You are on page 1of 4

1 CONCEITUAO E CARACTERIZAO DOS PRINCIPAIS FENMENOS OBSERVVEIS NAS REAS DE RISCO

1.1 Principais fenmenos observados em encostas e reas com declividade 1.1.1 Ruptura de taludes Segundo Gerscovich ,a ruptura em si caracterizada pela formao de uma superfcie de cisalhamento contnua na massa de solo. Existe, portanto, uma camada de solo em torno da superfcie de cisalhamento que perde suas caractersticas durante o processo de ruptura, formando assim a zona cisalhada, inicialmente h a formao da zona cisalhada e, em seguida, desenvolve-se a superfcie de cisalhamento. Este processo bem caracterizado, tanto em ensaios de cisalhamento direto, como nos escorregamentos de taludes. 1.1.2 Escorregamentos Os escorregamentos so os movimentos de massa mais freqentes. A forma da superfcie de ruptura varia dependendo da resistncia dos materiais presentes na massa. Tanto em solos como em rochas a ruptura se da pela superfcie de menor resistncia. So caracterizados por dois tipos principais segundo (GERSCOVICH). Rotacional: ocorre em solos relativamente homogneos a superfcie tende a ser circular. Caso ocorra materiais ou descontinuidades que representem com resistncias mais baixas, a superfcie passa a ser mais complexa, podendo incluir trechos lineares . A anisotropia com relao a resistncia pode acarretar em achatamento da superfcie de ruptura

Translacional: se caracterizam pela presena de descontinuidades ou planos de fraqueza. Os escorregamentos translacionais podem ocorrer no contato entre colvio1 e solo residual e at mesmo no manto de alterao do solo residual.

Alm disso podem ocorrer os dois tipos de escorregamentos simultaneamente. 1.1.3 Queda de mataes Caracterizam-se por movimentos extremamente rpidos, envolvendo blocos ou fragmentos de rochas em queda livre. O processo ocorre em afloramento rochoso de escarpas ngremes, quase

COLVIO - Pores de solo e detritos que se acumulam na base de uma encosta, por perda de massa ou eroso superficial, cuja composio permite indicar tanto a sua origem quanto os processos de transporte. Nos limites de um vale, pode se confundir com os aluvies. (FEEMA, 1990)

verticais, quando surgem fraturas de sentido transversal. Essas fraturas dependem de variaes trmicas, que produzem sucessivas dilataes e contraes do material rochoso, gerando planos de cisalhamento ou clivagem. ( Clark, 2009) 1.1.3.1 Rolamento de Mataces So provocados por fenmenos erosivos que ao desestabilizarem a base sobre a qual o mataco se assenta, altera o equilbrio estvel do mesmo provocando o rolamento do bloco encosta abaixo. ( Clark, 2009) O termo MATACO provm do francs MOUTONE, porque a disperso desses blocos nas encostas, vista de longe, lembra um rebanho de carneiros. 1.1.4 Eroso por vooroca a expanso de um canal de drenagem, o qual transporta um fluxo efmero de gua possuindo paredes laterais ngremes , cabeceira vertical, largura maior que 30 cm e profundidade maior do que 60 cm. Podem se formar na ruptura de uma encosta, ou em reas onde a cobertura vegetal foi removida, em especial quando o material subjacente for mecanicamente fraco ou inconsolidado (Selby, 1993).

1.2 Principais fenmenos observados em reas de baixada 1.2.1 Alagamento Inundaes repentinas, bruscas ou enxurradas: ocorrem em regies de relevo acentuado, montanhoso. Acontecem pela presena de grande quantidade de gua num curto espao de tempo. So freqentes em rios de zonas montanhosas com bastante inclinao, vales profundos e muitas vezes as guas de chuva arrastam terra sem vegetao devido aos deslizamentos nas margens dos rios. A grande quantidade de gua e materiais arrastados representam, medida que escoam, grande poder destruidor. Chuvas fortes ou moderadas, mas duradouras (intensas), tambm podem originar inundaes repentinas, quando o solo esgota sua capacidade de infiltrao. Inundaes lentas ou de plancie: as guas elevam-se de forma paulatina e previsvel; mantm-se em situao de cheia durante algum tempo e, a seguir, escoam-se gradualmente. Normalmente, as inundaes so cclicas e nitidamente sazonais. Nos alagamentos, o extravasamento das guas depende muito mais de uma drenagem deficiente, que dificulta a vazo das guas acumuladas, do que das precipitaes locais.

1.2.2 Solapamento 1.2.3 Assoreamento do leito de rios

Os processos erosivos, causados pelas guas, ventos e processos qumicos, antrpicos e fsicos, desagregam os solos e rochas formando sedimentos que sero transportados. O depsito destes sedimentos constitui o fenmeno do assoreamento. ( JACOBI)

REFENCIAS BIBLIOGRFICAS BRASIL,Ministrio da Integrao Nacional,Secretaria de Defesa Civil. Ocorrencia de desastres: Inundaes. Disponivel em: <http://www.defesacivil.gov.br/desastres/recomendacoes/inundacao.asp> Acessado em 2 de novembro de 2011. CLARK,Roger. Quedas, tombamentos, rolamento de mataces e/ou rochas. Defesa Civil Voluntria. BRASI,2009. Disponvel em: < http://defesacivilvoluntaria.blogspot.com/2009/02/quedastombamentos-rolamento-de.html> Acessado em 2 de novembro de 2011. CUNHA,Sandra Baptista;GUERRA,Antnio Jos Teixeira(Orgs). A questo ambiental: diferentes abordagens. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. FIGUEIREDO,Ricardo Brando. Engenharia Social: solues para reas de risco. Makron books. GERSCOVICH,Denise M S. Estabilidade de taludes. Faculdade de Engenharia Departamento de Estruturas e Fundaes,UERJ. Disponvel em: < http://www.defesacivil.es.gov.br/files/meta/9c79332b-f0d2-48918f9c-b26d981b2258/747c63da-f804-4a58-9a27-97f8a0eadda3/91.pdf> Acessado em 2 de novembro de 2011. JACOBI,Pedro. O assoreamento poder extinguir e estagnar os nossos rios? Diponivel em: < http://www.geologo.com.br/assoreamento.asp> Acessado em 2 de novembro de 2011.

You might also like