You are on page 1of 2

Concurso Aparente de Normas Penais A tipicidade de uma conduta pode apresentar dificuldades ao aplicador caso uma mesma conduta

criminosa tenha caractersticas previstas em mais de um tipo penal. Esse concurso de normas penais aparente de forma que as normas parecem antinmicas, mas, em realidade, no so. O conflito entre tais normas puramente um exame de consistncia (verificao de antinomias) que se d no plano da aplicao. Por ser aparente, logo, falso, as normas continuam vlidas embora s uma se aplique ao caso concreto. a) Lex specialis derogat legi generali Relao de especialidade (gnero-espcie) entre duas ou mais normas. A norma especial afasta a incidncia da norma geral. Lex specialis: a norma especial contm todos os elementos da norma geral (lex generalis) e mais o elemento especializador. H relao de especialidade entre tipos bsicos e tipos privilegiados (furto simples e furto privilegiado) e entre tipos bsicos e tipos especiais autnomos (homocdio e infanticdio). b) Lex primaria derogat legi subsidiariae A relao de subsidiariedade ocorre quando diferentes normas protegem o mesmo bem jurdico em diferentes graus de agresso. Prevalece a punio conduta que lesiona mais intensamente o bem jurdico. A norma secundria s aplicvel na ausncia da norma primria, uma vez que esta ltima envolve por inteiro a primeira. Subsidiariedade expressa tcita: aquela se d quando a prpria lei ressalva a possiblidade de ocorrncia de punio por fato mais grave (art. 132, CP perigo vida ou sade de outrem -, art. 129, par. 3 - leso corporal seguida de morte em relao ao art. 121 homicdio simples) e a subsidiariedade tcita se d quando os tipos delitivos descrevem fase prvia, de passagem necessria para a realizao do delito mais grave cuja punio abrange todas as etapas anteriores de execuo. H subsidiariedade nas tentativas em relao aos crimes consumados, por exemplo. c) Lex consumens derogat legi consumptae Relao de consuno, de meios e fins. Se o fato prvio est abrangido pelo fato fim, em razo de ser meio necessrio consecuo deste ltimo, ento afastado. A regra da consuno implica no haver relao de especialidade e nem de subsidiariedade entre os crimes. Ainda, os bem jurdicos tutelados devem ser diferentes.

Por exemplo, violao de domiclio (bem jurdico: liberdade individual) e furto (bem jurdico: patrimnio) no tutelam o mesmo bem jurdico e nem apresentam relao de especialidade ou de subsidiariedade. Assim, o que justifica o afastamento da punio ao delito de violao de domiclio que, se um sujeito invade uma casa para furtar, h uma inegvel relao de consuno, pois a violao era meio necessrio realizao do furto. A mesma regra se verifica entre os crimes de falsificao de documento e de estelionato em caso de o documento no ter mais utilidade aps a realizao do delito fim. d) Antefato e Ps-fato Impunveis As hipteses de antefato impunveis so aquelas que se encaixam nos princpios da subsidiariedade e da especialidade. O ps fato impunvel se ajusta ao princpio da consuno. Ocorre, em geral, com atos de exaurimento do crime consumado, previstos como crimes autnomos. A punio do primeiro absorve a dos ltimos. Caso do sujeito que furta um veculo e que, em seguida, o destri ou danifica pelo uso da coisa. Como da natureza do furto que o agente tome a coisa para si e dela faa uso, se afasta a punio do ps-fato. Contudo, note-se que, se o criminoso mata algum com o carro ou o vende para terceiro de boa f, est praticando novos crimes autnomos, no se verificando, portanto, a aplicao do psfato impunvel.

You might also like