You are on page 1of 12

Revista Brasileira de Psicanlise Volume 44, n.

4, 97-108 2010

97

A alteridade na conceituao freudiana de desejo e pulso1


Pedro Rodrigo Peuela Sanches2
Resumo: O presente artigo pretende retomar a construo dos conceitos de desejo e de pulso na obra freudiana, propondo uma leitura destes dois conceitos a partir das possibilidades que cada um deles abre para uma abordagem do problema da alteridade em Freud. O que se procurar discutir que o conceito de desejo pressupe certo tipo de solipsismo que s poder vir a ser desconstrudo dentro da prpria obra freudiana a partir dos desenvolvimentos dados ao conceito de pulso. Por fim, pretendese aventar alguns problemas presentes nas teorizaes freudianas sobre a clnica, apontando para um possvel compromisso destas com uma clnica que no faria juz radicalidade da ideia de pulso e do posicionamento epistemolgico e tico que este conceito nos exige quando lido sob o prisma da noo de alteridade. Palavras-chave: desejo; pulso; alteridade; metapsicologia freudiana.

Um psiquismo conservador J nas obras comumente chamadas de pr-psicanalticas, Freud apresenta os traos principais do conceito de desejo que desenvolver em obras posteriores. No Projeto para uma psicologia cientfica (1895), o desejo entendido como atrao positiva para o objeto desejado, ou mais precisamente, por sua imagem mnmica (citado por Hanns, 1996, p. 139), e j nessa obra defendida a ideia de que os sonhos so realizaes de desejos, porm no reconhecidos como tal pela conscincia porque neles a liberao de prazer escassa, pois, em geral, eles seguem seu curso sem afeto (sem liberao motora) (p. 139). Mas em A interpretao dos sonhos (1900/1992b) que encontramos essas ideias fundamentando uma metapsicologia em que aparecem mais claramente articulados e discutidos os principais elementos da concepo freudiana de desejo que pretendemos discutir. Tal metapsicologia se sustenta sobre a articulao indissocivel entre os conceitos de desejo, inconsciente e represso (ou recalque, ou recalcamento, que aqui usamos como sinnimos). Para discuti-la, retomemos o trecho fundamental do captulo VII da Traumdeutung em que Freud (1900/1992b) conceitua o desejo e sua origem:
Suposies que ho de fundamentar-se num outro momento nos dizem que o aparato psquico obedeceu primeiramente ao af de manter-se o mais possvel isento de estmulos . Porm, a estimulao da vida externa perturba esta simples funo; a ela deve o aparato tambm o empurro para sua constituio ulterior. A estimulao da vida o assedia primeiro na forma das grandes
1 Este trabalho se deve em grande parte pesquisa de Iniciao Cientfica que realizei com bolsa da Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo (Fapesp), no ano de 2006, orientado pelo Prof. Dr. Gilberto Safra (IP-USP). 2 Psiclogo pelo Instituto de Psicologia da Universidade de So Paulo; mestrando no Departamento de Psicologia Clnica do IP-USP, sob orientao do Prof. Dr. Gilberto Safra.

98

Revista Brasileira de Psicanlise Volume 44, n. 4 2010

necessidades corporais. A excitao imposta pela necessidade interior buscar uma drenagem na motilidade que pode designar-se alterao interna ou expresso emocional. [Tal situao] s pode modificar-se quando por algum caminho (no caso da criana, pelo cuidado alheio), se d a experincia da vivncia de satisfao que cancela o estmulo interno. Um componente essencial desta vivncia a apario de certa percepo (a nutrio, no caso de nosso exemplo) cuja imagem mnmica permanece, da em diante, associada ao trao que deixou na memria a excitao produzida pela necessidade. Na prxima vez que esta ltima sobrevenha, devido ao enlace assim estabelecido, suscitar uma moo psquica que querer investir novamente a imagem mnmica daquela percepo e produzir outra vez a percepo mesma, vale dizer, na verdade, restabelecer a situao da satisfao primeira. Uma moo dessa ndole o que chamamos desejo, a reapario da percepo o cumprimento do desejo, e o caminho mais curto para este o que leva desde a excitao produzida pela necessidade at o investimento pleno na percepo. (p. 557-558)3

Temos aqui uma concepo do desejo como um movimento psquico em direo identidade (inicialmente no importa se no mundo externo ou se alucinada, sendo que a via alucinatria privilegiada) (Freud, 1911/2004b) entre o que percebido em certa atualidade e o trao mnmico deixado pela vivncia de satisfao de uma necessidade orgnica. Nesse sentido, o desejo compreendido como apoiado na busca, que seria intrnseca ao organismo, de manter-se livre de excitaes (ou seja, no princpio do prazer tal como j colocado na citao acima, e formulado mais detidamente em Freud, 1911/2004b, p. 65, e 1920/1992c, p. 8). Assim, o desejo um desdobramento da busca pelo prazer, e visa, como meio de realizar tal descarga, a experincia da identidade entre um percepto atual e os estmulos que compuseram a vivncia de satisfao primria, tal como descrito no trecho citado. Nas palavras de Freud (1900/1992b): a uma corrente que arranca [o aparato psquico] do desprazer e aponta ao prazer, chamamos desejo (p. 588). Nesse sentido, a grande fora motriz da ao de um sujeito, em Freud, a busca de retorno a esse momento de satisfao plena,4 que nunca mais ser revivido integralmente, como tambm essa busca do substrato para toda a construo do aparelho psquico, alm da fonte de sua energia, medida que somente um desejo pode impulsionar a trabalhar nosso aparato anmico (p. 559). Note-se que na metapsicologia de A interpretao dos sonhos, o desejo, como corrente que investe um trao mnmico da vivncia de satisfao, ocupa um lugar na trama terica que passar a ser em grande parte ocupado, a partir de 1915, pelo conceito de pulso, j que, pensando-se na dualidade entre afeto e representao, j fundamental em Freud antes de 1900,5 o conceito de desejo pertence mais propriamente esfera do afeto (por sua qualidade de moo e corrente), enquanto o trao mnmico da vivncia de satisfao, investido pelo desejo, pertenceria ao campo do representacional. No entanto, esse posicionamento do desejo dentro da dicotomia afeto/representao no completa3 Todas as citaes deste trabalho, quando tiradas de fontes em espanhol, so tradues livres. 4 Tal vivncia de satisfao ter desdobramentos ao longo dos desenvolvimentos da obra freudiana: se em 1900 ela se refere a um momento na (pr-)histria do indivduo, mais tarde (1920/1992c), ser equiparada prpria morte, na medida em que representa a desejada ausncia total de tenso ou estimulao, que, em grau menos radical, equivale ao prprio prazer. 5 No prprio Projeto..., de 1895, ligada distino entre energia livre e energia ligada (cf. Kaufmann, 1996, pp. 436-437).

A alteridade na conceituao freudiana de desejo e pulso Pedro Rodrigo Peuela Sanches

99

mente trabalhado por Freud nesse momento e no nos estenderemos mais nesse ponto, pois para o que queremos discutir aqui, o que nos interessa salientar que: 1. a noo de pulso aparece na obra de Freud como um desdobramento do campo aberto pelo conceito de desejo, central em 1900; 2. o fundamento da noo de desejo construda nesse momento est na ideia de este ser fruto de uma vivncia passada, j acontecida, e ser, portanto, um af de retorno ao j vivido. Esse carter do psiquismo, que me parece adequado chamar de conservador, medida que se baseia na tal busca pelo reencontro com o j vivido (ainda que isto venha a ser reconhecido como impossvel), reaparece tambm na maneira como Freud constri nas Formulaes sobre os dois princpios do acontecer psquico (1911/2004b), a ideia da busca por prazer como sendo a meta fundamental do psiquismo.6 Nas palavras de Freud (1911/2004b): os processos psquicos inconscientes aspiram obteno de prazer. Dos atos que possam provocar desprazer, a atividade psquica se recolhe (recalque) (p. 65). Nesse texto, Freud introduz uma faceta nova (em relao teorizao de 1900) com relao s formas de satisfao primordial no incio do desenvolvimento do psiquismo, afirmando que, nos momentos em que o aparato psquico era perturbado por necessidades internas, o pensado (o desejado) apresentava-se simplesmente de forma alucinatria (Freud, 1911/2004b, p. 66), o que corresponde a uma satisfao imediata, regida unicamente pelo princpio do prazer. a frustrao desse modo de satisfao (pelo prprio fato de que a alucinao no satisfaz a necessidade orgnica e, portanto, no faz cessarem os estmulos internos) que impulsiona o aparato a desenvolver novas formas de satisfao: ao invs de alucinar, conceber as circunstncias reais a fim de modificar a realidade em direo satisfao, o que representou a aquisio do princpio de realidade (Freud, 1911/2004b, p. 66). Com a ideia de uma satisfao alucinatria inicial e preferencial e da satisfao propriamente dirigida realidade como um desdobramento induzido pelo fracasso da satisfao alucinatria, Freud reafirma uma tendncia inicial do psiquismo ao solipsismo e satisfao independente dos objetos e da realidade externa. Contudo, com o trabalho publicado em 1914 sobre o narcisismo, esse mapeamento inicial se complexifica, e abre-se o caminho para uma nova radicalizao do descentramento do sujeito (Birman, 1997, pp. 31-33), e para um descentramento do prprio conceito de desejo, medida que a pulso passar a assumir uma nova posio. Nesse texto, a oposio entre as pulses do eu e as pulses sexuais (que aparece pela primeira vez nos Trs ensaios para uma teoria da sexualidade, de 1905) reformula-se e d lugar ideia de que a mesma energia pulsional ora pode investir o mundo externo, ora o eu (tomando-o ento como objeto), sendo que, quanto mais uma consome, mais a outra se esvazia (Freud, 1914/2004a, p. 99). Como o prprio Freud coloca, realiza-se assim uma ampliao necessria (p. 100) da oposio pulsional anterior.

6 Marie Cariou tece uma discusso importante a esse respeito, associando a conceituao do princpio do prazer ao desenvolvimento moderno do princpio da inrcia (fruto de um distanciamento da Fsica moderna das noes aristotlicas). O princpio do prazer representaria para o funcionamento do psiquismo, o que o princpio da inrcia representa para a mecnica dos corpos fsicos em geral (Cf. Cariou, 1978, caps. 1 e 2).

100

Revista Brasileira de Psicanlise Volume 44, n. 4 2010

Alm disso, o texto de 1914 descreve de maneira nova o processo de desenvolvimento do eu, no no sentido de desenvolvimento das pulses do eu, como no texto anteriormente citado (de 1911), mas no sentido da construo do eu como instncia psquica, diretamente ligada prpria individualidade e construo posterior das escolhas de objeto. Nas palavras de Freud:
uma suposio necessria a de que uma unidade comparvel ao Eu no esteja presente desde o incio, e necessrio supor que algo tem de ser acrescentado ao autoerotismo, uma nova ao psquica, para que se constitua o narcisismo. (1914/2004a, p. 99)

Aqui, o desenvolvimento psquico ser tematizado como processo de construo de um eu separado do mundo, a partir de uma fase autoertica de indiferenciao eu-mundo, seguida de uma fase em que o eu, recm-conquistado (por uma ao psquica, que no mais no claramente precisada por Freud), tomado como objeto do desejo e fonte de satisfao. Ou seja, trata-se de um estgio em que o desejo faz um movimento reflexivo e a satisfao tende a manter-se essencialmente alucinatria, j que, em tal condio, denominada de narcisismo primrio, o sujeito permanece aprisionado a si, apaixonado pela imagem de uma individualidade h pouco conquistada. A superao dessa condio depende das frustraes que a realidade inevitavelmente impingir ao narcisismo ( prpria impossibilidade de sobrevivncia orgnica nesse registro de satisfao), de maneira que, com o desenvolvimento, o eu investido no narcisismo primrio ter de ceder seu lugar de objeto de desejo a um ideal de eu, a uma imagem de como e o que o eu deve ser, oriunda das identificaes do sujeito com outros eus em suas relaes. Tal como explicado por Freud:
O desenvolvimento do eu consiste em um processo de distanciamento do narcisismo primrio e produz um intenso anseio de recuper-lo. Esse distanciamento ocorre por meio de um deslocamento da libido em direo a um ideal-de-Eu que foi imposto a partir de fora, e a satisfao obtida agora pela realizao desse ideal. (1914/2004a, p. 117)

Paralelo a esse processo de desinvestimento de libido desde o eu em direo aos objetos e a um ideal de eu construdo a partir deles, desenvolve-se um modo de funcionamento psquico no mais somente baseado na busca de satisfao imediata do princpio do prazer, mas principalmente baseado na construo de estratgias de satisfao levando-se em conta as condies da realidade externa, o que propiciado pelo princpio de realidade (Freud, 1911/2004b, p. 66-69; 1923/1992f, p. 18, p. 27 e p. 56; 1930/1992d, pp. 68-69). Segundo Birman (1997, p. 31), tais ideias a respeito do eu e do inconsciente, introduzidas a partir do texto de 1914, representam uma revoluo dentro do pensamento freudiano, medida que rompem com a filosofia clssica de um eu como sujeito epistmico autnomo e mondico, a cujo conhecimento os objetos se oferecem atravs das representaes, em direo a uma concepo de eu como constitudo pela alteridade, cuja unidade uma construo trabalhosa e em grande medida imaginria, advinda das relaes com os objetos. O sujeito ganha, ento, um estatuto de muito maior precariedade, equilibrando-se na instvel dialtica fundamental de produo e reproduo do sujeito entre as pulses e o outro (Birman, 1997, p. 33).

A alteridade na conceituao freudiana de desejo e pulso Pedro Rodrigo Peuela Sanches

101

No entanto, queremos salientar que h uma linha mestra de raciocnio quanto ao desenvolvimento do psiquismo que permanece a mesma tanto nas formulaes de 1900, como nas de 1911 e 1914, medida que, nas formulaes desses trs momentos da metapsicologia, temos a histria inicial do psiquismo contada como a passagem de uma etapa de satisfao solipsista para uma satisfao baseada nos objetos (ou no Outro), mas conquistada revelia do intenso anseio de recuperar a etapa inicial. Nos trs momentos da obra freudiana que citamos at aqui, v-se que o que faz o psiquismo sair de si em direo aos objetos basicamente a insuficincia desses modos de satisfao consigo mesmo em garantir a sobrevivncia do organismo (biolgico). 2. A entrada em cena da pulso Vejamos ento como essa linha mestra de raciocnio que nomeamos como o pressuposto de um psiquismo conservador se desdobra a partir dos desenvolvimentos dados ao conceito de pulso abertos pelo texto de 1914. Num dos principais textos sobre o tema (Pulses e os destinos da pulso, de 1915), a pulso entendida como uma espcie de paralelo intrapsquico aos estmulos externos, e que, diferentemente destes ltimos, no age momentaneamente, mas pressiona o organismo com uma fora constante em busca de descarga. Nesse trabalho, Freud constri uma definio para a pulso que procura articular psiquismo e corpo de uma maneira relativamente distinta da que se efetuou em 1900, com a noo de desejo apoiado sobre a necessidade orgnica. Vejamos:
Um conceito limite entre o psquico e o somtico, representante psquico dos estmulos que provm do interior do corpo e alcanam a psique; e medida da exigncia de trabalho imposta ao psquico em consequncia de sua relao com o corpo. (Freud, 1915/2004c, p. 148)

Quanto a essa definio geral de pulso, no encontramos mudanas significativas ao longo da obra de Freud. O que mais gera discusso em relao s pulses (no s dentro de sua obra, mas entre diferentes autores dentro e fora do campo da psicanlise) se refere, mais propriamente, a quais seriam as pulses bsicas essenciais da vida psquica. Nesse texto ainda, Freud responde a esta pergunta postulando duas pulses: pulses do eu e pulses sexuais,7 sendo as primeiras, responsveis pelas aes de autoconservao do indivduo, tendo um desenvolvimento mais rpido que as pulses sexuais (como explicado em Freud, 1911/2004b, pp. 68-70), e ligadas mais fortemente ao princpio de realidade e s funes do eu e dos sistemas consciente/pr-consciente (memria, percepo, teste de realidade etc.), enquanto as pulses sexuais, que se desenvolvem de forma mais lenta, so mais intercambiveis e esto ligadas s funes reprodutivas (mas no somente, j que h a possibilidade de sublimao e de fixao da pulso em pontos anteriores de seu desenvolvimento at a sexualidade genital, como discutido nesse mesmo trecho citado, que retoma as discusses trazidas pelos Trs ensaios da teoria sexual, de 1905).
7 O termo pulso, e o dualismo pulsional aqui referido, de acordo com os prefcios de J. Strachey e L. Hanns a esse texto, remontam a obras anteriores a ele (o termo em si, segundo Strachey, s aparece, sob a forma de pulso sexual, nos Trs ensaios sobre a teoria da sexualidade (1905/1992e), mas as ideias que o embasam j estariam presentes no prprio Projeto para uma psicologia cientfica (escrito em 1895)).

102

Revista Brasileira de Psicanlise Volume 44, n. 4 2010

Tal como Freud relata em O mal-estar na cultura (1930/1992d, pp. 113-115) esse primeiro dualismo pulsional foi construdo como uma forma de dualizar as relaes do eu consigo mesmo e com os objetos, dualizao que, na poca, explicaria o conflito psquico. A partir de um exame mais detalhado do fenmeno do narcisismo (Freud, 1914/2004a), e do reconhecimento de que o eu pode ser objeto de libido, portanto, da pulso sexual, essa primeira dualizao comea a gerar problemas. Em Alm do princpio do prazer (1920/1992c), a partir do exame de diferentes fenmenos em que o psiquismo repete compulsivamente determinados esquemas, Freud postular a ideia de uma compulso repetio anterior ao princpio do prazer, enraizada no carter conservador das pulses. Nesse texto, as pulses sero entendidas como essencialmente moes de retorno a um estado j vivido pelo organismo e, portanto, tendo como meta ltima o retorno ao estado inorgnico. Com base nessa ideia (que ele fundamenta na biologia da poca), Freud postular um novo dualismo: entre pulses de vida (aqui ficando agrupadas tanto a pulso do eu como a pulso sexual) e pulses de morte/destruio. importante apontar que, apesar de Freud comear a construir esse segundo dualismo pulsional opondo pulso de morte a princpio do prazer, ao longo do texto (1920/1992c) vai ficando clara a aproximao necessria entre essas duas esferas. A pulso de morte no deixa de ser uma radicalizao mxima do princpio do prazer, medida que a busca pela completa ausncia de tenso ou pulsionalidade no psiquismo, que caracteriza esse princpio, passa a consistir uma busca pelo retorno a um estado inanimado, de anulao de toda a vida, e, portanto, dos inevitveis desprazeres e perturbaes que ela impe ao psiquismo. Nesse sentido, a pulso de morte um tipo de busca pelo prazer to radical que passa a ser oposta busca pelos prazeres corriqueiros, substitutivos, que podem se oferecer ao sujeito a partir do momento em que ele adquire o Princpio de Realidade. Temos, ento, um sutil paradoxo. Nas palavras de Maria Rita Kehl a esse respeito:
O caminho da satisfao alucinatria imediata recalcado no s porque fracassa enquanto possibilidade de satisfazer o aspecto orgnico da pulso , mas sobretudo por ser um caminho que conduz pior das angstias, de aniquilamento do sujeito, grau zero do desejo fantasia primria da fuso com o objeto total e fim das perturbaes vitais. a realidade com seus pobres objetos parciais que vai oferecer ao sujeito possibilidades de prazer substitutivas do prazer alucinatrio e impedir que o campo do desejo seja inundado pela Pulso de Morte . (1990, p. 371)

importante notar como os desdobramentos da noo de pulso se relacionam ambiguamente a esse conservadorismo psquico que pretendemos salientar na obra freudiana. De um lado, temos a pulso como um smile intrapsquico da realidade externa, medida que aquela igualmente perturba a estabilidade do psiquismo, mas de maneira ainda mais radical que esta (j que a pulso uma fora constante, diferentemente dos estmulos externos). De outro lado, temos a pulso como uma nova figura do conhecido af de retorno a algum estado de completo afastamento das perturbaes do mundo. Com efeito, possivelmente seja essa ambiguidade da pulso a fonte da reafirmao freudiana do dualismo pulsional, sendo o primeiro aspecto apontado mais propriamente caracterstico das pulses de vida, e, o segundo, mais prprio da pulso de morte.

A alteridade na conceituao freudiana de desejo e pulso Pedro Rodrigo Peuela Sanches

103

3. O alteritrio da pulso Em um trabalho a respeito da intersubjetividade na constituio subjetiva, Coelho Jr. e Figueiredo (2004), a partir de uma reviso das matrizes filosficas que se distanciam daquele tempo em que a moda filosfico-cientfica impunha uma segura distncia entre eu e no-eu, entre sujeito e objeto (p. 12), e que colocam o problema da constituio do sujeito como um processo intersubjetivo desde o incio, sintetizam quatro figuras da intersubjetividade como matrizes da alteridade que comparecem na experincia humana segundo uma lgica da suplementaridade, isto , cada uma delas, reenviando o sujeito s outras, como busca de suplncia aos seus limites ou de controle de seus excessos (p. 24). As figuras resultantes dessa sntese seriam: 1. a intersubjetividade como transsubjetiva (enfatizada nas obras de Scheler, Merleau-Ponty e Heidegger), que se remete a uma matriz de indiferenciao entre sujeito e objeto, eu e mundo e, portanto, figura da alteridade como o outro indiferenciado ou quase indiferenciado do sujeito; 2. a intersubjetividade interpessoal (enfatizada na obra de George Mead), que faz referncia figura do outro semelhante, a outra pessoa, que apresenta ao sujeito um campo simblico compartilhado sem o qual a experincia subjetiva no se constitui; 3. a intersubjetividade traumtica (enfatizada no pensamento de E. Levinas), que aponta a dimenso do outro na sua alteridade mais radical, que sempre ultrapassar, por princpio, a nossa possibilidade de recepo, acolhimento e compreenso (Figueiredo, 2003, citado por Coelho Jr. e Figueiredo, 2004, p. 20); 4. a intersubjetividade intrapsquica, que nos remete ao mbito dos outros internalizados, campo da experincia intersubjetivada em que a presena de objetos (no caso, outros sujeitos ou ao menos parte deles) no precisa se dar efetivamente na realidade externa para que tenha efeito e produza consequncias em termos psquicos (Figueiredo, 2004, p. 23). Pretendemos seguir nossa discusso privilegiando a noo de alteridade que comparece na matriz da intersubjetividade traumtica, j que nos parece a noo que mais radicalmente faz referncia experincia de estranhamento e das possibilidades de transformao e descentramento mais radicais do sujeito ainda que tais transformaes, como discutem Coelho Jr. e Figueiredo, no sejam possveis sem o aporte constante e a experincia baseada nas outras trs figuras da intersubjetividade. O que pretendemos mostrar aqui que mesmo se nos ativermos exclusivamente teorizao freudiana quanto ao desejo e pulso,8 a alteridade pode aparecer de maneira mais ou menos radical, dependendo dos compromissos ticos e epistemolgicos (explcitos ou no) que embasam determinados textos e desenvolvimentos tericos e clnicos (de Freud e de seus leitores), ora reafirmando a manuteno da fixidez e centralidade de um ego, ora, de outro lado, abrindo espao para o estranho e disruptivo. Se acompanharmos a maneira como Freud concebe a origem do desejo em A interpretao dos sonhos (1900/1992b), veremos que toda sua investigao parte do ponto bsico da busca do sujeito por revogar a separao irretornvel entre si e os objetos primrios de satisfao (dos quais os objetos posteriores seriam parcos substitutivos parciais). Nas palavras de Renato Mezan (1982) a esse respeito:
8 Portanto, num plano tradicionalmente identificado com o mbito propriamente intrapsquico, j que a pulso, como discute Andr Green (2000), tem sido mais fortemente enfatizada pelas tradies intrapsquicas de teorizao psicanaltica, sendo posta em segundo plano pelas tradies que enfatizam o plano intersubjetivo e as relaes de objeto.

104

Revista Brasileira de Psicanlise Volume 44, n. 4 2010

O desejo freudiano desejo de abolir a diviso, o que o assinala como horizonte do impossvel: pois o objeto que o aplacaria j foi perdido, e a repetio no mais do que sua busca desesperada. Tal busca, contudo, dominada por duas determinaes antagnicas. Por um lado, o desejo singularizado pela fantasia: no qualquer objeto que lhe convm, mas somente aqueles que se coadunam com suas exigncias imaginrias, articuladas segundo os vestgios do passado. Por outro lado, a realidade inexorvel lhe probe o acesso ao Objeto por excelncia, o primeiro e mais fundamental de todos: a Me. (p. 340)

O eu, de todos os lados, carrega uma nostalgia do que no (mas teria sido): por um lado, da identidade para com o objeto de satisfao (Freud, 1930/1992d, pp. 68-69; 1900/1992b, pp. 557-559), e, por outro, de seu lugar perdido de objeto da libido ou de coincidente com o que ser mais tarde (s) um ideal. No entanto, a todo tempo a presena da pulso como uma espcie de alteridade vinda de dentro que, tanto quanto a alteridade representada pela realidade externa (naquilo que, nos objetos, falha, falta, se diferencia), perturba radicalmente o sujeito, tirandoo de si, medida que o faz atravessado por uma alteridade dele prprio, oriunda da corporeidade em que est enraizado, querendo ou no. Assim, tambm a pulso que obriga o sujeito a sair de si e criar, e que lhe permite relacionar-se com a realidade. No entanto, isso nunca trouxe a Freud a necessidade de formular que a relao com os objetos fosse uma motivao intrnseca e primria do psiquismo. Muito pelo contrrio, Freud sempre aponta como e quanto os objetos e a realidade perturbam a frgil coerncia do eu, e mesmo o desejo, que poderia ser pensado como o grande vetor de sada de si, limitado por seu carter de vetor que aponta para o j vivido. Haveria um vetor intrnseco ao sujeito, apontando para a direo oposta? Em Freud, o que obriga o sujeito a sair de sua fixidez e reconstruir-se continuamente so perturbaes inevitveis, mas que acontecem sua revelia. De onde viriam tais perturbaes? Da realidade (ou dos objetos, se assim preferirmos), de um lado, (intersubjetivo) e da pulso, de outro, (intrapsquico). Nas palavras de Birman (1997):
A fora pulsional no absorvida totalmente pelo universo da representao, mas demanda do outro um trabalho de interpretao incessante, infinito e interminvel. Com isso, o sujeito como destino sempre um projeto inacabado, se produzindo de maneira interminvel, se apresentando sempre como uma finitude face aos seus impasses, confrontado ao que lhe falta e ao que no . Nessa figurao, seria a pulso que desordenaria as formas estabelecidas de representao e de subjetivao, j que o mundo institudo de objetos de satisfao e de representaes fica sempre aqum das exigncias pulsionais. (p. 37)

E de Green (2000):
O que essencial na teoria das pulses no somente que ela nos permite representar uma psique primitiva, dependente das necessidades que se elevam do corpo (ancorado no somtico, ainda que j psquico), mas, sobretudo, que ela serve para defender a ideia de que a psique feita de foras capazes de evoluo, mas ainda mantendo uma maior ou menor poro irredutvel do seu estado original. Muito mais do que o inconsciente, isso que fere nossa humanidade mais profundamente. O inconsciente subordina a soberania do ego, mas a pulso mantm a mente sob

A alteridade na conceituao freudiana de desejo e pulso Pedro Rodrigo Peuela Sanches

105

suas mos, particularmente medida que no somente por esse nvel profundo que estamos restringidos, mas tambm por todas as formaes posteriores em que o inconsciente colaborou, onde podem-se encontrar aqueles aspectos considerados os mais primitivos disfarados pelas explicaes de um tipo abertamente psicolgico. (p. 28)

Portanto, mais do que o conceito de desejo que (ao menos nos momentos da obra em que adquire maior centralidade, como na metapsicologia de 1900) parece-me bastante aprisionado a essa figura da vontade de reencontro, de retorno, e, portanto, de produo do mesmo ou de uma derivao dele , o conceito de pulso que nos figura a presena inexorvel de uma alteridade constitutiva e constituinte, remetendo-nos alteridade radical da prpria corporeidade, sempre mais alm das representaes (mais alm, inclusive, da corporeidade j domesticada pelas representaes anatmicas de uma biologia mecanicista preocupada exclusivamente com a manuteno do organismo ou da espcie), sempre perturbadora da ordem egoica e da fixidez das imagens de si, sempre em alguma medida incomunicvel e incompreensvel (no sentido etimolgico da palavra) at para o prprio sujeito. Sendo assim, parece-me que o mais interessante na presena da pulso dentro da metapsicologia freudiana o fato de que principalmente ela que sustenta o radicalismo do descentramento freudiano do sujeito e a impossibilidade de a psicanlise, mesmo nos seus momentos de maior confiana no fortalecimento do ego, torne-se um racionalismo renovado e/ou uma clnica da produo de identidade. Por outro lado, ponho-me de acordo com Jurandir Freire Costa (2005, p. 25-52) em sua crtica ao conceito de pulso no que ele carrega de reafirmao de uma suposta primazia do sexual por sobre todos os demais aspectos da experincia humana e no fato de que sua definio como um limite entre psquico e somtico pressupe um dualismo entre psiquismo e corpo que a prpria psicanlise pretendia ter superado. No entanto, e ainda que os autores ps-freudianos tenham encontrado outras maneiras de figurar fora do conceito de pulso esse aspecto alteritrio que estou pretendendo destacar aqui, em Freud este o conceito que passa a garantir a tematizao de uma alteridade radical dentro do prprio sujeito, mas que excede a trama representacional e a repetio de imagos recalcadas ou de desejos que se referem a experincias j completamente vividas e s quais se busca retornar. Nesse sentido, considero importante salientar o perigo a que podem estar sujeitas as teorizaes psicanalticas tanto as que enfatizam o intrapsquico quanto aquelas que enfatizam o intersubjetivo de se prenderem ideia de que a alteridade aparece sempre revelia de um conservadorismo psquico, no reconhecendo-a como constitutiva de qualquer possibilidade de um psiquismo enraizado no corpo e no mundo. 4. Algumas implicaes clnicas Em um trabalho que discute o problema da alteridade na obra freudiana, Jacqueline Moreira (2003) afirma que luz da categoria de Alteridade, a psicanlise enquanto saber que toma como objeto o inconsciente pode ser interpretada como instaurao de um novo campo discursivo que escapa lgica identitria que em geral preside a constituio da racionalidade cientfica (p. 253), para em seguida nos trazer o seguinte enten-

106

Revista Brasileira de Psicanlise Volume 44, n. 4 2010

dimento do processo transferencial: [na anlise, sob os efeitos da transferncia,] o cliente se relaciona com o analista depositando nele suas imagos e desejos inconscientes; no v a pessoa do analista, pois prisioneiro da transferncia. No processo psicanaltico, o outro participa nos processos transferenciais como migraes clandestinas dos desejos inconscientes (Moreira, p. 260). Considero que entendermos o processo psicanaltico unicamente sob essa chave da repetio de desejos inconscientes sobre a figura do analista, que ento pode trabalhar desde a j que sua pessoalidade objetiva fica anulada pela prpria dinmica da transferncia, empurra a psicanlise de volta para a tal lgica identitria da qual pretendamos nos ter afastado. Isso porque o entendimento dos fenmenos clinicamente identificados como transferncia a partir de um raciocnio do tipo isso que est acontecendo no comigo, pois, na verdade, o paciente est atualizando sua relao com as imagos parentais (ou com seus objetos internos, como queiramos), pressupe um entendimento do psiquismo (tal como manifesto na experincia analtica) como orientado unicamente pela busca do reencontro com as marcas de uma suposta satisfao originria e, portanto, orientado de certo modo sempre pela produo do mesmo. Talvez os impasses e armadilhas da anlise freudiana ortodoxa diante das resistncias da pulso sua apropriao pelo ego, to bem descritos em Anlise terminvel e interminvel (Freud, 1937/1992a) sejam oriundos tambm, dentre outras coisas, da ausncia de uma conceituao que abra espao para pensarmos como fundamental subjetividade a existncia de um aspecto radicalmente alteritrio da pulso, quer dizer, de um impulso, intrnseco ao psiquismo, que lhe introduz constantemente a presena do diferente, do estranho. O outro, nesse modo de pensar, no necessariamente aparece apenas como uma alteridade inevitvel que entra em cena revelia do conservadorismo psquico to bem conceituado por Freud (tal como discutimos at aqui), mas tambm como, at certo ponto, buscado justamente por aquilo que ele tem de outro, de diferente dos objetos primrios, das imagos parentais, dos objetos mticos da vivncia de satisfao etc. O estranho/ominoso aqui no s atraente por uma espcie de ligao metafrica ou metonmica com o desejo recalcado, mas por ser tambm diferente de tudo o que possa estar j constitudo no psiquismo como representao, memria, ou objeto interno, justamente por ser uma alteridade radical e, como tal, necessria e buscada tambm pelo psiquismo, se o entendermos como uma instncia no s conservadora, mas que tambm anseia pelo diferente e nunca visto ou vivido como espao para a criao. Nesse sentido, poderamos reconhecer a inevitvel entrada da pessoalidade do analista no processo analtico, no sob a marca das gratificaes narcsicas ofertadas pelo cliente atravs da lgica de um outro transferencial (Moreira, 2003, p. 260), mas a servio da recusa de uma tentativa de domnio sobre a pulso, e sua admisso em sua totalidade dentro da harmonia do eu (Freud, 1937/1992a, pp. 227-228), em direo a um horizonte de reafirmao do descentramento subjetivo que mantenha aberto o espao para a transformao criativa e para a tolerncia daquilo que dentro do prprio sujeito escapa sua coerncia imaginria ou representacional, mesmo que o trabalho nessa direo tambm se d naturalmente a partir das necessrias figuras da alteridade ligadas semelhana e quase indiferenciao.

A alteridade na conceituao freudiana de desejo e pulso Pedro Rodrigo Peuela Sanches

107

La alteridad en la conceptucin freudiana del deseo y de la pulsin Resumen: Este trabajo pretende recuperar la construccin de los conceptos de deseo y pulsin en la obra de Freud, con la intencin de discutir las diferentes posiciones que cada uno de estos conceptos ofrece frente al tema de la alteridad. Discutiremos la idea de que el concepto de deseo, en sus formulaciones iniciales, presupone un tipo de solipsismo que entra en crisis dentro de la obra freudiana a partir de los desarrollos del concepto de pulsin. Esta discusin se articular a una crtica de la prctica clnica, y de su posicin en relacin a la alteridad. Palabras clave: deseo; pulsin; alteridad; metapsicologia freudiana. Alterity in Freuds concepts of desire and drive Abstract: The article at hand aims to retake the freudian construction of the concepts of desire and drive, proposing an interpretation of these from the possibilities that each one offers for the approach of the problem of alterity in Freud. In discussion shall be the idea that desire supposes a certain kind of solipsism which can only be deconstructed within the Freudian work itself, from the developments attributed to the concept of drive. Finally, the author intends to expose some clinical problems present in Freudian theories about the clinic, pointing out a possible engagement of these with a solipsistic clinic which wouldnt do justice to the radicalism of the idea of drive and of the epistemological and ethical positioning that this concept requires when interpreted through the prism of the notion of alterity. Keywords: desire; drive; alterity; Freudian theory.

Referncias
Birman, J. (1997). Estilo e modernidade em psicanlise. Rio de Janeiro: Editora 34. Cariou, M. (1978). Freud e o desejo. Rio de Janeiro: Imago. Costa, J. F. (2005). O vestgio e a aura: corpo e consumismo na moral do espetculo. Rio de Janeiro: Garamond. Coelho Jr., N. E. & Figueiredo, L. C. (2004). Figuras da intersubjetividade na constituio subjetiva: dimenses da alteridade. Interaes, 9 (17), 9-28. So Paulo: Universidade So Marcos. Freud, S. (1992a). Analisis terminable e interminable. In S. Freud, Obras completas. (Vol. 23, 3a ed., pp. 211-254). Buenos Aires: Amorrortu. (Trabalho original publicado em 1937) Freud, S. (1992b). La interpretacin de los sueos. In S. Freud, Obras completas. (Vol. 5, 3a ed., Cap. 7, pp. 504-608). Buenos Aires: Amorrortu. (Trabalho original publicado em 1900) Freud, S. (1992c) Ms all del principio del placer. In S. Freud, Obras completas. (Vol. 18, 3a ed., pp. 2-62). Buenos Aires: Amorrortu. (Trabalho original publicado em 1920) Freud, S. (1992d). El malestar en la cultura. In S. Freud, Obras completas. (Vol. 21, 3a ed., pp. 57-140). Buenos Aires: Amorrortu. (Trabalho original publicado em 1930) Freud, S. (1992e). Tres ensayos de teora sexual. In S. Freud, Obras completas. (Vol. 7, 3a ed., pp. 109-222). Buenos Aires: Amorrortu. (Trabalho original publicado em 1905) Freud, S. (1992f). El yo y el ello. In S. Freud, Obras completas. (Vol. 19, 3a ed., pp. 2-66). Buenos Aires: Amorrortu. (Trabalho original publicado em 1923) Freud, S. (2004a). guisa de introduo ao narcisismo. In S. Freud, Obras psicolgicas de Sigmund Freud (Vol 1, pp. 95-131). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1914) Freud, S. (2004b). Formulaes sobre os dois princpios do acontecer psquico. In S. Freud, Obras psicolgicas de Sigmund Freud (Vol 1, pp. 63-93). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1911) Freud, S. (2004c). Pulses e destinos da pulso. In S. Freud, Obras psicolgicas de Sigmund Freud (Vol. 1, pp. 133-173). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1915) Green, A. (2000). The intrapsychic and intersubjective in psychoanalysis. Psychoanalytic Quarterly, 59 (1), 1-39. Hanns, L. A. (1996). Dicionrio comentado do alemo de Freud. Rio de Janeiro: Imago.

108

Revista Brasileira de Psicanlise Volume 44, n. 4 2010

Kaufmann, P. (ed.) (1996). Dicionrio enciclopdico de psicanlise: o legado de Freud e Lacan. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Kehl, M. R. (1990). Desejo de realidade. In Novaes, A. (org.). O desejo (pp. 363-382). So Paulo: Companhia das Letras. Mezan, R. (1982). Freud: a trama dos conceitos. So Paulo: Perspectiva. Moreira, J. (2003). Do problema da alteridade no pensamento freudiano: uma construo. gora: estudos em teoria psicanaltica, UFRJ, 6 (2), 251-270.

[Recebido em 28.7.2010, aceito em 3.9.2010]

Pedro Rodrigo Peuela Sanches [Instituto de Psicologia da Universidade de So Paulo USP] Av. Prof. Mello Moraes, 1721 05508-030. So Paulo, SP pedro.penuela@ig.com.br

You might also like