades de escoamento mximas nas redes de distribuio feita com vistas aos problemas de rudo, corroso e do golpe de ariete. Em edifcios de grande altura, a limitao da presso esttica mxima pode ser obtida pelo uso de vlvulas redutoras de presso ou pela construo de um reservatrio intermedirio (caixa de quebra-presso). Algumas vezes, devido ao fato do reservatrio intermedirio tomar um espao til muito importante no interior do edifcio, e devido dificuidade de se executar um barrilete intermedirio para a distribuio da gua, a soluo mais comumente, adotada tem sido a de empregar valvulas redutoras de presso. A vlvula redutora um dispositivo que instalado nas redes de distribuio com o objetivo de introduzir uma grande perda de carga localizada, reduzindo, assim, a presso dinmica a jusante de si, sendo totalmente ineficiente na condio esttica. A vlvula redutora pode ser instalada numa posio intermediria, conforme v-se na figura 11 ou, o que mais comum, ser instalada no subsolo, como mostra a figura 12.

6 PROJETO DO SISTEMA PREDIAL DE AGUA FRIA


O projeto do sistema predial de gua fria compreende, basicamente, as seguintes etapas: concepo; clculo (dimensionamento); quantificao e orgamentao; elaborao do projeto para a produo; elaborao do projeto "as built.

A concepo consiste na proposio da soluo a ser adotada, a qual funo no somente das solicitaes sobre o sistema, mas tambm das exigncias da normalizao tcnica, das concessionrias e rgos pblicos locais, resultando na definio do traado do sistema, dos tipos de sistemas a serem adotados, etc. O clculo consiste na estimativa das solicitaes impostas ao sistema predial de gua fria e no dimensionamento de todos os seus componentes para atender a estas solicitaes. O projeto para produo consiste num conjunto de elementos a serem elaborados tendo em vista o processo de execuo do sistema, tais como: detalhes de "kits" hidrulicos e tabelas descritivas dos componentes dos "kits". O projeto "as built elaborado a partir de registros de alteraes no sistema, feitas na obra, tendo por objetivo possibilitar a rastreabilidade do sistema em caso de manuteno. Em ILHA [1993], podem ser encontrados os principais aspectos a serem considerados quando da elaborao do projeto do sistema predial de gua fria.

Dentro do projeto do sistema predial de gua fria, os elementos grficos e documentos a serem apresentados variam conforme a complexidade do referido sistema e/ou da edificao para a qual foi projetado. De qualquer forma, alguns elementos bsicos devem ser apresentados, quais sejam: planta da cobertura, barrilete, andar(res) tipo, trreo, subsolo(s), com a indicao das colunas de distribuio de gua fria e desvios; esquema vertical (ou fluxograma geral) de todo o sistema, sem escala, incluindo reservatrios e sistema de recalque; detalhe dos reservatrios e sistema de recalque;

desenhos isomtricos dos ambientes sanitrios, com a indicao das colunas de distribuio, ramais e sub-ramais; memorial descritivo e especificaes tcnicas;

De posse dos elementos acima, podem ser procedidas as etapas de quantificao e orgamentao dos componentes do sistema, para a posterior execuo. No ANEXO 1 so apresentados alguns exemplos dos elementos bsicos e a simbologia comumente empregada no projeto do sistema predial de gua fria.

7 DIMENSIONAMENTO DOS COMPONENTES DO SISTEMA PREDIAL DE GUA FRIA


Em funo das condicionantes apresentadas anteriormente, sero abordados neste item os componentes dos seguintes sistemas: direto sem bombeamento, indireto com reservatrio superior e indireto com reservatrios inferior e superior. 7.1 Sistema de Abastecimento/Reservao

O sistema de abastecimento/reservao constitudo pelos elementos situados entre a rede pblica e a rede de distribuio, tendo como funo receber a gua do sistema urbano em condies por ele impostas e garantir o funcionamento adequado do sistema predial. 7.1.1 Sistema Direto

No sistema direto, como visto no item 3.1., a instalao se resume a uma rede de distribuio, inexistindo o elemento de reservao. A forma de dimensionamento deste sistema apresentada dentro do item 7.2. 7.1.2 Sistema Indireto

7.1.2.1 Sistema Indireto com RS

Neste caso, tem-se um alimentador predial com a extremidade de jusante equipada com uma vlvula de bia e um reservatrio superior.

A energia necessria para o funcionamento do sistema fornecida pela rede pblica. A medida em que ocorre o consumo atravs da rede de distribuio, a vlvula de bia total ou parcialmente aberta, ficando a ocorrncia de suprimento dependendo apenas da rede pblica. Tradicionalmente, os elementos constituintes do sistema de abastecimento/reservao so dimensionados a partir da determinao dos seguintes itens: a. Estimativa do Consumo Dirio de gua

O consumo dirio de gua estimado, tendo em vista o tipo de edificio, pela seguinte frmula:

Na tabeia 1 so indicados alguns valores do consumo dirio "per capita" C.

A populao P do edifcio definida a partir do projeto arquitetnico. Alguns valores usualmente empregados so apresentados na tabela 2.

b.

Dimensionamento do Sistema de Abastecimento

Ramal Predial e Medio

O ramal predial e a medio (abrigo + cavalete com hidrmetro) so dimensionados a partir dos parmetros estabelecidos peias Concessionrias, tendo como dado fundamental o consumo dirio do edifcio. Na tabela 3 so apresentados os valores adotados pela Companhia de Saneamento de So Paulo SABESP.

Alimentador Predial

A vazo a ser considerada para o dimensionamento do alimentador predial obtida a partir do consumo dirio:

A tabela 4 apresenta os dimetros de alimentador predial em funo da velocidade e do consumo dirio.

c.

Dimensionamento do Sistema de Reservao

No caso do sistema indireto com reservatrio superior (RS), a reservao tem funo apenas de suprir o edificio quando da falta de gua na rede pblica. O dimetro do alimentador predial dado, por sua vez, por:

Assim, o volume do reservat6rio pode ser estabelecido a partir de:

A reserva para o sistema de combate a incndio e outros, quando for o caso , deve ser adicionada ao volume til a ser reservado, respeitando-se as condies exigidas de potabilidade. Ainda, o volume til do reservatrio deve ser, para fins de consumo, no mnimo igual a 500 litros, segundo o Cdigo Sanitrio de So Paulo. Na figura 13 apresenta-se o esquema de um reservatrio, cujas dimenses caractersticas esto relacionadas na tabela 5.

7.1.2.2 Sistema Indireto com RI e RS

Neste tipo de sistema, conforme visto anteriormente, tem-se o alimentador predial com vIvula de bia, um reservatrio inferior, uma instalao elevatria um reservatrio superior. No reservatrio inferior, tem-se as mesmas condies apresentadas para o reservatrio superior do sistema com apenas um reservatrio. Quando ocorre demanda por acionamento da instalao elevatria, uma chave eltrica de nvel mnimo, instalada no reservatrio inferior, impede o acionamento do conjunto motor-bomba com o reservatrio vazio. O reservatrio superior equipado com uma chave eltrica do tipo "liga-destiga", que aciona o conjunto motor-bomba quando atingido o nvel mnimo do reservatrio e o inverso quando no nvel mximo. As falhas se restringem instalao elevatria, principalmente no sistema eltrico, uma vez que, pela adoo de equipamentos de reserva, as falhas mecnicas no acarretam, normalmente, a inoperncia da instalao elevatria. O dimensionamento do reservatrio superior e da instalao elevatria esto intimamente relacionados. Para um determinado padro de consumo da edificao, a adoo de bombas de menor vazo pode implicar em reservatrios maiores, porm em motores menos potentes, dispositivos de proteo e rede eltrica mais simplificados, resultando em instalaes de menor custo ou, no caso inverso, representar sistemas mais onerosos. O suprimento de gua para o sistema de distribuio intermitente, com perodos sem suprimento, seguidos de perodos com suprimento vazo constante, vazo esta correspondente a da instalao elevatria. No caso do sistema indireto com reservatrios inferior e superior, os elementos constituintes do abastecimento/reservao so usualmente dimensionados a partir da determinao dos seguintes itens:

a.

Estimativa do Consumo Dirio de gua

O consumo dirio estimado., assim como no sistema apenas com reservatrio superior, a partir das indicaes das tabelas 1 e 2. b. Dimensionamento do Sistema de Abastecimento

O ramal, assim como a medio e o alimentador predial so dimensionados da mesma forma que no sistema anterior. c. Dimensionamento do Sistema de Reservao

Os volumes dos reservatrios so estabelecidos em funo do consumo dirio (Cd) e das necessidades de gua para os sistemas de combate a incndios (Vci ) e para outros sistemas, como por exemplo, ar condicionado (Vac) Ainda, costuma-se prever 60% do consumo dirio no reservatrio inferior e 40% no superior. Assim, tem-se a seguinte reservao:

Foi apresentado anteriormente o esquema de um reservatrio superior, na figura 13. Na figura 14 apresenta-se um corte esquemtico do reservatrio inferior, cujas dimenses caractersticas encontram-se relacionadas na tabeia 6.

Existem ainda algumas distncias a serem respeitadas no reservatrio inferior, conforme a figura 15, para as seguintes finalidades: evitar a entrada de ar na tubulao de suco da bomba:

evitar arraste do material de fundo:

d.

Dimensionamento do Sistema de Recalque Tubulaes de recalque e suco

O dimetro da tubulao de recalque pode ser determinado a partir da Frmula de Forchheimmer:

A vazo de recalque dada por:

Assim, podemos determinar Drec em funo do consumo dirio (Cd) e de N F, cujos valores so apresentados na tabela 7.

Adota-se para a tubulao de suco um dimetro igual ou imediatamente superior ao da tubulao de recalque. Assim,

e.

Escolha do Conjunto Motor-Bomba

A escolha do conjunto motor-bomba passa pela determinao da vazo de recalque, QREC, vista no item "d e da altura manomtrica total da instalao.

Determinao da altura manomtrica total da instalao

A altura manomtrica total dada por:

.Valor mximo recomendado na NBR 5626/95, para grandes reservatrios.

Para a determinao da altura manomtrica do recalque, tem-se:

Para a altura manomtrica de suco, caso o nvel do reservatrio inferior esteja acima do nvel mdio da bomba, diz-se que a bomba est "afogada", e a expresso a ser utilizada a seguinte:

Por outro lado, se a bomba no estiver afogada, a altura manomtrica de suco dada por:

No ANEXO 2 so apresentadas as frmulas para a determinao da perda de carga. De posse da altura manomtrica total da instalao e da vazo de recalque, determina-se, a partir de catlogos de fabricantes de bombas, o equipamento a ser utilizado. A escolha do conjunto motor-bomba feita, geralmente, em duas etapas. Primeiramente, a partir da vazo de recalque, da altura manomtrica total e do nmero de rotaes por minuto (n) a ser adotado, estabelecido em funo do rendimento desejado, loca-se, num grfico de tipos de bombas como o mostrado na figura 16, um ponto que estar dentro da rea de abrangncia de um determinado tipo de bomba.

A seguir, parte-se para, um grfico que contm as curvas caractersticas da bomba selecionada. Com os valores da vazo de recalque e da altura manomtrica total da instalao, determina-se o dimetro, do rotor e o rendimento. Com o dimetro do rotor e a vazo de recalque, pode ser definida a potncia da bomba. Na figura 17 apresenta-se um exemplo do grfico referido acima. A potncia requerida pela bomba tambm pode ser determinada pela seguinte expresso:

Uma vez feito o clculo do sistema de recalque, deve ser verificado se a altura de suco, hs, adequada para evitar a ocorrncia de cavitao, fenmeno este capaz de danificar a bomba. Ou seja, deve ser verificada a seguinte desigualdade:

O valor de NPSHREQ fornecido pelos fabricantes das bombas. O valor de NPSHDISP pode ser obtido pela seguinte expresso:

Neste equacionamento, fica evidenciado que o NPSHDISP funo das caractersticas da instalao elevatria. Desta forma, se a desigualdade no se verificar, deve-se reduzir o valor de hs. A determinao do ponto de trabalho da bomba, quando instalada no sistema, passa pela confrontao das curvas caractersticas da bomba selecionada e da tubulao do sistema elevatrio. A curva da tubulao permite a caracterizao do escoamento na mesma, uma vez que representa a variao da altura manomtrica total requerida pelo sistema em funo da variao da vazo. Para efetuar o traado da curva da tubulao, a cada vazo de escoamento, devem ser determinadas as perdas de carga correspondentes. Estas perdas de carga, somadas ao desnvel geomtrico resultam em pontos de coordenadas (Qi , HMAN,i ) , atravs dos quais ser traada a curva. Na figura 18 exemplifica-se o procedimento descrito acima.

A confrontao das duas curvas caractersticas, da bomba e da tubulao, resulta na determinao do ponto de trabalho da bomba. Em outras palavras, a curva caracterstica da bomba tende a se adaptar curva da tubulao, uma vez que a bomba centrifuga transfere ao liquido apenas a energia suficiente para atender a altura manomtrica requerida. No ponto de trabalho, tem-se os valores de vazo e altura manomtrica, em que o sistema elevatrio ir operar, conforme v-se na figura 19.

Quando a vazo no ponto de trabalho* coincide com a vazo de maior rendimento da bomba, tem-se o funcionamento mais adequado do sistema. Caso contrrio, a vazo no ponto de trabalho pode ser alterada tanto pelo fechamento parcial do registro de bloqueio (registro de gaveta), como pela variao da velocidade da bomba (ou seja, nmero de rotaes por minuto do rotor), ou ainda pela variao do dimetro do rotor da bomba.

* Vazo mxima de funcionamento do sistema elevatrio, pois a partir deste valor, a altura manomtrica requerida pela tubulao maior que aquela proporcionada pela bomba.

Ainda, o ponto de trabalho pode se modificar em funo de alteraes no sistema, tais como envelhecimento das tubulaes, variaes nos nveis de tomada de recalque e suco, entre outros, podendo se verificar um afastamento das condies de maior rendimento, conforme v-se na figura 20.

7.2 Sistema de Distribuio

O sistema de distribuio constitudo, no caso do sistema indireto, pelos elementos e componentes situados entre o reservatrio superior e os pontos de consumo; no caso do sistema direto, a distribuio compreende todos os elementos entre a rede pblica e os pontos de consumo. Na figura 21 apresentase um esquema do sistema de distribuio a partir de um reservatrio superior.

O dimensionamento do sistema de distribuio de gua fria feito tendo por base o princpio da conservao de energia. Considera-se escoamento permanente em conduto forado, onde faz-se um balanceamento entre o dimetro da tubulao, a vazo de projeto esperada e as presses necessrias para o funcionamento adequado dos aparelhos e equipamentos sanitrios, tendo em vista a, carga disponvel. Assim, necessrio que fiquem bem definidos os seguintes parmetros hidrulicos: vazo, velocidade, presso e perda de carga. 7.2.1 Vazo

Um dos principais requisitos de desempenho dos sistemas prediais de gua fria a existncia de gua na quantidade adequada, em todos os pontos de utilizao, sempre que necessrio, o que deve ser garantido tendo-se em vista uma minimizao dos custos envolvidos. A partir disso, para se determinar a vazo de projeto, dois encaminhamentos podem ser adotados: supor o funcionamento simultneo de todos os pontos que compem o sistema (vazo mxima de projeto), o que se constitui, na maioria dos casos, numa abordagem inadequada, uma vez que a probabilidade de que isto ocorra bastante reduzida, conduzindo a sistemas anti-econmicos; incorporar vazo mxima de projeto fatores que representern a probabilidade de ocorrncia de uso simultneo de diferentes pontos do sistema (vazo mxima provvel) . O dimensionamento da rede de distribuio, no primeiro caso, se reduz aplicao da Mecnica dos Fludos porm, bastante improvvel que todos os pontos de consumo estejam sendo utilizados simultaneamente. Assim, as estatsticas relativas utilizao da gua constituem - se em valiosas fontes de informao para os projetistas dos sistemas hidrulicos prediais, no que diz respeito ao dimensionamento de componentes de tais sistemas. Os mtodos para a determinao da vazo mxima provvel podem ser divididos em: mtodos empricos mtodos probabilsticos No primeiro grupo de mtodos incluem-se aqueles cuja tcnica de determinao das vazes de projeto baseia-se na utilizao de tabelas, grficos e expresses matemticas, estabelecidos a partir da experincia e julgamento de seus propositores. Entre eles incluem-se os seguintes mtodos: Timmis (1922); Dawson e Kalinske (1932); Dawson e Bowman (1933);

Raiz Quadrada - Alemo (1940); Francs (1942); Britnico (1946); Fretwell; RAE - Repartio de guas e esgotos de So Paulo; Department of Commerce; Macintyre; Raiz Quadrada Modificado (1978).

egundo grupo esto aqueles mtodos cuja tcnica de determinao das vazes de projeto baseia-se no emprego de tabelas, grficos e expresses estabelecidos a partir de conceitos probabilsticos. Podem ser destacados os seguintes mtodos: Hunter (1940); Gallizio (1944); Burberry/Wise (1969); CP-310/Howick;

Webster (1972); Courtney; Konen - Hunter Modificado (198011984); Murakawa; Gonalves (1985).

Todos os mtodos acima apresentados encontram-se detalhadamente descritos em GONALVES [1985]. A Norma Brasileira NBR-5626 [ABNT, 1995] recomenda a utilizao do mtodo da Raiz Quadrada para a estimativa da vazo no barrilete e nas colunas de distribuio. A expresso geral para a determinao da vazo de projeto, num trecho 'T' do sistema, a seguinte:

Pela NBR-5626 [ABNT, 1995], a vazo de referncia, qr, igual a 0,3 I/s. Da, tem-se que:

ble 8 so apresentados os pesos dos aparelhos sanitrios, determinados a partir da expresso acima.

Para o caso de ramais, a determinao da vazo de projeto pode ser feita, assim como nas colunas e barriletes, atravs de duas formas: soma das vazes de todos os aparelhos ligados ao ramal (vazo mxima possvel);

incorporao de fatores de simultaneidade vazo mxima possvel, obtendo-se a vazo mxima provvel ou ento, simplesmente, soma das vazes dos aparelhos ligados ao ramal e que se julga estarem em funcionamento simultneo.
An table 9 so apresentadas as vazes unitrias, recomendadas na NBR-5626 [ABNT, 1995], para os diferentes pontos de utilizao.

7.2.2 Velocidade

A velocidade do escoamento limitada em funo do rudo, da possibilidade de corroso e tambm para controlar o golpe de arete. A NBR-5626 [ABNT, 1995] recomenda que a velocidade da gua, em qualquer trecho de tubulao, no atinja valores superiores a 3 m/s.

7.2.3 Presso

A NBR-5626 [ABNT, 1995] recomenda os seguintes valores mximos e mnimos para a presso em qualquer ponto da rede:

PRESSO ESTTICA MXIMA: 400 KPa (40 mca)

PRESSO DINMICA MNIMA: 5 KPa (0,5 mca)

Observa-se tambm que a presso dinmica nos pontos de utilizao, em qualquer caso, no deve ser inferior a 10 KPa, exceto para o ponto da caixa de descarga que poder atingir at um mnimo de 5 KPa e do ponto de vlvula de descarga para bacia sanitria onde a presso no deve ser inferior a 15 KPa. Ainda, as sobrepresses devidas a transientes hidrulicos, como por exemplo o provocado pelo fechamento da vlvula de descarga, so admitidas, desde que no superem o valor de 200 KPa.

7.2.4 Pr-dimensionamento

Conhecendo-se as vazes de projeto nos diferentes trechos do sistema, pode-se efetuar o pr-dimensionamento dos mesmos, uma vez que, pela equao da continuidade:

Adota-se, para cada trecho, a bitola comercial imediatamente superior, cujo dimetro interno real seja maior ou igual ao valor de Dmin calculado.

Na tabela 10 so apresentados os dimetros de referncia com as respectivas vazes (aproximadas), somatria de pesos e velocidades mximas, obtidas para o dimetro interno.

Por outro lado, devem ser respeitados os dimetros mnimos para os sub-ramais, em funo dos aparelhos/equipamentos a serem instalados, os quais encontram-se na tabela 11.

7.2.5 Perda de Carga

Para a determinao da presso disponvel nos vrios trechos do necessrio estimar a perda de energia que o lquido ir despender para escoar, ou seja, a perda de carga. No ANEXO 2 apresentam-se os conceitos fundamentais e a formulao para a determinao da perda de carga. 7.2.6 Verificao das presses mnimas necessrias

Na seqncia, passa-se verificao das PRESSES MNIMAS NECESSRIAS ao longo do sistema predial de gua fria, em especial aquelas referentes aos pontos de utilizao. Evidentemente, a geometria da instalao determina a(s) configurao(es) crtica(s) a ser(em) verificada(s). A presso dinmica disponvel a jusante em um trecho qualquer obtida atravs da seguinte expresso:

No ANEXO 3 so apresentadas planilhas para o clculo dos trechos do sistema de distribuio.

8. MATERIAIS E COMPONENTES DO SISTEMA PREDIAL DE GUA FRIA


grande a diversidade dos componentes empregados no sistema predial de gua fria, em funo disso, sero comentados neste item apenas os mais importantes, quais sejam: tubos e conexes; vlvulas; Tambm sero abordados neste itens alguns aspectos referentes aos aparelhos/equipamentos sanitrios. 8.1 Tubos e Conexes

8.1.1 Cloreto de Polivinila (PVC Rgido)

Os tubos e conexes de PVC rgido para instalaes prediais de gua fria so fabricados no Brasil de acordo com as especificaes contidas na NBR 5648 (EB892), nas dimenses padronizadas pela NBR-5680 (PB 277), abrangendo as sries soldvel e roscvel. Para a srie soldvel, os dimetros nominais externos variam de 16mm a 11mm, e para a srie roscvel, de 17mm a 113mm. No caso dos tubos soldveis, a junta do tipo ponta-e-bolsa lisa ou ponta e bolsa lisa e luva, executada com adesivo especial a frio e por processo recomendado pelo fabricante; a junta roscvel, por sua vez, feita com roscas externas (padro BSP, NBR 6414) nas pontas e luva, por processo e material de vedao recomendados pelo fabricante.

Para a classe 15, mais utilizada em sistemas prediais de gua fria, a presso. de servio 750 KPa (75 mca.). Na tabela 12 so apresentados os tubos de PVC rgido soldvel, mais comumente utilizados no sistema predial de gua fria.

As conexes so fabricadas por processo descontinuo em mquinas de injeo. mistura plstica forada por um pisto a preencher as cavidades de um molde que , em seguida, resfriado para se conseguir a solidificao da pea. Existe uma grande variedade de tipos de conexes, por isso as mesmas no sero abordadas em detalhe neste trabalho. Informaes podem ser obitdas diretamente nos catlogos dos fabricantes. 8.1.2 Ao Carbono

Para dar resistncia corroso, os tubos de ao-carbono so galvanizados pelo processo de imerso a quente em zinco fundido. Neste processo de galvanizao o zinco reage com a superfcie do ao, formando uma camada protetora aderente e de difcil remoo.

Os tubos so fabricados a partir de chapas de ao ou fingotes de ao. Sendo de chapas, so dobrados e soldados, constituindo os chamados "tubos com costura". Os "tubos sem costura" so fabricados por laminao ou extruso. Os tubos de ao carbono zincados, com ou sem costura, utilizados em sistemas prediais para a conduo de gua, so fabricados, no Brasil, de acordo com as seguintes normas:

NBR 5580 (EB 182): tubos aptos para rosca BSP (interna cilndrica e externa cnica), padronizada pela NBR 6414 (PB 14), ]SO R-7 ou DIN 2999, com dimetros que podem variar de 1/8 a 6; NBR 5885 (EB 331) tubos aptos para rosca NPT (interna e externa cnicas), padronizada pela ANSI B2.1, com dimetros entre 1/8 e 12;

As principais diferenas das roscas BSP e NPT so a altura do filete, o ngulo do filete, o formato da crista e da raiz, e o comprimento do passo. A altura do filete de uma rosca NPT maior que da rosca BSP, portanto a espessura da parede de uma rosca NPT ter de ser tambm maior. Os diferentes tipos de roscas implicam em processos de vedao distintos no podendo ser acoplados simultaneamente roscas BSP e NPT, ou seja, as mesmas no so intercambiveis. Os tubos comumente utilizados em sistemas prediais de gua fria so de classe mdia, submetidos a presso de teste de 5000 KPa (500 mca.); so fabricados em barras de 6,00 m de comprimento, rosqueados nas extremidades com roscas cnicas BSP e os dimetros de referhncia variando de at 5 conforme a tabela 13.

As conexes, de ferro fundido malevel de ncleo preto, em produo normal tambm so submetidas ao processo de zincagem por imerso a quente e fabricadas conforme as especificaes das seguintes normas: NBR 6943 (PB 10) ou ISO R-49: conexes classe 10 aptas para rosca BSP; NBR 6925 (PB 156) ou ANSI B16.3: conex6es classe 20 aptas para rosca NPT 8.1.3 Cobre

Os tubos de cobre, so fabricados por extruso e denominados "tubos sem costura". Devem ser produzidos, no Brasil, em conformidade, com as especificaes das seguintes normas: NBR 6318: tubos leves NBR 7417: tubos extra-leves NBR 7542: tubos mdios e pesados

e obedecendo aos requisistos gerais estabelecidos na NBR 5020. Os tubos leves e extra-leves so os mais empregados, compreendendo as classes A, E e I, com dimetros nominais externos entre 15 mm e 104 mm, com presses de servio de 20,0 Kgf/cm2 at 88 Kgf/cm2, dependendo da bitola e da classe do tubo. Na tabela 14 so apresentados os tubos de cobre classe E, mais comumente empregados em sistemas prediais.

As conexes de cobre, fabricadas de acordo com a EB 366, podem apresentar pontas e/ou bolsas lisas e/ou roscadas, em funo direta da sua finalidade. Para unir pontas e bolsas lisas, as juntas so efetuadas, em geral, atravs de soldagem capilar, utilizando metal de enchimento composto basicamente de 50% de estanho e 50% de chumbo (NBR 5883). No caso de roscas macho e fmea, estas seguem o padro BSP. 8.1.4 Comentrios

As principais vantagens e desvantagens dos tubos plsticos so apresentadas a seguir [KAVASSAKI, 1987]: VANTAGENS:

material leve e de fcil manuseio;

alta resistncia corroso; baixa condutividade trmica e eltrica; pouca acumulao de depsitos

eliminao do perigo de incndio, durante a construo (no usa maarico, soldagem eltrica); baixa transmisso acstica ao longo dos tubos, em funo da pouca rigidez; flexibilidade; perda de carga menor (em geral), menor custo, com tendncia a diminuir comparativamente (em geral).

DESVANTAGENS:

baixa resistncia ao caior; degradao por exposio aos raios ultra-violeta; baixa resistncia mecnica;

maior insegurana quanto aos dados de desempenho dos tubos, face ao menor tempo de uso na prtica; produo de fumaa e gases txicos em combusto;

Os tubos metlicos, por sua vez, apresentam as seguintes vantagens e desvantagens:

VANTAGENS:

estabilidade dimensional; incombustibilidade s temperaturas usuais de incndio em edificaes; aterramento dos aparelhos eltricos atravs do prprio tubo; maior confiabifidade nos dados de desempenho.

DESVANTAGENS: susceptibilidade corroso; dificuldade na montagem de tubos e conexes; acumulao de depsitos por corroso, suspenses e precipitao qumica; contaminao da gua atravs da solda de chumbo, da corroso e outros resduos; alta transmisso acstica ao longo dos tubos; maior perda de carga (em geral); maior custo.

8.2 Vlvulas

As vlvulas so dispositivos destinados a estabelecer, controlar e interromper o fornecimento de gua nas tubulaes e nos aparelhos sanitrios. As principais vlvulas empregadas no sistema predial de gua fria so: misturadores, torneiras de bia, vlvulas de gaveta, vlvulas globo ou de presso, vlvulas de reteno e vlvulas redutoras de presso, as quais sero comentadas a seguir.

8.2.1 VIvula de Gaveta

A vlvula de gaveta, apresentada na figura 22, um dipositivo com o qual o fluxo de gua permitido ou impedido de escoar. Esta vlvula deve ser usada apenas nas posies totalmente aberta ou totalmente fechada. Se, eventuaimente, ela for utilizada numa posio intermediria, o disco (A) fica sujeito a vibraes que acabam por comprometer a vida til do sistema.

Basicamente so utilizadas tendo em vista possibilitar a manuteno de partes do sistema sem interromper o funcionamento do restante, como por exemplo: antes da vlvula de bia, nas sadas dos reservatrios e das bombas, no incio das colunas e dos ramais.

8.2.2 Vlvula Globo

A vlvula globo, apresentada na figura 23, um dispositivo destinado a regular a vazo do fluxo de gua. O princpio de funcionamento se baseia praticamente em um controle de formato tronco-cnico (A), ou apenas um disco, que se desloca pelo movimento da haste (B), devido ao giro do volante (C), permitindo a passagem do fluxo; desta maneira, o fluxo de gua escoa por igual, volta do disco, no provocando vibraes. Tem fechamento mais rpido do que as vlvulas de gaveta e apresenta grande perda de carga.

A vlvula globo, tambm denominada de registro de presso, usada, basicamente, em chuveiros, torneiras e misturadores. O misturador nada mais do que uma composio de vlvulas globo, de forma a proporcionar a mistura entre a gua fria e a gua quente, sendo convencionado que a alimentao da gua fria feita pela direita e a da gua quente pela esquerda considerando-se o observador posicionado de frente, para o aparelho sanitrio. Exceo para o caso da alimentao gua fria para a bacia sanitria com caixa acoplada, que feita pela esquerda.

8.2.3 VIvula de Reteno

A vlvula de reteno permite o escoamento em uma nica direo. Possui dispositivos que possibilitam o fechamento automtico quando ocorrem diferenas de presso provocadas pelo prprio escoamento do liquido. A vIvulas de reteno pode ser do tipo "portinhola" (horizontal) ou tipo "pisto', sendo esta ltima utilizada na posio vertical e tambm horizontal. Na vlvula de reteno tipo portinhola, apresentada na figura 24, com o fluxo no sentido normal, a portinhola (A) mantm-se aberta girando em torno do pino (B); quando ocorre uma inverso no sentido do escoamento, a prpria presso da gua far com que a portinhola permanea fechada. A vlvula tipo portinhola apresenta menor perda de carga do que a tipo pisto.

Na vlvula de reteno tipo pisto, apresentada na figura 25, com o fluxo, ocorre o deslocamento do pisto (A) e, analogamente ao caso anterior, a tendncia inverso do escoamento provoca o seu bloqueio.

Na tubulao de suco do reservatrio utiliza-se uma vlvula de reteno dotada de um crivo de modo a evitar a entrada de corpos estranhos que possam danificar os equipamentos do sistema. 8.2.4 Vlvula Redutora de Presso

Conforme visto anteriormente, em determinadas situaes de projeto existe a necessidade de reduzir a presso disponvel, tendo em vista problemas de rudo, corroso e golpe de ariete. O esquema tpico de um sistema com reduo de presso, conforme mostra a figura 26, consiste de dois manmetros (presso de entrada e de sada), uma vlvula redutora, vlvulas gaveta para regulagem e um filtro "Y colocado a montante da vlvula redutora de presso VRP . Deve ser previsto ainda um desvio ("by-pass"), utilizado em caso de manuteno, e uma segurana.

Na figura 27 apresenta-se o esquema de uma vlvula redutora de presso (VRP) com filtro acoplado. Quando o parafuso (A) est solto, no existe carga sobre a mola (B) e a vlvula (C) permanece fechada. Por sua vez, estando o parafuso apertado, a carga atuante sobre a mola transmite-se ao diafragma (D) abrindo a vlvula e a presso de sada age sobre o diafragma at que se d o equilibrio, o qual mantido enquanto houver fluxo, garantindo uma presso constante, Na ausncia de escoamento, a vIvula se fecha.

8.2.5 Vlvula Bia

Trata-se de uma vlvula com bia destinada a interromper a entrada de gua nos reservatrios e caixas de descarga quando se atinge o nvel operacional mximo previsto. 8.3 Aparelhos Sanitrios

Os aparelhos/equipamentos sanitrios comumente empregados nos edifcios podem ser divididos em: bacia sanitria com caixa suspensa (externa ou embutida); com caixa acoplada com vlvula de descarga mictrio suspenso; at o piso lavatrio

cuba em tampo; com pedestal suspenso bid chuveiro tanque de lavar roupas mquina de lavar roupas mquina de lavar pratos filtro torneira de lavagem pia de cozinha com cuba simples', com cuba dupla

No ANEXO 4 apresentado um levantamento, feito por BASSO et al [1987], das alturas dos pontos de alimentao de gua para os aparelhos/equipamentos sanitrios relacionados acima, a partir de catlogos de fabricantes.

9 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. lnstalaes prediais de gua fria NBR-5626. Rio de Janeiro, 1982. BASSO, A. et al. Ambientes sanitrios. So Paulo, 1987. /Seminrio apresentado ao Curso de Ps Graduao - Disciplina PCC-703 - Instalaes Hidrulicas Prediais 1 parte/. BELINAZO, H. J. Manual de instalaes hidrulicas e sanitrias. Santa Maria, 1993. /Notas de aula da disciplina Instalaes Hidrulicas e Sanitrias/. GRAA, M. E. A. Formulao de Modelo para Avaliao das Condies Determinantes da Necessidade de Ventilao Secundria em Sistemas Prediais de Coleta de Esgotos Sanitrios. So Paulo, 1985. Tese (Doutorado) - Escola Politcnica, Universidade de So Paulo. GONALVES, O. M. Formulao de Modelo para a estimativa das vazes de projeto em sistemas prediais de gua fria. So Paulo, 1983. Tese (Doutorado), Escola Politcnica, Universidade de So Paulo. ILHA, M. S. de O. Qualidade dos sistemas hidrulicos prediais. So Paulo, EPUSP, 1993. (Texto Tcnico. Escola Politcnica da USP. Departamento de Engenharia de Construo Civil, TT/PCC/07). KAVASSAKI, Y. Tubulaes para instalaes prediais de gua. So Paulo, 1987. /Seminrio apresentado ao Curso de Ps Graduao - Disciplina PCC703 - lnstalaes Hidrulicas Prediais 1 parte/. SOUZA, P. A. Escoamento de fludos em condutos forados. So Paulo, s.d. /Notas de aula/. TECNOLOGIA DE SISTEMAS EM ENGENHARIA - TESIS. Detalhes de projeto. s.I,1994.

10 BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
LUZ, E. B. da. Sistemas prediais de gua fria. So Paulo, 1982. Dissertao (Mestrado), Escola Politcnica, Universidade de So Paulo. GUIMARES, M. et al. Sistemas prediais de gua fria. So Paulo, 1987. /Seminrio apresentado ao Curso de Ps Graduao - Disciplina PCC-703 Instalaes Hidrulicas Prediais 1 parte/. LANDI, F. R. Instalaes prediais de gua fria. So Paulo, s.d. /Apostila da disciplina PCC-463 Instalaes na construo civil I/. INSTALAES prediais de gua fria. So Paulo, s.d. /Notas de aula da disciplina PCC-463 -Instalaes na construo civil I/. NOGAMI, P. S. et al. BOMBAS E SISTEMAS DE RECALQUE. So Paulo, 1974, CETESB.

ANEXO 1
PROJETO DO SISTEMA PREDIAL DE GUA FRIA - SIMBOLOGIA E ELEMENTOS BSICOS SIMBOLOGIA colunas:

abreviaturas
AC - ao carbono BB - bebedouro BS - bacia sanitria BH - banheira CH - chuveiro EX - extravasor FOFO - ferro fundido FI - filtro Ll - limpeza LV - lavatrio MIC - mictrio MLP - mquina de lavar pratos MLR - mquina de lavar roupas PVC - cloreto de polivinil PI - pia de cozinha RG - registro de gaveta RP - registro de presso TA - tanque de lavar roupas TJ - torneira de jardim

ANEXO 2
FUNDAMENTOS DE MECNICA DOS FLUDOS APLICADOS AO DIMENSIONAMENTO DE CONDUTOS FORADOS A2.1. PRINCPlO DA CONSERVAO DE ENERGIA Considere-se um liquido perfeito de peso especifico que escoa em regime permanente, no interior de um conduto, de paredes perfeitamente lisas, mostrado na Figura a.2.1.

Pelo princpio da conservao da energia sabe-se que a soma da energia de posio com a energia cintica constante em qualquer ponto do liquido, ou seja:

[1] ou:

[2]

que a expresso do Teorema de Bernoulli, onde:

No caso de escoamento de fluidos reais em condutos reais, deve ser incorporado um fator correspondente energia dissipada pelo efeito da viscosidade do fluido e do atrito contra as paredes do tubo. A expresso [1] passa ento a ser, da figura a2:

[3]

O coeficiente de Coriolis permite que se represente as velocidades ocorridas na seo transversal que contm o ponto considerado, oriundas da combinao dos efeitos de atrito externo e velocidade, pela velocidade mdia V.

A carga de velocidade V2/2g, para o caso dos sistemas prediais de gua quase sempre da ordem de alguns centmetros de coluna d'.gua e, portanto, pode ser desprezada sem que com isso se incorra em maiores imprecises.

Assim, a expresso resultante do princpio da conservao de energia pode se reduzida a:

[4]

A2.2. Perda de Carga

Sob o ponto de vista prtico, os condutos hidrulicos no podem ser considerados perfeitos, pois, alm de possuirem rugosidade interna, raramente consistem apenas de trechos retilneos e de seo constante. Singularidades de todos os tipos e formas, como registros, vlvulas, medidores e conexes diversas, sempre esto presentes, intercalando trechos retos. Ocorre, ao longo dos condutos, em vista disso, uma degradao irreversvel de energia, resultante de determinadas caractersticas do escoamento, como variaes na seo transversal, mudanas de direo, separao de escoamento, grandes aceleraes ou desaceleraes, desenvolvimento de camada limite, correntes secundrias e, quase sempre, combinaes dessas que alteram proporcionalmente o perfil de distribuio de velocidade, constituindo o que se denomina de perda de carga. A2.2.1 Perda de Carga ao Longo dos Condutos

A2.2.1.1 Frmula Universal Verifica-se experimentalmente que a perda de carga H para escoamento uniforme de um fludo incompressvel, em um conduto retilneo, depende dos seguintes parmetros:

comprimento, dimetro e rugosidade absoluta da superfcie interna do tubo; velocidade media de escoamento; massa especfica e viscosidade dinmica do fludo,

cuja relao expressa pela denominada Frmula Universal de Perda de Carga":

[3] Ou:

[4]

A utilizao da frmula universal de perda de carga depende da determinao do fator de atrito f, que depende do regime de escoamento que se estabelece na tubulao e, conseqntemente, do nmero de Reynolds:

[5]

Na Tabela a2.1 apresenta-se os valores da viscosidade dinmica da gua de acordo com a sua temperatura.

a. Regime Laminar Para valores de Re < 2500, o regime laminar e o fator f depende apenas da viscosidade do fludo, podendo ser determinado pela equao de Hagen-Poiseuille:

[6]

b. Regime Turbulento Para valores de Re > 4000, o regime turbulento. Na tabela a2.2 apresenta-se os valores limites inferiores para a ocorrncia de regime turbulento para os dimetros comerciais.

Neste caso, o fator de atrito f pode ser determinado atravs de frmulas explcitas, desenvolvidas para cada faixa de escoamento. b.1. Regime turbulento hidraulicamente liso

[7], o regime hidraulicamente liso

A relao k/D denominada rugosidade relativa. Neste caso, o fator de atrito f funo do Nmero de Reynolds e no depende da rugosidade do tubo, podendo ser determinado a partir de:

[8]

b.2. Regime turbulento hidraulicamente misto

[9], o regime hidraulicamente misto

e o fator de atrito f pode ser determinado a partir de:

[10]

b.3. Regime turbulento hidraulicamente rugoso

[9] o regime hidraulicamente rugoso

e o fator de atrito f pode ser determinado a partir de:

[12]

Na Figura a2.3. apresenta-se o fluxograma para a determinao da perda de carga a partir das frmulas acima. A2.2.1..2 Frmulas Empricas

A despeito da aparente simplicidade de manuseio, as frmulas empricas devern ser utilizadas apenas em faixas restritas de dimetro. Alm disso, nem sempre os coeficientes numricos associados se apresentam compatveis com a temperatura e com o regime de escoamento estabelecido, correndo-se o risco de cometer erros graves de natureza conceitual. Existem diversas frmulas empricas para o clculo da perda de carga ao longo das tubulaes, podendo ser destacadas as seguintes: Frmula de Hazen-Willians Frmula de Flamant Frmulas de Fair-Whipple-Hsiao

Frmula de Hazen-Willians

A frmula de Hazen-Willians, vlida para dimetros maiores do que 50mm, escoamento da gua a uma temperatura de 20C, a seguinte:

[13]

sendo Q em m 3/s, D em metros e J em mca (metros de coluna d'.gua). Na Tabela a2.3 so apresentados alguns valores do coeficiente "C".

Frmula de Flamant

A Frmula de Flamant, vlida para dimetros menores do que 150mm, 6 dada por:

[14]

Sendo D em metros, J em m/m e V em m/s.

Frmulas de Fair Whipple-Hsiao

As Frmulas de Fair Whipple-Hsiao, recomendadas para tubulaes de pequeno dimetro, variando entre 15mm e 50mm, so.dadas por: Para tubo de ao galvanizado, gua a 20C

[15] ou:

[16] Sendo Q em m 3/s, J em m/m e D em metros. Para tubo de cobre, gua a 20C

[17]

ou:

[18]

sendo Q em m 3/s, J em m/m e D em metros. Para tubo de cobre ou lato, gua quente

[19] ou:

Sendo Q em m 3/ s, J em m/m e D em metros. A2.2.2 Perda de Carga Localizada

De maneira semelhante a que ocorre ao longo dos condutos, a presena de uma singularidade qualquer na linha d lugar a uma degradao de energia. Devido ao fato de a singularidade, isto , o elemento causador da perturbao encontrar-se usualmente confinado a um comprimento muito pequeno, constitui prtica corrente designar a correspondente dissipao de energia de perda de carga localizada, perda de carga singular, acidental ou secundiria. a. O coeficiente K A evidncia experimental de que as perdas de carga localizadas so diretamente proporcionais carga de velocidade mdia V2/2g, nos escoamentos altamente turbulentos, tornou comum e particularmente til na resoluo de problemas prticos, o hbito de express-las atravs de coeficientes apropriados, na forma

[21]
ou:

[22]

onde:

H - perda de carga localizada (metros de coluna de liquido); K - coeficiente global de perda de carga localizada (adimensional); V, g - j definidos;

Sendo V em m/s e g em M/S2. O coeficiente K depende da forma geomtrica da singularidade no escoamento, da rugosidade da parede interna, da estrutura do escoamento a montante e a jusante e do nmero de Reynolds, apresentando, contudo, ntida constncia nas escalas mais aitas de turbulncia. Na tabela a2A apresenta-se alguns valores tpicos do coeficiente K. A2.2.2 Perda de Carga Localizada

A21.2.2.1. Comprimentos Equivalentes

A frmula [15] apresentada para a determinao do coeficiente K, tambm pode ser expressa da seguinte forma:

[23]

ou:

[24]

Definindo-se, assim, um "Comprimento Equivalente Le de conduto reto, cuja perda de carga igual quela provocada pela singularidade, para a carga cintica considerada. Nas tabelas a2.5, a2.6, a2.7. e a2.8. so apresentados alguns valores de comprimentos equivalentes para diferentes singularidades e materiais. A2.2.3 Perda de Carga Total

Em um sistema qualquer de condutos, cada trecho retilneo pode ser encarado, a nvel da perda de carga, como um componente (tal e qual uma singularidade, cujo coeficiente de perda de carga, a partir da Frmula Universal [3] igual a:

[25]

Assim, a perda de carga total resultante, , simplesmente,

[26] Onde K substitui a soma dos coeficientes de perda de carga associados aos trechos retos e singularidades presentes no sistema.

Ou, ainda, se considerar-se o conceito de comprimento equivalente, para um sistema de condutos que apresente um comprimento real Lreal e um determinado nmero de singularidades, o comprimento efetivo total (ou comprimento virtual), para simples efeito de clculo, torna-se:

Onde Le constitui a soma dos comprimentos equivalentes associados singularidades presentes no sistema. Assim, a perda de carga total resultante :

[27]

ANEXO 3
PLANILHAS PARA O DIMENSIONAMENTO DO SISTEMA DE DISTRIBUIO DE GUA FRIA

ANEXO 4
ALTURAS DOS PONTOS DE ALIMENTAO DOS APARELHOS e EQUIPAMENTOS SANITRIOS* Fonte: BASSO et al [1987]

TEXT0S TCNICOS PUBUCADOS TT/PCC/01 - Subsdios para a Avaliao do Custo de Mo-de-Obra na Construo Civil UBIRACI ESPINELLI LEMES DE SOUZA, SILVIO BURRATINO MELHADO TTIPCC/02 - A Qualidade na Construo Civil e o Projeto de Edifcios - SILVIO BURRATINO MELHADO, MARCO ANTONIO F. VIOLANTI TT/PCC/03 - Parmetros Utilizados nos Projetos de Alvenaria Estrutural - LUIZ SRGIO FRANCO TT/PCC/04 - Produo de Estruturas de Concreto Armado de Edifcios - MERCIA M. S. BOTTURA DE BARROS, SILVIO BURRATINO MELHADO TT/PCC/05 - Tecnologia de Produo de Revestimentos de Piso - MERCIA M. S. BOTTURA DE BARROS, ELEANA PATTA FLAIN, FERNANDO HENRIQUE SABBATINI TT/PCC/06 - Anlise de Investimentos : Princpios e Tcnicas para Empreendimentos do Setor da Construlo Civil - JOO DA ROCHA LIMA JNIOR TT/PCC/07 - Qualidade dos Sistemas Hidrulicos Predials - MARINA SANGOI DE OLIVEIRA ILHA

You might also like