You are on page 1of 5

TEOLOGIA DA GRAA Introduo Teologia da Graa A teologia da graa, ltimo tema do nosso estudo de antropologia, e quando falamos.

. Da graa queremos afirmar este grande amor que Deus tem pela humanidade. Deus no nos abandona na morte. Se, por um lado, todos pecamos e estamos privados da Glria e ainda, incapa es de fa er o bem, por outro lado, fomos salvos pela !ustia de Deus, a partir do fato de que "le dese#a nossa salvao. A graa na Sagrada Escritura: ANTIGO TESTAMENTO $anan % gesto benigno e de socorro Aparece &' ve es no A( e significa uma resposta de quem tem para quem no tem. $en % substantivo de hanan e pode ser tradu ido por graa. ) A( usa este termo no sentido de encontrar graa diante de... $esed % amor gratuito, bondade, misericrdia % relao * aliana de Deus NO O TESTAMENTO )s evangelhos designa o favor que se d+ gratuitamente ,ucas % cari % favor ou pra er que um d+ ao outro. -.rito % a graa . o prprio /risto, o prprio "vangelho e seus pregadores so encomendados * graa de Deus. !aulo e "e#reus % cari % aparece como e0presso do amor misericordioso do 1ai, ou amor gratuito. R$% &'()or% Gl e *l + 1aulo entende por salvao % salvao que . operada por /risto . a graa % a graa . salvadora. 1aulo considera o apostolado como uma graa2 se#a o receber, o anunciar o "vangelho. 1ortanto, no 3ovo (estamento, como no antigo, a graa . a benevol4ncia e a condescend4ncia e Deus em relao ao ser humano. ,ist-ria da Doutrina da Graa 5amos percorrer pelos s.culos na $istria sobre a Doutrina da graa, pois nos a#uda a entender o seu prprio dinamismo no cristo. Assim, passando por esta histria . interessante que passamos entre os erros, os acertos, as condena6es, proposi6es... Os !adres Gregos: di.inao 3os padres gregos, no vemos uma doutrina da graa na sua tradio )riental, como podemos ver na tradio )cidental feita por Santo Agostinho. Alguns pensadores2 7n+cio de Antioquia 8 graa presente nos falando que a graa nos fa sermos encontrados em !esus para a vida, a graa de /risto que inspirou os profetas. !ustino 8 a graa se relaciona com a revelao e o ensinamento de !esus. A graa . vista em relao com a encarnao. Santo 7rineu2 vai di er que com vinda de /risto nos veio maior abundancia da graa paterna. 1 ser humano para os padre, . um ser chamado * comunho com Deus.

!el/gio e Santo Agostin"o ) 1elagianismo de 1el+gio . a doutrina da radical sufici4ncia do homem. /om os perigos do farisa9smo :religio contrato entre Deus e o homem2 se cumpro a lei me salvo; do colocar o v9cio e a virtude no mesmo p. de igualdade. ) livre arb9trio . e0altado no m+0imo e totalmente independente do au09lio da graa :no agir o bem; pois se o homem age a#udado por Deus, no . ele quem age mas . Deus nele. A graa para pel+gio . simplesmente um au09lio e0terior que Deus nos d+ no para podermos fa er o bem, mas para podermos fa er mais facilmente o bem que #+ podemos, naturalmente. Santo Agostinho 8 doutrina da divinao que . a conseq<4ncia do amor a deus, porque cada um . o que . seu amor. Agostinho parte da escravido na qual o homem se encontra sob o pecado imerso na massa condenada que s /risto pode livrar, sem nenhum m.rito humano nosso. Assim, o =atismo nos arranca desta situao. A graa de Deus . libertadora e s /risto d+ ao homem a liberdade para o bem. )onc0lio de )artago 8 combater o pelagianismo2 no se fala nem se define a graa, mas se fala de seus efeitos tais se#am a remisso dos pecados, a a#uda para no pecar novamente, o conhecimento e o amor ao bem... )onc0lio de Orange: 3ecessidade da graa para a salvao do homem e para a sua transformao, para viver o livre arb9trio e para procurar a #ustia. Afirma6es do /onc9lio2 % necessidade da graa, total e em todo momento> % verdade da predestinao dos eleitos> % todos os bati ados podem se salvar> % condenao da predestinao ao mal> % preced4ncia da graa para o in9cio da f.. Escol/stica % 3a primeira escol+stica, com a viso agostiniana vemos cinco pontos em resumo2 ?. $omem situado diante de Deus em um plano de salvao, @. se distingue antes e depois do pecado original, A.$+ um forte sentimento da fora da concupisc4ncia presente no homem, B. a liberdade ser+ considerada como falta de coao e0terna e &'. Se v4 a graa mais no plano psicolgico. TRENTO: "m (rento, graa se distingue em diversas coisas2 % a ao de Deus que move o homem * #ustificao 8 fa er perseverar no bem % a graa . favor ou amor de Deus manifestado na Cedeno de /risto % dom recebido de Deus e presente em ns Assim, se sublinha a prima ia de Deus na salvao, mas se coloca em relevo o efeito da ao divina. 1ara (rento nunca a graa . algo no qual o homem possui independentemente da fonte de onde brota. 12STI*I)A3O 1ara compreendermos a salvao e a graa . necess+rio analisarmos como esse amor foi capa de nos amar, sob o prisma da !DS(7E7/AFG) nas sagradas escrituras e no /onc9lio de (rento. 1usti4icao na Sagrada Escritura A #ustificao do homem aparece na =9blia, principalmente nas cartas de 1aulo, como conseq<4ncia da manifestao em !esus da H#ustia de DeusI. 3o A.( no parece tanto este termo e tamb.m esta tem+tica. 3o 3.( no oferece muitas referencias ao tema da #ustia em geral, e0cetos os escritos de So 1aulo.

-t ',AA a #ustia aparece relaciona com o Ceino de Deus (g ?,@J Ha ira do homem no causa a #ustia de DeusI @1d ?,? Ha #ustia de nosso Deus e salvador !esus /ristoI 1ustia e$ !aulo: % Deus no d+ mandamentos maus 8 ,ei se torna m+ quando . absoluta na vida do homem> % A nica forma de aderir a #ustificao . pela f. em /risto Salvador. Sem a f. o homem termina no pecado> % /risto nos d+ fora para cumprir as e0ig4ncias da ,ei. A f. refora o dese#o do homem em cumprir a lei que no . suprimida em seu contedo> % quando a salvao de /risto chega ao homem, este reconhece em si uma transformao verdadeira e real> % a #ustia . um estado contr+rio ao estado de pecado. A #ustificao vem da f. como um dom e este dom no . algo passivo, pois o homem deve colaborar. Santo To$/s 8 fala da #ustificao como uma HtransformaoI no qual o homem passa do estado de pecado :no salvao; para o estado de #ustia :verdadeira e real salvao;. Apresenta quatro elementos na #ustificao do homem2 % 7mpulso da graa> % -ovimento da alma em direo a Deus> % Ce#eio do pecado> % Cemisso da culpa> TRENTO A #ustificao no conc9lio de (rento . constitu9do em ?' cap9tulos com AA cKnones. ) ponto de partida . o pecado original. )a56 & + como conseq<4ncia do pecado, os homens perderam a ami ade de Deus> )a56 ( e 7 8 contemplam a obra redentora de !esus> )a56 8 9 tra o tema sobre a apro0imao do homem ao estado de graa e de filiao adotiva dados por /risto. )a56 : e ; 9 se referem a preparao para #ustificao, necess+ria nos adultos. L um dos pontos mais importantes do decreto. Somente pela graa de Deus, que se d+ por meio de /risto d+ o comeo o processo pelo qual o homem chega + ami ade com Deus. As disposi6es para a #ustificao so2 % f.> % converso interior> % a esperana> % o amor. )a56 < 8 trata da ess4ncia e das causas da #ustificao do 9mpio. Se sublinha que a #ustificao no . s perdo dos pecados, mas santificao e renovao interior do homem, fa endo o in#usto 8 #usto. Assim, (rento v4 a #ustificao como um ato divino diante do homem. L um ato de misericrdia de /risto, em vista a salvao do homem. Sntese da doutrina geral da Justificao em Trento2 % o homem . radicalmente incapa de salvar%se> % a #ustificao . um D)- gratuito de Deus ao homem> % . pela f. que se aceita este D)-> %A graa no . outro que o amor de Deus que chega em ns e nos salva> % com a chegada da caridade, h+ a santificao do homem, o perdo dos pecados> % a #ustificao possui uma dimenso eclesial%sacrament+ria> % a #ustificao tem dimenso escatolgica> % no se pode haver uma certe a absoluta da #ustificao e da prpria salvao, mas s uma certe a que tenha base na aus4ncia do pecado mortal.

O =ue > graa? Ao da #ustificao. Graa quer e0epressar algo, a rigor, indi 9vel, demasiado profundo e denso2 realidade do amor infinito de Deus. A graa . uma realidade que muda, transforma, qualifica e aperfeioa. GRAA IN)RIADA 8 Dom que Deus fa de si mesmo> GRAA )RIADA 8 o efeito desse dom no ser humano> GRAA ,A@IT2AL 8 . a graa criada com a incriada 8 encontro de Deus e a pessoa> GRAA AT2AL 8 mo6es divinas no ser humano :beno, au09lio...; A graa . dinKmica e no est+tica A Graa Divina . sempre SANANTE :livra o homem do pecado; e ELE ANTE 8 eleva a condio de Eilho. A graa atual . a que prepara para a #ustificao2 Graa Su4iciente 8 quando ficou na beira da vida do ser humano e no conseguiu uma resposta satisfatria> E4icaA 8 quando consegue resposta plena do ser humano. DO2TRINA DO MBRITO ) fruto que o #ustificado deve dar a Deus e a o homem tem valor salv9fico, constitui um m.rito. A palavra m.rito no se encontra na Sagrada "scritura, mas podemos ver no Antigo testamento como a recompensa concedida por Deus . sempre entendida como um dom gratuito. " no 3ovo testamento, nos "vangelhos, !esus fala do pr4mio e de remunerao. (oda recompensa, da parte de Deus . pura graa2 Mt &,?%?@> ',?Ms> ?J,B?> ?M,@J%A?> @J,?%?'> @B,B&%&?> @&,?B%B'> Mc M,B?> ?J,@N%AN> Lc ',A@%AN> ',@A> @@,@Ns> ?O,?J etc. O 5rC$io e o $>rito !rC$io 9 um conhecimento mais profundo, um amor mais vivo, uma f. mais generosamente doada. ) pr4mio do amor consiste num maior amor. ) prprio Deus . o pr4mio. A esperana do pr4mio ., em ltima an+lise, a confiana de que ns podemos penetrar cada ve mais no bem pessoal e na santidade pessoal de Deus e no di+logo com "le. ,eo -agno di 2 Due$ a$a a Deus est/ 5reocu5ado so$ente e$ agradar =uele =ue a$a6 E na se 5ode deseEar 5rC$io $aior do =ue o 5r-5rio a$or% 5ois este de tal $odo 5ertence essCncia de Deus =ue se identi4ica co$ Ele6 M>rito 9 ) fundamento do m.rito se encontra na aceitao divina do ato humano, a qual . motivada pela relao da ao sa9da da vontade humana e do h+bito do amor ao prprio Deus e por isso, o /onc9lio de (rento vem nos falar desse m.rito2 HSe algum afirmar que as boas obras do justificado, de tal modo so dons de Deus que no so ao mesmo tempo mritos do homem justificado, ou diz que este, pelas boas obras que ele faz em virtude da graa de deus e dos merecimentos de Jesus Cristo do qual membro vivo!, no merece verdadeiramente o aumento da graa, a vida eterna e, suposta a morte em graa, a consecuo da pr"pria vida eterna e mesmo um aumento de gl"ria, seja an#tema$ sesso ', cKnon A@, DS NB@; AGRAA NO N3O+)RENTE Depois do /onc9lio 5aticano 77, por algumas influ4ncias houve a mudana nesta doutrina. Antes do /onc9lio, tudo estava claro2 Deus quer a salvao de todos, mas no salvava a todos :porque no pertenciam * 7gre#a, porque no tinham f., porque eram pecadores...;. O =ue > sal.ao? L o bem estar nesta terra, ou a pa , ou a unidade de um poder pol9tico... A sal.ao > 5ara todos os 5o.os? /omo no profeta 7saias que insiste na salvao de muitos. 1odemos conferir em um dos H/A3()S D) S"C5) D" !A5LI que pode nos mostrar a inteno de salvao universal da parte de Deus :ler Is :(%&7+:7%&(;.

)onc0lio aticano II: ,G A> ,G M> ,G ?A> 3A B> D$ ?@> AG A e O. Lumen Gentium ?'2 Duas afirma6es2 ?. h+ um propositum salutis, da parte de Deus, que compreende tamb.m aqueles que no conheceram o "vangelho ou no o aceitaram e @. (odos eles podem chegar * salvao eterna com a#uda da Graa. ) /onc9lio, assim nos ensina2 % Pue Deus sempre d+ a casa pessoa a Sua Graa> % Pue Deus e0ige que cada um siga a prpria consci4ncia.

You might also like