You are on page 1of 17

ndice

Modulo 1 A importncia da psicologia no trnsito ........................................................ 2


1.1 A Educao dos cidados ................................................................................................ 2 1.2 Educao de trnsito e cidadania ..................................................................................... 4 1.3 Metodologia da educao ................................................................................................ 6 1.4 Recursos e mtodos ....................................................................................................... 8

Modulo 2 Intervenes pedaggicas em ambientes escolares ..................................... 10


2.1 Ensino de noes e comportamento ............................................................................... 10 2.2 Planeamento dos conceitos pedaggicos ......................................................................... 12 2.3 Execuo do programa de civismo ................................................................................. 14

Modulo 1 A importncia da psicologia no trnsito


1.1 A Educao dos cidados A atualidade tem sido marcada por grandes e rpidas transformaes nas reas cientficas e tecnolgicas e, meio a tantas novas informaes, v-se o homem obrigado a acompanhar uma "modernidade" que, muitas vezes, desconhece. E para acompanh-la, acaba por perder determinados valores imprescindveis a sua qualidade de vida. Esta perda plenamente visvel nas cenas do quotidiano das cidades Como consequncia deste quadro, o ser humano tem-se mostrado agressivo e impaciente, despreparado para conviver com os avanos modernos e, ainda mais, despreparado para conviver socialmente. Neste contexto, torna-se imprescindvel, uma retomada de conscincia por parte de toda a sociedade, a fim de que valores fundamentais do comportamento humano como o respeito, a dignidade, e um comportamento de cvico em sociedade possam ser resgatados. A questo do trnsito, nesta conjuntura, no foge a regra. Os jornais e os noticirios registam, diariamente, acontecimentos trgicos: acidentes e atropelamentos seguidos de morte, mutilaes e outras sequelas. Tambm em situaes de trnsito, outras agresses consequentes de brigas e desentendimentos, mostram, mais uma vez, o estado de desequilbrio emocional em que se podem encontrar os indivduos. Um outro personagem pode ser inscrito neste quadro: o pedestre, adulto ou no, tambm carente de conhecimentos que estimulem e apoiem atitudes de auto - conservao neste embate homem X mquina, tem tambm de ser consciencializado das responsabilidades e direitos que lhe so inerentes como cidado. Esta situao deve ser revertida.

A partir do momento em que seja dado aos cidados a oportunidade de receberem, nas escolas, no caso de crianas e estudantes na comunicao social, (televiso; jornais; rdio)uma educao para o trnsito, podero orientar o cidado em benefcio de sua segurana. No caso de uma interveno de educao escolar, considera-se, ainda, que as crianas de hoje sero os adultos de amanh e, sendo responsveis, seus filhos podero estar protegidos. Outra referncia que demonstra a falta de interesse pela Educao de Trnsito, fundamenta-se na ideia de que apenas os grandes centros urbanos identificam-se com a problemtica do trnsito. Deixa-se de lado a previso de que, at o final deste sculo, a maioria da populao viver apenas em cidades pondo de lado um problema que poder acontecer num futuro sem previso, que o caos poder acontecer em outras localidades, se no houver uma educao cvica a partir de agora para toda uma populao. Essas ponderaes vm confirmar que a Educao de Trnsito uma questo, alm de importante, essencial. Tambm no deve ser vista como um problema particular de apenas dos grandes centros urbanos. Mesmo apresentando caractersticas distintas que devem ser abordadas de forma a atender s necessidades locais, a Educao de Trnsito talvez a soluo para reduzir os absurdos ndices de mortes, minimizando traumas psicolgicos, deficincias fsicas e outras tantas consequncias causadas, principalmente, pelo comportamento irresponsvel e negligente dos indivduos no trnsito. Na mesma matria, adiante, a chamada: Civilizar o Trnsito: exigncia fundamental para todos os Pases cujo objetivo preparar os seus cidados para um trnsito de primeiro mundo, tarefa que exige, alm da participao responsvel de toda sociedade prioridade total educao para o trnsito e a formao dos condutores de veculos

1.2 Educao de trnsito e cidadania Tem-se afirmado que a imprudncia, a negligncia e a impercia so os principais causadores dos acidentes de trnsito. Esta afirmativa, por si s, conduz ideia de que o homem, o veculo e a via no podem ser compreendidos sob um mesmo prisma. Assim, por meio de uma breve anlise, torna-se possvel apresentar uma nova interpretao acerca da concepo dos elementos bsicos do trnsito. Os aspectos da modernidade na abertura do mercado automobilstico nos quais se incluem os avanos tecnolgicos fazem resultar veculos tecnicamente perfeitos. Os mdia (publicidade) procuram mostrar aos consumidores o design, a potncia, a performance, o conforto e, como no poderia faltar, a segurana dos novos lanamentos. Sob este ponto de vista, o veculo representado como um elemento infalvel que, em tese, traria apenas benefcios vida do homem. Tudo indica ser necessrio um novo encaminhamento do processo educativo, pelo qual o indivduo se torne o agente de sua prpria formao, um cidado impregnado de valores e princpios ticos como base para viver em sociedade Neste sentido, a Educao para o Trnsito tambm deve transcender o conhecimento das normas e das regras preestabelecidas e provocar mudanas de comportamento. Em relao aos contedos, atente-se que, nesta proposta, eles no se apresentam como inovadores em detrimento dos demais projetos que j foram concebidos. O que se pretende dar um novo enfoque maneira pela qual esses contedos tm sido abordados no contexto social e no decurso do tempo.

Para tanto, adota-se uma metodologia que venha privilegiar a compreenso de temas referentes ao trnsito, contextualizando-se e analisando-os historicamente, na especificidade com que esses problemas atingem a vida humana. A abordagem dos temas explicitar-se- de acordo com os aspectos da realidade do meio social urbano/rural e diante de outros fatos que ilustrem a situao do trnsito em nvel local, regional ou nacional. O projeto de Educao de Trnsito, na escola, deve considerar as experincias de vida dos alunos como ponto de partida para a sistematizao do conhecimento, conduzindo ou introduzindo a problematizao dos fatos e oferecendo materiais de apoio que instrumentalizem cada aluno a fim de capacit-lo para uma prtica social diferenciada. Considera-se, finalmente, que na trilogia do fenmeno do trnsito, a via e o veculo, na categoria de objetos, no podem ser responsabilizados pela situao tantas vezes catica do trnsito. essencial avaliar o fator humano, o qual, dotado de raciocnio, tornase passvel de lhe serem imputadas aquelas responsabilidades. nesta linha de pensamento que se coloca o estudo das normas e regras sobre o trnsito sob o enfoque da formao de um "novo homem", enfatizando, ao mesmo tempo, um novo conceito de cidadania.

1.3 Metodologia da educao A elaborao de uma metodologia pressupe uma clara concepo de educao, estando relacionada linha de pensamento fundamentada como inicio pela escola. Por isso, metodologia aqui apresentada apenas uma sugesto para o desenvolvimento das aulas de Trnsito, podendo o professor, formador, adequ-la filosofia de sua escola ou local a aplicar o civismo e a persuaso de educao dos condutores, atravs deles e suas famlias.

O mais importante que o formador saiba que, sem uma orientao metodolgica, seu trabalho fica comprometido. Ao introduzir o Projeto Educao para o Trnsito, nas escolas, por exemplo, ou em outra situao da vida corrente, atravs dos canais de informao, publicidade, etc., pretende-se intensificar a assistncia, acompanhamento, avaliando e desenvolvendo estratgias que venham melhorar a problemtica que o trnsito, auxiliando assim o educando nesse processo de consciencializao, reflexo e formao do homem sobre o seu comportamento no Trnsito.

Para facilitar o processo ensino - aprendizagem como tambm estimular a participao e envolvimento dos docentes e discentes, sero utilizados diversas tcnicas pedaggicas para incentivar na transmisso do processo de conhecimento atravs de vrios ambientes.

Apresenta-se, a seguir o encaminhamento metodolgico voltado s aulas de Educao para o Trnsito no Ensino Fundamental Trabalho em grupo; Produes individuais, como subsdios para discusses; Debates; Palestras; Seminrios; Eventos que favoream o exerccio de convivncia social; Campanhas educativas voltadas a comunidade; Anlise de vdeos, programas jornalsticos, entrevistas, etc.; Confeco e leitura da planta da cidade, utilizando a lista de endereos; Confeco de sinalizao interna nas escolas; Produo de material de orientao e de consciencializao (folders, panfletos, cartazes, maquetes, jornais etc.); Entrevistas com policiais de trnsito;
7

1.4 Recursos e mtodos Humanos (recrutamento de profissionais da rea de transito com a finalidade de criar e conduzir uma campanha de educao cvica da populao)

- Coordenadores pedaggicos - Professores/formadores - Tcnicos da direco geral de viao - Tcnicos publicitrios ( para a criao de filmes, folhetos e publicidade educacional)

Materiais Material Bsico (impresso); Filmes; TV; Vdeo; DVD; Transparncia; Projetor; Jogos; Computadores; Software sobre Educao para o Trnsito;

Financeiros Depois da concepo de um ou mais projectos educacionais, h que fazer um clculo dos custos por interveno para poder realizar cada um dos passos previstos. Temos como exemplo um Seminrio ou conferencia: Custo do local Custo do material que vai servir de base para a apresentao Custo dos oradores ou professores Custo dos manuais, folhetos, etc. No caso de brindes o custo dos mesmos.
9

Ou seja todas as formas e medidas de actuao para intervir devem ser calculadas meticulosamente para que este e qualquer outro projeto funcionem.

Modulo 2 Intervenes pedaggicas em ambientes escolares


2.1 Ensino de noes e comportamento Conforme j mencionamos, as crianas e os jovens no s so os cidados de amanh, como tambm so um excelente veculo de informao para os actuais adultos, os ensinamentos e sensibilizao destes faz com que eles prprios ensinem os pais, e familiares, mencionando o que se deve ou no fazer. Assim poder-se h fazer um grande trabalho cvico de sensibilizao junto aos grupos escolares, com determinadas orientaes, de acordo com as diversas faixas etrias. - Ensino primrio: Orientao nos espaos; Meios de transporte; Noes de sinalizao de trnsito; Comportamento adequado em veculos particulares e coletivos

10

- Outros nveis de ensino: Orientao dos espaos urbanos; Pontos de referncia; Veculos; Noes de sinalizao de trnsito; Vias pblicas; Comportamento adequado em veculos particulares e coletivos; Meios de transportes terrestres; Polcia de trnsito e terrestre Locais de segurana para: pedestre, ciclista e passageiro.

Outro tipo de sensibilizao educacional: Meios de transporte; Vias utilizadas pelos meios de transportes; Sinalizao; Leis de trnsito; Polcias de trnsito; Locais de segurana para: pedestres, ciclistas e usurios de skates e patins e passageiros. O Trnsito; Urbano e Fora das cidades Comportamento adequado em veculo particular e coletivo; Transportes urbanos; Policiamento e fiscalizao urbana; Problemas de trnsito urbano; Acidentes de trnsito nas cidades;
11

Uso do cinto de segurana.

Transporte de Crianas Envolvimento do homem nos acidentes de trnsito; Fatores externos causadores de acidentes; Menor e o volante; Uso da motocicleta; Habilitao de veculos e de motoristas; Infraes e penalidades;

2.2 Planeamento dos conceitos pedaggicos A fim de orientar os executores deste projecto, nos seus planos de Educao de Trnsito procurou-se elaborar, de forma sistematizada, a relao dos temas, objetivos, contedos e conceitos a serem adquiridos. A Legislao de Trnsito, inserida no Cdigo de Trnsito, no est indicada como tema por se tratar de um instrumento de consulta, a ser considerado e utilizado no estudo da maior parte dos contedos especificados para cada srie. Para a elaborao desta proposta, deve-se levar em considerao, num primeiro plano, as caractersticas psicobiolgicas e sociais dos alunos mais crescidos e dos cidados em geral Isto porque um programa de Educao de Trnsito, fundamentalmente, deve estar em sintonia com o nvel de desenvolvimento e de interesses da faixa etria qual se destina. Pelo fato desses alunos, na sua maioria, mostrarem-se resistentes ao cumprimento de regras preestabelecidas, prope-se neste programa de ensino evidenciar que muitas cenas ocorridas no trnsito so o resultado de um comportamento humano inadequado. Partindo destas premissas, espera-se que se compreenso dos alunos sobre a necessidade normalizao. torne clara do respeito a

12

As aulas de educao ao trnsito, desta maneira, tm um carter formativo sem implicar em lies de moral, mostrando a realidade como um instrumento para a reflexo. Os textos contidos neste programa foram selecionados como sugestes para introduzir os temas e os contedos que sero trabalhados em cada srie. Podemos dar como exemplo de uma aco realizada em Portugal, chamada Escola segura, que teve como resultado, um grande sucesso de sensibilizao, consciencializao e educao, feita pelas

prprias autoridades policiais junto dos alunos nas diversas escolas, por todo o pas, e com caractersticas mais especificas para determinadas zonas, como por exemplo escolas localizadas em zonas mais problemticas, por norma havia uma grande percentagem de condutores alcoolizados, agressivos, etc, e ento a incidncia deste projecto comeou pelas crianas e jovens, como preveno e educao cvica no s para prevenir os condutores do futuro mas como veculos de ensinamento aos pais e familiares. Estes textos, traduzindo o quotidiano do trnsito, permitem a anlise e a observao dos elementos que podem ter interferido nos fatos registados.

Pode-se tirar como exemplo um texto retirado de um jornal com a seguinte ttulo:

- Bbado atropela dois e mata uma pessoa; Aps sua leitura, o formador ou sensibilizador, encaminha a aula para o debate sobre diversos temas geradores (alcoolismo, crime culposo, crime doloso...). A partir da, os alunos tm a possibilidade de analisar criticamente o caso, determinando as causas e as consequncias para as partes envolvidas e, sem que lhe seja imposta, a aprendizagem da legislao do trnsito acontecer. O professor, o formador ou sensibilizador, neste caso, precisa ter conhecimento dos contedos que cada texto traz, a fim de que conduza as aulas de maneira sistematizada, pois o improviso pode ser prejudicial aos resultados pretendidos. Desde que o professor, o formador ou sensibilizador, tenha objetivos estabelecidos, muitos recursos (vdeos, slides...) e diversas atividades (passeios campanhas educativas, palestras...) podem complementar a leitura, a anlise e a interpretao dos textos, cujas atividades so descritas nas orientaes didcticas contidas no planeamento.

13

O trabalho com os textos extrados de jornais e de revistas, tem por objetivo tornar o tema mais compreensvel, abordando os problemas presentes, gerando debates que favoream a pluralidade de pontos de vista. Em relao ao trnsito, os meios de comunicao fornecem grande fluxo de artigos, o que favorece o professor na seleo e na atualizao do material de apoio s aulas. Alm disso, os textos encontrados em revistas e jornais possuem narrativas simples e diretas, de fcil compreenso. Mesmo assim, o fator preponderante a ser considerado nos textos est relacionado sua veracidade, permitindo ao ouvinte analisar a realidade dos fatos em tempo espao determinados

14

2.3 Execuo do programa de civismo Na execuo deste programa, importante a rigorosa seleo do material de apoio. O executor deve ter em mente o que os textos precisam, necessariamente, estar de acordo com os contedos programticos da srie em que atua. Na escolha adequada dos textos, para aulas de trnsito, alguns itens so considerados fundamentais, como:

A leitura prvia pelo executor; a credibilidade da fonte; A abordagem realstica, no sensacionalista; A narrativa bem elaborada e sintetizada (textos pouco extensos).

Nesta proposta o executor encontra uma srie de textos selecionados de acordo com os temas e os contedos sugeridos para cada srie, tendo por finalidade auxiliar o executor no desenvolvimento de suas aulas de sensibilizao. Sugere-se que, inicialmente, os textos apresentados neste trabalho sejam utilizados da forma como so indicados para que o executor assimile esta proposta. Certamente, com o decorrer do trabalho, o executor ter condies de selecionar novos textos, adaptando-os s necessidades do grupo. A qualidade de textos propostos pode ser alterada de acordo com a carga horria, destinada pela escola para Educao de Trnsito. Entretanto, a sugesto que, a cada ms, um texto seja estudado e possibilite a execuo das atividades programadas.

A fim de auxiliar o trabalho do executor de trnsito, sugere-se que a escola seja assinante de peridicos, jornais e revistas que podem ser as fontes de informao e de seleo dos textos apropriados s aulas. Desta forma, a escola permite o contato direto dos professores e de alunos com a fonte primria dos assuntos. Finalmente, esta proposta est voltada para o trabalho do professor, executor, formador, atravs do qual a tomada de contato com a realidade e a posse dessa realidade, pelos alunos, possam conduzir aquisio de valores e atitudes que devem reflectir-se nas aes no trnsito.

15

16

You might also like