You are on page 1of 51

TEXTO PARA DISCUSSO No 1137

A FACE FEMININA DA POBREZA: SOBRE-REPRESENTAO E FEMINIZAO DA POBREZA NO BRASIL


Joana Simes Costa Luana Pinheiro Marcelo Medeiros Cristina Queiroz
Braslia, novembro de 2005

TEXTO PARA DISCUSSO No 1137

A FACE FEMININA DA POBREZA: SOBRE-REPRESENTAO E FEMINIZAO DA POBREZA NO BRASIL


Joana Simes Costa Luana Pinheiro Marcelo Medeiros Cristina Queiroz
Braslia, novembro de 2005

Tcnica de Planejamento e Pesquisa do Ipea no International Poverty Centre (IPC)/Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Tcnica de Planejamento e Pesquisa do Ipea. Coordenador do Ipea no International Poverty Centre (IPC)/Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Assistente de pesquisa no International Poverty Centre (IPC)/Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Governo Federal Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto


Ministro Paulo Bernardo Silva Secretrio-Executivo Joo Bernardo de Azevedo Bringel

TEXTO PARA DISCUSSO


Publicao cujo objetivo divulgar resultados de estudos direta ou indiretamente desenvolvidos pelo Ipea, os quais, por sua relevncia, levam informaes para profissionais especializados e estabelecem um espao para sugestes.

As opinies emitidas nesta publicao so de exclusiva e de inteira responsabilidade do(s) autor(es), no exprimindo, necessariamente, o ponto de vista do Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada ou o do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto.

Fundao pblica vinculada ao Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, o Ipea fornece suporte tcnico e institucional s aes governamentais possibilitando a formulao de inmeras polticas pblicas e programas de desenvolvimento brasileiro e disponibiliza, para a sociedade, pesquisas e estudos realizados por seus tcnicos.
permitida a reproduo deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reprodues para fins comerciais so proibidas.

A produo editorial desta publicao contou com o apoio financeiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), via Programa Rede de Pesquisa e Desenvolvimento de Polticas Pblicas Rede-Ipea, o qual operacionalizado pelo Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), por meio do

Presidente Glauco Arbix Diretora de Estudos Sociais Anna Maria T. Medeiros Peliano Diretora de Administrao e Finanas Cinara Maria Fonseca de Lima Diretor de Estudos Setoriais Joo Alberto De Negri Diretor de Cooperao e Desenvolvimento Luiz Henrique Proena Soares Diretor de Estudos Regionais e Urbanos Marcelo Piancastelli de Siqueira Diretor de Estudos Macroeconmicos Paulo Mansur Levy Chefe de Gabinete Persio Marco Antonio Davison Assessor-Chefe de Comunicao Murilo Lbo

Projeto BRA/04/052.

URL: http://www.ipea.gov.br Ouvidoria: http://www.ipea.gov.br/ouvidoria ISSN 1415-4765 JEL J16

SUMRIO

SINOPSE

ABSTRACT

1 INTRODUO

2 ANTECEDENTES

3 AS DEFINIES DE FEMINIZAO DA POBREZA

13

4 METODOLOGIA

17

5 RESULTADOS 22

6 CONCLUSES

35

ANEXOS

38

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

45

SINOPSE
O objetivo deste estudo avaliar a hiptese de que houve feminizao da pobreza no Brasil ao longo do perodo 1983-2003, bem como se h uma sobre-representao feminina na pobreza. Cabe ressaltar que a sobre-representao e a feminizao so fenmenos relacionados, porm, distintos. Enquanto o primeiro diz respeito constatao de uma maior pobreza entre as mulheres ou famlias por elas chefiadas em um determinado momento, o segundo refere-se a mudanas ocorrendo entre dois pontos na histria. A partir de testes baseados em seis definies de feminizao da pobreza, no se encontrou, de um modo geral, qualquer indcio consistente que pudesse caracterizar esse fenmeno. O mesmo se deu com os testes de sobre-representao, com exceo dos domiclios chefiados por mulheres com filhos. Por fim, sob a hiptese de distribuio intradomiciliar desigual dos recursos, permanece o resultado de inexistncia de um processo de feminizao, mas constata-se uma sobre-representao de mulheres entre os pobres.

ABSTRACT
In this article we discuss the concepts of over-representation in poverty and feminization of poverty. Considering six definitions for feminization of poverty we test whether this process has been happening in Brazil from 1983 to 2003. Our results show no support for a consistent process of feminization of poverty during this time; however, female headed households with children are over-represented among the poor. When we consider simulations for unequal intra-household distribution, even though we found women over-represented among the poor, there was no evidence of a feminization of poverty in the period analyzed.

1 INTRODUO
Importantes entidades internacionais j defenderam a idia de que uma parcela crescente das vtimas da pobreza composta de mulheres. O Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), por exemplo, aponta uma sobre-representao das mulheres entre os pobres no Relatrio de Desenvolvimento Humano de 1995, e afirma que 70% dos pobres no mundo eram mulheres. A idia de que vem ocorrendo um processo de feminizao da pobreza ao longo dos ltimos anos e de que cada vez mais a pobreza tem um rosto feminino tambm bastante difundida no mundo. De fato, a situao desprivilegiada da mulher sob a tica de inmeros aspectos leva a consubstanciar e a disseminar tal idia entre pesquisadores de diversas reas e entre as pessoas em geral. A plataforma de ao adotada na IV Conferncia Mundial sobre a Mulher, ocorrida em Beijing, em 1995, tambm alude ao fenmeno da feminizao da pobreza e sustenta que o nmero de mulheres pobres aumentou desproporcionalmente em comparao com o de homens, em especial, nos pases em desenvolvimento. Tais afirmaes, no entanto, raramente so corroboradas por evidncias empricas. No caso do Brasil, especificamente, h uma carncia generalizada de estudos sobre o tema. Muito se dedica ao estudo das causas da pobreza (principalmente s desigualdades e s discriminaes no mundo do trabalho) e pouco explorao dos dados que podem comprovar a existncia ou no de um aumento na incidncia, na intensidade ou na sobre-representao de mulheres entre os pobres. Nesse sentido, o objetivo deste estudo avaliar a hiptese de que houve feminizao da pobreza no Brasil ao longo do perodo 1983-2003, bem como se h uma sobre-representao feminina na pobreza. A feminizao da pobreza indica, por um lado, a existncia do aumento da pobreza em um grupo da sociedade e, por outro, o aumento das desigualdades entre homens e mulheres. Como tanto a pobreza quanto certas desigualdades entre homens e mulheres so inaceitveis, importante avaliar em que medida o fenmeno ocorre no Brasil.1 Importante destacar que a percepo de que a situao de pobreza entre as mulheres tem piorado ao longo do tempo no um ponto pacfico entre os estudiosos do tema. Muitas questes e perguntas complexas permeiam essa discusso. Uma das dificuldades freqentemente apontadas por aqueles que tentam verificar empiricamente a hiptese da feminizao da pobreza a falta de dados sobre desigualdades intradomiciliares, uma vez que a maioria dos dados existentes para se inferir o grau de pobreza assumem implicitamente uma distribuio igual de recursos entre os membros do domiclio, o que tenderia a subestimar a pobreza entre as mulheres. H, ainda, as preocupaes com a situao dos domiclios chefiados por mulheres. Tal preocupao, presente desde o surgimento da discusso sobre feminizao da pobreza, se justifica pelo fato de esses domiclios, em sua maioria, serem compostos por uma mulher sem companheiro, ou seja, h uma nica provedora de renda, e ela ainda percebe rendimentos geralmente inferiores aos dos homens, seja devido discriminao
1. A incluso do critrio racial tambm relevante para as anlises de pobreza, especialmente no caso brasileiro. No entanto, nosso objetivo estudar a pobreza brasileira apenas sob a tica feminina, apesar de reconhecermos a importncia de estudos que realizem, simultaneamente, os recortes de gnero e de raa, de modo a apreender como o processo de pobreza ocorre, particularmente, para mulheres negras.

ipea

texto para discusso | 1137 | nov. 2005

ou segmentao no mercado de trabalho. Por enfrentarem uma srie de dificuldades peculiares ao fato de serem chefiados por uma mulher, esses domiclios so tambm insertos nesse debate e tm merecido considervel espao nas discusses nacionais e internacionais sobre a pobreza e a questo de gnero. Enfim, muitas so as questes relacionadas feminizao da pobreza. Este trabalho, porm, no se prope a responder a todas elas. Nosso objetivo dar mais um passo na busca da compreenso desse fenmeno, que ainda no tem sido alvo de muitos estudos de abordagem quantitativa, em particular, na sociedade brasileira. Este trabalho se encontra estruturado em seis sees. Aps esta breve introduo, apresentado o debate sobre feminizao da pobreza e os pontos mais relevantes do debate sobre gnero e pobreza. Em seguida, discutem-se as possveis definies de feminizao da pobreza a serem consideradas e a metodologia adotada. Os resultados encontrados so analisados na quinta seo. Por fim, so destacadas as principais concluses e sugestes para estudos futuros.

2 ANTECEDENTES
A viso relativamente aceita de que tem ocorrido um empobrecimento mais acentuado das mulheres ou das pessoas em domiclios chefiados por mulheres e, conseqentemente, de que esses dois grupos estariam entre os mais pobres no encontra consenso na literatura. Trabalhos como os de Moghadam (1997) e Lampietti e Stalker (2000) exemplificam bem a variabilidade dos resultados encontrados para diferentes pases e indicam que, embora ocorra a feminizao da pobreza ou a sobre-representao feminina na pobreza em alguns pases, esse resultado no pode ser generalizado para o mundo. Em geral, a literatura critica aqueles que defendem a existncia de feminizao da pobreza, mas no apresentam comprovao emprica, e muitas so as afirmaes feitas sem citar dados comprobatrios. Marcoux (1998), por exemplo, critica a alegao do Pnud de que 70% dos pobres no mundo so mulheres, e demonstra ser invivel demograficamente tamanha proporo. O termo feminizao da pobreza foi utilizado pela primeira vez, em 1978, pela sociloga norte-americana Diane Pearce com o objetivo de retratar a tendncia, nos Estados Unidos da Amrica (EUA), de aumento da proporo de mulheres entre os pobres e tambm do crescimento do nmero de indivduos em famlias chefiadas por mulher entre os pobres, ocorrido entre o incio da dcada de 1950 e meados da dcada de 1970. Posteriormente, foram realizados diversos trabalhos com o objetivo de verificar a existncia de feminizao da pobreza no s nos EUA, mas tambm em outros pases. Entretanto, cabe ressaltar que nem todos os estudos que se seguiram entendem o processo de feminizao da pobreza da mesma forma. Entre os trabalhos que analisam a relao entre pobreza e gnero, h aqueles que enfatizam a evoluo temporal da situao feminina e aqueles que se concentram em discutir se a situao feminina pior ou no do que a dos homens em um determinado ponto no tempo. Embora a literatura sobre feminizao da pobreza parea abranger os dois tipos de trabalhos, o termo feminizao apresenta claramente uma dimenso temporal e, por isso, vamos

texto para discusso | 1137 | nov. 2005

Ipea

considerar apenas os primeiros como estudos efetivamente sobre feminizao da pobreza, enquanto os outros tratam, na realidade, da questo da sobre-representao feminina na pobreza. Alm disso, importante tambm ressaltar que, alm da distino anterior, a literatura sobre gnero e pobreza deve ainda ser subdividida de acordo com a dimenso feminina abordada. Assim, os trabalhos devem ser separados entre os que consideram a questo contrapondo mulheres e homens, e os que confrontam a situao dos indivduos em famlias chefiadas por mulher com a dos indivduos em famlias chefiadas por homem. Essas duas abordagens aparecem j no trabalho inicial de Diane Pearce (1978), e a preocupao com as famlias de chefia feminina surge com o aumento desse tipo de famlia devido a mudanas no comportamento social, como a maior dissoluo de casamentos. Essa percepo relevante, pois as famlias chefiadas por mulher, alm de contarem somente com um provedor de renda, podem estar numa situao pior que as de chefia masculina, em razo das inmeras desvantagens sofridas pelas mulheres na sociedade, e, em especial, no mercado de trabalho. Northrop (1990), Pressman (1988) e Peterson (1987) apresentam conceitos semelhantes de feminizao de pobreza, considerando-a como um processo de concentrao da pobreza entre indivduos que moram em domiclios chefiados por mulher. Verificam, assim, que, nos Estados Unidos, aproximadamente metade dos indivduos pobres estavam em domiclios chefiados por mulher no fim da dcada de 1970, percentual que se elevou bastante desde o incio da dcada de 1960. Porm, cabe ressaltar que essa tendncia de crescimento no foi uniforme ao longo do perodo analisado. Nesse sentido, Northrop (1990) salienta que houve reversos da feminizao da pobreza entre 1974-1975 e 1979-1983. Esses trabalhos ressaltam ainda que o fenmeno da feminizao ocorrido nos EUA foi devido no s mudana da composio demogrfica da populao por meio da elevao da proporo de famlias chefiadas por mulher na sociedade norte-americana, mas tambm devido ao aumento da diferena da incidncia da pobreza entre as famlias com chefia feminina e as com chefia masculina. Na verdade, j havia uma considervel diferena entre a taxa de pobreza para famlias chefiadas por mulher e a taxa de pobreza para famlias chefiadas por homem, e ambas estavam em tendncia de queda. Todavia, a ltima caiu proporcionalmente mais do que a primeira. Em dissonncia com os trabalhos mencionados anteriormente, Fuchs (1986) e Wright (1992) definem feminizao da pobreza no com base na chefia de famlia e sim se utilizando da contraposio da situao de mulheres e homens. Fuchs (1986) a define como um aumento na proporo de mulheres entre os pobres adultos, e verifica que a tese de que tem ocorrido feminizao da pobreza nos EUA s seria verdadeira para os anos 1960, e no para os anos 1970 e incio dos anos 1980. J Wright (1992) analisa dados do Reino Unido dos anos 1968, 1977 e 1986, e observa que apesar da incidncia e da intensidade de pobreza serem maiores para as mulheres, no h uma piora desse quadro ao longo do tempo, o que o leva a descartar a hiptese de feminizao da pobreza. H trabalhos que consideram mais de uma definio possvel para feminizao da pobreza. Davies e Joshi (1998), por exemplo, consideram, em sua anlise do Reino Unido nas dcadas de 1970 e 1980, trs grupos para anlise: mulheres, somente

Ipea

texto para discusso | 1137 | nov. 2005

mulheres adultas e famlias chefiadas por mulher. Verificam que a tendncia de uma no feminizao da pobreza comum s trs definies, apesar de observar uma sobre-representao dos trs grupos na pobreza. Dooley (1994) constata que entre 1973 e 1990, no Canad, houve feminizao de pobreza, se analisarmos os dados sob o ngulo dos tipos de chefia de famlia, mas no se a anlise se basear na comparao entre mulheres e homens. De grande relevncia nessa rea, apesar de no poderem ser considerados como estudos efetivamente sobre feminizao da pobreza, so os trabalhos que buscam averiguar se h ou no uma maior propenso das mulheres ou dos indivduos em famlias chefiadas por mulher a serem pobres, ou seja, verificar uma possvel sobre-representao feminina na pobreza. Tambm esses trabalhos no apresentam resultados homogneos, havendo grande variabilidade de acordo com os pases analisados e com a dimenso feminina enfocada. Pressman (2002, 2003), e Casper, McLanahan e Garfinkel (1994) analisam os diferenciais da incidncia de pobreza por gnero em meados da dcada de 1990, incio da dcada de 1990 e meados da dcada de 1980, respectivamente, para pases desenvolvidos ou de economia em transio. So encontradas significativas diferenas na incidncia da pobreza entre mulheres e homens para alguns pases, mas no para todos. Entre os que apresentaram significativos diferenciais por gnero, cabe destacar EUA, Canad, Austrlia, Rssia, Alemanha e Reino Unido. Bradshaw et al. (2003), analisando dados de 1999-2000 do Reino Unido, tambm encontram uma maior probabilidade de as mulheres serem pobres em comparao aos homens, mesmo que sejam feitos controles por fatores, como etnia, quantidade de filhos e deficincia, que sabidamente aumentam a probabilidade de pobreza. Com base em dados de 1993 e 1994 do Canad, Lochhead e Scott (2000) confirmam a situao de maior propenso pobreza das mulheres canadenses. J Fernndez-Morales e Haro-Garca (1998) no encontram uma sobre-representao das mulheres entre os mais pobres na Espanha em 1990-1991, o que na verdade no contraria o resultado de Pressman (2002), pois este tambm constata que a Espanha um dos pases em que no h diferencial por gnero. Buscando verificar a existncia de uma relao entre chefia feminina e pobreza nos pases em desenvolvimento, Buvinic e Gupta (1997) compararam os resultados de 61 trabalhos sobre o tema e verificaram que em 38 deles h sobre-representao de domiclios chefiados por mulheres entre os pobres, 15 encontram uma associao entre pobreza e certos tipos de chefia feminina e apenas oito no encontram relao alguma. Barros, Fox e Mendona (1994), utilizando-se de dados de 1984 para o Brasil, verificaram que, mesmo que controlando por diferenas regionais, domiclios chefiados por mulher possuem maior propenso a serem pobres do que outros tipos de domiclios. E a situao ainda mais grave ao se considerar somente os domiclios chefiados por mulher com crianas. Gangopadhyay e Wadhwa (2003) descobriram que os domiclios indianos chefiados por mulher sem cnjuge esto mais vulnerveis pobreza, principalmente nas reas urbanas, com base em pesquisas de 1987-1988 e 1993-1994. Diferentemente dos resultados anteriores, Quisumbing, Haddad e Pea (1995) encontram uma fraca evidncia de que os indivduos em domiclios chefiados por

10

texto para discusso | 1137 | nov. 2005

Ipea

mulher estejam sobre-representados entre os pobres, a partir de dados de seis pases da frica Subsaariana (Botswana, Costa do Marfim, Etipia, Ghana, Madagascar, Ruanda), trs da sia (Bangladesh, Indonsia, Nepal) e um da Amrica Central (Honduras). Tambm Fuwa (2000), usando dados de 1997 do Panam, no comprova que os domiclios panamenses chefiados por mulher estejam mais suscetveis pobreza, em geral. Entretanto, haveria uma maior associao entre pobreza e alguns tipos de domiclios chefiados por mulher. Marcoux (1998), com dados de 12 pases latino-americanos, observa que no verdade que geralmente os domiclios chefiados por mulher estejam sobre-representados entre os pobres. Esses resultados so corroborados por Lampietti e Stalker (2000), que analisaram mais de 100 estudos sobre pobreza para diversos pases, realizados pelo Banco Mundial ou por outras instituies, e verificaram que somente em alguns pases os domiclios chefiados por mulher apresentam, consistentemente, piores indicadores de pobreza; logo, no h um padro generalizado mundialmente relacionando chefia feminina e pobreza. As autoras destacaram tambm a heterogeneidade dos domiclios chefiados por mulher, e o fato de determinadas categorias de chefia feminina poderem apresentar maior associao com a pobreza de acordo com as peculiaridades de cada pas. Tendo em vista os diferentes resultados encontrados nas pesquisas que tratam do tema gnero e pobreza, conclui-se que no se pode afirmar que as mulheres estejam sofrendo um crescente processo de empobrecimento no mundo. Tambm no se pode generalizar que tenham maior propenso a serem pobres em todos os pases. Alm disso, os estudos indicam que a relao entre pobreza e chefia feminina no direta e unvoca. O grupo de famlias chefiadas por mulher bastante heterogneo e geralmente o que se encontra uma associao mais forte entre pobreza e grupos especficos de famlias chefiadas por mulher (Baden e Milward, 1997; Chant, 2003b; Lipton e Ravallion, 1995). Cabe destacar que os trabalhos at aqui apresentados, os quais trazem dados empricos sobre pobreza e gnero, se utilizam de medidas de pobreza baseadas em renda ou consumo. Esse procedimento criticado por no capturar outras dimenses da pobreza alm da insuficincia de renda ou de consumo. Sem dvida, a pobreza um fenmeno de mltiplas dimenses, muitas delas subjetivas, que no so facilmente capturadas por uma nica medida simples e objetiva. A aferio do nvel de pobreza complica-se ainda mais quando considerada sob a tica de gnero, pois diversas formas de medir pobreza so insensveis s privaes especficas sofridas pela mulher, como a vulnerabilidade, a violncia domstica e a falta de autonomia (Baden e Milward, 1997). Outro problema freqentemente apontado a ausncia de dados sobre distribuio intrafamiliar dos rendimentos para a anlise da pobreza. As informaes utilizadas para medir os nveis de pobreza so captados no mbito domiciliar e, assim, eles pressupem uma distribuio uniforme dos recursos entre todos os membros do mesmo domiclio. Tanto as medidas unidimensionais, baseadas em renda ou consumo per capita, como as medidas multidimensionais, baseadas em caractersticas do domiclio, como acesso energia eltrica ou rede de esgoto, no so capazes de detectar as diferenas entre indivduos que vivem no mesmo domiclio. Isso especialmente relevante na tentativa de se medir a pobreza entre as mulheres, pois medidas que consideram

Ipea

texto para discusso | 1137 | nov. 2005

11

que todas as pessoas de um domiclio so igualmente pobres ou ricas podem subestimar a pobreza entre as mulheres. Com o objetivo de alcanar uma melhor compreenso da forma como ocorre a alocao de recursos dentro do domiclio, vrios especialistas se vm debruando sobre o tema e desenvolvendo teorias que tm buscado explicar o comportamento diferenciado de homens e mulheres dentro do domiclio. A considerao de um domiclio como um conjunto de indivduos agindo em comum acordo, como se todos tivessem as mesmas preferncias e agregassem seus rendimentos para tomar decises consensuais, contestada no s teoricamente, mas tambm empiricamente. Um exemplo dado por Quisumbing e Maluccio (2000), que testaram e rejeitaram essa hiptese, com base em dados de Bangladesh, Indonsia, Etipia e frica do Sul. Esse trabalho tambm analisa caractersticas do processo de deciso intradomiciliar, investigando como caractersticas do esposo e da esposa como seu capital humano ou a propriedade de bens influenciam a alocao final de recursos entre os membros do domiclio. Descobriram, por exemplo, que um maior controle de bens pela esposa resultaria numa maior proporo dos gastos destinados educao, para trs dos quatro pases analisados, exceo da Etipia. Nesse sentido, cabe destacar o esforo de pesquisadores que tentam modelar a interao que ocorre entre os membros do domiclio na distribuio dos recursos at se chegar alocao final. Dasgupta (2001) desenvolve um modelo para analisar o que ocorreria sob a hiptese de uma redistribuio da renda que privilegiasse a esposa em detrimento do esposo. Em seu modelo, se essa redistribuio fosse pequena, ela acabaria por diminuir o bem-estar da esposa, pois o esposo reduziria sua parcela de contribuio para o domiclio num montante maior do que o redistribudo esposa. O desenvolvimento e o aperfeioamento dessas teorias, que visam a determinar como ocorre a distribuio intradomiciliar, so muito importantes para o esclarecimento da real situao dos membros do domiclio, em especial, para a discusso de pobreza, pois a suposio de uma distribuio igual de todos os recursos, alm de irreal, pode subestimar a pobreza entre as mulheres. Contudo, a dificuldade para se obter dados que informem exatamente como ocorre a diviso intradomiciliar praticamente impossibilita o clculo de medidas de pobreza que levem em considerao esse tipo de desigualdades. Uma tentativa de incorporar essa questo foi feita por Findlay e Wright (1996), que realizaram simulaes supondo diviso desigual de renda entre os membros de domiclios dos EUA e da Itlia, e verificaram que realmente ocorria uma subestimao tanto da incidncia e da intensidade de pobreza para as mulheres quanto do diferencial entre mulheres e homens sob a hiptese de igual distribuio intradomiciliar. Outro exemplo de pesquisa que tenta contornar a ausncia de dados capturados no mbito individual o trabalho de Case e Deaton (2002). Esses autores utilizam uma metodologia que permite, a partir de dados agregados por domiclios, inferir os dados individuais, e associar padro de gastos domiciliares com a composio do domiclio por gnero. Dessa forma, descobriram, por exemplo, que na ndia os gastos com tratamentos mdicos no apresentam nenhum padro de diferena por gnero; j na frica do Sul haveria um padro que beneficiaria os homens, especialmente aqueles com idade entre 36 e 55 anos. Tambm enfatizada a relevncia de se utilizar indicadores que

12

texto para discusso | 1137 | nov. 2005

Ipea

sejam desagregados do mbito individual, com destaque, como exemplos, para os indicadores de sade e educao. Em suma, pode-se perceber como extenso e repleto de controvrsias o debate sobre gnero e pobreza. Muito se discute sobre a hiptese de feminizao da pobreza, sobre quais dimenses de gnero e pobreza devem ser consideradas, sobre a distribuio intradomiciliar, etc. H, ainda, estudos dedicados anlise do que a Organizao Internacional do Trabalho (OIT) tem chamado de determinantes de gnero na pobreza das mulheres. A idia, nesse caso, a de que existem fatores de gnero incidentes no nvel de vulnerabilidade das pessoas pobreza, bem como nas suas possibilidades de super-la. Para as mulheres, os determinantes que contribuem para torn-las mais propensas a experimentarem a pobreza incluem: i) desigualdades na participao no mercado de trabalho, as quais se refletem em menores taxas de atividade em comparao s taxas de homens; ii) desvalorizao econmica e social das tarefas desempenhadas por mulheres, o que se traduz em menores salrios e em uma segregao ocupacional que reserva s mulheres os postos de trabalho mais precrios, menos formalizados e contribui para a cristalizao da idia de que as mulheres no so capazes de atuar em atividades de melhor qualidade; iii) desigualdade no acesso a recursos produtivos, como crdito, terra ou capital produtivo; e iv) desigualdade de oportunidades para participar de tomadas de deciso, exemplificada pela baixa presena de mulheres em postos de comando tanto no setor pblico quanto no privado. Entretanto, cabe aqui destacar uma ressalva feita por Baden e Milward (1997) e tambm por Chant (2003a), pois no se deve deixar o debate sobre pobreza e gnero ofuscar uma questo mais ampla: a das desigualdades de gnero. Um ponto interessante levantado por Lampietti e Stalker (2000) foi a constatao de uma consistente inferioridade das mulheres em comparao com os homens para indicadores de sade, nutrio, educao, participao na fora de trabalho e uso do tempo. Contudo, no parece haver um aumento significativo dessa diferena entre os indicadores de gnero ao se considerar os domiclios abaixo da linha de pobreza. Desse modo, deve-se frisar que a pobreza feminina apenas uma das conseqncias de desigualdades de gnero que podem ser observadas em todos os estratos sociais.

3 AS DEFINIES DE FEMINIZAO DA POBREZA


3.1 O QUE FEMINIZAO E O QUE POBREZA Como mostra a literatura sobre o tema, a expresso feminizao da pobreza pode ter vrios sentidos distintos, a depender, evidentemente, do que se define, por um lado, feminizao e, por outro, pobreza. Embora primeira vista possa parecer trivial realizar essas definies, no h um consenso ntido sobre o significado dessa expresso. As vrias definies possveis para cada um desses termos abrem um leque razoavelmente amplo de possibilidades a serem avaliadas. O ponto de partida para abordar essas possibilidades comear por definies elementares e prosseguir at definies mais complexas, que permitam a definio de hipteses a serem testadas. Seja qual for o sentido dado feminizao, evidente que se trata de um processo e, portanto, o termo possui uma dimenso temporal,

Ipea

texto para discusso | 1137 | nov. 2005

13

sendo necessria a comparao entre perodos. Tambm bvio que o processo de feminizao de algo indica uma tendncia de crescimento do fenmeno no universo feminino, o que exige uma definio de o que consiste esse universo. No campo da pesquisa sobre desigualdades sociais, essa ltima abre vrias possibilidades diferentes, como, por exemplo, entender feminizao como o aumento absoluto ou relativo de um fenmeno entre mulheres ou entre famlias chefiadas por mulheres. Na verdade, a lista de definies sobre o que vem a ser feminizao pode ser bastante longa. Cada uma dessas definies pode ser combinada com vrias outras. Elas dependem, por exemplo, de qual dimenso de gnero ser abordada, mulheres ou famlias chefiadas por mulheres, e tambm do que se entende por mulher e por famlia. Mais uma vez, algumas dessas definies no so to triviais quanto parecem. Do ponto de vista do estudo da relao entre desigualdades de gnero e pobreza, devem ser tratadas na categoria mulheres as meninas de um ano de idade? O domiclio em que vivem uma mulher, seu filho e seus pais deve ser entendido como contendo uma ou duas famlias? Quais dimenses da desigualdade entre mulheres e homens so relevantes para se analisar a feminizao da pobreza? As variaes no terminam a. Existem vrias definies possveis de pobreza e um nmero ainda maior de formas de mensur-la. Pobreza pode ser definida de muitas maneiras diferentes, de acordo com os julgamentos de valor de quem faz a definio. Existem inmeras classes de definio de pobreza, cada qual com suas variaes internas. Estabelecida uma definio de pobreza, cabe discutir a forma mais adequada para sua mensurao. Isso pode ser feito a partir de indicadores multidimensionais, como o caso dos indicadores clssicos de necessidades bsicas insatisfeitas, ou por indicadores unidimensionais, como a comumente utilizada insuficincia de renda. Mesmo que indicada apenas por meio da insuficincia de renda, resta saber qual o valor correto da linha de pobreza e resolver problemas metodolgicos, como os relacionados ao tratamento das desigualdades intrafamiliares na distribuio da renda disponvel. A mensurao do aumento da pobreza na populao, por sua vez, pode focalizar a incidncia da pobreza entre as pessoas dos diversos grupos (mulheres, tipos de famlia, etc.), sua intensidade nesses grupos ou a combinao dessas e outras informaes relevantes. Apesar da existncia de uma grande quantidade de definies e indicadores de pobreza, a identificao da pobreza entre indivduos geralmente feita se atribuindo a eles informaes sobre suas famlias, seja por indicadores multidimensionais ou no. Um exemplo disso o uso de informao sobre renda familiar per capita para identificar o nvel de pobreza de cada pessoa. Nesse caso, no se usa a informao sobre os rendimentos efetivamente recebidos por criana ou adulto para medir sua capacidade de consumo, e sim sua frao da renda familiar disponvel, o que corresponde ao resultado da renda familiar total dividida pelo nmero de pessoas da famlia. Eventualmente, realiza-se alguma transformao de equivalncia entre crianas e adultos ou ajustes para lidar com ganhos de escala no consumo familiar.2
2. razovel supor que crianas sejam responsveis por uma menor parcela do consumo familiar de certos bens, da mesma forma que o acrscimo de adultos e de crianas a uma famlia resultem em ganhos de escala nesse consumo. Assim, foram desenvolvidas metodologias que atribuem peso menor que um aos adultos adicionais e tambm s crianas, o que comumente chamado de escalas de equivalncia.

14

texto para discusso | 1137 | nov. 2005

Ipea

Essa prtica tem implicaes diretas nos estudos sobre pobreza e desigualdades de gnero. O uso de informao familiar per capita assume, implicitamente, que no existem ou que no possvel medir desigualdades intrafamiliares. No entanto, uma boa parte das desigualdades entre mulheres e homens est relacionada ao que ocorre dentro das famlias. Se existem desigualdades de gnero na diviso de tarefas domsticas, na participao na esfera poltica e nas remuneraes dadas no mercado de trabalho, por que elas no haveriam de existir tambm dentro das famlias? No Brasil, os arranjos domiciliares mais comuns so formados por casais, com ou sem filhos. Conseqentemente, na maioria dos domiclios vivem aproximadamente o mesmo nmero de homens e de mulheres. Logo, indicadores de pobreza que no lidam com desigualdades intradomiciliares tendero a apresentar, aproximadamente, os mesmos nveis de pobreza entre mulheres e homens na populao, quando utilizados. de esperar, portanto, que a opo pelo uso de indicadores uni ou multidimensionais desse tipo seja capaz de alterar os nveis de pobreza na populao, mas no modificar expressivamente sua distribuio entre homens e mulheres, caso tenham como base a unidade domiciliar. Isso significa que se forem adotados indicadores tais como acesso ao saneamento bsico e energia eltrica, ou qualquer outro que reflita uma caracterstica do domiclio, ento os resultados tendem a ser semelhantes para homens e para mulheres, pois no refletiro desigualdades intradomicilares. Nesse caso, portanto, as desigualdades de gnero reveladas na mensurao da pobreza por insuficincia de renda no devem ser de magnitude radicalmente distinta da pobreza, medida por necessidades bsicas insatisfeitas,3 por exemplo. 3.2 O QUE FEMINIZAO DA POBREZA necessrio restringir o conjunto de alternativas possveis de definio de o que vem a ser feminizao da pobreza a um nmero razovel para que a hiptese de sua ocorrncia no Brasil nas ltimas duas dcadas possa ser mais facilmente avaliada. Essa restrio realizada apenas por questes pragmticas e no tem como objetivo negar a relevncia de outras formas de se definir a feminizao da pobreza. As principais definies tratadas neste estudo e as justificativas para sua adoo so discutidas a seguir. Antes de delimitarmos o campo de possveis definies de feminizao da pobreza, cabe ressaltar que a sobre-representao feminina na pobreza e a feminizao da pobreza so fenmenos relacionados, porm, distintos. Enquanto o primeiro diz respeito constatao de uma maior pobreza entre as mulheres ou entre as famlias por elas chefiadas em um determinado momento, o segundo refere-se a mudanas que ocorrem entre dois pontos na histria. O processo de feminizao da pobreza consiste no crescimento (absoluto ou relativo) da pobreza no universo feminino ao longo do tempo. Por meio da anlise da literatura disponvel e das consideraes anteriormente apresentadas, pode-se chegar a seis definies possveis do que seja feminizao da pobreza, so elas: a) aumento da proporo de mulheres entre os pobres;

3. Evidentemente, apenas testes empricos sero capazes de determinar com segurana a validade dessa suposio.

Ipea

texto para discusso | 1137 | nov. 2005

15

b) aumento da proporo de pessoas em famlias chefiadas por mulheres entre os pobres; c) aumento absoluto na incidncia ou na intensidade da pobreza entre as mulheres; d) aumento nos diferenciais de incidncia ou de intensidade da pobreza entre mulheres e homens; e) aumento na incidncia ou na intensidade da pobreza entre as pessoas de famlias chefiadas por mulheres; e f) aumento nos diferenciais de incidncia ou de intensidade da pobreza entre as pessoas de famlias chefiadas por mulheres e de famlias chefiadas por homens. A primeira e a segunda hipteses so as mais simples e foram as que originaram o debate sobre feminizao de pobreza. Segundo tais hipteses, a feminizao da pobreza consistiria numa elevao da proporo de mulheres entre os pobres ou elevao da proporo de pessoas em famlias chefiadas por mulher entre os pobres. Cabe ressaltar que essas definies esto sujeitas s caractersticas demogrficas da populao em anlise. Assim, um aumento da proporo de mulheres ou de indivduos em famlias chefiadas por mulher levaria feminizao da pobreza, de acordo com essas hipteses. Apesar disso, as consideramos por serem relevantes para a formulao de polticas pblicas. As quatro possveis definies seguintes no possuem essa sensibilidade s alteraes das caractersticas demogrficas da populao. Da terceira hiptese, depreende-se que um aumento da proporo de pobres entre as mulheres ou um agravamento de sua pobreza (uma reduo da renda das mulheres pobres) caracterizaria a feminizao da pobreza. Em outras palavras, seria uma piora absoluta nos indicadores de pobreza para as mulheres. No entanto, pode-se tambm entender feminizao da pobreza como uma piora relativa nos indicadores. Seria possvel, por exemplo, que a incidncia da pobreza entre mulheres se mantivesse constante, ao passo que diminusse entre os homens. Embora mantidas em um patamar estvel ao longo do tempo, as mulheres estariam piores em relao aos homens. Para tratar dessa e de outras possibilidades semelhantes, analisamos tambm a hiptese de feminizao da pobreza como um aumento nos diferenciais de incidncia ou da intensidade da pobreza entre mulheres e homens ao longo do tempo. A discusso inicial sobre feminizao da pobreza sempre foi fortemente voltada para a idia de ocorrncia de empobrecimento das famlias chefiadas por mulheres ou, mais exatamente, das famlias formadas por mulheres sem cnjuge. A idia implcita nesse tipo de definio a de que a dissoluo de unies e, em menor grau, a gravidez fora de unies estveis levariam as mulheres a viverem em famlias sem cnjuges. Do ponto de vista da proviso de renda, essas famlias teriam a desvantagem de contar com um adulto provedor a menos e, portanto, estariam mais vulnerveis pobreza. A feminizao da pobreza, nesse caso, seria entendida no como uma elevao absoluta ou relativa da pobreza entre as pessoas de sexo feminino, mas como o aumento de uma dimenso feminina da pobreza, relacionada estrutura familiar. Esse aumento consistiria no crescimento da pobreza tanto em homens quanto em mulheres de famlias

16

texto para discusso | 1137 | nov. 2005

Ipea

chefiadas por mulher ou em modificaes nos diferenciais das medidas de pobreza entre famlias com chefia feminina e masculina.

4 METODOLOGIA
4.1 DELIMITAO DO PERODO TEMPORAL DE ANLISE Neste estudo optamos por analisar um perodo de duas dcadas, de 1983 a 2003. H algumas razes para essa escolha. Ao estender o perodo at 2003, trazemos a anlise para o momento mais prximo possvel, conforme a disponibilidade de dados. razovel aceitar que o ano de 2003 um bom referencial para se entender a pobreza no Brasil atual. Iniciamos a anlise na dcada de 1980. Para essa escolha foi levada em considerao a boa comparabilidade dos resultados dos levantamentos de dados utilizados no estudo. Devido a mudanas de metodologia ocorridas de uma dcada a outra, optamos por evitar os ajustes necessrios para comparar os conceitos de famlia, trabalho e renda ao longo do tempo, uma vez que no parecia haver nenhuma razo para crer que a incluso da informao referente dcada de 1970 fosse alterar os resultados obtidos. O incio em 1983 se deve unicamente busca de uniformidade de intervalos decenais na comparao de um perodo de 20 anos. 4.2 MENSURAO DA POBREZA Uma vez restringido o campo de definies da feminizao de pobreza, cabe definir a forma de mensurao da pobreza a ser utilizada. Apesar das desvantagens, especialmente no que se refere suposio de igualdade na distribuio intradomiciliar dos recursos, optamos por utilizar, neste estudo, os j tradicionais indicadores de insuficincia de renda como forma de identificar a pobreza no Brasil. A vantagem desse tipo de indicador nesta pesquisa que ele permite a realizao, com certa facilidade, de anlises que consideram hipteses de desigualdades na distribuio dos recursos familiares. Se fossem usados indicadores multidimensionais, essas anlises requereriam um instrumental bem mais complexo do que o utilizado por ns. Porm, nada impede e seria at mesmo recomendvel que nosso estudo seja replicado com outro tipo de indicador de pobreza, e os resultados comparados. As bases de dados utilizadas em nosso estudo foram as Pesquisas Nacionais por Amostra de Domiclios (Pnads), realizadas anualmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE). Foram utilizadas as pesquisas de 1983 a 2003, ressaltando-se a inexistncia de coleta de informaes nos anos de 1991, 1994 e 2000, seja em virtude da realizao dos censos demogrficos, seja em decorrncia de outros fatores. Para medir a insuficincia de renda optamos pela utilizao da varivel de rendimento domiciliar, que a soma dos rendimentos oriundos de todas as fontes (salrio, aluguel, juros) de todos os moradores de um determinado domiclio, excluindose apenas os pensionistas,4 empregados domsticos e seus familiares. Para o clculo da
4. Por pensionista entende-se pessoa que no era parente da pessoa de referncia da unidade domiciliar (ou da famlia) nem do seu cnjuge e pagava hospedagem ou alimentao (IBGE, 2003).

Ipea

texto para discusso | 1137 | nov. 2005

17

renda per capita, divide-se esse rendimento por todos os membros do domiclio, at mesmo pelas crianas e pelas pessoas sem rendimento. Obviamente, nesse clculo est implcita uma distribuio igual dos recursos entre os membros da famlia. Todavia, em nosso trabalho, tambm realizaremos simulaes sob a hiptese de que os indivduos detm diferentes propores dos recursos familiares, que sero mais bem explicadas adiante. 4.3 A DEFINIO DAS LINHAS DE POBREZA H um grande debate internacional sobre a forma correta de definio e de mensurao da pobreza, cuja preocupao central identificar o patamar absoluto abaixo do qual as pessoas poderiam ser consideradas pobres. No Brasil, as estimativas variam, geralmente calculando que entre 30% e 40% da populao seria pobre. No nosso estudo o objeto principal a relao entre desigualdades de gnero e pobreza, portanto, a preocupao com a mensurao exata do patamar da pobreza ocupa um papel secundrio. Para evitar uma controvrsia desnecessria sobre a metodologia da mensurao da pobreza e o valor exato de seu patamar, optamos por uma estratgia de anlise de dominncia. Para isso adotamos trs linhas de pobreza simples, que definem como pobre toda a populao cujos rendimentos familiares forem inferiores aos valores dos quantis (valor da separatriz) de 30%, 40% e 50% da populao em 2003, ordenada de forma crescente conforme sua renda familiar per capita. Para facilitar o entendimento, chamaremos essas linhas, respectivamente, de A, B e C. A anlise de dominncia consiste em avaliar se os resultados obtidos para cada uma das linhas conduzem s mesmas concluses e, portanto, se possvel deduzir que o valor exato da linha de menos relevncia em nosso estudo. A tabela 1 apresenta os valores das separatrizes usados para determinar cada uma das linhas de pobreza adotada. O valor de R$ 110,33, definido como a linha A, indica que o indivduo que ocupa a posio que separa os 30% mais pobres possua, em 2003, esse valor como rendimento mensal domiciliar per capita. Os trs valores limites encontrados em 2003 so ajustados aos anos anteriores por ndices de preo (ndice Nacional de Preos ao Consumidor INPC de setembro de cada ano). Ou seja, as linhas de pobreza A, B e C, embora estabelecidas em relao a posies na distribuio em 2003, ao longo do tempo determinam separatrizes em valores reais, pois s se alteram em decorrncia de variaes nos preos. Com isso tambm tentamos controlar o efeito que flutuaes nos valores das linhas possam trazer aos resultados.
TABELA 1

Valores nominais das linhas de pobreza, Brasil 1983 e 2003


1983 Linha de pobreza A Linha de pobreza B Linha de pobreza C Cr$ 16.154,90 Cr$ 21.474,80 Cr$ 27.819,62 2003 R$ 110,33 R$ 146,67 R$ 190,00

Fonte: IBGE/Pnad microdados; INPC. Obs.: Aps o clculo dos valores das linhas de pobreza em reais de 2003, esses foram convertidos para cruzeiros de 1983, levando-se em conta a correo inflacionria e a converso de moeda.

18

texto para discusso | 1137 | nov. 2005

Ipea

As linhas de pobreza so uma ferramenta til, mas no se deve deixar de ter em mente que elas so apenas indicadores imperfeitos. Um estudo que se baseie em tais linhas deve levar em conta essa imperfeio e buscar concluses que sejam relativamente robustas s variaes nos valores das linhas. A pobreza resultado do nvel e da distribuio de recursos na sociedade. Logo, os estudos que utilizam linhas de pobreza baseadas em insuficincia de renda esto sujeitos a variaes em suas concluses quando o valor das linhas modificado. Isso tender a ocorrer toda vez que a densidade de populao em torno de um ponto da distribuio dos rendimentos for muito alta. Uma soluo para o problema variar os pontos em relao zona de densidade alta, realizando a anlise com diferentes linhas de pobreza e avaliando se elas produzem resultados muito distintos. Um exemplo ajuda a entender como o efeito-linha funciona. No Brasil, grande parte dos idosos recebe benefcios previdencirios, a maioria, o piso de um salrio mnimo mensal. Hipoteticamente, um esquema de estratificao que determine que a populao de baixa renda seja aquela que recebe um centavo a menos que um salrio mnimo faria com que muitos idosos no fossem classificados como pessoas de baixa renda. No entanto, se o critrio fosse alterado para uma nova linha de renda de um centavo acima do salrio mnimo, a maioria dos idosos anteriores passaria ao grupo de pessoas de baixa renda. Devido concentrao de pessoas em torno de um ponto, variaes de centavos na linha de estratificao podem levar a grandes mudanas na interpretao dos resultados. O uso de diferentes linhas na estratificao, com valores razoavelmente maiores e menores, permitiria constatar em que medida os resultados so afetados pelas linhas escolhidas. 4.4 INDICADORES DE POBREZA Aps a definio da linha de pobreza, cabe decidir qual indicador ou conjunto de indicadores seria mais adequado para medir a feminizao da pobreza no Brasil. Esse fenmeno pode ocorrer, como j discutido anteriormente, na forma de aumento da incidncia da pobreza, crescimento de sua intensidade, transferncias dos mais aos menos pobres ou combinao desses fatores. A proporo de pobres entre as mulheres ou famlias chefiadas por mulheres uma boa medida de incidncia da pobreza, mas insensvel a variaes em sua intensidade. O hiato mdio de renda em relao linha de pobreza mede adequadamente a intensidade, mas insensvel incidncia. Nenhuma das duas medidas sensvel a transferncias ocorridas entre os pobres. Por esse motivo realizamos a anlise utilizando uma terceira medida que seja sensvel a variaes na incidncia, na intensidade e na desigualdade entre os pobres. Essas medidas podem ser sumarizadas na classe de indicadores decomponveis de pobreza de Foster, Greer e Thorbecke, conhecida por ndices FGT, e definem-se pela frmula:

y 1 z p i , = n i =1 zp
q

(1)

Ipea

texto para discusso | 1137 | nov. 2005

19

onde P a medida de pobreza; n, o tamanho da populao; q, o nmero de pobres; zp, a linha de pobreza; e yi, a renda domiciliar per capita. Quando =0, P se denota por P0 e o cmputo da medida retorna proporo de pobres na populao total. Quando =1, P1 fornece o hiato mdio de pobreza, uma medida de intensidade da pobreza. Se =2, a medida representada por P2 igual ao hiato quadrtico mdio, uma medida que combina informaes sobre a incidncia e a intensidade da pobreza desigualdade da renda entre os pobres e tambm conhecida como medida de severidade da pobreza. 4.5 A DEFINIO DE FAMLIA Como a renda familiar per capita o indicador de pobreza usado, cabe definir o que se entende por famlia. O conceito de famlia uma ferramenta analtica e, como qualquer ferramenta, justifica-se por seus propsitos. Existem vrias definies diferentes de famlia, mas nem todas so adequadas aos objetivos deste estudo. Em um extremo, a famlia um grupo de pessoas de parentesco reconhecido, em geral limitado a certas categorias de parentesco. Nessa definio, usada em certos estudos nas reas de antropologia e direito civil, irmos que moram em pases diferentes, por exemplo, compem uma mesma famlia. No outro extremo, a famlia abordada como uma unidade de reproduo de populao. Nesse caso, so famlias os casais de pessoas de sexos diferentes em suas diversas fases do ciclo de vida, incluindo-se a os ncleos familiares monoparentais. Em geral, essa a definio usada por demgrafos preocupados com a dinmica populacional. Nos estudos sobre pobreza, o interesse geralmente identificar unidades domsticas nas quais se compartilham a renda e o consumo e, portanto, as famlias so entendidas como os grupos de moradores de um mesmo domiclio, os arranjos domiciliares. Vrios levantamentos domiciliares no Brasil, como as Pnads, captam informaes tanto sobre os ncleos familiares quanto sobre os arranjos domiciliares, denominando os primeiros de famlias e os segundos de unidades domiciliares. Na maioria das vezes h uma simples coincidncia entre ambos. Todavia, em uma frao dos domiclios coabitam dois ou mais ncleos familiares, o que gera uma srie de confuses no que diz respeito anlise da pobreza nas famlias brasileiras. Nas Pnads, um nico grupo de parentes vivendo em um domiclio e, provavelmente, compartilhando renda e consumo pode ser entendido como duas ou mais famlias coabitando. Uma combinao relativamente comum no Brasil um casal que tem uma filha e um neto (filho da filha) entendida nas Pnads como duas famlias conviventes. Isso talvez faa sentido do ponto de vista da anlise da dinmica populacional, mas no parece ser adequado para o estudo da pobreza. Basta notar que se esse for um casal de renda alta e a filha no possuir renda prpria, a interpretao de que se trata de duas famlias leva concluso pouco razovel de que h uma famlia de renda alta convivendo com uma famlia em completa indigncia quando, provavelmente, esses parentes compartilham seus rendimentos e consumos. Para evitar esse problema, neste estudo no seguimos a nomenclatura das Pnads e tratamos por famlia o conjunto de moradores do domiclio, independentemente das eventuais divises internas possveis de serem realizadas. Foram excludas da anlise aquelas pessoas que podem coabitar com as famlias, mas cuja participao no consumo

20

texto para discusso | 1137 | nov. 2005

Ipea

e na proviso de rendimento dos demais moradores no bem conhecida, como o caso dos empregados domsticos que vivem no domiclio uma frao inferior a 1% da populao total. Quando se mencionam famlias chefiadas por mulheres em estudos sobre a pobreza, o que se tem em mente so, geralmente, famlias formadas por uma mulher e seus filhos ou, eventualmente, domiclios em que h uma mulher vivendo s. Todavia, como o conceito de chefia no muito claro, possvel identificar, no Brasil, casais em que a mulher considerada o principal responsvel pelo domiclio e entendlos como casais chefiados por mulheres. Embora esses casais ainda sejam uma frao pequena do total, para evitar ambigidades optamos por identificar as famlias em funo de sua composio (mulher sem cnjuge com filhos, casal sem filhos, etc.) e no pelo tipo de declarao de chefia. 4.6 DISTRIBUIO INTRAFAMILIAR DA RENDA Como discutido anteriormente, o indicador de renda familiar per capita pressupe, implicitamente, que a distribuio dos rendimentos nas famlias se d de maneira completamente igualitria: cada pessoa recebe uma frao idntica da renda familiar total. No entanto, razovel levar em considerao que os mesmos motivos que causam desigualdades na diviso do trabalho domstico ou na diferenciao dos salrios de homens e mulheres possam tambm provocar desigualdades na distribuio da renda dentro das famlias. No de nosso conhecimento nenhum estudo que permita determinar como ocorre a distribuio da renda total nas famlias brasileiras. Por esse motivo, adotamos a estratgia de conduzir a anlise ora assumindo o pressuposto tradicional de diviso igualitria da renda, isto , supondo que cada pessoa pode dispor do equivalente renda per capita de sua famlia, ora simulando o que ocorreria caso houvesse desigualdade na distribuio dos rendimentos familiares. As simulaes consistem em supor que as pessoas tm a capacidade de reter parte dos rendimentos que recebem e, em seguida, avaliar como se comportam as medidas de pobreza para diferentes grupos da populao, nas seguintes hipteses: 1) 100% cada indivduo retm integralmente o que recebe para si; 2) 75% indivduos retm 75% do que recebem para si e distribuem em suas famlias os 25% restantes; 3) 50% metade do que recebido por pessoa mantida por ela, sendo a outra metade distribuda nas famlias; 4) 25% indivduos retm 25% do que recebem para si e distribuem em suas famlias os 75% restantes; e 5) 0% indivdios no retm nenhuma renda, distribuindo integralmente o que recebem em suas famlias (hiptese usada nas estimativas que se baseiam em renda domiciliar per capita).

Ipea

texto para discusso | 1137 | nov. 2005

21

5 RESULTADOS
Nesta seo so apresentados os principais resultados de nosso estudo, que dizem respeito basicamente a quatro aspectos. O primeiro refere-se existncia ou no de uma sobre-representao de mulheres ou de pessoas em famlias chefiadas por mulher sem cnjuge entre os pobres para 2003. O segundo e o terceiro tratam especificamente da questo da feminizao da pobreza, buscando apreender se esse fenmeno realmente ocorreu entre os anos de 1983 e 2003, considerando-se tanto a hiptese de distribuio igualitria dos recursos no interior do domiclio quanto a de retenes de parte do rendimento individual. 5.1 A SOBRE-REPRESENTAO FEMININA NA POBREZA Neste ponto do trabalho so apresentados os resultados encontrados no processo de averiguao das hipteses de sobre-representao das mulheres ou dos indivduos em famlias do tipo mulher sem cnjuge na pobreza. Importante ressaltar que aqui estamos tratando de um perfil esttico da pobreza, ou seja, a anlise refere-se a apenas um ponto no tempo no caso, o ano de 2003. A variao dessa sobre-representao ou dos indicadores de intensidade e de incidncia da pobreza ao longo do tempo ou seja, o comportamento da pobreza entre 1983 e 2003 ser apresentada nas sees seguintes. 5.1.1 H sobre-representao das mulheres entre os pobres em 2003? Para a anlise da pobreza entre as mulheres, iniciamos com a verificao da hiptese de que h uma sobre-representao das mulheres entre os pobres em 2003. H duas possibilidades para se verificar se existe essa sobre-representao. A primeira seria ver a proporo de mulheres entre os mais pobres. Nesse sentido, em 2003, para qualquer linha de pobreza adotada, aproximadamente 51% dos pobres eram mulheres. Alm de no ser uma diferena significativa em relao proporo de homens, esse valor reflete claramente a composio demogrfica da populao brasileira, que se dividia da mesma forma em 2003: 51% de mulheres e 49% de homens. Quando se ordena a populao de homens e de mulheres em dcimos, de acordo com a sua renda per capita, no possvel observar sobre-representao das mulheres em nenhum estrato de renda, como mostra o grfico 1.5 Nele possvel observar que a distribuio das mulheres e a dos homens homognea ao longo de todos os dcimos da distribuio dos rendimentos. Assim, se considerarmos os trs primeiros dcimos da populao, que dizem respeito linha de pobreza A, verificaremos que 30% das mulheres esto presentes nesse grupo. O mesmo se repete para as outras duas linhas de pobreza, que incorporam, respectivamente, os quatro e os cinco primeiros dcimos da distribuio. Cabe ressaltar que esse um resultado obtido quando se considera que no existem desigualdades na distribuio intrafamiliar de rendimentos.

5. O grfico 1 ajuda na compreenso desse fenmeno: quando um grupo se encontra sobre-representado num dcimo de renda, o valor de seu ndice ser maior que 0,10, e, se estiver sub-representado, ser menor que 0,10.

22

texto para discusso | 1137 | nov. 2005

Ipea

GRFICO 1

Distribuio de homens e mulheres nos diferentes dcimos da populao ordenados de acordo com a renda per capita
0,25 0,20 0,15 0,10 0,05 0,00 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

(em dcimos da populao) Mulheres


Fonte: IBGE/Pnad microdados. Elaborao dos autores.

Homens

5.1.2 H sobre-representao das pessoas em famlias chefiadas por mulher sem cnjuge entre os pobres em 2003? Tomando agora como objeto de anlise as pessoas vivendo em famlias chefiadas por mulher sem cnjuge, passamos verificao da hiptese de que essas famlias estariam sobre-representadas entre os pobres. Seguindo o raciocnio aplicado ao caso da sobre-representao de mulheres na pobreza, calculamos a proporo de pessoas em famlias do tipo mulher sem cnjuge entre os pobres, que foi aproximadamente de 18%. Mais uma vez, verificamos que essa informao reflete a composio demogrfica brasileira, que apontava, em 2003, 19% da populao vivendo em famlias chefiadas por mulheres. Ordenando-se a populao em dcimos de acordo com a renda per capita, observa-se uma sobre-representao de famlias do tipo mulher sem cnjuge com filhos e casais com filhos nos estratos de renda mais baixos; o inverso ocorre com os outros tipos de famlia analisados. Assim, o que parece ser mais importante na determinao de maior ou menor incidncia da pobreza para certo tipo de famlia a presena ou ausncia de filhos, e no o tipo de chefia (se casal ou mulher sem cnjuge). Isso significa que podemos afirmar que h uma sobre-representao na pobreza de pessoas que vivem em famlias chefiadas por mulher sem cnjuge com filhos. No entanto, naquelas cuja estrutura uma mulher sem cnjuge e sem filhos, encontramos uma sub-representao nos estratos mais pobres da populao.

Ipea

texto para discusso | 1137 | nov. 2005

23

GRFICO 2

Distribuio de tipos de famlia nos diferentes dcimos da populao ordenados de acordo com a renda per capita
0,25

0,2

0,15

0,1

0,05

0 1 2 3 4 5 6 (em dcimos da populao) 7 8 9 10

Outros tipos de famlia Casal sem filhos Mulher sem cnjuge e sem filhos
Fonte: IBGE/Pnad microdados. Elaborao dos autores.

Casal com filhos Mulher sem cnjuge com filhos

5.2 HOUVE FEMINIZAO DA POBREZA ENTRE 1983 E 2003? A partir deste ponto apresentaremos efetivamente os resultados da anlise da existncia ou no de feminizao da pobreza ao longo do perodo 1983-2003, segundo seis definies distintas do que venha a ser esse fenmeno. As duas primeiras definies, mais simples, implicam um aumento da proporo de mulheres ou de pessoas em famlias do tipo mulher sem cnjuge entre os pobres. A terceira e quarta definies de feminizao da pobreza referem-se a uma piora absoluta ou relativa dos indicadores FGT de pobreza para as mulheres (incidncia, intensidade e severidade). O ltimo par de definies anlogo ao anterior, mas agora se considera as pessoas em famlias chefiadas por mulher sem cnjuge e estas em comparao s pessoas em famlias chefiadas por casais. 5.2.1 Proporo de mulheres e de pessoas em famlias chefiadas por mulheres entre os pobres Sendo assim, as duas primeiras hipteses de feminizao da pobreza sero confirmadas quando houver: i) aumento na proporo de mulheres entre os pobres; ou ii) aumento na proporo de pessoas vivendo em famlias chefiadas por mulher sem cnjuge entre os pobres. Pode-se observar, pela tabela 2, que no houve um aumento na proporo de mulheres entre os mais pobres ao longo do perodo analisado. Considerando-se qualquer linha de pobreza, cerca de 50% dos pobres so mulheres, o que, mais uma vez, revela a influncia da composio demogrfica da populao. Logo, sob a hiptese de aumento da proporo de mulheres entre os pobres, no podemos falar que houve feminizao da pobreza entre 1983 e 2003.

24

texto para discusso | 1137 | nov. 2005

Ipea

Entretanto, a anlise por tipo de famlia revela um aumento da proporo de pessoas que vivem em famlias chefiadas por mulher sem cnjuge entre os pobres. O comportamento do indicador tambm no varia segundo a linha de pobreza adotada e revela que h um aumento de cerca de 63% na proporo de pessoas em famlias chefiadas por mulheres entre os pobres, indo de 11%, em 1983, para 18%, em 2003. Cabe ressaltar, porm, que esses resultados refletem, como era de esperar, a alterao da composio demogrfica da populao ao longo do mesmo perodo. No entanto, apesar de no chegar a um quinto dos pobres, houve um aumento gradativo das pessoas em famlias chefiadas por mulheres entre os pobres, o que no pode tambm ser totalmente desprezado. A concluso nesse caso a de que h um processo de feminizao da pobreza quando tratamos de pessoas em famlias chefiadas por mulheres, mas esse um reflexo do processo de mudana demogrfica da populao brasileira.
TABELA 2

Proporo de mulheres e de pessoas em famlias chefiadas por mulheres entre os pobres


Porcentagem de mulheres entre os pobres Linhas de pobreza A 1983 1993 2003 50% 51% 51% B 50% 51% 51% Linhas de pobreza A 1983 1993 2003 1983 1993 2003
Fonte: IBGE/Pnad microdados. Elaborao dos autores.

C 50% 51% 51%

Porcentagem de pessoas em famlias chefiadas por mulheres entre os pobres B 12% 15% 19% C 12% 15% 19%

11% 15% 18% 12% 15% 19%

Porcentagem de pessoas em famlias chefiadas por mulheres na populao

5.2.2 Evoluo dos indicadores FGT de pobreza para as mulheres Nesta seo consideraremos a terceira e quarta definies de feminizao de pobreza apresentadas, as quais se referem evoluo ao longo do tempo da incidncia (P0), da intensidade (P1) e da severidade (P2) da pobreza para homens e mulheres. Dessa forma, a feminizao da pobreza entre 1983 e 2003 ser confirmada em dois casos: i) absoluto, se houver, ao longo do perodo, um aumento nos indicadores de pobreza para as mulheres; e ii) relativo, se houver, no perodo, um distanciamento dos indicadores para homens e mulheres, ou seja, se as mulheres piorarem de situao em comparao com homens. Assim, se ambos apresentarem queda nos indicadores de pobreza, mas os homens apresentarem uma queda superior observada para as mulheres, ento estaremos diante de um processo de feminizao da pobreza.

Ipea

texto para discusso | 1137 | nov. 2005

25

Foram calculados, para cada uma das linhas de pobreza, os Ps para mulheres e homens. Os grficos 3, 4 e 5 apresentam a evoluo, entre 1983 e 2003, da incidncia, da intensidade e da severidade da pobreza para cada uma das linhas consideradas. As falhas nos anos de 1991, 1994 e 2000 se referem, como j foi esclarecido anteriormente, aos anos em que no houve Pnad no Brasil. Podemos observar, a partir desses grficos, que, quanto mais subimos na linha de pobreza, passando da linha A para a C, maiores so os valores dos Ps encontrados. Isso, obviamente, conseqncia do fato de que se temos um contingente maior de pobres, teremos um aumento em qualquer indicador considerado. Analisando o comportamento desses indicadores ao longo das duas dcadas encontramos uma tendncia de queda seguida por uma estabilidade nos valores de P0, P1 e P2 para as mulheres nas trs linhas de pobreza consideradas. Cabe ressaltar que essa tendncia de queda no uniforme ao longo do tempo, havendo um grande vale em 1986 (ver grfico 3) em decorrncia dos efeitos do Plano Cruzado, que logo foram anulados pelo seu insucesso e uma queda significativa em 1995, em parte associada ao Plano Real. A partir desse ano, o grfico indica uma inrcia dos indicadores de pobreza sob qualquer linha considerada. Assim, se desconsiderarmos o momento de subida de todos os indicadores entre 1986-1988, que retornam aos patamares anteriores ao Plano Cruzado, observaremos que, ao longo das duas dcadas consideradas, tem ocorrido uma tendncia de diminuio seguida por uma estabilidade tanto da incidncia quanto da intensidade e da severidade da pobreza entre as mulheres, o que indica que no temos um processo de feminizao da pobreza segundo a definio de uma piora absoluta dos indicadores. Por fim, se analisarmos os diferenciais de P0, P1 e P2 entre homens e mulheres ao longo do tempo, podemos perceber que eles se mantiveram constantes para as trs linhas de pobreza consideradas. Na verdade, os indicadores de homens e mulheres se comportaram de maneira idntica, levando a linhas sobrepostas nos grficos 3, 4 e 5, em razo da prpria medida de pobreza utilizada, que pressupe uma igual distribuio intradomiciliar de recursos. Sendo assim, pode-se constatar que tambm no ocorreu um aumento relativo da pobreza entre as mulheres. A concluso que, se consideramos o grupo das mulheres, no houve qualquer processo de feminizao absoluto ou relativo entre os anos de 1983 e 2003.

26

texto para discusso | 1137 | nov. 2005

Ipea

GRFICO 3

Evoluo da incidncia da pobreza para mulheres e homens


0,70 0,60 0,50 0,40 0,30 0,20 0,10 0,00 1983 1985 1987 1989 1991 1993 1995 1997 1999 2001 2003

A (mulher)

B (mulher)

C (mulher)

A (homem)

B (homem)

C (homem)

Fonte: IBGE/Pnad microdados. Elaborao dos autores.

GRFICO 4

Evoluo da intensidade da pobreza para mulheres e homens


0,40 0,35 0,30 0,25 0,20 0,15 0,10 0,05 0,00 1983 1985 1987 1989 1991 1993 1995 1997 1999 2001 2003

A (mulher)

B (mulher)

C (mulher)

A (homem)

B (homem)

C (homem)

Fonte: IBGE/Pnad microdados. Elaborao dos autores.

Ipea

texto para discusso | 1137 | nov. 2005

27

GRFICO 5

Evoluo da severidade da pobreza para mulheres e homens


0,25

0,20

0,15

0,10

0,05

0,00 1983 1985 1987 B (mulher) 1989 1991 C (mulher) 1993 1995 A (homem) 1997 1999 B (homem) 2001 2003

A (mulher)

C (homem)

Fonte: IBGE/Pnad microdados. Elaborao dos autores.

5.2.3 Evoluo dos indicadores FGT de pobreza para as famlias do tipo mulher sem cnjuge Nesta seo, consideraremos as duas ltimas definies de feminizao da pobreza, o que requer uma anlise da evoluo ao longo do tempo dos indicadores FGT para todos os tipos de famlia aqui selecionados. A confirmao de que houve feminizao da pobreza entre 1983 e 2003 ocorrer em dois casos: i) absoluto, se houver, ao longo do perodo, um aumento nos indicadores de pobreza para as pessoas vivendo em domiclios chefiados por mulheres; e ii) relativo, se houver, no perodo, um distanciamento dos indicadores para pessoas em famlias chefiadas por mulheres e pessoas em famlias chefiadas por homens, ou seja, se as famlias chefiadas por mulheres piorarem de situao em comparao s chefiadas por homens. Assim, se ambos apresentarem queda nos indicadores de pobreza, mas as chefiadas por homens apresentarem uma queda superior observada para as chefiadas por mulheres, ento estaremos diante de um processo de feminizao da pobreza. Desse modo, foram calculados, para cada uma das linhas de pobreza, P0 (incidncia), P1 (intensidade) e P2 (severidade) para os diferentes tipos de famlia. Os grficos 6, 7 e 8 apresentados a seguir mostram a evoluo dos indicadores de pobreza para os diferentes tipos de famlia considerando-se a linha de pobreza A, ou seja, a que considera 30% da populao como pobre em 2003. Os grficos para as demais linhas encontram-se anexos. Ressalta-se que no h variaes significativas quando analisamos os dados luz de uma ou de outra linha. O padro de comportamento dos indicadores manteve-se constante, indicando, mais uma vez, que os resultados aqui apresentados no esto sujeitos ao efeito-linha sendo, portanto, consistentes. O que se pode constatar, a partir da anlise dos grficos, que o comportamento tanto da incidncia quanto da intensidade e da severidade da pobreza ao longo do tempo para cada tipo de famlia bastante semelhante ao encontrado anteriormente para homens e mulheres. Ou seja, h uma tendncia declinante e estvel, mas essa

28

texto para discusso | 1137 | nov. 2005

Ipea

no homognea ao longo do perodo. Outro ponto notvel o fato de que as famlias do tipo casal com filhos e mulher sem cnjuge com filhos apresentam sempre os indicadores mais elevados, conforme pode ser visto no grfico 6. Se analisarmos o perodo 1983-2003 e considerarmos apenas a tendncia geral ao longo das duas dcadas, percebemos que houve um comportamento de queda, seguido de uma estabilidade nos valores de P0, P1 e P2 para todos os tipos de famlia, at mesmo para aquelas chefiadas por mulheres com ou sem filhos. Sendo assim, a incidncia e a intensidade da pobreza tm diminudo para todas as famlias, independentemente de sua estrutura. Mais uma vez no podemos, portanto, afirmar que houve feminizao da pobreza ao longo dos ltimos 20 anos, pelo menos sob a tica dos valores absolutos. A anlise relativa foi realizada da seguinte forma: foram comparadas as famlias do tipo casal com filhos com aquelas do tipo mulher sem cnjuge com filhos. Da mesma forma, famlias do tipo casal sem filhos foram comparadas s do tipo mulher sem cnjuge e sem filhos. Os resultados indicam que os valores de P0, P1 e P2 para esses dois pares de famlias apresentaram um comportamento bastante semelhante ao longo das ltimas duas dcadas. Se comparamos um tipo de famlia chefiada por mulher sem cnjuge com uma chefiada por casal, o que podemos notar que, na verdade, h uma aproximao dos indicadores, o que indica que os valores dos Ps de famlias do tipo mulher sem cnjuge com filhos e mulher sem cnjuge e sem filhos caram de forma mais intensa do que o observado para as famlias chefiadas por homem correspondentes. Logo, sob o ponto de vista relativo, tambm no houve um processo de feminizao da pobreza no perodo analisado. A concluso que, se consideramos as famlias chefiadas por mulher sem cnjuge, no houve qualquer processo de feminizao absoluto ou relativo entre os anos de 1983 e 2003.
GRFICO 6

Evoluo da incidncia da pobreza por tipo de famlia


0,50 0,45 0,40 0,35 0,30 0,25 0,20 0,15 0,10 0,05 0,00 1983 1985 1987 A (outros) A (casal sem filhos) A (mulher sem cnjuge e sem filhos)
Fonte: IBGE/Pnad microdados. Elaborao dos autores. Obs.: Os dados aqui apresentados se referem linha de pobreza de 30%. Os grficos para as outras duas linhas encontramse anexos.

1989

1991

1993

1995

1997

1999

2001

2003

A (casal com filhos) A (mulher sem cnjuge com filhos)

Ipea

texto para discusso | 1137 | nov. 2005

29

GRFICO 7

Evoluo da intensidade da pobreza por tipo de famlia


0,25 0,20 0,15 0,10 0,05 0,00 1983 1985 1987 1989 1991 1993 1995 1997 1999 2001 2003

A (outros) A (casal sem filhos) A (mulher sem cnjuge e sem filhos)

A (casal com filhos) A (mulher sem cnjuge com filhos)

Fonte: IBGE/Pnad microdados. Elaborao dos autores. Obs.: Os dados aqui apresentados se referem linha de pobreza de 30%. Os grficos para as outras duas linhas encontramse anexos.

GRFICO 8

Evoluo da severidade da pobreza por tipo de famlia


0,14 0,12 0,10 0,08 0,06 0,04 0,02 0,00
1983 1984 1985 1986 1987 1988 1989 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003

A (outros) A (casal sem filhos) A (mulher sem cnjuge e sem filhos)

A (casal com filhos) A (mulher sem cnjuge com filhos)

Fonte: IBGE/Pnad microdados. Elaborao dos autores. Obs.: Os dados aqui apresentados se referem linha de pobreza de 30%. Os grficos para as outras duas linhas encontramse anexos.

5.3 A DESIGUALDADE INTRAFAMILIAR: SIMULAES DE RETENO DE RENDA Conforme discutido anteriormente, a forma como calculada a renda per capita, tendo como base a unidade familiar, contribui para a invisibilidade das diferenas na distribuio dos recursos entre homens e mulheres dentro da mesma famlia. Isso pode ter influenciado o resultado encontrado, segundo o qual no houve sobre-representao das

30

texto para discusso | 1137 | nov. 2005

Ipea

mulheres entre os pobres em 2003 e, tampouco, feminizao da pobreza ao longo das ltimas duas dcadas.6 Com a suposio de que a igualdade na distribuio dos rendimentos entre todas as pessoas da famlia uma hiptese distante da realidade, procedeu-se, ento, realizao de simulaes que supem algum grau de reteno de renda por aqueles que recebem rendimentos. O objetivo aqui verificar o que acontece com os indicadores de pobreza e sua evoluo ao longo do tempo, se considerarmos uma distribuio desigual de renda entre os membros da famlia. As hipteses de reteno de renda consideradas foram cinco: i) 0%, que equivale hiptese de igualdade na distribuio intrafamiliar de rendimentos; ii) 25%; iii) 50%; iv) 75%; e v) 100% que equivale hiptese de que todos os rendimentos so mantidos por seus recebedores e, portanto, assemelha-se a um estudo sobre autonomia econmica das mulheres. Uma reteno de 25%, por exemplo, significa que todos os membros de uma famlia que auferem renda retm 25% desta. Os 75% restantes so distribudos uniformemente entre todos os membros do domiclio. Logo, a renda per capita de cada um ser composta por uma frao correspondente renda retida e por uma outra frao correspondente renda distribuda entre todos do domiclio. bastante provvel que homens e mulheres retenham parcelas diferentes de sua renda. No possvel, porm, determinar, a partir da base de dados utilizada, quanto retido por cada grupo. Assim, este estudo assume a hiptese de que homens e mulheres retm a mesma frao da renda, embora esse possa no ser o padro de comportamento real. Da mesma forma, assume-se tambm que o padro de reteno constante ao longo do tempo, ou seja, se a populao retinha 25% da sua renda em 1983, ela permanece retendo a mesma frao em 2003. Tambm de esperar que esse no seja um comportamento que reflita perfeitamente a realidade, dado que as pessoas retm uma parcela menor ou maior de sua renda de acordo com suas necessidades econmicas naquele momento, a qual totalmente influenciada por planos econmicos, mudanas polticas, entre outros fatores. No entanto, se a populao no deve ter mantido 7 seu padro de reteno constante, tambm no deve t-lo ampliado. Em face das dificuldades econmicas e da reduo nos rendimentos entre 1999 e 2004, no de esperar que tenha diminudo a parcela de renda destinada ao domiclio. Pelo contrrio, deve ter acontecido um processo de reduo da reteno da renda tanto para homens quanto para mulheres. Os grficos apresentados a seguir foram construdos tendo como base a linha de pobreza B. Mais uma vez, os resultados no apresentaram variaes significativas quando foram alteradas as linhas, motivo pelo qual optamos por expor apenas um dos casos.

6. Cabe destacar que a realizao de simulaes de distribuio desigual dos rendimentos na famlia somente faz sentido se considerarmos as definies de feminizao da pobreza que se referem s mulheres e no aos tipos de famlia. 7. Mesmo que houvesse ocorrido um aumento no padro de reteno de renda, ainda assim os resultados aqui encontrados seriam vlidos. Basta considerar, por exemplo, a incidncia da pobreza em 1983, levando em conta a reteno 0%, em 1993, considerando reteno 25%, e, em 2003, a reteno 50%.

Ipea

texto para discusso | 1137 | nov. 2005

31

Antes de passar apresentao dos resultados, importante dizer que foram feitas simulaes de reteno de renda para dois casos especficos. No primeiro deles foram considerados todos os membros da famlia, at crianas e pessoas sem rendimento. No segundo caso, consideraram-se apenas as pessoas que se declararam chefes ou cnjuges. O objetivo dessa separao vislumbrar de forma mais realista as desigualdades na distribuio de rendimento entre homens e mulheres, pois quando se consideram as crianas da famlia, por exemplo, as desigualdades tendem a ser minimizadas. Isso acontece porque, ao mesmo tempo em que no dispem de renda para reter, quando h a distribuio da parte que lanada para a famlia, meninos e meninas ficam com a mesma renda per capita. Essa igualdade de rendimentos per capita entre meninos e meninas contribui para reduzir as desigualdades entre os sexos, pois j que ambos dispem de igual montante de renda mesmo que sob a hiptese de desigualdade na distribuio intrafamiliar de recursos. para controlar esse efeito que foram realizadas simulaes para os dois grupos anteriormente explicitados. 5.3.1 Considerando todas as pessoas da famlia Feitas as consideraes iniciais, passamos agora apresentao dos novos valores de incidncia de pobreza calculados a partir da nova renda per capita simulada.8 Analisando os grficos que seguem, inicialmente cabe destacar que, quanto maior o nvel de reteno de renda por parte daqueles que a recebem, maior a incidncia (e a intensidade) da pobreza entre as mulheres. Isso pode ser explicado pelo fato de que os rendimentos das mulheres so, em mdia, inferiores aos de homens. Assim, a qualquer nvel de reteno, o valor da frao de renda retida pelos homens ser superior retida pelas mulheres, o que nos indica que sob a hiptese de desigual distribuio intrafamiliar, as mulheres devem ser significativamente mais pobres do que os homens. Se aumentarmos o montante de renda retido, obviamente sobra menos para ser distribudo uniformemente entre todos os membros. Podemos observar que a incidncia de pobreza entre as mulheres, dada uma linha de pobreza, aumenta sob os pressupostos de reteno de renda criados para simular desigualdades intrafamiliares. Assim, em 2003, para a linha de pobreza B, 40% da populao brasileira pobre, e, da mesma forma, 40% das mulheres so pobres sob a hiptese de 0% de reteno, nmero esse que sobe para 43%, 49%, 57% e 62% sob as hipteses de reteno de 25%, 50%, 75% e 100%, respectivamente. Desse modo, depreende-se que h uma sobre-representao das mulheres entre os pobres quando se considera uma distribuio desigual de recursos intrafamiliarmente, e, quanto mais desigual essa ltima, maior ser a sobre-representao feminina na pobreza. Para verificar a possibilidade de feminizao da pobreza diante dessa nova hiptese, devemos acompanhar o comportamento do indicador de incidncia da pobreza ao longo dos 20 anos em estudo. Na anlise absoluta (grfico 9), a incidncia da pobreza entre as mulheres apresenta, apesar das oscilaes em uma ou em outra direo, uma tendncia declinante seguida por uma estabilidade nos ltimos dez anos. Dessa forma,
8. Os indicadores de intensidade (P1) e de desigualdade da pobreza (P2) apresentaram comportamento similar ao do indicador de incidncia. Os grficos que mostram o comportamento desses indicadores ao longo do perodo se encontram anexos.

32

texto para discusso | 1137 | nov. 2005

Ipea

se supormos constante o padro de desigualdade intrafamiliar, e se considerarmos apenas a tendncia geral ao longo dos ltimos 20 anos, o resultado anteriormente obtido acerca da feminizao da pobreza ser o mesmo. Pelo grfico fcil perceber que qualquer que seja o percentual de reteno da renda, a incidncia da pobreza cai e mantm-se estvel entre 1983 e 2003, o que nos indica que no h uma feminizao da pobreza, se considerarmos os indicadores absolutamente. A anlise relativa da feminizao pode ser feita a partir do grfico 10, no qual se apresenta a evoluo do diferencial de pobreza entre homens e mulheres. O que o grfico mostra que, sob a hiptese de reteno de 0% (igualdade na distribuio de recursos no domiclio), no h diferencial de pobreza entre os sexos, o que apenas confirma os resultados apresentados anteriormente. Para os demais nveis de reteno, pode-se observar que h claramente uma sobre-representao de mulheres, pois os diferenciais (incidncia de pobreza de homens menos incidncia para mulheres) so sempre positivos. No entanto, se observarmos o comportamento ao longo do tempo, fica claro que h, da mesma forma, uma reduo desse diferencial, o que significa que sob a anlise relativa tambm no h feminizao da pobreza. Concluindo, quanto maior o grau de desigualdade intrafamiliar, maior a incidncia da pobreza entre as mulheres e maior o diferencial entre homens e mulheres, ou seja, maior a sobre-representao das mulheres na pobreza. Porm, em nenhum caso h feminizao.
GRFICO 9

Evoluo da incidncia de pobreza para mulheres, considerando desigualdade intrafamiliar


0,90 0,80 0,70 0,60 0,50 0,40 0,30 0,20 0,10 0,00 1983 1985 1987 0%
Fonte: IBGE/Pnad microdados. Elaborao dos autores.

1989 25%

1991

1993 50%

1995

1997 75%

1999

2001 100%

2003

Ipea

texto para discusso | 1137 | nov. 2005

33

GRFICO 10

Evoluo do diferencial de incidncia de pobreza entre mulheres e homens, considerando desigualdade intrafamiliar
0,35 0,30 0,25 0,20 0,15 0,10 0,05 0,00 -0,05 1983 1985 1987 0%
Fonte: IBGE/Pnad microdados. Elaborao dos autores.

1989 25%

1991

1993 50%

1995 75%

1997

1999 100%

2001

2003

5.3.2 Considerando apenas chefes e cnjuges Tendo em vista que os chefes e os cnjuges so os que mais contribuem para o rendimento familiar, e numa tentativa de visualizar ainda mais a diferena entre homens e mulheres, passamos, ento, mesma anlise realizada anteriormente, mas agora considerando somente os membros da famlia chefes ou cnjuges. Inicialmente, pode-se perceber pelo grfico 11 que a incidncia da pobreza, quando consideradas apenas mulheres chefes e cnjuges, menor do que aquela apresentada no grfico 9, que considera todas as mulheres. A explicao est na prpria forma de clculo da renda per capita. Se essa renda calculada dividindo-se o rendimento pelo nmero de membros do domiclio, quando reduzimos os membros para apenas chefes e cnjuges, a renda per capita aumenta e, portanto, reduzem a incidncia e a intensidade da pobreza. Da mesma forma, se compararmos os grficos 10 e 12, podemos notar que, sob a considerao de mulheres chefes e cnjuges, o diferencial na incidncia ou na intensidade da pobreza tende a ser maior do que quando consideramos todos os membros da famlia. Conforme explicado anteriormente, isso resultado da excluso de pessoas sem rendimento, especialmente crianas, que tendem a minimizar as desigualdades. Passando aos resultados da anlise ao longo dos ltimos 20 anos, percebe-se que, mesmo que se considere apenas chefes e cnjuges, no foi possvel encontrar uma tendncia de feminizao da pobreza. Novamente, para qualquer nvel de reteno, h uma queda importante na incidncia (e na intensidade) da pobreza. Assim, tambm aqui, no constatamos feminizao da pobreza na anlise absoluta. J na anlise relativa, o que se pode depreender que h uma sobre-representao ainda mais intensa de mulheres entre os pobres nesse caso, com diferenciais entre homens e mulheres muito maiores do que no caso anterior. No entanto, ao longo do tempo esse diferencial apresentou um comportamento declinante, o que mais uma vez aponta para a inexistncia de feminizao da pobreza no perodo.

34

texto para discusso | 1137 | nov. 2005

Ipea

GRFICO 11

Evoluo da incidncia de pobreza para mulheres chefes ou cnjuges, considerando desigualdade intrafamiliar
0,80 0,70 0,60 0,50 0,40 0,30 0,20 0,10 0,00 1983 1985
0%
Fonte: IBGE/Pnad microdados. Elaborao dos autores.

1987

1989
25%

1991

1993
50%

1995

1997
75%

1999

2001
100%

2003

GRFICO 12

Evoluo do diferencial da incidncia de pobreza entre mulheres e homens, chefes ou cnjuges, considerando desigualdade intrafamiliar
0,70 0,60 0,50 0,40 0,30 0,20 0,10 0,00 1983 1985 1987 0%
Fonte: IBGE/Pnad microdados. Elaborao dos autores.

1989 25%

1991

1993 50%

1995

1997 75%

1999 100%

2001

2003

6 CONCLUSES
A dimenso feminina da pobreza foi abordada neste estudo sob diferentes aspectos: em um primeiro momento, discutiu-se a respeito da existncia de uma sobre-representao, em 2003, de mulheres ou de pessoas em famlias do tipo mulher sem cnjuge na pobreza. Nesses casos, a discusso limitava-se apresentao de um retrato da pobreza para aquele ano, no correspondendo, ainda, a uma anlise sobre o processo de feminizao da pobreza. Avanando para uma anlise que abarcasse esse processo,

Ipea

texto para discusso | 1137 | nov. 2005

35

partiu-se para a verificao da hiptese de ter havido, entre 1983 e 2003, um aumento absoluto ou relativo nos indicadores de pobreza para mulheres e para pessoas em famlias chefiadas por mulheres sem cnjuges. So essas hipteses, aliadas a outras que dizem respeito ao aumento na proporo desses dois grupos entre os pobres, que correspondem quilo que vimos chamando de feminizao da pobreza ao longo deste estudo. Os resultados obtidos permitem-nos afirmar que, para praticamente todas as definies consideradas, entre 1983 e 2003 no houve qualquer padro de feminizao da pobreza no Brasil. A nica exceo ocorre quando consideramos feminizao como um aumento na proporo de pessoas em famlias do tipo mulher sem cnjuge entre os pobres, o que, cabe ressaltar, pode ser entendido como um mero reflexo das mudanas ocorridas no padro demogrfico da populao brasileira nas ltimas dcadas. importante destacar que, at mesmo sob as hipteses aqui consideradas para a simulao de desigualdades intrafamiliares, foi impossvel verificar a ocorrncia de feminizao da pobreza em qualquer sentido considerado. Se avaliarmos apenas a hiptese de ter havido, em 2003, uma maior proporo de mulheres na pobreza, tambm no encontraremos qualquer padro que remeta a uma sobre-representao feminina na pobreza, a no ser quando consideramos a hiptese de uma desigual distribuio dos recursos entre os membros familiares. Nesse caso, qualquer que seja o padro de desigualdade, encontraremos mais mulheres pobres do que homens, tanto no caso de trabalharmos apenas com chefes e cnjuges, quanto no de incluso de todos os membros da famlia na anlise. O fato de no havermos constatado uma feminizao da pobreza no Brasil, porm, no indica que as polticas de combate pobreza devam ser neutras com relao a gnero. A existncia de uma mesma proporo de homens e mulheres na pobreza no significa que ambos os grupos tenham as mesmas necessidades, que experimentem a pobreza da mesma maneira ou que tenham de seguir os mesmos caminhos para superar essa condio. Nesse sentido, polticas voltadas para a superao da pobreza entre os homens poderiam focar mais fortemente o acesso educao, especialmente a partir do ensino mdio, j que a evaso masculina assume taxas elevadas e muito superiores feminina. Por outro lado, aquelas voltadas para as mulheres poderiam concentrar-se nas desigualdades no mercado de trabalho, tanto de acesso a postos quanto de remunerao e de ascenso. A mesma idia pode ser seguida no caso de pessoas em famlias chefiadas por mulher sem cnjuge. Mesmo que esse grupo corresponda a apenas um quinto dos pobres, no se pode ignorar as informaes sobre o seu perfil e sobre as suas necessidades especficas, quando da delimitao do pblico-alvo dessas polticas. importante notar ainda que foi encontrada uma sobre-representao na pobreza de famlias do tipo mulher sem cnjuge em que h presena de filhos. Mulheres responsveis por famlias com filhos e na qual no h outro provedor certamente tm necessidades insatisfeitas distintas daquelas famlias chefiadas por casais. Sendo assim, as evidncias aqui apresentadas podem ser teis para a formulao de polticas na medida em que apontam as caractersticas do pblico a ser atingido e indicam que polticas de combate pobreza devem ser elaboradas segundo os diferentes

36

texto para discusso | 1137 | nov. 2005

Ipea

perfis de seus potenciais beneficirios, pois esses grupos possuem caractersticas bastante distintas e iro responder diferentemente a polticas formuladas de forma neutra. Seria til que estudos futuros repetissem este exerccio para medidas multidimensionais que considerem caractersticas individuais, como, por exemplo, o uso do tempo, a insero no mundo do trabalho, o acesso a ttulos de propriedade, que evidenciem a heterogeneidade da pobreza e indiquem que a posio dos indivduos na famlia, sua idade, seu sexo e sua raa, determinam formas diferenciadas de enfrentar esse fenmeno.

Ipea

texto para discusso | 1137 | nov. 2005

37

ANEXOS
ANEXO 1 Grficos de P0, P1 e P2 por tipos de famlia para as linhas de pobreza B e C
GRFICO 1

Evoluo da incidncia de pobreza segundo tipos de famlia (linha de pobreza B)


0,70 0,60 0,50 0,40 0,30 0,20 0,10 0,00 1983 1985 1987 1989 1991 1993 1995 1997 1999 2001 2003

B (outros) B (casal sem filhos) B (mulher sem cnjuge e sem filhos)


Fonte: IBGE/Pnad microdados. Elaborao dos autores.

B (casal com filhos) B (mulher sem cnjuge com filhos)

GRFICO 2

Evoluo da incidncia de pobreza segundo tipos de famlia (linha de pobreza C)


0,80 0,70 0,60 0,50 0,40 0,30 0,20 0,10 0,00 1983 1985 1987 1989 1991 1993 1995 1997 1999 2001 2003

C (outros) C (casal sem filhos) C (mulher sem cnjuge e sem filhos)


Fonte: IBGE/Pnad microdados. Elaborao dos autores.

C (casal com filhos) C (mulher sem cnjuge com filhos)

38

texto para discusso | 1137 | nov. 2005

Ipea

GRFICO 3

Evoluo da intensidade de pobreza por tipo de famlia (linha de pobreza B)


0,35 0,30 0,25 0,20 0,15 0,10 0,05 0,00 1983 1985 B (outros) B (casal sem filhos) B (mulher sem cnjuge e sem filhos)
Fonte: IBGE/Pnad microdados. Elaborao dos autores.

1987

1989

1991

1993

1995

1997

1999

2001

2003

B (casal com filhos) B (mulher sem cnjuge com filhos)

GRFICO 4

Evoluo da intensidade de pobreza por tipo de famlia (linha de pobreza C)


0,40 0,35 0,30 0,25 0,20 0,15 0,10 0,05 0,00 1983 1985 C (outros) C (casal sem filhos) C (mulher sem cnjuge e sem filhos)
Fonte: IBGE/Pnad microdados. Elaborao dos autores.

1987

1989

1991

1993

1995

1997

1999

2001

2003

C (casal com filhos) C (mulher sem cnjuge com filhos)

Ipea

texto para discusso | 1137 | nov. 2005

39

GRFICO 5

Evoluo da severidade de pobreza por tipo de famlia (linha de pobreza B)


0,20 0,18 0,16 0,14 0,12 0,10 0,08 0,06 0,04 0,02 0,00 1983 1985 1987 1989 1991 1993 1995 1997 1999 2001 2003

B (outros) B (casal sem filhos) B (mulher sem cnjuge e sem filhos)


Fonte: IBGE/Pnad microdados. Elaborao dos autores.

B (casal com filhos) B (mulher sem cnjuge com filhos)

GRFICO 6

Evoluo da severidade de pobreza por tipo de famlia (linha de pobreza C)


0,30 0,25 0,20 0,15 0,10 0,05 0,00 1983 1985 1987 1989 1991 1993 1995 1997 1999 2001 2003

C (outros) C (casal sem filhos) C (mulher sem cnjuge e sem filhos)


Fonte: IBGE/Pnad microdados. Elaborao dos autores.

C (casal com filhos) C (mulher sem cnjuge com filhos)

40

texto para discusso | 1137 | nov. 2005

Ipea

ANEXO 2 Grficos de P1 e P2, para a linha B, das simulaes de distribuio desigual intrafamiliar
GRFICO 1

Evoluo da intensidade de pobreza para mulheres, considerando desigualdade intrafamiliar


0,80 0,70 0,60 0,50 0,40 0,30 0,20 0,10 0,00 1983 1985 1987 1989 1991 1993 1995 1997 1999 2001 2003

0%
Fonte: IBGE/Pnad microdados. Elaborao dos autores.

25%

50%

75%

100%

GRFICO 2

Evoluo do diferencial de intensidade de pobreza entre mulheres e homens, considerando desigualdade intrafamiliar
0,30 0,25 0,20 0,15 0,10 0,05 0,00 1983 -0,05 0%
Fonte: IBGE/Pnad microdados. Elaborao dos autores.

1985

1987

1989

1991

1993

1995

1997

1999

2001

2003

25%

50%

75%

100%

Ipea

texto para discusso | 1137 | nov. 2005

41

GRFICO 3

Evoluo da severidade de pobreza para mulheres, considerando desigualdade intrafamiliar


0,80 0,70 0,60 0,50 0,40 0,30 0,20 0,10 0,00 1983 1985 1987 1989 1991 1993 1995 1997 1999 2001 2003

0%
Fonte: IBGE/Pnad microdados. Elaborao dos autores.

25%

50%

75%

100%

GRFICO 4

Evoluo do diferencial da severidade de pobreza entre mulheres e homens, considerando desigualdade intrafamiliar
0,30 0,25 0,20 0,15 0,10 0,05 0,00 1983 -0,05 1985 1987 1989 1991 1993 1995 1997 1999 2001 2003

0%
Fonte: IBGE/Pnad microdados. Elaborao dos autores.

25%

50%

75%

100%

42

texto para discusso | 1137 | nov. 2005

Ipea

GRFICO 5

Evoluo da intensidade de pobreza para mulheres chefes ou cnjuges, considerando desigualdade intrafamiliar
0,70 0,60 0,50 0,40 0,30 0,20 0,10 0,00 1983 1985 1987 1989 1991 1993 1995 1997 1999 2001 2003

0%
Fonte: IBGE/Pnad microdados. Elaborao dos autores.

25%

50%

75%

100%

GRFICO 6

Evoluo do diferencial da intensidade de pobreza entre mulheres e homens, chefes ou cnjuges, considerando desigualdade intrafamiliar
0,70 0,60 0,50 0,40 0,30 0,20 0,10 0,00
1983 1985 1987 1989 1991 1993 1995 1997 1999 2001 2003

0%
Fonte: IBGE/Pnad microdados. Elaborao dos autores.

25%

50%

75%

100%

Ipea

texto para discusso | 1137 | nov. 2005

43

GRFICO 7

Evoluo da severidade de pobreza para mulheres chefes ou cnjuges, considerando desigualdade intrafamiliar
0,70 0,60 0,50 0,40 0,30 0,20 0,10 0,00 1983 1985 1987
0%
Fonte: IBGE/Pnad microdados. Elaborao dos autores.

1989
25%

1991

1993
50%

1995
75%

1997

1999
100%

2001

2003

GRFICO 8

Evoluo do diferencial da severidade de pobreza entre mulheres e homens, chefes ou cnjuges, considerando desigualdade intrafamiliar
0,70 0,60 0,50 0,40 0,30 0,20 0,10 0,00 -0,10 1983 1985 1987 1989 1991 1993 1995 1997 1999 2001 2003

0%
Fonte: IBGE/Pnad microdados. Elaborao dos autores.

25%

50%

75%

100%

44

texto para discusso | 1137 | nov. 2005

Ipea

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BADEN, S.; MILWARD, K. Gender inequality and poverty: trends, linkages, analysis and policy implications. Brighton; Institute of Development Studies, University of Sussex, 1997 (Bridge Report, n. 30). BARROS, R. P.; FOX, L.; MENDONA, R. Female-Headed households, poverty, and the welfare of children in urban Brazil. Whashington, DC: The World Bank, Mar. 1994 (Policy Research Working Paper, n. 1.275). BRADSHAW, J. et al. Gender and poverty in Britain. York: Social Policy Research Unit, University of York, 2003 (Working Paper Series, n. 6). BRIDGE. Briefing paper on the feminisation of poverty. Brighton: Institute of Development Studies, University of Sussex, 2001 (Bridge Report, n. 59). BUVINIC, M.; GUPTA, G. R. Targeting poor woman-headed households and womenmaintained families in developing countries: views on a policy dilemma. Washington, DC: International Center for Research on Women and the Population Council, 1994. ______. Female-headed households and female-maintained families: are they worth targeting to reduce poverty in developing countries? Economic Development and Cultural Change, v. 45, n. 2, p. 259-280, 1997. AGATAY, N. Gender and Poverty. New York: UNDP, Social Development and Poverty Elimination Division, May 1998 (Working Paper Series, n. 5) CASE, A.; DEATON, A. Consumption, health, gender and poverty. Princeton: Research Program in Development Studies, Princeton University, 2002. CASPER, L. M.; MCLANAHAN, S. S.; GARFINKEL, I. The gender-poverty gap: what can we learn from other countries. American Sociological Review, v. 59, n. 4, p. 594605, 1994. CHANT, S. New contributions to the analysis of poverty methodological and conceptual challenges to understanding poverty from a gender perspective. Women and Development Unit, Eclac, n. 47, 2003a. _______. Female household headship and the feminisation of poverty: facts, fictions and forward strategies. London: London School of Economics, Gender Institute, 2003b (New Working Paper Series, n. 9). CORSEUIL, C. H.; FOGUEL, M. Uma sugesto de deflatores para rendas obtidas a partir de algumas pesquisas. Braslia: Ipea, 2002 (Texto para Discusso, n. 897). DASGUPTA, I. Gender-Biased redistribution and intra-household distribution. European Economic Review, v. 45, n. 9, p. 1.711-1.722, 2001.

Ipea

texto para discusso | 1137 | nov. 2005

45

DAVIES, H.; JOSHI, H. Gender and income inequality in the UK 1968-1990: the feminization of earnings or of poverty? Journal of the Royal Statistical Society: Series A (Statistics-in-Society), v. 161, n. 1, p. 33-61, 1998. DOOLEY, M. D. Women, children and poverty in Canada. Canadian Public Policy, v. 20, n. 4, p. 430-443, Dec. 1994. FERNNDEZ-MORALES, A.; HARO-GARCA, J. A note on poverty and gender in Spain. Journal of Income Distribution, v. 8, n. 2, p. 235-239, 1998. FINDLAY, J.; WRIGHT, R. E. Gender, poverty and the intra-household distribution of resources. Review of Income and Wealth, v. 42, n. 3, p. 335-51, 1996. FUCHS, V. R. The Feminization of Poverty? Cambridge: National Bureau of Economic Research, 1986 (Working Paper, n. 1.934). FUWA, N. The poverty and heterogeneity among female-headed households revisited: the case of Panama. World Development, v. 28, n. 8, p. 1.515-1.542, 2000. GANGOPADHYAY, S.; WADHWA, W. Are indian female headed households more vulnerable to poverty. Haryana: India Development Foundation, Nov. 2003. IBGE. Notas metodolgicas da Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios. Rio de Janeiro: IBGE, 2003. LAMPIETTI, J. A.; STALKER, L. Consumption expenditure and female poverty: a review of the evidence. Washington, DC: Policy Research Report on Gender and Development, The World Bank, Apr. 2000 (Working Paper Series, n. 11). LIPTON, M.; RAVALLION, M. Poverty and policy. In: BEHRMAN, J.; SRINIVASAN, T. N. (Eds.). Handbook of Development Economics. Amsterdam: North Holland, 1995. v. 3. LOCHHEAD, C.; SCOTT, K. The dynamics of women poverty in Canada. Canadian Council on Social Development, Mar. 2000. MARCOUX, A. The feminization of poverty: claims, facts, and data needs. Population and Development Review, v. 24, n. 1, p. 131-139, Mar. 1998. MOGHADAM, V. The feminisation of poverty: notes on a concept and trend. Normal: Illinois State University, 1997 (Womens Studies Occasional Paper, n. 2) NORTHROP, E. M. The feminization of poverty: the demographic factor and the composition of economic growth. Journal of Economic Issues, v. 24, n. 1, p. 145-160, Mar. 1990. PEARCE, D. The feminization of poverty: women, work and welfare. Urban and Social Change Review, v. 11, p. 28-36, 1978.

46

texto para discusso | 1137 | nov. 2005

Ipea

PETERSON, J. The feminization of poverty. Journal of Economic Issues, v. 21, n. 1, p. 329-337, Mar. 1987. ______. The feminization of poverty: a reply. Journal of Economic Issues, v. 23, n. 1, p. 238-245, Mar. 1989. PRESSMAN, S. The feminization of poverty: causes and remedies. Challenge, v. 31, n. 2, p. 57-61, Mar./Apr. 1988. ______. Comment of Peterson's "The feminization of poverty." Journal of Economic Issues, v. 23, n. 1, p. 231-238, Mar. 1989. ______. Explaining the Gender Poverty Gap in Developed and Transitional Economies. Journal of Economic Issues, v. 36, n. 1, p. 17-40, 2002. ______. Feminist Explanations for the Feminization of Poverty. Journal of Economic Issues, v. 37, n. 2, p. 353-361, Jun. 2003. QUISUMBING, A. R.; HADDAD, L.; PEA, C. Gender and poverty: new evidence from 10 developing countries. Washington, DC: International Food Policy Research Institute, 1995 (FCND Discussion Paper, n. 9). QUISUMBING, A. R.; MALUCCIO, J. A. Intrahousehold allocation and gender relations: new empirical evidence from four developing countries. Washington, DC: International Food Policy Research Institute, Apr. 2000 (FCND Discussion Paper, n. 84). RAZAVI, S. Gendered poverty and social change: an issues paper. Geneva: United Nations Research Institute for Social Development, Sept. 1998 (UNRISD Discussion Paper, n. 94). UNDP. Human development report 1995. New York: Oxford University Press, 1995. WRIGHT, R. E. A feminisation of poverty in Great Britain? Review of Income and Wealth, v. 38, n. 1, p. 17-25, Mar. 1992.

Ipea

texto para discusso | 1137 | nov. 2005

47

Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada ipea 2005


EDITORIAL
Coordenao

COMIT EDITORIAL
Secretrio-Executivo

Silvnia de Araujo Carvalho


Superviso

Marco Aurlio Dias Pires

Iranilde Rego
Reviso

Lusa Guimares Lima Maria Carla Lisboa Borba Naiane de Brito Francischetto (estagiria) Raquel do Esprito Santo (estagiria)
Editorao

SBS Quadra 1 Bloco J Ed. BNDES, 9o andar, sala 908 70076-900 Braslia DF Fone: (61) 3315-5406 Correio eletrnico: madp@ipea.gov.br

Aeromilson Mesquita Elidiane Bezerra Borges

Braslia
SBS Quadra 1 Bloco J Ed. BNDES, 9o andar 70076-900 Braslia DF Fone: (61) 3315-5090 Fax: (61) 3315-5314 Correio eletrnico: editbsb@ipea.gov.br Rio de Janeiro Av. Nilo Peanha, 50, 6o andar Grupo 609 20044-900 Rio de Janeiro RJ Fone: (21) 2215-1044 R. 234 Fax: (21) 2215-1043 R. 235 Correio eletrnico: editrj@ipea.gov.br

Tiragem: 130 exemplares

You might also like