You are on page 1of 16

Plantando Sementes de Salvao

Eis que o semeador saiu a semear...


(Mateus 13.3)

Sumrio

Princpios Naturais de Colheita .................................................... Sementes de Salvao .................................................................. Referncias Bibliogrficas ............................................................

3 8 16

PRINCPIOS NATURAIS DE COLHEITA


Escutai vs, pois, a parbola do semeador. Ouvindo algum a palavra do reino, e no a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu corao; este o que foi semeado ao p do caminho. O que foi semeado em pedregais o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; mas no tem raiz em si mesmo, antes de pouca durao; e, chegada a angstia e a perseguio, por causa da palavra, logo se ofende; e o que foi semeado entre espinhos o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a seduo das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutfera; mas, o que foi semeado em boa terra o que ouve e compreende a palavra; e d fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta (Mateus 13.1823). O processo natural de semeadura e colheita envolve preparar a terra, plantar, irrigar e, por fim, colher. A Palavra de Deus nos revela princpios naturais de colheita que so paralelos de verdades espirituais. Vamos meditar em alguns deles:

1. Toda planta capaz de se reproduzir.


No mundo natural, quando Deus criou a terra, Ele fez cada planta capaz de reproduzir a si mesma (Gnesis 1.11). Assim tambm, todo cristo tem o potencial de ser espiritualmente reprodutivo. No preciso compreender a teologia por trs do crescimento e desenvolvimento da semente da Palavra de Deus nos coraes humanos. Basta nos tornarmos participantes do ciclo de colheita espiritual.
E dizia: O reino de Deus assim como se um homem lanasse semente terra. E dormisse, e se levantasse de noite ou de dia, e a semente brotasse e crescesse, no sabendo ele como. Porque a terra por si mesma frutifica, primeiro a erva, depois a espiga, por ltimo o gro cheio na espiga. E, quando j o fruto se mostra, mete-se-lhe logo a foice, porque est chegada a ceifa (Marcos 4.2629).

2. Para obter uma colheita preciso semear.


No mundo natural, devemos plantar a semente para colher o gro. No mundo espiritual tambm preciso semear para colher. Deus nos prov recursos naturais e espirituais para semear:
Ora, aquele que d a semente ao que semeia, tambm vos d po para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justia (2 Corntios 9.10).

Deus multiplica nossos talentos e habilidades naturais com o propsito de nos tornar reprodutivos. Ele multiplica nossos recursos financeiros a fim de podermos investir em sua obra. No para que acumulemos grandes fortunas. O propsito reinvestir as bnos em seu Reino.

3. A colheita no acontece na mesma poca da semeadura.


No princpio, Deus estabeleceu as estaes:
Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e vero e inverno, e dia e noite, no cessaro (Gnesis 8.22).

Muitos recebem uma viso de colheita espiritual, mas ficam desencorajados por no compreender este princpio. H tempo de semear, mas ento devemos esperar que a semente da Palavra germine nos coraes. H um tempo de cultivar pacientemente, mas no iremos colher na mesma estao do plantio. O Salmo 1 fala desse processo em nossas vidas:
Ele como rvore plantada junto a corrente de guas, que, no devido tempo, d o seu fruto... (Salmo 1.3).

No processo de semeadura no vamos colher nada de imediato, pois j sabemos que para tudo h um tempo. A semente de abacate, por exemplo, leva por volta de 10 dias para nascer, mas s possvel colher o abacate depois de uns 7 a 10 anos! Isso faz do princpio de tempo uma chave importante para a colheita. Devemos esperar pacientemente durante o tempo de crescimento e desenvolvimento. Mas tambm devemos reconhecer quando tempo de colheita e agir (Marcos 4.29).
H... tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou (Eclesiastes 3.2).

4. Devemos semear a despeito das circunstncias.


Aqueles que se preocupam com as circunstncias nunca se tornaro parte da viso da colheita. As circunstncias os derrotaro assim como um fazendeiro que negligencia seus campos por causa do frio, vento ou nuvens:
Quem somente observa o vento nunca semear, e o que olha para as nuvens nunca segar (Eclesiastes 11. 4). Os que semeiam em lgrimas segaro com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltar, sem dvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos (Salmo 126.5, 6).

Bem-aventurados vs, os que semeais junto a todas as guas e dais liberdade ao p do boi e do jumento (Isaas 32.20).

Devemos semear junto a todas as guas, isto , todas as circunstncias da vida. Mesmo quando rios de circunstncias difceis inundam as margens de nossas vidas, devemos continuar semeando. Deus nos prometeu uma colheita abundante!

5. A colheita ser na mesma proporo do que for plantado.


E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco tambm ceifar; e o que semeia em abundncia, em abundncia ceifar (2 Corntios 9.6). Pela manh semeia a tua semente, e tarde no retires a tua mo, porque tu no sabes qual prosperar, se esta, se aquela, ou se ambas sero igualmente boas (Eclesiastes 11.6).

Este princpio se aplica a todas as reas da nossa vida espiritual. Se semearmos pouco de nosso tempo, talentos e finanas para a obra de Deus, ento nossa colheita ser pequena. Se semearmos generosamente, vamos colher abundantemente. Em Joo 15, Jesus descreve diferentes nveis de produtividade na colheita espiritual. Podemos produzir:
Fruto Mais fruto Muito fruto Fruto permanente 15.2 15.2 15.5 15.16

A vontade de Deus que demos muito fruto e que seja permanente.

6. Podemos semear onde no colheremos e colher onde no semeamos.


Certo homem plantou uma macadmia no quintal de sua casa. O jardineiro instalou um sistema de irrigao e, com o tempo, ela se tornou uma rvore grande e saudvel que produzia muitas nozes deliciosas. O homem acabou vendendo a casa para um amigo, e este comeou a colher todas aquelas nozes saborosas! Ele havia plantado, o jardineiro havia regado e, por fim, o amigo desfrutava a colheita. Em geral, o mesmo processo ocorre na colheita espiritual. s vezes, a mesma pessoa faz tudo planta, rega, e colhe. Mas normalmente, tal como aconteceu com aquela rvore, muitas pessoas esto envolvidas na converso de uma pessoa.

Encontramos Jesus ensinando isso a seus discpulos no EVANGELHO DE JOO:


No dizeis vs que ainda h quatro meses at que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que j esto brancas para a ceifa. E o que ceifa recebe galardo, e ajunta fruto para a vida eterna; para que, assim o que semeia como o que ceifa, ambos se regozijem. Porque nisto verdadeiro o ditado, que um o que semeia, e outro o que ceifa. Eu vos enviei a ceifar onde vs no trabalhastes; outros trabalharam, e vs entrastes no seu trabalho (Joo 4.3538).

Paulo tambm falou sobre esta verdade em 1 Corntios 3.69:


Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Por isso, nem o que planta alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que d o crescimento. Ora, o que planta e o que rega so um; mas cada um receber o seu galardo segundo o seu trabalho. Porque ns somos cooperadores de Deus; vs sois lavoura de Deus e edifcio de Deus.

7. A fim de colher devemos ser fiis.


E no nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se no desfalecermos (Glatas 6.9). Sede, pois, irmos, pacientes, at a vinda do Senhor. Eis que o lavrador aguarda com pacincia o precioso fruto da terra, at receber as primeiras e as ltimas chuvas (Tiago 5.7).

Se formos fiis, Deus promete que ceifaremos. No devemos nos cansar ou esmorecer na terra que Ele nos deu para lavrar.

8. Cada semente produz de acordo com a sua espcie.


No vos enganeis: de Deus no se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso tambm ceifar (Glatas 6.7).

Voc certamente j ouviu a frase acima. No primeiro captulo de Gnesis encontramos vrias vezes a expresso conforme a sua espcie (1.12, 21, 24, 25). E assim que acontece: a semente de um limo far nascer um limoeiro; a semente de uma baleia ir gerar uma baleia; a semente de um pecador ir gerar outro pecador (Salmo 51.5). So dois elementos principais: semente e espcie. Portanto, mudar a espcie da semente ir mudar a espcie da colheita!

Deus estabeleceu uma lei natural pela qual toda reproduo na terra vem pelo plantar de uma semente. A vida est na semente. Na semente de um limo se esconde um limoeiro. Mas, a fim de germinar, ela precisa entrar em contato com a terra onde a chuva caiu. Quando a semente entra em contato com a terra molhada, o limoeiro nasce. Jesus afirmou a Nicodemos (um homem extremamente religioso): Aquele que no nascer de novo, no pode ver o reino de Deus (Joo 3.3). ( como se Ele estivesse dizendo: Nicodemos, voc tem uma religio... mas no tem salvao!) Em seguida, Jesus explica que nascer de novo nascer da gua e do Esprito (v. 5), pois, o que nascido da carne carne, e o que nascido do Esprito esprito (v. 6). Logo, para que a salvao acontea na vida de uma pessoa so necessrios dois elementos: a gua e o Esprito. Sabemos que, na Bblia, a gua um smbolo da Palavra de Deus (Efsios 5.26). E, levando em conta o que Jesus ensinou na parbola do semeador quando disse a semente a palavra de Deus (Lucas 8.11), podemos concluir que para que o processo de salvao tenha incio na vida de algum, uma semente de salvao precisa ser plantada no corao dessa pessoa a fim de que o Esprito Santo possa reg-la e fazer brotar a vida de Deus. Isso resultar no novo nascimento aquele que vem do alto pois no procede do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus (Joo 1.13). Em suma; se ansiamos por ver muitas vidas se rendendo ao Senhor uma colheita de salvao , devemos plantar sementes de salvao e orar com perseverana para que o Esprito de Deus as cultive!

SEMENTES DE SALVAO
(Mark Cahill) Vamos supor que voc coloque terra e fertilizante em um vaso, adiciona gua e o coloca ao sol. Ento ora para que a flor cresa. Ser que vai crescer? No, no vai. Por qu? Voc no plantou a semente. Depois de plantar a semente, ento a flor pode crescer. Embora Deus possa fazer milagres e fazer uma flor crescer sem a necessidade de uma semente, Ele estabeleceu um tempo de semeadura e um tempo de colheita. Em 1 Corntios 3.6, 7, Paulo nos faz lembrar a importncia das sementes. Algum precisa semear antes que Deus d o crescimento. Deus ouve nossas oraes quando pedimos a salvao de um amigo, mas acredito que muitas vezes Ele espera que plantemos a semente na vida da pessoa. Se apenas falssemos com ela acerca de Cristo e depois orssemos por ela, Deus teria uma semente para fazer crescer.

1. Faa-os parar para pensar na eternidade.


Dwight Moody, o grande pregador, dizia que se pudesse fazer uma pessoa pensar sobre a eternidade por cinco minutos, poderia gui-la a Cristo. Um dos maiores truques do inimigo este: ele faz as pessoas focarem em seus estudos, carreira, famlia, aposentadoria, contas bancrias etc. impedindo-os de pensar na eternidade. Quando conversamos com as pessoas, como podemos ajud-las a comear a pensar em assuntos eternos? a. Exemplo da lpide: Pelo menos trs informaes bsicas podem ser encontradas em qualquer lpide: o nome da pessoa, a data de nascimento, e a data do bito. Podemos dizer ento: Tenho certeza que voc estar morto por muito mais tempo do que estar vivo... No deveramos estar buscando a resposta do que h do outro lado em vez de ficar correndo atrs de coisas terrenas que so temporais, j que estaremos ali muito mais tempo do que estaremos sobre a terra?... Eternidade significa muito tempo... Assegure-se de ter a resposta certa!. b. Dentro de 150 anos...: Dentro de 150 anos, que valor ter voc ter ganhado um milho de dlares, dirigido um Mercedes Benz, terminado uma faculdade...? muito importante ajudar as pessoas perceberem que as coisas eternas e no as temporais so o que realmente importa. J 16.22 diz: Porque decorridos poucos anos, eu seguirei o caminho por onde no tornarei.

c. Em cada dez pessoas, dez morrem... Percebe que a probabilidade de voc morrer de 100%?... E que passar mais tempo morto do que vivo? d. Voc tem certeza que se levantar da cama amanh cedo? No deveria por a cabea no travesseiro a menos que soubesse onde passar a eternidade... Certa vez disse isso a alguns jovens com quem conversei. Trs meses depois, encontrei um deles que me reconheceu e disse: ...penso nesta pergunta toda vez que me levanto da cama!. O primeiro pensamento dele pela manh era onde estaria se no tivesse despertado. Deus estava trabalhando no corao dele. Alguns dias depois, enquanto orava e me pergunta como aquele jovem podia lembrar-se do que lhe dissera trs meses atrs, Deus falou ao meu corao numa voz muito suave: Quando voc planta uma semente, eu fao algo com ela! Nosso Deus to fiel que toma as pequenas sementes que plantamos e as faz crescer (1 Co 3.7). Continue plantando essas sementes! e. Com toda a sinceridade... me importa muito onde voc vai passar a eternidade... Se voc puder olhar nos olhos de uma pessoa e dizer isso com sinceridade, ter um impacto muito forte. Muitas pessoas se interessam pelos outros num sentido temporal, mas muitos poucos se interessam num sentido eterno. Quando voc demonstra a uma pessoa que est interessado em seu bemestar espiritual, ela o ouvir falar de verdades espirituais com prazer.

2. Uma boa conversa.


Ao compartilhar sua f em Cristo, preciso tocar em trs assuntos: o pecado, o arrependimento e a cruz. Se no explicamos o pecado, as pessoas no compreendem a necessidade que tm de um Salvador. Falar de Jesus sem discutir o tema do pecado pode fazer as pessoas olharem para Ele como outra figura religiosa, como Maom ou Buda. Elas no sabero por que Jesus a nica resposta ou por que precisam dEle.1 Romanos 3.19, 20 nos ensina claramente: Ora, ns sabemos que tudo o que a lei diz, aos que esto debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenvel diante de Deus. Por isso nenhuma carne ser justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado. Como podemos ver, a Lei muito importante: ela no apenas fechar a boca de muitos (impedindo que tentem justificar a si mesmos), mas mostrar a eles que so culpados diante de Deus. Contudo, a Lei tambm tem outro propsito o de nos conduzir a Cristo.
Em seu livro: EVANGELISMO, UMA COISA QUE VOC NO PODE FAZER NO CU (Shedd Publicaes), Mark Cahill explica em detalhes como fazer isso. Ele ensina sobre o papel da Lei de Deus (especificamente os Dez Mandamentos) no processo de converso da alma.
1

Glatas 3.24 explica isso: Assim, a lei foi o nosso tutor at Cristo, para que fssemos justificados pela f. Este o principal propsito da Lei: levar-nos diretamente para o Salvador. As pessoas procuram se justificar por meio de suas obras, mas a Lei nos guia a Cristo, para que sejamos justificados pela f, e no pelas obras. A Lei ajuda os pecadores a enxergar seu pecado diante de um Deus justo e santo, e isso criar neles um desejo por algo que possa tirar seus pecados. Eles desejaro Jesus e seu sangue purificador. Ento, quando fizermos a transio para o arrependimento e a cruz, isso ter sentido para eles. Precisamos ter certeza de compartilhar Jesus com as pessoas depois que elas reconhecerem sua necessidade dEle. Somente depois disso que o sangue derramado faz sentido para elas.

3. A palavra escrita e outros meios.


Folhetos e outros tipos de literatura so uma forma efetiva para que as pessoas possam conhecer as Escrituras, e com frequncia so usados por Deus para promover no corao delas um desejo de continuar lendo sua Palavra. uma forma maravilhosa de plantar a semente do Evangelho! Entregar folhetos tambm uma forma muito simples de comear a testemunhar. Pessoas tmidas podem comear a distribuir folhetos e depois avanar para a apresentao verbal do Evangelho, medida que irem ganhando confiana. Isaas 55.11 diz: Assim ser a minha palavra, que sair da minha boca; ela no voltar para mim vazia, antes far o que me apraz, e prosperar naquilo para que a enviei. Todo o ministrio de distribuio de Novos Testamentos dos GIDEES INTERNACIONAIS fundamentado neste texto e os testemunhos de converses pelo mundo todo so incontveis! (Visite www.gideoes.org.br.) Quer voc acredite ou no, 89% dos cristos nunca entregaram um folheto sequer! Temos todas as informaes necessrias para que as pessoas tomem uma deciso por Jesus, ento precisamos compartilhar isso com elas verbalmente, ou atravs de algo com que possamos presente-las! Tudo aquilo que gostaramos de compartilhar, mas que muitas vezes no nos possvel por diversos motivos (interrupes, falta de tempo, falta de preparo, etc.), pode ser compartilhado nas pginas de um livreto, por exemplo. Toda literatura fala s pessoas de maneira individual, quando elas esto prontas para receber a mensagem, pois ningum ler nada contra sua vontade. E, lembre-se: cada semente plantada se torna um motivo de orao especial!

10

FOLHETOS
www.destinofinal.com.br www.chamada.com.br

A Ponte Para a Vida Eterna http://www.editorabatistaregular.com.br/produtos.asp ?codigo=300


(Alm de oferecer uma apresentao simples e concisa do Evangelho, este folheto contm ilustraes claras, sendo muito til para pessoas com pouca ou nenhuma leitura.)

LIVRETOS
Verso online gratuita: Verso impressa:

www.destinofinal.com.br www.chamada.com.br

Verso online gratuita:

www.ajesus.com.br
Verso impressa:

www.chamada.com.br

11

http://markcahillministries.com/xlate/One_Second_Po rtuguese.pdf
Um Segundo Depois Que Voc... Morre
Mark Cahill

http://markcahillministries.com/xlate/TheMostImporta ntQuestion_PT_BRZ.pdf

Delcio Meireles, Voc Precisa Nascer de Novo, Impacto Publicaes.

12

LIVROS
Billy Graham, Como Nascer de Novo, Editora Betnia.

John Piper, Finalmente Vivos, Editora Fiel.

Norman Geisler e Frank Turek, No Tenho F Suficiente Para Ser Ateu, Editora Vida.

13

LEITURA E ESTUDO DA BBLIA


Estudo bblico gratuito disponibilizado pela Editora Elim: www.editoraelim.com.br
(Incentive as pessoas a lerem a Bblia, indicando o EVANGELHO DE JOO como o melhor ponto de partida para isso...)

EVANGELISMO ATRAVS DA INTERNET


Seja um missionrio on-line. Inscreva-se em: http://www.gmoinscricoes. com.br/

FILMES
O CAMINHO PARA A ETERNIDADE.

DEIXADOS PARA TRS I, II E III.

14

TREINAMENTO EM EVANGELISMO
Mark Cahill, Evangelismo, Uma Coisa Que Voc No Pode Fazer No Cu, Shedd Publicaes.

OFERTANDO
Torne-se um plantador do ministrio Gidees Internacionais: www.gideoes.org.br

15

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
Mark Cahill. EVANGELISMO, UMA COISA QUE VOC NO PODE FAZER NO CU. Shedd Publicaes, 2003. Instituto Bblico Tempo da Colheita. ESTRATGIAS DA COLHEITA ESPIRITUAL, 2000. Valnice Milhomens. A PALAVRA TRANSFORMA O CAOS: www.insejec.com.br. As citaes bblicas so da verso ACF, da Sociedade Bblica Trinitariana do Brasil, 1994/1995/2007.

16

You might also like