You are on page 1of 3

Reduo da camada de ozono : O que e onde se situa : O ozono troposfrico um poluidor bastante pernicioso nas baixas camadas da atmosfera,

a, mas a concentrao mais elevada de ozono ocorre na estratosfera. Esta camada de ozono muitas vezes designada por escudo do ozono, pois absorve a maior parte das radiaes ultravioletas que chega atmosfera terrestre.

Como se forma o ozono : O processo de formao do ozono promovido pelas radiaes ultravioletas que quebram as ligaes entre os tomos da molcula de oxignio. Por seu lado, o ozono tambm pode ser destrudo pelas mesmas radiaes em reao inversa. At no h muito tempo, as reaes de formao e de quebra da molcula de ozono encontravam-se em equilbrio, o que provocava valores constantes de ozono na atmosfera. Em 1977, foram publicados os primeiros dados que sugeriam a diminuio da concentrao de ozono sobre a Antrtida.

Causas da reduo da camada de ozono: As principais causas da reduo da camada de ozono foi principalmente o uso dos CFC (clorofluorcarbonetos), que eram muito utilizados em determinados processos industrias, nomeadamente no fabrico de aparelhos de refrigerao e aerossis ,que ao reagirem com o ozono destruam-no. Consequncias da reduo da camada de ozono: A reduo de ozono estratosfrico, em especial sobre a Antrtida ,permite que doses crescentes de raios UV atinjam a superfcie terrestre, aumentando assim o risco de queimaduras, cancro de pele, cataratas e danos no sistema imunitrio, mas tambm problemas a nvel da agricultura (pois inibe o crescimento das espcies vegetais)

Em 1987 foi estabelecido o Protocolo de Montreal , em que os pases envolvidos comprometeram-se a adotar um cronograma com vista a diminuio dos CFCs no mundo.

Smog(mistura de fumo +vapor de agua): O ozono que encontrado na troposfera considerado um poluente secundrio que resulta da oxidao fotoqumica de poluentes como os xidos de azoto que so produzidos durante processos de combusto.Assim, pode considerar-se a existncia de dois tipos de smog O industrial e o fotoqumico. O smog fotoqumico,: Smog fotoqumico,de cor acastanhada, forma-se com a interveno de radiaes solares e envolve xidos de azoto e compostos orgnicos volteis e est diretamente relacionado com o trfico urbano. Quando as condies atmosfricas aprisionam uma camada de ar frio e denso por baixo de uma camada de ar quente ocorre uma inverso trmica.

O smog industrial, Smog industrial, de cor acinzentada, fundamentalmente originado pela queima de carvo e petrleo pesado em centrais termoeltricas. O problema do smog industrial urbano raro nos pases desenvolvidos, mas grave nas reas industrializadas da China, ndia e pases do Leste Europeu.

http://www.guardian.co.uk/environment/gallery/2012/dec/05/60-years-great-smoglondon-in-pictures On Friday 5 December 1952, a thick yellow smog brought the capital to a standstill for four days and is estimated to have killed more than 4,000 people.

You might also like