You are on page 1of 5

RESUMO 2 - MTRICA Em geral a organizao dos grupos de pulsos em fortes e fracos isomtrica.

. Esta situao predominante na msica europia dos sculos XVIII, XIX e parte do sculo XX, assim como na msica de dana da Idade Mdia, Renascimento e Barroco. Tambm comum na msica popular tradicional em pases da Europa ocidental ou culturas sob sua influncia e na msica popular moderna (pop) e no jazz. No entanto mesmo nestas categorias e estilos encontram-se alteraes mtricas de vrios tipos: mudanas freqentes de metro (multimetria); modulaes mtricas; polimetria (conceito que ser estudado no resumo 3 como uma das variantes de poliritmia). Tais alteraes foram se intensificando no repertrio musical, principalmente a partir do sculo XX. O conceito de mtrica implica tambm na existncia de nveis em que as pulsaes esto divididas ou agrupadas. Deste modo mesmo dentro de um compasso pode haver um nvel inferior no agrupamento de pulsos como o que acontece, por exemplo, nos compassos compostos em que se encontram divises ternrias nas pulsaes inferiores e num nvel acima agrupamentos de duas pulsaes, ou tempos (binrio composto), de trs pulsaes ou tempos (ternrio composto) e quatro pulsaes (quartanrio composto). No entanto no so somente estes casos, pois possvel encontrar padres mtricos diferentes, mesmo na msica tonal, em diferentes nveis mtricos. Isto acontece quando dois ou mais compassos podem ser agrupados, ou quando um mesmo compasso pode ser dividido em seus nveis mtricos inferiores para uma realizao musical mais adequada. A chamada ametria ou ritmo livre uma questo ainda polemica, pois vrios tericos, entre eles Grosvernor Cooper, entendem que no h ametria de fato, mas apenas multimetrias em que o padro de pulsao muda rapidamente e de difcil percepo ou com distribuio muito irregular dos acentos mtricos.

Combinaes em sucesso de metros binrios e ternrios: Ex. 1

O segundo compasso apresenta uma configurao de 3/2 em que cada tempo subdividido em duas semnimas.

Ex.2

H neste exemplo alguma indefinio entre compasso composto (6/4) ou ternrio simples (3/2). Observar que esta indefinio pode estar relacionada ao aspecto programtico sugerido pelo autor.

Ex. 3

Mtrica mista implicando na alternncia do metro binrio e ternrio. A valsa sobrevive.

Ex. 4

Dentro de um mesmo compasso pode haver uma configurao mtrica alterada como no exemplo acima: na mo direita o metro apresenta em cada compasso a configurao de dois grupos ternrios e um binrio (3/8 + 3/8 + 2/8). Provavelmente em razo desta configurao desejada Ravel preferiu a escrita em compasso 8/8. Na mo esquerda o metro de fato quaternrio. Ex.5

Notar que o compositor indica na partitura que os compassos se agrupem em unidades de trs compassos que ele denomina de ritmo di tre battute (9/4) e de quatro battute (12/4). A configurao mtrica pontuada pelas trs entradas do motivo composto por semnima pontuada seguida de colcheia e semnima.

Hemiolas O termo tem dois significados relacionados com a razo 3:2: o primeiro se refere acstica em que a relao define o intervalo de quinta justa. Nos antigos tratados de escrita mensurada (sec. XV e XVI) aplicado a valores na relao 3:2. Na notao moderna se refere a vrias trocas entre tempos binrios e ternrios ou mudanas entre ternrio e binrio na subdiviso. H referncias ao termo hemola tambm como simultaneidade entre binrio e ternrio. Ex.6

Ex.7

Ex.8

Ex.9

You might also like