You are on page 1of 2

Prof.

Cludio Jos
DIREITO ADMINISTRATIVO
SERVIOS PBLICOS I ELEMENTOS E CONCEITO No intuito de se delinear o conceito do instituto servios pblicos torna-se mister que se analise os elementos que compem a sua definio, ou seja, os critrios que ho de serem utilizados para que se possa definir o servio pblico. Estes elementos seriam o subjetivo, o material e o formal.

No elemento subjetivo o que se observa a pessoa jurdica que presta a atividade; no elemento material se considera a atividade que ser exercida, ou seja, a atividade que tem por objetivo, obviamente, a consecuo dos interesses coletivos; e por sua vez no elemento formal o que se verifica o regime jurdico a que est submetido prestao desse servio.

Com base nos consideraes acima expostas, cumpre reproduzir a conceituao elaborada por Maria Sylvia Di Pietro em sua obra Direito Administrativo (pg. 84; 8 Edio) que apregoa no sentido de que servios pblicos seria toda atividade material que a lei atribui ao Estado para que a exera diretamente ou por meio de seus delegados, como objetivo de satisfazer concretamente s necessidades coletivas, sob regime jurdico ou parcialmente pblico.

Diante de tal conceituao podemos apontar especificamente os trs elementos destacados.

O elemento subjetivo o Estado ou seus delegados. O servio pblico aquele prestado pelo Estado seja diretamente (atravs dos seus prprios rgos que compem a denominada Administrao Direta, ou as pessoas criadas pelo Estado para atingirem tal finalidade, que constituem a Administrao Indireta) ou atravs de delegao s concessionrias e permissionrias de servios pblicos.

O elemento material levar em considerao a atividade exercida, que ser aquela com o objetivo de satisfazer diretamente as necessidades coletivas. Cumpre esclarecer que a prpria lei (em alguns casos a prpria Constituio) que aponta quais as atividades de interesse pblico que seriam atribudas ao campo de atuao do Estado, ou como expe a doutrinadora Maria Sylvia Di Pietro, em sua obra acima mencionada (pg. 85) no suficiente o objetivo do interesse pblico para caracterizar o servio pblico, pois necessrio que a lei atribua esse objetivo ao Estado.

Por fim no elemento formal, o que se visualiza o regime jurdico a que se submete o servio pblico a ser prestado, sendo que em consonncia com o conceito acima elaborado seria de direito pblico ou parcialmente pblico (que seria aplicado quando o Estado exercesse atividades comerciais ou industriais).

No caso de ser o regime jurdico de direito pblico sero os agentes estatutrios, os bens pblicos, a responsabilidade objetiva, as decises se revestiro dos atributos de um ato administrativo, e os contratos

www.estudodeadministrativo.com.br

Prof. Cludio Jos


reger-se-o pelo direito administrativo.

www.estudodeadministrativo.com.br

You might also like