You are on page 1of 20

GOVERNO DO ESTADO DE SO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO

PROCESSO SELETIVO SIMpLIFICADO

005. PROVA oBJETIva

PROFESSOR

DE

EDUCAO BSICA II CINCIAS FSICAS

BIOLGICAS

Voc recebeu sua folha de respostas e este caderno contendo 80 questes objetivas. Confira seu nome e nmero de inscrio impressos na capa deste caderno e na folha de respostas. Quando for permitido abrir o caderno, verifique se est completo ou se apresenta imperfeies. Caso haja algum problema, informe ao fiscal da sala. Leia cuidadosamente todas as questes e escolha a resposta que voc considera correta. Marque, na folha de respostas, com caneta de tinta azul ou preta, a letra correspondente alternativa que voc escolheu. A durao da prova de 4 horas, j includo o tempo para o preenchimento da folha de respostas. S ser permitida a sada definitiva da sala e do prdio aps transcorridos 75% do tempo de durao da prova. Ao sair, voc entregar ao fiscal a folha de respostas e este caderno, podendo levar apenas o rascunho de gabarito, localizado em sua carteira, para futura conferncia. At que voc saia do prdio, todas as proibies e orientaes continuam vlidas.

AGUARDE

A ORDEM DO FISCAL pARA AbRIR ESTE CADERNO DE QUESTES.

20.10.2013 (manh)

FORMAO PEDAGGICA

03. Para Libneo et alii (2003), a cultura organizacional da escola aparece de duas formas: como cultura instituda e como cultura instituinte. Segundo o autor, a cultura (A) instituinte refere-se grade curricular, aos horrios, s normas disciplinares etc. (B) instituinte aquela que os membros da escola criam e recriam, em suas relaes e na vivncia cotidiana. (C) instituda refere-se ao regime prprio de produo e gesto de smbolos que a escola desenvolve, bem como seu imaginrio. (D) instituda aquela imposta, sutilmente, por meio de um processo de massificao decorrente do neoliberalismo. (E) instituinte refere-se s normas legais, estrutura organizacional definida pelos rgos oficiais.

01. Em uma reunio do conselho de escola, alguns professores solicitaram ao diretor da unidade escolar que tomasse medidas mais enrgicas com os alunos, a fim de eliminar completamente qualquer forma de conflito entre docentes e discentes. Segundo eles, o conflito algo ruim e deve ser extirpado. Analisando o ponto de vista desses professores, correto afirmar que, segundo Chrispino (2007), eles (A) tm razo ao propor medidas mais enrgicas, desde que essas medidas estejam amparadas pela legislao vigente. (B) deveriam recorrer a instncias superiores, a fim de que sua demanda fosse atendida e os alunos fossem disciplinados adequadamente. (C) poderiam ter explicitado com maior exatido quais os tipos de medidas cabveis para a eliminao do conflito na escola. (D) esto equivocados, pois o conflito parte integrante da vida e da atividade social, quer contempornea, quer antiga. (E) esqueceram-se de mencionar que o conflito tambm a causa de atos violentos, por isso urge sua eliminao do ambiente escolar.

04. Em uma determinada escola pblica, durante o horrio de trabalho pedaggico, os professores, sob orientao do coor denador pedaggico, estudam textos crticos sobre os documentos legais, em detrimento do estudo dos textos legais e/ou documentos oficiais publicados pelo respectivo sistema de ensino. Nesses estudos, percebe-se uma postura parcial e partidria dos professores ao analisarem a realidade da escola e da comunidade na qual a unidade escolar est inserida. De acordo com Libneo et alii (2003), correto afirmar que esses professores estudam os textos legais e/ou documentos oficiais a partir de uma abordagem predominantemente (A) ontolgica. (B) legalista e formal. (C) poltico-ideolgica. (D) sociolgica. (E) epistemolgica.

02. Aps ter feito algumas avaliaes de uma turma do 8. ano do ensino fundamental, o professor Adriano chegou concluso de que apenas um de seus alunos no apresentava rendimento escolar satisfatrio. Assim, concluiu consigo mesmo que o problema certamente estava no prprio aluno, o qual deveria ser transferido para outra unidade escolar a que pudesse se adaptar melhor. Analisando a postura desse professor, no que diz respeito ao fato de ele atribuir unicamente ao aluno a responsabilidade por seu fracasso escolar, corretor afirmar que, segundo Vasconcellos (2008), ele comete um equvoco no(a) (A) Referencial da Avaliao (Referente). (B) Contedo solicitado na Avaliao. (C) Articulao da Avaliao. (D) Forma da Avaliao. (E) Objeto de Avaliao (Referido).

SEED1303/005-PEB-II-CienFisBiolgicas-Manh

05. Na obra Professores do Brasil: impasses e desafios, h alguns comentrios acerca das licenciaturas, analisadas em seu currculo, em Lngua Portuguesa, Matemtica e Cincias Biolgicas, que respondem pela formao inicial de professores que iro lecionar do 6. ao 9. ano do ensino fundamental e no ensino mdio. Com relao a esses comentrios, analise as seguintes afirmaes, classificando-as em V (verdadeira) ou F (falsa). ( ) Predomina nos currculos a formao disciplinar especfica, em detrimento da formao de professores para essas reas do conhecimento. ( ) Raras instituies especificam em que consistem os estgios e sob que forma de orientao so realizados, se h convnio com escolas das redes, entre outros aspectos. ( ) Saberes relacionados a tecnologias no ensino esto praticamente presentes em todos os cursos. Assinale a alternativa que, de acordo com essa obra, apresenta a classificao correta das afirmaes, de cima para baixo. (A) V; F; F. (B) F; V; V. (C) V; V; F. (D) F; F; V. (E) V; V; V. 06. Em relao aos projetos escolares de pesquisa, de acordo com a obra Gesto do Currculo na Escola: Caderno do Gestor, volume 3, correto afirmar que (A) o que caracteriza o projeto de pesquisa a transposio didtica de um contedo especfico, por meio de aulas presenciais, nas quais so apreendidos os principais conceitos do componente curricular em questo. (B) os projetos incluem apenas duas prticas de ensino-aprendizagem: pesquisas e registros individuais ou em grupos. No so, portanto, necessrios para seu desenvolvimento os estudos dirigidos e as aulas expositivas. (C) a metodologia de trabalho com projetos escolares praticamente no tem relao com a metodologia da pesquisa cientfica, pois, diferentemente desta, aquela no exige necessariamente a gerao de um produto individual ou coletivo. (D) a aplicao do projeto, diferentemente do que ocorre com a realizao de outras atividades, como a produo de um documentrio, no demanda um relatrio sobre as aes realizadas nem uma reflexo crtica. (E) o aluno dever possuir, para se envolver em um projeto, algum conhecimento prvio sobre o tema proposto e esquemas cognitivos possveis de serem mobilizados, no decorrer do projeto, proporcionando uma aprendizagem significativa.
SEED1303/005-PEB-II-CienFisBiolgicas-Manh

07. Em seu tempo livre, a professora Edna costuma se inteirar dos problemas sociais da comunidade na qual reside a maioria de seus alunos. E, em sala de aula, discute com seus alunos questes que dizem respeito construo coletiva da sociedade e ao exerccio de direitos e deveres. Segundo Rios (2005), essa preocupao da professora Edna caracteriza-se como um trabalho na dimenso (A) tica. (B) poltica. (C) esttica. (D) tcnica. (E) epistemolgica.

08. Para Rios (2005), a tarefa fundamental da educao, da escola, ao construir, reconstruir e socializar o conhecimento, (A) formar cidados, portanto contribuir para que as pessoas possam atuar criativamente no contexto social de que fazem parte... (B) capacitar os educandos para o acesso aos nveis mais elevados da pesquisa e da cincia... (C) instrumentalizar o indivduo com as ferramentas necessrias para a superao dos desafios que se lhe impem em um mundo globalizado. (D) desenvolver a autonomia em seus educandos, de modo que se tornem capazes de aprender a aprender ao conclurem seus estudos. (E) suprir as necessidades concretas do mercado de trabalho, garantindo recursos humanos indispensveis ao crescimento das indstrias. 09. Saviani (2010) faz meno a um momento na histria das ideias pedaggicas no Brasil em que o ensino mdio passou a ter como objetivo a preparao dos profissionais necessrios ao desenvolvimento econmico e social do pas, de acordo com um diagnstico da demanda efetiva de mo de obra qualificada. Nesse trecho, o autor est referindo-se pedagogia (A) behaviorista. (B) do oprimido. (C) escolanovista. (D) tecnicista. (E) da libertao.

10. Em uma determinada escola, os alunos so avaliados ao final do ano letivo para que a equipe docente e a equipe gestora possam montar as turmas do ano seguinte, agrupando os alunos de acordo com seu desempenho. Assim, conseguem organizar turmas com alunos fracos, regulares e com bom desempenho. Analisando essa prtica, pode-se afirmar corretamente que, segundo Hoffmann (2001), esse um exemplo de (A) avaliao mediadora, com a qual se objetiva o desenvolvimento integral do aluno. (B) processo avaliativo construtivo, no qual educadores e educandos mobilizam seus conhecimentos. (C) equvoco na avaliao, pois no constitui uma experincia educativa para os educandos. (D) sondagem diagnstica imprescindvel para o desenvolvimento pleno dos alunos. (E) avaliao em seu sentido dialtico, que possibilita a troca de experincias. 11. Ao se referir s 10 caractersticas de uma situao-problema, Perrenoud (2000) afirma que esta funciona como um debate cientfico dentro da classe, estimulando os conflitos potenciais. Assinale a alternativa que, de acordo com o autor, preenche corretamente a lacuna do texto. (A) violentos (B) desestruturantes (C) psquicos (D) sociocognitivos (E) intrapsquicos 12. Na escola, de acordo com Lerner (2002), a leitura antes de qualquer coisa um objeto de ensino. Segundo a autora, para que a leitura se transforme tambm num objeto de aprendizagem, faz-se necessrio que (A) tenha sentido do ponto de vista do aluno, ou seja, que esteja atrelada realizao de um propsito que o aluno conhea e valorize. (B) seja ensinada de forma fragmentada, comeando por textos mais curtos e fceis de serem assimilados. (C) esteja desvinculada da verso no escolar, isto , que no haja vnculo entre a prtica escolar e a prtica social da leitura. (D) sejam adaptados os textos escolhidos para a leitura em sala de aula, de modo que possam atender ao nvel de desenvolvimento da turma. (E) seja feita em voz alta com maior frequncia em sala de aula, a fim de que os alunos possam ouvir a si mesmos e aprender melhor.
5

13. Em suas aulas, a professora Bernadete exige de seus alunos que copiem trechos de textos que constam no livro didtico que utilizam em sala de aula. Segundo ela, ao copiar, os alunos aprendem a ler e a escrever, memorizando palavras e expresses novas. Analisando essa prtica, correto afirmar que, segundo Lerner (2002), a professora Bernadete (A) comete um erro, pois essa prtica garante apenas a aprendizagem da escrita. (B) est certa ao propor a aprendizagem da leitura e da escrita por meio da cpia de textos. (C) deveria propor essa prtica aos professores dos demais componentes curriculares, pois ela bastante eficaz. (D) est errada, pois essa prtica garante apenas a aprendizagem da leitura. (E) equivoca-se ao supor que copiar de forma mecnica os textos seja garantia de aprendizagem da leitura e da escrita. 14. Com relao aos contedos a que se refere a Matriz de Referncia para a Avaliao do SARESP, analise as seguintes afirmaes, classificando-as em V (verdadeira) ou F (falsa). ( ) A Matriz faz uma varredura de todas as aprendizagens que o currculo possibilita. ( ) A Matriz retrata as estruturas conceituais mais gerais das disciplinas e tambm as competncias mais gerais dos alunos (como sujeitos do conhecimento), que se traduzem em habilidades especficas, estas sim responsveis pelas aprendizagens. ( ) A Matriz representa um recorte dos contedos do currculo e tambm privilegia algumas competncias e habilidades a eles associadas. Assinale a alternativa que, de acordo com esse documento, apresenta a classificao correta das afirmaes, de cima para baixo. (A) V; F; V. (B) V; V; F. (C) F; V; F. (D) F; V; V. (E) F; F; V.

SEED1303/005-PEB-II-CienFisBiolgicas-Manh

15. Na concepo construtivista da aprendizagem e do ensino, segundo Coll et alii (2006), a escola (A) preocupa-se unicamente com o desenvolvimento cognitivo dos educandos, da o trabalho com as competncias cognitivas. (B) contribui para o desenvolvimento global dos educandos, incluindo as capacidades de equilbrio pessoal e de insero social. (C) desconsidera o carter social e socializador que alguns tericos procuram impor a ela, passando a preocupar-se com a instruo dos alunos. (D) enfatiza o carter ativo da aprendizagem, aceitando que esta fruto de uma construo na qual intervm apenas o sujeito que aprende. (E) contrape a aprendizagem ao desenvolvimento, tendo cincia de que preciso primeiramente que a criana amadurea para que possa aprender. 16. Aps um longo perodo de acompanhamento, ficou comprovado que Ruy, aluno do 9. ano, em funo de suas deficincias, no pode atingir o nvel exigido para concluir o ensino fundamental. Diante dessa situao, de acordo com a Lei n. 9.394/1996, artigo 59, o sistema de ensino deve garantir a ele (A) acelerao para concluir em menor tempo o programa escolar. (B) terminalidade especfica de estudos. (C) aulas de recuperao paralela. (D) professor auxiliar para recuperao intensiva. (E) transferncia para uma escola especializada. 17. O aluno Walter, adolescente regularmente matriculado no 6. ano do ensino fundamental de uma determinada escola, apresenta quantidade de faltas acima de cinquenta por cento do percentual permitido em lei. Segundo a Lei n. 9.394/1996, artigo 12, compete ao estabelecimento de ensino notificar esse e os demais casos semelhantes (A) ao Conselho de Pais e Mestres, aos lderes da comunidade e Diretoria de Ensino. (B) Diretoria de Ensino, ao Conselho Tutelar do Municpio e ao Conselho Estadual de Educao. (C) ao Conselho Tutelar do Municpio, ao juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministrio Pblico. (D) aos pais ou responsveis, Diretoria de Ensino e ao respectivo representante do Ministrio Pblico. (E) ao Supervisor da Unidade Escolar, ao Conselho Tutelar do Municpio e ao Conselho Estadual de Educao.
SEED1303/005-PEB-II-CienFisBiolgicas-Manh

18. Durante o conselho de classe e srie, os professores de uma determinada escola de ensino fundamental impediram a aluna Isabela de participar, pois, segundo eles, a idade mnima para participar do conselho de 15 (quinze) anos, e Isabela tem apenas 14. Conforme o Parecer CEE n. 67/1998, artigo 21, a atitude dos professores foi (A) acertada, pois a lei realmente determina a idade mnima de 15 (quinze) anos. (B) equivocada, pois a lei determina a idade mnima de 14 (catorze) anos. (C) correta, pois os alunos no podem participar, seja qual for sua idade. (D) incorreta, pois a participao dos alunos independe de sua idade. (E) rigorosa, pois, embora a lei determine a idade mnima de 15 (quinze) anos, um pouco de bom senso resolveria o conflito. 19. Ao trmino do 9. ano do ensino fundamental, o aluno Rafael apresentou resultado insatisfatrio em dois componentes curriculares. Segundo o artigo 8. da Resoluo SE n. 02/2012, ele (A) pode ser promovido em regime de progresso parcial. (B) deve cursar novamente o 9. ano do ensino fundamental. (C) pode cursar a 1. srie do ensino mdio, sendo dispensado de frequentar as disciplinas com defasagem de aprendizagem. (D) deve fazer novos exames com os contedos das disciplinas com defasagem de aprendizagem. (E) pode ser reprovado e ter de cursar novamente todas as disciplinas do 9. ano do ensino fundamental. 20. O professor Andr, docente titular de cargo em uma escola da rede pblica estadual, deseja ampliar sua jornada de trabalho com as classes e as aulas de recuperao intensiva. Segundo a Resoluo SE n. 02/2012, artigo 10, isso (A) pode ser feito depois que essas classes e aulas forem oferecidas aos professores auxiliares. (B) no pode ser feito, pois essas classes e aulas devem ser atribudas apenas aos ocupantes de funo-atividade. (C) possvel, desde que no haja docente ocupante de funo-atividade interessado por elas. (D) no pode ser feito, pois tais classes e aulas so geralmente oferecidas no contraturno. (E) perfeitamente possvel, observadas as regras do processo regular de atribuio de classes e aulas.
6

FORMAO ESPECFICA 21. Ao trabalhar sobre o reino vegetal com uma turma de stimo ano, uma professora solicitou a cada grupo de alunos que levantasse hipteses sobre a forma como as plantas obtm o seu alimento. Entre as diferentes hipteses apresentadas, a mais correta do ponto de vista da cincia de que o alimento provm (A) do solo. (B) da irrigao. (C) da adubao. (D) da fotossntese. (E) da digesto. 22. Sobre o processo de respirao das plantas, correto afirmar que elas (A) respiram dia e noite, absorvendo oxignio e liberando gs carbnico. (B) respiram dia e noite, absorvendo gs carbnico e liberando oxignio. (C) absorvem somente gs carbnico durante o dia e oxignio durante a noite. (D) absorvem somente oxignio durante o dia e gs carbnico durante a noite. (E) absorvem somente gs carbnico durante o dia, liberando-o durante a noite. 23. No bioma Pantanal, h inmeras cadeias alimentares, como a exemplificada a seguir. Capim Cervo-do-pantanal Sucuri Considerando os nveis trficos dessa cadeia, tem-se, nesta ordem: (A) consumidor primrio consumidor secundrio produtor. (B) consumidor primrio produtor consumidor secundrio. (C) consumidor secundrio consumidor primrio produtor. (D) produtor consumidor secundrio consumidor primrio. (E) produtor consumidor primrio consumidor secundrio.

24. Em determinada regio rural, houve a pulverizao area com pesticida, causando a morte de centenas de gafanhotos. Considerando que esses insetos pertenciam a uma cadeia composta por folhas verdes, sapos e corujas e supondo ser esta a nica cadeia alimentar na regio, uma possvel consequncia gerada na situao descrita ser: (A) as plantas sero exterminadas e os sapos sero beneficiados, havendo proliferao. (B) as plantas sero beneficiadas, enquanto os sapos ficaro sem alimento. (C) as plantas, os sapos e as corujas sero beneficiados, havendo proliferao de todos. (D) as plantas, os sapos e as corujas sero exterminados. (E) as plantas no sofrero alterao, mas os sapos e as corujas ficaro sem alimento. 25. Para explorar a classificao dos seres vivos, um professor props a utilizao de uma chave de identificao. Um aluno, ao analisar um espcime a partir dessa chave, identificou que se tratava de um animal sem coluna vertebral, sem pernas, com simetria bilateral, corpo mole e com concha. A partir disso, concluiu que se tratava de um (A) anfbio. (B) quilpode. (C) molusco. (D) aneldeo. (E) cnidrio. 26. A figura a seguir ilustra o nmero de espcies de alguns grupos, catalogadas at 1996, segundo dados divulgados pela EMBRAPA.
1 200 000 1 000 000 800 000 600 000 400 000 200 000 0 A B C D

(EMBRAPA. Atlas do meio ambiente do Brasil. Braslia: Terra Viva, 1996)

Considerando a diversidade biolgica de espcies, na representao grfica, A, B, C e D indicam, respectivamente: (A) invertebrados, plantas, peixes, mamferos. (B) mamferos, peixes, plantas, invertebrados. (C) mamferos, invertebrados, peixes, plantas. (D) invertebrados, mamferos, peixes, plantas. (E) plantas, invertebrados, peixes, mamferos.
7
SEED1303/005-PEB-II-CienFisBiolgicas-Manh

27. A levedura, usada para a fabricao de pes, constituda por organismos pertencentes ao Reino (A) Monera. (B) Protista. (C) Fungi. (D) Plantae. (E) Animalia.

31. A explorao indevida das florestas para extrao de madeira e utilizao das reas para usos como a agricultura afeta o ambiente em diferentes aspectos. Isso ocorre, entre outros fatores, porque as florestas so responsveis (A) pela manuteno da estabilidade climtica e dos ciclos de chuva e pela proteo do solo contra a eroso. (B) pela manuteno da estabilidade climtica, pelo controle das mars e pela proteo do solo contra a eroso. (C) pelo aquecimento global, pelo controle das mars e pela proteo do solo contra a eroso. (D) pela manuteno da estabilidade climtica e dos ciclos de chuva, pela lixiviao do solo e pelo controle das mars. (E) pela manuteno da estabilidade climtica, pelo controle das mars e pela liberao de grandes quantidades de gs carbnico.

28. Algumas bactrias so patognicas e podem causar diferentes doenas. Entre elas, pode-se citar, por exemplo, a (A) malria. (B) giardase. (C) gripe. (D) tuberculose. (E) doena de Chagas.

29. Um botnico observou uma espcie vegetal com as seguintes caractersticas: reduzida dimenso; sem vaso condutor de seiva; presena de rizoides; sem produo de flores, frutos e sementes. A partir dessas caractersticas, ele concluiu que se tratava de uma (A) alga vermelha. (B) brifita. (C) pteridfita. (D) gimnosperma. (E) angiosperma.

32. Entre as caractersticas dos animais pertencentes classe Mammalia, pode-se citar: (A) apresentam uma fase de respirao branquial e outra pulmonar, alm da respirao cutnea; so exotrmicos; no apresentam escamas; dependem da gua para a reproduo; na circulao, ocorre mistura entre sangue venoso e arterial. (B) apresentam respirao pulmonar; so exotrmicos; apresentam fecundao interna, sendo a maior parte de espcies ovparas; na circulao, ocorre mistura entre sangue venoso e arterial. (C) apresentam respirao pulmonar; so endotrmicos; a fecundao interna e so ovparos; possuem sistema circulatrio fechado, no ocorrendo mistura entre o sangue arterial e venoso. (D) apresentam respirao pulmonar; so endotrmicos; possuem diafragma; so vivparos com fecundao interna; possuem sistema circulatrio fechado, no ocorrendo mistura entre o sangue arterial e venoso. (E) apresentam respirao branquial; so exotrmicos; a reproduo sexuada com fecundao interna e podem ser ovparos ou ovovivparos; na circulao, passa pelo corao somente sangue venoso.

30. A compostagem um processo biolgico interessante que pode ser usado de forma controlada, sobretudo para degradao (A) dos resduos de origem hospitalar. (B) dos resduos de procedncia industrial. (C) de todos os resduos slidos urbanos. (D) dos resduos de tratamento de guas residurias. (E) da parte orgnica dos resduos slidos urbanos.

SEED1303/005-PEB-II-CienFisBiolgicas-Manh

33. Ao se observar as angiospermas, nota-se que os frutos surgem exatamente no lugar em que estavam as flores. Isso ocorre porque, na flor, (A) o tubo polnico transforma-se em fruto, protegendo o plen que se torna semente. (B) os vulos transformam-se em frutos enquanto o ovrio d origem s sementes. (C) o ovrio transforma-se em fruto, uma cpsula protetora das sementes. (D) o estame e o estilete transformam-se em sementes, envolvidas pelo fruto. (E) as spalas se fecham formando o fruto, que envolve e protege as sementes. 34. Como alternativa para reduo da demanda por combustveis fsseis, esto fontes de energias alternativas e renovveis como, por exemplo, (A) a gasolina, o etanol e o carvo mineral. (B) o hidrognio, o etanol e o carvo mineral. (C) o hidrognio, o etanol e o metano. (D) a gasolina, o hidrognio e o etanol. (E) o gs natural, o hidrognio e o carvo mineral. 35. As chuvas cidas tm efeitos diversos sobre a biodiversidade. Um exemplo a extino de diferentes espcies vegetais da pradaria na Amrica do Norte e sia. A chuva cida um fenmeno regional que tem como caracterstica, entre outras, a presena de (A) cidos fracos, com pH igual a 5,7, com presena predominante do cido carbnico. (B) cidos fracos, com pH igual a 8,7, com presena predominante do cido carbnico. (C) cidos fortes, com pH acima de 8,7, com presena predominante do cido carbnico. (D) cidos fracos, com pH acima de 5,7, com presena predominante do cido sulfrico. (E) cidos fortes, com pH abaixo de 5,7, com presena predominante do cido sulfrico.

36. A abundncia de vida na Terra, com presena de gua lquida e temperatura relativamente agradvel, deve-se, sobretudo, (A) ao efeito estufa, fenmeno natural em que, principalmente, o dixido de carbono e o vapor de gua, presentes na atmosfera, retm o calor proveniente de parte da radiao solar. (B) ao efeito estufa, fenmeno natural em que, principalmente, o oxignio e o nitrognio, presentes na atmosfera, retm o calor proveniente de parte da radiao solar. (C) proximidade do planeta com o Sol, o que permite que o planeta seja aquecido na temperatura ideal para a manuteno da vida, independentemente da presena de atmosfera. (D) ao efeito estufa, fenmeno causado pelos poluentes emitidos por carros e indstrias, em que gases como o dixido de carbono e o nitrognio retm o calor proveniente de parte da radiao solar. (E) ao processo de inverso trmica, fenmeno natural ocasionado pelo fluxo de massas de ar quente e frio que garantem um equilbrio trmico adequado para a manuteno da biosfera.

37. Os fungos realizam o processo de decomposio da matria orgnica. Em razo disso, eles so responsveis pela deteriorao de alimentos usados para o consumo humano. Considerando as condies de sobrevivncia e proliferao dos fungos, para conservao dos alimentos, a medida mais eficaz, entre as elencadas a seguir, (A) o armazenamento do alimento em uma temperatura de 17 C a 22 C. (B) o armazenamento do alimento em uma temperatura de 23 C a 50 C. (C) a desidratao do alimento com o uso de sal e acar, por exemplo. (D) o armazenamento do alimento em uma temperatura de, aproximadamente, 6 C. (E) a hidratao do alimento com a adio de caldas aucaradas.

SEED1303/005-PEB-II-CienFisBiolgicas-Manh

38. Em 1928, trabalhando no Hospital St. Mary, em Londres, Alexandre Fleming realizou experimentos em laboratrio que mudaram os rumos do combate s doenas infecciosas. Esse importante fato da histria da cincia relaciona-se ao descobrimento da , usada no combate a doenas causadas por . Os termos que preenchem, correta e sequencialmente, as lacunas so: (A) penicilina ... fungos (B) penicilina ... bactrias (C) protena botulnica ... degenerao (D) protena botulnica ... bactrias (E) vacina ... vrus 39. Observe a figura a seguir.

40. O filo dos cordados inclui um grande nmero de animais que apresentam como caractersticas, em alguma fase da vida, (A) notocorda, fendas branquiais e tubo nervoso dorsal, incluindo somente organismos vertebrados. (B) notocorda, fendas branquiais e tubo nervoso dorsal, incluindo organismos vertebrados e invertebrados. (C) notocorda, fendas branquiais e tubo nervoso frontal, incluindo somente organismos invertebrados. (D) notocorda, fendas branquiais e sistema digestrio completo, incluindo somente organismos vertebrados. (E) coluna vertebral, fendas branquiais e tubo nervoso dorsal, incluindo organismos vertebrados. 41. A figura a seguir traz um esquema bastante simplificado do ciclo

protenas vegetais

BACTRIAS FIXADORAS

BACTRIAS amnia nitratos no solo

(Mark Ridley. Evoluo, 2006)

A imagem pode ser utilizada como uma representao da (A) teoria da deriva continental que, apoiada em evidncias fsseis, litolgicas e paleoclimticas, sugeria a existncia, no passado, de um nico continente denominado Pangea, que teria comeado a se separar h 200 milhes de anos, no Trissico, dando origem aos continentes atuais. (B) teoria da tectnica de placas que, apoiada em evidncias fsseis, litolgicas e paleoclimticas, sugeria a existncia, no passado, de um nico continente denominado Laurasia, que teria comeado a se separar h 65 milhes de anos, no Trissico, dando origem aos continentes atuais. (C) teoria da deriva continental que, apoiada em evidncias fsseis, litolgicas e paleoclimticas, sugeria a existncia, no passado, de um nico continente denominado Pangea, que teria comeado a se separar h 65 milhes de anos, no Cretceo, dando origem aos continentes atuais. (D) teoria da tectnica de placas que, sem evidncias empricas, sugeria a existncia, no passado, de um nico continente denominado Pangea, que teria comeado a se separar h 200 milhes de anos, no Trissico, dando origem aos continentes atuais. (E) teoria da tectnica de placas que, sem evidncias empricas, sugeria a existncia, no passado, de um nico continente denominado Laurasia, que teria comeado a se separar h 135 milhes de anos, no Jurssico, dando origem aos continentes atuais.
SEED1303/005-PEB-II-CienFisBiolgicas-Manh

(http://www2.uol.com.br/ecokids/ecossist/60ciclon.htm)

(A) do fsforo. (B) do nitrognio. (C) do carbono. (D) do oxignio. (E) do enxofre. 42. Ao longo da histria da vida no planeta Terra, alguns eventos biolgicos marcaram os perodos e eras geolgicas. Por exemplo, estima-se que a extino dos dinossauros ocorreu no perodo (A) jurssico, h, aproximadamente, 145 milhes de anos. (B) jurssico, h, aproximadamente, 210 milhes de anos. (C) tercirio, h, aproximadamente, 6,5 milhes de anos. (D) quaternrio, h, aproximadamente, 6,5 milhes de anos. (E) cretceo, h, aproximadamente, 1,8 milho de anos.

10

43. O Brasil um pas com grande biodiversidade, territrio extenso e, em razo dos diferentes climas e caractersticas geolgicas, apresenta um nmero grande de espcies endmicas. Em linhas gerais, uma espcie endmica pode ser definida como aquela que s ocorre em um determinado lugar. Supondo que o bioma Mata Atlntica fosse totalmente degradado, por consequncia, haveria a extino em meio natural (A) do lobo-guar. (B) do jacar de papo-amarelo. (C) do gavio real. (D) do veado campeiro. (E) do xique-xique. 44. Em uma perspectiva evolutiva, o desenvolvimento de caracte rsticas fisiolgicas, estruturais e/ou comportamentais que aumentam as chances de sobrevivncia e de reproduo em um dado ambiente pode ser chamado (A) adaptao. (B) seleo direcional. (C) isolamento reprodutivo. (D) seleo sexual. (E) determinismo. 45. Quando depositados em locais abertos, os resduos orgnicos passam pela decomposio anaerbica, originando produtos lquidos e gasosos, ambos poluentes que podem contaminar as guas subterrneas, o ar e, ainda, causar incndios. Esses produtos so, entre outros, (A) chorume e metano. (B) ferrugem e gs sulfdrico. (C) chorume e dixido de carbono. (D) ferrugem e metano. (E) chorume e gs pimenta. 46. Qual a sequncia correta em ordem decrescente do perodo de translao dos planetas ao redor do Sol? (A) Vnus, Terra, Marte. (B) Marte, Vnus, Terra. (C) Terra,Vnus, Marte. (D) Marte, Terra, Vnus. (E) Terra, Marte, Vnus.

47. correto afirmar que se pode observar a Lua nova (A) a qualquer hora da noite, mas nunca durante o dia. (B) a qualquer hora do dia, mas nunca durante a noite. (C) a qualquer hora do dia ou da noite. (D) somente de madrugada e pela manh. (E) em nenhum momento, nem do dia nem da noite.

48. O Sol no ms de Abril (Outono), para um observador no Estado de S.Paulo, nascer (A) no ponto cardeal Leste. (B) no ponto cardeal Oeste. (C) entre o ponto cardeal Leste e Norte. (D) entre o ponto cardeal Leste e Sul. (E) se o ano for bissexto no ponto cardeal Leste.

49. O Sol vai a pino somente (A) no Equador. (B) na regio entre os trpicos. (C) no hemisfrio Norte. (D) no polo Norte. (E) no polo Sul.

50. Um determinado mvel desloca-se em linha reta, segundo a equao de movimento S = 100 t + 5 t, onde S representa a posio (m) e t, o tempo (s). Assim, correto afirmar que (A) esse mvel ir se deslocar cada vez mais rapidamente, pois seu movimento acelerado. (B) esse mvel partiu de uma posio 100 m antes da origem. (C) ir parar aps 10 segundos de movimento e partir na direo oposta. (D) ir parar definitivamente aps 10 segundos de movimento. (E) nunca ir parar, pois o movimento acelerado.

11

SEED1303/005-PEB-II-CienFisBiolgicas-Manh

51. Einstein foi o criador da Teoria (A) da Gravitao Universal. (B) do Eletromagnetismo. (C) da Relatividade. (D) da Mecnica Quntica. (E) do Empuxo. 52. Quais das partculas considerada elementar pela Fsica atual? (A) prton. (B) eltron. (C) nutron. (D) ncleo de hidrognio. (E) antiprton. 53. At o presente momento, aceita-se que a natureza governada por quatro foras fundamentais cuja unificao um tema central nas pesquisas cientficas. Essas foras so: (A) gravitacional, atrito, nuclear fraca e eletromagntica. (B) gravitacional, eletromagntica, nuclear forte, nuclear fraca. (C) peso, atrito, ao e reao. (D) gravitacional, eletromagntica, peso e atrito. (E) nuclear forte, nuclear fraca, atrito e trao. 54. Um dos constituintes principais de nosso corpo o Carbono. De acordo com a Cosmologia Moderna, o Carbono e os demais elementos qumicos vieram (A) do ncleo do planeta Terra. (B) do interior de vulces. (C) da superfcie do planeta Marte. (D) de estrelas que existiram antes do Sol. (E) do planeta Marte. 55. Objetos parecem flutuar no interior de naves no espao sideral porque (A) h iluso de tica. (B) h ausncia de ar no interior das naves. (C) h ausncia de gravidade no interior das naves. (D) a acelerao dos objetos idntica acelerao das naves. (E) os objetos ficam com suas massas iguais a zero.

56. Observe a imagem.

A fotografia mostra uma rplica da experincia realizada em 1851 em Paris e conhecida popularmente com o ttulo Pndulo de Foucault. Ela foi concebida e realizada para provar (A) que a Terra gira ao redor do Sol. (B) a Lei da Gravitao Universal. (C) a Teoria da Relatividade Geral. (D) a rotao da Terra. (E) a Lei do Empuxo. 57. A unidade de medida de distncia, o Metro, devido ao progresso cientfico, foi sendo definida de maneira mais precisa. Atualmente, o Metro definido como (A) o comprimento de uma barra metlica guardada sob condies rigorosas de temperatura e presso. (B) a distncia percorrida pela luz em um certo intervalo de tempo. (C) uma frao do raio da Terra na latitude de Greenwich. (D) uma frao da distncia Terra-Lua. (E) um certo nmero de polegadas. 58. O fato de se ter a viso de profundidade, isto , de se perceber, ao mesmo tempo, quem est longe e quem est prximo, deve-se (A) diminuio do tamanho medida que a distncia aumenta. (B) s propriedades da luz do Sol. (C) ao poder de resoluo de nossos olhos. (D) propriedade que tm nossos olhos de perceber as cores. (E) ao fato de se observar nossos arredores com dois olhos.

SEED1303/005-PEB-II-CienFisBiolgicas-Manh

12

59. O termo panspermia refere-se origem da vida (A) em vulces. (B) no fundo dos oceanos. (C) fora da Terra. (D) no continente Africano. (E) em lagos e lagoas na superfcie da Terra. 60. Ao se colocar gelo em um copo com uma bebida temperatura ambiente, constata-se que a bebida se resfria. Esse resfriamento se d pelo fato de que (A) o frio do gelo se transfere para a bebida. (B) o calor da bebida se transfere para o gelo. (C) a parte aquosa da bebida absorve o frio do gelo. (D) o frio do gelo se transfere para o ar. (E) o frio do gelo absorvido pelo copo. 61. Biocombustveis (A) so obtidos pela combusto da matria orgnica. (B) so o etanol e a gasolina. (C) podem ser obtidos pelas sementes da mamona. (D) precisam ser agregados ao diesel para acionarem motores combusto. (E) no geram poluio pela sua queima. 62. Quando comemos batata cozida, nosso organismo transforma o amido em glicose. A reao qumica AMIDO + GUA GLICOSE ocorre de maneira mais lenta ou de maneira mais rpida, dependendo da ao ou no de catalisadores. Se mastigarmos a poro de batata de forma que ela seja engolida como uma pasta lquida e no em pedaos, quando engolimos sem mastigar, a referida reao qumica ocorrer mais rapidamente, porque (A) o ar presente na mastigao funciona como um catalisador. (B) a saliva funciona como um catalisador. (C) a temperatura alta da boca funciona como um catalisador. (D) o organismo concentra toda a gua na boca quando nela ingere-se alimentos. (E) as papilas da lngua funcionam como catalisadores.

63. Um material possui as seguintes caractersticas: unidades estruturais (molculas, conjuntos inicos) quimicamente iguais entre si e composio fixa que implica em propriedades fixas, como a densidade, ponto de fuso, de ebulio etc. Esse material pode ser (A) uma mistura homognea. (B) uma mistura homognea ou heterognea. (C) uma mistura heterognea. (D) uma substncia pura ou uma mistura homognea. (E) uma substncia pura. 64. Na representao do espectro eletromagntico, as radiaes esto identificadas pelos seus respectivos comprimentos de onda.
0,4
Azul

0,5

0,6

0,7

Verde Vermelho

Visvel
Comprimento ondas 106 105 104 103 102 101 1

Comprimento ondas mm 10 102 103 104 105 106 107 108

Raios-g

Raios-X

Ultravioleta

Infravermelho termal Infravermelho prximo mdio

TV/Rdio Micro-ondas

Mediante esse esquema, pode-se afirmar que (A) as ondas de TV/Rdio tm frequncias menores do que as ondas de Raio-X. (B) as ondas de TV/Rdio tm comprimentos de onda menores do que as ondas de Raio-X. (C) as ondas de Ultravioleta tm comprimentos de onda maiores do que as Micro-ondas. (D) as frequncias da luz visvel, do azul ao vermelho, so todas iguais. (E) as velocidades de propagao das ondas so diferentes umas das outras. 65. Mudanas de temperatura que causam a expanso e retrao de rochas, fazendo fendas nelas, resultando em sua separao em lminas ou escamas; reaes de oxigenao, hidratao e carbonatao que provocam alteraes na constituio das rochas; perda de nutrientes essenciais para organismos vivos que provoca alterao nas rochas referem-se, respectivamente, a intemperismos (A) fsico, qumico e biolgico. (B) qumico, biolgico e fsico. (C) qumico, fsico e biolgico. (D) fsico, biolgico e qumico. (E) biolgico, fsico e qumico.
13

SEED1303/005-PEB-II-CienFisBiolgicas-Manh

66. Observe a figura.

68. As melhorias sanitrias introduzidas no Pas desde o incio do sculo XX contriburam efetivamente para a reduo e mesmo erradicao de vrias doenas endmicas e epidmicas. Mesmo assim, as doenas relacionadas a condies precrias de vida continuam a representar um papel significativo no quadro de morbimortalidade da populao, apesar de serem, em sua maioria, evitveis ou mesmo erradicveis. Assim, representam um impacto tambm na utilizao da rede assistencial, implicando gastos hospitalares, e no desenvolvimento de programas de controle das doenas endmicas.
(Brasil. Ministrio da Sade, FUNASA, 2010)

Para o modelo de tomo, conforme figura, de Rutherford, a esfera preta no centro representa os (A) eltrons e prtons. (B) eltrons e nutrons. (C) prtons e nutrons. (D) eltrons e psitrons. (E) nutrons e psitrons.

O trecho afirma a correspondncia entre os nveis de (A) condies sanitrias e morte por cncer. (B) morbimortalidade e renda. (C) renda e ocupao hospitalar. (D) condies sanitrias e renda. (E) condies sanitrias e doenas endmicas e epidmicas. 69. Uma pessoa que contrai dengue e se cura (A) fica imune a essa doena. (B) fica imune ao sorotipo que provocou a doena. (C) fica com sequelas que a torna mais vulnervel a contrair novamente a doena. (D) fica imune dengue e ao clera. (E) fica imune a qualquer doena causada por vrus. 70. Assinale a doena que se pode adquirir pelo fato de se estar presente em aglomerados humanos, sem contatos fsicos. (A) Gripe. (B) Hepatite B. (C) Febre amarela. (D) Dengue. (E) Malria.

67. Observe a imagem a seguir.

A fotografia representa os dispositivos necessrios para obteno de energia eltrica pelo processo (A) hidreltrico. (B) nuclear. (C) termoeltrico. (D) solar. (E) elico.

71. No sistema circulatrio, tambm denominado cardiovascular, (A) as artrias e as veias transportam o sangue do corao aos demais rgos e aos tecidos. (B) as veias transportam o sangue do corao aos demais rgos e aos tecidos. (C) as artrias transportam o sangue do corao aos demais rgos e aos tecidos. (D) as artrias transportam o sangue dos tecidos e rgos at o corao. (E) a veia aorta transporta o sangue do pulmo ao corao.

SEED1303/005-PEB-II-CienFisBiolgicas-Manh

14

72. A inflamao dos linfonodos (ou gnglios linfticos) ocorre, em geral, na regio da axila, pescoo e virilha. Sua formao, que aparece sob a forma de um caroo, uma resposta do organismo a um processo infeccioso. Esse caroo normalmente no visvel, sendo possvel perceb-lo apenas apalpando-o; tambm pode ser avermelhado, quente e dolorido. Essas informaes referem-se a (A) verrugas. (B) cistos sebceos. (C) joanetes. (D) nguas. (E) calos.

75. Trabalhar a histria da cincia de forma articulada com a filosofia da cincia pode possibilitar aos estudantes superar distores sobre a natureza do conhecimento cientfico. Para tanto, importante que o professor conhea algumas das perspectivas tericas dos principais filsofos da cincia, o que favorecer conhecer, por exemplo, conceitos como paradigma e revoluo cientfica, apresentado por (A) Bachelard. (B) Popper. (C) Kuhn. (D) Feyerabend. (E) Bacon.

A tabela a seguir refere-se s questes de nmeros 73 e 74. Nela, esto representados 4 tomos com seus respectivos nmero de prtons, nutrons e eltrons. tomo N. de prtons N. de nutrons N. de eltrons 1 6 6 6 2 6 8 6 3 17 18 18 4 19 21 18
(Construindo Cincias, Scipione,2006)

76. Para a consecuo de um desenvolvimento sustentvel, alm da universalizao dos direitos econmicos, sociais e culturais (chamados tambm de direitos humanos de segunda gerao), tem-se tambm que considerar os direitos humanos de terceira gerao, que se caracterizam (A) como direitos universais que incluem o direito a um trabalho digno e satisfatrio, a uma habitao em ambiente adequado e o direito sade, ao planejamento familiar e a uma educao de qualidade. (B) como direitos de solidariedade porque devem atingir a todas as pessoas indistintamente, incluindo o direito a uma habitao em ambiente adequado, sade, ao planejamento familiar e a uma educao de qualidade. (C) como direitos de solidariedade porque tendem a preservar a integridade do coletivo, incluindo de forma evidente o direito a um ambiente saudvel, paz e ao desenvolvimento para todos os povos e para as geraes futuras. (D) como direitos de solidariedade porque devem atingir a todas as pessoas indistintamente, incluindo o direito a uma habitao em ambiente adequado, sade, ao planejamento familiar e cultura como eixo de desenvolvimento pessoal e coletivo. (E) como direitos universais que incluem o direito a uma habitao em ambiente adequado e o direito sade, ao planejamento familiar, a uma educao de qualidade e cultura como eixo de desenvolvimento pessoal e coletivo.

73. Com base nessa tabela, pode-se afirmar que so tomos do mesmo elemento qumico (A) 1, 2, 3 e 4. (B) 3 e 4, apenas. (C) 1 e 3, apenas. (D) 1 e 2, apenas. (E) 1 e 4, apenas.

74. Ainda com base na tabela, os tomos eletricamente neutros so, apenas, (A) 1 e 2. (B) 1 e 3. (C) 1 e 4. (D) 2 e 4. (E) 3 e 4.

15

SEED1303/005-PEB-II-CienFisBiolgicas-Manh

77. Ao propor atividades para que os professores reflitam sobre os problemas que a humanidade enfrenta na atualidade, Cachapuz e colaboradores (2005) enfatizam a necessidade de reflexo sobre os seguintes aspectos relacionados com a degradao do planeta. So eles: (A) a poluio ambiental; a urbanizao controlada; o mal uso dos recursos naturais. (B) a globalizao; a urbanizao desordenada; a crise dos pases desenvolvidos. (C) o crescimento planejado; a urbanizao a partir de um plano diretor; o gerenciamento de recursos naturais. (D) a globalizao; a ascenso de pases em desenvolvimento a partir do uso desordenado de recursos naturais; a crise dos pases desenvolvidos. (E) a poluio ambiental; a urbanizao desordenada; o esgotamento de recursos naturais. 78. Segundo a Proposta Curricular do Estado de So Paulo para o ensino de Cincias (2008), a articulao da Biologia, Qumica e Fsica no Ensino Fundamental permite compreender melhor o papel das cincias do que tomando as reas de forma isolada. A partir disso, a nfase da disciplina nos 7. e 8. anos est e nos 8. e 9. anos centra-se . Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas da frase. (A) na realidade mais imediata do aluno, com suas vivncias e percepes pessoais, e tambm como tema para exerccio do letramento e incio da alfabetizao cientco-tecnolgica ... em temticas mais abrangentes e suas interpretaes (B) em temticas mais abrangentes e suas interpretaes ... na realidade mais imediata do aluno, com suas vivncias e percepes pessoais, e tambm como tema para exerccio do letramento e da alfabetizao cientco-tecnolgica (C) na realidade mais imediata do aluno, com suas vivncias e percepes pessoais, e tambm como tema para exerccio do letramento e incio da alfabetizao cientco-tecnolgica ... tambm na realidade do aluno, revisando e aprofundando os temas trabalhados nos anos anteriores (D) na realidade mais ampla, evitando percepes pessoais que possam favorecer distores em relao compreenso sobre a natureza da cincia ... tambm na realidade do aluno, revisando e aprofundando os temas trabalhados nos anos anteriores (E) na realidade mais ampla, evitando percepes pessoais que possam favorecer distores em relao compreenso sobre a natureza da cincia ... em temas de interesse pessoal, focando nas curiosidades inerentes adolescncia
SEED1303/005-PEB-II-CienFisBiolgicas-Manh

79. Os trabalhos experimentais no ensino de cincias podem assumir diferentes abordagens, com enfoque de verificao ou de investigao. Na perspectiva de um trabalho investigativo, para Tamir (1997), citado por Cachapuz e colaboradores (2005), os experimentos devem, entre outros aspectos, (A) ser um meio para explorar as ideias e desenvolver a compreenso procedimental dos alunos; ter sustentao terica que oriente a anlise de resultados; ser definido pelo professor, para controle da aprendizagem e deteco das dificuldades dos estudantes. (B) ser um meio para explorar as ideias e desenvolver a compreenso conceitual dos alunos; ter sustentao terica que oriente a anlise de resultados; ser delineado pelos prprios alunos, possibilitando controle sobre a prpria aprendizagem e suas dificuldades para que possa super-las. (C) ser uma forma para demonstrar as teorias trabalhadas previamente em sala de aula; desenvolver contedos procedimentais, sobretudo a manipulao de materiais experimentais; ser definido, preparado e coordenado sequencialmente pelo professor, impedindo que haja disperses e os objetivos fujam do planejado. (D) ser uma atividade livre e aberta, sem ligao com o currculo prescrito; ser livre de referenciais tericos, possibilitando maior flexibilidade na interpretao dos resultados; ser delineado pelos prprios alunos, possibilitando escolher as atividades mais interessantes e de acordo com os interesses individuais. (E) ser uma atividade consonante com as sequncias desenvolvidas anteriormente, garantindo a lgica do currculo; ser consonante com os referenciais tericos, impedindo equvocos na interpretao de resultados; ser definido previamente pelo professor, a partir de um roteiro preestabelecido a ser seguido pelos alunos.

16

80. Cachapuz e colaboradores (2005), na obra A necessria renovao do Ensino de Cincias, discutem que h embates com profundas divergncias entre epistemlogos e filsofos sobre a compreenso da natureza da atividade cientfica. No entanto, segundo os autores, alguns aspectos so consensuais e precisam ser explorados pelo professor em sala de aula. Dentre eles, mencionam, por exemplo, (A) a aceitao da ideia de um mtodo cientfico e de um empirismo que entende o conhecimento como resultado da inferncia indutiva a partir de dados puros; a procura de coerncia global; a compreenso do carter social do desenvolvimento cientfico. (B) a rejeio ideia de um mtodo cientfico e a um empirismo que entende o conhecimento como resultado da inferncia indutiva a partir de dados puros; a rejeio a uma coerncia global; a compreenso do carter individualista do desenvolvimento cientfico. (C) a aceitao da ideia de um mtodo cientfico e de um empirismo que entende o conhecimento como resultado da inferncia indutiva a partir de dados; a negao de uma coerncia global; a compreenso do carter social do desenvolvimento cientfico. (D) a rejeio ideia de um mtodo cientfico e a um empirismo que entende o conhecimento como resultado da inferncia indutiva a partir de dados puros; a procura de coerncia global; a compreenso do carter social do desenvolvimento cientfico. (E) a aceitao da ideia de um mtodo cientfico e de um empirismo que entende o conhecimento como resultado da inferncia indutiva a partir de dados absolutos; a busca de uma coerncia global; a compreenso do individualista do desenvolvimento cientfico.

17

SEED1303/005-PEB-II-CienFisBiolgicas-Manh

SEED1303/005-PEB-II-CienFisBiolgicas-Manh

18

You might also like