You are on page 1of 15

Data da ultima atualizao: 07 de setembro de 2013

ATENO
Este material foi copiado do quadro e redigido por um aluno a fim de facilitar os estudos do mesmo, porm, posteriormente, de boa f, repassado para alguns colegas a fim de contribuir, da forma que acreditou ser mais adequada, para auxiliar os mesmos nos estudos a matria de Teoria de voo 2. Este arquivo PODE estar com alguns erros, desatualizado e/ou faltando algum contedo, por isso, caso voc identifique algo, por favor, avise para que possam ser feitas as devidas correes.

Superfcies aerodinmicas oferecem pouca resistncia ao avano. Aeroflios: superfcies aerodinmicas que produzem fora til ao voo (asa, hlice, estabilizadores. Elementos de uma asa: - Envergadura(b): Une a raiz at a ponta da asa. - ponta da asa - raiz da asa - Corda - borda de ataque - borda de fuga Elementos de um perfil - Extradorso - Intradorso - Linha de curvatura mdia - Corda - Bordo de ataque - Bordo de fuga rea da asa (S) = b x c Perfil: Formato em corte de um aeroflio - Assimtrico: Extradorso mais abaloado que no intradorso - Simtrico: Extradorso igual ao intradorso. Linha de curvatura mdia coincidente com a corda. ngulo de Incidncia: o ngulo formado entre a corda e o eixo longitudinal da aeronave. Esse ngulo diferente de uma asa para a outra para corrigir o efeito de torque do motor, evitando que no stall a aeronave entre em parafuso. Eixo Longitudinal: uma Linha de referencia imaginria do avio. Estabelecida durante o projeto, e geralmente coincide com a direo do voo horizontal (proa). Escoamento: o movimento de um fluido liquido ou gasoso. o Laminar o Turbilhonamento Relao peso com latitude: O peso diretamente proporcional latitude. o A fora centrifuga maior no equador do que nos polos, pois eles possuem um menor dimetro. Por esse motivo, o vetor Fc (fora centrifuga) se torna menor, fazendo com que o vetor peso seja mais atuante.

Relao Peso X Altitude Quanto maior a altitude, menor o peso. Segundo a Lei da atrao universal, matria atrai matria na razo direta de suas massas e inversa ao quadrado da distancia.

Porque o avio voa? 1- Perfil a. O perfil o formato em corte do aeroflio, que uma superfcie aerodinmica que produz foras teis ao voo; uma superfcie aerodinmica uma superfcie que produz pouca resistncia ao avano. O perfil pode ser simtrico (extradorso simtrico ao intradorso) ou assimtrico (extradorso mais curvo que no intradorso). No caso do perfil simtrico, a corda coincidente com a linha de curvatura mdia. 2Equao da continuidade a. Formula: A1.V1 = A2.V2 i. Toda massa de um fluido que entrar em um tubo de escoamento A1, sair ao mesmo tempo na extremidade A2.

3- Teorema de Bernoulli a. Quando um fluido aumenta sua velocidade, sua presso dinmica aumenta e sua presso esttica diminui. 4- Em virtude da equao da continuidade, o vento relativo tem que acelerar quando percorre o extradorso, pois o mesmo mais abaulado. Consequentemente, essa acelerao reduz a presso esttica no extradorso, fazendo com quem a presso esttica no intradorso torne-se maior. ngulo de ataque: ngulo formado entre a corda e a direo do vento relativo antes de atingir o perfil. 5- 3 Lei de Newton Ao e reao a. Com o aumento do ngulo de ataque, o vento relativo desacelera e desvia-se.

.....O ngulo de incidncia diferente entre as duas asas devido ao torque do motor. A hlice gira para um lado, o avio tende a girar para o outro *** ver exerccio de equao da continuidade *** Foras Aerodinmicas Em um voo normal, o ar escoa no extradorso com mais velocidade que no intradorso devido a sua curvatura mais acentuada. A presso diminuir mais no extradorso, produzindo uma fora para cima e inclinada para trs chamada Resultante aerodinmica. Perfil Assimtrico (2 foto, o ngulo de ataque est maior que na primeira)

Perfil Simtrico (2 foto, o ngulo de ataque est maior que na primeira)

***RA = NICA FORA QUE A ASA PRODUZ Ra (resultante aerodinmica) dividida em duas componentes: Sustentao (L) = a componente da resultante aerodinmica perpendicular direo do vento relativo Arrasto (D) = a componente da resultante aerodinmica paralela direo do vento relativo

Sustentao (L) a) ngulo de ataque positivo, produz L positiva. b) ngulo de ataque nulo, ou seja, quando o vento relativo sopra na mesma direo da corda do aeroflio.

ngulo de ataque de sustentao Nula (

Lo)

a. ngulo de ataque de sustentao Nula = Zero para os perfis simtricos e negativo para os perfis assimtricos

Quando o ngulo de ataque for menor do que o (Alfa Lo) (ngulo de ataque de sustentao nula) a sustentao torna-se negativa e usada em voo de acrobacia area, principalmente em voo invertido.

Gnese do Estol (Stall) Quando o ngulo de ataque aumenta a sustentao tambm aumenta, at atingir certo valor mximo, o qual obtido no instante em que um turbilhonamento est prestes a se iniciar no extradorso. Isso ocorre quando o perfil atinge o ngulo critico ou ngulo de stall ou ngulo de sustentao mxima ou ngulo de perda; Aps este ngulo os filetes no acompanharo a curvatura no extradorso, logo, forma-se um turbilhonamento, diminuindo bruscamente a sustentao e aumentando rapidamente o arrasto

Formula da sustentao
L = Cl P/2 SV Cl um numero determinado experimentalmente que depende do (alfa) (ngulo de ataque), e do formato do aeroflio. tanto maior, quanto maiores forem: 1- Alfa ngulo de ataque 2- Espessura do aeroflio 3- A curvatura do aeroflio

A sustentao: 1234Depende de: Coeficiente de Sustentao Densidade do ar rea da asa Velocidade 1234 proporcional a: Coeficiente de sustentao Densidade do ar rea da asa Quadrado da velocidade

Aquaplanning Numa pista escorregadia, pousar sempre firme e na velocidade correta. Um toque suave ou com excesso de velocidade nessas circunstancias, poder resultar em aquaplanagem

Sustentao Se fizermos um jato de agua de uma mangueira incidir contra uma superfcie, essa superfcie desviar esse jato e se deslocar em uma determinada direo. Logo, para mudar a direo de deslocamento de um corpo, necessrio aplicar-lhe uma fora, ou em outras palavras, se um corpo est se movendo em uma direo, e esta direo muda, porque foi aplicada uma fora que fez com que sua direo e velocidade mudassem. A essa fora, correspondeu uma reao a qual por ter mesmo sentido de fora de sustentao resultante da diferena de presso entre o extradorso e o intradorso, soma-se a ela, logo a sustentao que o aeroflio produz em parte devido depresso no extradorso e em parte ao impacto do vento relativo no intradorso quando o aeroflio aumenta o ngulo de ataque. Em ngulos de ataque mais baixos, at 5, a depresso no extradorso responsvel por at 75% da sustentao total. Em (ALFA) (ngulo de ataques) maiores, ao redor de 10, a depresso representa 70% da sustentao total, porque a presso atmosfrica no intradorso aumentada pelo impacto do vento relativo.

CENTRO DE PRESSO As foras de sustentao ao longo de um aeroflio, tem uma resultante que atua num ponto chamado de CP (centro de presso). Este ponto desloca-se ao longo da corda do aeroflio e ocupa diversas posies em diferentes ngulos de ataque. Quando o ngulo de ataque aumenta, o CP (centro de presso) desloca-se para frente nas partes assimtricas.

ngulo de ataque at 5 {75% Bernoulli 25% 3 lei de Newton ngulo de ataque entre 5 e 10 {70% Bernoulli 30% 3 Lei de Newton

Resistencia ao avano de um aeroflio


- Quando um corpo se desloca no ar atmosfrico, aparece uma fora que se ope ao seu deslocamento, chamada de resistncia ao avano. Ex- Tbua segurada do lado de fora de um automvel.

Quanto maior a rea de um corpo exposta a uma corrente de ar, tanto maior ser a resistncia ao avano desse corpo, entretanto, se mudarmos a forma do corpo, ele pode oferecer menos resistncia do que antes. Conclumos portanto, que a resistncia ao avano que um corpo oferece ao se deslocar por um fluido, varia com a forma do corpo. O ar tem certa viscuolisdade, o que faz com que tenha uma certa aderncia superfcie de um corpo, quando est em movimento em relao a esse corpo. Essa aderncia ser varivel de acordo com a superfcie do corpo. Em uma superfcie spera, ou com salincias, oferecer mais resistncia do que uma superfcie lisa e bem polida. Fatores que influenciam na resistncia ao avano: - a forma do corpo

- o atrito da superfcie Logo, determinam a resistncia ao avano do perfil.

FATORES QUE AFETAM A SUSTENTACAO E A RESISTENCIA Afeito da velocidade; at agora ns sabemos que o ngulo de ataque um dos fatores que afetam a sustentao e consequentemente a resistncia ao avano. Sabemos que um corpo que se move com mais velocidade tem mais fora que outro que se move lentamente. Bola de tnis lenta => Rebatemos Bola de tnis Veloz => Desviamos Se o ar se desloca mais ligeiro em relao ao aeroflio, maior ser a diferena de presso entre o extradorso e o intradorso. Quando a velocidade aumenta, a sustentao aumenta, mas no na mesma proporo. Na realidade, a sustentao aumenta em relao ao quadrado da velocidade. Ex- se no modificarmos o ngulo de ataque, um avio que voa a 100 km/h ter 4 vezes mais sustentao que o mesmo avio voando a 50kh/h.

EFEITO DA DESNIDADE DO AR Voando a 6000m onde a densidade metade, o avio ter metade da sustentao que teria ao SL (?? - O QUE ISSO??? - ?? === SL) Para manter a altitude, precisaria ter metade do peso, ou 1,414 vezes mais velocidade. bom lembrar que a densidade varia no somente com a altitude, mas tambm com a temperatura, presso e umidade do ar. Assim, em um dia quente e mido, o avio requer mais velocidade para produzir sustentao necessria para levantar seu peso que em um dia de frio e seco.

LINHA DE CURVATURA MDIA DA ASA a linha que equidista do extradorso e do intradorso; por ela, podemos medir o grau de sustentao de uma asa; e quanto mais curva, maior a sustentao. Asas tipo CLARKY (Apenas para estudo), a corda confunde-se com o intradorso. Em uma asa, temos muitos aeroflios diferentes, havendo portanto cordas de vrios tamanhos. A corda que tiver a o comprimento mdio ser a Corda mdia geomtrica da asa Temos tambm, diversas resultantes aerodinmicas de aeroflios; a resultante aerodinmica de todas essas resultantes, a resultante aerodinmica da asa. Seu ponto de aplicao fica na corda de um aeroflio chamado aeroflio mdio aerodinmico da asa, e esse ponto chama-se Centro de presso da asa (CP), o nome desta corda Corda mdia aerodinmica da asa.

Aeroflio mdio aerodinmico da asa, o aeroflio que nos da sustentao mdia entre todos os aeroflios da asa. Sustentao a componente da resultante aerodinmica perpendicular a direo do vento relativo. Arrasto a componente da resultante aerodinmica paralela a direo do vento relativo.

L = Cl P/2 SV Voo horizontal L=W

D = Cd P/2 SV

Em uma asa existem dois tipos de Resistencia ao avano: 1- Resistencia do atrito do ar com as superfcies da asa 2- Resistncia induzida; turbilhonamento na ponta da asa

Alongamento (Relao de aspecto ou Aspect Ratio)

Velocidade necessria para manter voo horizontal.

W/S = Carga unitria ou carga alar que o peso total da aeronave suportado por unidade de rea de asa. Obs- Avies com peso e reas de asas diferentes, podem ter o mesmo comportamento, desde que, tenham a mesma carga alar.

Ex- um avio com 12.000kg de peso e 100m de S, ter uma carga unitria de 120 kg/m de rea de asa, onde cada metro suporta 120 kg ou produz 120 kg de sustentao. Velocidade de Stall - a menor velocidade com a qual o avio poder manter um voo horizontal - Quanto maior o peso do avio, maior ser a velocidade de stall - Quanto maior S ou P (r), menor ser a velocidade de stall Obs- a velocidade o nico elemento que varia para compensar a variao das demais; o D no varia desde que no se varie o ngulo de ataque.

POTENCIA NECESSRIA PARA SE DESLOCAR UMA ASA = N Potencia = Trabalho na unidade de tempo Trabalho = o produto da fora ou componente da fora na direo do deslocamento, pelo deslocamento. A potencia necessria para deslocar a asa do avio, ser o produto da fora utilizada para arrasta-la (trao), pela velocidade de voo do avio. N = D.V N=Cd P/2 sv

Resistencia parasita o arrasto do avio quando a sustentao nula ou a parcela do arrasto que no depende da sustentao. rea plana equivalente uma rea de uma placa plana perpendicular ao vento relativo, cujo arrasto equivalente ao arrasto parasita do avio. O coeficiente de arrasto da rea plana equivalente igual a 1. Isto permite calcular o Dp (Arrasto parasita), bastando multiplicar o valor da rea plana pela presso dinmica (Pdim). Resistencia das superfcies Planas = F F = 1,28 P/2 AV A=S 1,28 o coeficiente de arrasto de uma placa plana perpendicular ao vento relativo.

Potencia necessria para deslocar uma superfcie plana: N = 1,28 P/2 AV

Forma Dinmica Traduz a resistncia das estruturas da aeronaves.

Variao de Alfa =~ 25 {12,5 UP (Cima) 12,5 Down (Baixo) A resistncia parasita no se altera.

ARRASTO TOTAL Dt = Cd P/2 SV + 1,28 P/2 AV Angulo de ataque: o angulo formado entre a corda e a direo do vento relativo antes de atingir a superfcie. ngulo de Atitude: o ngulo formado entre eixo longitudinal da aeronave e a linha do horizonte. Obs- No depende da direo ou da trajetria do voo

Aula do dia 06 de Setembro


Dispositivos Hipersustentadores
Flape Aumenta a curvatura do perfil aumentado o Cl (coeficiente de sustentao). Tipos: - Simples - Com fenda - Ventral - Fowler * Freio aerodinmico aumenta o arrasto

Slot Fenda ou Ranhura Slat Mveis Desvantagens: - Obriga o avio a erguer demasiado o nariz, prejudicando a visibilidade principalmente no pouso. - O estol inicia na ponta da asa, o que torna o voo inseguro pela perda dos ailerons. *** Correo: ngulo de incidncia reduzido na ponta das asas

GRUPOS MOTO-PROPULSORES
A fora de trao de um avio fornecida pelo grupo motopropulsor, ou seja, motor e hlice no avio convencional.

Parte da potencia produzida em um motor conseguida dentro do prprio motor. Chegando ao eixo da hlice a potencia efetiva. A Hlice transforma a potencia efetiva em potencia de trao que tambm chamada de potencia til ou disponvel. Potencia efetiva: a potencia de um motor medida no eixo da hlice e aps os desgastes internos do motor. Potencia til: a potencia efetiva transformada em potencia de trao pela hlice. Com a altitude o ar fica menos denso, assim menos oxignio mistura-se a gasolina no carburador, ocasionando uma mistura rica em combustvel, o que acarreta na reduo da potencia efetiva. Potencia Nominal: a potencia efetiva mxima para o qual o motor foi projetado.

HLICES um Aeroflio rotativo que produz uma fora de trao sobre o avio. Tipos de materiais: Madeira e Metal Passo da hlice: - Efetivo ou avano: Distancia percorrida a cada volta. - Terico ou passo da hlice: Distancia que deveria ser percorrida - Recuo: a diferena entre o passo terico e o efetivo Decolagens: RPM alta, velocidade baixa. Subida: RPM menor, Velocidade maior que na decolagem Cruzeiro: RPM ainda menor, Velocidade maior

Essas condies mostram que deveramos ter 3 tipos de hlices diferentes. 1- Hlice de passo ajustvel: O piloto ou mecnico pode fazer ajuste no solo 2- Hlice de passo controlvel: O piloto ajusta o passo de acordo com as necessidades do voo, diretamente da cabine de comando por meio da manete de passo. A hlice de passo controlvel possui 3 grupos: Simples, por contrapesos e Governador de Hlice (Eltrico ou Hidrulico) No primeiro tipo (Simples), o passo controlado somente pelo piloto, que deve estar atento as modificaes de RPM e velocidade, de modo a fazer as correes necessrias. No segundo tipo (Por contrapeso), existem mecanismos de contrapeso junto ao cubo, que fora o aumento do passo. A presso do ar na p fora a reduo do passo. O piloto seleciona uma variao de passo ficando para os contrapesos as pequenas correes. Tem timo rendimento em todas as situaes.

Terceiro tipo (Governador de hlice), funciona de maneira idntica ao segundo, s que no lugar de contrapesos, um dispositivo mecnico (eltrico ou hidrulico) que faz as correes. Alongamento = b/s S=cxb b = b x b

VO EM LINHA RETA E HORIZONTAL AO NVEL DO MAR.

Para mantermos o voo horizontal, a sustentao deve ser constante e igual ao peso. A sustentao da aeronave relativamente proporcional a sua velocidade. Quanto maior sua velocidade, maior ser sua sustentao. Por isso que em voos de baixa velocidade (at 600 km/h) para mantermos um voo nivelado e horizontal necessrio diminuir o ngulo de ataque para evitar que a sustentao aumente e o avio comece a subir. Reciprocamente, se diminuirmos a velocidade, precisaremos aumentar o ngulo de ataque para manter a altura. Como estamos falando de voo horizontal ao nvel do Mar no podemos deixar de relacionar a Altitude em voo horizontal, pois as aeronaves em altitudes elevadas tem a densidade menor, resultando assim em um menor arrasto na aeronave. Resumindo: > Uma aeronave em altitude elevada ter: - Menor sustentao; - Ar menos denso e rarefeito; - Maior potncia necessria para poder compensar o peso da aeronave e ter mais sustentao em relao altitude.

> Uma aeronave em baixa altitude ao nvel do Mar ter: - Ar mais denso; - Maior sustentao; - Menor velocidade.

You might also like