You are on page 1of 18

FUND DAO UNIVE ERSIDA ADE FED DERAL L DE RO ONDN NIA Tc cnicos Administ A trativos em Educao o

C DERN CAD NO DE D QUES Q ST ES

NVEL L MDIO O:

ASSIST ASS TENTE E EM M ADM MINIS STRA AO O

NOME DO CANDID DATO

DOCUMENTO DE E IDENTIDA ADE

N NMERO D DE INSCRI O

AS SSINATURA A DO CAND DIDATO

PORTO VELHO, V 16 6 DE AGOS STO DE 20 009 www.pciconcursos.com.br

CARGO: ASSISTENTE EM ADMINISTRAO

Neste caderno possui paginas numeradas de 01 a 18, sendo 16 com 80 (oitenta) questes de mltiplaescolha, cada uma com 05 opes (A,B,C,D e E). 01 Verifique na Folha de Resposta, seu nome, numero de inscrio, data de nascimento e cargo. Qualquer irregularidade comunique imediatamente ao fiscal de sala. No sero aceitas reclamaes posteriores. 02 - A prova objetiva ter durao de 4 horas incluindo neste tempo o preenchimento da Folha de Respostas. 03 Leia atentamente cada questo e assinale na Folha de Respostas a opo que responde corretamente a cada uma delas, conforme modelo abaixo. A Folha de Respostas ser o nico documento valido para a correo eletrnica. O preenchimento da Folha de Respostas e a respectiva assinatura sero de inteira responsabilidade do candidato. No haver substituio da Folha de Respostas, por erro do candidato.

A B C D E

O O O O

04 As respostas devero ser preferencialmente, transcritas com caneta esferogrfica de tinta preta no porosa para a folha de respostas, pinte completamente o circulo correspondente. 05 O fiscal de sala no est autorizado a alterar qualquer destas instrues. Em caso de duvida, solicite a presena do coordenador local. 06 O candidato poder retirar-se definitivamente do local de realizao da prova aps 60 minutos contados do seu efetivo inicio, sem levar o caderno de questes. 07 - O candidato s poder levar o seu prprio caderno de questes faltando 60 minutos, para o termino do horrio da prova. 08 Aps identificado e instalado na sala, o candidato no poder consultar qualquer material, enquanto aguarda o horrio para inicio da prova. 09 Os trs ltimos candidatos devero permanecer na sala at que o ultimo candidato entregue a Folha de Respostas. 10 Ao terminar a prova, de inteira responsabilidade do candidato entregar ao fiscal de sala, a Folha de Respostas. No esquea seus pertences. 11 - O Gabarito Oficial das Provas Objetivas ser disponibilizado no sitio www.concursos.unir.br a partir do dia 17/08/2009. 12 Os espaos em branco do caderno de questes esto reservados para rascunho.

2009

1 www.pciconcursos.com.br

TECNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO

CARGO: ASSISTENTE EM ADMINISTRAO

LINGUA PORTUGUESA
QUESTO 01 QUESTO 04

Assinale a alternativa incorretamente grifado.

cujo

sujeito

estiver

Dadas as sentenas abaixo: 1.Seria-nos mui conveniente receber orientao. 2. Em hiptese alguma, enganaria-te. 3. Voc a pessoa que delatou-me. 4. Me disseram que voc no estava bem. 5. No faa-me isso nunca mais. tal

A) Vieram-lhe mente as lembranas da famlia B) A estrada s de curvas tinha mais de dois quilmetros. C) No entrara no dirio de D. Cristina aquele terrvel desfecho. D) Veio o presidente. E) Diante de tamanhos argumentos, o meliante vazou.
QUESTO 02

Constata-se que est (esto) de acordo com a norma padro da Lngua Portuguesa escrita:

A) Apenas a sentena no 1; B) Apenas a sentena no 2; a) Assinale a alternativa cuja substituio do C) Apenas a sentena no 3; substantivo (objeto direto ou objeto indireto) por D) Todas as sentenas; um pronome pessoal oblquo no esteja correta. E) N.D.A. b) A) Olhou o retrato da menina distinguiu em seu rosto rosado os traos da me. QUESTO 05 Olhou-o e distinguiu em seu rosto rosado os O diretor chegou atarantado. Os termos grifados traos da me. indicam: c) B) H alguns anos encontrou o irmo num cinema da cidade. A) Adjunto adverbial H alguns anos encontrou-lhe num cinema da B) Predicado nominal cidade. C) Predicado verbal d) C) O pavor no permitia moa concatenar as D) Predicado verbo-nominal idias. E) Predicativo do objeto e) O pavor no lhe permitia concatenar as idias. f) D) Agarrou a namorada pela cintura. QUESTO 06 Agarrou-a pela cintura. Dadas as sentenas: e) E) Obedece ao regulamento sem pensar. Obedece-lhe sem pensar. 1. Cultiva-se rvores frutferas. 2. Colecionam-se moedas. QUESTO 03 3. Recebia-se taxas de luz a toda hora. Assinale a alternativa cuja palavra grifada no seja 4. Deve haver outras alternativas energticas. 5. Deve existir outras opes de investimentos. pronome adjetivo. A) Aqueles estudos valorizam qualquer obra B) Sua voz era alta e clara. C) Encontraram muitos problemas. D) Vocs estragaram aquilo. E) Aqueles estudos valorizam qualquer obra. Constata-se que os verbos esto empregados de acordo com a norma padro da Lngua Portuguesa escrita: A) Apenas na sentena no 1; B) Em todas as sentenas; C) Apenas na sentena n o 3; D) Apenas na sentena no 2; E) N.D.A.

2009

2 www.pciconcursos.com.br

TECNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO

CARGO: ASSISTENTE EM ADMINISTRAO

QUESTO 07

QUESTO 10

Assinale a alternativa em que ocorre a voz passiva No perodo, No s gritou mas tambm bateu sinttica. palmas, ocorre: A) Planejaram-se excelentes edifcios. B) Elas j se despediram. C) Precisa-se de enfermeiros. D) A Amaznia pede socorro. E) Necessita-se de dicionrios. A) Orao coordenada aditiva. B) Orao coordenada adversativa. C) Orao coordenada alternativa. D) Orao subordinada comparativa. E) Orao subordinada concessiva.

QUESTO 08

QUESTO 11

Dadas as sentenas: 1. Dever haver demisses em massa. 2. Devero existir argumentos para impedi-los. 3. Quantos anos faz que os ecologistas se renem. 4. No pode haver rasuras na prova. 5. Haveria estrelas brilhando no firmamento?

Assinale a sentena que est em desacordo com a norma padro da Lngua Portuguesa escrita.

A) Os Alpes a maior cordilheira europeia B) Os campos e as flores estavam perfumados. C) Estudo com afinco as lnguas portuguesa e francesa. D) Ningum reclamou, salvo o de sempre. Constata-se que os verbos esto empregados de E) Este rapaz e esta moa so simpticos. acordo com a norma padro da Lngua Portuguesa escrita: QUESTO 12 Assinale a alternativa em que nenhuma das oxtonas deva ser acentuada: A) Aprendiz, compos, verniz, arroz, urucu. B) Pirarucu, aqui, bambu, cupuau, quati. C) Feliz, jacare, juriti, angu, jatoba. D) Armazem, parati, sof, urubu, colibri. E) Caja, cafe, cipo, patoa, tacaca.

A) Apenas na sentena no 1; B) Apenas na sentena n o 2; C) Apenas na sentena no 3; D) Em todas as sentenas; E) N.D.A.


QUESTO 09

Assinale a alternativa que classifica a orao grifada no perodo: As fundaes cederam, o QUESTO 13 prdio ruiu, pois. A) Coordenada sindtica explicativa B) Coordenada sindtica adversativa. C) Coordenada sindtica conclusiva. D) Coordenada sindtica alternativa. E) Coordenada assindtica. Assinale a nica alternativa em que o adjetivo composto no foi flexionado de acordo com a norma padro da Lngua Portuguesa escrita. A) Todos aplaudiram o acordo talo-brasileiro. B) As relaes nipo-sinos-germnicas so excelentes. C) H muitos problemas afro-europeus. D) Os conflitos luso-africanos j terminaram. E) interessante comparar as literaturas hispanoportuguesas.

2009

3 www.pciconcursos.com.br

TECNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO

CARGO: ASSISTENTE EM ADMINISTRAO

QUESTO 14

QUESTO 18

Assinale a alternativa em que h o emprego Na escolha de trabalhos tcnicos, artsticos ou incorreto da crase. cientficos, com instituio de prmio, deve ser utilizada a seguinte modalidade de licitao: A) O dono s vezes chega s sete horas. B) Iremos praia. A) Concorrncia C) Mara encostou-se janela. B) Tomada de Preos D) Vou Roma C) Leilo E) Os turistas vo Bahia. D) Convite E) Concurso
QUESTO 15 QUESTO 19

Assinale a alternativa em que os sinnimos da O princpio da eficincia traduz a idia de uma frase: Com sensatez, o juiz confirmou que o ru administrao: iniciante era ignorante, estejam corretos. A) Proporcional A) Com discrio, o juiz ratificou que o ru B) Legal insipiente era incipiente. C) Amistosa B) Com descrio, o juiz retificou que o ru D) Gerencial insipiente era incipiente. E) Comercial C) Com descrio, o juiz ratificou que o ru incipiente era insipiente. QUESTO 20 D) Com descrio, o juiz ratificou que o ru Na venda de produtos legalmente apreendidos ou incipiente era insipiente. E) Com discrio, o juiz ratificou que o ru penhorados a modalidade de licitao cabvel : incipiente era insipiente. A) Concorrncia B) Concurso LEGISLAO C) Leilo QUESTO 16 A exigncia de provimento em concurso pblico D) Convite para cargos efetivos est relacionada a qual E) Tomada de Preos princpio?
QUESTO 21

A) Hierarquia B) Razoabilidade C) Isonomia D) Publicidade E) Proporcionalidade


QUESTO 17

A disputa pelo fornecimento de bens e servios comuns feita pela a Administrao, a distncia, em sesso pblica, por meio de sistema que promova a comunicao pela Rede Mundial de Computadores, caracteriza a modalidade de licitao: A) Concurso B) Prego Presencial C) Leilo D) Prego Eletrnico E) Concorrncia Publica

Em qual modalidade de licitao cujo instrumento convocatrio no o Edital: A) Concorrncia B) Concurso C) Leilo D) Tomada de Preos E) Convite

2009

4 www.pciconcursos.com.br

TECNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO

CARGO: ASSISTENTE EM ADMINISTRAO

QUESTO 22

QUESTO 26

O servidor com residncia e local de trabalho na cidade de Porto Velho-RO que de ofcio deslocado a trabalhar no mesmo rgo, na cidade de J-Paran-RO. Tal situao caracteriza-se como um(a): A) Redistribuio; B) Readaptao; C) Reenquadramento; D) Remoo;(Art. 36 da Lei 8.112) E) Reconduo.
QUESTO 23

Das alternativas abaixo todas esto incorretas, EXCETO: A) O prazo de vigncia da Ata SRP poder ser de at 60 meses. B) Sistema de Registro de Preos uma modalidade de licitao. C) Para o Sistema de Registro de Preos obrigatrio a realizao de licitao na modalidade CONVITE. D) A utilizao da Ata de Registro de Preos exclusiva do rgo promotor da licitao E) A existncia de preos registrados no obriga a Administrao a firmar as contrataes que deles podero advir.
QUESTO 27

A Administrao deve anular seus prprios atos: A) Eivados de vcio de legalidade; B) Por motivo de convenincia ou oportunidade; C) Por decadncia; D) Por interesses da autoridade competente; E) Por Convenincia da Administrao.
QUESTO 24

So deveres do servidor pblico: A) Observar as normas legais, exceto as que o superior hierrquico ordenar em contrrio; B) Tratar com urbanidade as pessoas; C) Cumprir as ordens superiores em qualquer situao; D) No guardar sigilo sobre assunto da repartio; E) Ser inassduo e pontual ao servio.
QUESTO 28

Nos processos administrativos as provas obtidas por meios ilcitos so: A) Inadmissveis. B) Inadmissveis somente quando no h comprovao de boa f; C) Admissveis em qualquer situao; D) Admissveis se a autoridade competente julgar procedente e as partes concordarem; E) Admissveis quando comprovada a boa f;
QUESTO 25

Princpio da Estrita Legalidade indica que: A) O administrador e o cidado comum no precisam da lei.

B) O cidado pode fazer tudo que a lei no O conjunto harmnico de rgos, entidades e proba. servidores pblicos atende ao seguinte princpio: C) O administrador s pode fazer tudo que a lei A) Supremacia no proba. B) Probidade C) Finalstico D) O administrador s pode agir em estrita D) Isonomia conformidade com o disposto na lei. E) Publicidade E) O cidado s pode agir em estrita conformidade com o disposto na lei.

2009

5 www.pciconcursos.com.br

TECNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO

CARGO: ASSISTENTE EM ADMINISTRAO

QUESTO 29

QUESTO 32

A principal fonte do Direito Administrativo no Fazer mais com menos o principal objetivo Brasil : do mtodo conhecido como: A) A doutrina B) O costume C) A lei D) A jurisprudncia E) A tradio A) Reestatizao. B) Sistema burocrtico. C) Gesto participativa. D) Privacionismo. E) Gerencialismo puro.

QUESTO 30

QUESTO 33 Assinale a opo que mais se aproxima do conceito de inventrio permanente: A) Tm lugar quando se entrega bens ou valores a uma determinada pessoa para sua guarda e /ou conservao; B) So realizados ao final do perodo fiscal, para apurao de lucro ou prejuzo; C) H o controle de estoque de forma contnua, sendo efetuada a baixa das mercadorias ou dos produtos industrializados em cada operao. D) Seu saldo no se altera no decorrer do perodo; E) As variaes de saldo so insignificantes no decorrer do perodo;

De acordo com o inciso II do art. 37 da Lei 8.112 de 1990, a investidura em cargo pblico depende de: A) Promoo Readaptao Nomeao para cargo em comisso; B) Aprovao em concurso pblico Nomeao para cargo em comisso; C) Designao para Funo Vacncia; D) Permisso da Autoridade mxima do rgo; E) Aprovao em concurso pblico Vacncia.

CONHECIMENTOS ESPECIFICOS
QUESTO 31

A descentralizao, delegao de autoridade, responsabilidade do gestor publico, rgido controle QUESTO 34 de, desempenho indicadores acordados por contratos e modos mais eficientes para gerir o Sistema marcado pela confuso entre os interesses pblicos e privados, uma vez que o Estado a essncia do: aparelho estatal nada mais era que uma extenso do poder do soberano, no havendo distino A) Sistema Burocrtico entre a coisa pblica e os bens da realeza. Como B) Mtodo Gerencial. conseqncia, a corrupo, o clientelismo e C) Patrimonialismo nepotismo avultavam (CHIAVENATO-2006). D) Privacionismo Esta afirmao faz referncia ao sistema de E) Parceria publico/privado administrao: A) Monrquico; B) Burocrtico; C) Republicano; D) Patrimonialista; E) Gerencial.

2009

6 www.pciconcursos.com.br

TECNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO

CARGO: ASSISTENTE EM ADMINISTRAO

QUESTO 35 Consiste no estudo e na escolha de alternativas para se alcanar um objetivo para a organizao, a partir de sua situao atual.A citao est relacionada ao conceito de: A) Liderana; B) Controle; C) Monitoramento; D) Planejamento; E) Cultura organizacional.

QUESTO 38 Alguns aspectos do modelo PATRIMONIALISTA ainda subsistem na moderna Administrao Pblica brasileira, tendo como principal conseqncia:

A) Garante neutralidade nas decises da Administrao; B) Impede o tratamento diferenciado entre servidores; C) Clientelismo, corrupo e nepotismo; D) Contratao por especializao profissional com foco na tarefa a ser executada. QUESTO 36 E) Amplia a credibilidade da classe poltica na A nova forma de Gesto de Pessoas, na opinio publica. Administrao pblica Gerencial, exige: A) Implantao de polticas visando conscientizar os servidores a praticarem atitudes de parceria e compromisso com a Administrao; B) Policiamento sistemtico das atividades e tarefas desenvolvidas pelos subordinados; C) Controle sistemtico e rgidos do desempenho das atribuies emanadas da chefia imediata; D) Centralizao na execuo das atividades meio da organizao publica. E) Designao de gestores com vinculo de parentesco ou amizade com o dirigente. QUESTO 37 QUESTO 39 a modalidade de comunicao entre unidades administrativas de um mesmo rgo, que podem estar hierarquicamente em mesmo nvel ou em nveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicao eminentemente interna. O conceito acima se refere a: A) Aviso; B) Memorando; C) Ofcio; D) Correio Eletrnico; E) Telegrama;

Com referncia ao modelo de Administrao Pblica PATRIMONIALISTA, todas as QUESTO 40 alternativas abaixo esto incorretas, EXCETO: O processo administrativo constitudo por quatro funes administrativas bsicas, se forem A) Seu objetivo o interesse publico. B) o modelo de Gesto Publica atualmente consideradas como partes de um todo integrado. predominante nas sociedades capitalistas A funo administrativa pela qual se estabelecem objetivos se define as metas e os recursos a serem modernas; C) Possui como principal caracterstica a aplicao utilizados para consecuo do objetivo a ser alcanado denominam-se: do principio da impessoalidade; D) Pratica amplamente disseminada na Administrao Pblica Contempornea. E) Os mandatrios ou soberanos administravam a rs pblica como a extenso de seu patrimnio pessoal; A) Benchmarking; B) Ordenamento; C) Direo; D) Planejamento; E) Downsizing.

2009

7 www.pciconcursos.com.br

TECNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO

CARGO: ASSISTENTE EM ADMINISTRAO

QUESTO 41

QUESTO 43

Os novos conceitos de gesto de pessoas vivenciados na era da informao nas organizaes, aps a dcada de 1990, caracterizada essencialmente:

Alguns aspectos do modelo PATRIMONIALISTA ainda subsistem na moderna Administrao Pblica brasileira, tendo como principal conseqncia:

A) O empregado subordinado equiparado aos A) Contratao por especializao profissional outros insumos utilizados na produo e com foco na tarefa a ser executada. coordenados pelo departamento de recursos humanos; B) Impede o tratamento diferenciado entre servidores; B) Segue os fundamentos da teoria clssica na qual as pessoas a servio da organizao so C) Garante neutralidade nas decises da consideradas mera mo-de-obra; Administrao; C) Pela implantao em sua estrutura D) Clientelismo, corrupo e nepotismo; organizacional de equipes de servidores, sendo estes tratados como parceiros; E) Amplia a credibilidade da classe poltica na opinio publica. D) Da nfase ao modelo racional burocrtico de controle rgido da produtividade dos servidores pblicos. QUESTO 44 E) Modelo hierrquio inflexvel, baseado na super- Assinale a alternativa correta: especializao A) O patrimonialismo caracterizado pela preocupao com o contribuinte e em reduzir gastos e desperdcios em uma era de escassez. QUESTO 42 B) O sistema patrimonialista o mais adotado nas Das atividades do processo administrativo pode-se organizaes publicas contempornea. afirmar que a funo responsvel pela manuteno C) O mtodo burocrtico mostra-se bastante dos planos, que disponibiliza oportunidade de eficiente e eficaz, pois apresenta resultado realinhamento de direes ou reafirma a satisfatrio para os cidades. conformidade das metas traadas, denomina-se: D) O mtodo Gerencial foi adotado como estratgia para reduzir os custos e tornar mais A) Controle; eficiente a Administrao dos servios que B) Auditoria; competem ao Estado prestar a sociedade. C) Ordenamento; D) Direo; E) A burocracia consiste em um sistema E) Organizao. insubstituvel na Administrao publica brasileira.

2009

8 www.pciconcursos.com.br

TECNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO

CARGO: ASSISTENTE EM ADMINISTRAO

QUESTO 45

QUESTO 47

Considerando os tipos histricos de Estado e de No mbito da Administrao publica, podemos gerenciamento do Estado possvel afirmar que conceituar LOGISTICA como sendo: administrao pblica de acordo com a forma classificada em: A) Qualquer procedimento de compra para reposio de estoque. A) Administrao liberal, administrao patrimonial e administrao republicana. B) Somente a gesto de estoque de almoxarifado. B) Administrao patrimonial, administrao pblica burocrtica e gesto pblica. C) Todas as atividades de movimentao e C) Gesto pblica democrtica, administrao armazenagem que facilitam o fluxo dos produtos, pblica social, e administrao participativa. desde o ponto de aquisio da matria-prima at o D) Administrao patrimonial, administrao ponto de consumo final. pblica burocrtica e administrao social-liberal; E) Administrao patrimonial, administrao D) Transporte e entrega de mercadorias. burocrtica e gesto participativa. E) Classificao contbil e registro de materiais. QUESTO 46 A governana no setor pblico foi considerada o terceiro elemento fundamental da reforma do Estado nos anos 90. Essa capacidade pode ser traduzida na afirmativa de que: QUESTO 48

Estabelecer o nvel de atividades logsticas necessrio para atender ao cidado-cliente no tempo certo, local certo e nas condies e formas desejadas, de maneira mais eficiente no uso dos A) Um governo pode ter governana, na medida recursos disponveis, : em que seus dirigentes contem com os necessrios apoios polticos para governar; A) No est relacionado com as finalidades da Administrao. B) Existe governana em um Estado quando seu B) Tal conceito no se aplica a Administrao governo tem as condies financeiras e publica. administrativas para transformar em realidade as C) Trata-se de procedimento exclusivo da decises que toma. iniciativa privada. D) Misso de todo gestor publico. C) A governana no ser alcanada e a reforma E) NDA do Estado no ser bem sucedida quando o Estado se tornar mais forte embora menor; QUESTO 49 D) Nos anos 90 o ajuste fiscal no foi fundamental Conjunto de operaes associadas ao fluxo de - na verdade este no foi um problema de todos os materiais e informaes necessrios ao modelo de pases - nem foi necessrio combin-lo com uma transformao da organizao, refere-se a: viso mais ampla da reforma do Estado; A) Gesto Pblica E) A crise do Estado dos anos 80 no foi uma crise B) Logstica reversa. de governana porque manifestou-se, C) Gesto de pessoas primeiramente, como uma crise fiscal. Por isso as D) Apoio operacional polticas de ajuste fiscal foram colocadas em E) Logstica de suprimentos. primeiro plano nessa dcada.

2009

9 www.pciconcursos.com.br

TECNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO

CARGO: ASSISTENTE EM ADMINISTRAO

QUESTO 50

QUESTO 53

A integrao entre os processos dos fluxos dos diz respeito a conexo de rede, recursos (materiais, informaes e dinheiro) de A imagem assinale a alternativa correta. uma organizao publica denominada de: A) Logstica empresarial. B) Gesto de almoxarifado. C) Logstica reversa. D) Movimentao de materiais E) Armazenagem. A) Rede conectada. B) A rede no esta conectada. C) A rede esta conectada, e pode acessar outro computador na mesma rede. D) A rede esta conectada e protegida por um firewall E) A rede esta conectada, mas no tem uma conexo valida. QUESTO 54

INFORMATICA BASICA QUESTO 51

Memria secundria definida como no voltil, No sistema operacional Windows XP, qual tecla de tem maior capacidade de armazenamento e mais atalho apaga o arquivo sem que este fique barata. Estas memrias podem ser removveis ou no. Qual das opes abaixo no faz parte desta armazenado na lixeira? Selecione o arquivo: definio? A) Hard Disk A) Pressione a tecla CTRL, tecla ALT, tecla B ) Fitas Magnticas DELETE e confirme. C) Memria RAM D) Pen Drive B) Pressione a tecla SHIFT, tecla E e confirme. E) CDR (Compact disk read only memory) e C) Pressione a tecla CTRL, tecla DELETE e CDRW(write once read many) confirme. QUESTO 55 D) Pressione a tecla DELETE e confirme. Ao trabalhar com um documento no E). Pressione a tecla SHIFT, tecla DELETE e MICROSOFT Excel 2007, um usurio necessitou confirme. de opes especiais da ferramenta. Qual das alternativas abaixo NO e possvel? A) Renomear a planilha corrente. QUESTO 52 A memria de alta velocidade projetada para acelerar o processamento das instrues pelo B) Somar duas clulas em planilhas diferente. processador chamada de: C) Somar duas clulas em documentos do Excel diferentes. A) Memria RAM B) Memria Cach C) Memria ROM D) Memria principal E) Nenhuma das alternativas D) Criar formulrios E) Utilizar estruturas de teste de condio como: e, ou.

2009

10 www.pciconcursos.com.br

TECNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO

CARGO: ASSISTENTE EM ADMINISTRAO

QUESTO 56 O nome do protocolo responsvel por identificar uma mquina em uma rede, : A) TCP/IP B) IP C) MAC D) HTTP E) SMP

QUESTO 57 Analise a figura abaixo:

Se na clula D5 tiver a seguinte frmula: =SOMA(A1:A3;B2:B3;C1:C3), seu valor ser: A) 31 B) 58 C) 132 D) 193 E) 89

QUESTO 58

O perifrico que considerado exclusivamente de sada de informaes: A) Plotter B) Disquete C) Mouse D) Teclado E) Scanner

2009

11 www.pciconcursos.com.br

TECNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO

CARGO: ASSISTENTE EM ADMINISTRAO

QUESTO 59

Analise a barra de ferramentas da imagem abaixo:

Marque a opo correta:

A) Todas as alternativas das alternativas

B)

Permite visualizar os sites favoritos

C)

Permite visualizar o histrico de pginas acessadas anteriormente

D)

Permite chamar a pgina inicial padro de seu navegador

E) Nenhuma das alternativas

2009

12 www.pciconcursos.com.br

TECNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO

CARGO: ASSISTENTE EM ADMINISTRAO

QUESTO 60

Observe a barra de ferramenta e marque opo correta:

A) Nenhuma das alternativas est correta B) C) D) Tornar maiscula todo o texto Inserir Planilha do Excel Possibilita desenhar

E) Todas as alternativas esto corretas

2009

13 www.pciconcursos.com.br

TECNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO

CARGO: ASSISTENTE EM ADMINISTRAO

RACIOCINIO LOGICO QUESTO 61 Mariana possu R$ 12,00 e foi comprar carne. O preo do quilo da carne que queria comprar era de R$ 16,00. Com o valor que tem a quantia que levou, em gramas, foi: A) 0,75 B) 751 C) 752 D) 0,76 E) 750 QUESTO 64 Num ptio do DETRAN existem automveis e motocicletas. O nmero total de rodas 150 e o nmero de motocicletas o triplo do nmero de automveis. O nmero de veculos que se encontra no ptio : A) 59 B) 58 C) 60 D) 61 E) 62 QUESTO 65 Joaquim aplicou R$ 25.000,00 em uma instituio financeira que paga 3% a.m. Aps certo perodo de tempo, ele recebeu R$ 34.825,00, estando neste valor includos os juros creditados e o capital investido. Considerando o log 1,03 = 0,012 e log 1,393. O tempo que ficou o dinheiro aplicado foi:

QUESTO 62 Em uma corrida de Frmula 1 um bandeirinha possui trs bandeiras de sinalizao uma amarela, uma verde e a outra preta, que foram utilizadas para sinalizar no necessariamente nessa ordem. Sabendo que nenhuma das afirmaes abaixo verdadeira. A amarela. B no verde. C preta.

A) 10 meses B) 11 meses C) 12 meses Qual a ordem em que o bandeirinha sinalizou D) 24 meses com as bandeiras A, B e C, nessa ordem? E) 36 meses A) Amarela, verde e preta. B) Verde, amarela e preta. C) Preta, amarela e verde. D) Verde, preta e amarela. E) Preta, verde e amarela. QUESTO 63 Uma anta est a 40 m na frente de uma ona que a persegue. A anta percorre 5 m e a ona 9 m. Quantos metros dever percorrer a ona para alcanar a anta? A) 80m B) 90 m C) 180m D) 160m E)100m
2009

QUESTO 66 Numa classe com 45 alunos, 28 gostam de matemtica e 18 Gostam de portugus. Desses alunos, 10 no gostam de matemtica nem portugus. Quantos gostam de ambas as matrias A) 11 B) 8 C) 9 D) 10 E) 12

14 www.pciconcursos.com.br

TECNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO

CARGO: ASSISTENTE EM ADMINISTRAO

QUESTO 67

QUESTO 70

O salrio de Antnio 90% do de Pedro . A 10 Um carro desenvolvendo a velocidade diferena entre os salrios de R$ 500,00 . O mdia de 100 Km/h sai de Ji-Paran com destino a Porto Velho; no mesmo momento, parte de salrio de Antnio : Porto Velho com destino a Ji-Paran outro carro desenvolvendo uma velocidade mdia de 110 A) R$ 5000,00 Km/h. A que distncia de Ji-Paran os dois B) R$ 5500,00 veculos se cruzaro sabendo que a distncia C) R$ 4000,00 entre as duas cidades de 360 Km? D) R$ 4500,00 E) R$ 3500,00 A) 167 Km B) 188,20 Km C) 171,42 Km D) 176,19 Km E) 180,00 Km QUESTO 68 Hoje, a diferena entre as idades de Roberto Carlos e Carlos Roberto de 15 anos. Qual ser a diferena entre as idades quando Roberto Carlos tiver o dobro da idade de Carlos Roberto? A) 15 anos B) 30 anos C) 45 anos D) 20 anos E) 25 anos QUESTO 69 Em um tanque de combustvel, durante 5 dias consecutivos, mediu-se a quantidade de combustvel existente, verificou-se que, em cada dia gastava-se a metade da quantidade do combustvel gasto no dia anterior. No 5 dia, que frao do combustvel existente inicialmente gasto foi: A) metade B) um sexto C) um oitavo D) um doze avos E) um vinte quatro avos QUESTO 71 Na compra de um aparelho obtive desconto de 15% por ter feito o pagamento vista. Pagou-se R$ 102,00 reais pelo aparelho, qual era seu o preo original? A) R$ 120,00 B) R$ 117,30 C) R$ 110,00 D) R$ 117,00 E) NDA QUESTO 72 Um obeso em regime perdeu, no primeiro ms, 5 kg e no segundo ms, 60% do que perdeu no ms anterior. Ao final do segundo ms estava com 80 kg. Qual o peso desta pessoa ao iniciar o regime? A) 88 kg B) 80 Kg C) 90 Kg D) 89 Kg E) 78 Kg

2009

15 www.pciconcursos.com.br

TECNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO

CARGO: ASSISTENTE EM ADMINISTRAO

QUESTO 73

QUESTO 75

Um terreno inclinado representado pelas paredes verticalizadas, conforme ilustra a figura abaixo, precisa ser nivelado para que se inicie uma construo. De acordo com as medidas dadas, calcule o volume de terra necessrio para este servio.

Quatro pares de casais de namorados divertem-se juntos em um baile. Os seus nomes so: Isabel, Joana, Maria, Ana, Henrique, Pedro, Luiz e Rogrio. A certa altura podemos constatar que: A esposa de Henrique no dana com o namorado, mas com o de Isabel; Pedro toca violino, acompanhado ao piano por Maria; Ana, no namorada de Pedro. Assim, a namora de Rogrio : A) nenhuma delas B) Isabel C) Maria D) Joana E) Ana

A) 20 m3 B) 600 m3 C) 200 m3 D) 300 m3 E) 30 m3 QUESTO 74 Carlos, Fernando e Bruno deram um passeio de bicicleta. Nesse passeio cada um andou na bicicleta dos amigos e leva o bon de um dos outros. O que levou o bon de Bruno andou na bicicleta de Fernando. Quem andou na bicicleta de Carlos? A) Fernando B) Bruno C) Carlos D) todos os amigos E) nenhum dos amigos

QUESTO 76 O desmatamento traz graves e inmeros problemas no sentido de preservar processos ecolgicos, abrigo e proteo da fauna e da flora nativas. Tentando minimizar esse fato, o governo exige que, no mnimo, sejam preservados 20% da rea total de qualquer propriedade rural. Para uma rea de 52.532 hectares, a reserva que atende a essa exigncia ser, em hectares. A) Menor que 10.000 B) Entre 10.000 e 15.000 C) Entre 1.000 e 1.500 D) Menor que 1.000 E) Nenhuma das respostas anteriores

2009

16 www.pciconcursos.com.br

TECNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO

CARGO: ASSISTENTE EM ADMINISTRAO

QUESTO 77

QUESTO 79

Uma carreta com 30 m de comprimento, a 36 km/h leva quanto tempo para cruzar totalmente a Certo escritor, certo dia, escreveu as 20 primeiras ponte sobre o Rio machado em Ji-Paran, cujo linhas de um livro. A partir desse dia, ele comprimento total de 260 m? escreveu, em cada dia, tantas linhas quantas havia escrito no dia anterior, mais 5 linhas. O livro tem A) 40 s 17 pginas, cada uma com exatamente 25 linhas. B) 30 s Em quantos dias esse escritor terminou de C) 29 s escrever o livro? D) 20 s E) 260 s A) 13 dias B) 17 dias C) 12 dias D) 10 dias E) 14 dias

QUESTO 78

QUESTO 80

Um aparelho de TV vendido nas lojas A e B, sendo que na loja B ele R$200,00 mais caro. Se a loja B oferecer um desconto de 10%, os preos ficaro iguais. Qual o preo da TV na loja B? A) R$2.000,00 B) R$1.800,00 C) R$1.000,00 D) R$3.000,00 E) R$2.200,00

Um pai tinha 30 anos quando seu filho nasceu. Se multiplicarmos as idades que possuem hoje, obtm-se um produto que 3 vezes o quadrado da idade do filho. Quais so suas idades? A) 16 anos e 48 anos B) 15 anos e 45 anos C) 14 anos e 42 anos D) 15 anos e 46 anos E) 17 anos e 51 anos

2009

17 www.pciconcursos.com.br

TECNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAO

You might also like