You are on page 1of 4

INSTITUTO EDUCACIONAL GALILEI GALILEU PROF. : KAIRON BRUNO TURMA: 7 ANO DATA:___/___/____ ALUNO(A):_____________________________________________N:___ 2 AVALIAO BIMESTRAL DE FILOSOFIA (3 BIM.

) Questo: 01 (VERDADEIRO OU FALSO) Leia o texto a seguir: Se voc colocar tinta no seu dedo e pression-lo no papel, far determinada marca. Ningum mais no mundo inteiro pode ter a mesma impresso digital. Voc nico. Voc no precisa fazer algo de especial para ser especial voc j !
ADAMS, Christine; BUTCH. Robert J. Gosto de ser como sou. So Paulo: Paulus. 2002. s/p.

A impresso digital uma forma natural de expresso da nossa individualidade. Sobre isto podemos dizer: [ ] (A) Pessoas com a mesma criao e que participam do mesmo contexto social apresentam individualidades idnticas. [ ] (B) As pessoas podem ter caractersticas semelhantes, mas seu modo de ser no se repete. [ ] (C) Somos todos iguais, no h nada de diferente nas pessoas. [ ] (D) A diferena entre indivduos pode ser identificada a partir da personalidade de cada um. [ ] (E) A individualidade pode ser entendida como o conjunto de qualidades que distinguem uma pessoa da outra. Questo: 02 Leia o seguinte texto: Mas o que sou eu, portanto? Uma coisa que pensa. Que uma coisa que pensa? uma coisa que duvida, que concebe, que afirma, que nega, que quer, que no quer, que imagina tambm e que sente. [...] Haver algo em tudo isso que no seja to verdadeiro quanto certo que sou e que existo, mesmo se dormisse sempre e ainda quando aquele que me deu a existncia se servisse de todas as suas foras para enganar-me? [...] Pois por si to evidente que sou eu quem duvida, que entende e quem deseja que no necessrio nada acrescentar aqui para explic-lo.
DESCARTES, Ren. Meditaes. Trad. J. Guinsburg e Bento Prado Jnior. So Paulo: Nova Cultural, 1991. p. 177.

De acordo com o texto, qual a prova da existncia humana para Descartes? A) A crena. B) A relao com outras pessoas. C) O pensamento. D) A lgica. E) A natureza.

Questo: 03 Somos constitudos de emoes, sentimentos, percepes. A nossa personalidade um quebra-cabea na qual nossa razo, nossos sentimentos se somam e tornam quem ns somos. Segundo o que voc estudou, associe os conceitos abaixo s suas definies: (A) Autenticidade (B) Personalidade (C) Autoconhecimento (D) Personagem (E) Pensamentos [ ] Caractersticas prprias e singulares do que somos.

[
[ [ [

] Capacidade de se expressar com sinceridade.


] Revela quem somos, o que o nosso eu. ] Forma de buscar a reflexo de ns mesmos. ] Possibilidade de uma pessoa parecer outra pessoa.

Questo: 04 Lembro-me de ter lido num livro de filosofia que mentir ocultar uma verdade que se deve manifestar. Compreende-se bem desta definio que calar uma verdade a qual no se est obrigado a dizer no mentir; mas aquele que, em tal caso, no satisfeito em no dizer a verdade, diz o contrrio, ento mente ou no mente?
ROUSSEAU, J. J. Devaneios do passeante solitrio. In: Puente, Fernando Rey (org). Os filsofos e a mentira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. p. 35

Escolha a alternativa que corresponde ao pensamento apresentado por Rousseau a respeito da sinceridade: A) Para Rousseau, a sociedade no se preocupa com as aparncias, mas antes com o desenvolvimento e progresso social. B) As mentiras no tm a inteno de prejudicar, pelo contrrio, elas so benficas vtima, uma vez que se diz a verdade a ela. C) Todas as mentiras so frutos da falsa vergonha e tm a inteno de ser nocivo quela que foi a vtima. D) Nem sempre sabemos quando agimos corretamente e quando agimos erroneamente, pois a nossa conscincia pode nos enganar. E) Para Rousseau, a sociedade precisa manter relaes pautadas na sinceridade e no nas aparncias. Questo: 05(VERDADEIRO OU FALSO) Heidegger, filsofo alemo, escreveu a respeito da autenticidade do ser. Para ele, a autenticidade a aproximao do homem de sua condio real de existncia, um ser que nasce, existe e que morre. O homem se torna inautntico na medida em que se ocupa do mundo e desconsidera sua condio como um ser mortal. A partir do contedo estudado a respeito da autenticidade, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:

[ ] (A) Antes de sermos sinceros com os outros, precisamos ser autnticos com ns mesmos. Devemos reconhecer quem somos e nossas limitaes. [ ] (B) A autenticidade faz com que reflitamos sobre nossas aes, pensando nas consequncias antes de tomarmos uma atitude. [ ] (C) Quando eu fao com que a realidade parea melhor do que ela , estou sendo autntico. [ ] (D) A violncia, a insegurana e a falta de liberdade ajudam na construo da autenticidade. [ ] (E) A autenticidade faz com que criemos laos de confiana com as pessoas, permitindo uma franqueza em nossas relaes. Questo: 06 Um dia um gato caou um galo e resolveu transform-lo em almoo. S que antes queria achar uma boa desculpa para matar o outro. Primeiro, explicou ao galo que ele era um verdadeiro transtorno para os homens com aquela histria de cantar no meio da noite e no deixar as pessoas dormirem. Nada disso disse o galo. Eu canto para ajudar os homens! E disse que na verdade fazia um favor aos homens porque servia de despertador e avisava a hora de comear o trabalho do dia. Que enorme besteira! disse o gato. Voc acha que vou desistir do meu almoo s por causa de uma conversa dessas? E devorou o galo. ASH, Russell. HIGTON, Bernard. As Fbulas de Esopo. So Paulo: Companhia das Letrinhas, 1994. Se entendemos que a sinceridade consiste em dizer a verdade apesar dos fatos, sobre a sinceridade podemos dizer que: A) O gato foi sincero quando tentou convencer o galo a respeito de sua necessidade de com-lo. B) O galo foi sincero quando alegou que a ideia do gato no condizia com os fatos. C) O gato demonstrou ser sincero quando tentou convencer o galo a partir de razes que condiziam com a realidade: seu canto que a todos incomodava. D) O galo, mesmo percebendo o perigo em que estava, foi sincero, defendendo a sua utilidade. E) Tanto o galo quanto o gato no foram sinceros, pois ambos estavam lutando pela prpria sobrevivncia. Questo: 07 Penso, logo existo Qual dos filsofos abaixo disse essa famosa frase: A) B) C) D) E) Ren Descartes Jonh Lock Scrates Plato Marilena Chau

GABARITO 2 AVALIAO BIMESTRAL DE FILOSOFIA 7 ANO (3 BIM.)


1 ) QUESTAO: F V F V V 2 ) QUESTAO: C 3 ) QUESTAO: B A E C D 4 ) QUESTAO: E 5 ) QUESTAO: V V F F V 6 ) QUESTAO: E 7 ) QUESTAO: A

You might also like