You are on page 1of 4

05/04/2012

OS SENTIDOS DO CORPO E DA INTERNAO HOSPITALAR.

Conforme Zanini, etimologicamente, a palavra hospital deveriva do latim hospitali, adjetivo proveniente de hopes = hspede, viajante, que tambm significa o que d agasalho.

Professora: Fernanda Carneiro. 2012

Constituio Histrica do Imaginrio Moderno.

Foucault afirma que, antes do sculo XVIII, os hospitais eram espaos de assistncia aos pobres, separao e de excluso de pessoas perigosas para a sociedade. Tratava-se de lugares para morrer. E eram gerenciados por congregaes religiosas, cujo objetivo era resgatar as almas das pessoas que ali estavam.

At a idade mdia, o corpo era considerado como um sinal de pecado e degradao e, ao mesmo tempo, sagrado, por ter sido criado a partir da inspirao divina, que o tornava intocvel. Dessa forma, o hospital tinha a finalidade religiosa e assistencial de abrigar e de atender s necessidades da alma, e no do corpo, no se configurando como local de cura.

Segundo Aranha e Martins, no renascimento, o corpo passa a ser um objeto de estudo e interveno e, consequentemente, como objeto da cincia, conforme entendido na sociedade atual. Com o renascimento, a anatomia, por meio da dissecao, emergiu como uma forma de conhecimento do corpo humano e veio, assim, contribuir para a construo de um imaginrio dentro de uma lgica mecanicista de organizao e funcionamento.

CORPO- MQUINA: Em decorrncia desse princpio mecanicista, existe a formulao de uma imagem do corpo humano como um relgio, mxima da tecnologia renascentista, segundo a qual, para o bom funcionamento do corpo como um todo, necessrio o bom funcionamento das partes numa feliz engrenagem. O nascimento dessa concepo de corpo- mquina colocou-se a servio da beleza, da funcionalidade, do bem estar, da produo, ou seja, o corpo no , ele deve ser ou deve estar para, como uma mquina perfeita.

A DESCOBERTA DO MUNDO E DO HOMEM.

05/04/2012

CORPO NATURAL: A medicina clssica ( sculos XVII e XVIII) representava a doena como um mal que se apossava do corpo humano e devia ser combatido. Assim, a anatomia e a patologia clnica se firmaram como cincias capazes de projetar a interveno contra esse mal. A doena deixou de ser entendida como um ser para ser entendida como um estado de desvio da norma estabelecida pela observao ( clnica e laboratorial), portanto detectada pela experincia, transformando- se em patologia. No porque caiu doente que o homem morre; fundamentalmente porque morre que o homem adoece.

Do final do sculo XVIII para o incio do sculo XIX, a ao mdica tomou o sentido de uma guerra contra as enfermidades, contra as patologias. Nesse momento estruturam- se vrias formas de interveno, objetivando, primordialmente, um determinado padro de normalidade orgnica, incidindo, para tanto, no patolgico.

A construo do imaginrio sobre o corpo humano baseou-se na afirmao cientfica e social das concepes de organismo, normal e patolgico. Na medica que o corpo passou a ser compreendido como a sede das doenas e estas como patologias, ele deixou de ser representado apenas como uma mquina, tornando- se tambm um organismo: vital e temporal. Constituiu-se, desse modo, um entendimento do social como organismo, como um ser vivo, tendo por base a passagem do estado patolgico para o estado normal.

O corpo deixou de ser uma montagem de partes separadas, ligadas por relaes de causa e efeitos, comeando a ser compreendido como uma totalidade possuidora de funes e finalidades prprias. Construiu-se, assim, a ideia de um corpo capaz de realizar a mais importante das funes: a adaptao ao meio e a reproduo, isto , funes de sobrevivncia, como define Chaui.

Portanto, a partir da segunda metade do sculo XIX, o corpo normal passou a ser perseguido, e esse conceito ficou diretamente vinculado aos processos de organizao de normas disciplinares sobre os sujeitos, visando nova meta social: PRODUO. No sculo XX, o corpo humano devia ser transformado em corpoobjeto e corpo- instrumento, na medida em que se tornava, cada vez mais, um espao privilegiado para o exerccio do poder na sociedade industrial. Assim sendo possvel transformar o corpo do trabalhador em um corpo produtivo, submisso e alienado ao trabalho.

05/04/2012

TERAPEUTAS OCUPACIONAIS

O corpo hospitalizado era um corpo improdutivo, desqualificado. Do ponto de vista da individualidade do sujeito hospitalizado, esse imaginrio, colocado sobre os valores negativos que a doena tinha em nossa sociedade, tornou- o impotente diante de si, de seu corpo e sua histria e dos outros.

Como uma interveno hospitalar pode alcanar o mximo sucesso possvel se for desvinculada do contexto no qual ela se d?

Como tratar de clientes alienados do processo a que so submetidos?

Como promover sade sem contar com todos os participantes na mesma sintonia?

A interveno teraputica ocupacional em um hospital deve, antes de mais nada, considerar o nvel de informao que permeia as relaes entre os participantes e, imediatamente , promover aes que melhorem ao mximo a comunicao entre cliente, famlia e equipe.

Qualquer outra ao teraputica ocupacional que no tenha priorizado tais condies, colaboram para a manuteno do quadro de desinstalao, ansiedade, alienao e estresse ao qual o indivduo submetido ao ser hospitalizado.

Dessa forma, o Terapeuta Ocupacional estar instrumentalizando seu cliente e sua famlia para o resgate da sua autonomia e independncia e dando- lhe oportunidades de escolha e de tomadas de decises.

No hospital, o sujeito depara- se com p fato de que se corpo est em dficit, de que suas possibilidades esto diminudas e, consequentemente, de que sua vida est fugindo ao controle, o que faz com que ele fique dominado pelo medo e pelos sentimentos de incapacidade e de tristeza.

O corpo nada mais do que o receptculo das emoes humanas. Ele tem mecanismos os mais sofisticados, alm de certa autonomia, a qual, entretanto, invariavelmente depende do desejo do sujeito que ocupa esse corpo. No existe corpo sem desejo.

A fragilidade , representada pela falncia do corpo, vai sendo minimizada medida que devolvida ao cliente a sua autonomia , de modo a aumentar progressivamente seu sentimento de potncia: controle sobre si, sobre sua histria, seus desejos e seu corpo.

05/04/2012

OS SENTIDOS DO CORPO E DA INTERNAO HOSPITALAR.


A experincia emocional e corporal vivida pelo cliente no contexto hospitalar est, portanto, no s relacionada ao motivo da internao, mas intrinsecamente vinculada experincia vivida dentro do hospital.

Cotidiano Hospitalar
Incmodo por depender fisicamente de outras pessoas. Sentimento de solido e de abandono. Sentimentos de incapacidade de governar a prpria vida. Sentimento de invaso de privacidade e de autonomia. Aparncia das instalaes, qualidade da alimentao e tipos de roupas utilizadas e como so trocadas. Alm das preocupaes com as despesas.
Esses fatores permeiam o processo teraputico do ponto de vista do paciente e da equipe hospitalar.

OBRIGADA!

O imaginrio social atual sobre o hospital e sobre o corpo doente est permeado de conceitos constitudos historicamente: o corpo doente improdutivo e deve ser resgatado rapidamente para a volta ao trabalho; o hospital assusta a todos, pois a doena sempre relacionada morte; a doena externa ao sujeito, faz parte do contexto da patologia, que deve ser cerceada e eliminada; o doente deve ser submeter passivamente aos procedimentos mdicos e rotina hospitalar; o hospital um local que deve ser purificado, o doente, isolado, sem contato com os outros aspectos da vida que no tm a ver com a doena.

You might also like