You are on page 1of 15

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABERABA - BA SECRETARIA MUNICIPAL DE AO SOCIAL E CIDADANIA

PRMIO RESPONSABILIDADE SOCIAL 2013

PROJETO: QUALIFICAO PROFISSIONAL E SOCIAL


Denise Mary S Teles*

*Assessora Especial Mentora do projeto

APRESENTAO
MUNICPIO DE ITABERABA

Itaberaba est localizado na macrorregio Centro-Leste da Bahia Territrio


do Piemonte do Paraguau.

Tornou-se conhecida por ser uma das regies de maior produo de abacaxi do pas; e por ser considerada o Portal da Chapada Diamantina.

Sua populao total (Estimativa IBGE 2013) de 65.900 mil habitantes


21,3% localizados na Zona Rural; 78,7% na Zona-Urbana.

Dos 417 municpios da Bahia, o 34 maior em populao.

REALIDADE SOCIAL

De acordo com os dados mais recentes do IBGE (2010), a incidncia de pobreza da populao em todo o territrio do municpio est em torno de 44,83% dentro da mdia estadual e, o ndice de Gini, que mede a

desigualdade social existente est em 0,44.

So 3.330 as famlias com renda at meio salrio mnimo, segundo ltimo censo IBGE 2011, o que corresponde a cerca de 15% da populao.

O total de cadastros estimados no Programa Bolsa Famlia PBF de 9.000 (nove mil famlias). Sendo estimado em torno de 14.800 (quatorze mil e oitocentas famlias) famlias inscritas no Cadnico.

Em 2012 foram

quase 04 mil atendimentos (em grupos e individuais)

realizados no mbito do Servio de Proteo e Atendimento Integral


Famlia PAIF e 500 casos acompanhados pelo Servio de Proteo e Atendimento Especializado a Famlias e Indivduos PAEFI.

IMPLANTAO DO PROJETO

Com a implantao e municipalizao do Plano Brasil Sem Misria; Programa Nacional de Promoo do Acesso ao Mundo do Trabalho ACESSUS; e a atualizao da Norma Operacional Bsica do Sistema nico de Assistncia Social NOB/2012; foram reordenados os servios socioassistenciais no municpio para atender as novas polticas e demandas sociais. Foi ento incrementado o espao fsico e as aes desenvolvidas pelo Instituto Visconde de Mau reconhecida instituio de legitimidade, desenvolvimento, comercializao, valorizao e defesa da produo artesanal e patrimnio artstico/cultural do Estado da Bahia. Implantada no municpio desde 1967.

OBJETIVO PRINCIPAL DO PROJETO

Promover a incluso dos usurios da rede de Assistncia Social ao mercado de trabalho. Priorizando as famlias beneficirias do Programa Bolsa Famlia em situao de vulnerabilidade e/ou risco social.

Respeitando um dos objetivos da rede de Proteo Social Bsica promoo e insero produtiva conscientes dos princpios e diretrizes, expostos na Lei Orgnica da Assistncia Social; (1993); Poltica Nacional de assistncia Social PNAS (2004); e Sistema nico de Assistncia Social SUAS (2005).

ESTRUTURA DO PROJETO
Criao de um espao nico para atender aos trs eixos da Poltica de Gerao de Emprego e Renda, oferecendo aos usurios a oportunidade de ter uma formao tcnica/profissionalizante.

EIXO 01 - PROGRAMA DE QUALIFICAO SOCIAL E PROFISSIONAL

CONSTITUDO POR QUATRO LABORATRIOS PEDAGGICOS:

Laboratrio de corte e Costura

Laboratrio de Artesanatos

Laboratrio de Esttica

Laboratrio de gastronomia

EIXO 02 - PROGRAMAS DE ECONOMIA SOLIDRIA

Produo, consumo e comercializao de bens e servios, centrado na valorizao do ser-humano, no do capital.

Com base na filosofia associativista e cooperativa, as produes artesanais feitas pelos usurios so expostas e comercializadas em um espao nomeado Loja Social.

EIXO 03 PROGRAMAS DE MICROCRDITO

Tem a finalidade social de apoiar o pequeno empreendedor, possibilitando acesso linha de crdito com juros mais baixos, de forma gil e desburocratizada.
Iniciativa implementada juntamente com o Governo do Estado da Bahia (CREDIBAHIA), em parceria com instituies financeiras e organizaes da sociedade civil.

INCLUSO DIGITAL Centro Digital de Cidadania


Finalidade de possibilitar aos usurios o acesso gratuito e orientado s tecnologias de informao.
Os CDCs utilizam softwares livres desenvolvidos especificamente para atender s necessidades dos usurios. Qualquer cidado pode utilizar os CDCs, que so implantados em parceria com instituies pblicas ou organizaes da sociedade civil organizada. Cursos de capacitao e outras atividades so desenvolvidas em parceria com o CMQPS para potencializar os benefcios trazidos pela tecnologia da informao.

PARCEIROS

CONIDERAES FINAIS

Entendemos que este trabalho na Rede de Proteo Social Bsica Municipal, alm de fortalecer a dimenso preventiva dos problemas sociais, atua diretamente nas dificuldades cotidianas da populao, dando sustentabilidade social e econmica s famlias, alm de suporte, apoio, cuidados, servios e aes de promoo da cidadania.

O que pressupe a nossa responsabilidade tica pelo atendimento de suas necessidades; atravs do desenvolvimento e reordenao dos

servios e criao de novos projetos e programas para atender os


direitos e demandas sociais da populao.

Agradecimentos

Agradecemos a Deus em primeiro lugar. Em segundo ao gestor municipal Joo Filho Mascarenhas, por acreditar que s o investimento em um trabalho social tcnico nos possibilita vencer a fome, a pobreza, e suas consequncias sociais devastadoras. Agradeo a toda a equipe tcnica e operacional dos programas que compem a rede socioassistencial do Municpio, que no puderam estar aqui, mas fizeram parte dessa construo e possibilitaram a realizao desse projeto. Em especial aos tcnicos: Eliana Morais; Givanildo Almeida; Marcelo Oliveira; Noemi Tolentino; e Secretria Municipal de Ao Social e Cidadania: Sr Maira Rodrigues Mascarenhas por confiar no sucesso do trabalho e em toda a sua equipe.

VDEO CMQPS

GRATA PELA ATENO DE TODOS(AS)


(...) porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justia se implante antes da caridade.
Paulo Freire.

You might also like