You are on page 1of 10

UFGD UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FAEN FACULDADE DAS ENGENHARIAS

Lubrificao

Bruna Peloso Scarmagnani Larissa Carvalho de Lima Lucas Lopes Pierote

Dourados MS Novembro - 2013

1. Introduo

De acordo com Rolim (2011) a lubrificao uma operao que consiste em introduzir uma substncia apropriada entre superfcies slidas que estejam em contato entre si e que executam movimentos relativos. Essa substncia apropriada normalmente um leo ou uma graxa que impede o contato direto entre as superfcies slidas. Quando recobertos por um lubrificante, os pontos de atrito das superfcies slidas fazem com que o atrito slido seja substitudo pelo atrito fluido, ou seja, em atrito entre uma superfcie slida e um fluido. Nessas condies, o desgaste entre as superfcies ser bastante reduzido. Alm dessa reduo do atrito, outros objetivos so alcanados com a lubrificao, se a substncia lubrificante for selecionada corretamente:

Menor dissipao de energia na forma de calor; Reduo da temperatura, pois o lubrificante tambm refrigera; Reduo da corroso; Reduo de vibraes e rudos; Reduo do desgaste.

Os lubrificantes podem ser gasosos como o ar; lquidos como os leos em geral; semisslidos como as graxas e slidos como a grafita, o talco, a mica etc. Contudo, os lubrificantes mais prticos e de uso dirio so os lquidos e os semisslidos, isto , os leos e as graxas.

De acordo Ipiranga (2013), a lubrificao teve inicio, pois era necessrio descobrir um meio de minimizar o atrito. O meio ambiente preferido da lubrificao geralmente a rea de atrito. Da mesma maneira que existem diferentes tipos de atrito, existem diferentes tipos de lubrificantes (leo lubrificante, graxa, etc.). Os diferentes tipos de atrito so encontrados em qualquer tipo de movimento entre slidos, lquidos ou gases. No caso de slidos, o atrito pode ser definido como a resistncia que se manifesta ao se movimentar um corpo sobre o outro. Como o atrito sempre menor que o atrito slido, a lubrificao consiste na interposio de uma substncia fluda entre duas

superfcies, evitando-se assim, o contato slido com slido, produzindo-se o atrito fluido. Lubrificao em si, quer dizer menos esforo, menor atrito, menos desgaste, enfim, diminuio no consumo de energia.

Segundo Pereira (2013) qualquer falha de lubrificao provoca, na maioria das vezes, desgastes com consequncias a mdio e longo prazos, afetando a vida til dos elementos lubrificados. Pouqussimas vezes em curto prazo. Estudos efetuados por meio da anlise ferrogrfica de lubrificantes tm mostrado que as partculas geradas como efeito da m lubrificao so partculas do tipo normal, porm em volumes muito grandes, significando que o desgaste nestas circunstncias ocorre de forma acelerada, levando inexoravelmente at a falha catastrfica. Uma mquina, em vez de durar vinte anos, ir se degradar em cinco anos. Um mancal de um redutor previsto para durar dois anos ser trocado em um ano. Os dentes de engrenagens projetados para operarem durante determinado perodo de tempo ter de ser substitudo

antecipadamente. Se projetarmos estes problemas para os milhares de pontos de lubrificao existentes, teremos uma ideia do volume adicional de paradas que podero ser provocadas, a quantidade de sobressalentes consumidos e a mo de obra utilizada para reparos. Somente a prtica da lubrificao correta, efetuada de forma contnua e permanente, garante uma vida til plena para os componentes de mquinas.

2. Caractersticas dos leos Lubrificantes

Os leos lubrificantes, antes de serem colocados venda pelo fabricante, so submetidos a ensaios fsicos padronizados que, alm de controlarem a qualidade do produto, servem como parmetros para os usurios. Os principais ensaios fsicos padronizados para os leos lubrificantes encontram-se resumidos no quadro a seguir:

Quadro 1

Fonte: ROLIM (2011, p.4)

3. Graxas Segundo Rolim (2011, p.5) As graxas so compostos lubrificantes semisslidos constitudos por uma mistura de leo, aditivos e agentes engrossadores chamados sabes metlicos, base de alumnio, clcio, sdio, ltio e brio. Elas so utilizadas onde o uso de leos no recomendado..

Assim como os lubrificantes, as graxas tambm passam por ensaios padronizados. Os principais so citados no quadro 2, a seguir:

Quadro 2

Fonte: IPIRANGA (2013, p. 9)

Os tipos de graxa so classificados com base no sabo utilizado em sua fabricao.

Graxa base de alumnio: macia; quase sempre filamentosa; resistente gua; boa estabilidade estrutural quando em uso; pode trabalhar em temperaturas de at 71C. utilizada em mancais de rolamento de baixa velocidade e em chassis. Graxa base de clcio: vaselinada; resistente gua; boa estabilidade estrutural quando em uso; deixa-se aplicar facilmente com pistola; pode trabalhar em temperaturas de at 77C. aplicada em chassis e em bombas dgua. Graxa base de sdio: geralmente fibrosa; em geral no resiste gua; boa estabilidade estrutural quando em uso. Pode trabalhar em ambientes com temperatura de at 150C. aplicada em mancais de rolamento, mancais de rodas, juntas universais etc. Graxa base de ltio: vaselinada; boa estabilidade estrutural quando em uso; resistente gua; pode trabalhar em temperaturas de at 150C. utilizada em veculos automotivos e na aviao. Graxa base de brio: caractersticas gerais semelhantes s graxas base de ltio. Graxa mista: constituda por uma mistura de sabes. Assim, temos graxas mistas base de sdio-clcio, sdio-alumnio etc. (ROLIM, 2011, p.5). Alm dessas graxas, h graxas de mltiplas aplicaes, graxas especiais e graxas sintticas.

4. Lubrificantes Slidos

Algumas substncias slidas apresentam caractersticas peculiares que permitem a sua utilizao como lubrificantes, em condies especiais de servio. Entre as caractersticas importantes dessas substncias, merecem ser mencionadas as seguintes:

Baixa resistncia ao cisalhamento; Estabilidade a temperaturas elevadas; Elevado limite de elasticidade; Alto ndice de transmisso de calor; Alto ndice de adesividade; Ausncia de impurezas abrasivas.

Embora tais caractersticas no sejam sempre atendidas por todas as substncias slidas utilizadas como lubrificantes, elas aparecem de maneira satisfatria nos carbonos cristalinos, como a grafita, e no bissulfeto de molibdnio, que so por isso mesmo, aquelas mais comumente usadas para tal finalidade. A grafita, aps tratamentos especiais, d origem grafita coloidal, que pode ser utilizada na forma de p finamente dividido ou em disperses com gua, leos minerais e animais e alguns tipos de solventes.

A utilizao de slidos como lubrificantes recomendada para servios em condies especiais, sobretudo aquelas em que as partes a lubrificar esto submetidas a presses ou temperaturas elevadas ou se encontram sob a ao de cargas intermitentes ou em meios agressivos. Os meios agressivos so comuns nas refinarias de petrleo, nas indstrias qumicas e petroqumicas.

5. Aditivos

De acordo com (IPIRANGA, 2013, p.10):

Aditivos so substncias que entram na formulao de leos e graxas para conferir-lhes certas propriedades. A presena de aditivos em lubrificantes tem os seguintes objetivos: melhorar as caractersticas de proteo contra o desgaste e de atuao em trabalhos sob condies de presses severas; aumentar a resistncia oxidao e corroso; aumentar a atividade

dispersante e detergente dos lubrificantes; adesividade; aumentar o ndice de viscosidade. 6. Lubrificao de Mancais de Rolamento e Deslizamento

aumentar

Os mancais de deslizamento podem ser lubrificados com leo ou com graxa. No caso de leo, a viscosidade o principal fator a ser levado em considerao; no caso de graxa, a sua consistncia o fator relevante.

A escolha de um leo ou de uma graxa tambm depende dos seguintes fatores:

Geometria do mancal: dimenses, dimetro, folga mancal/eixo; Rotao do eixo; Carga no mancal; Temperatura de operao do mancal; Condies ambientais: temperatura, umidade, poeira e contaminantes; Mtodo de aplicao.

Os rolamentos axiais autocompensadores de rolos so lubrificados, normalmente, com leo. Todos os demais tipos de rolamentos podem ser lubrificados com leo ou com graxa.

7. Lubrificao com Graxa

De acordo com Pereira (2013) em mancais de fcil acesso, a caixa pode ser aberta para se renovar ou completar a graxa. Quando a caixa bipartida, retira-se a parte superior; caixas inteirias dispem de tampas laterais facilmente removveis. Como regra geral, a caixa deve ser cheia apenas at um tero ou metade de seu espao livre com uma graxa de boa qualidade, possivelmente base de ltio.

8. Lubrificao com leo

Rolim (2011) diz que o nvel de leo dentro da caixa de rolamentos deve ser mantido baixo, no excedendo o centro do corpo rolante inferior. muito conveniente o emprego de um sistema circulatrio para o leo e, em alguns casos, recomenda- se o uso de lubrificao por neblina.

9. Intervalos de lubrificao

No caso de rolamentos lubrificados por banho de leo, o perodo de troca de leo depende, fundamentalmente, da temperatura de funcionamento do rolamento e da possibilidade de contaminao proveniente do ambiente. No havendo grande possibilidade de poluio, e sendo a temperatura inferior a 50C, o leo pode ser trocado apenas uma vez por ano. Para temperaturas em torno de 100C, este intervalo cai para 60 ou 90 dias. (IPIRANGA, 2013, p. 15)

10. Lubrificao dos mancais dos motores

Temperatura, rotao e carga do mancal so os fatores que vo direcionar a escolha do lubrificante. Regra geral:

Temperaturas altas: leo mais viscoso ou uma graxa que se mantenha Consistente; Altas rotaes: usar leo mais fino; Baixas rotaes: usar leo mais viscoso.

11. Lubrificao de engrenagens fechadas

Pereira (2013) informa que a completa separao das superfcies dos dentes das engrenagens durante o engrenamento implica presena de uma pelcula de leo de espessura suficiente para que as salincias microscpicas destas superfcies no se toquem. O leo aplicado s engrenagens fechadas por meio de salpico ou de circulao. A seleo do leo para engrenagens depende dos seguintes fatores: tipo de engrenagem, rotao do pinho, grau de reduo, temperatura de servio, potncia, natureza da carga, tipo de acionamento, mtodo de aplicao e contaminao.

12. Lubrificao de engrenagens abertas

No prtico nem econmico encerrar alguns tipos de engrenagem numa caixa. Estas so as chamadas engrenagens abertas.

As engrenagens abertas s podem ser lubrificadas intermitentemente e, muitas vezes, s a intervalos regulares, proporcionando pelculas lubrificantes de espessuras mnimas entre os dentes, prevalecendo s condies de lubrificao limtrofe. Ao selecionar o lubrificante de engrenagens abertas, necessrio levar em considerao as seguintes condies: temperatura, mtodo de aplicao, condies ambientais e materiais da engrenagem. (ROLIM, 2011, p.18) 13. Lubrificao de motorredutores

A escolha de um leo para lubrificar, segundo Ipiranga (2013), motorredutores deve ser feita considerando-se os seguintes fatores: tipo de engrenagens; rotao do motor; temperatura de operao e carga. No geral, o leo deve ser quimicamente estvel para suportar oxidaes e resistir oxidao.

14. Lubrificao de mquinas-ferramenta

Existe, atualmente, um nmero considervel de mquinas-ferramenta com uma extensa variedade de tipos de modelos, dos mais rudimentares queles mais sofisticados, fabricados segundo as tecnologias mais avanadas. Diante de to grande variedade de mquinas-ferramenta, recomenda-se a leitura atenta do manual do fabricante do equipamento, no qual sero encontradas indicaes precisas para lubrificao e produtos a serem utilizados.

Para equipamentos mais antigos, e no se dispondo de informaes mais precisas, as seguintes indicaes genricas podem ser obedecidas: Sistema de circulao forada- leo lubrificante de primeira linha com nmero de viscosidade S 215 (ASTM - American Society of

Testing Materials). Lubrificao intermitente (oleadeiras, copo contagotas etc.)- leo mineral puro com nmero de viscosidade S 315 (ASTM). Fusos de alta velocidade (acima de 3000 rpm)- leo lubrificante de primeira linha, de base parafnica, com nmero de viscosidade S 75 (ASTM). Fusos de velocidade moderada (abaixo de 3000 rpm)- leo lubrificante de primeira linha, de base parafnica, com nmero de viscosidade S 105 (ASTM). Guias e barramentos- leos lubrificantes contendo aditivos de adesividade e inibidores de oxidao e corroso, com nmero de viscosidade S 1000 (ASTM). Caixas de reduo- para servios leves podem ser utilizados leos com nmero de viscosidade S 1000 (ASTM) aditivados convenientemente com antioxidantes, antiespumantes etc. Para servios pesados, recomendam-se leos com aditivos de extrema presso e com nmero de viscosidade S 2150 (ASTM). Lubrificao graxa- em todos os pontos de lubrificao graxa pode-se utilizar um mesmo produto. Sugere-se a utilizao de graxas base de sabo de ltio de mltipla aplicao e consistncia NLGI 2 (National Lubricating Grease Institute). (ROLIM, 2011, p.22).

15. Referencia Bibliogrfica

IPIRANGA, Companhia Brasileira de Petrleo. Lubrificao Bsica. Disponvel em: <http://www.lacarolamentos.com.br/catalogos/_SAIBA_MAIS/lubrificantes/lubri_basica. pdf>. Acesso em: 01 nov. 2013. PEREIRA, Carlos. Lubrificao Industrial II. Disponvel em: <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Administra%C3%A7%C3%A3o/324470.html>. Acesso em: 01 nov. 2013. ROLIM, Daniel Granzoto. Lubrificantes Industriais. 2011. 30 f. Dissertao (Especializao) - UNESP, Bauru, 2011.

You might also like