You are on page 1of 30

1

A EDUCAO COMO CRTICA MODERNIDADE NA FILOSOFIA DE FRIEDRICH NIETZSCHE

RESUMO Nietzsche crtico da educao a ele contempornea, destacando a superficialidade do modelo de formao do homem moderno, que em nome do ideal de racionalidade tcnica abdicou da cultura e demoliu o humano em favor de um modelo de homem dcil e obediente, e ao mesmo tempo destitudo de personalidade. O autor no se detm aos formalismos da filosofia praticada em sua poca, uma vez que o rigor do mtodo no atenta para os problemas do mundo, ou seja, o social. Pretende-se com o desenvolvimento deste trabalho ressaltar a importncia dada por Nietzsche a nova perspectiva educacional, destinada reforma da cultura e, consequentemente da sociedade. Para o desenvolvimento do trabalho se fez necessrio percorrer a vasta obra do autor, para tratarmos de sua concepo de Educao, visto que ele no se caracteriza como um autor sistemtico.

PALAVRAS CHAVE: Educao, Modernidade, Crtica, Alm Homem.

ABSTRACT

Nietzsche is critical of his contemporary education, highlighting superficiality of the training model of modern man, who on behalf of the ideal of technical rationality abdicated the culture and demolished the human being in favor of a model of man docile and obedient, while devoid of personality. The author does not stop himself on the formalisms of philosophy practiced in his time, since the accuracy of the method does not see the world's problems, that is, the social.

The aim of the development of this work is highlight the importance of Nietzsche's new educational perspective, for reform of the culture and, therefore of society. For the development of this work was required research through the extensive work of the author, to address for his conception of education, since he is not characterized as an systematic author.

KEYWORDS: Education, Modernity, Review, Beyond Human.

INTRODUO

A filosofia de Friedrich Nietzsche (1844-1900) se apresenta como crtica da educao, ao destacar a superficialidade do modelo de formao do homem moderno, que abdicou da cultura em nome do ideal de racionalidade tcnica e demoliu o humano em favor do modelo de homem dcil, obediente e destitudo de personalidade. A perspectiva da educao em Nietzsche aponta como aspecto fundamental educar os educadores, ou seja, no processo de educao do homem necessrio ao educador educar primeiramente a si mesmo. Nietzsche no se atm aos formalismos da Filosofia praticada em sua poca, pois entendia que o rigor do mtodo no atentava para os problemas do mundo e para a esfera do social, portanto, quem se dedica a esses problemas e no reflete sobre o mundo da cultura, considerado por Nietzsche distante dos verdadeiros problemas da Filosofia. Os objetivos da pesquisa visam elucidar, luz dos textos, a crtica de Nietzsche a educao moderna, assim como a evidente relao desta crtica com os fundamentos da modernidade. Nesta medida, o trabalho possibilitar ainda a anlise dos motivos que, segundo Nietzsche, produziram a crise da sociedade burguesa. A pesquisa ora desenvolvida e aqui apresentada de natureza terica e voltada para a discusso conceitual das obras de Nietzsche Consideraes Extemporneas (1978), Assim Falava Zaratustra (2009), O Nascimento da Tragdia (2005) e Ecce Homo, ou como algum se torna o que (1978). Deve-se ressaltar que as obras de Nietzsche no se apresentam de forma sistemtica, sendo necessrio recorrer a diversas obras do autor, visando explicitar os

conceitos que aqui interessa, uma vez que so retomados no decorrer de toda a obra de Nietzsche. necessrio destacar que a abordagem utilizada para analisar o conceito de gnio, na primeira parte do texto trata-se da definio que utilizada nos escritos de Nietzsche nos quais ele fala de educao tem como referncia as obras identificadas por alguns estudiosos de Nietzsche como pertencentes fase do positivismo romntico1, perodo este em que o autor ainda se encontra sob a influncia de Richard Wagner (1813-1883) e Artur Schopenhauer (1788-1860). No entanto, no segundo momento, o gnio, j identificado como o indivduo criador, caracterstico da abordagem de Nietzsche a partir dessa ruptura. Para tratar da proposta nietzschiana de contribuir para que surja o Alm Homem2, se faz necessrio recorrermos a outros textos, que podem ser identificados como parte das fases do positivismo ctico3 e perodo de reconstruo4. Nessas fases Nietzsche promove uma ruptura em suas concepes filosficas fundamentadas em Wagner e Schopenhauer, mesmo que o cerne de sua filosofia j tenha sido exposto desde seus primeiros escritos. A partir da anlise destes textos a autora buscou identificar a concepo nietzschiana de formao do homem caracterizada como meio para atingir o Alm Homem, isto , uma forma de vida superior e liberta do pensamento cativo, meta fundamental da educao segundo

Na apresentao de Ecce Homo, a tradutora Heloisa da Graa Burati argumenta acerca da possibilidade da diviso da obra de Nietzsche em fases. (NIETZSCHE, 2005, p.5-6)

O termo alemo Ubermensch. H controvrsias quanto traduo, fato este que contribuiu para os equvocos que ocorreram na recepo da Filosofia de Nietzsche. O termo costumava ser traduzido como super homem, com toda a sua conotao de gibi e nazismo; mais recentemente tem sido traduzido por alm homem ou alm-do-homem. Quanto s duas ltimas alternativas h controvrsias, uma vez que o termo em alemo deveria ser Jenseitsmensch, o que no est no original. A traduo alm homem levou a algumas interpretaes metafsicas. Contudo,a traduo mais prxima seria supra-homem, isto , um ser virtual, capaz de transcender o ser humano que existiu at hoje na histria enquanto pr-histria do homem que deveria ter sido e no foi jamais. (KOTHE, Flvio R. Kothe In: NIETZSCHE, 2002, p.19) A traduo adotada para este trabalho Alm Homem, assim como consta edio de Assim Falava Zaratustra nas referncias.
3

Conforme consta na apresentao de Ecce Homo, a fase do positivismo ctico (1876-1881) se caracteriza por ser marcada pelas rupturas com Schopenhauer e Wagner, sendo esta uma forma de afirmar sua autonomia filosfica e poltica; crtica ao carter demasiado humano da filosofia e defesa da liberdade de esprito. Obras A Gaia Cincia e Assim Falou Zaratustra.

Fase da reconstruo, a fase de Zaratustra e da afirmao da vida. Alm do Bem e do Mal, O Caso Wagner, Ditirambos a Dionsio, O Anticristro e Ecce Homo.

Nietzsche. Por outro lado, a nfase dada questo da formao do homem colocou a autora em contato direto e objetivo com a crtica de Nietzsche modernidade. A partir do estudo das obras de Nietzsche, torna-se um desafio compreender seus escritos, e ao mesmo tempo manter a neutralidade necessria ao pesquisador, fato este que se deve a atualidade de sua Filosofia. As consideraes de Nietzsche sobre o Estado, a cultura, a educao e a arte ecoam na contemporaneidade. Todos esses elementos compem o contexto das relaes e esto, na verdade, a servio de uma dada ordem estatal que transforma os tens da cultura em mercadoria. Nietzsche estava ciente da extemporaneidade de sua obra e explicita, assim, sua preocupao com a cultura e o futuro da educao.

Devemos at mesmo considerar como verossmil que o prximo milnio chegue a algumas novas idias diante das quais os cabelos de todo aquele que vive hoje ficariam de p. A crena em sua significao metafsica da cultura no seria, afinal, to apavorante: mas sim, talvez algumas conseqncias que se poderiam tirar dela para a educao e o sistema escolar. 5

Nietzsche critica o sistema de Ensino porque entende a Educao como o processo de formao de homens superiores e livres. Ele afirma ser necessrio um modelo, um exemplo de vida, para a educao dos homens livres, e este o papel do filsofo educador, ou seja, deve servir de modelo, no s para os homens do seu tempo, mas para as geraes futuras eis o significado de Schopenhauer para Nietzsche, o modelo de mestre. Schopenhauer exerceu a liberdade tecendo crticas ao seu tempo e praticando a filosofia como forma de vida. Nietzsche se inspira neste mestre: que criticou as verdades e os valores de seu tempo visando promover o homem livre. No entanto, a partir do rompimento com as concepes pessimistas de Schopenhauer, Nietzsche pode ser identificado como o prprio filsofo educador, uma vez que expe sua proposta para a formao do homem, mas agora, fundamentada na afirmao da vida, com nfase no esprito dionisaco, criador de novos valores.

NIETZSCHE, Ecce Homo, p. 84.

1. A CRTICA EDUCAO MODERNA A srie de conferncias de Nietzsche publicada postumamente sob o ttulo de Consideraes Extemporneas favorvel a interpretao de sua crtica Universidade alem daquele tempo, que se mantinha indiferente a sua primeira obra, O Nascimento da Tragdia, e s suas consideraes sobre a modernidade 6. Sua censura ao sistema de ensino alemo, provavelmente impulsionado pela indiferena aos seus livros, trs a tona o analfabetismo da cultura retratado pelo desconhecimento da cultura grega, um referencial para Nietzsche. Alm desse analfabetismo, ele alertava tambm para o fato de que a educao praticada na modernidade causava o empobrecimento do homem tornando-o passivo e retrospectivo, uma massa uniforme. Em Schopenhauer como Educador, conferncia proferida em 1874, Nietzsche apresenta os pressupostos da formao do homem de esprito livre. Para ele, Schopenhauer no um professor, mas o modelo de mestre com qualidades superiores e admirveis. Nietzsche faz este elogio a Schopenhauer, pois recorre ao modelo de formao humanista, e afirma que o processo de formao dos homens fortes e superiores se baseia no dilogo com os grandes mestres do passado que se efetiva a partir do estudo dos clssicos. Schopenhauer para Nietzsche o exemplo desse mestre e modelo, a quem ele denomina gnio. Nietzsche faz objetiva referncia admirao por Schopenhauer que seria posteriormente revista. Schopenhauer , disse ele:

O guia que conduz da caverna do desnimo ctico ou da abstinncia crtica altura da considerao trgica, o cu noturno com suas estrelas sobre ns at o infinito, e que conduziu a si mesmo, como o primeiro, por esse caminho. Essa uma grandeza: ter-se colocado em face da imagem da vida como um todo, para interpret-la como todo; enquanto as cabeas mais perspicazes no podem libertar-se do erro de pensar que se chega mais perto dessa interpretao quando se investiam meticulosamente as cores com as quais, e a matria sobre a qual essa imagem pintada; talvez chegando ao resultado de que uma tela de urdidura intrincadssima, e sobre ela, cores que so quimicamente insondveis. preciso adivinhar o pintor, para entender a imagem. Disso Schopenhauer sabia. 7
6

DANELON, Nietzsche Educador: Uma leitura de Schopenhauer como Educador, p. 405-424. NIETZSCHE, Consideraes Extemporneas, p.80.

importante explicitar que Nietzsche via em Schopenhauer um autntico filho de seu tempo; mas que combateu questes desse mesmo tempo, atitude que mostra, para Nietzsche, a mais pura expresso de liberdade humana. Isto define a grandeza do gnio, o ideal de homem superior to perseguido na obra de Nietzsche.
Conceito presente em vrias obras de Nietzsche, gnio8 faz referncia ao homem que est alm da cultura de seu tempo porque se dirige ao sculo seguinte, que no foi corrompido a uma moral de rebanho, que conserva e desenvolve toda sua potncia crtica, em suma, o homem criador. O

conceito de gnio foi introduzido nas obras de Nietzsche ainda na primeira fase, cujo significado o homem de esprito livre, e que j desenvolveu todas as potencialidades criadoras. possvel estabelecer uma relao do conceito de gnio com o esprito livre, explicitado por Nietzsche na forma de smbolos dionisacos em Assim falava Zaratustra . Nietzsche explica a metamorfose do esprito humano at que este atinja o grau de desenvolvimento necessrio para que seja ento considerado esprito livre e criador, isto , o gnio.
Trs metamorfoses do esprito vos menciono: de como o esprito se muda em camelo, e em leo o camelo, e em criana, finalmente, o leo... O camelo o smbolo do esprito paciente que suporta a carga do conhecimento e tem prazer em gozar sua fora. O leo smbolo dionisaco do poder, da majestade, da independncia, do querer dionisaco que leva a vitria. A criana representa o jogo livre da atividade criadora. O esprito torna-se criana quando atinge o valor de ser autotlico, criador livre e inocente, sem porqus nem para qus, isto desinteressado.9

A fase de camelo representa o momento em que o esprito j suportou com garra e fora o peso do fardo de seu conhecimento, o denominado amor fati. Na fase do leo, o

Em o Nascimento da Tragdia, o gnio foi encarado como algum capaz de mostrar uma verdade fundamental. No segundo momento, a criao vista mais profundamente no domnio do humano, terreno, e estes impulsos so considerados no mais em um plano extra-humano. Em muitos livros de Nietzsche, o gnio representa o indivduo criador, no para mostrar a verdade fundamental, mas para criar o diferente.
9 8

NIETZSCHE, Assim Falava Zaratustra, p. 39.

homem libera todas suas foras dionisacas e de afirmao da vida; por fim, a fase da criana na qual j se desenvolveu a criana com todas as suas potencialidades criadoras. A metamorfose muito importante na concepo de Nietzsche, visto que representa as fases do esprito humano at que ele atinja seu potencial criador. Para que o esprito dionisaco se desenvolva necessrio aceitar a condio de existncia humana, suportar os seus infortnios, procurando sempre superar as condies que tendem a tornar o homem um indivduo submisso,ou seja, um escravo.
Nietzsche retoma as culturas antigas, grega e romana. Para ele, os antigos tinham um juzo

de afirmao e valorizao da existncia, enquanto os filsofos modernos fomentavam uma vontade de vida, e aspiram sair de seu prprio tempo extenuado em direo a uma civilizao, a uma physis transfigurada. 10 Essa abordagem de Nietzsche se caracteriza como uma crtica a forma como a modernidade impunha valores que no contribuam para a formao de um homem livre, que afirmasse sua prpria existncia. Podem-se compreender essas consideraes como a sua resistncia a filosofia idealista que predominava em sua poca. Entretanto, tais referncias se estendem ao cristianismo, este que, segundo Nietzsche preconizava valores que rebaixam o homem a condio de passividade em detrimento do homem criador. A retomada de Nietzsche aos antigos se apresenta em sua primeira obra O Nascimento da Tragdia, na qual o autor expe o quo bela considerada a vida pela civilizao grega, e a intensidade com que ela deve ser vivida. Segundo Nietzsche, a tragdia justamente a prova de que os gregos no eram pessimistas.11 Ocorre a uma valorizao da vida, dos problemas do mundo. Na Segunda Considerao Intempestiva Da utilidade e desvantagem da histria para a vida, Nietzsche desenvolve sua discusso acerca da histria. Para ele, a histria pode ser nefasta ao desenvolvimento humano se for abarcada como base universal fundadora de toda uma realidade. O historicismo aqui o objeto de desconfiana de Nietzsche. Os fatos histricos vistos a partir dessa tica acarretaro um grau de insnia, de ruminao, de sentido histrico, no qual o vivente chega a sofrer dano e por fim se arruna, seja ele um homem ou

10 11

NIETZSCHE, Consideraes Extemporneas, p. 16 et seq. NIETZSCHE, Ecce Homo, p.63.

um povo, ou uma civilizao.12 H nessa abordagem o risco do homem permanecer preso aos acontecimentos passados, causado pela incapacidade de esquecer. Essa incapacidade de esquecer origina o esprito de vingana, transformando o homem em um ressentido. O homem ressentido no desenvolve seu potencial criador, e sim se torna reativo frente situao, da qual ele se v como uma vtima, isto , torna-se passivo.

A rebelio escrava na moral comea quando o prprio ressentimento se torna criador e gera valores: o ressentimento dos seres aos quais negada a verdadeira reao, a dos atos, e que apenas por uma vingana imaginria obtm reparao. [...] Esta inverso do olhar que estabelece valores este necessrio dirigir-se para fora, em vez de voltar-se para si algo prprio do ressentimento: a moral escrava sempre requer, para nascer, um mundo oposto e exterior, para poder agir absoluto sua ao no fundo reao.13

Os homens que se fundamentam no passado, almejando um futuro promissor so denominados por Nietzsche homens histricos.14 Esses homens histricos acreditam que o sentido da existncia, no decorrer do processo vir cada vez mais luz, ou seja, acreditam que no decorrer do processo histrico atingiro um dado nvel de desenvolvimento em direo ao conhecimento puro. Entretanto, Nietzsche acha controversa essa forma de abarcar a histria. Segundo ele, trata-se de uma concepo a-histrica do agir histrico, uma vez que, ao se considerar a histria na abordagem do desenvolvimento humano se evidencia que se ocupa com o mundo da vida e no com o conhecimento puro, dado a uma metafsica, uma filosofia idealista. Aqui se evidencia a posio de Nietzsche em relao ao idealismo que influenciou a filosofia moderna e contempornea a ele, principalmente do idealismo de Hegel, caracterizado pela viso de um fim ltimo da humanidade na histria. Esta viso da histria cr sempre em um futuro melhor, em detrimento da realidade humana efetiva e singular, que est pronta e alcanou seu termo. importante destacar no estudo da obra de Nietzsche que ele no aponta apenas pontos negativos de se considerar o passado, mas ressalta que o retorno aos clssicos necessrio e til.

12 13

IDEM, Segunda Considerao Intempestiva, p.10. NIETZSCHE, Genealogia da Moral, p. 28-29. IDEM, Consideraes Extemporneas, p. 16 et seq.)

14

Segundo o historiador da Filosofia Nicolas Abbagnano, na Segunda Considerao Intempestiva, Nietzsche abarca trs espcies de histria, a saber, a monumental, a arqueolgica e a crtica
15

. Ao tratar da histria monumental sua principal contribuio ao

considerar a importncia do processo histrico que a partir do contato com os feitos dos homens do passado, tornou-se possvel a sua grandeza. Sendo assim, tal grandeza ser possvel novamente, ou seja, pensar que talvez queira o impossvel, deixa de fazer parte da reflexo humana acerca de sua realidade. Sentir que todas as aspiraes so possveis necessrio para aqueles que se empenham na ascenso dos espritos livres. Para exemplificar sua considerao, Nietzsche se reporta aos iluministas, ponto a partir do qual inicia a crtica erudio. Segundo ele, poucos homens com espritos transformadores seriam capazes de propagar uma mudana fenomenal na histria humana, como foram capazes os filsofos iluministas. Em suma, fatos como o Iluminismo demonstram o quanto aspiraes que j foram consideradas impossveis se tornam realidade. Abbagnano elucida as outras duas espcies de histria abordadas por Nietzsche, arqueolgica e a crtica. A primeira se refere forma de abarcar a histria que se detm no que foi convencionado e admirado no passado, no se preocupa em criar, mas sim em manter a tradio; a segunda se caracteriza como a forma de romper com passado, aniquilando-o, objetivando a renovao.16 Com o advento da modernidade e o movimento de afirmao da cincia tornou-se necessrio exigir da histria cientificidade. Outra caracterstica da modernidade a exacerbada erudio da intelectualidade da poca, objeto da crtica de Nietzsche. O homem moderno, o erudito, detm um saber que permanece interior, sem nenhuma relao com a exterioridade da vida. Para Nietzsche, o saber deve impulsionar a transformao da realidade a partir da atuao como fora criadora. A cultura moderna est impregnada dessa forma de abarcar os saberes, o que Nietzsche chama de pensamento- de- cultura e sentimento-de-cultura, sendo que dessa cultura no resultar nenhuma deciso- de- cultura.17 O pensamento de cultura se apresenta como a

15

ABBAGNANO, Histria da Filosofia, p.78-79. ABBAGNANO, Histria da Filosofia, p.79. NIETZSCHE, Segunda Considerao Intempestiva, p.16 et seq.

16 17

forma de abarcar o saber dos eruditos, isto , todo o conhecimento permanece interior, no utilizado para transformar a realidade cultural e social. Para Nietzsche, o conhecimento deve ser aplicado s reais necessidades da vida humana, isto , se transformar em deciso de cultura. Em sua crtica a erudio, Nietzsche chama a ateno para os homens chamados enciclopdias ambulantes, isto , aqueles que absorvem de forma desordenada toda forma de saber, mas jamais conseguem estabelecer um paralelo com a realidade da vida. Ou ainda, segundo Nietzsche em Ecce Homo, o erudito que no fundo no faz seno revirar livros.18 Segundo Humberto Guido
19

, a cultura livresca trouxe o inconveniente da substituio do

saber pela letra impressa, instituindo o seu dogmatismo, o que contribuiu para o supremacia dos eruditos no campo da cultura. O contexto cultural da modernidade contribuiu para que o saber, antes cultivado pelos antigos atravs da fala, fosse progressivamente substitudo pela cultura livresca. A expanso da cultura universitria e a acelerao da formao destinada preparao rpida de indivduos aptos a servir ao poder estatal e ao modo moderno de vida fez necessria a produo de livros em grande escala.20 Nietzsche atenta para a transformao sofrida pela mais verdadeira de todas as cincias, a filosofia, que entre os antigos era vista como um modo de vida, percepo extinta pela modernidade que reduziu o valor do filosofar erudio. Nietzsche sustenta sua posio fazendo referncia filosofia estica e ao juramento de fidelidade ao Prtico:

Todo filosofar moderno est poltica e policialmente limitado aparncia erudita, por governos, igrejas, academias, costumes e covardias dos homens; ele permanece no suspiro: mas se..., ou no reconhecimento: era uma vez. A filosofia, no interior da cultura histrica, no tem direitos, caso queira ser mais do que um saber interiormente recolhido, sem efeito; se, pelo menos, o homem moderno fosse corajoso e decidido, ele no seria, tambm em suas inimizades, apenas um ser interior: ele a baniria; agora, contenta-se em revestir envergonhadamente sua nudez. Sim, pensa-se, escreve-se, imprimese, fala-se, ensina-se filosoficamente at a tudo permitido; somente no agir, na assim chamada vida, diferente: ali o permitido sempre um s, e todo o resto simplesmente impossvel: assim o quer a cultura histrica. So
18 19

IDEM, Ecce Homo, p. 68-73. GUIDO, A crise da universidade, ou a aurora da nova cultura: Nietzsche como educador.

20

MARTON, Nietzsche das formas csmicas aos valores humanos, p.18.

1 homens ainda pergunta-se ento, ou talvez apenas mquinas de pensar, de escrever e de falar? 21

Ao apresentar de forma to contundente o modo de filosofar moderno, Nietzsche chama a ateno para os efeitos nocivos que ele causa na vida. Ele anula a identidade do homem que detm de forma exacerbada o saber, uma vez que se transforma em enciclopdia ambulante, no so nada mais que abstraes concretas e o historicismo acaba por erradicar o futuro porque destri as iluses. A viso historicista destri as iluses porque a histria humana constituda de crueldade, e para que a felicidade se torne possvel no se deve valorizar de forma to absoluta a histria. Nietzsche afirma que a histria pode ser nociva vida, principalmente das ditas personalidades fracas, uma vez que estas modelam sua vida em funo desse passado, gerando grandes deformidades, pessoas passivas e retrospectivas, passveis de uniformizao. Nietzsche diz que a histria s pode ser suportada por personalidades fortes, as fracas ela extingue totalmente. 22 Estabelece-se nesse ponto, de forma mais contundente, a crtica filosofia idealista de Hegel. Nietzsche (2003) alerta para a necessidade de contrariar aquele tipo de considerao que supervaloriza o processo histrico em detrimento do ser e da vida. 23

1.1. Educao como moral estatal Nietzsche crtica enfaticamente a idia de Estado supremo presente na Filosofia de Hegel. Esta Filosofia influenciou a modernidade ao desconsiderar a singularidade e a complexidade humana a favor da idia de Estado Universal, ferindo os princpios de liberdade dos homens superiores. Pode-se verificar a posio de Nietzsche em Ecce Homo:

S a nulidade completa da nossa formao alem o seu idealismo me explica at certo ponto porque que justamente nisto permaneci atrasado at a santidade. Semelhante formao que, de antemo, ensina a perder de 21 NIETZSCHE, Segunda Considerao Intempestiva, p.44
22

NIETZSCHE, Segunda Considerao Intempestiva, p.44 Ibid.

23

1 vista as realidades, para ir caa de objetivos ditos ideais, inteiramente problemticos, como, por exemplo, a educao clssica: como se no fosse algo previamnte condenado, em um s conceito clssico e alemo.24

Inicia-se nesse ponto a crtica que o autor tece a atuao do filsofo a servio do Estado. O filsofo educador, para Nietzsche, ele deve ser o gnio, uma vez que, lhe cabe a tarefa de promover a formao de indivduos atuantes e livres, em contraposio a todo o modelo moderno de educao. Em Schopenhauer como Educador, Nietzsche diferencia a forma de o filsofo ver a cultura, da forma pela qual o professor de filosofia a enxerga. Como explicitado anteriormente, o filsofo nietzschiano representa o esprito livre, o gnio, e por isso deve promover a libertao do pensamento cativo, causa determinante de todo empobrecimento e negao da vida, bem como do processo de homogeneizao cultural. J o professor de filosofia, o filsofo a servio do Estado, o homem culto, erudito, e que se empenha em afirmar uma determinada ordem em detrimento da vida, o que o torna inimigo da cultura. possvel que esteja nessa diferenciao a crtica de Nietzsche a Kant. Mesmo Kant se reportando a uma educao da perfeio e da autonomia, o que ele fomentava, de fato, eram os interesses e a soberania do Estado absoluto. Nietzsche v Kant como pensador erudito e no como homem efetivo, pois entende que ele no fez de sua Filosofia qualquer modelo de vida. 25 Nietzsche identifica no filsofo educador o personagem que destruir o jogo enganoso do vir-a-ser (desenvolvimento), a partir do ser e no no ser outro, promovendo a afirmao da vida. Agora ele comea a verificar o quo profundamente est arraigado ao vir-a-ser, o quo profundamente ao ser, uma tarefa descomunal ergue-se diante de sua alma: destruir tudo o que vem a ser, trazer a luz tudo o que falso nas coisas.26 Trata-se do filsofo educador que tem a misso de guiar os demais homens a afirmao da vida, da realidade que se apresenta, e no, almejar alcanar uma natureza superior abstrata pautada em um alm mundo, uma vida eterna, como o faz o cristianismo.

24

NIETZSCHE, Ecce Homo, p.31. NIETZSCHE, Consideraes Extemporneas, p.83. Ibid.

25

26

Em Zaratustra Educador, Nietzsche retoma esta questo expondo a misso do pescador de homens, daquele homem superior que promover a ascenso ao Alm-Homem: Porque eu sou, originria e fundamentalmente, fora que puxa, que atrai, que levanta, que eleva: guia, corretor e educador, e no foi em vo que um dia disse a mim prprio: Torna-te o que s!.27 O filsofo educador que tem por objetivo destruir o jogo enganoso do vir a ser se equipara ao pescador de homens, visto que ambos tem o mesmo objetivo, destruir os enganos promovidos por uma viso que prioriza um mundo abstrato em detrimento da existncia humana, e a partir da promover o surgimento de um homem, cujo esprito livre e criador.

1.2. Crtica modernidade poltica

Predomina nos estudos sobre Nietzsche do incio do sculo XX at os dias atuais a idia de que este no se trata de um pensador poltico. No entanto, pode se evidenciar a partir de autores contemporneos como Oswaldo Giacia Junior o florescimento de estudos que identificam em Nietzsche a crtica modernidade poltica.28 necessrio salientar que a abordagem poltica de Nietzsche, definida como A Grande Poltica, faz parte, sobretudo, do ltimo perodo intelectual do filsofo, em que ele j havia rompido com a influncia de Schopenhauer e Richard Wagner. A partir do estudo dos textos de Nietzsche possvel se identificar que constante a preocupao do filsofo com as questes sociais e polticas. Fator este que nos leva a crer que no se pode reduzir sua extensa e densa obra a uma crtica esttica e mera literatura reacionria e romntica.29 Pode-se estabelecer relao entre a abordagem poltica e a abordagem pedaggica de Nietzsche. Esta ltima entendida como a formao do Homem Superior, este que se caracteriza como a ponte para o Alm Homem. Para que humanidade possa atingir uma cultura superior se faz necessrio superar todos os valores vigentes, estes que tendem a manter os homens empobrecidos, servidores de uma moral de rebanho, a moral do homem

27

NIETZSCHE, Assim Falava Zaratustra, p.305. GIACIA In: ITAPARICA, Algumas notas sobre A Grande Poltica, p.147-163. Ibid.

28

29

servil, que segue padres pr-estipulados, de forma uniformizada. Essa posio de Nietzsche culmina na crtica da formao normativa e tcnica. possvel estabelecer uma relao entre a concepo de Nietzsche acerca da tarefa dos grandes espritos do prximo sculo aos quais ele se dirige em seus textos e a proposta do filsofo educador, do gnio, que ele explicita ainda na obra da primeira fase em Schopenhauer Educador. Segundo Giacia, o filsofo educador da primeira fase de Nietzsche entendido como aquele para o qual est reservada a tarefa de assumir a racionalidade filosfica e conduzir os homens rumo a uma forma superior de vida, pautada na autonomia, criatividade e criticidade, em detrimento de valores amesquinhadores que deixam o homem em condio de passividade, predominantes na Modernidade.30 A idia dos grandes espritos do prximo sculo est expressa nas obras da segunda e ltima fase de Nietzsche, contudo, pode-se verificar o cerne dessa concepo de Nietzsche em todos os seus textos, o que fica explcito de forma concisa em Assim Falava Zaratustra e no seguinte trecho de Alm do Bem e do Mal:

Moral privada e moral Mundial aps o fim da crena de que um deus dirige os destinos do mundo e, no obstante as aparentes sinuosidades no caminho da humanidade, a conduz magnificamente sua meta, os prprios homens devem estabelecer para si objetivos ecumnicos, que abranjam a Terra inteira. A antiga moral, notodamente a de Kant, exige do indivduo aes que se deseja serem de todos os homens: o que algo belo e ingnuo; como se cada qual soubesse, sem dificuldade, que procedimento beneficiaria toda a humanidade, e, portanto, que aos seriam desejveis; uma teoria como a do livre-comrcio, pressupondo que a harmonia universal tem que produzir-se por si mesma, conforme leis inatas de aperfeioamento. Talvez uma futura viso geral das necessidades da humanidade mostre que no absolutamente desejvel que todos os homens ajam do mesmo modo, mas sim que, no interesse de objetivos ecumnicos, deveriam ser propostas, para seguimentos inteiros da humanidade, tarefas especiais e talvez ms ocasionalmente. Em todo caso, para que a humanidade no se destrua com um tal governo global consciente deve-se antes obter, como critrio cientfico para objetivos ecumnicos, um conhecimento das condies de cultura que at agora no foi atingido. Esta a imensa tarefa dos grandes espritos do prximo sculo. 31

30

Ibid. NIETZSCHE, Para alm do Bem e do Mal, p.89-90.

31

Nesta passagem, Nietzsche expressa tambm sua recusa ao princpio de igualdade, este que se norteava o Socialismo. Esse princpio era norteado por pressupostos cristos, que diz que todos devem ser iguais e irmos, pois todos so filhos de Deus. Est caracterizada uma abordagem poltica na Filosofia de Nietzsche. Nietzsche se preocupou com os rumos que tomou a modernidade, esta se encontra rf de significao, uma vez que o lugar antes ocupado pela religio, que explicava o sentido da vida, se encontraria vago; fora substituda pela supremacia do conhecimento cientfico. A preocupao de Nietzsche com a falta de significao da vida na modernidade, pode ser constatada a partir da afirmao de Giacia ao fundamentar a existncia em Humano Demasiado Humano de uma reflexo sobre a poltica.

Poderamos dizer com algum risco de simplificao, que Humano Demasiado Humano j elabora uma reflexo crtica sobre a poltica, no sentido da tarefa cultural que consiste em instituir referncias valorativas de longo alcance e tolerncia, tendo em vista as necessidades globais e os macros problemas da humanidade, uma vez que nenhuma divina providncia transcendente, nenhuma lei moral inscrita universalmente em nossos coraes preside mais a ordenao tica do universo, ou prev um sentido para existncia humana. 32

A crtica de Nietzsche modernidade poltica prossegue como que a golpes de martelada. Ele identifica o movimento democrtico como herdeiro do cristo. importante explicitar a posio de Giacia acerca das concepes de Nietzsche sobre as aspiraes igualdade no plano poltico, democracia igualitria, que uma das principais marcas do movimento poltico moderno:

Para Nietzsche, o liberalismo burgus, com suas aspiraes universais igualdade, no plano poltico, leva primeiramente, tentativa de universalizao das instituies democrticas e, a partir delas, ao nivelamento e igualizao da humanidade, transformada em rebanho uniforme.33
32

GIACIA In ITAPARICA, Algumas notas sobre A Grande Poltica, p.147-163. GIACIA In ITAPARICA, Algumas notas sobre A Grande Poltica, p.147-163.

33

A anlise de Nietzsche do movimento democrtico como segmento de uma moral de rebanho tem sua relevncia do ponto de vista do projeto ao qual ele se empenha em realizar. Isto, porque segundo as consideraes de Giacia, pode-se concluir que o grande projeto democrtico moderno assume a roupagem da homogeneizao da cultura e a passividade, acarretando o empobrecimento do homem.

2. EDUCAO PARA O ALM HOMEM

Para Nietzsche, a educao deve se preocupar em formar o homem livre, criativo e crtico. Para tanto, necessrio um novo modelo de educao, que estimule a arte criativa, filosofia, leitura e a escrita, tarefa extinta pelo Estado que favorece o historicismo e a supremacia da cincia.34 Um conceito fundamental na proposta de Nietzsche o de Alm Homem, este que pode ser explicitado a partir das consideraes de Deleuze:

E, na verdade, nem sabemos o que seria um homem desprovido de ressentimento. Um homem que no acusasse e no depreciasse a existncia, seria ainda um homem, passaria ainda como um homem? J no seria algo distinto do homem, quase o super-homem? 35

Segundo Deleuze, o Alm Homem o desprovido de ressentimento, uma vez que tal ressentimento se caracteriza como o poder de negar que se exprime nas foras reativas. Em Nietzsche, necessrio dar vazo s foras agressivas, pois ela sim fora criadora. Em suma, o Alm Homem, este capaz de dar vazo a todas as potencialidades criadoras, isto , a

34 35

NIETZSCHE, Consideraes Extemporneas. DELEUZE, Nietzsche e a Filosofia, p.41.

vontade de poder como carter de vida, a agressividade do pensador dionisaco contrapondo assim o ressentimento do pensador cristo . Para entendermos melhor a proposta nietzschiana de uma Educao voltada para o desenvolvimento do Alm Homem necessrio recorrer obra magna Assim Falava Zaratustra. Nietzsche expe sua concepo do Alm Homem em meio a severas crticas ao Estado, o que, segundo Mrio Ferreira dos Santos, pode levar a uma leitura anarquista da obra: Ali, onde acaba o Estado, comea o homem que no suprfluo; ali comea o canto dos que so necessrios, a melodia nica e insubstituvel... Ali, onde acaba o Estado... olhai, meus irmos! No vedes o arco-ris e a ponte do Alm Homem?36 Nietzsche supera a existncia do Estado e, por isso, pode ser interpretado como anarquista. Mas o Alm Homem aquele que vive de maneira nobre e eticamente livre, aquele ser capaz de criar e superar valores j impostos, bens que no podem ser alcanados pelo homem comum, como prope o anarquismo, mas s pelo Alm Homem.37 Uma clebre afirmao de Zaratustra, esta que deu margem a vrias interpretaes se faz necessria no contexto da definio do Alm Homem:

Que o porvir e o mais remoto sejam para ti a causa de teu hoje; em teu amigo deves amar o Alm Homem, como razo de ser. Meus amigos, eu no vos aconselho o amor ao prximo; eu vos aconselho o amor ao mais remoto.38

Nesse trecho, Nietzsche apresenta de forma contundente a apologia ao porvir, ao que ainda remoto. Entretanto, esse posicionamento relevante quando se trata do surgimento do homem cuja natureza superior. O amar ao prximo aqui interpretado por Nietzsche como amor ao homem cuja natureza inferior, este que anula sua capacidade criadora, que no d vazo vontade de potncia e de superao das imposies de uma moral domesticadora. Em contraposio a esse amor, ele prope o amor ao que remoto, ao ainda longnquo, mas possvel: ao Alm Homem. Este , para Nietzsche, o homem que j se

36 37 38

NIETZSCHE, Assim Falava Zaratustra, p.76. Ibid. Ibid, p.70.

submeteu s trs fases metamorfoses do esprito. Para explicitar esse posicionamento so interessantes as palavras que Nietzsche escreve em Ecce Homo acerca das interpretaes equivocadas do termo Alm Homem:

A palavra super homem para a designao de um tipo de suprema perfeio, em contraste com homens modernos, com homens bons, com cristos e outros niilistas, uma palavra que, na boca de aniquilador da moral, se torna uma palavra muito meditativa, foi entendida quase em toda a parte com total ingenuidade, no sentido de valores, cuja anttese, se manifestou em Zaratrusta: isto , como tipo idealista de uma espcie superior de homem, meio santo, meio gnio.39

Em Do Homem Superior, Nietzsche expe a busca de Zaratrusta pelo Homem Superior que promover o grande Grande Meio Dia40.41 Mas observa que os homens tidos como superiores so, na verdade, servidores de uma moral de rebanho, domesticadora e normatizadora, que afirma a supremacia estatal e a dominao. O profeta proclama: Homens Superiores, dominai as mesquinhas virtudes, essas pequenas prudncias os crepsculos grandes como gros de areia, o bulcio de formigas, a ruim complacncia, a felicidade do maior nmero.42 Uma educao que forma homens passivos, apticos e que agem segundo padres uniformizadores uma importante ferramenta para a cultura utilitria do mximo de produo e necessidade possvel, e do maior lucro. O Homem Superior proposto por Nietzsche promover a ascenso ao Alm Homem, no entanto, deve-se investir na formao desse homem. Faz-se necessrio no projeto de Educao de Nietzsche, uma educao superior, no sentido de incentivar os valores que afirmam a existncia, a prpria vida, e no que busque fundamentaes em um alm mundo, ou seja, a esperana numa vida eterna, conforme defende o cristianismo

39 40

NIETZSCHE, Ecce Homo, p.53.

O Grande Meio Dia representa o dia em que o Alm Homem triunfar, isto , o homem no mais estar vinculado a valores inferiores que negam a existncia. (NIETZSCHE, 2009, p.112)
41 42

NIETZSCHE, Assim Falava Zaratustra, p. 358 et.seq. Ibid, p.358-368.

2.1. Educao crtica da cultura: O homem como ponte para o Alm Homem
O homem uma corda estendida entre o animal e o Alm-Homem: uma corda sobre um abismo. Perigoso passar um abismo, perigoso seguir esse caminho, perigoso olhar para trs, perigoso temer e parar. A grandeza do homem consiste em ser uma ponte e no uma meta; o que se pode amar no homem, ser ele uma ascenso e um declnio... amo aos que no necessitam procurar alm das estrelas uma razo pra perecer e oferecer-se em sacrifcio, mas que se imolam terra, para que a terra pertena um dia ao AlmHomem...43

Segundo Nietzsche, o homem se caracteriza como ponte para sua prpria superao, ou seja, para atingir o Alm-Homem necessrio superar o homem, o que no significa que se trata de neg-lo, mas sim de recusar o homem decadente, empobrecido, aptico e servil. Trata-se, portanto, do homem ao qual Nietzsche denominou o ltimo homem, o homem moderno. O profeta Zaratustra j previa a existncia dessa espcie de homem: Ah! Aproxima-se o tempo em que o homem ser incapaz de dar luz uma estrela bailarina44. O que vem a poca do homem mais desprezvel entre todos, que nem poder mais desprezar a si mesmo.45 Estabelece-se assim a importncia da educao que valoriza a criatividade, a afirmao da vida, que visa promover a autonomia, portanto, que supera uma educao domesticadora. necessrio promover no mbito da vida humana uma formao dionisaca.

43

Mario Ferreira dos Santos, o tradutor de Assim Falava Zaratustra, expe na explicao da simblica de Nietzsche o significado dos termos ponte e abismo. O primeiro se refere a ligao de uma de vida a outra, o segundo se trata de um smbolo dionisaco do ser dos seres, no devir do infinito, onde tudo se perde, de onde tudo vem (princpio e fim, alfa e mega, smbolo tambm de Deus). Segundo o autor, o abismo a vertigem do ser. O homem uma corda acima de um abismo (ein Seil ber einem Abgrunde), se cair, tombar no abismo, retornar ao ser de onde vem. Se ultrapassar, alcanar outra vida o Alm Homem. Quanto ascenso e declnio, o homem declina, enquanto ascende ao Alm-Homem. Ao mesmo tempo significa que o homem passagem e queda, porque nele h o que se ergue e o que desce, o que passa de uma vida para a outra. (NIETZSCHE, 2009, p.22-24)

Para os dionisacos, estrela o smbolo da alma dionisaca que brilha na noite mstica. Uma estrela bailarina uma estrela que dana, uma criao luminosa, dinmica em devir. O homem precisa cri-la, isto , dar-lhe forma, com o que tem seu caos, quer dizer, no que precede ordem (Kosmos). (NIETZSCHE, 2009)
45

44

NIETZSCHE, Assim Falava Zaratustra, p.27.

Para tratar de uma formao dionisaca, se faz necessrio esclarecer o conceito de dionisaco. O dionisaco para Nietzsche se apresenta como oposio ao niilismo. Trata-se de no mais negar a existncia, ou esta vida em nome de um nada, mas ao contrrio, de afirmar a existncia e a vida tais como ela se apresenta ao homem.46

O dizer sim vida, mesmo nos seus mais estranhos e duros problemas; a vontade de viver, que se alegra com o sacrifcio dos seus tipos mais elevados prpria inesgotabilidade foi a isso que eu chamei dionisaco, foi isso que entendi como a ponte para a psicologia do poeta trgico. No para se livrar do terror e da compaixo, no para se purificar de uma emoo perigosa mediante a sua descarga veemente assim o entendera Aristteles, mas para, alm do terror da compaixo, ser em si mesmo o eterno prazer de vir a ser prazer que encerra em si mesmo o eterno prazer do vir a ser prazer que encerra em si tambm a alegria do aniquilamento. Tenho, nesse sentido o direito de considerar a mim mesmo como o primeiro filsofo trgico isto , o extremo contraste e antpoda de um filsofo pessimista.47

O dionisaco est em relao com o conceito de trgico, que se identifica como um dizer sim vida exercendo em toda sua completude a vontade de viver, enfrentando e superando os problemas e adversidades da existncia.

2.2. Educao libertadora da cultura utilitria e da moral estatal

Nietzsche apresenta de forma contundente sua recusa ao utilitarismo, pois a moral utilitria desempenha o papel de fornecer as bases para a dominao capitalista e voltada para o comrcio e o consumo. A mxima do utilitarismo, de que se faz necessrio o mximo de conhecimento e de cultura possvel, visando atingir o mximo de felicidade possvel para o maior nmero de pessoas possveis se caracteriza como a legitimao do conhecimento por sua utilidade. Essa viso questionada por Nietzsche, visto que essa mxima fundamenta a economia capitalista, a prtica do consumo, visando satisfao de desejos cada vez mais intensos e diversificados.

46

IDEM, Ecce Homo, p.62-67. NIETZSCHE, Assim Falava Zaratustra, p. 65.

47

H uma relao entre a crtica cultura utilitria e a crtica erudio exposta na Terceira Considerao Extempornea (1978) e em Sobre o Futuro dos nossos Estabelecimentos de Ensino (2003). Na exposio acerca da erudio, ele se refere ao aumento da cultura livresca e produo em grande escala dos livros ruins, que no podem ser considerados livros escritos com sangue, livros escritos com esprito criador; eis a marca da subliteratura criticada por Nietzsche. No segundo texto, o autor enfatiza a contribuio do jornalismo para a decadncia da educao universitria. Segundo expe Nietzsche em Sobre o Futuros dos nossos Estabelecimentos de Ensino, h uma associao, no modelo universitrio alemo, entre o utilitarismo, o cientificismo e o jornalismo. A expanso da imprensa jornalstica estava diretamente relacionada reforma universitria. Aliada a intensificao da produo de livros, se deu a expanso da divulgao de informaes, no entanto, o jornalismo no se restringiu a essa funo, mas influenciaria o comportamento das pessoas, impondo novos gostos e prticas. A cincia se aliaria ao imprio da informao divulgando seus progressos e provocando a sensao da difuso social da sabedoria que no se restringe s comunidades cientficas. Contudo, segundo Nietzsche, o que de fato ocorre o empobrecimento do conhecimento e a banalizao da cultura. Ao tratar dessa da difuso do conhecimento cientfico relevante destacar a passagem de Assim Falava Zaratustra, na qual ele expe sua concepo do dilogo na praa pblica: tudo quanto grande passa longe da praa pblica e do renome. Longe da praa pblica e do renome viveram sempre os descobridores de valores novos.48 Nietzsche acredita que o dilogo na praa pblica no produtivo, pois as grandes criaes e os sucessos da cincia, assim como os valores que influenciaram a cultura, foram desenvolvidos fora desse mbito de convvio com o homem mesquinho e desprovido de conhecimento necessrio ao entendimento, ou seja, a massa. Com o advento da modernidade, alm da ascenso da cultura livresca, houve o exacerbado aumento do ndice de informaes a partir dos jornais, ou seja, a democratizao das informaes do cientificismo. No entanto, as pessoas no estavam preparadas para compreender a linguagem cientfica obrigando o desenvolvimento de uma forma facilitadora de comunicao, empobrecendo e banalizando ainda mais a cultura. Os que se encarregam de facilitar a transmisso das informaes na praa pblica so denominados por Nietzsche atores e palhaos, cheia de trues ensurdecedores est a praa pblica e o povo

48

NIETZSCHE, Assim Falava Zaratustra, p.78.

se vangloria de seus grandes homens. So eles os homens da hora.49 Esses homens so capazes de grande eloqncia e obtm total credibilidade. Esse momento no qual as informaes so transmitidas de maneira a facilitar o entendimento demasiado nocivo para o homem, visto que no se tem acesso s informaes verdadeiras, nem como foram produzidas, nem como podem beneficiar a vida. A comunicao ali desenvolvida no trata com a relevncia necessria assuntos fundamentais para o contexto da vida humana. Mais uma vez, enfatizando a questo de que os participantes desse dilogo no esto preparados para tal responsabilidade, Nietzsche defende a atividade solitria. Quanto aos chamados homens da hora, pode se estabelecer uma conexo com o dilogo democrtico da modernidade, cujo protagonista o poltico. O discurso de promoo de um ambiente propcio a participao tanto nas decises polticas, bem como na partilha dos sucessos e insucessos da cincia, trata-se na verdade, de uma encenao, cujos palhaos e atores se encarregam de conduzir o show, se empenhando na banalizao cultural e na dominao poltica e econmica, comprometendo questes de suma importncia no contexto da vida. J est presente desde os primeiros textos de Nietzsche publicados a partir de Conferncias proferidas por ele no Akademisches Kunstmuseum da Basilia, entre janeiro e maro de 1872, para um pblico de estudantes intelectuais e personalidades ilustres a contudente crtica a uma educao voltada para legitimar a vontade do Estado. As conferncias compem o escrito inacabado de Nietzsche, cujo ttulo Sobre o Futuro dos nossos estabelecimentos de ensino.50 Na primeira Conferncia, Nietzsche expe de forma clara e precisa as duas vertentes que norteiam a cultura e a educao na modernidade:

Assim, me pareceu que se tratava de distinguir duas orientaes principais: duas correntes aparentemente opostas, ambas nefastas nos seus efeitos, mas unidas enfim nos seus resultados, dominam atualmente os estabelecimentos de ensino: a tendncia extenso, ampliao mxima da cultura, e a tendncia reduo, ao enfraquecimento da prpria cultura. A cultura, por diversas razes, deve ser entendida a crculos cada vez mais amplos, eis o
49

Ibid. MELO SOBRINHO In: NIETZSCHE, A Pedagogia de Nietzsche, p.9.

50

2 que exige uma tendncia. A outra, ao contrrio, exige que a cultura abandone as suas ambies mais elevadas, mais nobres, mais sublimes, e que se ponha humildemente a servio no importa de que outra forma de vida, do Estado, por exemplo.51

A reflexo acerca da educao, tomando-a na sua acepo filosfica, isto , no apenas escolar, encontra-se nas obras de Nietzsche uma referncia privilegiada. Nietzsche aponta a moralidade e a poltica moderna como transformao vulgarizada dos antigos valores metafsicos e religiosos em detrimento das condies nas quais se desenvolve a vida social. Para ele, a cultura e os valores modernos estavam impregnados de mediocridade e barbrie, cujo efeito na educao conservava os estudantes na ignorncia das questes filosficas e relacionadas ao sentido da existncia incentivando o conformismo.

2.2.1. Educao para a cincia

Desde o Nascimento da Tragdia est presente na obra de Nietzsche sua preocupao com a cincia, e os rumos que esta tomou com o advento da modernidade. Suas consideraes acerca da modernidade esto diretamente ligadas cientificidade exigida por essa poca e as suas consideraes sobre os estabelecimentos de ensino.

Todo o nosso mundo moderno est preso na rede da cultura alexandrina e reconhece como ideal o homem terico, equipado com as mais altas foras cognitivas, que trabalha a servio da cincia, cujo prottipo e tronco ancestral Scrates. Todos os nossos meios educativos tm originariamente esse ideal em vista: qualquer outra existncia precisa lutar penosamente para pr-se sua altura, como existncia permitida e no como existncia proposta.52

51 NIETZSCHE, Sobre o futuro dos nossos estabelecimentos de ensino, p.61.

52

NIETZSCHE, O Nascimento da Tragdia ou Helenismo e Pessimismo, p.108-109.

H na abordagem de Nietzsche uma crtica dirigida modernidade, esta que considera como nico conhecimento aceitvel aquele que atende as regras estabelecidas pela cincia, em detrimento das demais formas de conhecimento e relaes do homem com a realidade. fundamental para se compreender a abordagem de Nietzsche acerca do papel da cincia na modernidade, bem como na formao do Alm Homem, analisar suas consideraes sobre os estabelecimentos de ensino.

Quem atribui como objetivo do ginsio a cultura que forma para cincia, este sacrifica com isso a cultura clssica e tambm o que se chama de cultura formal, e, de uma maneira geral, todos os objetivos do ginsio que tm relao com a cultura: pois o homem de cincia e o homem culto pertencem a duas esferas diferentes que, s vezes, tm num indivduo um ponto de contato, mas que jamais chegam a coincidir.53

Para Nietzsche, a educao moderna tem como prioridade formar o homem para a tcnica, tendo como base a racionalidade cientfica. Tal modelo de formao se apresenta como prioridade diante da realidade tomada pela cultura utilitria. Diante desse contexto, a cultura clssica no mais cultivada nas escolas, um exemplo caracterstico, segundo Nietzsche o modo como se ensina as lnguas, nada podemos encontrar no curso de alemo que lembre a antiga grandeza da educao lingstica.54 A educao no ginsio se apresentava ineficiente diante das necessidades da poca, isto , formar para a cincia, assim como, para contribuir com a formao do homem livre. Quanto abordagem de Nietzsche acerca da cincia, Deleuze esclarece que:

verdade que Nietzsche tem pouca competncia e pouco gosto pela cincia. Mas o que o separa da cincia uma tendncia, uma maneira de pensar. Com razo ou sem ela, Nietzsche cr que a cincia no seu manejo de quantidade, tende sempre a igualizar as quantidades, e compensar as desigualdades. Nietzsche, crtico da cincia, nunca invoca os direitos da desigualdade contra a igualizao das quantidades. Nietzsche concebe uma escala numrica e quantitativa, mas cujas divises no so os mltiplos ou
53
54

IDEM, Sobre o Futuro dos nossos estabelecimentos de ensino, p.75. NIETZSCHE , Sobre o futuro dos nossos estabelecimentos de ensino, p.75.

2 os divisores uns dos outros. precisamente isso que ele denuncia na cincia: a mania cientfica de procurar compensaes, o utilitarismo e o igualitarismo propriamente cientficos.55

Segundo Deleuze, Nietzsche identifica nessa tendncia moderna de tentar reduzir as diferenas como a forma que a cincia participa do niilismo no pensamento moderno. O que se apresenta como a negao da vida e depreciao da existncia. Essa tendncia ento representada pelo utilitarismo e o igualitarismo, sendo ambos, ponto de referncia dos estudiosos que identificam em Nietzsche uma abordagem poltica. Retomando as consideraes sobre os Estabelecimentos de Ensino, deve-se destacar que para o ginasiano de hoje, os Helenos enquanto Helenos esto mortos, certamente ele se diverte lendo Homero, mas um romance de Spielhagen o prende bem mais.56 Aqui Sobrinho expe as consideraes de Nietzsche sobre a forma com que os alunos do ginsio vem a cultura clssica, ou seja, a retomada aos clssicos no mais importante diante da necessidade da formao tcnico cientfica, caracterstica da modernidade. A modernidade no se apia mais nos pilares que podem lev-la a uma cultura superior, isto , a Antiguidade. Entretanto, na Terceira Conferncia, a desconfiana de Nietzsche em relao ao professor de cultura clssica. Para Nietzsche, as preocupaes do professor se resumem em:
No confundir os Gregos e os Romanos com os outros povos que eram brbaros, e que, para ele, o grego e o latim no deveriam ser jamais lnguas como as outras: justamente indiferente para a sua tendncia clssica saber se o esqueleto destas lnguas coincide com a das outras lnguas ou se semelhante a estas: seu verdadeiro interesse deve lev-lo exatamente ao que no comum, ao que coloca estes povos, enquanto no so brbaros, acima dos outros, e isto na medida em que ele justamente um mestre de cultura e deve querer ele prprio transformar-se segundo o modelo sublime do clssico.57

55 56 57

DELEUZE, Nietzsche e a Filosofia, p.70. NIETZSCHE , Sobre o futuro dos nossos estabelecimentos de ensino, p.79. NIETZSCHE, Sobre o futuro dos nossos estabelecimentos de ensino, p.95.

A partir desse trecho possvel identificar a crtica de Nietzsche maneira como os professores eruditos de cultura clssica conduzem seus ensinamentos. H um ntido privilgio de uma cultura eurocntrica, que pretende ser superior s demais culturas, e isso se verifica a partir do ensino das lnguas. No esta a utilidade de se recorrer cultura clssica, esta que deve ser entendida como necessria a formao do homem, cuja cultura superior a forma decadente predominante na modernidade. Embora Nietzsche faa uma anlise do sistema de ensino alemo, expondo a forma como a educao conduzida em sua poca, ele explicita de forma concisa que este modelo de ensino no o que vai conduzir o homem a uma cultura superior. Sua exposio objetiva trazer a luz os grandes equvocos cometidos na formao do homem. Formao esta que deve ser superada no sentido de priorizar uma moral de senhores como condutora da cultura, e no o que ele denomina moral de escravos. Esta, que uma educao que visa satisfazer as necessidades materiais da vida, embora essa seja uma condio necessria para a existncia. Sendo assim, o homem deve ser preparado para buscar alm dessa condio material, isto , a cultura, no sentido real do termo, o que se apresenta como uma luta constante no mbito da vida. Suas consideraes sobre esse assunto so:

Mas que ningum v pensar que os estabelecimentos que o impulsionam e o preparam para este combate possam, de maneira ou de outra, ser considerados como estabelecimentos de cultura num sentido srio da palavra. Trata-se aqui de instituies que se propem superar as necessidades da vida; assim, portanto, podem prometer formar funcionrios, comerciantes, oficiais, atacadistas, agrnomos, mdicos ou tcnicos. Nestas instituies, se aplicam, em todo caso, leis diferentes e medidas diferentes daquelas que permitem fundar estabelecimentos para a cultura: e o que no primeiro caso permitido, ou seja, ordenado como possvel, seria no segundo caso uma injustia criminosa.58

A proposta pedaggica de Nietzsche voltada para uma moral de senhores, de afirmao da vida, que se paute numa vontade de poder, ou seja, uma vontade afirmativa. Ela se apresenta como uma proposta de transvalorao de todos os valores decadentes da modernidade. Estabelece-se na filosofia de Nietzsche a necessidade de superar o niilismo, a vida reativa, fraca de diminuda. A superao do niilismo se d a partir do prprio niilismo.

58

Ibid, p.105.

Isso ocorre no momento em que a negao se converte em afirmao, rompendo com a possibilidade de triunfo das foras reativas impulsionadas pelo ideal asctico, este, que faz com o ressentimento e o sofrimento da m conscincia se propaguem. A transvalorao no apenas a substituio de uma moral por outra, mas a converso que anuncia o Alm Homem.

2.3. A funo da arte dionisaca no projeto de educao de Nietzsche

A concepo nietzschiana da arte uma concepo trgica. Repousa sobre dois princpios, que preciso conceber como princpios muito antigos, mas tambm como princpios do futuro. Em primeiro lugar, a arte o contrrio de uma operao desinteressada: no cura, no acalma, no sublima, no desinteressa, no suspende o desejo, o instinto ou a vontade. A arte pelo contrrio estimulante da vontade de poder, excitante do querer.59

A afirmao de Deleuze fundamental para compreender a funo da arte no projeto de formao do homem livre. A arte estimula a vontade de poder, esta que impulsiona o homem a superar os valores que aniquilam a existncia. Nesse sentido, necessrio propor uma arte que contribua para transfigurar o sofrimento da existncia, sendo este o princpio que norteava a arte grega antiga, e no promover a arte asctica, isto , a arte que exprime e propaga a doena do ressentimento. H na concepo de Nietzsche um olhar atento para a arte criadora, que desenvolva todas as potencialidades do artista dionisaco. O espectador diante do contato com a obra de arte estabelece contato com a vida do prprio artista, sendo esta, movida pelo poder criador servir ento de estimulante para a afirmao da existncia criadora do expectador. Contudo necessrio explicitar que a arte sempre julgada a partir da perspectiva do espectador, mesmo que ocorra esse contato com o potencial criador do artista. Desse modo, a arte desempenha um papel essencial no projeto de formao do Alm Homem, proposto por Nietzsche.

59

DELEUZE, Nietzsche e a Filosofia, p.153.

CONSIDERAES FINAIS

A concepo de educao como formao do homem livre fundamental na filosofia de Nietzsche. Ele prope a superao de todos os valores amesquinhadores, que negam a existncia humana, isto , reduzem os sentidos e o poder criador do homem condio de inferioridade, a favor de uma vida eterna. nesse sentido que h em Nietzsche uma Filosofia da Educao. Contudo, Nietzsche no um filsofo cuja obra se apresenta de forma sistematizada, o que torna um desafio tentar identificar em seus textos sua concepo de educao, assim como suas implicaes na proposta de formao de uma cultura superior. Analisamos alguns pontos fundamentais para compreender a proposta de Nietzsche para a formao de um Alm Homem. O estudo partiu das primeiras obras do autor, nas quais ele expe suas primeiras consideraes acerca da formao do homem. No obstante, os conceitos trabalhados por Nietzsche desde os primeiros escritos perpassam toda sua obra, isto , no possvel desenvolver um estudo na perspectiva da educao em Nietzsche sem recorrer a textos de perodos identificados na histria da filosofia como pertencentes a diferentes fases da obra do autor. A concepo de educao em Nietzsche constantemente retomada por ele, uma vez que ao tratar da superao de valores, que pressupe a criao de novos valores. E esse processo se d a partir da formao de homens capazes de serem os criadores desses novos valores que conduziro a uma cultura superior. nesse sentido que a filosofia de Nietzsche no pode ser entendida como uma crtica destruidora, que no contribui com a formao humana e que no apresenta nenhuma proposta para superar o objeto de sua crtica, a cultura moderna. Pelo contrrio, Nietzsche expe seu projeto de educao, isto , a formao de uma cultura que valorize a existncia humana. Em suma, a proposta de Nietzsche para a formao do Alm Homem foi em sua poca uma proposta para o futuro, ou seja, os leitores de sua obra, como ele mesmo previu seriam os

leitores do futuro. Desse modo, o estudo de Nietzsche na perspectiva da educao relevante para a contemporaneidade, assim como sua crtica a modernidade, esta que estabeleceu os fundamentos para a formao do homem contemporneo. No entanto, esse homem contemporneo no almeja ser um decadente conforme estipulou a cultura moderna. Ele deseja criar uma nova cultura, novos valores, e por esse vis que se deve pensar e discutir educao.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ABBAGNANO, N. Histria da Filosofia. Voluma XI. Editorial Presena. Lisboa, 1984.

DANELON, Mrcio. Nietzsche Educador: uma leitura de Schopenhauer como Educador. Perspectiva, Florianpolis. V.19, n.2, p.405-424, jul-dez/2001.

DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a Filosofia. Traduo de Antnio M. Magalhes. RS Editora Ltda. Porto, 1989. GIACIA, O. Algumas notas sobre A Grande Poltica. In ITAPARICA, Andr Lus Mota. Nietzsche: estilo e moral. Discurso Editorial. So Paulo, 2002, p.147-163. ___________. Nietzsche & Para Alm do Bem e Mal. Jorge Zahar Editor. Rio de Janeiro, 2005. GUIDO, H. A crise da universidade, ou a aurora da nova cultura: Nietzsche como educador. 2009. MARTON. Nietzsche das foras csmicas aos valores humanos. Editora Unijui, 1996. MELO SOBRINHO, N. C. de. A pedagogia de Nietzsche. In: NIETZSCHE, F. Escritos sobre educao. Traduo e apresentao de Noli Correia de Melo Sobrinho. So Paulo/Rio de Janeiro: Loyola/Editora PUC-RIO, 2003, p.7-39. NIETZSCHE, F. Alm do Bem e do Mal. Traduo: Paulo Csar de Souza. Companhia das Letras. So Paulo, 2005. _____________. Assim Falava Zaratustra. Traduo: Mrio Ferreira dos Santos. Editora Vozes. Petrpolis, RJ, 2009.

_____________. Consideraes extemporneas. In ______________. NIETZSCHE, textos escolhidos. Editora Abril Cultural, p. So Paulo, 1978.Coleo Os Pensadores. _____________. Ecce homo. Traduo: Heloisa da Graa Burati. Editora Rideel. So Paulo, 2005. _____________. Fragmentos Finais. Seleo, traduo e prefcio de Flvio R. Kothe. Editoria Universidade de Braslia. Braslia, 2002. _____________. Genealogia da moral Uma Polmica. Traduo de Paulo Csar de Souza. Companhia das Letras. So Paulo, 2006. ____________. Humano, Demasiado Humano. Traduo: Paulo Csar de Souza. Companhia das Letras. So Paulo, 2005. ____________. O Nascimento da Tragdia ou Helenismo e Pessimismo. Traduo de J.Guinsburg. Companhia das Letras. So Paulo, 2006. ____________. Segunda Considerao Intempestiva Da utilidade e desvantagem da histria para a vida. Traduo: Marco Antnio Casa Nova. Relume Dumar. Rio de Janeiro, 2003. ____________. Sobre o futuro dos nossos estabelecimentos de ensino, In: _______ Escritos sobre educao. Traduo e apresentao de Noli Correia de Melo Sobrinho. So Paulo/Rio de Janeiro: Loyola/Editora PUC-Rio, 2003, p.41- 137.

You might also like