You are on page 1of 26

PROF.

RICARDO MACHADO TICA

DECRETO N 1.171, de 22 de JUNHO de 1994 CDIGO de TICA FUNCIONAL Prof. Ricardo Machado
DECRETO N 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994. Aprova o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal O PRESIDENTE DA REPBLICA, no uso das atribuies que lhe confere o art. 84, incisos IV e VI, e ainda tendo em vista o disposto no art. 37 da Constituio, bem como nos DECRETO N 1.171 artigos 116 e 117 da Lei n 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e nos artigos 10, 11 e 12 da Lei n 8.429, de 2 de junho de 1992. DECRETA: Art. 1 Fica aprovado o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, que com este baixa.

Art. 2 Os rgos e entidades da Administrao Pblica Federal direta e indireta implementaro, em sessenta dias, as providncias necessrias plena vigncia do Cdigo de tica, inclusive mediante a constituio da respectiva Comisso de tica, integrada por trs servidores ou empregados titulares de cargo efetivo ou emprego permanente. Pargrafo nico. A constituio da Comisso de tica ser comunicada Secretaria da Administrao Federal da Presidncia da Repblica, com a indicao dos respectivos membros titulares e suplentes. Art. 3 Este decreto entra em vigor na data de sua publicao. Braslia, 22 de junho de 1994, 173 da Independncia e 106 da Repblica.

ANEXO Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal CAPTULO I SEO I Das Regras Deontolgicas DEONTOLOGIA JURDICA. CONCEITO: a indagao do fundamento da ordem jurdica e da razo da obrigatoriedade das normas de direito, da legitimidade da obedincia s leis, o que quer dizer indagao dos fundamentos ou dos pressupostos ticos do Direito e do Estado. I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficcia e a conscincia dos princpios morais so primados maiores que devem nortear o servidor pblico, seja no exerccio do cargo ou funo, ou fora dele, j que refletir o exerccio da vocao do prprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes sero direcionados para a preservao da honra e da tradio dos servios pblicos. II - O servidor pblico no poder jamais desprezar o elemento tico de sua conduta. Assim, no ter que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e 4, da Constituio Federal.

III - A moralidade da Administrao Pblica no se limita distino entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idia de que o fim sempre o bem comum. O equilbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor pblico, que poder consolidar a moralidade do ato administrativo. IV- A remunerao do servidor pblico custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, at por ele prprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissocivel de sua aplicao e de sua finalidade, erigindo-se, como consequncia em fator de legalidade. V - O trabalho desenvolvido pelo servidor pblico perante a comunidade deve ser entendido como acrscimo ao seu prprio bem-estar, j que, como cidado, integrante da sociedade, o xito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimnio. VI - A funo pblica deve ser tida como exerccio profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor pblico. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada podero acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

VII - Salvo os casos de segurana nacional, investigaes policiais ou interesse superior do Estado e da Administrao Pblica, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficcia e moralidade, ensejando sua omisso comprometimento tico contra o bem comum, imputvel a quem a negar. VIII - Toda pessoa tem direito verdade. O servidor no pode omiti-la ou falsela, ainda que contrria aos interesses da prpria pessoa interessada ou da Administrao Pblica. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hbito do erro, da opresso, ou da mentira, que sempre aniquilam at mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nao. IX - A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao servio pblico caracterizam o esforo pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimnio pblico, deteriorando-o, por descuido ou m vontade, no constitui apenas uma ofensa ao equipamento e s instalaes ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligncia, seu tempo, suas esperanas e seus esforos para constru-los. X - Deixar o servidor pblico qualquer pessoa espera de soluo que compete ao setor em que exera suas funes, permitindo a formao de longas filas, ou qualquer outra espcie de atraso na prestao do servio, no caracteriza apenas atitude contra a tica ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usurios dos servios pblicos.

XI - 0 servidor deve prestar toda a sua ateno s ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente Os repetidos erros, o descaso e o acmulo de desvios tornam-se, s vezes, difceis de corrigir e caracterizam at mesmo imprudncia no desempenho da funo pblica. XII - Toda ausncia injustificada do servidor de seu local de trabalho fator de desmoralizao do servio pblico, o que quase sempre conduz desordem nas relaes humanas. XIII - 0 servidor que trabalha em harmonia com a estrutura organizacional, respeitando seus colegas e cada concidado, colabora e de todos pode receber colaborao, pois sua atividade pblica a grande oportunidade para o crescimento e o engrandecimento da Nao.

SEO II Dos Principais Deveres do Servidor Pblico

XIV - So deveres fundamentais do servidor pblico: a) desempenhar, a tempo, as atribuies do cargo, funo ou emprego pblico de que seja titular; b) exercer suas atribuies com rapidez, perfeio e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situaes procrastinatrias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espcie de atraso na prestao dos servios pelo setor em que exera suas atribuies, com o fim de evitar dano moral ao usurio; c) ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu carter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opes, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum.

d) jamais retardar qualquer prestao de contas, condio essencial da gesto dos bens, direitos e servios da coletividade a seu cargo; e) tratar cuidadosamente os usurios dos servios, aperfeioando o processo de comunicao e contato com o pblico; f) ter conscincia de que seu trabalho regido por princpios ticos que se materializam na adequada prestao dos servios pblicos; g) ser corts, ter urbanidade, disponibilidade e ateno, respeitando a capacidade e as limitaes individuais de todos os usurios do servio pblico, sem qualquer espcie de preconceito ou distino de raa, sexo, nacionalidade, cor, idade, religio, cunho poltico e posio social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral; h) ter respeito hierarquia, porm sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal; i) resistir a todas as presses de superiores hierrquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrncia de aes morais, ilegais ou aticas e denunci-las; j) zelar, no exerccio do direito de greve, pelas exigncias especficas da defesa da vida e da segurana coletiva;

l) ser assduo e frequente ao servio, na certeza de que sua ausncia provoca danos ao trabalho ordenado, refletindo negativamente em todo o sistema; m) comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrrio ao interesse pblico, exigindo as providncias cabveis; n) manter limpo e em perfeita ordem o local de trabalho, seguindo os mtodos mais adequados sua organizao e distribuio; o) participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exerccio de suas funes, tendo por escopo a realizao do bem comum; p) apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exerccio da funo; q) manter-se atualizado com as instrues, as normas de servio e a legislao pertinentes ao rgo onde exerce suas funes; r) cumprir, de acordo com as normas do servio e as instrues superiores, as tarefas de seu cargo ou funo, tanto quanto possvel, com critrio, segurana e rapidez, mantendo tudo sempre em boa ordem. s) facilitar a fiscalizao de todos atos ou servios por quem de direito; t) exercer, com estrita moderao, as prerrogativas funcionais que lhe sejam atribudas, abstendo-se de faz-lo contrariamente aos legtimos interesses dos usurios do servio pblico e dos jurisdicionados administrativos;

u) abster-se, de forma absoluta, de exercer sua funo, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse pblico, mesmo que observando as formalidades legais e no cometendo qualquer violao expressa lei; v) divulgar e informar a todos os integrantes da sua classe sobre a existncia deste Cdigo de tica, estimulando o seu integral cumprimento. SEO III Das Vedaes ao Servidor Pblico XV - E vedado ao servidor pblico; a) o uso do cargo ou funo, facilidades, amizades, tempo, posio e influncias, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem; b) prejudicar deliberadamente a reputao de outros servidores ou de cidados que deles dependam; c) ser, em funo de seu esprito de solidariedade, conivente com erro ou infrao a este Cdigo de tica ou ao Cdigo de tica de sua profisso; d) usar de artifcios para procrastinar ou dificultar o exerccio regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material; e) deixar de utilizar os avanos tcnicos e cientficos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister;

f) permitir que perseguies, simpatias, antipatias, caprichos, paixes ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o pblico, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores; g) pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificao, prmio, comisso, doao ou vantagem de qualquer espcie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua misso ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim; h) alterar ou deturpar o teor de documentos que deva encaminhar para providncias; i) iludir ou tentar iludir qualquer pessoa que necessite do atendimento em servios pblicos; j) desviar servidor pblico para atendimento a interesse particular; l) retirar da repartio pblica, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimnio pblico; m) fazer uso de informaes privilegiadas obtidas no mbito interno de seu servio, em benefcio prprio, de parentes, de amigos ou de terceiros; n) apresentar-se embriagado no servio ou fora dele habitualmente; o) dar o seu concurso a qualquer instituio que atente contra a moral, a honestidade ou a dignidade da pessoa humana; p) exercer atividade profissional atica ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.

CAPTULO II Das Comisses de tica

XVI - Em todos os rgos e entidades da Administrao Pblica Federal direta, indireta autrquica e fundacional, ou em qualquer rgo ou entidade que exera atribuies delegadas pelo poder pblico, dever ser criada uma Comisso de tica, encarregada de orientar e aconselhar sobre a tica profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimnio pblico, competindo-lhe conhecer concretamente de imputao ou de procedimento susceptvel de censura. XVII - (Revogado pelo Decreto n 6.029, de 2007). XVIII - Comisso de tica incumbe fornecer, aos organismos encarregados da execuo do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta tica, para o efeito de instruir e fundamentar promoes e para todos os demais procedimentos prprios da carreira do servidor pblico. XIX - (Revogado pelo Decreto n 6.029, de 2007). XX - (Revogado pelo Decreto n 6.029, de 2007). XXI - (Revogado pelo Decreto n 6.029, de 2007).

XXII - A pena aplicvel ao servidor pblico pela Comisso de tica a de censura e sua fundamentao constar do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com cincia do faltoso. XXIII - (Revogado pelo Decreto n 6.029, de 2007). XXIV - Para fins de apurao do comprometimento tico, entende-se por servidor pblico todo aquele que, por fora de lei, contrato ou de qualquer ato jurdico, preste servios de natureza permanente, temporria ou excepcional, ainda que sem retribuio financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer rgo do poder estatal, como as autarquias, as fundaes pblicas, as entidades paraestatais, as empresas pblicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevalea o interesse do Estado. XXV - (Revogado pelo Decreto n 6.029, de 2007).

A PALAVRA TICA vem do Grego ethos que significa modo de ser ou carter. Os princpios do setor pblico constituem ideias gerais e abstratas, que expressam em maior ou menor escala as normas que compem a estrutura do sistema jurdico enfocado. Portanto, todas as normas que fazem parte do Direito Administrativo devero ser estudadas , interpretadas e compreendidas luz destes princpios. necessrio estabelecer o equilbrio entre os direitos dos administrados e as prerrogativas da Administrao. Segundo ensinamento do PROF. GUSTAVO BOUDOUX, PRINCPIO onde alguma coisa ou conhecimento se origina. Tambm pode ser definido como conjunto de regras ou cdigo de (boa) conduta pelos quais algum governa a sua vida e as suas aes. Princpio ponto de partida. Os princpios que regem a nossa conduta em sociedade so aqueles conceitos ou regras que aprendemos por meio do convvio, passados gerao aps gerao. Quando uma pessoa afirma que determinada ao fere seus princpios, ela est se referindo a um conceito, ou regra, que foi originado em algum momento em sua vida ou na vida do grupo social em que est inserida e que foi aceito como ao moralmente boa.

Os princpios ticos so normas que nos obrigam a agir em funo do valor do bem visado pela nossa ao, ou do objetivo final que d sentido vida humana; e no de um interesse puramente subjetivo, que no compartilhamos com a comunidade. Esse valor objetivo deve ser considerado em todas as suas dimenses: no indivduo, no grupo ou classe social, no povo, ou na prpria humanidade. A extenso dos Princpios ticos ilimitada, sendo decorrente do respeito a dignidade da pessoa humana, componente essencial para a vida social. O respeito dignidade da pessoa humana deve abrang-la em todas as suas dimenses: em cada indivduo, com a sua caracterstica irredutvel de qualidade; em cada grupo social; no interior dos povos politicamente organizados; em cada povo ou nao independente, nas relaes internacionais; na reunio de todos os povos do mundo numa unidade poltica suprema em construo. igualmente em todas as dimenses da pessoa humana que atuam os princpios fundamentais da verdade, da justia e do amor, desdobrando-se especificamente nos princpios de liberdade, igualdade, segurana e solidariedade.

O problema da dignidade da pessoa humana, vem tratado na Constituio de 1988, j no prembulo, quando este fala da inviolabilidade liberdade e, depois, no artigo primeiro, com os fundamentos e, ainda, no inciso terceiro (a dignidade da pessoa humana), mais adiante, no artigo quinto, quando fala da inviolabilidade do direito vida, liberdade, segurana e igualdade. A nica coisa capaz de garantir a dignidade da pessoa humana, a justia! A dignidade um valor supremo. O homem digno, pelo simples fato de ser racional, o que o diferencia dos outros animais. A dignidade , portanto, um valor fundamental! Flvia Piovesan ensina que "a ordem constitucional de 1988 apresenta um duplo valor simblico: ela o marco jurdico da transio democrtica, bem como da institucionalizao dos direitos humanos no pas. A Carta de 1988 representa a ruptura jurdica com o regime militar autoritrio que perpetuou no Brasil de 1964 a 1985". Com a Constituio de 1988, houve uma espcie de "redefinio do Estado brasileiro", bem como de seus direitos fundamentais.

Um problema existente diz respeito a UNIVERSALIZAO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS. H conflito entre a viso oriental e a viso ocidental de mundo, onde o pilar central da discusso acerca da fundamentao tica dos direitos humanos. Esta discusso vem ilustrada na prtica da mutilao genital feminina, muito comum em sociedades orientais, mas que, no entanto, soa como um insidioso meio de tortura nas sociedades ocidentais. Deste conflito entre as sociedades ocidentais e as sociedades orientais, e tomando por base uma cincia social aplicada, qual seja o Direito, emerge a necessria discusso. As inmeras declaraes de direitos que emanaram em pr de homens e mulheres ao longo dos anos so contrastantes com a prtica cruel da mutilao impune praticada em alguns povos, em especial culturas africanas. Em meio a este contraste, procura-se apontar solues para um dilogo em sede de direitos humanos e fundamentais que trate de oferecer meios para pacificar os entendimentos acerca do que e do que no respeito em sede de direitos humanos, tanto no Ocidente quanto no Oriente. A violao aos direitos humanos e fundamentais resta como caracterizada aqui na mutilao genital feminina, como afirmado.

Para a compreenso acerca da temtica, faz-se necessria uma leitura de questes focadas nas declaraes de direitos humanos e fundamentais, a aceitabilidade de uma sociedade multicultural e, posteriormente, da compreenso da existncia de meios que facilitem o dilogo em sede de direitos humanos. Um breve histrico das declaraes de direitos, bem como sua importncia direcionada ao sexo feminino, demonstrando que a temtica da mutilao j motivou manifestos legais em sede de direitos humanos. Aps, adentra-se na questo da prtica da mutilao em algumas culturas, bem como os meios utilizados para tal prtica, observando-se os efeitos e os motivos da prtica nestas culturas. Ainda, discute-se a questo da relativizao x universalizao dos direitos humanos, englobando conceitos jurdicos e culturais. Ao final, apontam-se ferramentas de dilogo interculturais, no af de demonstrar a capacidade de se decifrar os cdigos de uma cultura por outra, sem que se atinja a rbita mxima de desrespeito dos direitos humanos e fundamentais e, logicamente, a quebra da norma jurdica.

J os VALORES so elementos fundamentais nas diversas sociedades existentes, mesmo com nvel cultural, social e econmico distintos. Porm, o peso a ser conferido ao valor, muda conforme a diversidade cultural e social. O carter dos indivduos so mais ou menos valorizados de acordo com as suas aes no meio social. O carter dos seres, pelo qual so mais ou menos desejados ou estimados por uma pessoa ou grupo, determinado pelo valor de suas aes. Sua ao ter seu valor aumentado na medida em que for desejada e copiada por mais pessoas do grupo. Todos os termos que servem para qualificar uma ao ou o carter de uma pessoa tm um peso "bom" e um peso "ruim". Citam-se como exemplo os termos honesto e desonesto, generoso e egosta, verdadeiro e falso. Os valores do "peso" ao ou carter de uma pessoa ou grupo. Kant afirmava que toda ao considerada moralmente boa deveria ser necessariamente universal, ou seja, ser boa em qualquer lugar e em qualquer tempo. O ideal kantiano de valor e moralidade est muito longe de ser alcanado, conforme j verificamos ao analisarmos a UNIVERSALIZAO DOS DIREITOS HUMANOS, pois as diversidades culturais e sociais fazem com que o valor dado a determinadas aes mude de acordo com o contexto em que est inserido.

A origem da palavra CIDADANIA vem do latim civitas, que quer dizer cidade. A palavra cidadania foi usada na Roma antiga para indicar a situao poltica de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer. Segundo Dalmo Dallari (2008), "a cidadania expressa um conjunto de direitos que d pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem no tem cidadania est marginalizado ou excludo da vida social e da tomada de decises, ficando numa posio de inferioridade dentro do grupo social". Segundo o dicionrio Aurlio, cidado aquele indivduo no gozo dos direitos civis e polticos de um Estado, ou no desempenho de seus deveres para com este, ou habitante da cidade, indivduo, homem, sujeito. A cidadania se refere s relaes entre os cidados, aqueles que pertencem a uma cidade, por meio dos procedimentos e leis acordados entre eles. Da nossa herana grega e latina, traz o sentido de pertencimento a uma comunidade organizada igualitariamente, regida pelo direito, baseada na liberdade, participao e valorizao individual de cada um em uma esfera pblica. Um dos sentidos atuais da cidadania de massa, em Estados que congregam muita diversidade cultural, o esforo para participar e usufruir dos direitos pensados pelos representantes de um Estado para seus virtuais cidados; vir a ser, de fato, e no apenas de direito, um cidado. Os valores da cidadania so polticos: Igualdade, eqidade, justia, bem comum.
;

Equidade uma forma justa da aplicao do Direito, porque adaptada a regra, a uma situao existente, onde so observados os critrios de igualdade e de justia. Significa o uso da imparcialidade para reconhecer o direito de cada um, usando a equivalncia para se tornarem iguais, e vem do latim equitas. No Brasil a CIDADANIA permite ao indivduo a plenitude do exerccio de seus direitos polticos, abrangendo o alistamento eleitoral e o voto, a condio de elegibilidade e a acessibilidade a cargos, empregos e funes pblicas. Todo cidado tem direito a exercer a cidadania, isto , seus direitos de cidado; direitos esses que so garantidos constitucionalmente nos princpios fundamentais. Exercer os direitos de cidado, na verdade, est vinculado a exercer tambm os deveres de cidado (o voto por exemplo denominado de direito X dever do cidado). Direitos e deveres andam juntos no que tange ao exerccio da cidadania. No se pode conceber um direito sem que antes este seja precedido de um dever a ser cumprido; uma via de mo dupla, seus direitos aumentam na mesma proporo de seus deveres perante a sociedade. Constitucionalmente, os direitos garantidos, tanto individuais quanto coletivos, sociais ou polticos, so precedidos de responsabilidades que o cidado deve ter perante a sociedade. Outro exemplo: A Constituio garante o direito propriedade privada, mas exige-se que o proprietrio seja responsvel pelo cumprimento de sua funo social.

TICA E O IDEAL DEMOCRTICO: A palavra democracia funciona como princpio basilar tanto dos discursos polticos, quanto do ideal poltico norteador da poltica mundial. Todos os pases que recentemente sofreram as aes de governos totalitrios encontram na democracia o remdio para seus respectivos males polticos. A democracia moderna se tornou o palco das mais nocivas guerras de poder, abrindo espao para a total desorganizao do andamento da mquina estatal, enfraquecendo, como se v hoje, o nexo espiritual do povo. Alm disso, a democracia moderna, por supor que a liberdade o exerccio voluntarista do sujeito, que sempre visto como um tomo auto-suficiente, legitimou o vigoramento do capitalismo como estruturador da economia. Ser capitalista ser democrtico. Pois produzir o que se quer e como se quer sintoma da liberdade do eu, liberdade esta j pressuposta na democracia moderna. Concluso: a prpria democracia moderna que cria seu monstro devorador. Eis a razo por que a democracia, hoje, sofre de uma profunda crise em toda sua amplitude. que sob as rdeas do capitalismo o ideal democrtico s mais uma expresso manipulvel pela boca de empresrios e de publicitrios. O ideal democrtico s lograr sucesso com o repensamento do homem.

O ideal democrtico deve ser concebido como o modo de governabilidade que favorece a cada humano conquistar o seu ser responsabilizando-se, concomitantemente, pelos demais entes. necessrio que cada indivduo assume responsavelmente a parte que lhe cabe na manuteno da unidade. Isto garante a continuidade da governabilidade e lhe abre o espao necessrio para as mudanas. Estas no aparecem como fruto do voluntarismo do eu, e, consequentemente ocorre uma juno entre tica, responsabilidade e democracia. A palavra democracia tem o seguinte significado: Demos = povo + kratos = autoridade, qual seja, autoridade do povo. O Regime de Governo brasileiro democrata. Atravs da democracia o povo o titular do Poder Constituinte Originrio, sendo representado pelos deputados federais(representantes do povo) que se renem com os senadores (representantes do Estado), formando um s grupo (de constituintes) ficando encarregados de elaborar a Constituio Federal, funcionando sob a forma de oligarquia, tendo em vista que uma minoria, eleita pela maioria quem governa. A nossa democracia representativa (poder conferido ao povo de escolher os seus representantes) e participativa (participao direta e pessoal do cidado nos atos de governo tais como no plebiscito; referendo; iniciativa popular e ao popular).

FUNO PBLICA E TICA: Funo Pblica a competncia, atribuio ou encargo para o exerccio de determinada funo. Ressalta-se que essa funo no livre, devendo, portanto, estar o seu exerccio sujeito ao interesse pblico, da coletividade ou da Administrao. No exerccio das mais diversas funes pblicas, os servidores, alm das normatizaes vigentes nos rgos e entidades pblicas que regulamentam e determinam a forma de agir dos agentes pblicos, devem respeitar os valores ticos e morais que a sociedade impe para o convvio em grupo. A no observao desses valores acarreta uma srie de erros e problemas no atendimento ao pblico e aos usurios do servio, o que contribui de forma significativa para uma imagem negativa do rgo ou da entidade e do servio. Um dos fundamentos que precisa ser compreendido o de que o padro tico dos servidores pblicos no exerccio de sua funo pblica advm de sua natureza, ou seja, do carter pblico e de sua relao com o pblico. O carter pblico do seu servio deve se incorporar sua vida privada, a fim de que os valores morais e a boa-f, amparados constitucionalmente como princpios bsicos e essenciais a uma vida equilibrada, se insiram e sejam uma constante em seu relacionamento com os colegas e com os usurios do servio.

TICA NO SETOR PBLICO: As questes ticas esto cada vez mais visveis no cenrio brasileiro dada a multiplicao de casos de corrupo e, sobretudo, a reao da sociedade frente a um tal grau de desmoralizao das relaes sociais e polticas. Com os escndalos e as denncias de corrupo expostas pela mdia, refletir sobre essas questes traz tona os conceitos ticos que envolvem a busca por melhores aes tanto na vida pessoal como na vida pblica. A tica pautada na conduta responsvel das pessoas. importante fazer a escolha de um poltico com esse carter a fim de diminuir o mau uso da mquina pblica e evitar que ele venha auferir ganhos e vantagens pessoais. As normas morais apenas fornecem orientaes cabendo, apenas ao poltico determinar quais so as exigncias e limitaes e decidir-se entre a melhor alternativa de ao. Essa preocupao relaciona-se com a responsabilidade que eles tm em atender as demandas, com integridade e eficincia, no papel de representante democrtico. O ato de pensar moralmente que introduz o senso tico das nossas aes. Ela deve ser entendida como esta reflexo crtica sobre a dimenso humana - o compromisso diante da vida que contribui para o estabelecimento das relaes do ser humano com o outro, numa convivncia pacfica a fim de evitar as vantagens desleais e as prticas que prejudiquem a sociedade em geral. O cdigo de tica, alm de regulamentar a qualidade e o trato dispensados aos usurios e ao servio pblico e de trazer punies para os que descumprem as suas normas, tambm tm a funo de proteger a imagem e a honra do servidor que trabalha seguindo fielmente as regras nele contidos, contribuindo, assim, para uma melhoria na imagem do servidor e do rgo perante a populao.

You might also like