You are on page 1of 8

Informativo CETJ

Nascer, Morrer, Renascer Ainda, Progredir Sempre, Tal a


Dezembro de 2013 - Ano X - n 124

www.cetj.org.br

Personalidades: Benedita Fernandes


uando solicitada a escrever um artigo para o Informativo deste ms, contando um pouco sobre um dos grandes vultos do Espiritismo sobre o qual j havia apresentado estudo na Casa, lembrei-me, imediatamente, de um grande amor, de uma grande gratido - Dona Benedita Fernandes. Por que gratido se nem sequer a conheci? Porque exemplos de Bem e de Caridade rompem anos, dcadas, sculos. Rompem a eternidade. E tocam nosso corao para sempre.Relatarei, ento, sobre uma obra de apenas 15 anos de trabalho, de dedicao e amor, mas que tornouse um marco para o movimento esprita do Brasil: a vida de Dona Benedita Fernandes, aquela que foi denominada por Hilrio Silva como a Dama da Caridade. Leopoldo Machado o maior incentivador das Mocidades Espritas no Brasil, foi um de seus grandes amigos e tinha por ela o maior apreo, respeito e admirao. Certa feita, quando perguntado acerca dessa grande amiga, assim opinou: Quem era Benedita Fernandes? Perguntareis. A preta, velha e feia e com um dento s na boca, frente - como a chamaramos numa conferncia pblica em sua terra, mas que tinha a alma, talvez, mais branca do que as almas de toda aquela gente, ns, inclusive, que ali estava. Este era Leopoldo Machado. Aquele que nos ensinou a Alegria Crist e a abrir a Casa para a Juventude futuro do Espiritismo. Isso h muito tempo atrs. Nos idos dos anos quarenta. E foi na ambincia de ao da caridade do Espiritismo, que Dona Benedita despertou. Nasceu aos 27 de junho de 1883, em Campos Novos de Cunha (SP).

Desapegou-se da famlia quando esteve obsidiada e se localizou na cidade de Penpolis /SP. Benedita Fernandes era portadora de obsesso e, poca, as pessoas assim eram chamadas de loucas e os atendimentos eram quase inexistentes. Em sua cidade, ela chegava a provocar preocupaes. Fora mantida em priso como forma preventiva e para que pudesse ser cuidada. Sobre essa poca, assim relata Leopoldo Machado ... fora, em moa, obsidiada de ser metida no xadrez, falta de manicmio, de dar muito o que fazer polcia. Nesta situao, premida pela necessidade, recebeu o chamado libertador. Certa feita, depois de uma crise nervosa, ouvira: Benedita, se prometes consagrar-te inteiramente, aos enfermos e pobres, sairs curada daqui. E soube cumprir, integralmente, a sua promessa. Criou a Associao das Senhoras Crists, criou abrigo para cuidar de crianas abandonadas e adultos obsidiados. Tempos depois, o governo solicita que ela separe as crianas dos doentes mentais e surgem, ento, a Casa da Criana e o Asilo Dr. Jaime de Oliveira. Dona Benedita transforma-se em pioneira da assistncia social esprita em toda a regio Noroeste do Estado de So Paulo. Como o Sanatrio se originou desta obra, ela tambm, provavelmente, uma das pioneiras dos Hospitais Psiquitricos Espritas no Brasil, assim como tambm foi pioneira do movimento da unificao esprita. Igualmente dedicou-se a tarefas medinicas e evangelizao das crianas. Alm da obra assistencial atuou como mdium, principalmente passista, e deixou muitos exemplos nobilitantes. Todos sempre foram unnimes em confirmar sua humildade, aliada energia e ao amor ao prximo. Os considerados loucos chegavam ao asilo amarrados e ela pedia para solt-los. Acalmava-os com preces, passes e boas palavras.
(continua na pg. 3)

DESTAQUES D E S T A E D I O

Balano Geral e Feliz Natal Assistncia Social - A Caridade tem regime de urgncia... O Estudo na Casa Esprita E o Natal chegou outra vez... Confidncia de Natal / Deixo-vos a minha paz... Mocidade Esprita / Programao da Casa

2 3 4 5 6/7/8

Informativo CETJ

Dezembro de 2013

Editorial: Balano Geral e Feliz Natal


Essa Campanha tambm nos permitir construir um novo espao de acolhimento ao pblico que assiste as nossas Palestras e mais Salas de Estudo para a crescente demanda que se apresenta. De forma emergencial, pelo desgaste do tempo, tambm conseguimos reformar totalmente duas salas que estavam em precrias e perigosas condies, transformando uma delas num mini salo, aparelhado com uma TV de 40, visando atender ao pblico excedente que nos procura, principalmente aos domingos. Informamos que embora tenhamos verificado uma inesperada inadimplncia na Campanha e tambm no Quadro de Associados, onde registramos cerca de 70, que desde janeiro no pagam as suas mensalidades, conseguimos graas aos vrios eventos que realizamos, compensar parcialmente essas perdas. importante tambm mencionarmos a apresentao ao nosso Quadro de Associados Efetivos, em memorvel Assembleia Geral ocorrida em 9/11 ltimo, o Balano Geral de 2012, aprovado sem ressalvas pelo Conselho Fiscal e demais instncias administrativas da Casa.

Glria a Deus nas alturas e Paz na Terra aos homens de boa vontade Caros Irmos! Mais um Natal se aproxima e docemente envolvidos por essa data to especial, em que o mundo cristo comemora a vinda do Mestre Jesus ao nosso planeta, e o alvorecer de um novo ano sempre cheio de esperanas para todos, julgamos oportuno, de forma resumida, informar os eventos mais relevantes que marcaram a administrao do Centro Esprita Trabalhadores de Jesus durante o ano de 2013. Os enormes desafios, de toda ordem, que dominam o gerenciamento de uma Casa Esprita do tamanho do CETJ, s so possveis de serem vencidos graas, em primeiro lugar, aos Guias e Mentores que continuamente nos amparam, fortalecem e inspiram para que o sonho que motivou a fundao dessa Casa jamais esmorea. Em segundo lugar, e no menos importante, aos muitos tarefeiros sob o comando dos diversos Deptos. e Diretorias da Casa que se revezaram ao longo dos anos, assumindo entusiasticamente as mais diversas tarefas que compem as atividades de uma Casa Esprita. No plano fsico no foram poucos os desafios que encaramos nesse ano de 2013 e da a nossa emoo e especial reconhecimento a todos. Destacamos entre muitos, o lanamento da Campanha Construindo com Amor, a qual continuar em vigor ao longo de 2014, que foi criada para angariarmos recursos visando construirmos, como foi amplamente divulgado, as novas instalaes da cozinha e rea da Sopa, para atendermos condignamente as nossas necessidades assistenciais (Sopa e GEMA), e as de Congregamento Social.

Sem dvida, os nmeros, pela sua expressividade e didtica de apresentao, surpreenderam positivamente aos presentes.
Na ocasio tambm, em singela e tocante cerimnia, a Diretoria entregou o Diploma de Associados Efetivos a 35 novos companheiros (vide relao na pg.5) que, a partir de ento, podero participar de forma ativa, se o desejarem, no gerenciamento da Casa que abraaram. Renovamos os nossos agradecimentos a todos e a certeza de que, com nossos esforos e unidos, levaremos a nossa Casa rumo ao glorioso destino sonhado pelos seus fundadores e pela espiritualidade que nos assiste. Finalizando, enviamos a todos os tarefeiros, associados e frequentadores da nossa Casa os nossos sensibilizados e fraternos agradecimentos por essa inestimvel colaborao, desejando a todos um Feliz Natal, no seu verdadeiro sentido, e um Ano Novo repleto de realizaes a fim de que os objetivos de nossa existncia, em funo de compromissos assumidos na espiritualidade, sejam plenamente atingidos A Diretoria Boletim Informativo do Centro Esprita Trabalhadores de Jesus - CETJ CNPJ: 27.792.118/0001-76 Utilidade Pblica Lei Municipal No 1640 de 5/11/2002 Avenida Teixeira e Souza, 448 - Centro Cabo Frio - RJ CEP: 28907-410 Telefone: 2645.4468 www.cetj.org.br

Informativo CETJ

Dezembro de 2013

Assistncia Social: Projeto Cuidar Cuidando

(continuao de Personalidade Esprita) Benedita Fernandes


O Esprito que a obsidiava, frente a todas as nobres aes, se transformou em um grande colaborador de seu trabalho. Apesar de, poca, a Doutrina sofrer muitas perseguies, ela, como uma verdadeira baluarte, era respeitada pelo povo, auxiliada por maons e pelos Governos Municipal, Estadual e Federal. At o Presidente Getlio Vargas a reverenciava.

J
123): da pelo servio dignificante.

oanna de ngelis nos prope (in "Dimenses da Verdade", pg.

Desencarnou em Araatuba, no dia 9 de outubro de 1947. Conta-se que o enterro de Dona Benedita foi um dos mais concorridos em Araatuba. O seu exemplo de trabalho foi melhor dimensionado aps a sua desencarnao, pois se era respeitada e querida, agora quase uma lenda, pois deixou-nos um legado digno de uma grande dama, a Dama da Caridade. Venceu a si mesma, deixando um rastro de amor e luz, bem como exemplos da aplicabilidade da caridade na assistncia social e no atendimento doena mental. A essa grande personalidade do Espiritismo, deixamos nossa gratido, nosso carinho e nosso desejo de que, um dia, possamos louvar o nome de Deus em to alto grau de exemplo de dedicao e trabalho como assim o fez ao aceitar o meigo convite de Jesus: Benedita, se prometes consagrar-te inteiramente, aos enfermos e pobres, sairs curada daqui.
Muita paz! - Olvia Singh S - CETJ

"A caridade tem regime de urgncia, mas tambm o esclarecimento ao seu lado tem tarefa prioritria, funcionando como combustvel de sustentao. Po ao esfaimado como dever imediato, e luz do ensino esprita, para que a angstia da fome seja dirimiTecidos ao corpo entanguido como tarefa inadivel; no entanto, orientao esprita para agasalhar a alma na esperana, livrando-a, em definitivo, do frio. Medicamento ao corpo doente como recurso urgente; todavia, diretriz esprita para que o esprito compreenda as razes profundas da dor e possa revitalizarse. Socorro ao aflito nos braos do desespero como obrigao irresistvel; mas roteiro esprita para que o conhecimento o liberte de toda treva e agitao. Amparo ao rfo, no prprio lar, como lio viva de amor; porm, conduta esprita diante dele, como linha de segurana para o seu engrandecimento. "Assistncia mulher viva e auxlio misria como impositivo da ao crist; todavia, oferta da Doutrina Esprita a fim de que a revoluo da verdade conceda luz e vida, para que novos enganos sejam evitados, libertando as mentes das ligaes poderosas com o mal. Maria Lcia Candeia - Assistente Social

Asilo Dr. Jayme de Oliveira da Associao Na foto, na extrema direita, Benedita com doentes mentais

Dona Benedita entre c ol a bor a d or e s d a Associao Srs.: Jos Ribeiro Nbrega e Waldemiro Nunes 1946

Informativo CETJ

Dezembro de 2013

A
brinho, ritismo. da reflexo.

O Estudo na Casa Esprita


Revista O Reformador de outubro de 2013 nos traz um interessante

Confuso entre o que e o que no Doutrina Esprita; Incluso de prticas esdrxulas na Casa esprita; Publicao de livros, peridicos, ditos espritas, com insero de contedos alheios e contrrios ao Espiritismo. Desconhecendo os princpios As oficinas de estudos da Doutrina Esprita no CETJ se dividem em grupos direcionados ao interesse de cada participante e segundo o nvel de informao obtida em estudos anteriores nos seguintes horrios: Estudo Sistematizado da Doutrina Esprita (ESDE) Quartas feiras, das 15:00 s 16:30 h., temos 2 turmas (diferentes nveis); Quintas feiras, das 20:00 s 21:30 h., temos 6 turmas (diferentes nveis), sendo uma delas dedicada ao Introdutrio ao Estudo Esprita para acolhimento dos principiantes . Estudo do Livro dos Espritos (*) Destinado s pessoas que j estudaram no ESDE at a apostila 2. Segundas feiras, das 18h15min s 19h45min Quintas feiras de 18h15min s 19h45min, As Obras de Andr Luiz Quintas feiras das 18h30min s 19h30min Estudo da Mediunidade (*) Segundas feiras das 20 s 21h30min
(*) a participao de novos integrantes depende da disponibilidade de vagas.

artigo, assinado por Geraldo C. Soque aborda o Analfabetismo funcional no EspiO analfabeto funcional aquele que l e escreve, mas tem dificuldades na interpretao do texto no conseguindo entender seu contedo, isto porque lhe falta, principalmente a prtica da leitura e O esprita que evita a leitura das obras bsicas da Codificao e seu estudo, preferencialmente participando dos diversos cursos que as casas espritas oferecem, mesmo que seja um assduo participante das reunies pblicas encontra dificuldades no entendimento de alguns princpios bsicos da Doutrina ou faz interpretaes equivocadas prejudicando a bendita oportunidade, recebida nesta encarnao, de ter uma compreenso melhor das leis de Deus. O artigo acima referido relaciona cinco males advindos desta condio de resistncia ao aprofundamento de seus conhecimentos, que abaixo reproduzimos:

da Doutrina perde-se o aproveitamento dos ensinos oferecidos nas palestras; interpretando-os erradamente ao invs de clarear a compreenso para a verdade oferecida por Jesus, mais dela se afasta ampliando conflitos existenciais e dificultando a reforma ntima, o indivduo fica preso aos velhos costumes ou praticas supersticiosas e est sujeito a assimilar informaes com contedo contrrio aos ensinamentos dos espritos que trabalharam na Codificao. Venho, como outrora, entre os filhos desgarrados de Israel, trazer a verdade e dissipar as trevas..., Espritas; amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instru-vos, eis o segundo....
Esprito de Verdade - Paris, 1861. ESE Cap. VI O Cristo Consolador

Este um chamamento de Jesus para a compreenso da Vida Maior. Aproveite que um novo ano chega a sua vida e inscreva-se em um dos Cursos oferecidos nesta casa dos Trabalhadores de Jesus.

Desconhecimento dos princpios bsicos do Espiritismo; Interpretaes equivocadas

dos ensinos espritas;

Informativo CETJ

Dezembro de 2013

overnador do Mundo, Senhor das estrelas, trocou as glrias dos Cus, a companhia dos Espritos puros para estar entre ns... Aceitou as asperezas das estradas da Terra para acalentar os infelizes. Confundiu-se com a multido e espalhou as luzes do conhecimento entre os ignorantes e sofredores... Sua mensagem de amor e de esperana atingiu os coraes mais endurecidos. Em alguns ficou para sempre, em outros foi esquecida... E de tudo que nos disse uma coisa pelo menos no pode ser esquecida: somos Espritos imortais, a Vida no cessa e Ele estar conosco para sempre. Quando se aproxima o Natal e comeam as movimentaes para sua comemorao, nunca falta quem nos lembre que o Natal todos os dias, que precisamos aprender a preservar o Esprito de Natal durante todo o ano. No entanto, nas lutas do dia a dia, muitas vezes, esquecemos de cultivar as alegrias eternas que Ele plantou em nossos coraes, mas que apesar disso permanecem vivas em nossas lembranas. Talvez a maior utilidade do Natal seja mesmo essa lembrana, esse toque que ao final de cada ano nos faz parar e refletir mais profundamente naquilo que temos aprendido, em tudo que temos buscado incessantemente e que na maioria das vezes nem nos completa, no nos realiza. Nessa reflexo percebemos quanta incoerncia ainda existe dentro de ns, o quanto corremos na direo contrria, o quanto perdemos tentando ganhar tempo. Natal, e podemos ouvirLhe a voz amiga que fala na nossa intimidade nos convidando ao Amor.

Novos Associados Efetivos - CETJ Parabns!


1- Adnlia Maria Melo 2-Aline M.B.Contente L. Abrante 3-Ana Maria do Nascimento Assis 4-Ana Maria Faria 5-Ana Maria Pires Macedo 6-Ana Paula Barros Alexandre 7-Arnice Salgado 8-Carlos Henrique Salgado 9-Cleonice Lima Vieira 10-Dalva Celeste M. Santos

Surgem em ns sentimentos meio esquecidos de gratido a esse Mestre e Amigo querido que nos aponta caminhos seguros para a evoluo. Lembramos ento de praticar a solidariedade que j conhecemos, a fraternidade que temos aprendido, a justia da igualdade que comeamos a reconhecer, o amor que comeamos a exercitar. uma imensa vontade de retribuir a tanto amor e tanto bem que recebemos e, como aprendemos com Ele que tudo que fizermos a qualquer daqueles mais pequeninos a Ele que o fazemos, nos movimentamos na direo do outro de maneira mais intensa, mais fraterna, mais amiga. Esse exerccio de amor j no fica restrito s doaes de presentes, alimentos e agasalhos que algumas vezes realizamos de maneira quase automtica. J sabemos nos doar e, por momentos nos esquecemos de ns mesmos e oferecemos nosso tempo, nossos sorrisos, nossos abraos, nossa capacidade de ouvir, nosso prprio corao para acolher aquele que precisa de compreenso, de aceitao, de perdo. So dias de felicidade que talvez no durem o ano inteiro, mas que aos poucos se ampliam at que sejamos capazes de realmente fazer que o Natal seja todos os dias... Carlos H. Salgado - CETJ

11-Dalva Coelho Vasconcelos 12-Dalva Pires Lomelino 13-Elizabeth de Souza Leite 14-Imaculada da Conceio Figueirdo 15-Joo Miguel de Andrade N. Souza 16-Jos Martins Pintor 17-Jlio Soares Rezende 18-Karla Bender Lage de Oliveira 19-Maria Clia Figueiredo Tavares 20-Maria da Conceio Mendes daSilva 21-Maria Dantas de Carvalho Fontes 22-Maria de Lourdes Almeida Leite 23-Maria Eugnia Siqueira Rangel 24-Nanci Guimares Neves 25- Nelson Teixeira Lima Filho 26-Paulo Lage Barbosa de Oliveira 27-Roberto da Silva Ribeiro 28-Roracy Corra Caldas de Oliveira 29-Rosngela Lopes Rodrigues 30-Rosana da Cruz Rosa 31-Snia Regina Silveira da Rocha 32-Terli Ferreira Faria 33-Vera Regina Lima Delgado 34-Vernica de Abreu Manganelli 35-Walkiria Rocha de Almeida

Informativo CETJ

Dezembro de 2013

Confidncia de Natal

Evangelizao & Mocidade


Visita Fraterna No sbado, 23 de novembro, fomos visitar nossos amigos do Lar Esperana, que uma casa que trata de portadores do HIV e fica localizada em Cabo Frio. J faz parte de nossa programao ir visit-los todo ano e eles sempre puxam nossas orelhas por no irmos mais de uma vez. Os jovens levaram sua alegria, despiram-se de qualquer preconceito que eventualmente ainda os assombrem e tivemos uma tarde animada com eles. Mais do que ir para praticar a caridade material ao levar algumas doaes, fomos cantar e danar nossas msicas para eles, os escutamos cantar para ns, conversamos, demos carinho e, sem dvida, recebemos muito mais em troca. Mesmo sentindo dor fsica e emocional, o fato de estarem com pessoas queridas deixou-os radiantes. E se voc que est aqui me lendo ainda no conhece o trabalho do Lar Esperana d um pulinho l e doe um pouco do seu amor. Quer saber onde fica? O endereo :Rua Antnio Duarte Guimares, n20, Braga, Cabo Frio. Lembretezinho: Pra voc que esqueceu ou est indeciso e ainda no fez sua inscrio para a COMEERJ queria te dizer que voc ainda tem um tempinho mas ele passa rpido, t? At o dia 15 de dezembro! Gabrielle Paiva - Evangelizadora

Senhor Jesus!... Vi o Homem Moderno Em teu Natal, Recordando viajor a deter-se em caminho, Ao falar-te sozinho, Junto de construo descomunal... - Agradeo, Senhor dizia eleO rio de progresso em que me inundo De alegria esfuziante, As maravilhas que enviaste ao mundo Pelos canais do crebro triunfante... Agradeo a cincia de alto nvel, Cintilao do gnio, a servir-me de rastros, Que me conduz ao colo de outros astros, No foguete de fora quase incrvel; Agradeo o avio, o carro, o asfalto, O mundo todo em casa, a circuito instantneo, O tomo cativo, as usinas de urnio, O soro, a anestesia, o antgeno, o cobalto, As mquinas de espcies diferentes, Desde o computador enceradeira, Que estendem reconforto Terra inteira Impulsionando os povos para a frente!... Agradeo o auto- estudo a que me elevas A fim de imunizar-me Contra o assalto das trevas. Entretanto, Senhor, ao procurar-te em prece, Que o sentimento forma e a palavra no diz, Minha vida te busca e te deseja... Guarda e inspira minhalma, enfim, para que eu seja Plenamente feliz... Nisso, o Homem calou-se em pranto mudo E entendi, afinal, Que embora a inteligncia brilhe em tudo E em quase tudo se engrandea embora, Eis que sem ti, Senhor, O corao da Terra sofre e chora, Entre a fome da paz e a carncia do amor!... Esprito Maria Dolores, in Dilogo dos Vivos Psicografia de Francisco C. Xavier,

Informativo CETJ

Dezembro de 2013

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou, no vo-la dou como o mundo a d (Jesus)

atuam na execuo do grande plano csmico. Foram precisos sculos para que o Cristo, um Esprito Puro, contrasse sob a ao da Sua vontade, a Sua aura magntica cuja abrangncia envolve todo o sistema solar para poder entrar em contato com os fluidos impuros e pesados do planeta Terra, a fim de que pudesse viver entre ns e demonstrar a Sua paz. O Esprito Emmanuel (3) diz que na hora acordada todas as providncias so levadas a efeito. Escolhem-se os instrutores, os precursores imediatos, os auxiliares divinos. Uma atividade nica registra-se nas esferas mais prximas do planeta quando no mundo viu-se uma noite cheia de luzes e estrelas maravilhosas. Trata-se da congregao de espritos iluminados, que do plano espiritual e na forma de estrela, assinalam a manjedoura, festejando a realizao do plano divino. A aproximao de to poderosa energia, emanada do Cristo e da assistncia celestial influenciou todo o ambiente vibracional do planeta e a humanidade que dormia em sua ignorncia. Andr Luiz (4) registra essa influncia magntica de Jesus ao planeta cujo pensamento sublime penetra o pensamento da Humanidade e Sua magnitude moral imprime novos rumos vida. Para recepcionar o influxo mental de Jesus, no Evangelho figuram personagens de alta moralidade, mdiuns de avanada percepo que semelhana do amoroso Nazareno mantinham contato com os emissrios celestes e prestavam testemunho obra celestial. Diz ainda o mesmo autor espiritual, que Jesus hoje permanece transmitindo ondas mentais das esferas Superiores, que transitam entre as criaturas, despertando-lhes as energias para a Vida Maior. e, conclui ser o Evangelho o Cdigo de Princpios Morais do Universo, porque representa a carta de conduta para a ascenso da conscincia imortalidade no qual Jesus, o Agente da Luz Eterna, exalta a vida e glorifica o bem para que a conduta do homem se harmonize com as leis de Deus. Deixa-nos Jesus Seu exemplo de ABNEGAO, PERDO, COMPREENSO, DEVOTAMENTO, AMOR INCONDICIONAL, virtudes que permitem humanidade viver em PAZ. Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; no vo-la dou como o mundo a d. No se turbe o vosso corao, nem se atemorize. Jesus (Joo, 14:27)
Maryane Medeiros - CETJ (1) Amlia Rodrigues, psicografia de Divaldo P. Franco, Vivendo com Jesus, A treva e a luz. (2) Estevo, psicografia Robson Pinheiro, Mulheres do Evangelho e outros personagens transformados pelo encontro com Jesus, A vinda de Jesus. (3) Emmanuel, psicografia de Chico Xavier, A Caminho da Luz, Nas vsperas do Senhor. (4) Andr Luiz, Mecanismos da Mediunidade, psicografia Chico Xavier e Waldo Vieira, Jesus e a Mediunidade.

comum entre cristos saudar desejando a Paz de Cristo na inteno desta envolver a todos em uma mesma amorosa inteno, mas poucos atentamos para o significado da paz por Ele ofertada, que se difere daquela que o homem usualmente busca, desatentos que somos s expresses do Mestre e ao esforo empreendido por muitos nesta inteno. A noite moral,..., dominava a paisagem espiritual da Palestina quando brilhou a Sua luz..., Sua radiao emocional penetrava os poros das almas e revitalizava-as,..., eram alteradas em razo da onda de magnetismo especial que tomava conta dos sentimentos humanos. (1) A chegada do Evangelho da Boa Nova representa um esforo enorme da espiritualidade para implantar o Reino pleno de amor e paz, na Terra. No foi simples para o Cristo Jesus encarnar no planeta, Sua vinda no foi obra do acaso, ocorre em data coordenada pelo conselho de espritos puros que preparou o caminho para a chegada do governador espiritual do planeta (2). Muitos milnios foram empreendidos para a concluso deste acontecimento que se torna marco na histria da humanidade, a cronologia dos fatos passa a ser considerada antes e depois Dele. Antes, muitos mensageiros foram enviados do Alto para serem conhecidas pequenas pores da verdade. Em todas as pocas as vozes do cu se fizeram ouvir, muitos profetas, mdiuns, trouxeram as primeiras notcias da vinda do enviado de Deus. Espritos sbios e benevolentes lhe antecederam a jornada terrestre influenciando aos poucos na filosofia, na poltica, nas artes, nas religies... Moiss liberta o povo hebreu, recebe o Declogo e estimula a crena ao Deus nico; Buda traz as lies de renncia a si mesmo; Confcio legisla a moral, a fidelidade e a famlia; Pitgoras a doutrina dos renascimentos e Scrates a imortalidade da alma; Roma foi conduzida para unificar os povos, e Israel a esperar pelo Salvador. Prximo ao seu nascimento, a vibrao da energia crstica sobre o planeta inspira um perodo sem guerras amortecendo os conflitos entre governos. Do plano espiritual muitos colaboradores divinos

Informativo CETJ

Dezembro de 2013

PROGRAMAO DA CASA
Dia 01 08 15 22 29 Palestrante Wladimir Cludia Pavam Guiomar Castelo Rhian Barcelos Marcelo Turra

Domingo 18h

Origem Centro Esprita Amor e Caridade So Gonalo - RJ Centro Esprita Trabalhadores de Jesus Cabo Frio - RJ Sociedade Esprita Fraternidade Niteri - RJ Cruzada Esprita Amor ao Prximo Araruama - RJ Centro Esprita Trabalhadores de Jesus Cabo Frio - RJ
Quarta-feira - 20h

Tema Retorno da alma a vida espiritual Quando nasceu Jesus Perante os criminosos Amor ao prximo A ressureio de Lzaro

O Livro dos Espritos

Itens

O Evangelho Segundo o Espiritismo Roracy Corra Introduo de o Evangelho Segundo o Espiritismo

Cap./ Itens

04 Flvio Scali Poligamia Paulo Jorge Instinto de conservao. Meios de Conservao. Jos Martins Pintor 700 e 701 702 a 710

11

Cludia Pavam Eu no vim destruir a Lei Olvia S Cristo O Espiritismo

I 1e2 I 3e4

18 25

Livraria : Segunda a Sexta-feira: 14h30 s 17h Quarta-feira: 19h30 s 21h; Sbados:15h30 s 18h; Domingos:17h30 s 20h Biblioteca: quarta-feira 19h30 s 21h30; quinta-feira: 14h30 s 17h; domingo: 17h30 s 19h30. Domingos 18h s 19h30: Reunio pblica; Grupo de Recreao Infantil Tudo Amor (GRITA). Segundas-feiras 14h s 17h: Tarefas de corte e costura e bazar; 14h30 s 17h: Pechincha; 15h s 16h30 e 20h s 21h30: Reunies de Desenvolvimento. Medinico e Socorro Espiritual; 18h15 s 19h45: Estudo Sist. da Doutrina Esprita; Estudo Livro do Espritos 20h: Reunio de estudo da mediunidade. Teras-feiras 14h s 16h: GEMA - Atendimento s gestantes; 19h45 s 21h30: Reunio de tratamento Espiritual.

Quartas-feiras 15h s 16h30: Estudo Sistematizado da Doutrina Esprita 15h s 17h: Grupo de Visitas a Enfermos Milota Cabral; 20h s 21h30: Bazar; 20h s 21h30: Reunio pblica; Grupo de Recreao Infantil Tudo Amor (GRITA). Quintas-feiras 14h30 s 17h: Bazar; Pechincha;Tarefas corte e costura 15h s 17h: Planto de passes; 18h15 s 7:30h: Estudo Livro dos Espritos 18h30 s 20h: Estudo das obras de Andr Luis; 19h: Montagem bolsas de alimentos; 1 e 3 de cada ms 20h s 21h30: Estudo Sist. da Doutrina Esprita Sextas feiras 13h30: preparao da sopa. (1a. e 3a. de cada ms) 20h s 21h30: Reunio medinica; Sbados 10h s 11h30: 1o e 3o do ms, atendimento aos irmos cadastrados; distribuio de sopa e bolsa com alimentos. 15h s 16h - Oficina de Msica 16h s 18h: Evangelizao infantil; reunio da Mocidade Esprita; Reunio do Grupo de Pais;

O CETJ fica aberto diariamente de segunda a sexta-feira, de 14h s 17h, para as atividades administrativas e informaes

You might also like