You are on page 1of 14

Instrues para Implementadores

Volvo Truck Corporation

VBI SCR Treatment VM

ndice
Introduo, pgina 2 Cdigos de falha no apagveis, pgina 3 Descrio do sistema, pgina 3 Caractersticas gerais do circuito de ARLA32 (AdBlue), pgina 4 Informaes gerais, pgina 5 Alterao da posio do injetor, sensor de temperatura e misturador, pgina 6 Alterao no tubo aps o catalisador de SCR, pgina 6 Alterao da posio do silencioso do SCR, pgina 6 Alterao da posio dos sensores, pgina 9 Alterao da posio do tanque de ARLA32 (AdBlue), pgina 10 Alterao da posio da bomba de ARLA32 (AdBlue) , pgina 11 Fixaes, pgina 12 Instalaes Eltricas, pgina 13 Glossrio, pgina 14

SCR Treatment BRA54729

Data 8.2012

VM Edio 01

Pg. 1 (14) All Rights Reserved

Vo l v o Tru c k C o rp o ra t i o n Ins tru e s p a ra Imp le me n ta d o re s

Data 8.2012

Grupo

Edio

95

01

Pg. 2(14)

Tratamento SCR
Introduo
A Volvo utiliza a tecnologia SCR (Selective Catalytic Reduction - Reduo Cataltica Seletiva) para atender os requisitos da norma PROCONVE P7 / Euro 5 para as emisses dos gases de escape. Isto requer, em conjunto com o sistema OBD (On Board Diagnostics - Diagnstico de Bordo), um nvel mximo de NOx e um sistema de diagnstico. A finalidade deste documento fornecer informaes e recomendaes para que os implementadores possam alterar a posio do silencioso do SCR (linha de escape e componentes ativos). Veculos relacionados VM Euro 5 Poluio nas adjacncias Desde o sculo passado tem sido demonstrado muito interesse na poluio do ar nas grandes cidades e reas densamente povoadas, porque estes so os locais onde se concentra a maioria das fontes de poluio, devido s atividades humanas, e onde a maioria da populao respira o ar poludo. A maioria dos poluentes atmosfricos convencionais (SO2, NOx, CO, O3, chumbo e substncias particuladas) tem um efeito nocivo sobre a sade humana, ecossistemas e monumentos. Poluio de longa distncia Os poluentes emitidos pelas atividades humanas tm efeitos nocivos no somente nas proximidades s fontes, mas tambm a centenas e mesmo a milhares de quilmetros de suas fontes. Os principais problemas da poluio de longa distncia so a acidificao, a reduo do oxignio e a poluio fotoqumica. Poluio do planeta Este tipo de poluio foi revelado durante os anos 80 atravs de observaes realizadas pelos cientistas sobre o efeito estufa e a destruio da camada de oznio.

Vo l v o Tru c k C o rp o ra t i o n Ins tru e s p a ra Imp le me n ta d o re s

Data 8.2012

Grupo

Edio

95

01

Pg. 3(14)

Cdigos de falha no apagveis


Conforme o nvel de NOx, o sistema de diagnstico apresenta cdigos de falha no apagveis se os limites forem excedidos. Os cdigos de falha no apagveis so armazenados por 400 dias, contados a partir da data de reparo da falha. Quando o nvel de ARLA32 (AdBlue) chega ao seu mnimo o motorista informado atravs de um smbolo no painel de instrumentos. Um cdigo de falha no apagvel ser armazenado por 400 dias, junto com as horas em operao antes do reparo da falha/reabastecimento do tanque de ARLA32 (AdBlue). O cdigo de falha permanece mesmo se a falha for reparada e o cdigo de falha se tornar inativo.
T2024485

Para evitar o registro de cdigos de falha no apagveis durante o trabalho no veculo, certificar-se de nunca ligar o veculo quando o tanque de ARLA32 (AdBlue) estiver vazio ou desconectado.

Nunca ligar o veculo enquanto o tanque de ARLA32 (AdBlue) estiver vazio ou desconectado.

Descrio do sistema
A posio de cada componente est sujeita validao por parte da Volvo, uma vez que a operao correta e a confiabilidade do sistema no sero garantidas se as seguintes instrues no forem seguidas. 1 Silencioso com conversor cataltico do SCR 2 Bomba (UDS) 3 Injetor de ARLA32 (AdBlue) 4 Reservatrio de ARLA32 (AdBlue) 5 Aquecedor de ARLA32 (AdBlue) 6 Vlvula solenide (em sistemas com aquecimento de ARLA32 (AdBlue)) 7 Sensor de NOx . 8 Sensor de temperatura dos gases de escape 9 Sensor de temperatura e de nvel 10 Tubos de lquido de arrefecimento do motor (em sistemas com aquecimento) 11 Mangueiras do ARLA32 (AdBlue) 12 CAN do motor O sistema possui verso com e sem aquecimento das linhas de ARLA32 (AdBlue). Na verso com aquecimento as mangueiras possuem uma resistncia eltrica circundante para evitar o congelamento do ARLA32 (AdBlue) em temperaturas ambiente de operao menores que 11C, assim como linhas de circulao do lquido de arrefecimento do motor que aquece o ARLA32 (AdBlue) no reservatrio de ARLA32 (AdBlue). Certificar-se das especificaes do veculo antes de oper-lo em regies frias. Para informaes sobre aquisio de kits de mangueiras com aquecimendo consultar uma concessionria Volvo.

C9068015

Vo l v o Tru c k C o rp o ra t i o n Ins tru e s p a ra Imp le me n ta d o re s

Data 8.2012

Grupo

Edio

95

01

Pg. 4(14)

Caractersticas gerais do circuito de ARLA32 (AdBlue)


In j eto r d e A R LA 3 2 (A d B l u e)
O injetor de ARLA32 (AdBlue) suporta uma temperatura mxima de 120C. Para resistir ao calor de escape, o injetor arrefecido pela circulao de ARLA32 (AdBlue).

T9009180

Capacidade de dosagem
Fluxo mximo do injetor de ALRLA32 (AdBlue): 6 kg/h Os tanques disponveis tem capacidades de 50 ou 95 litros. Cada tanque tem um volume no injetvel (este o volume recomendado para o arrefecimento do injetor). Na prtica, quando realizado algum trabalho no sistema necessrio drenar o ARLA32 (AdBlue), sendo assim, muito importante abastecer o tanque com um volume m ni mo de 1 0 l i tros .

Quando em operao, os tanques devem manter um volume mnimo de ARLA32 (AdBlue) para arrefecer o injetor. Com o volume mnimo, o sistema do SCR opera no modo de proteo e interrompe a injeo de ARLA32 (AdBlue) para permitir sua circulao no injetor.

Pres so operacional do s istema


Bomba/injetor: 50,2 bar Bomba para retorno do tanque: 0,5 bar

Ve r i f i c a o d a s t e m p e r a t u ra s
AV I S O
O ARLA32 (AdBlue) congela a 11C. componentes do veculo devido ao aumento da temperatura.

O ARLA32 (AdBlue) no deve, sob nenhuma circunstncia, entrar em contato com outros produtos qumicos (exemplo: leos e fluido refrigerante). O ARLA32 (AdBlue) um produto corrosivo para ligas baseadas em magnsio, cobre (por exemplo, instalaes eltricas) e ferro, deve sempre ser manuseado com cuidado.

Usar somente ARLA32 (AdBlue) para veculos a motor (Norma ISO 22241) disponvel comercialmente. Se usar ou adicionar qualquer outro produto no ser mais obtido o controle da poluio dos veculos e podem ocorrer danos aos sistema de tratamento do escape. No caso da troca de posio/desconexo de um dos componentes, a limpeza dos tubos de ARLA32 (AdBlue) e do tanque de ARLA32 (AdBlue) deve ser efetuada de forma que os componentes fiquem isentos de impurezas ou contaminantes. O injetor de ARLA32 (AdBlue) precisa ser arrefecido durante a operao do motor para evitar seu prprio superaquecimento. Determinados componentes devem ser protegidos do calor (exemplo: bomba de ARLA32 (AdBlue) e sensor de NOx). de responsabilidade do implementador garantir que as modificaes realizadas no posicionamento do sistema no causem problemas nos

AT E N O
Se qualquer quantidade de ARLA32 (AdBlue) atingir sua pele ou olhos, lavar com gua corrente. Se voc inalar o ARLA32 (AdBlue), respirar ar fresco. Consultar um mdico, se necessrio. N o t a ! O ARLA32 (AdBlue) deve ser armazenado em material plstico ou ao inox. No local de armazenamento a temperatura no deve exceder 30C e nem ter incidncia direta de luz solar.

Vo l v o Tru c k C o rp o ra t i o n Ins tru e s p a ra Imp le me n ta d o re s

Data 8.2012

Grupo

Edio

95

01

Pg. 5(14)

Proteo dos conectores


Ao trabalhar nos componentes do sistema SCR e quando desconectar os tubos de ARLA32 (AdBlue), proteger os conectores eltricos contra possveis derramamentos de ARLA32 (AdBlue). Se qualquer quantidade de ARLA32 (AdBlue) for derramada no veculo ou em um conector conectado: enxaguar com gua, se o conector estiver desconectado: substituir o conector.

T2025985

T9008510

Convers ores cataltic os


AT E N O
O peso dos conversores catalticos exige o uso de talha e/ou equipamento adequado de elevao. Peso: 50 kgf Cintas de fixao do redutor cataltico: 24 4 Nm Braadeiras do escape, porcas de fixao: 8 1 Nm
T9009181

Informaes gerais Todas as modificaes feitas no suporte do catalisador


do SCR, seus prendedores e a confiabilidade de montagem, so de responsabilidade do fabricante do implemento que est sendo adicionado ao veculo.

O aumento no comprimento dos tubos e o acrscimo de conexes podem resultar em ressonncia e aumentar o nvel de rudo na linha de escape. de responsabilidade do implementador verificar se houve aumento no nvel de rudo aps a modificao.

Vo l v o Tru c k C o rp o ra t i o n Ins tru e s p a ra Imp le me n ta d o re s

Data 8.2012

Grupo

Edio

95

01

Pg. 6(14)

A l t e ra o d a p o s i o d o i n j e t o r, s e n s o r d e t e m p e ra t u r a e m i s t u r a d o r Importante
Quando o silencioso do SCR for movido, importante que outros componentes do SCR sejam movidos de acordo para que suas posies (em relao um ao outro) sejam mantidas.

No alterar a posio do sensor de temperatura (1) em relao ao injetor (2). Manter o ngulo do injetor (2) de ARLA32 (AdBlue). No permitido modificar a posio do misturador (3) em relao ao injetor (2) de ARLA32 (AdBlue).

N o t a ! O conjunto formado pelo injetor de ARLA32 (AdBlue), sensor de temperatura e misturador (que se localiza no interior do tubo) inseparvel.

C2076574

A l tera o no tubo aps o c atalis ador de S C R


Qualquer alterao da orientao da sada de escape deve ser tal que impea a entrada de gua no catalisador. Referente ao escape vertical importante que a orientao da sada seja verificada aps a alterao da posio do catalisador do SCR. Garantir que a sada de escape no danifique ou afete desfavoravelmente outros componentes no veculo. Manter defletor de calor existente.

AV I S O
A temperatura mxima no tubo de sada do escapamento de 450C. N o t a ! A orientao da sada do escape deve estar de acordo com as leis e diretivas nacionais.

A l tera o da pos i o do s i lenc i os o do S C R


AV I S O
As modificaes dos tubos podem resultar em aumento da contra-presso na linha de escape. Isto pode ocasionar aumento no consumo de combustvel ou problemas no motor.

AV I S O
A no observncia destas recomendaes deve ser considerado como uma violao de tais regras e isentar a Volvo da responsabilidade de todos os danos causados, direta ou indiretamente, pelo trabalho realizado, bem como da garantia dos componentes afetados direta ou indiretamente.

AV I S O
O Implementador responsvel pela realizao do trabalho em termos de garantia e confiabilidade, incluindo danos causados pelo trabalho e/ou equipamentos instalados no veculo ou no produto bsico.

Vo l v o Tru c k C o rp o ra t i o n Ins tru e s p a ra Imp le me n ta d o re s

Data 8.2012

Grupo

Edio

95

01

Pg. 7(14)

Linha de escape: contra-presso admitida


A mxima contra-presso admitida na linha de escape deve ser: VM 220 = 30 kPa VM 270 e VM 330 = 35 kPa N o t a ! Consultar uma concessionria Volvo para maiores informaes sobre como medir a m x i m a c o n t r a - p r e s s o a d m i t i d a na linha de escape.

Linha de escape (VM 330)


No permitido fazer adaptao de um tubo de escape para a sada vertical.

AV I S O
Esta adaptao/alterao pode resultar em danos ao motor no reconhecidos em garantia.

Linha de escape: dimenses e material


Dimetro mnimo do tubo 88,9 0,9 mm X 2 0,2 mm N o t a ! A tubulao do sistema de ps-tratamento dos gases de escape composta com peas de ao inox, se porventura houver a necessidade de substituio atentarse para faz-lo com o mesmo material. No caso de emendas no tubo, a responsabilidade pela qualidade da solda do implementador. Recomenda-se usar solda adequada para o material de inox evitando vazamentos e modificaes qumicas do material.

O mate rial do tub o do es c apa ment o dev e s eg uir as s eguintes orienta es : N orma Volvo STD 3110011 ASTM A 554 EN 10296-2 Alternativo: EN 1.4512 Ma teri al VSST1,4301/195AW/+ SA AISI 304 Nmero: 1,4301 Designao: X5CrNi18-10 AISI 406

Vo l v o Tru c k C o rp o ra t i o n Ins tru e s p a ra Imp le me n ta d o re s

Data 8.2012

Grupo

Edio

95

01

Pg. 8(14)

Recomendaes para a modificao da linha de escape ao mover o silencioso do SCR


AT E N O
Evitar curvas acentuadas (raio menor que 100 mm ou mudana de ngulo maior que 30) antes do injetor (2) de ARLA32 (AdBlue).

A alterao da posio do silencioso (1) deve seguir as orientaes abaixo: A mximo .............................................. A mnimo ............................................... B mximo .............................................. B mnimo ............................................... 3350 mm 800 mm 2000 mm 400 mm

O escapamento que entra no silencioso deve ter uma fixao rgida a cada 1000 mm do silencioso. X ............................................................ 1000 mm

As distncias das fixaes do catalisador Y e Z no devem ser diferentes da distncia de fixao original. A temperatura mxima dos gases de escape de 550 C na sada do motor.

Para qualquer informao adicional sobre a instalao eltrica, consultar as instrues para implementadores Instalao eltrica no final deste documento.

C9068350

C2076573

Vo l v o Tru c k C o rp o ra t i o n Ins tru e s p a ra Imp le me n ta d o re s

Data 8.2012

Grupo

Edio

95

01

Pg. 9(14)

A l tera o da pos i o dos s ens ores Sensor de NOx


A posio do sensor de NOx, em relao ao catalisador do SCR, deve ser mantida. No permitida a extenso do cabo do sensor de NOx (entre os pontos 1 e 2). A ECU (1) deve ser fixada na parte interna da longarina. Na instalao do chicote do sensor de NOx no deve haver trechos maiores que 200 mm sem algum ponto de fixao.

AT E N O
O conjunto de medio de NOx (1) + chicote + (2) inseparvel. Os cabos eltricos para construo de chicotes de prolongamento devem obedecer as mesas caractersticas dos cabos existentes nos chicotes originais do veiculo. O chicote que chega na ECU do sensor de NOx composto por um par de fios tranados com taxa de entrelaamento de 40 voltas por metro, devendo ser mantida essa caracterstica.

C2076576

Os chicotes dos sensores de NOx e de temperatura no podem ficar tensionados ou em atrtio com nenhum outro componente do veculo e no devem ser dobrados em ngulo maior que 15 nos seus extremos. As curvas desses cabos devem ter um raio maior que 20 mm.

T9009186

N o t a ! O chicote que faz parte do sensor de Nox no deve ser cortado ou emendado. O mesmo vale para o chicote do sensor de temperatura localizado prximo ao injetor de ARLA32 (AdBlue).

No caso de alterao do ngulo de instalao do catalisador, o ngulo do sensor de NOx deve estar entre 0 e 80 em relao a vertical: To r q u e s d e a p e r t o :

C2073105

Porcas de fixao da unidade de controle (sensor de temperatura): 12 Nm Sensor de NOx : 508 Nm

C2076575

Vo l v o Tru c k C o rp o ra t i o n Ins tru e s p a ra Imp le me n ta d o re s

Data 8.2012

Grupo

Edio

95

01

Pg. 10(14)

A l tera o da pos i o do tanque de A RLA 32 (A dB lue)


Ta n q u e s d e 5 0 e 9 5 l i t r o s

C9068016

N o t a ! Seguir as regras e recomendaes gerais com relao ao encaminhamento dos cabos, fixaes e mangueiras. Consultar as Instrues para Implementadores Tubos, mangueiras e conexes. Este documento contempla instrues apenas para mangueiras sem aquecimento. Alm das posies padro do tanque de ARLA32 (AdBlue) (ADTP-MR) para veculos com tanque de 50 e 95 litros, os mesmos podem ser reposicionados horizontalmente ao longo do quadro do chassi. Se for necessrio o reposicionamento vertical, consultar as Instrues para implementadores Generalidades sobre a superestrutura, seo Fixao de componentes pesados. O deslocamento do tanque pode exigir o reencaminhamento das mangueiras de ARLA32 (AdBlue). O raio mnimo de curvatura das mangueiras de ARLA32 (AdBlue) de 50 mm.

T9009082

Raio mnimo de curvatura da mangueira de ARLA32 (AdBlue)

AT E N O
As mangueiras de ARLA32 (AdBlue) no devem conter emendas. Mangueiras de reposio que podem ser adquiridas para estes veculos:

Mangueira 21729601 pode ser substituda pela 21403034 com 2940 mm e conectores de 65 e 90 em vez de ambos com 90. Mangueira 21701598 pode ser substituda pela 21599936 com 2400 mm e conectores de 65 e 90 em vez de ambos com 90.

T9009045

Posicionamento do tanque de ARLA32 (AdBlue) em relao bomba

AT E N O
No utilizar mangueiras de ARLA32 (AdBlue) com comprimento superior a 5000 mm.

Antes de desconectar uma mangueira de ARLA32 (AdBlue), certificar-se de que a rea ao redor est limpa. Imediatamente aps a desconexo, a mangueira de ARLA32 (AdBlue) deve ser protegida com um tampo ou uma tampa protetora.

Vo l v o Tru c k C o rp o ra t i o n Ins tru e s p a ra Imp le me n ta d o re s


Nos casos onde seja necessrio mudar a posio do tanque de ARLA32 (AdBlue), o mesmo deve ser sempre mantido na posio vertical. Alm disso, devem ser mantidos os suportes de montagem e os parafusos de fixao originais. A bomba de ARLA32 (AdBlue) possui um filtro que necessita de manuteno regularmente. mandatrio assegurar que em caso de novo posicionamento, a nova instalao permita esta operao de forma ergonmica e sem a desmontagem de outros componentes.

Data 8.2012

Grupo

Edio

95

01

Pg. 11(14)

C9068349

A l tera o da pos i o da bomba de A RLA 32 (A dB lue)


AT E N O
A no observncia das informaes neste documento, ou o funcionamento do motor com um tanque de ARLA32 (AdBlue) vazio, podem resultar no registro de cdigos de falha no apagveis. Consultar Introduo, pgina 2 para conhecimento e mais informaes. A faixa permitida da temperatura ambiente para a operao da bomba de ARLA32 (AdBlue) de -40C a +85C. Para trocar o filtro (1), necessrio deixar um espao livre (A) de 160 mm abaixo da bomba de ARLA32 (AdBlue). O pr-filtro (2) est localizado dentro do conector de ARLA32 (AdBlue) na unidade da bomba. necessrio um espao livre (B) de 200 mm para poder trocar o prfiltro. Apertar os parafusos de fixao com o torque de 244 Nm.

C2076577

T9009084

AT E N O
Montar a mangueira que conecta a bomba ao tanque de ARLA32 (AdBlue) na posio (1) e a mangueira que conecta a bomba ao injetor de ARLA32 (AdBlue) na posio (2).
C2076578

Vo l v o Tru c k C o rp o ra t i o n Ins tru e s p a ra Imp le me n ta d o re s

Data 8.2012

Grupo

Edio

95

01

Pg. 12(14)

C9068380

C9068386

Bomba de ARLA32 (AdBlue) de 50 litros.

Bomba de ARLA32 (AdBlue) de 95 litros.

Fixaes
As mangueiras devem ser encaminhadas sob o quadro de encontro bomba de ARLA32 (AdBlue) ou at a parte traseira do tanque [A], para isto, usa-se a construo do suporte original ou uma soluo intercambivel. O injetor conectado em [B]. No caso de operao em temperatura ambiente abaixo de 0, as mangueiras sempre devem ter uma curva [C] para coletar o ARLA32 (AdBlue) restante na rea aquecida das mangueiras aps o desligamento. Esta curva evita que o ARLA32 (AdBlue) se congele nos conectores, que no so aquecidos.

C9068388

Fixao da mangueira de ARLA32 (AdBlue) para o tanque de 95 litros.

permitido fixar as mangueiras de ARLA32 (AdBlue) junto com a instalao eltrica. Para evitar desgaste por atrito, no permitido fixar a mangueira de ARLA32 (AdBlue) na mangueira PA (mangueira de pneumtica e diesel) ou nos cabos de energia. Os cabos de energia e a mangueira de ARLA32 (AdBlue) devem ser mantidos separados. No permitido fixar a mangueira de ARLA32 (AdBlue) com as mangueiras do lquido de arrefecimento.
C9068387

Fixao da mangueira de ARLA32 (AdBlue) para o tanque de 50 litros.

Para pontos adicionais de fixao, usar presilha e braadeira para cabos da tabela abaixo nos suportes existentes.

Vo l v o Tru c k C o rp o ra t i o n Ins tru e s p a ra Imp le me n ta d o re s


Pea Presilha Braadeira para cabos P/N 3987609 980464

Data 8.2012

Grupo

Edio

95

01

Pg. 13(14)

T9008778

Presilha e braadeira para cabos

Instalaes Eltric as Tabela das instalaes eltricas


Para substituio, se necessrio, das instalaes eltricas originais usar uma das instalaes eltricas listadas abaixo.

V M Ta n q u e A R L A 3 2 ( A d B l u e ) 5 0 l i t r o s
P/N da instalao eltrica completa: 21520313. Mdulo 01: P/N 21800785.

C9068623

A B C

- Instrumentos: Xa/A=3340mm - Sensor, temperatura de exausto, upstream catalisador: Xa/B=220mm - Vlvula solenide, unidade dosadora de ARLA32 (AdBlue): Xb/C=1100mm

D E F

- Unidade de controle, UDS (Sistema de Dosagem de ARLA32 (AdBlue): Xg/D=600mm - Sensor, NOx (baseado no CAN): Xg/E=1300mm - Sensor, unidade dosadora de acordo com temperatura: Xf/F=300mm

Vo l v o Tru c k C o rp o ra t i o n Ins tru e s p a ra Imp le me n ta d o re s

Data 8.2012

Grupo

Edio

95

01

Pg. 14(14)

V M Ta n q u e A R L A 3 2 ( A d B l u e ) 9 5 l i t r o s
P/N da instalao eltrica: 21520313. Mdulo 03: P/N 21800788.

C9068625

A B C

- Instrumentos: Xa/A=3340mm - Sensor, temperatura de exausto, upstream catalistador: Xa/B=220mm - Vlvula solenide, unidade dosadora de ARLA32 (AdBlue): Xb/C=1100mm

D E F

- Unidade de Controle, UDS (Sistema de Dosagem de ARLA32 (AdBlue): Xg/D=2500mm - Sensor, NOx (baseado no CAN): Xg/E=1300mm - Sensor, unidade dosadora de acordo com temperatura: Xf/F=300mm

Gl os s ri o
CO- Monxido de Carbono NH3- Amnia NOx- xido de Nitrognio O3- Oznio OBD- On Board Diagnostic (Diagnstico de Bordo) SCR- Selective Catalytic Reduction (Reduo Cataltica Seletiva) SO2- Dixido de Enxofre UDS- Urea Dosing System (Sistema de Dosagem de ARLA32 (AdBlue)

You might also like