You are on page 1of 24

R GERAO 2014

o designer como motor de transformao

O QUE UM R DESIGN?
O R Design (Encontro Regional de Estudantes de Design) um encontro anual e itinerante de cunho cientfico, poltico e cultural. Sem fins lucrativos, o R Design visa a integrao acadmica e a valorizao da atividade do Designer, reunindo estudantes, professores, pesquisadores, profissionais e empresas. A iniciativa teve incio em 2002 e desde ento vem ocorrendo em todas as regies do pas, valorizando as particularidades de cada local. Cada encontro acontece em um eixo geogrfico diferente; neste caso, sediaremos o regional do eixo RJ/ES. Na linha do tempo abaixo mostramos os eventos regionais do eixo RJ\ES.

2007 2005 2006


Vitria - ES Campos - RJ Ecos do Sistema O impulso igual a resultante do movimento Rio de Janeiro - RJ J R!

2008
Vila Velha - ES Aqui, voc sabia?

2009
Campos - RJ Venha vender esse peixe!

2-3

2014
Rio de Janeiro - RJ R Gerao: O Designer como Motor de Transformao

2013 2012
Niteri - RJ Eu, voc e algum que a gente conhece! Vitria - ES Voc o que voc come! Campos dos Goytacazes - RJ R Evoluo

2011 2010
Rio de Janeiro - RJ Aprender fazendo

CENRIO DO DESIGN NO RIO DE JANEIRO

O Rio de Janeiro um dos beros do Design brasileiro. Aqui existem mais de 300 escritrios de Design atuantes nas mais diversas reas, alm de 21 instituies que ministram cursos de Design (Tecnlogo e Superior - Bacharelado). Com isso, apenas no Rio de Janeiro temos uma mdia de mais de 1700 estudantes da rea, o que nos leva a enxergar o potencial da profisso no cenrio atual da cidade e seu crescimento. No Rio de Janeiro foi fundada a primeira escola superior de design, a Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI), em 1963. A fundao da ESDI foi o marco inicial da profissionalizao do design no Brasil, juntamente com a criao do escritrio pioneiro de Design, PDVI, em 1960 por Aloisio Magalhes, entre outros smbolos de referncia no estado. Atualmente nossa cidade palco de diversos eventos na rea, como: Insert, Anima Mundi, Fashion Rio, Senai Moda Design, CRio 2012, Rio Design Indstria, Art Rio,entre outros.

esse turbilho cultural que acreditamos ser a perspectiva ideal para a realizao do R Design 2014.

4-5

Dentro deste universo de encontros e eventos de design sediados no Rio que nos deparamos com o legado deixado pelo ltimo encontro nacional ocorrido na mesma, o N DESIGN RIO 021 - AONDE VOC PENSA QUE VAI?. O 21 Encontro Nacional de Estudantes de Design, ocorrido em 2011, tinha como objetivo orientar os encontristas em relao ao seu papel na universidade e sua entrada no mercado de trabalho (alm de apresentar as ferramentas que este tipo de encontro proporciona aos mesmos). Ao lanar questionamentos como aonde, por qu, quando e como, este evento conseguiu traar novas trajetrias e perspectivas para estudantes de design, gerando mobilizao dentro deste universo. A idealizao de novos projetos, a formao de comisses para novos encontros, a criao de Centros Acadmicos e o fortalecimento do movimento estudantil foram alguns dos pontos transformados aps o evento.

R GERAO 2014 | O DESIGNER COMO MOTOR DE TRANSFORMAO


o conceito
Atravs da criatividade o indivduo exerce uma transformao sobre o meio, interferindo no ambiente em que vive e atingindo os outros ao seu redor. Por sua vez, esses so levados tambm a atuar, gerando assim uma reao em cadeia. Sendo ela algo no linear, mas sim funcionando como uma espiral, volta para o agente primrio de maneira cclica, pois a necessidade de solues criativas nunca acaba. O designer em seu processo criativo identifica e soluciona problemas atravs da reelaborao e aperfeioamento das ideias. Atuando de forma coletiva, o amadurecimento dessas percepes enriquece valores e soma conhecimentos. Esta dinmica de soluo de problemas o que nos move, que nos motiva a desenvolver novas realidades e a questionar problemticas concretas em nossas vidas, e principalmente em nossa sociedade.

a dinmica de soluo de problemas o que nos move, que nos motiva a desenvolver novas realidades
o designer deve conhecer o seu potencial de mudana

6-7

Acreditamos que os Encontros de Design devem aliar essas condies afim de mostrar que os Designers so agentes transformadores. Para que ele seja o impulsionador de mudanas, iremos defender a criatividade como forma de expresso e valor que gerar um impacto positivo na sociedade. O R Design 2014, O Designer como Motor de Transformao, acredita que o encontrista transformar o meio em que vive aps conscientizar-se de seu papel profissional na sociedade. Cremos que, primeiramente, o designer deve conhecer o seu potencial e entender como a sua profisso o dispe de ferramentas valiosas, e para que com elas, ele melhore a sociedade onde vive. Esse conhecimento alcanado atravs de atividades e reflexes propostas durante o evento, depois ele assimilado e assim, transformado. A partir dessa transformao interna, os encontristas nos ajudariam a transformar a cidade do Rio de Janeiro e por sua vez, levar isso para a cidade onde vivem.

R GERAO 2014 | O DESIGNER COMO MOTOR DE TRANSFORMAO


quem somos
Somos uma comisso formada por 13 estudantes divididos entre os ncleos de: Gesto, Comunicao, Contedo, Criao, Financeiro e Estrutura. Cada ncleo formado por grau de habilidade especfica de cada um, reconhecemos o melhor de nossa equipe para que em prol do evento, cresamos juntos com mais acertos. A equipe apesar de dividida em clulas, conta com a mobilizao de todos para as tarefas mais significativas, assim construmos sempre o encontro de forma colaborativa. Cada clula conta com um gestor para a administrao de tarefas, e repasse geral ao grupo. Nossas tarefas envolvem desde a criao do tema para o evento, elaborao e redao de um projeto, at responsabilidades como recrutar monitores, selecionar trabalhos a serem apresentados, viabilizar a infraestrutura, recebimento de proventos e inscries, oferecer condies adequadas de alojamento para os participantes do evento, contratar servios de terceiros, visando o bem comum, at mesmo prestao de contas e atividades de feedback e avaliao ps-evento.

8-9

pblico-alvo
Nosso encontro destina-se a estudantes, acadmicos e interessados na rea de Design e afins. Marketing, Publicidade, Belas Artes, Interiores, Projeto de Produto e Moda so tambm alguns exemplos de reas prximas e que vm apresentando crescimento significativo na quantidade de encontristas em eventos de Design. Estimativa de pblico: 600 encontristas.

data para realizao:


De 18, sexta-feira, 21, segunda, de abril - Semana santa.

local:
Instituto Superior de Educao do Rio de Janeiro - ISERJ Rua Mariz e Barros, 273 - Praa da Bandeira/RJ

R GERAO 2014 | O DESIGNER COMO MOTOR DE TRANSFORMAO


atividades previstas
Desfile: Os encontristas enviam os as colees com conceitos e croquis, e apresentam 1 ou mais peas prontas da coleo enviada. Dentro da proposta do evento. Mesas-redonda: Nessas atividades so geradas discusses sobre um tema especfico, com um mediador para gui-las e convidados com propriedades sobre os assuntos. A ideia mantaer a horizontalidade das conversas gerando um bate-papo geral. Palestras: Nas palestas so convidados cones do Design brasileiro para falar sobre temas dentro da proposta do evento.. Oficinas: Nas oficinas, os encontristas inscrevem-se como oficineiros para ministrar atividades prticas ensinando outros encontristas. Cases: So mostras de casos especficos dentro do tema do evento, apresentando a vida profissional do Designer e suas ferramentas. Exposio: Os encontristas inscrevem trabalhos acadmicos para exposio durante o evento. Sepa: Nas SePAs os alunos apresentam cases acadmicos com cunho profissional, de projetos estruturados dentro de suas respectivas Instituies de Ensino.
10-11

Nmero de atividades: 48 atividades Espaos abertos: Esses espaos sero construdos pelos prprios encontristas, deixando livres as discusses e dinmicas sobre os temas propostos previamente pera Comisso Organizadora do mesmo. Reunies com discusses sobre o movimento estudantil da regio: Dicusses sobre a movimentao estudantil em nosso estado atravs de reunies e atividades propostas. Atividades integradoras: atividades cujo o objetivo desenvolver projetos de forma que eles integrem pessoas, contedos e experincia diferentes. Workshops: Nessas atividades, os gestores sero profissionais e sua funo o desenvolvimento de tcnicas prticas sobre determinados assuntos. Mostra de vdeos: Atividade onde os encontristas exibem e assistem vdeos acadmicos atravs de uma seleo feita pela CORDe (Comisso do R Design) Festas: Os momentos de integrao do evento iro do prprio at as festas. Estimativa de 3 festas temticas dentro da proposta do encontro.

PORQUE APOIAR A CORDe Gerao

09h00 - 11h00

Credenciamento

11h00 - 13h00 13h00 - 14h00 14h00 - 15h00


Credenciamento SePA (5 a 30 min) Mostra de Vdeo
Atividade Integradora | 1

Espao CoNE
Oficinas | 8 Espao Aberto | 1

Ativida Integrado

15h00 - 17h00

Mesa Redonda

17h00 - 18h00 18h00 - 19h00

Plenria Inicial Repentina Festa 01 Abertura do R + Desfile

Palestra | 1 Atividade Integradora | 1 Workshops | 2 Festa 02 Festa do Pijama

Exposio Cases | 3

P Atividad W

23h00 - 05h00

12-13

Plenria Final Mostra de Vdeo


Atividade Integradora | 1

spao CoNE

Espao CoNE
Oficinas | 8 Espao Aberto | 1

Feijoada + Bateria de Escola de Samba

Mesa edonda

SePA (5 a 30 min)

Mesa Redonda

Palestra | 1 Atividade Integradora | 1 Workshops | 2

Exposio Cases | 3

Desocupar alojamento

Festa 03 + Atividade Integradora Endereo dos Bailes

PLANO DE MDIA
O plano de mdia do R Design 2014 tem como objetivo atingir seu pblico em potencial antes, durante e aps o evento, atravs de mdias online e offline. A estratgia de divulgao do evento, visa atingir o pblico-alvo seguindo as etapas abaixo: Obter visibilidade entrando em contato e divulgando o nome do evento em diversas redes; Gerar engajamento e envolvimento igualitrio por parte do perfil consumidor; Relacionar nossa vivncia e intensa proximidade (somos tambm consumidores) como pblico-alvo; Relao de proximidade que se intensifica por meio da criao e uso de objetos de desejo que atraiam o consumidor; Conseguir respaldo de pessoas conhecidas e respeitadas no meio, que confirmem a credibilidade do encontro.

14-15

divulgao pr-encontro
Visa utilizar diferentes mdias e recursos para atrair o pblico para o evento, principalmente atravs da internet por ser o veculo que mais se aproxima do nosso pblico-alvo. Sero utilizados: site do R Design Rio 2014, vdeos, redes sociais, alm de blogs e sites j conhecidos e frequentemente visitados por profissionais da rea, assim como revistas.

mdias digitais
Atualmente o principal canal de divulgao do evento por meio das redes sociais, como o Facebook, o Twitter e o canal de vdeos no Youtube. O site do evento est em processo de construo e nele se concentraro as principais informaes do evento, assim como divulgao dos apoiadores, patrocinadores e co-realizadores. Ele tambm ser o canal pelo qual os encontristas podero se inscrever para participarem do evento e onde teremos a loja no qual sero vendidos os produtos produzidos pela CORDe.

PLANO DE MDIA
mdias impressas
Sero enviados, a medida que a data do evento for se aproximando, cartazes do R Design para diversas localidades. Tais cartazes sero recebidos e distribudos, por representantes das universidades que contenham cursos de design (bem como cursos que tenham ligao com a rea, como Arquitetura, Publicidade, Artes, etc). Alm disso, sero espalhados cartazes pelas universidades e faculdades do Rio de Janeiro.

divulgao em eventos
Diversos so os encontros regionais realizados no Brasil e nossa comisso faz-se presente neles, levando sua proposta e divulgando o evento por meio de apresentaes formais em plenrias, CoNE (no caso do Encontro Nacional de Estudantes de Design), cartazes, assim como em outras atividades e eventos desenvolvidos pela Comisso Organizadora. Essa divulgao extremante importante, uma vez que nos aproxima de nosso pblico e nos coloca como um consumidor do projeto que estamos produzindo.

16-17

comunicao durante o encontro


O evento ter uma sinalizao extremamente integrada ao conceito do projeto, propiciando a socializao de encontristas, otimizao e organizao do espao. Sero impressos e distribudos, guias, infomativos impressos e digitais em sites e renos quais os mesmos tero acesso a todas as informaes necessrias, como grade horria de todo o evento, telefones e locais de emergncia, pontos tursticos da cidade, restaurantes, etc. Esses folders sero dados junto ao kit do encontrista. Tambm sero disponibilizados espaos institucionais, banners do evento estrategicamente dispostos no local, para os parceiros, apoiadores e patrocinadores.

divulgao ps-encontro
Ficar a cargo da equipe de organizao do encontro realizar os registros das atividades durante o evento e divulg-los posteriormente.

PORQUE APOIAR A CORDe Gerao

aos patrocinadores
O R Gerao apresenta uma proposta com foco muito diferente dos eventos de estudantes. At ento, quando normalmente a informao fica concentrada no local do evento e entre seus participantes, a nossa inteno impulsionar que todo o contedo gerado antes, durante e principalmente, aps o evento, reflita de alguma maneira na sociedade. Queremos que o designer se veja como um individuo transformador e que possa incentivar essa mesma postura em outras reas.

Queremos que o designer se veja como um individuo transformador


incentivar essa mesma postura em outras reas

18-19

Por ser uma comisso totalmente formada por estudantes e sem nenhum fim lucrativo, nossa nica inteno fomentar as discusses sobre a nossa profisso no mercado atual, promover a integrao e a troca de informao, cultura e, acima de tudo, impulsionar pensamentos que geram mudana fora das salas de aula. Sendo assim, o estudante de Design de hoje o profissional, cliente e transformador de amanh. Concentraremos em um nico espao as diferentes filosofias e formas de pensamento de todos os encontristas, de modo que a integrao seja a fomentadora em si das modificaes na nossa sociedade.

BENEFCIOS
benefcios aos apoiadores e patrocinadores
A empresa, grupo ou instituio que entrar como Apoiadora e/ou Patrocinadora do evento poder ser beneficiada com a divulgao de sua marca de acordo com as seguintes cotas*: 1. Cota P/B (Preto e Branco)** 2. Cota CMYK ** 3. Cota PANTONE** A colocao da marca dos apoiadores nos diferentes espaos do evento (alojamento, espao de evento e festas) onde circularo em mdia 600 futuros profissionais e atuais consumidores. Prezaremos pela interao direta da empresa com o pblico e a sociedade em geral. Ser de grande valor a oportunidade de participao de um evento com cunho acadmico-cultural de grande porte como o R Gerao 2014, e atravs dele a exposio na cidade e no Brasil com sua publicidade e mais diversas peas.

20-21

*A insero das marcas nas aplicaes sero de acordo com a hierarquia de cada cota. **P/B: Impresso em preto e branco; CMYK: Impresso em cor padro; PANTONE: Impresso em cor especial.

cotas
Site Agradecimento Banners do evento Guia do Encontrista Camisas Certificados Crachs Placas de sinalizao Banner Individual Stand Espao para exibio de vdeo Cortesias para o evento Redes Sociais

BENEFCIOs
como funcionar
Site: insero da identidade da empresa no site do R Gerao, principal meio de comunicao com os participantes; Agradecimento: a empresa ter o seu nome anunciado durante a Abertura e o Encerramento do evento; Banners do evento: ser inserida a marca no banner do evento, que ser confeccionado para ficar no stand de credenciamento e em outros locais durante todo o evento. Guia do Encontrista: ser inserida a marca da empresa no Guia do Encontrista, que o manual que ser utilizado por estes durante todos os dias do evento; Camisas: ser inserida a marca da empresa na camiseta do evento, que ser utilizada pelos organizadores e monitores; Certificados: ser colocada nos certificados de entrega ps-evento; Crachs: ser inserida a marca da empresa no crach do evento, que distribudo a todos os participantes como forma de identificao; Placas de sinalizao: ser inserida em toda a sinalizao interna do evento, locais de circulao diria de todos os participantes; Banner individual: a empresa poder colocar apenas 01 (um) banner no stand de credenciamento, e a confeco deste fica por responsabilidade da empresa;

22-23

Stand: a empresa poder montar um stand no evento, por conta prpria, para divulgao de seus produtos/servios, e a organizao compromete-se apenas a ceder 01 (uma) cadeira e 01 (uma) mesa; Espao para exibio de vdeo: a empresa ter direito a exibir at 02 vdeos de at 03:00 minutos no seu stand credenciado; Cortesias para o evento: a empresa ter direito a at 02 (duas) cortesias para os pacotes de festas, alojamento e alimentao do evento, sendo o pacote bsico liberado (com aviso prvio do nmero de participantes); Redes sociais: ser inserida na divulgao via Rede social do R Gerao quando for pertinente a referenciao da marca critrio da Comisso do R Design (CORDe).

valor das cotas


Cota P/B: Cota CMYK: Cota PANTONE: R$ 2.000,00 a R$ 7.000,00 R$ 7.000,00 a R$ 15.000,00 R$ 15.000,00 a R$ 30.000,00

CONTATO
contato@rgeracao.com.br www.rgeracao.com.br facebook.com/rgeracao Aps todos os dados e material expostos neste projeto de patrocnio, a CORDe Rio 2014 certifica-se da validade e da oportunidade de um benefcio mtuo, atravs de um evento slido e de qualidade. Portanto, colocamo-nos a disposio, caso lhes seja de interesse, para sanar-lhes quaisquer dvidas ou fornecer-lhes aprofundamento de informaes acerca do planejamento financeiro, pblico-alvo ou formato do evento. Sendo assim, certos de que a ligao criada resultar positivamente para ambas as partes, a Comisso Organizadora aguarda o contato para que firmemos nossa parceria.

telefones:
Ncleo de Gesto e Estrutura da CORDe Rio Julianna Paraizo - (021)98652-8896 Katherine De Franco - (021)99282-2286

You might also like