You are on page 1of 48

UNIDADE 5 e 6 Qualidade e Manuteno Industrial

GERNCIA DE PROCESSOS 2013

INDICAO DE LEITURA: GAITHER, N. FRAZIER, G. Administrao da Produo. So Paulo: Pioneira, 2001 captulo 16 e 17 OU SLACK, Nigel et al. Administrao da Produo . Captulo 17,18 e 20
1

Gurus da Qualidade
Josefh M. Juran
O planejamento da qualidade: Pesquisar o cliente; A melhoria da qualidade. Motivar, para atender melhor; O controle da qualidade: Analisar os resultados.

W. Edwards Deming

Criador dos 14 princpios que geraria menos trabalho e menos desperdcio Kauru Ishikawa
Anlise

de Pareto Diagrama causas-efeitos (espinha de peixe) Histograma

Armand V. Feigenbaum Em 1950 definiu o conceito de controle de qualidade total

Philip B. Crosby O objetivo da empresa proporcionar solues s necessidades dos Stakeholders, completando todas suas transaes corretamente desde a primeira vez e sempre.
Tom Peters Qualidade estado de esprito dos funcionrios de uma organizao sobre a forma como devem fazer o trabalho.
3

Tcnicas Japonesas
Gesto da qualidade total Melhoria contnua da qualidade Just-in-time 5S housekeeping TPM Total Productive Maintenance Poka-yoke Zero defeitos Kanban Crculos de qualidade Parcerias clientefornecedor

PRODUO ENXUTA- TOYOTA


1. 2. 3. 4. Todo trabalho deve ser altamente especificado no seu contedo, seqncia e resultado Toda relao cliente fornecedor (interno e externo) deve ser direta, com um canal definido e claro para enviar pedidos e receber propostas O fluxo de trabalho e processo para todos os produtos e servios deve ser simples e direto Qualquer melhoria deve ser feita pelo mtodo cientfico, sob a coordenao de um orientador, e no nvel mais baixo da organizao

Qualidade Total
Qualidade
entendida normalmente como um atributo de produtos ou servios, mas pode referir-se a tudo que feito pelas pessoas..., todos sabem o que se quer dizer quando se fala que algo foi feito com qualidade. Daniel A. de Oliveira (2009, Pg. 552)

O que significa Gesto pela Qualidade Total?


busca pela perfeio com fins a agradar clientes; filosofia onde a eliminao do retrabalho e o defeito zero so regras; Qualidade sob dois pontos de vista
de quem produz (viso objetiva) normas e procedimentos de fabricao. Estar em conformidade com especificaes determinadas para a produo ou para a chamada garantia tcnica de bom desempenho do produto; e de quem consome (viso subjetiva) o que o cliente espera do produto em suas mos. Assim, qualidade seria adequar-se s expectativas dos clientes.
7

Kaizen
Kai = modificar; Zen = para melhor

Melhoria contnua, no trabalho, no lar e na vida social


Eliminao de perdas em todos os sistemas de uma organizao Aplicao de dois elementos:
Melhoria (mudana para melhor) Continuidade (aes permanentes de mudana)
8

A POLTICA DO KAIZEN
Perda zero em cada campo de atividade Busca constante da reduo dos custos Busca constante do melhoramento do equipamento Ateno facilidade de movimento dos operadores

Tcnicas Japonesas
Crculo de CQ: pequenos grupos de pessoas que desempenham voluntariamente atividades de controle de qualidade no local de trabalho, realizando esta tarefa continuamente; TQC: atividades organizadas de Kaizen que envolvem todos na empresa em esforo totalmente integrado para o melhoramento do desempenho em todos os nveis.

10

SEIS SIGMAS

11

O Sigma e representado pela letra grega, sigma, utilizada para medir o desvio padro. O numero 6 significa uma metrica universal para medir defeitos.

12

Desenvolvido inicialmente pela Motorola, na dcada de 80, pelo engenheiro Bill Smith. Consiste na aplicao de mtodos estatsticos a processos empresariais, orientada pela meta de eliminar defeitos.

13

14

CEP Controle Estatstico do Processo


a ferramenta de qualidade que tem o objetivo de fornecer um diagnstico que seja mais eficaz quando se quer realizar a preveno e deteco de problemas e defeitos nos processos produtivos e de servios; Esta ferramenta utilizada para auxiliar na melhoria de resultados e aumento da produtividade, bem como evitar desperdcios de insumos, produtos e matrias-prima.
15

CEP Controle Estatstico do Processo


A estatstica est presente em todo o processo, pois esta cincia a que examina a ocorrncia de fatos e faz estudos sob amostra de uma populao. Os dados apurados so apresentados geralmente em grficos.

16

CEP Controle Estatstico do Processo


Tem a funo de detectar problemas e padronizar a produo; Evitar variaes que podem comprometer a qualidade final dos produtos. entendido at como uma filosofia de gerenciamento e um conjunto de tcnicas que visam estabilizar e melhorar continuamente um processo de produo.
17

Poka - yoke
prova de erros

Zero defeitos na produo


Pode ser usado para servios
Prever a possibilidade de erro por parte do cliente Fornecedor deve estar habilitado a no cometer erros

18

5 S - Housekeeping
Limpeza, organizao, asseio e ordem do local de trabalho (housekeeping) 5S
Seiri: liberao de reas Seiton: organizao Seiso: limpeza Seiketsu: padronizao, asseio e arrumao Shitsuke: disciplina
19

Sistema ISO 9000


Consiste em uma srie de normas desenvolvidas pela International Organization fos Standardization (Suia) O objetivo atender s especificaes e expectativas dos clientes Certificao envolve um processo longo (1 a 2 anos)
20

Sistema ISO 9000


As diretrizes da ISO 9001 e ISO 9004 abrangem todas as atividades de uma organizao, organizadas em 5 captulos:
sistema de gerenciamento da qualidade responsabilidade da administrao gerenciamento de recursos realizao do produto medio, anlise e melhoria

21

Gerenciamento Ambiental ISO 14000


ISO 14004 e ISO 14001 so relativas ao gerenciamento ambiental dentro das empresas Filosofia da norma: os requisitos para os sistemas de gerenciamento ambiental so os mesmos, seja qual for o ramo de atividade da empresa resduos e emisses para a atmosfera so minimizados impacto ambiental eliminado
22

Sistema QS 9000 E ISO/TS 16949


Os fabricantes de automveis (Ford, GM e Chrysler) para compatibilizar suas prticas com relao qualidade criaram o sistema denominado QS9000; constitudo de trs partes e um apndice:
Parte I: constituda por requisitos da norma ISO 9001-1994; Parte II: os principais documentos que a compem so o PPAP (Sigla em ingls que significa processo de aprovao de pecas para produo seriada), melhoria contnua e capabilidade de manufatura; Parte III:constituda por requisitos especficos das trs montadoras.
23

Sistema QS 9000 E ISO/TS 16949


O sistema QS 9000 uma tentativa de uniformizao de prticas da indstria automobilstica americana aplicada a todos os fornecedores na rea automobilstica tambm no Brasil.

24

Gerenciamento ambiental Norma ISO 14000


A preocupao com o meio ambiente fez com que a ISO, elaborasse a norma ISO 14000; Rene as melhores prticas para o correto gerenciamento ambiental; Requer o comprometimento da empresa de estar de acordo com a legislao ambiental local e o comprometimento para a melhoria contnua na rea ambiental.

25

Sistema de gesto da responsabilidade social ABNT NBR 16001

Certificao do Sistema de Gesto de Responsabilidade Social; Demonstra ao mercado que a organizao no existe apenas para explorar os recursos econmicos e humanos; Contribui com o desenvolvimento social, por meio da realizao profissional.

26

Sistema da segurana e sade ocupacional OHSAS 18001


Sistema de segurana e sade ocupacional; Tem por objetivo assegurar o bom cumprimento de procedimentos e cuidados que venham a garantir o gerenciamento dos riscos de sade e segurana em uma organizao.

27

Ferramentas da Qualidade
Brainstorming / Brainswriting GUT Mtodo para Priorizao de Problemas Diagrama de Causa e Efeito Grfico de Pareto Histograma Grfico de Controle Ciclo PDCA de Controle de Processos

28

Ferramentas da Qualidade
Brainstorming

Brainstorming um termo de origem britnica que pode ser traduzido como tempestade de idias, no qual consiste em reunir um grupo de funcionrios com o propsito de gerar idias e emitir opinies acerca dos diversos assuntos vivenciados na empresa.
29

Ferramentas da Qualidade
Brainswriting

O Brainswriting um modelo semelhante ao Brainstorming, cujas diferenas essenciais so: as idias so apresentadas por escrito e as contribuies so mais bem elaboradas, porque existe mais tempo para refletir sobre elas.
30

Ferramentas da Qualidade GUT Mtodo para Priorizao de Problemas


uma ferramenta que consiste, basicamente, em separar e priorizar os problemas para fins de anlise e posterior resoluo. Sua base fundamentada no trip: G Gravidade avaliar as conseqncias negativas que podem trazer para os clientes; U Urgncia avaliar o tempo necessrio ou disponvel para corrigir os problemas levantados; T Tendncia avaliar o comportamento evolutivo (ir melhorar ou piorar) da situao. Para cada um dos fatores acima deve ser atribuda uma nota de acordo com a relevncia de cada problema levantado. (1 = baixo; 3 = mdio e 5 = alto). Em seguida multiplicam-se os trs fatores por eles prprios (G X U X T = OP), onde o OP o resultado que estabelece a Ordem de Prioridade para resoluo dos problemas apresentados.

31

GUT Mtodo para Priorizao de Problemas Quadro de Prioridades

Para facilitar os clculos e definir as prioridades, devese utilizar o Quadro de Prioridades - QP, onde cada participante analisa e avalia cada fator, atribuindo-lhes notas 1, 3 ou 5, relacionadas ao problema levantado.

O QP acima demonstra que os problemas devero ser resolvidos na seguinte ordem: 2, 1, 4, 3 e finalmente o problema 5.
32

Ferramentas da Qualidade Diagrama de Causa e Efeito - DCE


O DCE tambm conhecido como Espinha de Peixe uma tcnica japonesa que possui mltiplas funes, sendo utilizada para levantar e identificar as causas dos diversos problemas existentes nos processos, alm de fornecer subsdios para analis-los. Para tanto necessrio aplicar, em conjunto o mtodo dos porqus. Normalmente os elementos mais utilizados como causas podem ser visualizados abaixo:

33

Diagrama de Causa e Efeito

34

Ferramentas da Qualidade Grfico de Pareto

um mtodo que parte da premissa de que existe um n reduzido de causas, da ordem de 20%, que provoca 80% dos problemas que afetam os processos; se corrigidos a tempo, praticamente eliminam-se os problemas existentes. Roteiro para Aplicao Defina o processo a ser analisado (ex. entrega de mercadorias) e inicie o levantamento dos problemas que o afetam. Prepare o Mapa de Ocorrncias, colocando os problemas em ordem decrescente de acordo com o nmero de ocorrncias.

35

Diagrama de Pareto

Defeito A B C D E

Freq. Relativa 0,35 0,25 0,15 1 1

Freq. Acumulada 0,35 0,6 0,75 0,85 0,95


36

Ferramentas da Qualidade Histograma

O Histograma um grfico composto por abscissas (eixo x) e ordenadas (eixo y), onde so colocadas barras ou retngulos contguos que representam a distribuio da variao dos dados que ocorrem dentro de um processo, cujo objetivo apresentar uma situao para fins de anlise e posterior soluo.

37

Ferramentas da Qualidade Grfico de Controle

O Grfico de Controle uma ferramenta utilizada para verificar se um processo est dentro dos limites estatsticos de controle estabelecidos para ele, permitindo, assim, fazer os ajustes necessrios. Roteiro para elaborao Definir o processo a ser controlado (ex. controle semanal de peas refugadas) Estabelecer (por meio de clculos estatsticos) o Limite Superior de Controle (LSC), o Limite Inferior de Controle (LIC) e o o Ponto Intermedirio Mdio (PIM).

38

Grfico de Controle
Roteiro para elaborao
Montar o grfico. Ele permitir visualizr o percentual de refugo de peas e observar o que est estvel e sob controle. No exemplo abaixo pode-se observar que na quinta semana (ponto E) alguma coisa saiu errada, as quais devero ser verificadas e corrigidas.

39

O Ciclo PDCA
ACT Tomada de aes para melhoria e correo. Plan Estabelecimento de Planos Estratgicos. Levantamento das necessidades de desenvolvimento humano e profissional Elaborao do Plano de Treinamento.

CHECK Acompanhamento das atividades. Medio dos resultados indicadores. Avaliao final dos resultados.

DO Execuo das atividades dos Planos Estratgicos. Realizao dos treinamentos.


40

PDCA Etapas Atividades de manuteno

Observaes
Estude e determine as necessidades de seu cliente. Seu processo atende ou no as necessidades Adapte o processo. Defina as causas que devem ser padronizadas. Todos devem estar treinados a manter os valores-padro; Auditoria. Defina medidas: temperatura, presso, composio, tempo ... Defina padres de inspeo em um nvel superior aos de qualidade. Existem no-conformidades em relao aos padres de verificao As causas das NC devem ser 41 eliminadas. Poder haver alterao dos procedimentos.

Estabelecimento do padro de qualidade

Estabelecimento dos procedimentos Trabalhos de acordo com os padres Medidas Padres para Verificao

D
C

4 5

Verificao

Eliminao das noconformidades

5W2H.
WHAT: quais os itens de controle WHEN: qual frequncia ser medidos WHERE: onde conduzir aes de controle WHY: quando o controle ser exercido WHO: quem participar das aes HOW: como exercer o controle HOW MUCH: Quanto

42

Tipos de Manuteno
Manuteno corretiva Manuteno preventiva Manuteno preditiva Manuteno produtiva total:
Melhoria das pessoas Melhoria dos equipamentos Qualidade total
43

Manuteno Produtiva Total


Manuteno de instalaes Manuteno de equipamentos crticos e no crticos Aumento de confiabilidade e qualidade dos produtos Princpio de zero quebra Processo produtivo livre de interrupes
44

As seis grandes perdas


Perda 1 quebras Perda 2 ajustes (set up)
As perdas 1 e 2 definem a disponibilidade ID = TO TTD - Onde:
- TO = tempo de operao - TTD = tempo total disponvel
45

Perda 3 pequenas paradas / tempo ocioso Perda 4 baixa velocidade


As perdas 3 e 4 definem o ndice de eficincia do equipamento. IE = TO (perda 3 + perda 4) TO
46

Perda 5 qualidade insatisfatria Perda 6 perdas com start up


As perdas 5 e 6 definem o ndice de qualidade do equipamento IQ = quantidade de itens conformes (perda 5 + perda 6) quantidade de itens conformes
47

ndice OEE
OEE = overall equipment effectiveness EGE = eficincia global do equipamento
OEE = ID x IE x IQ

48

You might also like