You are on page 1of 7

APRENDA A FAZER UMA BOA APRESENTAO ORAL

Veja dicas e tcnicas para otimizar sua apresentao oral

Fazer uma apresentao oral para os colegas no uma misso fcil. Mais do que timidez, algumas pessoas chegam mesmo a ficar em pnico frente tarefa. Porm, tanto para a vida acadmica quanto para a profissional, aprender a falar para um pblico pequeno ou grande essencial. A seguir ensinamos algumas tcnicas e dicas que podem ajudar em seu ano letivo.

Quando possvel escolher um tema para fazer sua apresentao oral, opte por aquele que lhe desperte o interesse, j que voc ter que falar de forma confortvel sobre ele -- quanto mais domnio, melhor. Escolher um tema original tambm importante: desta forma, o pblico tende a se interessar mais nas informaes apresentadas.

Aps a escolha do tema, vem a parte mais importante: a pesquisa. Com toda a bibliografia em mos, voc deve organizar as informaes, selecionando e resumindo os tpicos que pretende abordar. importante sempre usar suas prprias palavras ao escrever -- isso evita plgio e facilita a memorizao. Para no selecionar informaes em excesso, recomenda-se ler o texto em voz alta e calcular o tempo gasto. Para manter a ateno do pblico, importante acrescentar curiosidades e fatos no conhecidos -- portanto, no vale a pena repetir ideais j difundidas e dizer apenas o bvio.

Apesar de sua apresentao ser um resumo, muito difcil decorar todo o texto. Para facilitar, leve um guia de apoio, com os principais tpicos que ir desenvolver livremente. Este guia no deve conter frases extensas, mas sim apenas tpicos e frases curtas, que remetam ao assunto abordado. O uso de um marcador importante para destacar o que no deve faltar. No se esquea de fazer o guia com uma letra legvel para no atrapalhar seu discurso. Lembre-se que quanto mais organizado o seu guia, melhor ser sua apresentao, mas dominar o tema essencial.

Ferramentas ajudam a melhorar o aspecto de sua apresentao; veja algumas dicas: - Vdeos sempre despertam a ateno da plateia, pois tem imagens e movimento, mas no abuse: exiba apenas trechos curtos para no ofuscar a apresentao. - Imagens, assim como os vdeos, ajudam a ilustrar o material; mesmo que no use imagens no PowerPoint, por exemplo, tente sempre mostrar fotos ao pblico para ajudar a transmitir sua mensagem. - Escrever no quadro uma forma simples de mostrar ao pblico quais so os principais tpicos de sua apresentao; use bem esse papel de 'professor' que voc tem disponvel. - Apresentao digital a forma mais organizada de fazer sua apresentao oral: use o PowerPoint ou outros programas disponveis na internet. O ideal no colocar muito texto nos slides, pois desta forma a plateia ficar focada em ler e no ouvir suas explicaes; use cores e formatos diferentes para chamar a ateno.

importante ressaltar que, ao dominar o tema abordado, vocs estar apto a responder perguntas do pblico que venham a surgir. Para dominar o tema, leia bastante sofre ele, organize as ideias e treine em voz alta; se puder pedir ajuda a alguma pessoa, melhor ainda -- assim voc vai treinando como se comportar diante de uma plateia.

Antes e durante a apresentao voc deve se concentrar para ficar calmo e mostrar que est concentrado no tema; a postura tambm importante. Desta forma, voc transmitir ao pblico a sensao de confiana e de domnio do tema. Evite olhar demais para o seu guia ou para o professor -- o ideal dirigir os olhares para os espectadores e usar um tom de voz pausado e claro. Procure ser criativo e original na abordagem. Boa apresentao!

You might also like