You are on page 1of 14

Centro Tecnolgico da ULBRA UNIDADE DE ENSINO CRISTO REDENTOR TRANSISTORES BIPOLARES Prof.

. Robinson INTRODUO: no final de 1947, uma das maiores invenes j realizadas pelo homem, revolucionaria completamente a eletrnica; o transistor bipolar de juno. Seus inventores, Dr. John Bardeen, Dr. William Schocley e Dr. Walter H. Brattain ganharam por esse trabalho, o prmio Nobel em 1956. ESTRUTURA E SIMBOLOGIA: o transistor bipolar de juno um dispositivo de trs terminais ligados a uma regio interna formada por um cristal de material semicondutor extrnseco, dividido em trs partes, com caractersticas construtivas e eltricas distintas, sendo duas de mesma polaridade P ou N e a outra de polaridade contrria, isto , o transistor bipolar pode ser do tipo PNP ou NPN. A estrutura de camadas apresentada ao lado. Pode ser verificado que este semicondutor possui trs camadas (podendo ser NPN ou PNP) e duas junes (J1 e J2) Os trs terminais de um transistor bipolar recebem o nome de emissor, base e coletor. A figura a seguir mostra a estrutura do transistor bipolar e seus smbolos. Do emissor so emitidos os portadores de corrente, eltrons ou lacunas, dependendo da polaridade do transistor, com o sentido de atingirem o coletor onde sero coletados, passando atravs da regio de base, que tem a funo de controlar o fluxo. Cada terminal possui uma caracterstica prpria. Emissor - regio maior nvel de dopagem do transistor. do emissor de onde partem os portadores de carga, em outras palavras, o emissor quem define o sentido da corrente, por isto ele possui uma flecha no seu terminal no smbolo do transistor. Base - regio mais estreita e com nvel mdio de dopagem. Comparada as outras regies, a base se parece como uma pelcula muito fina. Serve para fazer com que o transistor comece a funcionar.

Coletor - regio de maior rea e menos dopada do transistor. O coletor tem a maior rea, pois nessa regio onde h maior dissipao de energia por efeito Joule. Para transistores de maior potncia a regio de coletor est ligada a cpsula do transistor. ANALOGIA A DOIS DIODOS: podemos fazer uma analogia do transistor bipolar de juno com dois diodos, para entendermos alguns aspectos de seu funcionamento,porm no podemos construir nenhum transistor dessa maneira. A analogia baseada na estrutura do diodo de juno PN. Do terminal de base para os terminais de emissor ou coletor vemos um diodo PN. Essa analogia utilizada para o testes e identificao dos terminais do transistor bipolar de juno. TESTE DO TRANSISTOR: fazendo-se uma analogia com diodos, podemos testar um transistor bipolar e identificar seus terminais. Primeiramente identificamos a polaridade do transistor e o terminal de base e depois os terminais de coletor e emissor. A regio de emissor do transistor mais dopada do que a regio de coletor. Essa caracterstica utilizada para a identificao do emissor e do coletor, pois a tenso de conduo do emissor levemente superior a tenso de conduo do coletor.No exemplo a seguir o transistor BD135 testado com um multmetro digital.

importante apontar que nem todos os transistores podem ser testados desta forma. Os transistores Darlington podem indicar valores errneos. MODOS DE OPERAO DOS TRANSISTORES BIPOLARES: para um transistor bipolar operar num circuito necessrio que seja convenientemente polarizado. A polarizao consiste na fixao de tenses e correntes nos terminais do dispositivo, dentro de seus limites de operao e modo de funcionamento desejado. Existem quatro combinaes possveis de

polarizao do transistor bipolar de juno, porm somente trs so utilizadas. Vamos considerar na anlise um transistor NPN, porem o mesmo procedimento poderia ser aplicado a um transistor com polaridade complementar. Primeira situao de polarizao: os diodos equivalentes das junes emissor (BE) e base coletor(BC) so diretamente polarizados.

O circuito equivalente fazendo-se analogia com diodos para essa situao de polarizao mostrado na figura ao lado: Como os dois diodos BE e BC esto diretamente polarizados, ento conduziro muito bem. Considerando os diodos equivalentes como ideais, o circuito equivalente para essa situao apresentado abaixo. A essa situao de polarizao chamamos saturao e dizemos que o transistor est saturado quando a polarizao entre base e emissor e entre base e coletor direta. O transistor saturado corresponde a uma chave fechada entre coletor e emissor. Esta configurao utilizada para acionamento de cargas como se estivssemos utilizando chaves, como por exemplo, um interruptor para o controle do acendimento de uma lmpada, para isto, o transistor corresponde a situao de interruptor acionado (saturado) e a lmpada estaria acesa. Segunda situao de polarizao: os diodos equivalentes das junes base emissor (BE) e base coletor(BC) so reversamente polarizados.

O circuito equivalente fazendo-se analogia com diodos para essa situao de polarizao mostrado na figura ao lado. Em polarizao reversa, os diodos equivalentes no conduzem. A situao de polarizao equivalente aos diodos cortados, como mostra a figura abaixo.

A essa situao de polarizao chamamos corte e dizemos que o transistor est cortado quando a polarizao entre base e emissor e entre base e coletor reversa. O transistor cortado, ainda considerando o exemplo anterior do interruptor utilizado para acender ou apagar uma lmpada, corresponde a situao de chave aberta, isto , a lmpada permanecer apagada se o interruptor se mantiver nesta situao. A primeira e a segunda forma de polarizao utilizada em circuitos em que o transistor deva funcionar como uma chave. So chamados de circuitos de chaveamento. Podemos utilizar esta topologia para acionar motores, lmpadas, vlvulas, cilindros e etc. As fontes chaveadas tambm possuem transistores, ou componentes similares, funcionando no regime de corte e saturao. Terceira situao de polarizao: o diodo BE diretamente polarizado e o diodo BC reversamente polarizado.

O circuito equivalente fazendo-se analogia com diodo e fonte de corrente para essa situao de polarizao mostrado na figura ao lado. Uma vez que a polarizao do diodo BE direta ento, conduzir muito bem. Como a base uma regio estreita, as cargas emitidas no emissor, tero condies de chegar prxima a juno BC reversamente polarizada, sendo atradas pela barreira de potencial formado junto a juno, sendo coletadas no coletor, onde h a dissipao de energia por efeito Joule. Essa situao de operao conhecida como operao ativa do transistor bipolar de juno, pois o transistor funciona como uma fonte de corrente na malha de coletor onde a corrente passa a ser igual a Ic = . Ie. O efeito de transferncia da corrente entre as duas malhas, base emissor e base coletor chamado efeito transistor. A figura a seguir mostra a analogia com diodos do transistor NPN e o circuito equivalente com o transistor polarizado na regioativa ou linear de operao.

Os circuitos que utilizam transistores operando na regio ativa so chamados de circuitos lineares. Um exemplo destes circuitos so os amplificadores de udio, fontes de alimentao do laboratrio de eletrnica e a fonte desenvolvida nesta disciplina. O transistor utilizado para controlar uma determinada tenso ou corrente de um circuito. O transistor poder estar ligado em srie ou em paralelo, depende apenas da topologia do circuito. CURVA CARACTERSTICA: para uma melhor compreenso das situaes de polarizao de um transistor importante analisar a curva caracterstica do transistor. Esta curva indica a

tenso entre coletor e emissor versus a corrente que circula pelo emissor. Abaixo apresentada a curva caracterstica de um transistor qualquer.

Caractersticas dos pontos importantes da curva caracterstica de um transistor: Vce = Vcmximo Corte: Ic = 0 Ptransistor = 0 W(P = Vce.Ic) Vce = 0 Saturao: Ic = Icmximo Ptransistor = 0 W (P = Vce.Ic) Vce 0 Linear: Ic 0 Ptransistor 0 W (P = Vce.Ic) TRANSISTOR COMO AMPLIFICADOR DE CORRENTE:

Introduo: a corrente de base uma pequena parcela da corrente de emissor, enquanto a corrente de coletor consiste na sua maior parcela. A figura abaixo apresenta a representao das correntes eltricas em um transistor. A corrente de base controla a corrente de coletor, temos que pequenas variaes na corrente de base provocam grandes variaes na corrente de coletor. Isso significa que o transistor na regio ativa essencialmente um amplificador de corrente. Por isso, o transistor substituiu as vlvulas do incio do sculo XX, tornando mais compacto e confiveis os equipamentos eletrnicos que necessitam de um amplificador. Os equipamentos que utilizam transistores operando como amplificadores so chamados de circuitos lineares, devido a relao linear entre corrente de base e corrente de coletor. Existe uma gama muito grande de dispositivos e equipamentos que utilizam o transistor operando na regio ativa, por exemplo: fontes lineares e amplificadores. Anlise do transistor em corrente contnua Ganho de corrente entre coletor e base- No transistor, a relao entre IC e IB denominada ganho de corrente CC, sendo representado por . Portanto:

O valor de varia conforme cad a tipo de transistor e de suas condies de operao (correte, tenso e temperatura). Existem transistores com desde 10 at 1000. Ganho de corrente entre coletor e emissor - A corrente entre coletor e emissor praticamente igual, diferindo apenas pela diferena da corrente de base, a qual muito pequena. Dizemos que a relao entre corrente de coletor e a corrente de emissor igual a (ganho de corrente entre coletor e emissor).

Considerando as seguintes expresses:

Equao 1

Equao 2 Utilizando a Equao 1 para obter uma relao de IE por IC na segunda equao, teremos:

Utilizando a Equao 1 para obter uma relao de IE por IB na segunda equao, teremos:

Estas relaes so importantes para determinao das relaes entre as correntes e ganhos de um transistor, dados importantes para determinao do ponto de operao e desenvolvimento de projetos transistorizados.

IMPORTANTE
Transistor como fonte de corrente: as fontes de corrente transistorizadas so utilizadas para obter-se uma corrente estabilizada (fixa), mesmo quando alteramos Vcc, ou, ainda, as caractersticas da carga. Por exemplo, suponhamos que seja utilizado um transistor operando como chave para controlar a luminosidade de um LED. Seu brilho estaria sujeito as variaes de Vcc. A curva caracterstica de operao do transistor, bem como a topologia apresentado na figura a seguir: Podemos verificar que se o valor de Vcc alterar, a corrente Ic tambm ir alterar, de forma similar a Vcc. Este tipo de operao, considerando circuitos mais importantes, ao invs do que o simples brilho de um LED, podem ocasionar falhas ou funcionamento inadequado, portanto, no devem ser utilizados, a menos que desejados como simples chaves. Ao contrrio, podemos utilizar uma outra topologia, conforme apresentado na figura abaixo:

Extraindo a equao da malha da base, teremos:

Isolando a corrente de coletor, teremos:

Extraindo a equao da malha do coletor, teremos:

Considerando que Ic Ie, teremos:

EXEMPLO: o circuito indicado abaixo parte de um projeto produzido em grau industrial. O LED pode ter uma queda de tenso entre 1,5 e 2,5 volts. Desenhe a linha de carga e os pontos quiescente para os limites de tenso inferior e superior do LED. Determinando a corrente Ie: Analisando a malha da base, teremos: Vbb = Vbe + Ie . Re 2V = 0,7V + Ie . 100 Ie = 2V 0,7V 100 Ie = 13 mA Analisando a malha de coletor, teremos:

Vcc = Vled + Vce + Ie . Re Determinando os pontos quiescentes de operao do transistor:

1: considerando Vled = 1,5V Vcc = Vled + Vce + Ie . Re Como Ie = 13 mA, teremos: 5V = 1,5 + Vce + 13.10-3 . 100 Vce = 2,2V Portanto, teremos o ponto Q em: Q Ic = 13 mA Vce = 2,2 V Traando a reta de carga: Saturao: Vce = 0V para achar Ic Vcc = Vled + Vce + Ie . Re 5V = 1,5 + 0V + Ie .100 Considerando Ie = Ic, teremos: Ic = (5V 1,5V) / 100 Ic = 35 mA Corte: Ic = 0V para achar Vce Vcc = Vled + Vce + Ie . Re 5V = 1,5 + Vce + Ie . 100 Considerando Ie = Ic, teremos:

5V = 1,5 + Vce + Ic . 100 5V = 1,5 + Vce Vce = 3,5 V Apresentando a reta de carga, teremos:

2: considerando Vled = 2,5V Vcc = Vled + Vce + Ie . Re Como Ie = 13 mA, teremos: 5V = 2,5 + Vce + 13.10-3 . 100 Vce = 1,2V Portanto, teremos o ponto Q em: Q Ic = 13 mA Vce = 1,2 V Traando a reta de carga: Saturao: Vce = 0V para achar Ic Vcc = Vled + Vce + Ie . Re 5V = 2,5 + 0V + Ie .100

Considerando Ie = Ic, teremos: Ic = (5V 2,5V) / 100 Ic = 25 mA Corte: Ic = 0V para achar Vce Vcc = Vled + Vce + Ie . Re 5V = 2,5 + Vce + Ie . 100 Considerando Ie = Ic, teremos: 5V = 2,5 + Vce + Ic . 100 5V = 2,5 + Vce Vce = 2,5 V

Colocando as duas curves em um nico grfico, teremos:

CONCLUSO: como podemos verificar o transistor alterou o valor da tenso Vce para manter estabilizada a corrente Ic do LED. Portando, mesmo com variaes de tenso na carga, a corrente da mesma ser constante.

You might also like